É peroba no campo, é o nó da madeira

As águas de março chamaram o Fluminense à realidade. Fechando o verão, aproveitaram para lembrar o clube da proximidade de seu maior desafio na temporada – o Campeonato Brasileiro.

Depois de enfileirar goleadas contra Salgueiro, Bangu e Flamengo (à exceção do Fla, clubes de menor expressão, respectivamente, da Série C e sem divisão nacional), o time teve dificuldades ao duelar com uma equipe da Série B, mesmo jogando no aniversariante Rio de Janeiro.

A derrota de virada por 2 a 1 para o modesto Avaí não elimina o time da Copa do Brasil. Uma vitória simples em Florianópolis leva a decisão da vaga para os pênaltis, já que gol marcado como visitante deixou de ser critério de desempate, de acordo com o seu novo regulamento.

Porém, a desclassificação na competição nacional seria o menor dos problemas perto do que mais preocupa os tricolores – o rebaixamento no Brasileirão.

Em recente entrevista à Rádio Globo, o diretor de futebol, Paulo Autuori, disse que não venderia ilusão à torcida, mas que, por ora, estava feliz por ver que Abel deu (atenção) “um mínimo de competitividade à equipe”.

Promete contratações até o início do Brasileiro, mas, como o dinheiro anda escasso nas Laranjeiras, há dúvidas quanto à qualidade dos futuros atletas.

Contra o Avaí, o “mínimo de competitividade” foi visto no primeiro tempo, quando o Fluminense teve o controle da partida e, vacilante nas conclusões, deixou o campo com um injusto 1 a 1 (o bom zagueiro Ibañez, que acaba de ter seu contrato renovado por cinco anos, marcou seu primeiro gol como profissional).

Renato Chaves levou amarelo e, suspenso, não joga dia 15, na Ressacada

Mas o time se viu desorientado no segundo tempo quando foi pressionado pelo Avaí, que colocou a bola no chão e chegou até com certa facilidade ao gol de Júlio César, situação que ainda não havia experimentado na temporada. Dois gols evitados quando o goleiro já estava batido poderiam ter complicado ainda mais a situação tricolor.

Uma observação ou outra sobre as substituições de Abel poderiam ser feitas, mas não seriam justas neste momento, em que o técnico vem engendrando esforços para fazer do Fluminense “minimamente competitivo”.

Mas sem promessa de vida no seu coração.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

 

184 thoughts on “É peroba no campo, é o nó da madeira

  1. Joao bom dia , em vez dessa diretoria pensar em contratar ídolos, pensar em estratégias para atrair os torcedores para os jogos , eles fazem exatamente o contrário, pensam em jogar em Los Larios e agora pensam no Maracanã mais abrir 25 por cento do estádio, resumindo coitado do CLUBE FLUMINENSE parabéns Flusocio vcs são medíocres.

  2. o flu fez um gol no começo do jogo, se acomodou achando que faria o segundo a qualquer momento e ficou tocando bolinha em camera lenta ate levar o gol de empate por causa do ibanes zagueiro uruguaio fraco que fez um gol e a soberba veio junto pois deu no minimo 03 entregadas de bola perigosas inclusive o primeiro gol.esse moleque estranhamente teve seu contrato renovado por inacreditaveis 05 anos pqp.
    o escroto renato chaves ficou paradao no lance do primeiro gol assistindo o lance de camarote nao marcou ninguem este bosta.
    sornoza nosso unico meia de criaçao sai e entra um volante, o bekenbauer da roça marlon freitas que quiz sair jogando e se deu mal, nao e a praia dele , tentou tirar onda e tomou caldo entao a vaca foi pro brejo.
    pegamos o3 files e quando a gente pega uma carninha de pescoço a gente se engasga nao e disco voador nao identificado ( oni ) ?
    vamos agradecer e nao lamentar tudo e um aprendizado, 2×1 foi pouco, obrigado aposentado gum-pum por aquela defesa a la renato gaucho de barriga.
    ainda bem que o gol fora de casa nao e mais um diferencial senao ja estariamos eliminados.
    se fosse contra a algoz chapecoense ja teria jogado a toalha mas contra o avai ainda da pra reverter o placar so nao pode entrar com o retranqueiro e covarde sistema de 3x5x2 que abdica de um meia para por um zagueiro.
    o baiano-capixaba( tudo e lindo e maravilhoso) nao conhece a estrofe ” e pau e pedra “, vou tentar ativar sua memoria um tanto comprometida pelo tempo.
    “chutar cachorro morto ate eu, menos o barriga verde surfista”
    EU NAO ME ILUDO MAIS COM ABEL , I(EN)GANEZ, MARRON FREITAS E ERRATO CHAVES !
    adamente 497.000 resultados (0,46 segundos)
    Resultados da pesquisa

    Elis Regina, Águas de Março – YouTube
    https://www.youtube.com/watch?v=xRqI5R6L7ow

    1. Ora, Iludido de Padre Miguel.

      Você é um bom espécime da torcida das trevas, e que até não se espanta muito com uma luzinha que pisque de vez em quando.
      Mas o diabo é que vocês todos só veem desgraças quando de um resultado injustíssimo contra o Flu. Fosse empate por dois a dois, três a três ainda vá lá.

      Mas você exalta muito todos esses ex-famosos, homens e mulheres, que morreram de overdose de coca, e que deram exemplo para muita gente meter a cara nisso também.
      Podia está vivinha ainda, com Ângela Maria, Elsa Soares, por exemplo.
      De alguns “homens”, a maioria era bibi, e além de drogas, muitos morreram HIV.
      Gente fina, né não?
      Mas, você já pegou na peroba do campo e no nó de madeira roliça?
      ( 03/03 – 07: 30)
      bibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibi.

      1. Respeitemos a memória da inigualável musa da voz, PCA.
        Até agora incomparavel na interpretação e na qualidade de voz.

        O que fez – e se fez, não sei – em sua vida particular não vem ao caso.

        Baita artista, de fama internacional. Digna de veneração.
        Respeitemos sua (dela) memória, PCA.

        Quem somos nós, para atirar pedras em pessoa de tamanha luz ?
        Desculpe-me pela intromissão no assunto, mas você apunhalou uma voz de quem sou fã!
        Assinado : Amaury~Rio.

        1. Caramba, Amaury!.
          Que tamanha luz uma pessoa que viveu desse jeito, jogando sua vida fora, pôde ou pode ter?
          Se ela fosse mantenedora de um hospital infantil, bancasse uma cheche, tudo isso na sua cidade natal, aí seria realmente um pessoa de grande luz, e esse tropeço na vida até poderia ser atenuado.

          Mas as eu lembro de outras cantoras famosas brasileiras e internacionais, e lembro Doris Day, por exemplo, mesmo muito famosa por suas canções e uma cacetada de filmes, sempre manteve uma linha que nunca descambou para a baixaria.

          Para alegria imensa do João Garcez, Doris dedicou a sua vida quase toda à causa animal, e , ainda hoje, aos 96 anos, mantém a sua Doris Day Pet Foudation, que cuida dos bichinhos,

          Mas, sobre musas da voz, cada um tem a sua. Eu, sempre romântico, gostava da Ângela Maria, da Dalva, e da ótima Clara Nunes, e, quando ouço uns dois cds dela que tenho, noto que é até covardia comparar certas vozes com a dela.
          ST
          (03/03 – 16:00)
          bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

          1. a sua posiçao reacionaria e conservadora nao me surpreende, ao inves de se dirigir a mim ataca uma grande cantora, uma grande tricolora, voce e um paradoxo, um extravagante total, um chato completo, cuidado com o “alemao”, o tal alzheimer, ja ta tomando conta de voce, tudo a ver com o voce pois es nazista de carteirinha.
            prefiro morrer a envelhecer desta maneira
            “eu sempre romantico ” so se for na zona !

        2. uma vez falei e o bajulador mor do peter e do abad o defendeu, nao me importo em ficar velho , eu nao quero e ficar chato e babaca, o reacionario conservador capixaba ao inves de me contestar ataca uma grande tricolor , uma das maiores cantoras do Brasil de todos os tempos, da pena envelhecer desta maneira, se espelhe no espirituoso Goncere.
          se o diazepan nao esta fazendo efeito vai de cianureto talvez melhore.
          pelo que percebo o pai jogou muito duro , tai o resultado.
          voce e aquele personagem do filme “beleza americana”, aquele militar durao que vira a casaca depois se detona.

    2. Tim, com relação a carne de pescoço, lamento, vou ficar devendo. Quem entende de carne dura, crescida etc e tal é o nosso Guilherme, soube q no seu camarim não pode faltar! A propósito, você q entende de pau, madeira de lei, como avalia o nosso Jacques Limonta? o Jacques tá pegando direitinho no pau d’arco? ou pega melhor no pau de peroba?

    3. E ainda teve gente aqui culpando o Ibanez no lance do primeiro gol.
      Sabem nada!
      ***
      Tem neguim que adora o Marlon Freitas…passinho de elefantinho prega presa do caraio, fazer o que?
      ***
      Ibanez é bola, Tim.
      Colocar o cara no mesmo balaio de JC, Renato Chaves, Gum e Marlon Freitas é sacanagem!
      Abços

  3. Sabe o que é mais triste? É saber que seu clube só entra nas competições pra participar. Não temos chance alguma de ganhar nada mais um ano. A diretoria viu que ano passado foi terrível, ai você pensa que eles aprenderam, na verdade eles estão cagando e andando pra gente. Vamos ficar de fora da CB, você acha que eu vou ficar puto? Eu não, vamos sair mais tarde mesmo. Aí vai fazer a final contra o time da globo, 2 porradas de novo e chacota pra eles. Aí vem a sula, ganha de 2×0 aqui e toma de 5 lá na altitude de 4800 MT com Mj e Pedro no ataque. Aí o Brasileirão vocês já sabem né…

  4. Na minha opinião eles entraram se achando os tais, ainda começaram bem e quando tomaram o gol tremeram. Mas o time para o brasileiro é fraco limitado e candidato na briga contra o rebaixamento .

  5. É isso que digo, sobre a tal crise de ‘verborragia’ e ‘diarreia mental’ que toma conta do Abel quando o time vai bem e ele está tendo seus 15 minutos de fama na imprensa esportiva. Fonte – Site O Dia :

    ” Rio – O Fluminense vive uma grande fase. Após seis vitórias seguidas, as últimas três por goleada, o Tricolor entra em campo nesta quinta-feira precisando de gols contra o Avaí, no Nilton Santos. Um quarto placar elástico consecutivo seria excelente para o Tricolor, porém, Abel Braga foi mais modesto.”

    ” Perguntado sobre qual o placar ideal para a partida, o técnico pediu uma vitória sem levar gols.
    Agora não tem saldo qualificado. Neste formado, com jogos de ida e volta, em casa, o resultado que todo mundo quer é o 2 a 0. Se acontecer, ótimo. Os caras vão ter de fazer dois gols no campo deles e se abrir”, afirmou.”
    Fecha aspas.

    Moral da história : agora, os jogadores dele – Abel – é que são ” OS CARAS que vão ter de fazer dois gols no campo deles e se abrir “.

    E considerando que em seguida ele lançou aquela outra abobrinha : ” Não vou mudar uma vírgula “, referindo-se ao que faz (mal feito) em campo, vejo sombrias as possibilidades de conseguirmos a classificação em Joinville.

    A ver, turminha !!!
    19:33>02MAR

    19:31>

    1. Impressionante como você muda de opinião como alguém muda de roupa.
      Há pouco tempo reclamou que o Abel dizia que ia ser um jogo complicado e que tratava de um adversário difícil.
      Aí o cara fala que um placar de 2 x 0 seria bom é você reclama de novo.
      E ninguém segura este Xororó deste bipolar
      Haha.

    2. Amaury,

      O Avaí não é de Joinville. É de Floripa. Acho que o lugar do jogo da volta ainda não está definido, mas deve ser na Ressacada.

      Não importa, mesmo. Seja onde for será complicado. Devemos estar preparando o time e as desculpas.

      Resta saber qual deles faremos uso.

      ST

    3. Técnico do Flu faz rasgados elogios ao Avaí: “Nos causou sérios problemas”

      em qualquer outro time do Brasil, das quatro series, essa babaca já teria sido demitido

      o pateta de sempre, falando o que bem entende, na certeza que não será mandado embora e jamais será cobrado por titulos e isso resume essa babaquice reinante nas Laranjeiras.

      FORA ABEL

      FORA FLUSOCIO sindicato de ladrões

  6. Caros,

    Não sei se alguém ai é Batman (o justiceiro Cavaleiro da Trevas) ou satanás para uma destas igrejas, talvez a nova “Igreja Flusócia das Última Divisões”. Mas cuidado! Já tem Pastor querendo exorcizar “esta parte” (na verdade, a esmagadora maioria) da torcida e dizer que bom mesmo é esporte amador com uma diretoria idem, pois futebol profissional e a alegria das conquistas, como a festa do Carnaval, são coisa do Demo. Depois passarão inclusive a cobrar dízimo… Afinal os Pastores precisam viver, né?

    No mais, sugiro que façam como eu, que neste caso, sou “Seu Sete”, Rei da Lira, tenho o corpo fechado!

    E la nave… Saravá

    SDs T

  7. Assisti várias vezes os gols.
    No detalhe, você vê, no primeiro gol, o buraco que havia na defesa a ponto de o André Moritz (esse cara já jogou no Fluminense?) ter recebido livre na pequena área!
    No segundo, além da bobeira do Marlon, a bola foi enfiada no meio da nossa zaga, sem qualquer cobertura, e, na minha modesta opinião, O JULIO CESAR SAIU MUITO MAL DO GOL, parecia que estava catando frango, NÃO SE JOGOU NOS PÉS do adversário e driblá-lo foi mais fácil do que tirar pirulito da mão de criança. Fora Julio Cesar, continua a merda de sempre.

    No mais, o Abel entra com 3 zagueiros, mas o Renato Chaves se mandou pra frente o tempo todo, desguarnecendo a defesa. Que merda de esquema é esse? Porra, se é assim, entrava com o Robinho desde o começo, puxando o Anão pra armação, evitando que o Pedro jogasse sozinho.
    Marlon jogou razoável, mas já passa da hora de o Airton voltar, pois dribla, se infiltra e chuta muito melhor.
    Enfim, o Ministério da Saúde adverte: o Abel faz mal à saúde.

  8. Galera… vamos parar com esta desculpinha esfarrapada de que o Tapir Treineiro Ruminante olha para o banco e não tem quem colocar em campo.
    Isto é o mesmo que dizer que as bolas atrapalham na hora da transa.
    Quem monta o time é o treineiro (deveria ser um técnico… mas…). Então ele deveria treinar jogadores para poderem suprir as necessidades em campo.
    Ahhhh… mas o jogadores são fracos e sem técnica… Hmmmm… certo… como se resolve isto? Treino… treino… treino… treino… e quando estiverem cansados… mais treinos.
    Aí o que se vê? Dispensas e mais dispensas, treinos somente duas horinhas por dia, etc…
    Estamos em março, o time é composto por sua enorme maioria de jovens em início de carreira e… já estão “cansados”???
    Acordem Alices… acordem…
    Nos últimos 10 anos quantos deles esta b… de treineiro esteve a frente do Flu?
    Será que até hoje não pode notar que não temos meias armadores suficientes para suprir o time principal? Será que não pode “exigir” que a base traga uns 10 meias de vários locais, os treinem para serem meias de forma a poder utilizar pelo menos um por ano?
    Ou seja… ser técnico tendo um time galático como o Real Madri, o Barcelona, o Manchester, PSG, etc… até eu…
    Ainda tenho por mim que ganhamos em 2012 porque o Deco e outros organizavam as coisas dentro de campo…
    Mandem este treineiro retrógrado de meia pataca para a pqp para eu poder ter vontade de torcer pelo meu Flu novamente?
    SSTT

    1. Na linha dessa desculpa esfarrapada de que Abel olha para o banco e não tem ninguém, pelas substituições promovidas que levaram à virada do placar, o técnico do Avaí deve ter um banco de reservas melhor que o do Real Madri. Então, façamos o seguinte: vamos contratar todos os reservas do Avaí.
      Abel olha para o banco e só enxerga a estrela flamante de Matheus Norton … pqp!

    2. Ricolor,

      Fossem aqui as coisas do jeito que você falou…

      Para fazer uma jóia valiosa não basta um bom ourives. Tem que ter metal e pedras preciosas.

      Mas de tudo que você disse, ficou claro o seu problema com o Abel.

      Também não gosto dele. Provavelmente antes de você ter passado a odiá-lo. Mas não há como negar que ele prestou relevantes serviços para esta gestão.

      Mas, se quiser, diga qual seria o treinador apto a fazer o que você sugeriu.

      ST

      1. Caro TT… não me refiro a garimpar joias valiosas não. Basta umas bijuterias… Algo para o momento. Isto qualquer hippie faz sem ser ourives.
        Eu não odeio o Tapir não. Apenas odeio o fato dele estar a frente do Flu. Nadica de nada contra a pessoa Abel. Não suporto ele ser o treineiro do Flu. Somente isto.
        Ele é incapaz de modificar um rumo de uma partida em campo e isto é a realidade. Para isto contribui o fato de que ele não sabe montar um time. Ele engana com o que tem, ou com o que lhe dão.
        Um bom técnico faz como o que a galera falou que fez o do Avaí e como quase todos os demais fazem quando jogam contra o Tapir… anulam o plano A dele que não existem outros planos.
        SSTT

        1. Ricolor,

          Penso igual quanto à capacidade tática do Abel. Apenas acho que para este modelo de gestão (não é para mim), que precisa do “paizão”, ele encaixa na função.

          E vou assegurar que o treinador do Avaí não conseguiria nada no Fluminense. As coisas aqui não são tratadas da mesma forma que lá. Os agentes de jogadores não agem da mesma forma lá como em outros clubes. O jogador lá mantém uma relação completamente diferente daquela que tem em outros clubes.

          Por isso que um excelente treinador por vezes acaba não conseguindo resultados em um clube cujo perfil que os dirigentes querem é o de “paizão”.

          ST

  9. Decepcionante.Vontade e garra também devem entrar em campo, porém, infelizmente, apenas isso não basta.

    Se fosse assim, esses times pequenos, que às vezes surpreendem os grandes na base da raça, seriam multicampeões.

    Reforços já, não só porque ficou mais uma vez demonstrada essa necessidade, mas também porque fizeram o favor de enfraquecer o nosso time para fortalecerem os rivais.

    E de preferência, daqui para a frente, sem Abel “espírito colaborativo” Braga.(by João Garcez).

  10. Pois é, pois é e pois é.

    Ha espécies que gostam das trevas, e qualquer luz que ofereça um pequeno brilho que seja, logo as faz se esconder, ficar arredias, e a gente conhece bem os morcegos, mas, nesse mundo animal da TV, mostras várias outras.

    Entre torcidas de futebol a coisa é bem parecida, e, entre certa torcida tricolor, a coisa parece bem mais real, pois o time andou num ambiente bem turvo em boa parte do ano passado e início desse, e ela, a que gosta das trevas, saiu do esconderijo, fez a festa, mas foi só o time jogar uma pequena luz, ela se encolheu, ficou piscando os olhos, meio atordoada, mas, de repente, a luzinha deu uma piscada de novo, perdeu um pouco do brilho, e ela, a que gosta de trevas, pulou do esconderijo exultante e de peito aberto. São cem comentários de ontem á noite até agora, e vem muito mais por aí.

    Mas isso é gozação, entendem, podem entender como provocação, sacanagem, mas não é para atingir a dignidade de ninguém, não, é só para encher linguiça, pois há tantos que nunca entenderam o que escrevo, e, assim, eles ficam bem mais encalacrados e levarão mais tempo para reagir. .
    ,
    O Flu jogou como tem jogado, foi superior na maioria do tempo, em momento algum foi encurralado, ninguém ficou correndo atrás de adversário, não deu chutão, a defesa sempre saiu tocando a bola, como tem sido, e podia ter feito um bom placar no primeiro tempo, com o que seria golaço de MJ, que o aracnídeo impediu, que podia ter passado um palmo acima dele; outro, num chute do Jadson, se não me engano, e outro do MJ, que se fossem meio metro fora do goleiro teriam entrado. Mas, não fez, levou em dois lances de pura bobeira e azar.

    Mas eu não acho que a luz apagou de vez, não, o e time pode se acertar lá, com mais gana, porque não vi ninguém morcegando não, todo mundo correndo o que pôde, e foi visível que eles trancaram mais do que se imaginava. Mas acho que Abel tem que testar alguém mais no lugar do Pedro, sem querer queima-lo, por favor, e gostaria de ver o Dudu e esse Diego, que é bem parrudo e sabe de alguma coisa, e esses dois, um de cada vez, jogando alguns minutos nessa posição.

    Mas essa aí do “É peroba no campo, e é o nó da madeira”, eu estou tentando decifrar.
    Saudações tricolores sem bunker escuro, né não, Amaury?.
    (02/03 – 14:00)
    lorotalorotalorotalorotalorotalorotalorotalorotalorotalorotalorotalorota

    1. “…pois há tantos que nunca entenderam o que escrevo,…”
      Se isto acontece deve ser porque vc escreve nada vinculado a poha nenhuma mesmo.
      SSTT

      1. E você é desses que mais voa em questões que saiam do seu “entendimento”.
        É porque eu chuto no meio da canela de vocês, cuja oratória é só esculhambar o Abel e o time quando dá um galho como este, e se atrapalham com algumas conotações que faço.

        Ninguém, infelizmente, parece ter senso do, ridículo, e malha no mesmo assunto, já batido, enfadonho, muito babado, como isso de que se tirar o técnico a coisa anda, vira maravilha se comprar jogadores, e esse blá-blá-blá enjoado do cacete.

        Mas, você, Ricolor, lídimo representante dos torcedores das trevas, como disse lá atrás, “jasente melaço” onde mesmo?

        E você , Limontam, conhece “peroba” do campo e o nó de uma madeira roliça?
        (02/03/ 20:30)
        vcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcpvcp

      1. A propósito, Limontam.
        Se eu fizer um filme e convidar você para atuar com um astro francês Henry Thenrabeau, você aceita? Ou prefere o japonês, Tethacaro Osaco?
        Você faz a donzela, tá?
        (02/03 – 20: 50)
        lmplmplmplmplmllmplmplmplmplmplmplmplmlplmplm`

  11. Perdi a paciência com esse time, essa diretoria e esse grupo de merda… a pior coisa que poderia acontecer ao Fluminense nesse momento é a permanência do Abel. Abel pode perder 10 jogos seguidos, que vão dizer que continua ‘fazendo milagres’. Abel pode levar uma goleada do Avaí, vai dizer que está orgulhoso, estão todos de parabéns e vai ser boa uma parada pro time ‘descansar’. Abel é o ‘para-raios’ do péssimo presidente fantoche ‘abade’ (pior presidente da história tricolor) e da Flu ócio (pior grupo político que já existiu). A torcida ainda não entendeu que enquanto Abel estiver lá, não será cobrado e irá sempre defender os seus amiguinhos da diretoria.
    Abel é teimoso, não tira alguns jogadores que deveria tirar, insiste com outros que ninguém aguenta, substitui mal, coloca sempre um jogador para ‘mudar’ o jogo (Robinho), mas esse nunca muda rigorosamente NADA… sem contar o mesmo discurso depois das derrotas: ‘jogo complicado’, ‘estou orgulhoso do meu time’, ‘estão todos de parabéns’…
    Por tudo isso, independente do que acontecer contra o Avaí e no campeonato carioca, ‘entoarei’ diariamente os ‘mantras’…
    FORA ABAD!
    FORA ABEL!
    FORA FLU ÓCIO!

    E ocasionalmente…
    FORA PEDRO, ‘caso’ do Abel!
    FORA MARLON FRITAS!
    FORA TEIXEIRA!
    FORA AUTUORI!
    FORA ONI (esse é por costume mesmo)!

  12. Sou seu fan querido João Garcez, portanto me sinto constrangido em discordar de você. Injusto com Abel? As substituições que ele faz são sempre uma aberração. Nunca vejo critério. Ontem por exemplo: Tirar Sornoza para colocar outro volante? Por acaso o volante que entregou o jogo? Brincadeira! Jogar com 3 zagueiros e quatro volantes? É esse o esquema minimamente competitivo que falam? Sei das conquistas do simpático treinador e da escassez de material humano dentro e fora das quatro linhas, mas não consigo me conformar com isso. Não precisa ter bola de cristal nem ser profeta para adivinhar o fim de ano que nos aguarda.

    1. O que me impressiona, Sergio, é um cara que dizem ser experiente até hoje não buscou uma meia duzia de meias garotos e os treinou para jogar como ele acha que deveria.
      Fica esperando cair uns dois do céu?
      Ou seja… é um b… mesmo. E já está a frente do Flu a quanto tempo somando os ultimos 10 anos?
      SSTT

  13. Alguns pitacos sobre o jogo e a situação do Flu :

    ° Jogamos bem, até ontem. Isso não garante o futuro, mas jogamos bem até ontem !

    ° E mais : fizemos um bom primeiro tempo ontem. Porém, lentos e errando muitos passes.

    ° Coisa que não vinha acontecendo até aqui : seguidos erros de passe e jogadores ‘estáticos’.

    ° Mas, …. dominamos completamente o adversário por todo o primeiro tempo.

    ° Falhas individuais – começando pelo Ibañez, que calçou as sandálias da soberba.
    ° E, depois de driblar um, tentou um segundo drible, perdeu a bola e … gol dos homens.

    ° Então, entra em cena nosso querido Chapolin Colorado : o Abelão.

    ° Que tira o Sornoza – melhor em campo – e coloca o Marlon Freitas.
    ° Reclama das vaias, imaginando que fossem para o jogador. Ledo engano.
    ° As merecidas vaias foram para ele – ABEL – por retirar o Sornoza. O torcedor sabe das coisas!

    ° Marlon Freitas, que não tinha nada com isso, entrou desestabilizado e … pimba … errou !
    ° Gol dos caras, virando o jogo.

    ° Resumo da história : em minha opinião, o Abel perdeu o jogo, como perdeu vários outros.

    ° Nosso Abelão não consegue conviver com 15 minutos de fama.
    ° O time vinha muito bem e … começam as abobrinhas :
    ° ” Quero 2×0, para poder poupar três ou quatro jogadores que estão perto do limite “.
    ° Esquecendo-se que acabara de ter 12 dias de inter-temporada, dos quais deu 4 ‘de folga’.
    ° E larga baixarias, como aquela ” estou k@gando e @ndando para derrotas.
    ° Ou … ” já não preciso ter medo de ser demitido “.

    ° Pelo menos foi o que se leu na imprensa. Se é mentira, … processo neles, cadeia neles !

    Conclusão : insisto na opinião de que o time é bom – embora precise de um dez e um nove, e talvez mais um zagueiro, considerando que não temos banco.
    Não sei se temos time para conquistar títulos, mas sim para disputa-los em boas condições.

    O grande problema que temos está no eletroencefalograma do Abel, que acusa grande instabilidade nos movimentos peristálticos de seu cérebro, o que promove constantes crises de diarreia mental durante os jogos e verborragia crônica quando diante da imprensa. .

    Vai ser teimoso e tacanho assim lá na casa da Mãe Joana.
    14:06 > 02MAR

    1. Caracas… a bipolaridade veio para nosso lado desta vez?
      Nada como um jogo atrás (uiii) do outro para mudar de opinião… hahahahaha
      É que não tenho paciência para tal, mas sugiro revisar seus comentários enquanto goleávamos os poderosíssimos times da série D e os reservas dos reservas dos meigos onde vc desancava os “Asas” por eles continuarem com os pés no chão.
      Como os “Asas” não se empolgavam com as vitórias (mais do que obrigatórias) vc nos detonava. Agora fala o que falávamos?
      Pelo menos sobre o Tapir Treineiro parece que sua bipolaridade tende mais a dizer o que eu também sempre achei dele… um b…
      SSTT

      1. Vou abrir uma exceção, pois você ainda pode ser recuperado. Não é caso perdido !

        ° Analisei ESTE jogo !
        ° Sou torcedor : quando joga bem e vence, eu ELOGIO ! Ao contrário, CRITICO !
        ° Em síntese, disse que o Flu jogou bem, dominou completamente o primeiro tempo ….
        ° fez o primeiro gol e sofreu dois – ambos frutos de infantis falhas individuais, e ….
        ° recebeu a pá de cal jogada pelo Abel, quando tirou Sornoza, o melhor em campo.

        Não citei nome de qualquer colega de Blog. Não critiquei qualquer comentário.
        Não falei em política, não lancei seu famoso ‘fora fulano, fora beltrano, fora … ” !

        Entendo que você tenha visto com olhos de ASA NEGRA, porque ASA NEGRA você é !
        Está feliz com a derrota e deu-se mal em querer tirar onda em meu comentário.
        Interpretou com alma de ASA NEGRA, porque ASA NEGRA você é.
        Tão açodado estava que não prestou atenção no absurdo das acusações que fez.
        Criticou o comentário de um colega com mente(?) de ASA NEGRA, porque …. !!!!!

        Chega por enquanto !
        Já dediquei muito tempo a você nesta réplica. E não vou desenhar. Veja se entende !
        9:13>03/MAR

  14. Quem elabora o “planejumento” anual da equipe deve prever esse desgaste que o Abel já declarou!
    Vem as perguntas:
    Entramos em março e a quanto andas a preparação física do time que ainda nem pegou uma competição como o Br2018 ou a Sulamericana?
    E diante desse desgaste, como será o comportamento do time no jogo de volta contra o Potosi lá no andar de cima na Bolívia??
    Sobre essa questão do companheiro do Sornoza na equipe, a solução apresentada pelo Abel sobre o Luquinhas soa estranho ainda mais que o Danielzinho está emprestado ao Botinha/SP.
    Cadê o camisa 9 mais experiente para o time???
    Nem a base hoje pode suprir essa necessidade a altura e enquanto isso só vemos promessas e mais promessas vindas da direção e eles vão empurrando com a barriga o assunto reforços.
    Esse papo que as finanças do Clube estão no vermelho é a desculpa ideal daqueles que não sabem como conduzir o futebol de forma clara e objetiva.
    Recursos estão entrando nos cofres tricolores, falta é mais ousadia e inteligência dessa gestão em fazer o certo para o futebol do Fluminense.

    1. Caro Washington, um tecnico falar no dia 01 de março que tem gente desgastada, só tem estas opções :

      Ou ele é maluco e não sabe do que está falando
      Ou ele pensa que torcedor é tudo otário
      Ou a preparação do time é patética

      Quem sabe as três juntas…
      ST

  15. A situação é muito simples, simplória eu diria.
    Abel não é treinador de futebol.
    Pior que isso, é quem contrata o Abel como treinador de futebol.
    Se formos falar de elenco, digo que os melhores elencos estão na Europa. Aqui estão as “jóias” que não servem pra nada.
    Se considerarmos os treinadores brasilianos, vai ficando pior, porque a maioria é um composto de incompetente+covarde. Nesse quesito penso que o Fluminense tem a medalha de ouro, sem concorrência, pois acha que tem um treinador.
    Penso ainda que o Fluminense desse ano, é aquele pneu que você sabe, a qualquer momento ele vai te deixar no meio da estrada, aí você vai lá na mala pegar o estepe, e descobre que o mesmo está vazio.
    A culpa é do pneu, todos dirão!
    Mas que é o dono do carro, ou ainda, quem o dirige, ou até, quem é o responsável pela manutenção do veículo, que não viu os pneus sem condições de rodar.
    O pneu é colocado lá para rodar, e ele roda, bem ou mal, até estourar, ou ser trocado.
    Mas alguém precisa saber quando trocar o pneu. Ou o dono do carro, ou o motorista. O pneu só roda, por isso que ele é apenas um pneu. Se ele tivesse o poder do raciocínio, ele certamente não seria um pneu.
    O proprietário – em tese -, do Fluminense precisava de um motorista, mas o carro tem História, Tradição, precisa ser um carro que ande bem, e ande sempre na frente, podendo até não ganhar todas as corridas, mas tem que brigar para ganhar, e não ser um carro que só anda no pelotão de trás. O Fluminense não é um carro qualquer.
    Mas, contratou um motorista. Na minha opinião, o “peor” motorista que tem no mercado, para dirigir um carro com a História do Fluminense.
    O time do Fluminense é desde a chegada desse motorista, um carro que a qualquer momento vai sair da estrada.
    Alguns dirão.
    Porque o carro é um 1.0, sem opcionais!
    Eu respondo, mas o campeonato é de carros 1.0, sem opcionais! Não vejo nenhum outro carro com motor 1.3; por exemplo, nesse campeonato. São todos carros muitos ruins, alguns até tem peças antigas recondicionadas, mas na prática, são todos os carros muitos ruins. Basta olhar em volta com imparcialidade.
    A diferença está nos motoristas, não porque eles sejam excepcionais, bastante pelo contrário. Porque em alguns desses carros, as peças olham para o motorista e acreditam nas bobagens que eles falam, alguns deles tem convicção nas suas bobagens, outros nem tanto e isso faz diferença no campo.
    O motorista do nosso time é aquele capaz de trocar um pneu 255 por um 165. Isso faz diferença na aderência e na curva, com um 255 você andar a 200 km/h. Com um 165 no máximo 120 km/h. E os jogadores sabem que o nosso motorista é muito limitado, não é burro, burro não dirige carro, mas é muito limitado. No máximo um condutor de charrete.
    Eu penso que se o Fluminense mantiver o condutor de charrete, as melhores coisas a acontecer, serão as eliminações de todos os campeonatos, para que o time fique só com a responsabilidade de se manter na estrada da BR-2018, e passar para a BR-2019 entre os 16. Qualquer coisa melhor que isso é sonho de torcedor bêbado.
    O processador do time é limitadíssimo.
    Talvez e só talvez, haja no elenco jogadores que queiram fazer um trabalho melhor, porque eles sabem que é possível, mas aí eles olham para a beira do campo e …
    Enfim, não sei qual é o caso da diretoria com o condutor de charrete, mas essa diretoria tem a maior parcela de culpa nesse caso. Ele não é treinador de futebol.
    E com esse condutor de charrete, será um lucro formidável a manutenção na BR-2018.
    Título o Fluminense já tem.
    É o clube/time com o melhor arremedo de treinador!

    1. Com sua licença vou resumir seu texto

      “Abel não é treinador de futebol.
      Pior que isso, é quem contrata o Abel como treinador de futebol.”

      nisso até o Mundin e o Queens, os dois maiores bostas da torcida Tricolor, concordam!

      1. “Abel não é treinador de futebol.
        Pior que isso, é quem contrata o Abel como treinador de futebol.”
        Absolutamente certo! … como diria J.Silvestre.

  16. Enquanto uns idolatram Abel achando que ele tira leite de pedra, eu vejo que Abel está deixando o leite entornar. O time está no limite da sua capacidade e nem assim dá par ganhar do arrumadinho Avaí. Isso é uma tremenda mensagem para todos no Flu:
    A) – O elenco do Avaí não é melhor do que o do Flu, mas consegue vencer sem deixar duvidas que venceu por mérito.
    B) Se Claudinei Oliveira consegue fazer o Avaí ter um jogo organizado, é sinal de que Abel Braga se não fosse rousseffico também poderia fazer o Flu melhorar.

    1. Para verem… como um técnico vence jogos e… os perde também.
      No papel o Avaí deve ter um time bem mais modesto do que o do Flu. Porém, pelo que a galera comentou, é um time bem melhor treinado e com boa postura tática.
      Quem fez a diferença?
      SSTT

  17. Abel afirma que pensou em botar Luquinhas no lugar de Sornoza, mas que ele não o fez porque o jogador está parado há meses. Estava no banco apenas para aprender a jogar com o Avaí.
    Vai ver que nos treinos (?) ele também fica só no banco aprendendo.
    Não se precisa dizer mais nada.
    Eu vi a cena: Abel ia tirar MJ. MJ olhou de longe já preparado pra dar um esporro. Abel tremeu.

  18. Abel, em NetFlu: “Está está havendo um certo desgaste. Grande em alguns jogadores. Temos de
    pensar bem no jogo de domingo, porque depois vem um clássico (contra o Vasco)”.
    Vamos lá. Em fevereiro, 28 dias, 4 jogos: Macaé, Salgueiro, Bangu e reservas do Flamengo, média de um jogo por semana.
    Em março, jogamos contra o Avaí, e, a seguir, enfrentaremos o Volta Redonda.
    Apenas um jogo fora do Rio. Mas, como se sabe, viajar à Cuiabá, em avião fretado, é muito cansativo.
    Como diz(?) o “pois é”, “jogador não é máquina” o que justifica um certo desgaste, grande em alguns jogadores, diante do esforço supremo de enfrentar tão fenomenais e poderosos adversários, que só não estão na Série “A” do Brasileiro devido inexplicáveis e aziagas circunstâncias do destino.
    Depois, vem o clássico contra o Vasco, que possivelmente escalará seu time reserva, já que disputa a Libertadores.
    Daí que é imprescindível o uso de pantufas e alimentação regrada com queijo cottage, ricota, nutella e sopa de chuchu … e a torcida que conviva com esse pepino.

    1. Pois é, Ajuricabitcha.

      Você é o espécime real dos que gostam das trevas, e , logicamente, se assusta com a luz.
      No post passado, do “Baile de Gala”, não há um cometário seu´, pois aquela vitória lhe assustou.
      Hoje, você começa a agitar as asas multicoloridas.

      Mas, se você pensa que jogador é robot mesmo, e pode fazer tarefas múltiplas sem se cansar, então vá pensando assim, e, se você trabalha, não faça mais nenhum descanso, não se assente para nada, nem durma, e prove a sua tese. Quem sabe você ganha um prêmio grande.
      (02/03 – 17:00)
      bibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibibi

  19. Se os notáveis não perceberem que este elenco vai trazer muito sofrimento para a já combalida torcida tricolor em 2018, a vaca irá mesmo para o brejo.
    Apesar de várias matérias e comentários exaltando os gols marcados, não temos ataque. Robinho é fraco, Pedro é fraco, e MJ o velho conhecido esforçado mas limitado.
    Não temos jogadas de criação consistente, não dá para depender só do sornoza. Conca está liberado, ele meia boca é melhor que o resto que temos.
    A zaga ainda comete erros absurdos, Renato chaves é fraco. Os gols sofridos ontem é de chorar .
    Enfim, 2018 vai ser sofrido.

    Fora incompetentes .

    ST

    1. Andrei,

      Acho até que Pedro e Robinho poderiam crescer. Mas é aquilo que diagnosticaram no Wendell: Crescer como? Falta-lhes quem mostre a necessidade de melhorar a leitura e a visão do jogo. Uma movimentação mais inteligente em campo. A necessidade de maior jogo coletivo, com a aproximação do time. A constante busca de espaços vazios em campo. Trabalhar fundamentos, porque um melhor domínio de bola importa em maior velocidade da jogada, dificultando a chegada da marcação. Melhorar o passe para o colega, a fim de diminuir também a chegada da marcação.

      Não são dos piores. O Pedro, vê-se, não é caneludo. Mas é jovem e não segura aquele comando do ataque de jeito nenhum. O Robinho não é o Búfalo Gil do lado esquerdo do campo. O nosso antigo ponta fazia quase sempre a mesma jogada, mas era um touro e passava no meio da zaga até conseguir concluir em gol. O Robinho, vira e mexe, é parado fácil e não tem outro repertório.

      Enquanto o time se movimentou do meio para a frente tivemos jogadas de jogada vertical. Depois… Era corridinha lateralmente em frente da área e o Sornoza bem marcado, só conseguia inverter de uma lado ao outro. Não conseguia aprofundar um passe.

      Vamos esperar sentado.

      ST

      1. Caro TT
        O Pedro não é caneludo, mas acho ele fraco. Não tem explosão, fica muito no pivozinho, finaliza com deficiência. É reserva para mim.
        Robinho nem deveria ter vindo para o flu, não joga nada.
        Concordo que são pessimamente treinados ( se é que são..).
        Não acredito que na base não tenha algum jovem com mais potencial….
        E vamos esperar sentados…
        Quase indo para os botes…rs

        ST

  20. É Peu, é Pedro, é o fim do caminho…
    com Abel e ‘abade’, nós ‘tamos ferradinho’…
    desculpa João… não aguentei , rsrs

  21. Cuméquié?
    Time alternativo domingo?
    O caras jogaram 10…12 partidas no ano e já estão precisando de descanso?
    ***
    Ah…já sei…entendi!!!!!!!
    Vai com o queridinho do Marlon Freitas de novo, é isso?
    Explica esse amor ai prá gente, Abel!
    ***
    Poderia, isso sim, aproveitar prá testar outro goleiro.
    Aqui entre nós…o frangueiraço do JC não segura nem a terceira reserva dos outros dois que estão lá…
    ***
    Fizeram 1 a 0 e acharam que fariam mais 2 ou 3 facinho, é?
    Tratem de treinar bastante prá chegar lá, na casa dos caras, no dia 15, e classificar!
    Vai por mim!
    ***
    Precisamos, no mínimo, de dois zagueiros, dois meias e dois atacantes.
    Trata logo de viabilizar isso junto ao pior presidente da história, Autuori.
    E rápido!

  22. STT.
    Segundo os entendidos de futebol de botão, ou melhor, de mesa, o Abel é um dos três melhores técnicos do Brasil. No Hawaii, não é Avaí, tem técnicos de futebol melhor que no Brasil. Sinto muito entendidos de futebol, o Abel nem é técnico de futebol, não tem diploma e por isso não pode assinar a súmula em uma simples substituição, substitui errado por ser analfabeto funcional em futebol. Tirar um camisa 10 para colocar um volante medíocre para virar jogo é o supra sumo da burrice, perdeu o jogo e ainda critica a torcida. Para terminar, um aqui disse que ele olha para o banco e não vê jogador para mudar o jogo, foi ele que compos os jogadores do banco. Para outro que diz que o elenco é fraco eu respondo que não existe elenco fraco, o Fluminense ganhou o Campeonato Brasileiro de 1970 contra times que tinham verdadeiras seleções, como Santos, Botafogo e Palmeiras. Não existe elenco fraco, existe técnico fraco.
    Saudações Tricolores.

    1. Juarez Franco,

      Certamente eu fui “um dos que” disse que ele olha para o banco e não vê jogador. Não tenho qualquer dúvida disso. Não é pelo fato de ele escolher os jogadores para o banco de reservas que se pode concluir que a escolha se tratou de uma escolha errada.

      O erro do Abel, desta vez, não está na montagem do banco. Afinal, não temos no elenco outro meia que faça a função do Sornoza com a condição de substituí-lo. Neste caso, de quem seria a culpa?

      Agora, tivéssemos uma gestão de futebol que eu achasse boa, certamente o Abel não seria o treinador escolhido por mim. Ele é “paizão”, “bom de papo”, “costas largas”, mas taticamente acho bem fraco.

      Juarez, acho até que a concentração de “culpas” no Abel, além de isentar os erros dos demais responsáveis, tem os seus fundamentos na isenção dos próprios erros de quem assim o faz. Por exemplo, tem que ache que o time está bom. Logo, se o time está bom, a culpa só pode ser do treinador. Tem quem ache que há bons jogadores para formar um banco de reservas. Logo, a culpa é do treinador. Quem por aqui achava que no ano passado (logo no início do ano) estávamos com tudo certo? Tem até quem não reflita direito sobre a idéia de sistema, em que uma coisa está interligada a outra. Logo, se o Abel está dirigindo o time, é porque a direção precisa dele por ali. Certo?

      Atualmente, acho que o time vem jogando em um esquema possível, porque em outro não dá com estas mesmas peças (se mudarem as peças, uma que seja, já não é o mesmo time). E jogam por conta do “paizão”, o que, obviamente, é errado. Coisas do futebol brasileiro (liderança às avessas)

      Só não dá para misturar tudo quanto é gato no mesmo balaio, porque não é bem assim que eu penso.

      ST

      1. Caro TT …
        Seus comentários são corretos, o problema é que insiste em defender o Abel sempre que o mesmo faz merd@. Da atribuições a ele que na prática não existem. Diz que ele é bom no trato com jogadores, bom de vestiário, com funções super valorizadas. Não fala da única e principal função que ele exerce, que é a de técnico de futebol, aliais, exerce com muita incompetência. ser ex jogador não quer dizer que tenha passaporte com visto para técnico. Eu assistir o jogo do mundial contra o Milan, O tal do Gabiru fez o gol do título, mas quem brilhou foi o goleiro do Inter, agarrou até pensamento. Eu vi os atacantes ficarem resignados, pois seria quase impossível empatar o jogo e impossível sair com uma vitória. Digo com certeza que não teve a mão do técnico nesse jogo. Parabéns por tentar tirar leite de pedra ao tentar defender o indefensável, TT!
        Abraços Tricolores.

        1. Juarez Franco,

          Não defendo o Abel no sentido que você deu, porque já não gostava dele como treinador desde que saiu do Fluminense sem conseguir o ponto que faltava para nossa classificação à Libertadores. Acho fraco taticamente.

          Mas nem por isso deixo de ver o que realmente acontece.

          Para o tipo de gestão que tivemos, eles precisavam de qualquer treinador que resolvesse alguns problemas que não eram resolvidos em outro nível. Então, se, além disso, o treinador fosse bom de tática, seria perfeito.

          Não acho que, no nosso caso, seja apenas uma questão de “montar o banco”. Só temos um meia. O resto dependeria de solução mágica.

          Assim, o fato de eu não preferir o Abel não me faz alterar a realidade.

          Um treinador excelente na parte tática, mas que não saiba “levar o grupo e resolver determinados tipos de problemas” não servia para este tipo de gestão, porque no ninguém “segurava nada”.

          Com o Autuori, espero que vejam que o Abel não é o nosso melhor treinador.

          ST

        2. Por favor Juarez, TT é um Audi cabeceira

          esse TêTê aí é uma furreca, que só aparece pra fazer isso mesmo, defender o Abel quando ele faz muita merda, só isso mesmo, nêgo bagaço patrocinado.

          1. Guilherme,

            Imaginei que, mesmo fraco, você fosse melhor um pouco. Li algumas bobagens que você escreveu, já que, pelo menos, mostrava o discernimento sobre os problemas na gestão do nosso futebol.

            Acabei de me convencer de que nem isso vale a pena, já que você não tem a menor ideia do que “fala”.

            Prefiro quem pense diferente de mim, mas seja uma pessoa melhor.

            Ah! Acho o Abel fraco taticamente. Você é que lê e não entende, porque não dá a menor importância a quem aqui está escrevendo todo dia. Porque sei direitinho como cada um pensa.

            Agora, vai se cuidar. Resolve o seu problema com o Abel, que deve ser bem sério. Mas é problema seu.

            Ponto final.

    2. Juarez… fostes perfeito.
      Espero o dia em que entendam que este Tapir Ruminante é um cancro para o nosso Flu juntamente com o Cone depois de 2012.
      Nos livramos de um, depois do outro e retornaram com o um… pqp. Continuamos enfermos.
      SSTT

  23. Na minha opinião, o maior equívoco da diretoria é manter o Abel.
    Fico pensando: que tipo de confusão ocorre na cabeça dele, Abel, durante os jogos? que motivo fez a diretoria mante-lo depois do fracasso ridículo da campanha do ano passado?
    Há muito tempo, na verdade desde que Abel retornou, as substituições são completamente ilógicas, sem nexo.
    Eu não lembro de nenhuma que tenha melhorado o desempenho do time.
    Outros erros relacionados com o campo são relativamente fáceis de serem resolvidos, mas Abel não.
    Realmente, lembrar que ele vai ficar até o final do ano, dá medo.

    1. Goncere,

      E porque a diretoria, então, insiste em manter o Abel? Eu acho que é porque, do jeito que as coisas são por lá, ele é muito necessário.

      Lembra-se de que o Abad chegou a dizer que queria manter o Abel como treinador permanente ou algo parecido?

      ST

        1. Guilherme,

          Veja que não tenho a menor disposição em explicar a você o que penso. Não vale à pena. Acho que você teria sérias dificuldades em entender, já que nem sabe a linha que sigo quanto ao futebol tricolor.

          Aliás, se você não consegue entender o contexto de uma frase, seria pura perda de tempo.

          A resposta foi ao Goncere, que certamente entendeu o sentido da frase.

          Seu comentário foi inoportuno e equivocado.

          Esperar o quê, não é mesmo?

          ST

  24. Abel falou que perder ou ganhar tanto faz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pqp esse cara é um brincante. E ainda disse não entender as vaias para o Marlon Freitas, ô FDP essa vaia foi pra vocês dois. Sua mula manca.

  25. O Avaí mesmo sendo um time da série B veio com sua proposta de jogo para explorar os erros e a inexperiência que a equipe tricolor tem e some -se a isso o fato de não ter um banco de reservas para mudar o panorama da partida.

    Cadê os reforços que para o meio de campo e o 9???

    O Avaí foi o primeiro dos vários adversários que o Fluminense tem pela frente e as dificuldades já começaram e a derrota de hoje foi para a comprovação que se não chegar reforços, a coisa só tende a piorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *