Fazendo um Flu diferente

Depois de atropelar o Flamengo com um robusto 4 a 0 na segunda rodada e eliminá-lo na semifinal, o Fluminense goleou mais um, desta vez o Botafogo, no clássico que lhe valeu a Taça Rio. Mais do que o segundo turno, o invicto Flu conquistou em sua tarde de graça no Maracanã o carimbo da recompensa, por ter acreditado que estar comprometido é o primeiro passo para a pavimentação de um caminho sem tantas curvas sinuosas.

Ao se atirar de corpo e alma nos jogos decisivos e enfileirar seus principais rivais, o jovem time tricolor arrancou aplausos emocionados de sua exigente torcida, acostumada a títulos pesados na última década. Dois campeonatos brasileiros, uma Copa do Brasil, duas finais internacionais, uma da Libertadores, mudaram o patamar de cobrança dos torcedores, que passaram a ter pressa.

Pressa de manter a soberania à que se acostumou no século XXI, de grandes elencos, voltas olímpicas, embates imortais em palcos históricos, como a temida La Bombonera, onde derrotou ninguém menos do que o hexacampeão da América, Boca Juniors, o que conferiu ao clube citações recorrentes no site da Fifa, reconhecimento estrangeiro, entre tantas outras láureas.

Mas o peso da retomada recaiu justamente sobre quem nada tinha a ver com a difícil nova realidade tricolor: os jovens de sua própria base. Sem a mesma rodagem e status dos astros da bola, os meninos passaram a ser vistos como símbolos de fracasso, da incapacidade de se reforçar, de sucessivos desatinos gerenciais, como os cometidos neste começo de ano pela direção, enxugando um elenco que já era pra lá de contestado.

Ao técnico Abel, restou trabalhar com o que tinha. Mesmo ciente da imensa dificuldade financeira do clube, reorganizou as peças de seu tabuleiro e foi à luta com os peões que lhe restaram.

Sabe-se agora que são peões bons de briga, de fibra, que compensam suas limitações deixando o coração em campo. Peões ainda carentes, que precisam de mais aliados, peões que não resistiram, por exemplo, ao Avaí, fracasso que, porém, não os fez baixar a crista.

As atuações de pura doação contra Flamengo e Botafogo inevitavelmente mudaram o modo como estão sendo enxergados. A ponto de entrarem na semifinal de quinta contra o Vasco já carregando o peso do favoritismo, o que até outro dia seria considerado uma heresia, ainda mais contra um time que disputa a Libertadores desse ano.

Embalado por suas últimas atuações, o Flu, de Abel, que chega à sua segunda taça de turno em dois anos (as últimas conquistas das taças GB e Rio também haviam sido sob seu comando, respectivamente, em 2012, num 3 a 1 contra o Vasco, e 2005, noutra goleada sobre o Fla, esta por 4 a 1), parece mesmo disposto a seguir um caminho diferente daquele que passou.

Não se sabe até quando um elenco tão curto vai aguentar um pique assim. Nem como se portará quando sair atrás do placar, desarvorando o tão elogiado 3-5-2, que fez de sua defesa a menos vazada do returno (quatro) e de seu ataque, o mais positivo (17).

Ressalve-se que em 2017 a boa participação no Estadual não se traduziu em sequer algo parecido no Brasileiro, infinitamente mais desgastante e competitivo.

Mas com os salários em dia em 2018 e a nova ordem instalada, quem sabe se estes valorosos jovens tricolores, sobretudo se ganharem a companhia de alguns reforços, não fazem algo diferente do Fluminense dos últimos anos.

Os gritos de “é campeão” ecoados neste 25 de março, que consagrou Júlio César como o novo paredão tricolor e premiou a intensa dedicação do grupo, permite aos tricolores ao menos sonhar com a reconstrução, o início de uma etapa. Ao erguer a Taça Rio, o capitão Gum, presente nos últimos títulos pesados do Flu, repetiu o gesto que consagrou o Time de Guerreiros de 2010, comprometido até o último fio de cabelo.

Fiapos que andam faltando ao carequinha Marco Junior, mas que sobra a Pedro, o contestado ataque do Flu, que agora divide a artilharia e que jogou feito grande a final, decidindo-a a favor do Flu – e com direito a uma pintura no segundo gol, depois que Pedro deu um passe de peito ao Kuririn tricolor.

As semifinais gerais vêm aí. O Estadual segue aberto. Mas agora bem mais sedutor aos tricolores.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

222 thoughts on “Fazendo um Flu diferente

  1. Infelizmente as últimas gestões do Fluminense resultaram nessa quebradeira financeira que o Clube atravessa devendo Deus e o mundo.

    A obscuridade e a falta de transparência no trato das finanças do Clube fazem k Fluminese enfrentar sucessivos vexames até nas páginas policiais como foi a que ocorreu ano passado.

    Agora, um verdadeiro expurgo nessa cadeia de comando da política do Clube que está nas mãos da Fluócio deveria ocorrer para o bem do Fluminense antes que eles aumentem ainda mais o rombo financeiro e torne a instituição insolvente.

    1. Vocês tanto repetem a mentira que ela acaba sendo acatada como verdade, Wash.

      O nome disso é ….. irresponsabilidade !
      Não faço política, não defendo facções, mas rejeito o maldoso jogo de palavras.
      Isso sim, é desconstrução, é o tal ” apequenamento “, é sabotagem :
      Abre aspas :

      ” Infelizmente as últimas gestões do Fluminense resultaram nessa quebradeira financeira que o Clube atravessa devendo Deus e o mundo.” By Wash BSB
      Fecha aspas.

      Eu mesmo já postei aqui TROCENTOS comentários demonstrando que a divida do clube – muito antes de aumentar – foi REDUZIDA em termos de valor real da moeda.

      Demonstrei – pelo que li na imprensa séria – que a dívida do Flu em 2010 era de R$ 440 milhões e se mantinha estável até 2017.

      Isso significa que na realidade, sendo mantida naquele valor, tal divida foi reduzida em 52,5%, que é o índice de inflação (pelo IPCA) no período 2011/2017.

      Mantida em valor absoluto a divida foi na realidade depreciada (reduzida) em termos reais.

      Trocando em miúdos para ficar mais claro para leigos em economia, o que se compraria com a divida original do Flu em 2010 teria sido reduzido pela metade em 2017.

      Veja se v. confirma estes dados e entende de vez por todas que o clube está sofrendo uma gigantesca onda de desmoralização por parte de falsos tricolores que não querem de forma alguma sua recuperação.
      São os flamenguistas travestidos, que estão por todos os lugares onde habitam tricolores.

      O que eles fazem é promover uma enxurrada de ” fake news “, noticias mal construidas, maldosamente distorcidas e pobremente analisadas, para conturbar o ambiente.

      Ah, aproveitando a ocasião, não esqueça de que seu clube de coração joga hoje uma chance de disputar a final do Campeonato Carioca que – certamente – você já irá dizer que ‘não vale nada ‘.

      Pegue leve, Wash.
      ” Fake news ” são crime previsto em lei.
      10:15>29Mar

      1. Caro Amaury, o fato é que quem está pegando pesado são os que estão no comando do Fluminense e isso é um prato cheio que eles dão para a imprensa maldosa que bem sabemos.

        Agora ver o que fizeram com o Fluminense colocando-o nessas dificuldades que apontei acima simplesmente deve estar apontando na auditoria da EY que eles engavetaram.

        Não sou e acredito nem vc e a torcida que deixaram o Fluminense nesse estado atual.

        Quanto ao jogo de hoje espero a classificação sim pelo Fluminense e nasci vendo ele com mais títulos cariocas.

        ST

  2. Lamentável! O time bem no carioquinha e a torcidinha Flufofoqueiros fazendo mimimi e troloó e tititi.
    Toma vergonha bando recalcados! Procurar o q fazer: lavar uma bacia de roupa jeans, namorar, de preferência com mulher. heheheheh

    1. É revoltante, Marmund.
      Estes caras não têm o direito de dizerem-se tricolores.
      O NotFlu e alguns Blogs fazem jogo rasteiro contra o clube às custas do qual ganham o seu pão.
      São flamenguistas mal-amados pela urubuzada, buscando acolhida em outros ‘ninhos’.
      Xô, urubus !
      Xô, urubuzada.
      Vão curtir a desclassificação sofrida ontem para o Botafogo.
      Haha !!!
      10:26>29Mar

      1. Amaury, infelizmente o nosso companheiro Was Luiz, adora uma fake news.
        Sempre leio os comentários, parece sinopse de filme de terror! E, se torcer os posts do Was Luiz é capaz de sair sangue. kkkk ST

        1. Indicado, com todo o respeito e educação que vc tem da minha pessoa já te adianto que não sou dessa turma que adora “fake news” como tu me acusas.

          Aliás, tenho observado que as críticas que aqui lanço no blog são por vezes alvo de colocações inoportunas de alguns que teimam em não aceitar o que esses dirigentes fazem com o Fluminense e ficam a defender o indefensável.

          Na minha opinião e visão sua citação quanto aos meus comentários foi de sobremaneira muito infeliz ok?

          Fui.

  3. O Fluminense já fez um enxugamento brutal, vendeu/dispensou vários jogadores e ainda você lê notícias do rombo financeiro do clube cada vez com valor maior.
    Não dá para entender isto. Esta gestão e a anterior deixaram o clube em condições financeiras críticas e não são nada transparentes e informam como deixaram o clube chegar nesta situação.

  4. Ahhh NETFLU?
    Às vésperas de uma decisão onde temos possibilidades reais de vencer o campeonato, na primeira página, em quatro chamadas, três são políticas e contra a administração do clube.
    Alguém me explique, por favor: NETFLU é a favor da permanência da diretoria atual e está tentando fazer com que os eleitores neutros (eu não sou eleitor, sou torcedor) fiquem com raiva da oposição?

    1. São de causar revolta, nojo, repulsa.
      O NotFlu e alguns blogs fazem jogo rasteiro contra o Flu.
      São tão burros, mas tão burros, que se esquecem que é das três cores que obtém seu sustento.
      Estão, literalmente, querendo matar a galinha dos ovos de ouro.
      E isso é burrice !!!!!
      Veja o meu 10:15>29Mar, caro Goncere.
      10:30>29Mar.

  5. Lamentável a situação do nosso Tricolor…
    Mas não é novidade, no relatório da auditoria de 2016, nas demonstrações financeiras, a auditoria independente já tinha alertado sobre o estado calamitoso do clube, inclusive mencionando que a continuidade estava associada ao (suposto) plano de recuperação financeira. Está lá no site do clube.
    Já vimos no que deu…..

    ST

  6. Olha Ricolor, ficou brabo?.

    O meu comentário aí de cima, foi mais irônico, mas, já que você se zangou comigo, porque recebeu vivas e vivas por isso, e acha que eu também tenho que fazer apologia a esse catatau, eu digo agora que é a coisa mais sem sentido que você escreve dentre todas as que você faz normalmente, e essa não não tem um tópico que possa ser viável, por se tratar de futebol, e, ainda mais, futebol carioca de hoje, e, ainda, num estado falido, sem hierarquia civil, desordem total, e com governança paralela da bandidagem.
    Nunca haveria um organização dessas que você imagina.

    Mas eu vejo como os asas são unidos mesmo, e o que um diz todos vão juntos, e nego nem quer analisar, ou não sabe, e já dá aval, e é só ver como todos ficaram eufóricos com a sua enorme capacidade dizer coisas aleatórias.

    Eu nem perdi tempo lendo tudo, pois eu desenvolvi um modo de ler, em que olho algumas palavras e já sei o que vem depois.

    Mas, como um pessoal que vai ao Rio para carnaval, em que muitos nem gostam de futebol, e outros veem isso na TV o ano inteiro, e já estão de saco cheio, alguém deixaria de passear, brincar carnaval para ir ver clássicos do futebol carioca de hoje?
    Já foi o tempo em que gringos adoravam o nosso futebol; hoje eles vem os deles lá em muito melhores condições do que o nosso.

    Mas, bolas, se você tem certeza que isso dá certo, leve esse projeto para quem de direito lá na federação, e conte com esses que apoiaram isso para ajudar a fazer lobby. Não perca tempo nem dinheiro. Vá fundo lá.

    Ora, você fala em baixar o nível comigo, mas veja que você já tem que olhar muito para cima mesmo, sem chances de me ver. Como você conseguiria baixar mais esse nível? Onde iria parar?

    Mas fique frio que o Limonta, seu mais fiel seguidor, famoso corretor literário do blog, proporá o Nobel de literatura pra você, e os outros aí votarão sim.
    Eu , honestamente e sem gozação, nunca vi tanta asneira junta.
    (28/03 – 17:00)
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  7. São duas gestões hiper incompetentes, travestidas de arrojadas, modernas, etc.
    Mas isso ja havia sido apontado no relatório da auditoria feita em 2016, nas demonstrações financeiras, está lá no site do clube .
    Vamos torcer para o desfecho não ser nefasto .
    ST

  8. Alemanha desfalcada de 06 ou mais, o Tite entra com o3 volantes , abdica de um atacante, e muito cagaço, Abel fazendo escola.
    tambem uma so substituiçao ( douglas costa , ja testado ) e outros jogadores no banco como o talisca, o fred do shaktar, doidinhos para entrar e mostrar serviço.
    fiquem de olho na Espanha, ta igual ao Barça de Guardiola, grande favorita para mim.
    eu nao me iludo mais com Tite !

    1. Eles fizeram jogo treino mesmo. Testaram jogadores e o time misto contra um adversário forte.
      Perfeita preparação para a Copa. Não estão dominando o futebol de seleções a toa.
      Não assisti ao jogo, mas pelo seu comentário… nossos treineiros sempre andando de lado ou para trás. Tudo “caranguejando”.
      SSTT

  9. O carioca quase chegando ao fim, está chegando a hora do Fluminense enfrentar 2 competições pra lá de difíceis que são o brasileiro e a sulamericana.

    Tanto o Abel e o Autuori já declaram que esperam a chegada de reforços e diante do que a gestão declara que o dinheiro anda curto nos cofres tricolores, qual será a qualidade desses reforços que pelo visto serão pontuais???

    E essa insistência do Abad em continuar com o Samorin é que chama a atenção nesses tempos que nem um patrocinador master de peso o Fluminense tem para ajudar com os reforços que o time precisa.

    1. “À beira de um colapso: Flu tem déficit de R$ 160 milhões e precisa de R$ 50 milhões até o fim de abril.
      Diogo Bueno, fez revelações preocupantes sobre o momento vivido pelo Tricolor.
      o clube possui um déficit de R$ 160 milhões entre dívidas acumuladas da gestão anterior e atual.
      Situações como a venda de Wendel por um valor abaixo do esperado, perda dos direitos sobre Gustavo Scarpa (reconquistado sob liminar há poucos dias, mas ainda em Justiça) e outras ações fizeram os valores aumentarem vertiginosamente”

      $$$$$$$$$$$$

      Isso nós já sabiamos!!!

      Agora, o que queremos saber é QUANDO, vai começar a responsabilização criminal desse bando de vagabundos que estão assaltando e destruindo Fluminense Football Club.

      1. Aparentemente só quem está com o pagamento rigorosamente em dias é o pessoal contratado para elogiar a atual e a anterior administração nos diversos blogs que tratam das coisas do Clube.

  10. João… já aviso que o texto é longo… mas…
    Fiquei pensando (coisa rara) sobre o futebol do Rio que está uma b… e lembro que vc com os variados contatos que tem no Flu poderia levar uma sugestão para o carioquinha do ano que vem, que seria:

    1) Os “pequenos” iniciariam uma disputa de uma taça (poderia até ser denominada de Taça Rio) com boa premiação da FERJ aos mesmos no final de cada ano em seus estádios como já é feito atualmente;
    2) Os 4 primeiros colocados seriam selecionados para disputar o Carioca no início do ano juntamente com os 4 “grandes” e somente nos estádios maiores;
    3) A FERJ faria uma avaliação e votação dos melhores jogadores por posição dando um “ranking” para estes jogadores durante esta taça. Algo como jogador A, B, C, etc…;
    4) Ao final desta taça, que terminaria juntamente com o brasileiro, os 4 primeiros colocados poderiam solicitar até 3 jogadores deste “ranking” podendo pegar somente UM do tipo A e UM do tipo B e um dos demais para “reforçar” sua equipe para enfrentar os “grandes” no ano seguinte (poderia até ser mais jogadores desde que acordado antes). Seguiria o critério de classificação como na NBA, qual seja.. o quarto colocado escolhe primeiro;
    5) O salário e o vínculo destes jogadores escolhidos ficariam nos seus clubes de origem. A não ser que fossem vendidos ANTES de iniciar o carioca para outros clubes do Brasil (os 4 grandes somente poderiam contratar ANTES desta Taça dos “pequenos”), o que tiraria o jogador do “ranking” a não ser que haja um acerto para que o jogador só se apresente no novo clube depois do carioca. Depois de definido seu “empréstimo” o jogador não poderia ser negociado mais com ninguém até o final do carioca;
    6) A FERJ bancaria um adicional a cada jogador e ao clube de origem durante a disputa do campeonato carioca. Algo como pagar uns 50 mil para o jogador e o mesmo para o clube dele. Independente de qual seja o salário do cara a título de valorização (daria algo como 100 mil para cada jogador vezes 12 jogadores… baba para a FERJ);
    6) O jogador disputaria somente o carioca pelo seu “novo” clube (que não teria ônus salarial com eles) e retornaria para seu clube de origem após o término da disputa. Salvo se fosse contratado por algum clube, o que somente poderia ser feito APÓS o término do campeonato carioca;
    7) Os 4 “grandes” somente poderiam contratar, ou pegar um “emprestado” seu, ANTES da Taça Rio (fora do “ranking) ou APÓS o término do campeonato carioca (“se estiver no “ranking”), caso tenha algum jogador “emprestado” este não poderia retornar ao clube grande antes do término do carioca;
    8) O campeonato carioca teria sua premiação definida desde o início, com valores especificados do primeiro ao oitavo colocado;
    9) O regulamento seria o mesmo do brasileiro, todos jogam contra todos em dois jogos e quem chegar ao final com mais pontos vence, e com os mesmos critérios de desempate do brasileirão;
    10) Os jogos seriam somente nos finais de semana, dois no sábado e dois no domingo. A tabela já poderia ser definida para todo o sempre pelo critério de posicionamento no ano anterior. Ou seja… os 4 “grandes” teriam sua posição fixa desde o primeiro sorteio e os 4 “pequenos” apenas mudariam os nomes pela classificação na Taça disputada entre eles. O primeiro colocado dos “pequenos” poderia somente enfrentar um dos grandes lá pela terceira rodada… por exemplo;
    11) Com isto teríamos um mês e meio de campeonato (14 partidas para cada clube) que poderiam ser disputadas em rodadas duplas… ou seja… primeiro jogo as 16h e segundo jogo as 19h. A torcida poderia entrar e assistir a duas partidas. Claro que nunca a dois clássicos, pois um seria no sábado e outro no domingo.

    Teríamos vantagens como:
    – melhoraria muito a disposição dos clubes “pequenos” em se reforçarem;
    – jogadores que disputarem pelos “pequenos” se valorizariam de forma a participarem do “ranking”;
    – torcida teria um custo menor e teria uma tarde de futebol variado e as vendas de ingressos seriam mais fáceis e controladas. O torcedor já saberia o dia e hora que seu clube jogaria, e contra quem, ainda no ano anterior e procuraria seu clube para adquirir ingressos antecipadamente se o quisesse;
    – os clubes poderiam fazer as promoções de vendas antecipadas e pacotes para todo o campeonato ainda em dezembro, o que faria virar o ano já com algum dinheiro em caixa;
    – comerciantes (porque não de produtos dos clubes) poderiam usufruir melhor do torcedor que não queira assistir uma partida e somente a outra e perambular por dentro do estádio;
    – a manutenção dos estádios poderia ter um valor menor pago pelos clubes para uso dos mesmos e estes terem implantados (pela FERJ) um sistema de venda de ingressos e entrada/saída de torcedores melhor coordenada com os clubes fazendo cadastramento de torcedores de forma a minimizar vandalismos com câmeras e programas de reconhecimento facial;
    – os jogos poderiam ser mantidos apenas nos dois maiores estádios (Maraca e o do Botafogo) alternadamente a cada final de semana de forma aos gramados terem tempo de se recuperarem e/ou serem usados para os shows e outras atividades que sempre aparecem no início de ano;
    – não existiria aqueles absurdos de jogadores caros passarem pelo sufoco de jogar em gramados horrorosos e esburacados em um calor senegalês do verão carioca no meio da tarde e no meio de semana;
    – clássicos poderiam ser programados para o sábado e o domingo de carnaval de forma a chamar os turistas que enchem a cidade nesta época. Um Fla x Flu para um gringo assistir antes de ir para a avenida deve atrair muitos, imagine uma rodada dupla. E isto poderia ser negociado pelos clubes diretamente com as empresas de turismo até mesmo no ano anterior;
    – a procura de ingressos faria com que o torcedor tentasse se antecipar e comprar os pacotes logo no início dando lucro para os clubes, inclusive os “pequenos”, antes do campeonato se iniciar;
    – daria para os clubes terem mais tempo de se prepararem para o ano de disputas e poderem participar de outros campeonatos ou amistosos nos meio de semana;
    – os clubes “pequenos” se aproveitariam de terem torcida, pois os torcedores dos clubes grandes que assistirem a outra partida logicamente torcerá para este;
    – contratos televisivos poderiam ser melhor distribuídos para que os “pequenos” recebam sua parte e crescerem financeiramente;
    – e por aí afora.

    Quem tiver mais sugestões ou críticas… sintam-se a vontade. Alguns dirão que teríamos sempre os mesmos 4 “pequenos” que virariam médios… ok. Melhor do que o que temos hoje onde todos são minúsculos. E teríamos um campeonato mais disputado do que o que vemos hoje em dia com meia dúzia de gatos pingados na torcida.
    SSTT

    1. Hohohohohoho.
      E com essa aí, Limontam, escrita por um dos seus parceiros asas, você dormirá até quando?
      E não achou grande? Mas fale sério: essa aí da “voz federal”, você engoliu toda?

      Mas pense bem se você não poderá ter sido muito dorminhoco pela vida toda, e não ter visto certos lances ali na sua cara? Vá relembrando, calmamente, certos detalhes.

      Mas, caramba, eu estou boquiaberto com essa sugestão maravilhosa para acabar com os problemas do futebol carioca de uma vez por todas. Como ninguém jamais pensou em algo tão cristalino para fazer os clubes cariocas, pequenos e grandes, passarem a faturar alto assim num passe de Mágica?

      Essa ideia, se seguida à risca, fará o eixo do futebol mundial deslocar-se novamente para o RJ, “cidade maravilhosa”, e, em breve, teremos os principais jogadores do mundo fazendo fila para entrar num clube desses disputantes desse extraordinário e ultrarrentável campeonato carioca.
      Imagine-se esses feras todos jogando no Boa Vista, no Macaé, N. Iguassu, e morando por lá.

      Pode-se crer que o gênio, autor desse esquema, faturará alto com seus direitos autorais, porque num futebol carioca onde tudo é levado muito a sério, ninguém muda nada do que é combinado, onde ordem e disciplina são a tônica, essa ideia será sucesso. hihihihihihihihi
      (28/03 – 06:00)
      hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    2. Parabéns, Ricolor.

      Texto grande, mas muito bem escrito, coerente e redigido de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

      Enfim, um texto INTELIGÍVEL, ratificando o alto nível intelectual dos irmãos “ASAS”.

      Quem dera todos possuíssem esta capacidade.

      ST

      1. Essa sua ironia não ficou muito escancarada, não, Limontam?
        (28/03 – 14:35)
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. É preciso copiar o que dá certo e não ficarem fazendo politicagens. Precisa ter atrativos para todos, tanto dirigentes passando pelos jogadores até chegar aos torcedores.
        É só uma sugestão. Pode ser muito melhorada e ajeitada por quem conhece do riscado.
        SSTT

      1. É só uma sugestão. Quem conhece do mercado e dos trâmites pode ajeitar, melhorar e viabilizar. Só não dá para seguir na linha atual que o precipício está ali na frente.
        SSTT

    3. Excelentes sugestões, caro Ricolor.

      Apreciei muito o seu texto.Mesmo com a sua licença, não vou me atrever a dar pitacos.

      Mas o que posso dizer é que revitalizaria, e muito, esse combalido Campeonato Carioca e sem o mesmo status de outrora.

    4. Ótimas ideias, tricolor bacana de Brasília! As holandesas verdes estão lhe dando inspiração. Vou tentar achar o e-mail da Ferj e repassar. Você autoriza ?

  11. Prezado Oni.

    Sobre a sua explicação lá de baixo, vou responder aqui mais para cima porque eu sou meio claustrofóbico, e aqui é mais arejado.

    Mas eu não acredito muito que Scarpa estivesse na vitrine para ser negociado, porque ele e todos os outros, exceto o Wendel, estavam bem para baixo com o efeito da temporada 2017 que terminou bem sinistra, e a gente não ouvia falação de clubes interessados nele. Vai ver, ele agiu assim até por se sentir estacionado no clube, sem perspectivas de ir para fora como tantos têm ido.

    Mas, para mim, podia ter sido qualquer jogador que fizesse o que ele fez, e por que fez, já que não dá para pensar que ele resolvesse sair de um lugar onde estivesse recebendo rigorosamente em dia, e fosse quebrar um contrato de um modo estúpido.
    Mas alguém pode dizer até que, na pior das hipóteses, a culpa foi meio a meio então, que ele e clube fizeram besteira igual, embora eu ache que quem provocou isso tenha sido o clube.

    Sobre o fato de um jogador ganhar cem mil de salário e não poder ser comparado a trabalhador comum, quem estabelece essa comparação é o poder público, que quer botar a mão na grana que os clubes têm que depositar como encargos sociais por seus atletas, e isso dá ao Scarpa esse “status” de trabalhador comum, com carteira assinada e tudo o mais, com os mesmos direitos e deveres de todos eles.

    Isso eu pequei no Google.
    ” Sem o registro profissional, o clube não vai conseguir registrar os atletas. “Queremos mudar a cultura de não assinar a carteira de trabalho”, diz Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes e que assina o documento da CBF. “Jogador de futebol é um trabalhador como outro”

    Então, ele não pode se impedido de trabalhar por brigar com um patrão, nem ser obrigado a fazer o que ele não achar que seja legal. Né não? .
    (27/03 – 21:00)
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    .

    1. PCA, tudo bem! Os atletas para negociação em 2017: Especulado no futebol europeu, Scarpa viaja à Itália para tirar seu …
      https://www.odia.com.br/_…/fluminense/…/especulado-no-futebol-europeu-scarpa-via…
      6 de jun de 2016 – Rio – Um dos ídolos recentes do Fluminense e entre os melhores jogadores do clube na atualidade, Gustavo Scarpa deu passo importante para facilitar sua transferência para a Europa. O meia aproveitou os dois dias de folga após o empate com a Chapecoense para ir a Itália tirar o passaporte. Richarlisson, Marlon e Wendel esses negociados.
      O Scarpa era o primeiro e acabou não saindo. Repito : sabia de tudo! E bancou o sacana! Não suportou as criticas da torcida.

      Com reajuste salarial, Scarpa deve ter contrato prorrogado pelo Flu …
      https://explosaotricolor.com.br › NOTÍCIAS
      O camisa 10 tem contrato com o Fluminense até dezembro de 2019 e recebe R$ 100 mil de salários. No entanto, segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, o Tricolor deve mesmo prorrogar o contrato de Gustavo Scarpa de 2019 para 2021, com reajuste salarial. O valor do reajuste não foi divulgado pelo jornalista.

      PCA, um dos argumentos da defesa do FFC, e aceito pelo tribunal foi: quem fatura + de 100.000,00 de rais, mês, não pode ser considerado trabalhador comum.
      Princípio Constitucional da Igualdade
      https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade
      Avaliação: 3,9 – ‎42 votos
      O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42). José Afonso da Silva ..Princípio Constitucional da Igualdade
      https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade
      ST

      1. Mas veja bem, Prezado Oni.

        Ele tirou esse passaporte em 2016, né, e estava em alta nessa época, o que não acontecia no fim do ano de 2017, quando a coisa estava feia para todos do time, e, no início de 18, ele achou que podia tomar alguma atitude, e tomou. E eu penso que ele foi provocado a fazer isso.

        Quando o time todo não se encontrava, jogaram a culpa nos ombros dele, sacanearam o rapaz nos estádios, com se ele só tivesse culpa, e nem falam de ameaças que ele tenha sofrido. .

        Quanto a esses “argumentos” da defesa do Flu, ou de quem quer que seja, eles não podem modificar lei nenhuma, pois a lei trabalhista diz que o jogador é trabalhador como qualquer outro. Os argumentos são deles, mas não são lei.

        Quanto ao art. 5º da CF, ele fala da igualdade e dos direitos e deveres, e não fala que se alguém tem um salário maior não possa recorrer à lei para fazer valer um direito seu.
        Ele seria trabalhador superior se e ele e o seu patrão não fossem obrigados por lei a pagar esses encargos sociais ao poder público mensalmente.

        No entender desse José Afonso ele está entre os muitos que contestam esse artigo 5°,da CF, como é feito hoje por certos grupos de direitos humanos que acham que um garoto pobre pode tomar um bem de um que é considerado rico, e tem que ficar por isso mesmo. A gente vê como é a coisa, e como isso incentivou a molecada a partir para o crime.
        ST
        (28/03 – 14:30)
        bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
        ,

  12. Quanto à intromissão do São Paulo na ação movida pelo Flu contra o Sport Recife sobre a venda de Diego Souza :

    ° Fico pasmo em ver o São Paulo – literalmente – meter o bico onde não foi chamado e em assunto que não lhe afeta de forma alguma.

    ° A ação é entre o Flu e o Sport !
    ° Qualquer que seja o desfecho em nada irá afetar o tricolor genérico.
    ° O SPaulo tem que pagar 5 milhões restantes, seja diretamente ao Sport seja ao Fluminense.
    ° Como ainda não se sabe quem deve receber a grana, cabe aguardar a decisão da Justiça.
    ° Neste meio tempo, acertadamente, a Justiça determinou que o valor seja depositado em Juízo.
    ° O que significa que estará à disposição do vencedor da causa, assim que conhecido.
    ° E que à outra parte – o comprador, i.e., o São Paulo – caberá pagar os 5 mm – em qualquer hipótese.

    Assim sendo, por que razão, pombas, os beócios vão se desgastar com o Flu, participando como “litis consorte” em uma causa na qual suas obrigações já estão prévia e inexoravelmente definidas, quais sejam, pagar os restantes 5 milhões a quem quer que a Justiça defina como sendo seu destinatário.
    É cada uma que aparece !

    Aí, Marmund, continuo NÃO SENDO advogado, meu caro.
    Bem que gostaria de – também – ter cursado Direito.
    14:40>27Mar

  13. Estou com uma dúvida…
    O contrato do capixaba baiano que senta na Rodela (by Guilherme) Rosada, na cadeira… eu acho, junto com o alien prevê que ele defenda jogadores apenas do clube ou qualquer jogador da galáxia?
    Acho que ele fez um contrato por fora. Ou por dentro… ou por fora… ou…
    Cuidado… assim vai acabar perdendo o patrocínio para defender a fluócio por aqui e somente ficarão os outros dois. Continuando assim vc vai deixar os outros participantes da Cavalaria da Rodela (by Guilherme) Rosada em brasas de tanto trabalharem para defenderem sozinhos o indefensável.

    SSTT

    1. Ricolorzinho, “… contrato por fora. Ou por dentro… ou por fora… ou…” kkk – lembra da dupla Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot, e, da música Je t’aime… moi non plus? kkk qualquer semelhança é mera coincidência. ST

  14. Turma do blog,

    Está claro que o importante aqui é ter razão, nem que seja por algum tempo.

    Divergências à parte, há várias análises interessantes acerca de erros e acertos, independente de ser campeão ou desclassificado.

    ST

    1. Bela opinião ! Que tal todos pararem de mimimi e curtirmos JUNTOS o bom momento tricolor. É mais importante ter razão ou ser FELIZ ? Eu prefiro SER FELIZ ! Dá-lhe FLUZÃO ! Vamo que vamu pra cima do Vasquim. ST.

  15. Reunião extraordinária para sabatina de Marcelo Teixeira e Pedro Abad .
    O primeiro não apareceu e o segundo disse que nao poderia se alongar porque tinha outro compromisso.
    Muito produtiva há há.
    Enquanto isso os jogadores estão honrando nossa camisa.

  16. vitoria sensacional contra a “cachorrada”, ja vinhamos bem contra o “urubu” nao vencemos porque o apito “amigo” nao deixou. estou com o blogueiro, ano passado fizemos um bom carioqueta mas fomos um desastre no brasileirao, tomemos cuidado com a “euforia desmedida’ , quinta contra o “bacalhau ” e que realmente começa a decisao.
    bastou este time jogar com mais raça e vontade para que os resultados aparececem, pena que faltou isto contra o “poderoso” avai, mas ha derrotas que vem para o bem, deu uma sacudida no brio dos jogadores.
    o obsoleto gun voltou a ser alçado a galeria de “crack guerreiro” apos o gol contra o urubu, que torcida voluvel, quantas cagadas ja cometeu ?
    o pedro , tem feito gol mas tem que melhorar muito em termos de conclusao a gol, toque de bola, posicionamento, nos dois ultimos jogos pecou muito nos passes e nos chutes, as vezes e muito afobado, o lateral gilberto tem jogado bem mas de vez em quando da um bloqueio mental e erra cruzamentos faceis,o julio chester melhorou muito principalmente no quesito saida de gol e rifaçao de bola.airton uma grata surpresa, quando sornoza ( unico meia de criaçao) saiu deveria ter sido deslocado para esta posiçao e entrado outro lateral mas o “estrategista de araque” colocou mais um volante, o posudo e fraquissimo douglas que entrou muito mal e errou todas, encheu o time de volantes mais uma vez nao tem jeito.
    neste esquema 3x5x2 talhado para o contra-ataque e ideal para um time que faz um gol na frente ou leva a vantagem do empate como o nosso, o meu medo maior e levarmos o primeiro gol e contarmos com as mexidas do abelanta.
    o tal pablo diego tem entrado muito bem, tem potencial para jogar no ataque, poderia ser testado de saida futuramente, so entra no segundo tempo.
    depois destes 02 jogos onde a alma do time voltou estarei no maraca quinta para conferir in loco se isto e real ou apenas uma “nuvem passageira”.
    tem um comedia aqui no blog que se diz torcedor de carteirinha do Flu la de vila velha ( ES) que o unico defensor do “peixe escorregadIo escarpa” na sacanagem que fez com o Flu e o maluco sou eu !
    como naquele velho d(e)itado “cachorro mordido por cobra tem medo de barbante”
    apesar dos ultimos bons resultados ” EU NAO ME ILUDO MAIS”

    NUVEM PASSAGEIRA – HERMES AQUINO – (1976) – YouTube
    Vídeo para nuvem passageira▶ 4:37
    https://www.youtube.com/watch?v=D6pI1rx8NIs
    28 de ago de 2014 – Vídeo enviado por Ivan Vasconcelos
    HERMES AQUINO (Rio Grande, 21 de maio de 1949) é um publicitário, poeta, compositor, músico e cantor …

    1976, a maquina tricolor bi-campea carioca com rivelino, paulo cesar caju, carlos alberto torres, edinho, rodrigues neto, pintinho , dirceu e outros craques descarrilou contra o gamba na disputa dos penaltis no maraca, a lama e a chuva fizeram a diferença a favor deles, estava la, tocava esta musica nas radios, lembra nobre Nando ?
    em 1977 o bonzinho e querido tricolor presidente Horta dissolveu todo timaço , reforçou os rivais com troca-troca absurdos e ficamos fracos.

    1. Pois é, grande analista muscal do blog, Iludido pela vida..

      Eu sempre fui admirador da boa música, e sei de várias que foram bem feitas e que ficaram na história da nossa música brasileira.
      Mas essa aí, a letra, principalmente, não tem nada de excepcional, não, e com uma métrica bem cheia de “tropeços”.
      Mas esse negócio de métrica só quem entende sou eu e Amaury. kkkkkkkk

      “Eu sou nuvem passageira, que com o vento se vai
      eu sou um cristal bonito que se quebra quando cai”
      Aiii, essa coisa fofa, tão frágil, assim, será você?

      Quanto ao Scarpa, ele fez a mesma coisa que o Dourado fez, só que este foi meio vaselina, e ganhou apoio de uns muito entendidos em comportamento humano.
      Ele disse que não queria passar mais a agonia que passou no Flu, só, isso.
      Mas essa sua fala pode ser traduzida para “eu não aguento mais esta merda aqui e quero sair”

      Mas eu continuo querendo saber dos que demonstram ter “trânsito livre” dentro da administração tricolor, que sabem de tudo que se passa lá dentro, que coloquem aqui neste espaço qual era o valor do salário mensal do Scarpa, e quanto ele teria que receber limpinho no fim do mês? E, mais, qual o valor da multa no caso de quebra de contrato entre as partes?

      Se ninguém tem competência para postar isso com certeza, então não fique com esse papo besta de esculhambar um cara que está querendo ver o seu lado profissional, mas que nunca foi mau caráter. Porque fazer acusações a alguém sem certeza, isso tem nome.
      (27/03 – 09:00)
      popopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopo

      1. PCA, com relação ao Scarpa algumas considerações: é de conhecimento público a intenção da direção em negociar três atletas para equilibrar as contas; (praxe em todos os clubes) o Scarpa era o mais cotado.
        Considere que por ocasião dos acordos FFC x Atleta, objeto do seu questionamento, “o valor do salário mensal do Scarpa, e quanto ele teria que receber limpinho no fim do mês? E, mais, qual o valor da multa no caso de quebra de contrato entre as partes?”.
        Portanto, o Scarpa sabia que o clube teria que negociá-lo para fazer caixa. Sabia de tudo!
        Mesmo assim, agiu de modo premeditado,torpe. Foi mimado, ingrato. Foi SACANA!
        Quebrou o acordo, embaraçou a vida dos colegas, falhou com o clube. Do mesmo modo que o FFC falhou quando não adimpliu com os salários etc e tal.
        PCA, considere que o Scarpa recebia + de R$100.000,00 e, por essa razão não pode ser comparado e nem tratado como trabalhador assalariado.
        Isto posto, gostaria também de lembrá-lo quanto o episódio Fred/esporro x Scarpa.
        PCA, quem teve a oportunidade de bater uma bolinha, fazer parte do meio, sabe que o esporro/bronca faz parte da formação, maturidade dos atletas mais jovens. É o tempero que não pode faltar. (By, Bernardinho, grande campeão mundial vôlei mas/fem.
        Broncas/esporros na frente das câmeras, o mundo assistia ao vivo)
        Todavia, a mídia e seus cretinos de plantão! Sabendo que encontraria com facilidade guarida entre os torcedores FOFOQUEIROS, pois, não vivem sem fofocas e fake news, fizeram um estardalhaço digno de picadeiro. Lembra? aqui no blog, foi o festival “pintos no lixo”. kkk
        Note, que no meio da nigrinhagem! O Scarpa fez o papel de vítima.
        Moral da história o Fred saiu, e o futebol do Scarpa sumiu.
        ST

      2. Caro PCA, já que v. citou meu nome (Amaury) e criticou a “métrica cheia de tropeços” sou obrigado a opinar.

        ° A quebra da métrica está na sua omissão da expressão ” como ” no refrão, ou seja :
        ” Eu sou nuvem passageira, que com o vento se vai (métrica perfeita),
        Eu sou COMO um cristal bonito, que se quebra quando cai ” (métrica perfeita).

        Só não entendi a inserção da frase : ” Aiii, essa coisa fofa, tão frágil, assim, será você?”
        Não faz parte da letra, segundo o original do compositor.
        Mas, ainda assim, seria possível encaixa-la metricamente na melodia e no ritmo.

        No todo, a métrica da letra oferece alguns desafios ( além do refrão ) muitíssimo bem resolvidos pelo autor.
        E, poeticamente, vejo a letra como muito inspirada, cheia de metáforas bem lançadas.
        Em suma, PALMAS (nada a ver com TO) para Hermes Aquino.
        14:21>27Mar

        1. Amaury, nessa quadrinha inicial, a métrica está certa, lá para dentro é que houve aqueles “pulinhos’ a mais, até como eles começaram a fazer com essa história de bossa nova, que assustava no início, mas que virou coisa normal. .

          Mas, na verdade, foi a primeira vez que ouvi essa música aí, e a frase fora do texto foi minha pergunta ao Iludido, só isso. .
          ST
          (27/03 – 16:00)
          hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    2. Ilustre e sensato Tim Maia, lembro bem dessa música… esperemos que o Flu asa 2018 não seja uma ‘nuvem passageira’ e volte a se comportar covardemente como gostam as Alices e pollyanas. E, esse negócio de ‘troca-troca’, quem gosta muito são 2 amiguinhos que eu não vou citar quem são, mas que já acabaram de comentar…

  17. Chato comentar isso em um momento de alegria, mas fazer o que.
    Vamos lá, como diria Raimundo soldado: uma coisa é uma coisa, agora outra coisa é outra coisa.
    O time e todos jogadores estão de parabéns pela conquista do segundo turno.
    Demonstraram um garra há muito tempo não vista e que 99% dos Tricolores pediam, a continuar assim, temos chances reais de ganhar o Carioca, esse sim é um Título.
    Agora, começam a aparecer alguns membros da flusócio (antes sumidos), no caso o tesoureiro desde o tempo do garoto da terra do nunca e começa a falar asneiras.
    A garra dos jogadores e a conquista do segundo turno não apaga as inúmeras cagadas feitas por este grupo desde que assumiu o Clube e nem ressarcem os cofres do Clube dos prejuízos por eles causados.
    Os jogadores e comissão técnica estão de parabéns, agora este grupelho, tem é que mostrar o resultado da auditoria feita no clube.

  18. Frase épica do PCA:

    “até porque pelo que sei trabalhador nenhum pode ser impedido de trabalhar, e, logicamente, onde se sentir bem”.”

    Segundo o nosso amigo PCA (que está de posse de uma procuração do gustavo escapa para defendê-lo), o servidor público e o celetista trabalham onde se sentirem bem. Eu jurava que o trabalhador tinha que desempenhar suas funções onde o empregador determinasse.

    Hoje mesmo já falei para o meu chefe que só me sinto bem trabalhando em casa. Parece que ele não gostou muito. Eu queria ter um patrão como o PCA.

    Acorda,PCA! Se jogador só jogasse onde se sentisse bem, não haveria jogador estrangeiro na China, países árabes, Turquia, Rússia e adjacências etc…

    ST

    1. Uncle Jack… releve… ele está tomando por base o planetinha rosado que ele vai sempre com os outros pat… ops… membros da Confraria dos Cavaleiros da Roda Rosada. Lá o jogador joga onde quer, no dia que quer, treina se quiser e a torcida deles bate palminhas para tudo.
      Por isto ele age assim, brabinho com quem não deixe os jogadores, dirigentes, treineiros, etc, fazerem como quiserem e… de vez em quando… vencerem. Aí quando vence ele se solta e ai da gente.
      Mas no fundo, bem lá no fundo ele é uma pessoa alegre e extrovertida e adora dar pulinhos e bater palminhas para tudo e para todos… ainda mais se os jogadores forem altos, fortes, espadaúdos, etc… aí vc não pode falar mal deles nunca senão…
      Ele anda preocupado porque não apareceu um substituto do Cone para ele e o Marmundinho adorarem… O Pedro é muito novo, eles gostam de caras cascudos… kkkkkkk
      SSTT

        1. Gui de Cupuar, Roda Rosada é o gênero, enquanto a Rodela Rosada seria a espécie. kkk Em tempo: o Ricolorzinho é expert em roda e rodela! Foi redondo é com ele mesmo.

  19. Como já disse antes, o atual elenco, limitado, tem deficiências em algumas posições, contudo tem mais vontade que o de 2017, daí que a expectativa é de melhores resultados. Esse é ponto, e pelo menos por enquanto, não nos torna competidores no Brasileiro. Participantes, sim, com viés de melhor classificação que a do passado.
    Não diminuo qualquer título, que deve ser comemorado em sua real dimensão. Então, sob essa métrica, vamos comemorar a conquista da Taça Rio.
    Pedro, mesmo tendo participado de gols ontem, perdeu uma série incrível de chances claríssimas, daí que ainda o considero inabilitado para ser titular do Fluminense.
    Sem dúvida, nosso melhor jogador contra o Botafogo, e já foi bem contra o Flamengo: Júlio Cesar. Se repetisse suas frágeis atuações do até o jogo com os urubus, o placar seria outro. Como também seria se Pedro tivesse melhor qualidade técnica.
    A decisão, a valer, começa com as semi finais.

    1. Uma análise mais realista…
      O que vi nos melhores momentos foi um quase bombardeio do Botafogo no final do primeiro tempo. Se eles metessem uns dois gols ali… sei não. Se fechariam em copas e já sabemos como o time se comporta contra adversários assim.
      Acredito que o time se portou bem contra o Flamengo e o Botafogo porque eles saíram para o jogo e nosso time aproveitou bem as chances que teve. E a vantagem do empate ajudou muito.
      O Asco deverá ter de sair para o jogo também. Porém se eles fizerem um gol primeiro… hmmmm… Vão ficar fechadinhos na defesa e…
      SSTT

  20. Seja lá o que vocês achem do rapaz.

    Mas estou querendo mesmo que vocês, que sabem de todas as coisas lá no coração do Flu, expliquem sobre o contrato do Scarpa com o clube, quanto ele deveria receber líquido todo fim de mês, mas que não recebeu, e qual é o valor da multa pela rescisão unilateral de uma das partes.
    Não estou querendo criar caso, não. Só quero saber disso mesmo.

    Se ninguém consegue responder isso, então não tem cacife para fazer acusações a um cara que esteve lá por muito tempo sem dar alteração.
    (26/03 – 13:00)
    pipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipipi

  21. Bela e emocionada crônica, caro Garcez.
    Você é craque nisso.
    Me permita discordar, porém, quando você assinala que foram cometidos desatinos gerenciais, quando o elenco caríssimo, cansado e improdutivo foi eliminado.
    Gorduras que empurramos para adversários, o que é outra vantagem.
    Podem ter havido outros “desatinos”, mas este não foi, na minha opinião.
    Conversando com um amigo flamenguista logo após nossa vitória, ele confessou uma certa inveja da juventude do nosso tricolor e disse ser insuportável ver jogadores que retornaram de clubes europeus, porque já não tinham utilidade para eles, passeando em campo sem se exporem fisicamente e prejudicando a equipe.
    Eu também não suportava mais nosso time desde 2013, quando escapamos por sorte do rebaixamento definido no campo e quando em seguida jogadores irresponsáveis e sem vontade, tiveram contratos milionários renovados por 4 anos …. inacreditável …., porque eram a “Espinha Dorsal”, segundo Celso e Peter, os campeões da incompetência tresloucada.
    “Espinha Dorsal” do fracasso.
    Deu no que deu!
    E talvez, se não tivesse esta tragédia de má administração, teríamos ainda nos nossos quadros Richarlyson e Wendel.
    Torço muito pelo sucesso destes jovens.
    Não gosto nem de pensar em “reforços” decadentes e caros.

    1. Faço suas as minhas palavras.
      Lembro que desde a metade de 2012, os “Asas Negras” queriam uma reformulação do elenco ao final do ano dando mais valor a base (que vencia quase tudo à época) e com uns dois ou até uns 4 do elenco atual, fomos devidamente chamados de tudo possível… até de “framenguistas” porque tínhamos um timaço e coisa e tal e era impensável não manter aquele time e… o resto sabemos como ficou. Uns diziam que seria um caos contar com garotos no time.
      Ficou exatamente como os “Asas” temiam a médio e longo prazo.
      Passou o ano de 2017 remontando tudo e agora em 2018 refazendo tudo de novo, coisa que poderiam ter sido feitas sem desgastes lá atrás quando ainda tínhamos uma supremacia.
      Mas como brasileiro só sabe colocar tranca depois de ter sido assaltado… parece estarem tentando fazer por necessidade.
      Se der certo… parabéns. Mas ainda acho estar sendo feito de forma amadora. Mas… podemos estar errados e sermos surpreendidos.
      Só lembrar que o Flu sofre de décadas a fio de incompetência gerencial. Até o laureado Horta fez caca ao se desfazer da máquina tricolor pensando em melhorar o futebol do Rio de uma forma geral. Perdeu uma chance enorme de nos colocar em outro patamar no futebol brasileiro.
      Uma pena que isto não é somente conosco. É algo geral no futebol brasileiro que até hoje não aprendeu a ser profissional.
      Só ver como falam da gente aqui em:

      https://extra.globo.com/esporte/revista-chama-brasil-de-decadente-diz-que-neymar-tem-imagem-manchada-22527078.html

      Vamos “torcer” para que a “Ernest Young” (é assim mesmo?) tenha feito um bom trabalho e tenha apontado uma direção para nossos dirigentes. Vai que… nossos “garotos” não tenham apenas a vontade de se mandarem para a Europa.
      SSTT

      1. Ahahahahh, O companheiro Jasinto acertou na mosca, melhor dizendo acertou na asa dos Asas Negras! Xiii complicou! Os Asas de rapina tão virando CONDOR! Morrendo de dor! kkkkkk
        Ricolorzinho, que papo é esse do amiguinho Nando dizer q o Abel virou asa? e como fica essa bicharada Asas Negras com o Tapir? kkkkk quem vai montar em quem? será o titio Limonta? e como fica o Gui de Cupuar? Resolve isso aí? kkkk

        1. Mas é só ver, Oni, que o asa de Brasilia relembra exatamente o que ele falava do time de 2012, esculhambava tanto quanto nesses últimos anos, esse time que, naquela metade do ano, estava bem a cavaleiro para ganhar o título no fim com três rodadas de antecedência,, melhor defesa, melhores numa porção de coisas. .

          Então, lá, em 2012, ele, por despeito, já não aceitou aquele título tricolor, e quer aparecer pra cacete quando o time faz um bom resultado, conversa uma porrada de bobagens – isso, sim, que não diz nada, não tem nenhuma palavra lógica – e acha que está abafando.
          (26/03 – 17:00)
          bobobobobobobobobobobobobobobobobobobobobobobobo

          1. PCA, o pessoal precisa entender que time de futebol tem ciclos. E precisa ser renovado. Esse é o trabalho da presidência em conjunto com a direção técnica. Quem esculhamba tudo é a dupla dinâmica mídia x incautos. Exemplo é o atual time do FFC, a menos de 15 dias não prestava.

            1. Eitaaaa… deixa eu ver se entendi… vc está tentando mostrar para o baiano capixaba rosado que ele precisa enxergar sem o oclinhos róseos? Vai ser difícil… kkkkkkkkk
              Explica para ele que mesmo vc vencendo é preciso ter um processo de renovação para não cair na mesmice… é só mostrar 2013 como foi. Mas tem que tirar os oclinhos para ver isto.
              SSTT

      2. to contigo candango burgues bacana, o time era tao bom mas tao bom que foi rebaixado em 2013 e salvo pelo gongo ou melhor pelo urubu e pela corrupta portuguesa.
        nos avisamos em dezembro de 2012.

    2. caro Goncere, o edinho, o diguinho, o carlinhos, o brunete, o rainer tao dando sopa no mercado,
      seriam bons reforços para o brasileirao? viriam com o salario “reduzido” igual ao do gum.

  22. Em homenagem ao amigo Reis e turminha, lá vai minha visão sobre o jogo :

    ° Atuação irretocável, como coletivo, grupo que se doa, que se ajuda, em suma : TIME.
    ° Atuações irretocáveis sob o ponto de vista individual. Todos jogaram bem.
    ° Embora alguns tenham se destacado.
    ° Na minha opinião – e na ordem – estes de melhor desempenho entre os bons foram :

    ° Julio César – em dia de ” Julio César Castilho”. Não precisa dizer mais nada.
    ° Pedro – errou algumas vezes …. para tentar fazer o impossível. E foi decisivo quando acertou.
    ° Ayrton – este menino está voando baixo. Vai ser assediado não demora muito.
    ° Como bloco indevassável : Renato Chaves, Gum, Ibañez, Richard e Jadson.
    ° Como guerreiros incansáveis : Gilberto, M Junior e demais que entraram em campo.

    ° Destaque de honra para o Abel, que desta vez ficou ligadíssimo e não inventou.

    Em minha opinião, não há como olhar o passado recente e dizer que este time já perdeu para A, B ou C, que foi eliminado da Copa do Brasil, da Taça Guanabara, etc.
    Isto porque é um time em formação, e – pior – extraído de elenco curto e carente.
    Elenco este que precisa de pelo menos três reforços, como dito aqui trocentas vezes.
    Um zagueiro, um meia pensante e um centroavante.

    A questão é que – à medida em que o time encaixa – estes reforços passam a ser necessários tão somente para compor elenco e disputar posições. Nenhum deles para chegar e ser escalado.
    Não, enquanto o time continuar jogando o que tem jogado.
    Sim, pois já começa a haver o questionamento :
    Um meia para entrar no lugar de quem ? Do Jadson ? Do baixim ? Do Sornoza ? Sem chance.
    Um centroavante para deixar o Pedro no banco ? Ninguém arriscaria no momento.
    Um zagueiro para entrar no lugar do Gum ? Do Ibañez ? Do Chaves ?
    Isso tudo diante do que estes citados estão jogando, se doando ?
    E formando uma defesa intransponível e um ataque imarcável ?
    E melhorando a cada jogo?
    Não ! Creio que não ! Seria uma brutal injustiça.

    Têm que chegar, precisamos deles, mas quanto mais passa o tempo mais o time encorpa e estes reforços passam da condição de quem iria” chegar como titular ” para a de quem irá entrar no elenco, disputar as vagas e permitir as inevitáveis substituições no fio desencapado que é o Brasileiro.

    Isto é o que penso, sujeito a chuvas e trovoadas e respeitando quem discorde educadamente.
    Sim, porque a educação não é um requisito de uso aleatório, por conveniência.
    É um dever de cidadania.
    12:15>26Mar

    1. @amauryrio:disqus , viu que o que eu disse sobre a torcida ser reflexo do time? Bastou jogar com garra e vontade contra o Flamengo que a torcida já se portou de outra forma e foi em muito mais número contra o Botafogo. Espere o mesmo para o clássico de quinta! Torcida gosta é disso, o time pode até não ganhar nada, mas se continuar com a raça, vontade e determinação desses últimos dois jogos, a torcida comparece.

      No mais, concordo que por ora o time não pode ser alterado. Caso venha esses reforços que você comenta há tempos, seriam banco. Mas seriam importantíssimos para o desenrolar do brasileirão, que é longo e suscetíveis a vários desfalques por cartão, contusão, etc. E claro, ao longo do ano podem assumir a titularidade, dependendo do desempenho.

    2. “Ayrton – este menino está voando baixo. Vai ser assediado não demora muito.”

      Só espero que ele não siga os passos do Queens quando jovem, que tambem bastante assediado não resistiu, precipitando a queda da ‘bastilha’.

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
        A bastilha não cai; só muda de colocação nesse súdito. Sei que está corroído com tudo, mas sempre aceitou bem.

        1. Reis de paus , mesmo sendo remunerado pela Flu Ócio, vc ha de convir que”defesa intransponível’ e ” ataque imarcavel” é um exagero digno de riso.
          Custa me crer que seu contrato com o A Bad o obrigue a concordar até com esse tipo de sandice …

      1. Entrou o Douglas (que jogou muito mal, concordo) porém o Jadson é que foi fazer a FUNÇÃO do Sornoza, puxando contra ataques velozes – até então meio que ‘travados’ pelo equatoriano – e (pasme) fazendo seu belo gol em um destes contra ataques.
        Por isso não critiquei a substituição, caríssimo Tim.
        A propósito, preste atenção na habilidade técnica, na velocidade e na visão de jogo do Jadson. Talvez você até veja nele qualidades para a função de quarto homem de meio campo.
        Gostaria de ler sua opinião a respeito, meu caro.
        09:45>27Mar

        1. um meia verdadeiro, de boa tecnica pode perfeitamente ser adaptado para jogar de volante ate de zagueiro mas um volante limitado como o seu “querido” jadson por mais que tente jamais sera um meia de criatividade.
          o jovem lateral airton seria o indicado na minha avaliaçao por possuir tecnica apurada.
          sds.

  23. STT.
    Alguém aqui ainda tem dúvidas quanto a qualidade do nosso centro avante chamado Pedro? Muitos aqui gostam de desvalorizar e achincalhar nossos jovens valores da Base. Ainda bem que como vocês, o vendedor de ativos não percebeu o quanto o Pedro é um centro avante excepcional. Vai nos dar muitas alegrias.
    Saudações Tricolores.

    1. Releve as cobranças. Elas são normais entre torcedores ansiosos.
      Penso parecido com vc e desde ano passado que falo que ele deveria ter entrado mais vezes naquele carioquinha. É para isto que tem de servir este campeonatinho de terceira: dar rodagem para os garotos. Treinar dois times diferentes para por em campo.
      Mas o treineiro do século passado não podia sair da estratégia A porque ele não tem outra.
      Vide o que a galera falou contra o Avaí… perdendo os jogos e ele mudou o que mesmo no time? Nada. Aí o técnico do Avaí agradeceu e… pelo menos foi isto que entendi dos comentários.
      SSTT

      1. O melhor lance do jogo foi dele, na assistência de futvolei no gol do Marcos Junior. Só vi outro jogador fazer isso e no mundo todo: Romário, mas … como foi o Pedro … Falam que ele erra muitos chutes a gol, pelo menos ele estava lá para concluir, como sempre, quando começar a acertar (questão de tempo), como no sub-20, quero ver qual será a desculpa para critica lo.

    2. Por falar no vendedor de ativos, o pessoal do marketing tinha que convencer esse Abad a ficar fora das fotos do Fluzão,
      pô, o cara é ridiculo, parece aqueles meninões que empacotam as compras nos mercadinhos da periferia.

      Pior que isso só se sair a foto do Abad com o Mundin e o Queens,
      aí tambem é o fim, não dá nem recuperação judicial.

      1. Sabe que é divertido, a par de sempre politicamente incorreto: um meninão empacotador acabou com você hahahahahahahahah
        E nem começou ainda. Já pensou se for com sua foto toda amassada depois do show de ontem?
        Sua sorte é que perdeu o torno de mulambo-mor para uma criatura das trevas que apareceu no pedaço.

    3. prezado Juarez, Pedro tem se precipitado em certos lances, as vezes fica muito afobado vide alguns chutes lances contra o urubu e foguinho quando poderia ter dominado a bola.
      em relaçao ao Dourado e que este bate muito bem penaltis, tem seu valor mas precisa ser melhor orientado pois ha momentos para chutar e para controlar a bola.
      ta indo bem, tende a evoluir.
      sds.

      1. Grande cantor, não vai demorar muito para que as deficiências sejam sanadas. Ele é jogador do Fluminense. Superará o ouro de tolo.
        Abraços Tricolores.

  24. E isso aí, galera feliz, que “sempre acreditou neste time”. (?)

    Esses vagabundos, lixos, ganharam umazinha que não vale nada, e, por isso, não deixem de exigir que eles treinem hoje o dia inteiro, amanhã também, quarta inteira, e que, na quinta, treinem pesado pela manhã, e que vão para o Maraca correndo, em vez de ônibus, porque esses mercenários ganham muito bem e são bem alimentados para aguentar esse tranco.
    Os chefes de quadri…opa, de torcida que dizem que é bom dar porrada em jogadores, fiquem atentos.

    Vão ao estádio e vaiem esses caras logo que entrarem e campo, e gritem, em uníssono, “fora, Abel, fora, Gum, fora, mão de alface Júlio Cesar, fora todos, porque “vocês querem o seu Fluminense de volta”, e, com esses “apequenadores do Fluminense” não dá para crer em nada.

    Eu, como tantos, estou esperando a diretoria trazer boa parte dos jogadores brasileiros que estão na Europa de volta, e pra já, dar duzentinho de salário a cada um, e aí eu volto a torcer pelo Flu, porque, com esses que estão no time, eu nunca perdi meu tempo, e nem perderei mais, porque futebol é ganhar, ganhar e ganhar, e quem pensa ao contrário não entende nada desse esporte.

    Mas estou estranhando que o final do post de hoje não mandou “todos aos botes”.

    Saudações tricolores para quem “rói os ossos” em certas horas, não para quem só quer filé.
    (26/03 – 11:00)
    foratrairasforatrairasforatrairasforatrairasforatrairasforatrairasforatrairas

    1. Hahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahaha… o que seria deste blog sem suas sandices?
      Juro que me diverti… podes crer.
      Agora é só esperar os outros dois patetas da “troupe” acompanharem vc e desandarem a escrever abobrinhas.
      SSTT

    2. “… na quinta, treinem pesado pela manhã, e que vão para o Maraca correndo, em vez de ônibus…”

      Isso é sadismo ou piada? Mas que foi engraçado, foi!
      Abraços Tricolores.

  25. É isso aí, pessoal. Desnecessário dizer que, depois que o Abel se tornou um ‘asa’, esse time mudou da água para o vinho. Como é bom ver o Fluminense jogando como um time grande, e não com aquela pasmaceira dos últimos 5 anos… Parabéns, Fluzão! Mais uma vitória com a marca dos asas. Acho até que o Estatuto do Fluminense deveria ser mudado, e deveríamos ter uma águia (símbolo dos asas) como mascote.
    Esse é o verdadeiro time de guerreiros, bem diferente do time das Alices da Flu sócio, que foi eliminado de maneira patética pelo Avaí. Observem a mudança de postura, depois do jogo contra o Avaí de Madrid. Só não enxerga quem não quer.

    Amiguinho Oni, estou ficando preocupado com vc… tocou no meu nome umas 7 vezes (eu hein). Tô ficando desconfiado, cara. Sei que lá no fundo, vc quer deixar de ser ‘torcedor Alice’ e virar asa. Vou enviar uma solicitação ao grupo… mas fique sabendo que para se tornar um torcedor aguerrido e sem frescuras, deve primeiro passar por um teste (não esse farináceo que vc está pensando), semelhante ao do filme ‘Um homem chamado cavalo’… na verdade é um ‘ritual’. De fato, não será possível tirar toda a frescura de vc (não aceitar críticas, querer só elogios à qualquer jogador, fazer beicinho se alguém não gosta da postura do time, etc…). Mas vc poderá se tornar um ‘asa genérico’, amiguinho… no fuuundo é isso que vc quer, não é?

    1. Bem no fundo o Marmundinho é um cara gozado. O sonho dele é ser aceito pelos “asas”. Só que ele quer fazer isto soltando a ave que tem dentro de si. Ele ainda não definiu que ave é esta… uma franga, um pavão, uma andorinha…
      O outro cavaleiro rosado capixaba baiano agora passou a me tratar mal. Acho que fui duro demais com ele e o machuquei. Só pode. Relaxa PCA… sei que as vezes sou bruto, mas eu acho que vcs tem de existir senão aqui ficaria sem graça. Vcs trazem leveza e chegam a ser até inocentes ao defender o indefensável.
      Desde 2012 que o Flu anda em uma descendente sem fim em praticamente tudo. Aí quando tem uns estertores de parecer algo como um time os “rosáceos” desandam a tentar nos ridicularizar. Mas tudo bem… gostaria eu que isto permanecesse sendo assim sempre. Pena que o passado do Tapir o condena. Vamos ver a validade desta boa fase.
      Tomara que dure muito, mas… como já diz sempre o grande filósofo do blog Tim Mala…
      SSTT

    2. Amiguinho, faz mais previsões kkkkk Já sei… o negócio é por ordem de letra, primeiro leva o Abelão, depois o Abad. Já, já leva o notável Peter Siemsenn. kkkkkkk

  26. Rapaz você é um desorientado! O time vivendo um grande momento, você deixa de curtir e tenta tumultuar o ambiente! Toma vergonha seu cabra. Procura fazer algo de positivo. Vai varrer a casa, vai lavar uma bacia de roupa cheia de calça jeans. Tome tento.

    1. Onivaldo não perde essa mania feia de querer pautar os outros … nos meus bons tempos de ginásio, alguém com um nome desses já seria abatido por uma saraivada de bolinhas de papel toda vez que tentasse abrir a boca…
      Chegará o dia em que a tecnologia da realidade virtual nos permitirá fazer isso através da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *