Cheirando mal

A primeira quinzena de janeiro encerrou com o anúncio da contratação de Gustavo Scarpa pelo Palmeiras – valendo-se de uma liminar concedida pela Justiça ao jogador – e, à noite, com a despedida desonrosa do Fluminense na Florida Cup, derrotado por 3 a 1 para os equatorianos do Barcelona.

O clube tenta respirar em meio à chuva de fatos negativos que acompanham seu noticiário – muitos por conta de erros administrativos, como os processos de atletas dispensados com contrato em vigor –, e o time volta ao Brasil com a descrença da torcida na bagagem.

Desta vez, nem o velho discurso de que a equipe ainda está em fase de preparação serve como muleta. O Fluminense tem um elenco enxuto, limitado do ponto de vista técnico e emocionalmente mexido, devido aos inúmeros problemas que acompanham o seu dia a dia.

Custo ainda a crer que a diretoria não vá se mexer ante tal cenário. Será que não aprenderam nada com os erros da temporada passada? Por enquanto, os mandatários tricolores vêm cumprindo à risca o manual dos rebaixados.

A carência é tanta que nem mesmo para o anêmico Estadual o elenco parece o bastante. O time estreia quarta, às 16h30, contra o Boavista, com um time alternativo, embora isso soe até como uma brincadeira, já que nem bem com uma formação titular o Flu conta hoje.

Da experiência nos Estados Unidos, nota-se que Abel, por falta de opção, optará, ao menos para este começo de ano, por uma formação com três zagueiros (Marlon e Gilberto, que atuam como alas, farão a recomposição ao lado do trio) e uma linha de três no meio, provavelmente formada por Douglas, Richard e Sornoza, embora Jadson e o menino Ibañez, zagueiro de origem, também tenham agradado ao treinador.

Com a indefinição sobre o futuro de Henrique Dourado, o ataque segue sendo uma incógnita. A princípio, só Marco Júnior, autor do gol tricolor contra o Barcelona, parece garantido.

É o que o Flu tem para hoje. Parece bem pouco.

E é.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

130 thoughts on “Cheirando mal

  1. O Fluminense está interessado no zagueiro Marllon, ex. Ponte Preta.
    A reportagem lembra que, caso se confirme a contratação, este será o terceiro zagueiro que o Fluminense contrata da Ponte!
    Os dois anteriores foram Gum e Renato Chaves!
    ***
    Eu sou um merda!

    1. Tava pensando a mesma coisa, Luiz Antonio. A Ponte se tornou nossa principal fornecedora de barangas. Contratar perebas da macaca virou fetiche para essa diretoria de mer….

  2. Não existe transparência estão desvalorizando a camisa com permutas estranhas e como que vão conseguir dinheiro, quem seria a empresa que vai colocar dinheiro sabendo que pode permutar , são uns brincalhões

  3. E as dispensas desses jogadores sem uma conversa antes para tentar acordo para diminuir salário ou rescisão de contratos , não expõe o clube e os jogadores , lógico que todos sabem que isso não daria certo e o Gustavo Scarpa é a cereja do bolo que faltava , lembrando Henrique Dourado esta tendo paciência se não pagarem é outro que sairá de graça.

  4. João boa tarde , estou achando vc muito calmo nas palavras para relatar o que está acontecendo no Flu , vc tem Blog de muita importancia para nós tricolores , João é muito amadorismo é bobagem em cima de bobagem , vc tem que encabeçar uma revolução entre nós torcedores para reagirmos a isso que esta acontecendo nos abastecendo dos fatos verdadeiros que hoje acontece dentro do clube .
    Ano passado João vendemos o Richarlison e o dinheiro foi dito que pagaria todos os atrasados (mentiram) e ainda gastaram com um jogador 2 milhões de euros(Robinho) tem gente levando dinheiro e muito nesse negócio e outra não compareceram na audiência de Levir perdendo a ação , isso é só que me lembro rapidamente .
    Vcs tricolores da capital tem obrigação de cobrar do Conselho Deliberativo ações contra isso tudo , na minha opinião isso é ja é suficiente para mostrar no mínimo má gestão .
    Vamos reagir

  5. Será que será mesmo essa a escalação do Fluminense para esse jogo contra o Boavista:
    Júlio César; Dudu, Frazan, Reginaldo e Ayrton; Luiz Fernando, Marlon Freitas e Caio; Robinho, Romarinho e Pedro?
    ***
    Um meio de campo só com volantes? Será que não tem (e tem, pq eu sei que tem) nenhum meia nessa base nossa?
    Atacante, Dudu, de lateral direito!
    Marlon Freitas de novo!
    Romarinho de novo!
    ***
    E prá piorar ainda mais o que já está ruim, ainda escalam Marcelo Mulambo de Lima Henriques prá apitar esse jogo
    ***
    Eu sou um merda!

  6. Estou a imaginar como será o comportamento do time do Fluminense no carioca haja vista o verdadeiro caos criado pela gestão diante da falta de reforços e para piorar, atrasar salários de jogadores.

    Quando vier a primeira porrada, muita coisa ainda virá a tona e somente a saída do Abad poderá ainda salvar o futebol do Fluminense.

  7. Dois meses de salários, quatro de direitos de imagem, férias, décimos terceiros e FGTS….
    Está chegando a hora do Dourado, gente!
    Depois virá outro, e mais outro, e mais outro.
    Todos ingratos com seu digno e notável patrão.
    Pois é. Haha!. Kkk

  8. É inacreditável como desancam o Fluminense, com a ‘crítica pela crítica’.

    Se fosse apenas a Flapress eu até entenderia. Mas, …. até entre tricolores de quatro costados ?

    Reclamam de todas as formas o fato (inconteste) de que a imprensa persegue o Flu, fazendo dele a ‘Geni’ da moda !

    Então pergunto : o que fazer para reverter este quadro ?

    Resposta : profissionalização da direção do futebol e relações externas com a mídia pesada.

    Pois bem : o CEO do Fluminense (Freire) é ‘ flagrado ‘ pelos papa-moscas em um jantar de confraternização ao lado de :

    Galvão Bueno, ‘dono’ da Globo Esportes.

    Roger, comentarista do Sport TV.
    Caio, comentarista do Sport TV.
    Denilson, comentarista do Sport TV.

    O que poderia ter mais peso na mídia esportiva que este grupo da elite da Globo TV ?

    Aí, vêm as lavadeiras de beira-rio fofocar, dizendo que ‘não era ora do CEO comemorar nada, enquanto o clube passa por uma crise ‘…. e blablabla, mimimi, tititi, trololó.

    É de doer, tamanha pobreza de espírito e indignidade profissional.
    E insistem em jogar ‘me&d@ ‘ na pobre ‘Geni’ da vez, nosso querido Fluminense.

    11:03 > 17Jan.

    11:

    1. Concordo em partes. O único problema é que o cerne da notícia é o abandono aqui bem distante também pelo Abad . Nesta notícia o sujeito oculto da foto é o X da questão. Os 2 teóricos maiores responsáveis administrativos se ausentam ao mesmo tempo. Se um estivesse lá fazendo lobby e o outro colocando a cara de frente aqui não haveria problema algum, ou melhor, não haveria tanto problema, mas….

    2. Amaury,

      Você deve ter feito confusão.

      A imprensa noticia que quem ficou chateado com esta situação do CEO em Orlando foi a cúpula do próprio Fluminense. Não li nada sobre a imprensa fazer crítica sobre a saída do CEO com os comentaristas.

      Como você deve saber, o Clipping é uma clipagem – porque é como se fosse uma seleção de notícias através de clips que prende papel e outros semelhantes – que, no caso, é sobre o Fluminense.

      Penso que a vantagem é que quem quer saber notícias sobre o Fluminense, não precisa ficar indo em várias mídias eletrônicas, pois pode ler exatamente o que desejar apenas pelo clipping de um site.

      Por sua vez, até onde sei, o site não é oficial e sobrevive economicamente dos acessos dos leitores. Logo, quanto menos notícias, menos acessos.

      Mesmo sendo tricolor, não me parece razoável que o site apenas publique notícias positivas. Eu mesmo falo em transparência e, por isso, quero saber tudo o que se passa com o meu clube, ou, ao menos, o que dizem na imprensa.

      Por isso gosto de acessar o Netflu, que me permite ler apenas a notícia que me interessa, escolhida pelo título, inclusive com o meu 4G na rua, sem que eu tenha que ficar acessando sites com notícias que não desejo ler ou que sequer tenham novidades sobre o meu clube, gastando à toa o meu acesso à internet móvel. É bom para mim, economicamente, e é bom para o site, economicamente, até porque, até onde eu sei, não é site de uma torcida tricolor, mas de torcedores do Fluminense, que se propõe a divulgar todas as notícias por clipagem.

      Então, se como disse o Portal UOL a própria cúpula do Fluminense ficou incomodada, parece razoável que os torcedores se posicionem sobre isto como algo ruim, e outros critiquem, achando que a cúpula tricolor não deveria ficar irritada ou abalada com o episódio.

      ST

    3. Prezado Amaury,
      Acho triste e lamentável tamanha pobreza, este tal de net flu então, nem se fala.
      E os incautos, principalmente a garotada, embarcam fácil, fácil, vide comentários de cada “manchete”. A forma que repercutem, distorcem e veiculam a informação é mesmo muito indigna.
      Mas o Fluminense sobreviverá, sempre.

      Saudações Tricolores!

  9. Meus amigos, despachei para Saquarema, aos cuidados do Abel, por SEDEX, um tubo de Xilocaína e outra de Hipoglós para todos usarem antes e depois do jogo, respectivamente
    Pois hoje, sem dúvida, com esse time fake, vamos levar uma enrabada formidável e dolorosa!
    Aguardem!

        1. Quer dizer, amiguinho, que você sabe que tanto faz gelo ou a gelada ajuda nessa situação pós-traumática? .
          Então, você está por dentro do problema mesmo.
          (17/01 – 15:50)
          hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

      1. Opa, opa, opa

        Mas vocês estão afirmando que essas pomadas e gelo ajudam nessa profilaxia específica?
        E que o Nando entregará esses “remédios”, e que ele tem know-how para explicar como a coisa funciona quando alguém é atingido? Humm, humm, humm.
        Tá ruim, Vá lá, amiguinho, e ensine direitinho.
        (17/01 – 11: 00)
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

      1. Rsrs, estava pensando em sair uma hora mais cedo, mas não sei nem se o Flu terá 11 pra colocar em campo. Não tenho dúvidas que o verdão é mais time até que o titular do Flu, quanto mais o reserva. A que ponto chegamos com essa trupe dos horrores.
        FORA ABAD!
        FORA FLU SÓCIO!
        p.s.: Aquele campo tem um sol pra cada um… sugiro um guarda sol e muita água.

  10. Caros,

    O CEO é o limite (da paciência da torcida)! O que faz mais este aspone nesta diretoria? Quanto ele ganha? O que ele faz além de mandar uma barca de jogadores embora sem medir as consequências que virão pelas dívidas acumuladas com eles? Parece que era da turma do Nuzman no Comite Olímpico..

    SDs T e Fora Abad!

    1. Ele foi resgatado da gangue do COI pelo Abadé da Bahia para a dele. Veio do volei, não entende nada do ofício. Ganha mais do que qualquer jogador do elenco.
      Abraços Tricolores.

  11. Caros,

    Quanto será que ganha um militante Flusócio para fazer a defesa sistemática do indefensável? A defesa da mais canalha (porque mentirosa) e incompetente administração em décadas que está à frente do Fluminense nos últimos sete anos?

    Pergunto porque sei de gente que prejudicada pela reforma trabalhista golpista está precisando fazer um extra e como Fausto pode vender também a alma ao diabo. Deve ser mesmo uma boa grana não contabilizada que sai dos cofres do clube.

    SDs T e FT e Fora Flusócio e Fora Abad!

  12. Amaury, com todo o respeito que você merece, o Abelstado teve um acerto na sua vida como treinador: no momento em que ele decidiu pelo gabiru. Essa foi a pedra filosofal para o resto da sua vida. Fora esse fato, o Abelstado como treinador é igual à defesa que ele elegeu como a melhor. Ou seja: ele como treinador é uma bosta! Como treinador.
    No 3-5-2 os alas devem ser os laterais avançados, e eu não sei se ele escala os laterais como alas ou se escala, mas manda eles recuarem pra marcar na defesa. Isso é estupidez.
    No 3-5-2 os alas tem que ser uma conjunção de marcador+apoiador+ponta.
    Você sabe disso.
    Mas você realmente pensa que o treinador falou sobre isso com eles.
    Se falou, ou eles são muito estúpidos, pois não praticaram isso, ou simplesmente não falou.
    O Hazard apoiou tanto que hoje é mais armador que marcador. Assim como o Marcelo e o DAlves que são maus marcadores, mas excelentes apoiadores.
    Nesse aspecto o Tite é esperto. Usa os jogadores como eles jogam em seus clubes. Não tentou inventar a roda. Fez a roda rodar.
    Não acho que futebol seja complicado, mas o Abelstado não sabe fazer a rodar rodar.
    Prefiro perder um jogo tentando ganhar, que perder com medo de tentar. Gum e RChaves. Não são nem tentativas. Ou então eles entram em campo sabendo que se perderem o jogo, tem quem assuma seus erros.
    Repito, falo do Abelstado como a ANTÍTESE de treinador.

  13. Pela quantidade de cagada feita por esse grupo de abadetes, parece que eles tem a certeza de que sairão vitoriosos nas batalhas jurídicas que virão. Não vejo como se há dívidas trabalhistas de fato. Não se trata de horas extras inventadas, e esses contratos são anteriores à reforma trabalhista, mas mesmo assim, vou acompanhar o andamento para saber o que será definido pelos donos do dinheiro.
    Com relação ao novo velho time, queria muito saber o que eles foram fazer nos EUA, além de passear.
    No aspecto financeiro, é de uma estupidez fantástica se dermos crédito às lamentações financeiras que se tem notícia. Por mais barato que seja, pelo choro dos abadetes, parece que não tem dinheiro até pra água, imagina pra viagem. Aí tem!
    Pelo aspecto futebolístico, que deveria ser a razão de ser do clube, uma excursão desse porte para fazer dois jogos, com dois times que hoje não cheiram nem fedem, qual é mesmo o objetivo.
    O Abelstado conhece, ou já deveria conhecer, o seu elenco. Então, um ano depois, sabendo quem vai ficar no clube, ele deveria ter um time base para começar a fazer seu trabalho. Se é que ele sabe fazer o trabalho de treinar um time de futebol. O Abelstado não tem motivo nenhum, para justificar as atuações ridículas de seu time. Ele explica, mas não justifica. O elenco é tecnicamente fraco, isso até os ratos da laranjal já sabe. Um elenco que tem rchaves como titular imexivel, é fraco. Mas o PSV é fraco, o Barcelona é fraco, mas o Fluminense não jogou futebol contra esses dois times. E esse fato é de total responsabilidade do Abelstado. Se o Abelstado sabe que o elenco é fraco, e não vai tirar nada desse elenco, ficar no clube é só pelo dinheiro. Esse argumento de amor pelo clube é só a justificativa para encher o bolso, e encobrir – tentar pelo menos -, sua monumental incapacidade de treinar um time de futebol.
    Então, o Fluminense padece e vai padecer ainda mais por:
    1 – ter uma diretoria ou incapaz ou corrupta;
    2 – ter um cara que não sabe treinar um time;
    3 – ter um elenco limitado, mas limitado entre os vinte do BR tem outros;
    4 – ter um elenco que já entendeu: no Fluminense não tem comando;
    5 – ter um elenco sabedor que onde ninguém manda, ninguém faz nada;
    6 – ter um elenco sabedor que podem até não pagar agora, mas depois pagam e com juros e correção monetária.
    Esse é o retrato do Fluminense hoje.
    Alternativas existem aos montes, mas esse grupo que se apossou do clube, quer quase tudo: exceto fazer o Fluminense assumir o posto de protagonista, no futebol brasileiro. Esse grupo jogou na lama, o protagonismo do clube. Esqueceu sua importância para o futebol.
    Nada vai mudar para melhor, enquanto esse grupo estiver em poder da direção do clube. Absolutamente nada!
    Se, repito SE, no comando do elenco estivesse um treinador, de fato é direito, seria possível tentar conquistar títulos. Eu disse TENTAR. Essa mudança de comportamento do elenco poderia, eu disse PODERIA trazer de volta, o torcedor para junto do time. Assim como foi em 2009.
    Já perceberam o tamanho do lodaçal que está o clube.
    Nada acontece por acaso.
    Este Fluminense é a afirmação da Lei de Murphy.
    E ainda tem mais. Aguerdem.
    Saudações aos homens de bem, e aos Tricolores de toda a terra!

      1. Marmundinho, meu querido!

        Voce usa a forma mais corriqueira e deselegante para tentar desqualificar os argumentos uma pessoa. Um debate sempre é o melhor caminho!

        1. Ora Laranjal, você que eles querem debater? Como argumentar a favor dos chefes frente a sequência de gagadas e ao prejuízo evidente que Abad e seus Flusócios estão causando ao Clube? Eles não tem como debater nada, por isso ficam se agarrando ao deboche, ao ódio de sempre contra a UNIMED/ Celso Barros, ou ao pessoal do NETFLU e seus clippings. Onde não há argumento não pode haver debate.

        2. Laranjal, você falou debate? pergunto pq entendo como debate uma discussão entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de expor e esclarecer opiniões ou…
          E, não é isso que vemos aqui no blog.
          Nesse sentido, convido você a mostra-me exposições esclarecimentos opiniões etc., Laranjal, só vejo comentaristas garimpando noticias negativas e fake News, repercutindo-as e muito, muito xingamentos!
          Exemplo clássico, foi a noticia (verdadeira) do M.S conseguido pelo Scarpa. Um tsunami de chiliques beirando nigrinhagem! Mas, pq não fizeram o mesmo quando a justiça negou a liminar do Scarpa? cadê a isonomia? e o mérito só será apreciado em abril.
          Desculpe mas o q você chama de deselegante eu chamo de humor, sátira etc.

      2. Cidadão, releia a última frase com muita atenção e cuidado, tente novamente entender o que está escrito, caso não consiga, peça para alguém de direito, se ainda assim não conseguir entender o sentido da frase, eu não lamentarei. Mas entenderei sua incapacidade de se sentir, como uma das pessoas a quem eu saudei.
        E o Boa Vista e só um time bem arrumado. Nada de mais.
        Esse diálogo acaba aqui.

        1. Zé, quem disse q bebum escreve? lamenta? entende? saúda? dialoga?
          banho frio e xicara de café quente ajuda a ressaca! Vai por mim. kkk

  14. Senhores,

    Há um avatar protesto disponível em várias redes sociais e no próprio Netflu.

    Assumi este avatar como forma de mostrar que sou torcedor consciente e que não estou satisfeito com a forma como as coisas vem acontecendo no futebol tricolor. Não sou tolo. Não aceito qualquer desculpa. E acho que a transparência e a demonstração de boa-fé, sem donos da verdade, são importantes para mudar a realidade ora por nós vivida no futebol.

    ST

  15. Caro João

    Sutil e certeiro como sempre.
    Agora tentemos o imaginar o cenário do jogo de amanhã, 4 horas da tarde de uma quarta feira, torcida desmotivada e clube sem elenco.
    É possivel que tenham algumas testemunhas.
    Que pena tudo isso.

    ST

    1. Não.
      É o reconhecimento de que agora sem meio e sem ataque, o pau vai quebrar na defesa.
      E a defesa?
      Não existe.
      Então f***-** o time!

      1. Caro José Raimundo, não fui claro.
        Interpretei esta frase como uma desculpa pessoal cômica para uma derrota em que ele foi uma figura ridícula com uma atuação desastrosa e que foi decisiva para nossa derrota.
        Um abraço.

  16. Só discordo de uma coisa no seu texto,João.De que não aprenderam nada com a temporada passada.

    Muito pelo contrário.É essa vergonha desde 2013.E durará tanto tempo enquanto houver Flusócio.

    1. Daniel Gomes,

      É como penso em relação ao período caótico do nosso futebol. Porém, acrescento que mesmo campeões em 2012 não apresentamos um futebol proporcional ao investimento realizado. Foi muita grana!

      Já em 2011 começamos esperando Abel, sem treinador de ofício em meio a uma Libertadores e sendo objeto de deboche e até de rejeição de alguns desconhecidos treinadores, já que a nossa “experiente” gestão anunciou que queria, ainda no início do ano, um treinador “tampão”.

      ST

      1. Bem lembrado,Torcedor Tricolor.

        Na verdade a era Flusócio começou em 2011 com a eleição do Peter Siemsen.A primeira trapalhada foi o episódio do Muricy com o Flu disputando uma Libertadores para depois esse mesmo técnico ir para o Santos e levá-lo à conquista do título.

        Em 2012 realmente o futebol não era muito convincente.Porém o elenco era acima da média e por isso fomos campeões.

  17. Caros,

    Abel está ultrapassado, mas é a única referência para os jogadores. Se sair não consigo imaginar quem os flusócios colocariam no seu lugar (me lembro do terrível “Drurys”, que afirmou que não sabia como liderar). Seu trabalho como treinador pode e deve ser criticado, mas o que querem que ele diga? Que o time é mesmo limitado e um m..?

    O problema real, por enquanto não é o Abel, que quer e vai armar sua retranca, mas sim os grandes timoneiros acima. A saída destes imbecis é que tem de ser pedida agora. A torcida focar no Abel é tudo o que a diretoria quer neste momento. Ele é grande e serve como um bom biombo.

    SDs T

    1. Também concordo que ele não seja o principal culpado. Se antes não haviam reservas. Agora então…
      Olhar para o banco e… Nada!!
      A conclusão é muito lógica!
      Entre o que tínhamos de pior, vendemos os menos ruim e nada veio em troca. O que os seres pensantes do Flu pensam que vai acontecer?
      Renatos Chaves e Gum virarão craques. Marco Junior Menino Maluquinho voltou a ser nossa referência no ataque?
      Só podemos esperar muita luta…
      E as desculpas de sempre.

    1. souza lancer,

      Não sei o que ele deveria dizer para a imprensa.

      Já está ruim sem problemas de relacionamento. Imagina se os jogadores estão desmotivados pelo treinador?

      O Abel está longe de ser o treinador que eu queria no Fluminense. Mas a minha preocupação tem sido a forma como enxergam o futebol no nosso clube. A gestão do Horcades não me apeteceu. As que se seguiram, para mim, estão fora de sintonia com a realidade do nosso futebol (brasileiro) ou mesmo, se ela é ruim, e é, para mudá-lo.

      Tenho convicção que só a mudança do treinador não vai resolver. Pode melhorar durante um tempo, mas resolver? Não creio. Pode melhorar na tática e o time não funcionar como equipe.

      Melhor é corrigir a forma de conduzir o futebol. Ou embarca de vez na realidade brasileira ou finca o pé, com quem entenda, em um modelo novo e profissional. Não dá para meter os pés pelas mãos, dizendo que não vai contratar, mas na hora do desespero sai contratando sem maiores avaliações.

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *