Semi marcada

Definidos os confrontos das semifinais do Estadual.

Fla-Flu e Nova Iguaçu x Vasco.

Os últimos campeões da Libertadores, pela primeira vez desde 2020, não protagonizarão juntos a decisão da competição. Só um avançará.

Campeão da Recopa Sul-Americana no meio de semana, o Tricolor jogará o mata-mata mais a vontade que seu adversário, que passou a seco o ano de 2023.

Por outro lado, o último clássico vencido pelo Fluminense foi justamente o 4 a 1 da final passada, que lhe valeu o bicampeonato, há 11 meses.

Contra o Botafogo, na tarde deste domingo, o time engrossou a lista ao ser derrotado por um adversário que pouco aspirava e que, como o Flu, mandou a campo uma formação quase toda de reservas.

Classificado por antecipação, Diniz optou por rodar o time e priorizar o descanso dos titulares, embora alguns deles tivessem começado do banco e até entrado no decorrer da partida, casos de Marcelo, Martinelli, André e Arias.

O meio de campo com Lima e Renato Augusto mais recuado não funcionou, e ainda sobrecarregou Terans, praticamente sozinho na armação, já que Guga e Alexsander pouco apoiaram.

A entrada dos titulares no segundo tempo, desta vez, não surtiu o efeito desejado.

Pelo contrário, porque André bobeou numa saída, logo depois de o Flu empatar em 2 a 2, e acabou expulso ao parar Kauê com um carrinho na área, desfalcando o time no Fla-Flu do próximo sábado.

O time terá a semana cheia para treinos e ajustes.

Entra em campo sem a vantagem do empate no placar agregado, precisando obrigatoriamente quebrar o jejum nos clássicos se quiser chegar pelo quinto ano seguido à final.

O tricampeonato é um título que o Fluminense não conquista desde 1985.

No Estadual, o time sabe que anda precisando jogar mais para alcançar tal glória.

Deve, não nega, e, esperamos, que pague com o tri.

***

Foto: Marcelo Cortes/Jogada10

65 thoughts on “Semi marcada

  1. Vou falar a real aqui…se o rei das invenções e bizarrices escalar Marcelo delivery, o meio com Martinelli, Lima e Gansoneca, mais o Keno, o framerda decide a semifinal em 45 minutos.

  2. Qual a diferença de enfrentar o Flamengo na semi ou na final?
    Se ganharmos na semi eles vão continuar no cheirinho.
    Se perdermos, seremos 3º ou 4º colocados, mesma bost@ de ser vice.

    1. Acho que para o Flamengo ficou ótimo a semi , pois a pressão na final seria muito maior TRI VICE para o mesmo adversário , seria épico .
      Essa eu coloco na conta de Diniz pelas pardalices principalmente contra o Botafogo , Flamengo ja é melhor nesse ano em atuações e agora jogará leve , a pressão será somente de não querer perder novamente para o Fluminense .

  3. Fiquei tão aborrecido e decepcionado com a derrota no FlaxFlu que, neste momento, não tenho a menor vontade de assistir ao primeiro jogo
    Minha alegria foi pro espaço!

  4. Olhando de forma sensata indica que o favorito do Fla x Flu está do lado de lá pela sequência que vem tendo de resultados.

    O Diniz tem sua parcela de responsabilidade que por vezes distorce ou encobre quando erra no planejamento.

    E é ele quem vai escolher o substituto do André que deverá ser adiantando o Thiago Santos.

    Quanto a zaga creio que o Diniz coloca o Marlon (que vem querendo entregar a paçoca) e o Mello.

    O Diniz tem a semana para preparar o time. Tenho minhas dúvidas se ele treina o time entupindo de atacantes em tudo que é posição e sacando toda a zaga como foi visto na derrota para o Bota.

    Torcer que ele não incoporpar o Rolando Lero da antiga Escolinha, pois aí o rival vai para a final do carioca.

  5. Me desculpem, mas isso aqui está parecendo o Blog do Botafogo, só xororô.
    Sem querer provocar ninguém, vou soltar meus pitacos e algumas opiniões;
    1. Já está mais que provado que esse time alternativo não ganha de ninguém.
    2. Não temos reserva para o Fábio, este que jogou ontem é muito ruim.
    3. Antônio Carlos pesadão entregou um gol.
    4. Marlon por duas vezes tentou dar um chapéu e quase entrega dois.
    5. André entregou o que praticamente selou a partida ao tentar conduzir a bola em vez de tocar para um companheiro (não é a primeira vez que acontece) e isso não tem nada a ver com a posição em que estava.
    6. Lelê teve três bolas, só ele e o goleiro, só fez um (foi dado um impedimento no primeiro que perdeu, mas seria corrigido pelo VAR, pois estava em posição legal).
    7. As substituições do Diniz não surtiram efeito positivo e nem negativo porque tanto os que entraram como os que saíram, não jogaram porr@ nenhuma.
    8. O Carioca só começa agora.
    Agora,
    Dizer que devemos o título da Recopa ao Renato Augusto porque estava na área, já é um pouco demais.
    John Kennedy bateu o pênalti como quem não sente o peso da partida, quer saber, foi lindo demais, kkkkkkkkkkk.

  6. Pois é! Passada a euforia pelo título da Recopa, e também a decepção com a derrota pro foguim, é hora de projetar o restante da temporada.

    O técnico tricolor (Tonho da lua), continua achando q todo torcedor é trouxa e acredita em tudo o q ele fala (como as insuportáveis dinizetes).
    Não aceita críticas, é de uma arrogância inacreditável (haja estômago para ouvir as entrevistas pós -jogo), e se considera a última bolacha do pacote.. O cara é no mínimo irresponsável, e praticamente jogou fora a possibilidade de enfrentar o New Iguassu em vantagem e, de quebra, empurrar o fiasco pra cima do framerda.
    Agora a torcida tricolor tem q se apegar novamente ao imponderável e aos deuses do futebol.
    Se depender do cientista e suas maluquices, o framerda já está na final.

    30 clássicos, 6 vitórias e 15 derrotas…esse é o retrospecto do cara q se acha ‘superior’ a todas as pessoas que acompanham futebol no planeta, e NUNCA admite as inúmeras m*rdas e invencionices q faz.

    https://uploads.disquscdn.com/images/df4223a4f70381def35635d05e72680132b85ff53a9c93c5546a24ce6ecbbf51.jpg

    1. Nessa estou contigo Nando .
      Mais longe de querer a demissão de Diniz , o que tem que acontecer é que ele tem que ser cobrado pelas invenções que faz e ter limites para isso , pois com esse elenco não vejo outro tecnico para trabalhar , vamos que vamos até o fim do ano e esperamos e o time tenha condições de no minimo mais titulo relevante Copa do brasil ou Libertadores.
      Saudações

  7. O Marcelo tentando marcar ou alcançar alguém é patético.. ” O Sr Se Achando Diniz'” deve encontrar um outro lugar pra ele no time ou sacá- lo, definitivamente dessa titularidade vitalícia na lateral.
    Tem que ser teimosia ou muito pouca inteligência do gênio Diniz, não enxergar que esse jogador não tem mais condições físicas de jogar por ali.
    Aí se no Fla- Flu, ele acertar um lance ( e tomara que acerte), os idiotas da objetividade vão gritar:
    – Alvissaras ao Rei Diniz por que ele sabe o que diz!!!
    Rimou!
    Ficou até bonitinho….
    Hahaha!!!!!

    1. Eu colocaria o Alexsander na lateral esquerda e o Marcelo no lugar do Keno, na ala esquerda.
      Não dá prá correr risco com Marcelo na lateral mas também não dá para abrir mão do craque que ele é … habilidoso, experiente, visão de jogo … e pricipalmente agressivo, virtude que falta muito em nossos jogadores.

  8. SOBRE O RENATO AUGUSTO!
    Foi a melhor contratação do Fluminense, na minha opinião!
    Em cada jogo, melhora um pouco, se entrosa com os companheiros, mostra suas qualidades formidáveis.
    Foi criticado, por supostamente não ter raça.
    Nada mais equivocado e injusto!
    O RA era o melhor jogador do Corinthians, a torcida gostava MUITO dele e ficou muito injuriada, quando o perdeu para o Fluminense.
    Eu moro em São Paulo e digo: condição para você jogar no time e ter o aplauso da torcida é TER RAÇA, MUITA RAÇA !
    Se o RA não fosse raçudo, já teria sido defenestrado lá atrás!
    De jogador sem raça, a torcida pega no pé pra valer, vai atrás do cara fora das 4 linhas e inferniza a vida. Ou ele se corrige, ou vai embora.
    Vejam o caso do Luan, que foi surpreendido no motel, enquanto estava se recuperando fisicamente! kkk
    Renato é raçudo sim, além de inteligente e competente. Tem todas as qualidades que um meia deve ter.
    A questão é que o Pardal está fazendo gato e sapato dele, cada jogo o obriga a estar num setor diferente do campo, principalmente atrás, e todo mundo sabe que RA é um meia atacante de primeira grandeza.

    Devemos ao RA o título da Recopa, pois ele sofreu o penalti e, se sofreu, é porque estava dentro da área, ou seja, jogando na frente, onde é a sua praia com direito a sol e mar azul.

    Espero que o Pardal não o destrua, como está fazendo com o André.

  9. O JK está vivendo no inferno astral!
    Tomou mais um amarelo! E bater o penalti de forma debochada, com o risco alto de perder. Foi bonito, sim, mas foi ridiculo, leviano!
    Tà na hora da psicóloga entrar em ação!

  10. Amigos, cheguei à conclusão de que não adianta eu ficar pu*o com o Diniz — e ficar com toda a razão –, pois isso só me faz mal, muito mal, mas não a ele!
    O cara é intragável! Ontem, fo*eu com o time já na escalação inicial. Por que Guga, o Bosta, se o Samuca estava no banco e precisa de ritmo? Mais uma vez, Guga o Bosta perdeu tudo o que disputou e quase sofremos um gol por culpa dele.
    Mas não foi só! Jogarmos sem zagueiros? Aí foi demais!
    O cara tá queimando o André, que, nitidamente, está pu*o com ele, porque virou zagueiro, quando brilha como volante, é a praia dele.
    Aquele penâlti foi cometido com raiva, pois André não é idiota, sabia que a entrada seria penalti. Mas devia ter deixado o cara entrar e fazer a porra do gol.
    Seria necessário um boicote dos jogadores contra ao Diniz — TODOS — , especialmente do André, para forçá-lo a parar com essas invencionices desastrosas! Tipo “dá ou desce”!
    Queria ver o Fluminense punir o André! Mas não acredito que o grupo faça isso, então…
    Não tem jeito, o Mário é apaixonado por ele, casou com ele, paga um boquete pra ele e só o mandará embora no dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro, ou seja, NUNCA!
    Então só nos resta aguardar o que vai acontecer! E seja o que Deus quiser!

  11. Que vergonha ser goleado pelo time B do foguinho hein ? A grande verdade é que o Fluminense 2024 não conseguiu jogar realmente bem em nenhum jogo deste ano. Parece congelado na final da Libertadores 2023 e não consegue sair de lá. Jogadores essenciais para o time não estão jogando nada em 2024 (Keno, Cano, Martinelli, Guga,Fábio etc) e os reforços não renderam o esperado.Só o Jhon Árias manteve o seu nível.

    Os títulos da Libertadores e Recopa estão registrados para sempre em nossos corações, mas isso não é desculpa para o time não conseguir ganhar nenhum clássico desde o Fla-Flu decisivo do ano passado. Virar freguês do foguinho é vexatório. Em todos os clássicos deste ano, jogou pior que os adversários em todos eles. Quer ser tricampeão carioca com esse desempenho como ?

    Outra coisa que já encheu de saco são as coletivas do Diniz pós jogos, onde, segundo ele, o time sempre jogou melhor que os adversários, e suas escalações e modificações durante a partida, estão sempre certas. Já passou da hora de fazer um mea culpa e cair na real que ele inventa demais e não apresenta variações de jogo.

    Após a vergonhosa goleada deste domingo, caímos para a 4 posição, sendo ultrapassado por Vasco é Nova Iguaçu (que beleza hein Diniz ! ). Não tenho o menor medo de afirmar aqui que o Flamengo é muito favorito a nos eliminar, perigando nos humilhar se o time continuar a jogar esse futebolzinho de M que vem apresentando em todos os jogos deste ano. Creio que o tricampeonato foi para o ralo hoje.

    OBS : Lelê não existe ! Jogador sem nenhum talento para fazer gols. É desengonçado, lento e vive apanhando da bola. Dinheiro jogado fora pelo clube.

    OBS 2 : Quem foi que contratou esse tal de Felipe Alves ? Um goleiro horroroso !!!!!!! É frangueiro (os 2 primeiros gols eram defensáveis), lento, sem tempo de bola e, visivelmente, gordinho. Esse cara nunca mais pode entrar em campo com a nossa camisa, e não tem a menor condição de ser o reserva imediato do Fábio.

  12. Tecnico idiota, teimoso e arrogante , abriu mao da vantagem na semi final e ainda teve o ” zagueiro ” Andre expulso.
    11 classicos sem vencer e o sem vergonha nao desce do pedestal, va a m………..da !

  13. O inventor e seu orgulho exarcebado nunca erram e para justificar isso, ele tem sempre a mesma resposta na coletiva de imprensa:
    – Quanto as substituições, a gente faz todas no intuito de ganhar e se tivéssemos ganho, vocês não estariam fazendo essa pergunta. (?)
    Está óbvio que os jogadores da defesa e os que fazem a saída do tiro de meta estão arriscando tanto pq estão sem a preocupação de errar. Se errar o problema é dele ( O Sr. “Se Achando Diniz”), já que ele não quer de outra forma, podemos arriscar a vontade.
    Marlon, lento como uma baleia fora d’água, tentou por duas vezes sair defesa dando lençol. Perdeu as duas.
    André, vendo seu passe se desvalorizar como zagueiro, deve estar “super animado” e vem cometendo erros grosseiros. Parece que quer se livrar dessa responsabilidade. Até quando a sorte vai nos ajudar nas decisões?
    Todos jogos tiramos os zagueiros pra “melhorar o time”. Então vamos logo jogar sem zagueiros, se essa é a solução. Ora bolas!!

    1. Se for isso, com a mais limpida razão, a performance e a conduta de André enunciam seu descontentamento com a teimosia idiota de coloca-lo como zagueiro

  14. Diniz recebeu do Marcão o time bem na frente, com gordura e conseguiu perder a Taça Guanabara, chegando em quarto lugar e vamos pegar o Flamengo, que nos venceu ecentemente, em desvantagem.
    Na Recopa jogamos mal em Quito e levamos azar perdendo no final do jogo, no Maracanã jogamos bem e demos sorte vencendo no final do jogo.
    Isso é Diniz … eu não gosto de suas invenções nem de seus faniquitos, acho que temos plantel para uma maior regularidade.

  15. Duas constatações óbvias de uma partida que o Fluminense segue em seu jejum de clássicos no RJ.

    Uma o Diniz com suas invencionices.

    A outra que o Bota entrou para jogar e ganhar a partida.

    Numa zaga que um deles dá uma cabeçada daquelas para o jogador do Bota chutar e o outro inventa de dar chapéuzinho é brincadeira de mau gosto.

    Aí para piorar o que já estava feio, o Diniz faz suas improvisações que resultou na expulsão do André após uma falha dele.

    Lelê é um caso sério seu futebol.

    Kauã Elias ou João Neto teriam sido uma opção, mas….

    Outro clássico foi para o saco.

  16. Vamos sorrir, cantar e ter orgasmos múltiplos. A vida é bela, o mundo é lindo, florido e maravilhoso..
    O professor Pardal é o mestre do universo…viva!
    11 clássicos sem ganhar. Viva!
    5 meses sem ganhar fora do Rio. Viva!
    Dá-lhe pardal!
    Vamos renovar os contratos de todos os veteranos.
    Parabéns Mário lacrador!
    👏👏👏
    Perdemos todos os clássicos..mas a vida é bela. 👍👍👍
    Alô PCA lacrador, continua alisando cabeças (de bagre)? E o seu amiguinho sem noção? Apareçam p*rra.

  17. Nosso cientista louco disse, no pós-jogo- que o insucesso de tanto tempo e tantos clássicos sem vitóría não irá afetar em nada para as finais.

    Acho que eu não entendo mais nada !

    1. Esse carioca já e da Coisa Ruim. Eles não ganharam nada ano passado, rola conta(?), e ainda viram o ffc ganhar libertadores e recopa em pleno Maracanã. E o ffc não está fazendo a menor questão de ser tricampeão verdade seja dita.

  18. Não vi o jogo e pelo visto não perdi meu tempo.
    Tomar de 4 do foguim não é ressaca de título, é falta de competência.
    Bem, tudo leva a crer que foi a mesma tecla, toquinho pra cá, toquinho pra lá, tira zagueiro de função e atrasa um outro jogador, enfim….

    Agora precisa buscar o tri carioca.

    ST

  19. Quantas novidades foram apresentadas nestes últimos jogos.
    Na minha opinião, o único que mostrou qualidade para ser considerado reforço foi o Douglas Costa, os outros …. não mostraram absolutamente nada.
    Inclusive o Renato Augusto … pesadão e sem raça.
    Diniz ….. três dias depois de ser glorificado pela imprensa e pela nossa torcida mostrou que está, dentre outras coisas, precisando fazer um curso de aritmética (nem sei se esse nome sobrevive) com urgência.

    1. Meu prezado Gonceres, não costumo questionar as manifestações da galera, mas tomo a liberdade de fazê-lo em relação à crítica ao Renato Augusto.

      Achei-a equivocada e injusta!
      O Renato Augusto foi o melhor jogador do Corinthians, a torcida gostava MUITO dele e ficou injuriada quando o perdeu para o Fluminense.
      Eu moro em São Paulo e te digo: condição para você jogar no time e ter o aplauso da torcida é TER RAÇA. Se o RA não fosse raçudo, já teria sido defenestrado lá atrás!
      Jogador sem raça a torcida pega no pé e vai atrás fora das 4 linhas, ameaça e inferniza a vida do cara.
      Renato é raçudo sim, além de inteligente e competente. Tem todas as qualidades que um meia deve ter.
      A questão é que o Pardal está fazendo gato e sapato dele, cada jogo o obriga a estar num setor diferente do campo, principalmente atrás, e todo mundo sabe que é um meia atacante.
      Devemos ao RA o título da Recopa, pois ele causou o penalti e, se causou, é porque estava dentro da área, ou seja, jogando na frente, onde é a sua praia com direito a sol e mar azul.
      Preste atenção nele com boa vontade, ou pelo menos com imparcialidade, e tenho certeza de que mudará de opinião, ou pelo menos de impressão.
      Um abraço.

      1. Obrigado pelas informações, eu realmente não acompanhei muito a trajetória do Renato Augusto no futebol desde que apareceu no Flamengo.
        Não sei se ele jogou na Europa e se teve algum destaque, sei que ele jogou durante muito tempo na China e desta forma é difícil fazer um julgamento correto de sua qualidade.
        Na seleção também não lembro de suas atuações, sei que ele esteve presente na seleção de 2018 e no ano passado no Corinthians, não assisti muitos jogos dessa equipe porque eles foram muito mal e por pouco não cairam para a segunda divisão. Não foi uma equipe atraente.
        Ele tem 36 anos, é quase dois anos mais velho do que o Ganso, que é um jogador de grande qualidade desde jovem e, na minha opinião, tecnicamente, é o melhor jogador que temos …. mapeia bem o posicionamento dos atacantes, procura jogar de primeira, é muito criativo e tenta quebar o jogo burocrático do nosso atual time.
        Não acho que é ruim ter Renato Augusto no plantel, é bom, mas tenho achado ele muito lento e não creio que ele vai acelerar nossa preguiçosa equipe, no momento. Só para completar: sou fã do Arias e do Cano e acho que o André precisa se livrar do Diniz …. tremendo jogador mas humilde e tímido para dizer ao treinador: “Não vou jogar de zagueiro, me deixa no banco, prefiro”.
        Leio todos os seus comentários, gosto da sua educação e de seus pontos de vista. Um abração.

  20. Caros,

    Eu ainda estou de ressaca – mas eu posso – da vitória sobre a LDU.

    Algumas conclusões sobre a derrota contra o fogo de palha:

    – Marlon está pesado e por isso tem de fazer o feijão com arroz sem enfeitar.

    – Manuel joga mais sério… E de quebra foi (ainda é?) melhor zagueiro que esse Antonio Carlos.

    – Não temos reserva para Fábio. O que jogou hoje é muito, muito ruim.

    – Marcelo não pode ficar no mano a mano.

    – Lelê tem qualidades mas ainda muitos defeitos. Num jogo em ritmo de treino jogador reserva tem de dar tudo, e ele teve chance de arrumar mais um gol no primeiro tempo mas não fêz.

    – Renato Augusto tem de jogar na frente e tem dado muito azar, podia ter empatado o jogo na cabeçada que Gatito defendeu.

    – E Martinelli precisa treinar conclusões de lances de área.

    – André tem saldo, mas errou feio e ficou fora do primeiro jogo da semifinal.

    – Um dia o Terrans precisa estreiar.

    – Douglas também pode aparecer mais, tomara que não seja nada no músculo.

    – Golaço a cobrança do JK, que também esteve sumido no jogo, ridículo o ursinho de pelúcia do Botafogo copiando a sua comemoração.

    – Patética a transmissão da BAND.

    Todas as segundas bolas ficaram com eles hoje…. Bem já passou da hora de jogar os clássicos a sério e ajudar a sorte, mas as semifinais estão aí e caso tenhamos Vasco pela frente começar a ganhar deles já será um bom começo e giro de chave.

    SDs T

  21. O goleiro Felipe Alves tem 35 anos e trabalhou com Diniz em diversos clubes em que ele foi treinador
    Li isso em um comentário no NETFLU e acho que a maioria não tem essa informação.
    A idade vi no Google porque fiquei curioso com essas “coincidências”.
    Eu pensei que ele era jovem.
    Meio estabanado e indeciso para esta larga experiência, não?

  22. A autoconfiança de alguns jogadores custando caro…
    Assim vamos aprendendo para quando chegar a decisão. O proibido dar chutão nos puniu mais uma vez.
    E vamos em frente..

    11 jogos sem ganhar dos rivais cariocas, Se ganharo o título carioca a gente releva…
    Eu posso estar errado, mas o André passa a impressão que só vai pra zaga por obrigação e que não quer assumir essa responsabilidade

  23. Sou tricolor de coração, mas, sinceramente sinto vergonha pelo que faz o treinador (?!?!?) com as suas escolhas na escalação e nas “experiências” de mudanças nas posições dos jogadores, e em consequência, no descontrole emocional dos jogadores em campo.

    Não aceito esse comportamento de “tanto faz… não importa” perder para os rivais regionais, não gosto da arrogância desse treinador que se acha mais capaz, mais inteligente do que todo mundo, e faz com que a nossa torcida passe por esses momentos tão infelizes.

    Corremos o risco de ficar em 4º lugar na fase semifinal, sem nenhuma vantagem nos jogos, e novamente, graças ao Botafogo que, mesmo impondo ao Fluminense uma derrota humilhante, poderá não conseguir entrar na fase semifinal. Lamentável!

    Saudações tricolores

  24. Tudo bem que os caras estão de ressaca…mas vai perder novamente pro foguim? Ficar 11 clássicos sem ganhar, pardal? E eu vou perder meus 2 litrões?
    Então colocasse o sub-20, po*ra.

    1. Só joga quem é da panela. O ffc tem mais de 50 jogadores, entre time principal e sub-23, e só jogam os mesmos….. A panelacracia e quem manda por lá….

  25. Pois é!
    Houve um tempo em q o Fluminense vivia de classificações honrosas e parabéns pra todos, mesmo sem conquistar porríssima nenhuma. Parece q finalmente (ufa!) esse tempo ficou pra trás.
    Como é bom gritar ‘é campeão ‘ (razão de ser do clube).
    Agora podemos parabenizar a todos, mesmo com as maluquices do nosso querido professor Pardal, o louco.

    Quanto ao jogo de hoje, espero q o time quebre esse jejum incômodo de 10 clássicos sem vitórias… até pq vou ganhar 2 litrões do botafoguense do barzinho.

    Em tempo: com todos os jogadores à disposição desse elenco de hoje, o meu time titular seria: Fábio (enquanto não vem outro), SX, Manoel (melhor zagueiro na minha opinião), Thiago lobisomem e DB; André, Alexsander e RA; Kennedy pipa voada, Árias e Cano.

    1. Por imposição da CBF em conluio com as federações, o Clube para participar da Copa do Brasil vai precisar se dar bem nas competições como o carioca, por exemplo.

      Ou seja Nando, o Fluminense vair precisar sempre ser competitivo senão fica de fora da Copa do Brasil.

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *