… e a vovó tinha razão

Foi só falar na santa vovozinha para que os anjos abençoassem. O clássico entre Fluminense e Botafogo, em Volta Redonda, teve o desfecho exato da projeção que fiz na coluna passada, para que dona Christina tivesse uma noite de domingo mais feliz. “Vovó merece a vitória no Vovô. E com gol do Pelé, quer dizer, do Fred”, escrevi.

Vovó mereceu, o Flu ganhou e Pelé, quer dizer, Fred, decidiu, marcando o gol que, só para ir na contramão de toda a imprensa, que observará sob a ótica do fim do jejum em clássicos, aumentou para dois jogos a invencibilidade tricolor sobre o Botafogo em Brasileiros, já que o time, com um gol de Édson, também havia vencido o último confronto entre eles pela competição.

Vovó sabe das coisas, está vendo aí?

Ela gostou de ver o time jogando de novo um futebol convincente, com o domínio da partida, embora tivesse lamentado cada uma das oportunidades desperdiçadas pelo Fluminense, sobretudo as de Cícero, no primeiro tempo, e as refugadas de Gustavo Scarpa, que mataram os contra-ataques e a chance de definir a partida na parte final.

Vovó Christina gostou também de ver Levir Culpi atendendo ao desejo de seu neto, o de efetivar Richarlison no ataque tricolor (foto abaixo). O garoto joga uma bola redonda e, intimamente, tem a preferência de Fred para ser o seu garçom, embora o capitão esteja também se movimentando mais e fazendo as vezes do homem que carrega a bandeja.

Rick

Minha avó, por vezes, acha o futebol um esporte “bruto”. Tem medo de que os jogadores se machuquem. Mas ela aprovou as atuações de Giovanni e Douglas, que substituíram os lesionados Wellington Silva e Pierre contra o Botafogo. O volante está cotado para ficar de vez com a vaga em curto prazo, pois iguala o titular na raça e sobra na técnica. Além disso, tem uma característica pouco comum entre os jogadores brasileiros – chuta de longa distância.

Ao contrário do que observou um repórter na coletiva com Levir, o clássico não foi decidido num “detalhe”, depois de uma saída de bola errada do Botafogo. O técnico rebateu e lembrou que o Fluminense criou, pressionou, mas que pecou na pontaria. A pergunta capciosa sugeria um jogo sem emoções, cujo resultado final foi ocasionado por um lance fortuito, ocasional, o que, decididamente, não aconteceu.

O que aconteceu, de verdade, foi vitória tricolor no primeiro clássico carioca do Campeonato Brasileiro.

E com gol de Fred.

Como gosta a minha avó.

***

Leio que o zagueiro Edcarlos, do Atlético-MG (aquele mesmo), com uma fisgada, deverá ser desfalque para o jogo desta quarta, às 21h45, contra o Fluminense, no Independência.

Como os titulares da defesa do Galo, Léo Silva e Erazo, seguem de fora (por motivo de lesão e convocação), o time lançará mão de sua terceira opção para o setor, o jovem da base Gabriel, condição que vem sendo muito lamentada por Marcelo Oliveira, sobretudo contra um ataque de respeito como o do Flu, formado por Richarlison e Fred.

A dupla tricolor, por sinal, há poucos dias, foi a responsável pelo gol tricolor na estreia, no mesmo estádio do jogo deste meio de semana.

Aproveita, Flu!

***

Comemorando

O campeão da Primeira Liga faz, além do Galo, outro jogo fora de casa, em seguida, contra a Chapecoense, sábado.

Não há equipe pronta neste Brasileirão. A maioria navega na instabilidade, na insegurança.

O Flu também não é um time pronto, mas tem talentos.

Se houver audácia, termina a semana com a confiança nas alturas.

E leva, enfim, um grande público para o jogo com o Grêmio, o líder atual.

***

Porque eles nos trazem alegria.
Porque eles estão à nossa mercê.
Porque eles nos ensinam a bondade.
E compaixão.
E compreensão.
Porque eles estão sem voz.
Porque eles não desejam mal a ninguém.
Porque eles são nossos companheiros.
E porque todos nós somos animais.
Nós nunca vamos parar de ser uma voz para eles.
Ajude-nos a criar um mundo mais amável para os animais.

Para ver o vídeo, que é lindo, clique [Animals Australia].

Corujinha

_________________________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br

146 thoughts on “… e a vovó tinha razão

  1. Acho uma autêntica SACANAGEM do LEVIR CULPI insistir tanto com OSWALDO e MARCO JR, enquanto o MAGNATA – que é 200 vezes melhor que ambos – só entra de vez em quando faltando 10 ou 15 min.

  2. Fala, Garcez!
    Foi importante ter quebrado essa sequência negativas em clássicos; vencer, um rival, faz-nos sempre muito bem.
    Algumas ponderações: a efetivação de Richarlison e Douglas se fazem necessárias; o Cícero, mais uma vez foi moroso, displicente ao extremo. Há que ser dado a ele um choque, eu então, um banco de reservas; o Fred, dessa vez, movimentou-se, buscou jogo e marcou em cima do seu algoz predileto.
    Que vençamos o galo, em BH. Esse adversário tem nos dado muitas dificuldades de uns anos pra cá: não os vencemos, desde setembro de 2010, quando os goleamos por cinco a um, no Engenhão.
    ST

    1. E a hora é essa! O garnizé estará todo depenado para essa partida no Horto, sem seus principais jogadores. Se não tirarmos proveito disso (como fez muiiito bem o Grêmio diga-se de passagem) não os venceremos então nunca! É chegar lá no campo do Mequinha e se impor para cima das penosas sem dar moleza nenhuma!

      ST

  3. Fala Garcez!

    É meu amigo, ontem eu assisti um bom jogo onde o Fluminense jogou bem melhor, parou aquele tal de Ribamar que é um perigo quando o Fluzão encara ele e acabamos com essa invencibilidade do Botafogo sobre a gente.

    Gostei do jogo de ontem, foi muito disputado, era clássico mesmo! Disputa de bola, uma porrada de chances desperdiçadas pelo Fluminense principalmente com o Cícero, gostei dos laterais como o Jonathan e o Giovanni, esse último apanhou pra cacete e gostei da entrada do Ayrton, Falar pro Levir que é melhor colocar um lateral canhoto na esquerda do que o Wellington Silva. Wellington Silva ou fica na reserva ou na direita, porque provavelmente acho que a esquerda deverá ser do William Matheus.

    Agora gostei dos garotos Richarlison, Douglas e Gustavo Scarpa, esses três foram sensacionais! Douglas, uma realidade. Ele é um volante mais sabe armar boas jogadas e tem boa velocidade e boa marcação, agora esse Richarlison, como esse moleque corre! É rápido, sabe marcar e bem que poderia ter marcado um para dar confiança. E Fred como sempre, carrasco do Botafogo! Que tem um time até interessante, o goleiro Helton Leite fez boas defesas, mas graças a uma falha do sistema defensivo do Botafogo, o Douglas tomou a bola e passou pro Fred marcar o seu 14º gol em cima desse adversário.

    Mais vou admitir, quem eu gostei muito e foi bem pra caramba foi o juiz Márcio Aparecido de São Paulo, foi muito bem e controlou muito bem a partida e acertou em tudo, não houve pênalti a favor do Fluminense e nem do Botafogo diferente do juiz do empate contra o Santa Cruz que foi uma lástima. Esse foi muito bem!

    Então é isso Garcez! Gostei do jogo de ontem, tivemos muitas chances desperdiçadas e agora teremos duelos bem difíceis agora contra Atlético-MG, Chapecoense, Grêmio e Corinthians, quatro jogos bem difíceis mais quem sabe o Fluminense não apronta? E que saudades do Maracanã! Garcez será que esse ano ainda teremos jogos do Fluzão no Maraca?

    Valeu Garcez e Saudações Tricolores! E boa sorte aos reforços!

    1. Talvez o Fluminense ainda jogue no Maracanã em 2016, Tadeu, mas ainda terá de esperar um pouco, provavelmente até outubro. Se estivermos bem, poderá ser um combustível importante. Vamos ver. Um forte abraço, meu amigo!

      1. Forte abraço Garcez!

        Vou ver se esse ano ainda irei no Estádio Giulite Coutinho até porque tenho parentes que moram em Nova Iguaçu e algum parente meu deve me levar pra assistir um jogo do Fluzão lá no estádio do America. Acho aquele estádio pelas imagens muito simpático e espero que seja tipo um São Januário pra gente. Esperamos fazer do Edson Passos um caldeirão tricolor e colocar pressão nos adversários.

        Tenha um bom início de semana e até o jogo contra o Galo e tentar acabar com esse tabu de cinco anos sem vencer-los e depois tentar contra a Chapecoense pois são quatro jogos e quatro derrotas contra esse time catarinense. Se o Fluminense jogar como jogou ontem e ser eficiente estará ótimo pra esse ano, fazer o gol e correr atrás de mais gols. Ontem o Fluminense jogou pra valer.

        Abraço e sucesso! Parabéns pelo texto, muito bacana e bem escrito por você! É uma grande honra ler seus textos tanto de Fluminense como de animais, adoro animais e tenho nojo de pessoas ou monstros que maltratam eles. Tenho meus gatos Jezebel, Surya e Klaus como meus filhos e essa imagem da corujinha que ela tem sentimentos assim como nós.

        Saudações Tricolores sempre!

  4. Será preciso que os nossos jogadores treinem muito o passe. Scarpa e Fred aí incluídos, porque tiveram erros clamorosos em jogadas que eram quase gol. Claro, alguns dos jogadores, nem vale a pena treinarem, caso bem claro do Pierre, que nem para trás é capaz de passar bem. Um outro detalhe, ainda sobre o “passe”: está acontecendo, com bastante frequência, os nossos jogadores lateralizarem ou mesmo recuarem a bola, quando poderia servi um companheiro mais adiantado, em boas condições de iniciar um ataque. Outra erro recorrente, é o passe colocando a bola atrás do companheiro que vai correndo, o que obriga este a a para e voltar atrás, perdendo, com isso, frações de segundo preciosas. Mesmo com este time, se nossos jogadores aprenderem a passar, disputaremos a ponta do campeonato.

  5. COMO SEMPRE, UMA LEITURA AGRADÁVEL DEMAIS!

    Em relação ao Fluminense, gostei de ver o Flu jogando com Dois Atacantes e dois volantes que sabem jogar, Fred / Cicero ; Edson / Douglas.

    Curiosamente criou mais oportunidades que quando jogava com mais homens a frente, o que prova que futebol não são numeros (442 433 4321 352 361 etc…)!

  6. Assisti alguns momentos de dois jogos que me fizeram perceber como é ‘sofrível’ o nível desse campeonato brasileiro. patético /PR x Figueirinha e macaca x framerda. Que jogos horrorosos. Devo ter assistido uma meia hora de cada um, mas parecia umas 3 horas. Um ‘suplício’. ‘Apostei’ com um amigo (framenguista) que será o campeonato com o campeão mais ‘furreco’ dos pontos corridos, superando o framengo de 2009 (só pra dar uma ‘espetada’), que ganhou com 67 pontos (menos de 60% dos pontos). De qualquer forma, a vitória foi importantíssima sobre o ‘put fire’, pois em caso de derrota, o time de aproximaria perigosamente do z4. Acho que esse campeonato vai ser assim o tempo todo… perde, ganha, empata, perde, perde, empata, ganha, perde, como gosta um certo amiguinho. Que venha o patético (sem o ‘ed morte’ e o erraço, infelizmente).
    Repito: foi uma boa vitória, mas nada de ‘espetacular’, para a turma do oba-oba , dos confetes e serpentina e dos óculos cor de rosa já irem colocando o Flu como timaço, candidato ao título, etc…
    p.s.:Amiguinho PCA, para vc que gosta de filmes, acho que vai gostar de saber que já está nos cinemas ‘Alice através do espelho’… parece que é sobre ‘salvar’ o Chapeleiro maluco e o pessoal do país das maravilhas…mas cuidado para não se assustar com o personagem do Johnny Depp.

    p.s.2: O vídeo de hoje vai para o amiguinho Oni, que deve estar mais feliz do que ‘pinto no lixo’…
    https://www.youtube.com/watch?v=8Q4EQAasF0I

    1. Amiguinho, essa vitória serviu para nos afastar do z 4. E, mostrar o quantos fomos injustos com os treinadores anteriores. Ou seja, o time continua na mesma toada, continuamos na mesma. ST

      1. Pois é, amiguinho Nando, eu sempre gostei mesmo desses filmes água com açúcar, e tantos outros, principalmente os que Walt Dysney fazia; desenhos puros ou com atores mesmo, porque não continham violência, tristeza nem mortes, e os pilantras eram sempre castigados.
        Lia aquelas revistinhas todas da turma que ele criou, com Donald e seu sobrinhos etc.
        Hoje, os filmes estão brabos, nego só aparece de arma na mão, é tiroteio para não acabar mais.
        Estão pegando enredo pronto do dia a dia da bandidagem nas ruas e colocando nos filmes e novelas, só mudando os personagens reais, para os falsos que são os atores.
        E essas porcarias de guerras entre planetas, essas em que seres estranhos querem dominar o nosso mundo, ou esse troço de mortos fazendo terror, isso tudo me dá muita raiva, e passo bem longe.
        Mas você não disse se viu o jogo do Flu contra o Bota. Se viu, que nota você dá para o Fred, já muitas bolas dos outros não entraram, mas a dele entrou, né não?
        iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

        1. PCA, também gostava muito dos personagens da Disney. Hj em dia, o que me faz rir mais (por incrível que pareça e apesar das repetições) são os episódios do Chaves e um pouco de Friends e de ‘The big bang theory’… mas vc está certo… além dos ‘aliens’, o que se vê, é uma invasão de zumbis. O que tem de seriados e filmes com zumbis não está no gibi… até o time do Flu andou fazendo apologia, recentemente.
          Quanto aos filmes, gosto muito da franquia ‘os Vingadores’ e ‘x men’ . Se vc gosta do Stan lee e de suas criações, vale a pena ver ‘Apocalipse’, amiguinho…
          ah… e quanto às bolas do Fred, tem gente mais indicada pra falar desse assunto, rsrs. o que eu sei é que, ao abrir o jornal de hoje, as notas do Flu variavam entre 5 e 6,5 (excetuando-se a do próprio Fred, com 7,5). Uma partida regular, digamos assim, contra mais um time fraquíssimo, que ainda não tínhamos vencido esse ano.

      2. Marmund, filho de Deus, você não era assim, ………. tão pessimista,
        Dizer que fomos injustos com os drumbskys da vida ? Que nada mudou ?
        Cuidado, marmund, Muito cuidado, parceiro.
        O grande desafio dos dias de hoje é não deixar-se abater diante dos apelos do desencanto.
        Não dobrar os joelhos, jamais.
        Deixa não, marmund.
        Deixa não, parceiro.

        1. Caro Amaury, perdoe-me pelo ato falho. Realmente, deveria ter feito ressalva quanto ao R. Drumbskys. Acredite pensador, sou um OTIMISTA DE PLANTÃO. Zero de pessimismo e desencanto. Quanto a melhora do time, peço-lhe as compreensivas excusas. É que não possuo uma visão privilegiada como as águias. Amaury, em verdade, o que pretendia dizer ao nosso companheiro Nando, é que o problema do FFC não é apenas de um jogador. Mas, sim do grupo todo. ST

      3. Concordo com a primeira afirmação (como eu mesmo disse), discordo quanto à segunda (o Levir é muito mais treinador do que todos os outros anteriores) e concordo em parte quanto à terceira. Acho que o time tem boas condições de progredir com a garotada, mas ele continua insistindo com o centroavante jogando o tempo todo (não é um gol evidentemente que vai me fazer mudar de opinião). Mas o mais incrível Oni, é que, a não ser que eu tenha entendido errado, ainda tem gente que coloca o futebol como a coisa mais importante do mundo… pode ser infantilidade, não sei… ou a velha mania de achar que ninguém pode pensar de maneira diferente. Mas, como disse, eu devo ter entendido errado…

        1. Nando, na moral!! Mesmo que o Fred seja artilheiro do campeonato, vcs vão continuar com a mesma campanha infame contra o cara. É uma questão de ponto de vista. E, embora não concorde devo respeitar. Registro, que gosto de futebol. Inclusive já fui do meio. Contudo, está longe de ser considerada a coisa mais importante do mundo. Em tempo: depois do chilique do nosso Gui, informando aos quatros cantos os 319 gols marcados pelo simpático Valdo, nosso jogador na década de 60. Recebi, um singelo e-mail de um botafoguense reclamando pelo jogador Quarentinha que atuou pelo Botafogo na década de 60, segundo consta marcou 310 gols. Nando temo receber e-mail de flamenguista e vascaíno também reclamando os gols de seus artilheiros. E seguindo a lógica os 4 simpáticos devem ter assinalado mais de 1.200 gols em apenas 10 anos. E isso é incrível. ST

          1. Oni, veja bem, não existe ‘campanha’ nenhuma (pelo menos de minha parte). Não oconheço nenhum jogador do Fluminense. Portanto, pra mim, é indiferente que seja o Fred, o Ricky ou o Oswaldo. Acho que deve jogar quem está melhor. Se vc conhece, não tem nada de mais… está apenas defendendo um amigo. É normal isso. Já falei várias vezes… não sou ‘contra’ o Fred. Só não concordo com o fato dele ser titular absoluto e com o salário absurdo que ele recebe. Deveria ganhar TUDO, pq provavelmente é um dos 3 maiores salários do continente americano. Como que não deve ser cobrado? Não tenho ‘ódio’ do Fred, aliás não tenho ódio de ninguém. Isso é uma grande bobagem. Se eu não tenho ódio do Ygor e do Alê, vou ter do Fred?
            Quanto ao Quarentinha, o nome dele aparece naquela reportagem sobre o livro do Waldo, ao lado do Roberto e do Zico… só que o primeiro é o Waldo (na média).
            E quanto ao outro assunto que eu quis dizer é que não acho legal as pessoas ‘darem a entender’ que quem critica o presidente (ou quem quer que seja), seja do ‘mal’, sem caráter, de má índole, etc… isso é outra bobagem sem tamanho, da mesma maneira que quando vc considera um flamenguista ou vascaíno como ‘inferior’, só por causa do time escolhido. Esse tipo de coisa já afastou muita gente boa daqui… e vc sabe disso. Pensei que tinha ficado pra trás… mas…
            Gostei da alusão às águias… a visão é excelente mesmo… mas, com o passar do tempo, as ‘águias velhas’ começam a sofrer com alguns problemas, como a miopia , por exemplo, rs.

          2. Nando, eu tb não conheço pessoalmente o Fred. Eu quero é ver o FFC vencendo e sendo campeão! Pois, esse é o seu destino. Contudo, com esse grupo acho pouco provável. Aliás, na minha opinião, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Fla e Flu em que pese tenham grandes jogadores INDIVIDUALMENTE. No COLETIVO deixam a desejar. A exceção do Cruzeiro, os demais já vem nessa batida a algum tempo. E, é nesse ponto que divirjo de alguns companheiros. Na minha opinião o problema está no grupo e não nesse o naquele jogador. Nando, eu lembro, que quando a UNIMED rompeu unilateralmente com o FFC, o momento era de formação do grupo /comissão técnica, contratação, dispensa etc etc. E o ingrediente principal ( GRANA) faltava. Mas, não faltava Penhoras, salários em atraso, dificuldades mil no FFC. Acho que vc tb lembra!! Nando, muita gente boa, tipo CONCA, SÓBIS, WAGNER, picaram a mula!! A imprensa especializada dizia que era o fim do Fluminense. Aí, eu tb, lembro, que o Peter junto com MB sentaram com Fred, Cava, Jean, Gum se acertaram e resolveram ficar e bancar, para juntos com a garotada disputar o campeonato mais difícil do mundo. Nando, nunca é de mais lembrar que o esforço dos que ficaram aliado ao esforço dos mais jovens, nos levou a ficar sempre entre os 4 primeiros, durante todo o primeiro turno. E isso não é nem lembrado. Já o pífio desempenho do segundo turno ninguém esquece, está sempre atual. – COMPLEXO DE VIRA LATAS. Nando, dizem que o remédio que salva/cura é amargo. Porém eficaz. Então, se o FFC está doente e para curá-lo é preciso ingerir remédio amargo, vamos ingerir e não importa os efeitos colaterais se Fred ou quem quer que seja. Queremos ficar curados. Em tempo: lembro ao amiguinho que além de bons cozinheiros, somos tb bons palpiteiros no caso Eu, PC e vozinha do Garcez!! Sobre o Quarentinha/Botafogo marcou 310 gols, Valdo/Fluminense 319 gols, Evaristo, Dida/flamengo e outros do Vasco fizeram um caminhão de gols a sua época. Facilitado pela habilidade e pelo objetivo do futebol, e a regra 11. ST

  7. Fiquei sem entender qual foi a do Levir em não tirar o Scarpa tendo em vista que este nos minutos finais estava se arrastando. Osvaldo teria liquidado o jogo junto com Marcos Junior. A bola pune, desta vez não puniu, mais em outra ocasião pode punir.

    1. Gilvan, as 3 substituições já haviam sido realizadas. Entraram Douglas (Pierre Lesionado, Deus é bom!!!), Ayrton (Giovani não aguentava mais andar) e o Marcos Jr. (Creio que por opção do técnico).

  8. Se a dupla de volantes fosse Pierre e Cícero não haveria ninguém para roubar aquela bola do adversário, já que nenhum destes dois se atrevem a ultrapassar a linha intermediária para fazer este tipo de marcação.
    Eu sei que é duro comemorar uma contusão, mas não posso ser hipócrita de dizer que não fiquei satisfeito quando o Pierre sentiu aquela fisgada na panturrilha, comentei isto com meu filho na hora da substituição, que tinha certeza que o time melhoraria muito com o Douglas, este garoto sobra nesta turma de volantes que o Flu tem no elenco, mesmo considerando o Cícero entre eles.
    Saudações Tricolores!

  9. Parece que não é somente a galera tricolor que tem aversão ao EDCARLOS. Veja a reação de alguns torcedores atleticanos diante da possível lesão e ausência dele no jogo contra o Flu:

    “Até que enfim esse cara vai ser desfalque EdBOSTA !

    Torci demais pra isso acontecer…parece que deu certo kkkkkk

    Vc não entende de futebol se acha que esse cara que foi dispensado em todos os clubes que passou (por último do Sport) ”joga muito” kkkkkkkk o cara só entregou os 3 gols pro grêmio

    Tomara que se recupere e volta a jogar bem longe do Galo, tá vivendo até hoje daquele gol contra o Corinthians na copa do Brasil. E leva a disgraça do Thiago junto, ô sujeito ruim meu Deus!

    Isso não é para lamentar isso é um REFORÇO.

    Esse é o famoso desfalque bom. A torcida comemora ao saber dessa lesão. O Gabriel merece a chance de ser titular no lugar do Edcarlos, esse cara é muito ruim!

    Graças a Deus tomara que demore bastante tempo para voltar, ou não voltar mais. Tomara que seja muito grave.

    Não desejo o mal pra ninguém, mas se for contusão vai ser bom para o GALO.

    Tá certo que é hora de apoiar, mas Edcarlos se machucando é REFORÇO pro Galo nesse período! Gabriel joga mais que ele e o Tiago juntos!

    Ainda bem isso é um reforço, cara horrível.”

    Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/05/com-coxa-enfaixada-edcarlos-vai-passar-por-exame-e-e-duvida-para-4.html

    Parece que como nós, eles estão com ele “porraqui”. Kkkkkkkkkk…

    Agora, vale então uma torcida nossa para que ele se recupere a tempo e vá para esse jogo, né? Seria meio caminho andado para uma vitória frente ao galo mineiro. Rsrsrsrs…

    ST

    1. Também acho Edcarlos um jogador com poucos recursos, mas é rodado. Um menino da base na zaga estreando contra um ataque com Richarlison e Fred, fosse eu atleticano, seria algo que me preocuparia mais. Saudações tricolores!

      1. O importante caríssimo Garcez é que, com um ou com outro na zaga atleticana, o Flu tem que ir lá (aqui) e botar bronca para cima das galinhas. A hora é essa!

        ST

  10. Verdadeiro banho de ternura este vídeo [Animals Australia] sugerido por você, caro João Marcelo. Obrigado !

    Ah, e parabéns pelo texto da sobre a ‘ vovozinha garota e suas premonições fredianas ‘.
    A Vovó Christina puxou ao neto !!!
    Haha !!!

  11. Nação tricolor,

    Gostei da movimentação geral do time.

    Dom Fredom está se mesamoforseando nas partidas. Compensa as limitações com inteligência tática…

    Levi Culpi conseguiu achar a melhor posição para o Cícero, que pelo menos deixou de ser invisível, pecando tão somente na definição final.

    Quanto ao menino Richarlyson sugiro ioga ou tai chi chuan para melhor controle da ansiedade. Do jeito que tá mais parece um touro indomável. É necessário aprender a canalizar a sua energia, respirar em campo e sair da mesmice da afobação.

    Tomara que o técnico aposte no Douglas, é muito técnico esse rapaz.

  12. Pois é, Bruno.
    Eu fiz um comentário no outro post, sobre o jogo entre Real e Atlético que decidiu a Liga dos Campeões deles lá da Europa, e disse que não achei nada de fantástico, como você, extasiado, disse que foi o maior espetáculo da terra.
    Ora, Bruno, todo cidadão tem direito de analisar o que vê, julgar pela sua ótica, e foi o que fiz, sem citar seu nome ou dizer que você tem que “aprender alguma coisa” para se manisfestar ou não. A pessoa tem que discordar de outro, replicar, treplicar etc, mas nunca achar que sabe tudo e que a outra é indigente no assunto.
    É claro que nem pretendo fazer o catatau que você fez em defesa da sua “tese”, porque pode até acabar todo o espaço disponível do blog.
    Mas, para não alongar muito o papo, hoje cedo, recebi o jornal, dei um lida e cheguei lá no comentário do Fernando Calazans – sem querer dizer que só ele saiba das coisas, e que tenhamos que aceitar tudo o que diga – e ele disse, mais ou menos, o que eu disse.
    Tente achar por aí e leia.
    ffffffffffffffffffffffff

  13. Ontem, ouvindo uma rádio aqui do RJ, fiquei impressionado. Esses que se dizem jornalistas e bons peladeiros, davam mais ênfase a discussão do MJ com Scarpa do que a vitória, inclusive, um que é tricolor dizia:
    – Será que o MJ está nervosinho por que não é mais titular?
    Ora bolas, esses que se dizem jornalistas, jogaram bola alguma vez?
    Já viram alguém pedir ” por obséquio, Vossa Excelência poderia me passar a bola?”
    Quem joga bola sabe que, no mínimo, é na base do ” p…rra seu vi… do. Tá cego? Não me viu aqui sem marcação. “carvalho”..!!!
    Essa é a linguagem de campo!
    Agora esse idiotas da objetividade se sentem no direito de fazer intriga com tudo.
    Até a maneira como, muitas vezes, ofendem os jogadores que são tão profissionais, homens e pais de famílias como eles.
    Queria ver se um jogador agisse da mesma forma em relação a um deles. Aí o mundo acaba.

      1. Agora, tratando de amenidades… Nem tão amenas assim
        Nunca falei com você da minha admiração e respeito pelos animais. Nessa de ajudar e tratar de animais abandonados, hoje tenho 03 gatos, na realidade, gatíssimas se compararmos o que encontrei e como elas se encontram… Nem parecem os mesmos animais de um passado tão sofrido. Uma delas encontrei com 03 filhotes e com ajuda de minha filha conseguimos, no tempo certo, arrumar lar definitivo para todos os filhotes e as “adultas” foram ficando e hoje fazem parte da família, juntamente com minha cachorrinha Nina que foi a unica filhinha “programada” da turma.
        Perto de onde trabalho, numa área industrial, me corta o coração ver vários cães abandonados por sujeitos inescrupulosos que vem até aqui de carro e largam animais a mercê da própria sorte. Como um ser que se diz humano, pode ser tão cruel !
        Tudo isso é muito triste…

        1. Heitor, como sempre faço, agradeço-lhe muito por tudo o que tem feito em benefício destes que acolheu em seu lar amoroso. Compartilhe histórias assim sempre que desejar, eu adoro. Sobre os cães abandonados perto do seu trabalho, sim, é algo que nos indigna. Se puder, tente aliviar o sofrimento deles contactando uma ONG destas muitas que promovem eventos de adoção por toda a parte. Se não lhe for possível, compartilhe o que vê com o máximo de pessoas que se interessam pelo assunto, pois sempre há alguém disposto a ajudar ou mesmo indicar alguém que possa adotá-los. Fique com Deus, querido! Tenha uma ótima semana.

  14. Caros,

    Como destaque, gostei da função do Fred, buscando sair da marcação e confundir a zaga adversária com troca de posições. Mas isto tem que ser treinado para funcionar, porque senão ficamos sem presença na frente para concluir em gol.

    Temos alguma deficiência na armação de jogadas. O Scarpa vem jogando bem, mas falta quem dívida a responsabilidade com ele, ou dê maior movimentação ali no meio como opção para se meter uma bola ou tabelar.

    A nossa saída de bola da defesa não pode ser pior do que a do Botafogo.

    Parece que quando o jogador recebe a bola é facilmente cercado porque não tem para quem passá-la ou com quem tabelar para sair da pressão.

    Cavaliere não tem habilidade para sair tocando bola com os pés na defesa. O recuo de bola é, normalmente, sucedido por um chutão.

    Jogamos melhor do que o Botafogo e merecemos a vitória. Mas teremos mais dificuldades e temos que melhorar.

    ST

  15. Joao,

    vim deixar aqui q o novo layout ficou muito bacana. Bem melhor q o anterior para ler os posts e os comentarios.

    Mandou bem na escolha.

    abs

      1. Ei João, realmente a mudança facilitou a leitura, mas creio que este lance da “folha” onde lemos o post e os comentários não deve sobrepor a logo “Terno e Gravatinha” e o “cartaz” – o primeiro blog de esportes e militante da causa animal.

          1. E o estranho é que está ocorrendo em todos os navegadores na minha máquina. Testei no Firefox (versão 46.0.1), no Chrome (versão 51.0.2704.63 m) e no Internet Explorer (versão 11.0.9600.18314).

          2. uso chrome e aqui esta normal.

            fredderico, cheque se nao eh a resolucao do seu desktop q nao esta muito baixa e/ou zoom do seu navegador

  16. Tem que a diretoria rever o quanto antes mandar seus jogos em VR quando Edson Passos não puder receber as partidas do Fluminense.

    Tempos atrás até que em VR o público prestigiava as partidas do time, mas nos últimos tempos Garcez, o Fluminense está pagando pra jogar lá e some-se a esse prejuízo outros decorrentes da falta de patrocínio e os repasses da Dry World que fazem falta.

    No fim das contas como tocar a folha de pagamento do time e demais funcionários???

    A direção tem que acordar para essas questões e não ficarem esperando milagres acontecerem.

    1. Sobre o jogo não posso dizer muito pois por estar na estrada dirigindo , não vi e a rádio pegava hora sim e hora não enquanto me deslocava. Tanto que lamentei o único gol da partida por alguns segundos: ouvi nome do jogador do botafogo, passando para outro jogador do botafogo, a rádio falhou, voltou com o narrador grittando goooool e falhou novamente. Só mais a frente vi que era gol do Fred. Sobre público, não tem jeito, o Fluminense tem que acabar este CT urgente e iniciar projeto de estádio próprio. Não é alugar, tem que comprar ou construir, sei lá… mesmo que seja em arquibancadas de cimento. Tem que agir politicamente para reacender as Laranjeiras. É um absurdo o Macaé, o América, o Friburguense e o Vasco, por exemplo, e todos os pequenos terem estádio próprio e o Fluminense não.

  17. Mas que sufoco pra ganhar do Fogãozinho à Lenha, hein? kk
    Olha, sem querer ser pessimista e com todo respeito, mas pelo naipe do clássico, prevejo um Himalaia de dificuldades pra ambos e ao que parece vão brigar do meio da tabela pra baixo…infelizmente!C.R.V.G

      1. Querido Amaury, quando o Eurico falou em Sibéria, na verdade foi uma pegadinha capturada por poucos, pois na verdade se referia a algumas “Sibérias nacionais”, como Petrópolis, Friburgo, São Joaquim, Gramado, Canela…….! Saudações do Lider Invicto…..e bota invicto nisso!C.R.V.G

        1. Ahhhhhhhhh ! ! !
          Agora sim, Fischer.
          ‘Sibéria nacional’, ora pois não, pá ?
          Assim como Petrópolis, Friburgo, São Joaquim, Gramado, Canela, não é ?
          Só duas pessoas poderiam ‘capturar’ esta pegadinha : você e o saudoso Rolando Lero.
          Haha !!!
          Você é uma figura, Fischer.

  18. No início do do Hino Nacional o Cícero e o Cava estavam em formação diferente ao demais jogadores e só no meio da execução que se tocaram e ficaram na posição correta.

    Chama a atenção que o Richarlison quer mostrar serviço e se por vezes isso o atrapalha na continuidade das jogadas.

    Como chama a atenção a deficiência que alguns jogadores tem pra acertar um cruzamento na área.

    7ª colocação e mais dois jogos difíceis pela frente onde primeiro e o galo em MG e Chapecoense em SC.

    Perspectiva de se trazer alguns pontos desses jogos caso o Levir mantenha o time que terminou a partida de hoje mantendo claro o Richarlison que ainda pode melhorar em campo e ajudar a equipe.

  19. Scarpa não passa a bola para Marcos Junio??? Preferiu jogar fora dois contra-ataques do que passar a bola pro mediano MJ. Como é mediano poderia até acontecer uma boa jogada. Tem hora que essa mulecada (no bom sentido) de Xerém perde a noção.
    Isso não é pelada, meu amigo, é o futebol profissional do Fluminense. Lembro do Samuel que perdeu gol na cara por que foi dá uma de Ronaldinho e olhar pro lado contrário que ia chutar. Ou é Marco Junio que não passa?

    1. Este lance a que se refere, caro amigo, aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, contra o Vasco. O Flu havia conquistado o tetracampeonato havia duas rodadas e lançou um time de reservas. A brincadeira de Samuel quando o jogo estava 0 a 0, porém, custou caro, porque o Flu acabou perdendo o clássico por 2 a 1. ST!

  20. Compacto, guerreiro, acreditando em todas as bolas, inclusive naquelas perdidas.
    Este foi o time hoje.
    Não fosse a falta de sorte o Cicero teria feito pelo menos dois gols ainda no primeiro tempo. Digo falta de sorte porque eram daqueles lances que o Cícero não costuma perder.

    O Richarlison é um touro premiado. Resta sabe se tem alguma massa cinzenta. A ver !
    Zagueiros e volantes jogando com seriedade e força. Gostei.
    Gostei do Geovani e do Ayrton na Lateral Esquerda. Ayrton é mais rápido na recuperação.
    Também gostei muito do Douglas como segundo volante. Já havia dito aqui no Blog que ele tem bola e pulmões para ser titular neste time. E mais : não brinca em serviço !
    Até o Fred foi bem hoje, voltando para buscar jogo e ajudar na armação. Gostei !

    Ressalva : faltando 15 minutos, vencendo o jogo por apenas 1 x 0, com alguns jogadores esgotados – como era o caso do Jonathan, do Scarpa, do Cicero e do Edson – nosso time ainda partia para o ataque com tudo, tal como se estivéssemos perdendo. Ali é que deveria entrar o trabalho do capitão do time. Como resultado, quase demos ao adversário a única oportunidade de gol durante toda a partida. Sorte que o Gum conseguiu desarmar o atacante que entraria livre na cara do Cava.
    O Levir precisa instruir a turma quanto a isso. Não se trata de jogar retrancado, mas de usar a inteligência, contra-atacando sem desguarnecer a defesa.
    Time que está vencendo NÃO PODE dar oportunidades de contra-ataque ao adversário.

    Parabéns, turminha.
    Hoje jogamos com garra. Muita garra.
    Assim é que tem que ser. Sempre.
    Quando não dá para dar show … que seja na garra.

    Aguardo com interesse a chegada do meia Dudu, do Coritiba. Precisamos de um par para jogar com o Scarpa, urgentemente.
    Vamos ver se – finalmente – teremos uma ótima dupla de meias.

    1. Bem, Amaury, o Fred tem jogado assim desde o primeiro jogo contra o América MG, e, ao contrário do que alguns acham, ele tem uma grande intimidade com a bola, e não é o trombador que alguns dizem, e passa umas bem redondas e macias para os colegas.
      Já que se fala muito que o´time necessita de um camisa dez, daqueles de outros tempos, que ficavam ali no meio parados e só carimbando as que lhe chegava e distribuindo, quem sabe o Fred não possa fazer isso, sem ter que correr para marcar, ora, pois, pois.
      Sobre Edson e Douglas, se mantiverem essa regularidade, se não tiverem azar de se machucarem , é lógico que não podem mais sair dali.
      O Douglas é desses que eu tenho falado, que veem uma brecha na defesa inimiga e vão entrando, sem esses toques inúteis para trás e para o lado, que matam a gente de raiva.
      Gostei da vitória hoje, foi um time bem mais respeitável, embora algumas urucubacas estejam espinafrando como sempre.
      llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

      1. Caro PC,
        Gosto muito deste garoto Douglas, jogador moderno, dinâmico, alia técnica e raça, além de ter uma qualidade que poucos possuem, que é o chute de meia distância.
        Tem um grande futuro se for bem trabalhado (se não for vendido daqui a pouco ).

        ST!!!

      1. Lembro-me de ter visto este jogador jogando bem pelo Criciuma contra o Fluminense, Mario, e que os narradores e comentaristas que faziam o jogo elogiavam o meia a todo momento. Mas isso, claro, é muito pouco para que possa tirar uma conclusão.
        Acho que vamos ter que esperar para ver.

    2. Bela análise Amaury, agora o Levir sintetizou na mosca o time que treina, após a partida:

      “… se formos avaliar o aproveitamento, pelas oportunidades criadas, o time merece um puxão de orelha. Perdemos muitas chances. Quando perde, tem de cobrar. Quando ganha, também. Ficamos devendo nisso. Faltou objetividade na finalização. Só colocamos uma para dentro. Faltou competência no fundamento. (…) Nosso time está querendo marcar, não é consistente. Não passa aquela confiança: vamos jogar bem e fazer o resultado. Tem algumas inseguranças. Indefinições. Gerson vai para a Itália ou não vai? Isso gera insegurança. Outra é o conjunto. Tento manter uns sete para mudar o menos possível. Há um “sofrimentozinho”, mas temos condições de estabilizar.”

      Ainda bem que ele está vendo e cobrando isso: a falta de OBJETIVIDADE NA FINALIZAÇÃO desse time. Isso está nos custando hoje a quarta vaga na tabela no lugar dos Gambás. Temos zero gol de saldo enquanto eles tem 4. Se essa OBJETIVIDADE tivesse existido contra Mequinha mineiro e Bostinh@, com certeza teríamos feito mais de 4 gols nestes dois jogos em que abusamos de perdê-los. Já pensou se essa classificação atual fosse lá na 38ª rodada? Adeus Libertadores por falta de competência nas finalizações. Sem contar que tanto contra o Mequinha quanto hoje, quase levamos o empate, após desperdiçar várias chances de gols. O Levir precisa corrigir isso o mais rápido possível para não termos que ter esse ‘sofrimentozinho’ com gosto amargo no final da temporada, pois como já disse o decadente Muriçoca: A bola pune!

      Quanto ao Gerson (pelo futebol que está jogando), já deveria ter ido ontem para a Itália!

      ST

      1. Isso mesmo, caro Jota. O Fluminense hoje foi um exemplo da diferença entre 1) ‘eficácia’ e 2) ‘eficiência’. Foi eficaz nas jogadas para criar oportunidades de gol mas ineficiente no momento de colocar a bolinha lá dentro.

  21. João,
    Agora entendo o porquê de chamarem o Levir de burro com sorte!
    É outro time sem o W.Silva e o Pierre tomara que fiquem no DM até 2017.
    Agora só falta o Gum machucar e um lateral esquerdo para ficarmos com um time para brigar pelas primeiras posições.
    ST e boa semana!

      1. Estamos melhorando,mas ao meu ver é muito pouco ! Jonathan é um jogador muito técnico mas já demonstrou não ter condições físicas de jogar como lateral …Esta me parecendo o belletti em 2010
        precisamos também de um lateral esquerdo,um volante e 1 meia
        falta muita coisa !
        !
        Abs

  22. Jogo bom de assistir.
    Perdemos um caminhão de gols, sinal de que as oportunidades foram criadas.
    Mas, já tem neguinho chorando :
    Oh dor, oh azar, o Fred fez um gol.

  23. Fred correu hoje mais do que cícero correu o campeonato todo. E cícero hoje correu bem mais do que no jogo passado.
    Scarpa quando dá pra errar é um terror. Perdemos dois gols feitos com erros dele no jogo. Mas tem crédito.
    Edson também erra muitos passes crassos. Richarlison precisa dosar a disposição (que sobra nele).
    Não se pode perder tantos gols em clássicos… Sem qualquer dúvida, era para ter sido 3 X 0, no mínimo.
    O time demonstrou gana e dominou o jogo. Jogando dessa forma, com respeito pelo torcedor e por nossa Camisa, sempre terão também meu respeito.
    Grande jogo! Merecemos com sobras!

        1. Penso que ele falou o que tinha de falar, coisas do futebol.
          No jogo do São Paulo, dois jogadores quase saem no tapa e não deu nenhuma manchete como acontece no Fluminense.

          1. FLU/TO
            Sair no tapa é uma coisa; agora, deixar de passar uma bola num gol certo é outra. Aí é prejudicar o Clube. Se estão de birra que saiam no tapa. Mas as bolas devem ser passadas para quem pode fazer o gol. Depois que saiam na po**ada.

  24. Muito boa a vitória conquistada hoje. Acho que o Douglas é mais jogador do que o Pierre.
    Levir deve sacar o Pierre do time titular. Eu gostei também do Giovanni, que marcou bem e fez uma bela partida.
    Fico feliz pelo Fluminense ter conseguidos os três pontos importantíssimos.
    Abraço, João.

  25. E vencemos mais um classico vovô!
    Grande jogada do Douglas ( que merece uma vaga no time) e dom fredom teve calma para fazer o gol.
    Pierre e Edson juntos não dá certo, mais uma prova hoje. E dom fredom jogando no meio campo.
    Pelo menos o time mostrou mais empenho, mas não pode ficar perdendo gols deste jeito.
    E fica evidente que quando o o Scarpa não está bem o time perde muito. O garoto hoje não estava numa tarde boa.
    Mas são 3 pontos na conta, é o que vale.

    ST

  26. Garcez, mude essa hospedagem, é horrível comentar. O professor retirou o Richarlison ao invés de retirar o Scarpa e Fred (mortinhos da silva). O que há com o Giovanni, tem problema mental ou foi mal preparado? Não sabe os fundamentos básicos do futebol, apesar de ter alguma habilidade, além de ser indolente.

    1. Que é isto guigui?
      Só porque ganhamos com um gol do Fred?
      Poderia ter sido com um dos três perdidos pelo Cícero.
      Ou com um dos dois em que o Scarpa errou o último passe.
      Imagine que ganhamos com um gol contra, isto pode te fazer melhor.
      Se depois disso continuar com esta depressão, vá namorar, ou pescar, caso não goste da primeira opção.
      Ganhamos e jogamos bem.

    1. O time tem jogado certo, dentro do que pode fazer, só que parece traumatizado contra o Bota, e deixou o adversário crescer no metade final do segundo tempo.
      Contra o América MG, já podia ter feito um placar bem tranquilo, mas perdeu alguns gols, e hoje era para ter cobrado, com juros, todas as derrotas que sofreu dele.
      Caramba!, aqueles contra-ataques todos e a turma desperdiçou um por um. Ali é que é hora do sangue frio do matador. Dois deles era para ameaçar passar para o colega do outro lado, mas ir com ela até à cara do goleiro.
      Mas foi uma vitória suada que poderia ter sido mais fácil,mas foi vitória limpa, além de que o Botinha não criou nenhuma chance escancarada de gol.
      Não sou de escalar time para ao técnico, mas, pelo que vi hoje, o Edson, que parece ter ficado curado, e o Douglas têm lugar ali naquele meio-campo, só não pode é sair os dois juntos de vez em quando, porque, é claro que o técnico sabe do que está fazendo. .
      O campeonato está bem encrencado, e quem tiver condições de ganhar de um a zero trate de fazê-lo, e vá ganhando assim, porque são três pontos “importantíssimos” como a turma de narradores diz sempre, torrando a paciência.
      Fora!, esses torcedores que ficam enchendo o saco, esculhambando jogadores, chamando-os de nomes que nunca terão coragem de chama-los cara a cara, e ficam bancando valentes xingando pessoas a centenas de quilômetros dela. Isso não é honesto.
      ttttttttttttttttttt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *