Ecos da maratona

Desta vez, a sequência madrasta cobrou o preço: o Fluminense teve, no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, sua atuação mais desenxabida, mais modorrenta, entre as cinco rodadas já disputadas do Campeonato Brasileiro.

Também, pudera: foi a terceira partida em um intervalo de apenas seis dias, todas no Maracanã – e, salvo uma mudança ou outra, com o mesmo time.

Abel bateu na tecla do desgaste e, resignado, disse aceitar o empate, apesar de o técnico achar que o Flu merecia “coisa melhor”.

A verdade, porém, é que, ante o futebol apresentado, o time não jogou o suficiente para deixar o campo com mais uma vitória na competição.

Do outro lado, em que pese a largada ruim no Nacional, estava uma equipe qualificada, classificada para as oitavas de final da Libertadores, há poucos dias sendo dirigida por Eduardo Baptista, que sucedeu a Paulo Autuori no comando técnico.

Com o empate, o Fluminense chegou a dez pontos em 15 possíveis e se manteve no pelotão de frente da tabela.

Contra o Palmeiras, sábado, Abel acha que será inevitável poupar alguns jogadores.

Diante do Atlético-PR, Lucas, Wendel e Henrique Dourado foram os que mais sentiram o desgaste.

Prova é que, mesmo com um a mais nos últimos 20 minutos – Renato acertou um chute sem querer no rosto de Wanderson, que teve de ir para o hospital –, o Flu não conseguiu ter supremacia em campo.

Foi a segunda vez ainda que o time saiu atrás e foi buscar o empate, através do zagueiro Reginaldo, de cabeça, depois de cruzamento de Gustavo Scarpa (contra o Vasco, chegou a virar, antes de tomar outros dois gols).

A torcida pediu Calazans, mas Abel não pensa em utilizá-lo neste momento como lateral, uma vez que Léo já tem característica bastante ofensiva.

Para o treinador, dois laterais agressivos tornariam o time vulnerável.

Por isso, pensa em usá-lo no meio, mas terça a opção foi de novo pelo promissor Matheus Alessandro.

Um ponto na conta e segue o trem do Brasileirão.

Próxima parada: São Paulo.

______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

290 thoughts on “Ecos da maratona

  1. Pergunto aos nobres colegas do blog para saber se o Abel vai escalar um time que faça frente ao porco no próximo sábado na casa deles ou se vai mandar uma formação mais tímida que pode representar aquela velha máxima que o Fluminense tira adversários do leito de morte como já ocorrera tempos atrás no brasileiro???

    Espaço aberto para as opiniões.

    1. Caro Washington, tudo indica que alguns serão poupados, então prepare o coração para fortes emoções.
      Aqui em sampa já tem amigos palmeirenses me zoando dizendo que a recuperação deles vai começar neste sábado.
      Só nos resta torcer para o nosso tricolor estar numa tarde inspirada para arrancar três pontinhos.
      E vamos que vamos…
      ST

  2. Falei no final do post antigo… o Valdivia parece estar sem clube pois saiu (?) das arábia.

    Dependendo do contrato poderia ser uma. Contratava até o final do ano com um salário base igual ao da molecada, dava prêmios por performance tais como: cada gol feito… x grana a mais no mês, cada assistência… y grana a mais no mês, cada vitória… z grana a mais no mês, cada partida em que jogar bem e for avaliado com nota acima de x… t grana a mais no mês.

    Não está jogando nada e nem se esforçando?… fica no banco, ou encostado e ganha somente o salário base merreca.

    Precisamos de alguém no meio para entrar e jogar. Se ele estiver interessado… creio ser uma. Da mesma forma um zagueiro do mesmo naipe.
    SSTT

    1. Bravo, cara, ‘brilhante” ideia.
      Chame uns amigos, formem um time aí em Brasília, inscrevam-no no campeonato local, e contratem jogadores que aceitem casa e comida como salário. kkkkk
      Quem sabe, no futuro, esse time de vocês faça frente aos grandes da Europa?
      No Fluminense ainda não há caso de jogador indigente, não.
      (09/06 – 06:00)
      ooooooooooooooooooooooo

  3. Esse blog é o melhor do mundo. Cada comentário, falou alguma coisa negativa do Flu. Pronto, lá vem nego falar de netfla blá blá blá que jogamos contra etc.
    Minha opinião, empatar em casa com Atlpr com 1 jogador a mais. e no final do jogo o treinador falar que jogar com 1 a mais é difícil e o zagueiro dizer que conseguimos segurar a pressão do adversário é sacanagem.
    se o Flu tivesse uma torcida de cabra macho, uma entrevista dessa é pra invadir o vestiário na hora.
    Por essas mentalidades de parte da nossa torcida, que somos o ÚNICO time grande a cair para 3 DIVISÃO e o UNICO CLUBE grande a não ganhar a LIBERTADORES, porra vocês aceitam tudo, querem cair de novo?
    Vou fazer 40 anos e essa desgraça de libertadores não chega, daqui a pouco meu filho vai me cobrar.
    Vamos deixar de ser trouxa, vamos começar a ser mais exigente.
    Nosso clube é enorme, não nos compare com chape, Sport não pelo amor.

    1. Parece brincadeira isso aí:

      “Richarlison é o nome preferido do Palmeiras, que quer desfecho rápido da negociação
      Clube paulista acredita que Fluminense poderá fazer uma pedida que caiba no orçamento” NetFlu

      xx

      só tá faltando o Fluminense da Flusocio começar a preocupar com o que cabe no orçamento do Palmeiras.

      O que a Torcida Tricolor ganha quando um jogador é vendido?

    2. “A Taxa de Solidariedade da Fifa é de 5% para os clubes formadores. Logo, se a transferência de Fabinho sair por esse valor mesmo, Fluminense e Paulínia (SP) teriam uma quantia a dividir de cerca de R$ 10 milhões.”

      xx
      O Fabinho saiu de graça, na adm do Peter. Só tá faltando relacionar como mais uma conquista da sua gestão.

      As taxas sobre transferencias chegam a ser maiores que as vendas que o Fluminense consegue fazer.

      É muita incompetência, ou muita safadeza.

    3. “Revelação que mal entrou em campo pode render mais de R$ 4 milhões ao Flu
      Já negociado ao Estoril, Ailton deve ser vendido novamente na janela de transferências. Flu tem 15% do passe e direitos de clube formador por mecanismo de solidariedade da Fifa”

      xx

      Mais uma grande ‘conquista’ da adm do Peter.

      p.s.
      nunca esquecer aquela outra grande ‘jogada’ com o Biro Biro.

      1. Fazendo a ‘festa’, criatura hehehehe. Bom te ver saindo da ‘moita’.
        Por enquanto nem vou perder tempo com isso porque é bem pueril.
        Mas, você sabe que era assim na base: o Flu detinha 10%, 15% dos jogadores. Você sabe que isso mudou e quem mudou.
        Depois perco meu tempo com você.

        1. “Venda milionária de Gerson virou dívida para o Fluminense”

          Outra grande jogada do Peter/Flusocio

          Essa, nem voce sabia, Queens.

  4. As verdades sobre a administração do garoto da Terra do Nunca começam a vir a tona.
    Superávit de 8 milhões em 2016 com adiantamento da cota de TV de 2019.
    Isto pode até ser legal, mas é no mínimo imoral.
    Mas o Abad merece, afinal fez parte da administração, quem não merece é a torcida Tricolor.

  5. Garcez… eu já vi alguns reclamando que suas mensagens “sumiram” e vc dizendo que isto não é praxe. Até então todas as poucas que postei tinham sido publicadas. Porém de uns dias para cá tenho notado que algumas que escrevi não aparecem.
    Hoje, por volta das 3h da madrugada (logo antes de ir dormir) postei um comentário e agora de manhã (10h 40min) vejo que existem comentários de 2 e 3 horas anteriores publicados e o meu de 7h antes… “sumido”.
    E não foi erro meu porque ainda lembro de ter “editado” o que escrevi por ter visto um erro ortográfico e de concordância. Editei e salvei a edição e o mesmo apareceu como aguardando moderação.
    Talvez porque eu fui claramente “ácido” com o nosso treineiro que sumiram com o comentário? Se for o caso… fico triste em saber.
    SSTT

    1. Ora, ora, foi bom, porque todos já sabem o que você diz sempre, então não houve perda nenhuma.

      Mas há um provérbio chinês que diz: “Em vez de amaldiçoar a escuridão, acenda uma vela”.
      Então, que “vela” você pode acender nas Laranjeiras que possa ajudar o time a conquistar o Brasileiro?
      As suas pragas já perderam a validade … e a carruagem do Abel vai passando e…
      (08/05 – 15: 30)
      bahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbah

      1. Nobre Tricolor PCA, o Abel não carrega carruagem, ele carrega carroça mesmo. quando nós queremos que chegue ao destino (na ponta da tabela do brasileiro), ele empaca no meio do caminho. E não há condutor (jogador que ele escala e relaciona como suplente) que o faça sair do lugar.
        Abraços Tricolores.

      1. Nada, essas coisas de títulos é bobagem, o importante que temos uma nova torcida que cobrar é coisa de bandido, 10×0 pro adversário.
        e…..10 gols sofridos não vai me abater não vou parar de cantar.,.,

    1. Temos um Troféu que ninguém tem: A Taça Olímpica! Que seria uma imensa honra para qualquer Instituição da Terra em tela.
      Abraços Tricolores.

  6. E ainda tem gente que disse que o clube estava tão bem que nem precisava antecipar cotas da TV….

    Pois é, vamos ver no que vai dar…

    ST

    “As contas do exercício de 2016, último ano de mandato de Peter Siemsen no Fluminense, serão votadas nesta quinta-feira, nas Laranjeiras. Apesar da ampla maioria no Conselho Deliberativo, o ex-mandatário tricolor vai ter pela frent… – Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/06/08/grupo-aponta-maquiagem-em-balanco-e-vai-pedir-reprovacao-das-contas-do-flu.htm?cmpid=copiaecola

    1. Andrei,

      Temos discernimento. Os fatos não dão margem a dúvidas sérias sobre alguns assuntos.

      A dívida, certamente, não é nova. Mas o que se critica é como foi feita a gestão do nosso futebol nestes últimos anos.

      Primeiro deixaram nas mãos do patrocinador/investidor. Salvo engano, era está a explicação que um candidato dava para os problemas vinculados aquele período. Algo do tipo “não foi responsabilidade minha”. Mas o erro na “delegação” é clara responsabilidade do gestor.

      Pela mesma razão também não tem sentido se atribuir escusa à gestão no período pós patrocinador/investidor, pois se o Vice errou, errou mais quem ali o deixou.

      Ou seja, não se trata de “jogo de palavras”. Nosso desempenho, para mim, nunca foi aceitável.

      Na era Horcades não se sentia um aproveitamento de tudo que era possível com a dinheirama que entrava. Quase fomos rebaixados. Havia contratações de “nomes” que não rendiam o que se esperava.

      Na era Peter o início não foi diferente. Na minha opinião houve equívocos gritantes logo no início. Tive a sensação de que poucos entendiam de futebol. Conseguimos mais um título com forte investimento, mas sem qual outro resultado expressivo. No fim foi o que se viu.

      Agora só em 2019 (último ano do mandato de Abad), conforme entendi da mensagem deste grupo em gestão.

      É complicado. Mas sou tricolor e continuo torcendo pelo meu clube e para que o grupo tenha sucesso…

      Apesar de me sentir enganado com as promessas.

      ST

      1. Exatamente caro TT.

        Não podemos ser ingênuos de que toda a culpa do passivo é do Peter, mas toda a incompetência da sua gestão sim.
        Que legado ele deixou? Falta de patrocínio master, parceria furada do fornecedor de material esportivo, dívidas de contrato nababescos com jogadores que nada agregaram ao clube, dívidas ao verdadeiro responsável pelo novo CT, e por aí vai.
        Está evidente que não entendiam nada de futebol (nem finanças), e com a saída do dinheiro “fácil” da Unimed a vaca começou a ir para o brejo.
        O resultado todos estamos vendo, só não enxerga mesmo quem não quer.
        Daqui a pouco alguém vai comentar que isso é história da imprensa marrom, etc.

        Todas as informações e valores estão no site do Fluminense FC.
        Leiam o relatório dos auditores independentes, é estarrecedor.

        ST

    2. “O que sustenta a posição de quem rejeitará as contas é o parecer emitido pelo Conselho Fiscal. Curiosamente, o órgão recomenda a aprovação. Mas por critério “eminentemente técnico contábil”, como diz. No documento, a gestão do ex-presidente é chamada de “inconsequente e imprudente” por gastar toda a receita não recorrente (luvas de R$ 80 milhões pelo novo contrato com a TV) com despesas ordinárias e contratações, o que aumentou a dívida do clube.”

      XX

      Vamos ser realistas:

      “inconsequente e imprudente” é um eufemismo, estão achando que a torcida Tricolor é um bando de trouxa.

      1. Caro Guilherme, e insisto na leitura do relatório dos auditores independentes.
        Dramático, para não dizer outra coisa…

        Que os bons ventos voltem às Laranjeiras…..

        ST

      1. Já li sim, reproduzo aqui a opinião dos auditores:

        Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional
        Conforme descrito na Nota 1, o clube apresenta deficiência de capital de giro de R$ 194.788 mil em 31 de dezembro de 2016 (R$ 169.049 mil em 31 de dezembro de 2015) e patrimônio líquido negativo no montante de R$ 43.337 mil (R$ 51.678 em 31 de dezembro de 2015), evidenciando a necessidade de aporte de recursos financeiros. A administração está envidando esforços com o objetivo de minimizar os impactos em seu fluxo de caixa. As ações que estão sendo desenvolvidas para o reestabelecimento do equilíbrio econômico financeiro e da posição patrimonial do clube, bem como da necessidade de geração de caixa para funcionamento das respectivas atividades, estão descritas na Nota 1. A continuidade das atividades do clube dependerá do sucesso das medidas que estão sendo tomadas pela administração e, portanto, suas demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, …….

  7. Caros,

    Só pra constar: os reforços virão de um time da segunda divisão da Eslovaquia…

    E la nave va…

    SDs Tricolores e FT e DJ

  8. Falar em desgaste só pode ser brincadeira.
    Temos um time que está entre os de menor média de idade, estamos disputando um único campeonato.
    Digo isto porque saímos da copa do Brasil e há tempos não jogamos a Liga e a Sul Americana.
    Ontem com sempre, o Abel só mudou após os 20 minutos do segundo tempo e só 4 jogadores corriam com vontade, Wendel, Dourado, Da Lua e Luis Fernando, o Scarpa andando em campo, errando tudo, armando contra ataques do adversário e sobrecarregando os 4 citados.
    E o Abel vendo tudo passivamente, aí vem reclamar de desgaste?
    E o Atlético que está na Copa do Brasil e Libertadores, jogou mais de 20 minutos com um a menos?
    Chega de desculpa para tanta incompetência.

  9. Com o devido patrocínio da atual direção que imaginava uma situação antes das eleições ao prometer contratações, mais investimentos no futebol, etc, a realidade hoje é totalmente inversa.

    Se a política de pés no chão apregoada pela direção fosse no sentido de se ter montado um time com a inserção dos formados na base, o cenário poderia estar sendo outro com maiores chances do Fluminense estar brigando ainda na Copa do Brasil.

    Mas o que estamos vendo é o atual time com a maratona de jogos ter jogadores com problemas físicos ou médicos.

    Aí quando vai se utilizar o banco de reservas, nem todos estão em condições de substituir os titulares à altura.

    Com a falta dos “prometidos” reforços, o Fluminense vem pagando uma conta alta em algumas partidas por falhas individuais de jogadores por questões técnicas ou por falta de maturidade como foi o Nogueira diante do Grêmio, por exemplo.

    E a título de recordação, o Abel que conquistou muitos títulos, os mais importantes de sua carreira fora contando com jogadores mais qualificados no elenco como foi em 2012 no Fluminense.

    O elenco atual do Fluminense tem alguns bons jogadores, mas o conjunto em si não é consistente haja vista a formação é de muitos jovens e isso numa competição como o brasileiro e a sulamericana tem seu preço cobrado na falta de mais experiência.

    E tenho reparado que devidos as várias modificações que o time do Fluminense tem tido, não vi qual esquema tático que o Abel empregou principalmente depois que o Atlético ficou com menos um nos minutos finais da partida.

    Pelo contrário, fez foi uma aberração ao colocar o Pedro com o Dourado dentro da área.

    Depois da partida encerrada, estou preferindo deixar de ouvir ou ler as declarações do Abel que está saindo cada pérola igual foi em 2013 como o 0 x 0…

    1. Caro Was Luiz, com o devido respeito, você disse: “Aí quando vai se utilizar o banco de reservas, nem todos estão em condições de substituir os titulares à altura”. Como não? estou assistindo Flamengo 0 x 2 Sport, E o Osvaldo que no Flu não prestava, é titular no Sport e está jogando muito bem! Por Deus será que vocês sabem mais de futebol que o Wanderley Luxemburgo, Abel, Eduardo Batista, Wagner Mancini etc. o Wel Paulista tá muito bem na Chape. Ano passado vimos isso acontecer com Jean no Palmeiras, Fred no galo mineiro, Sóbis no Cruzeiro etc. Vimos, ontem o Jonatas no Atlético – PR jogar uma bela partida! Deu passe para o gol deles. Quando enfrentarmos o São Paulo será a vez do Cícero e por ai vai … O Abel tem dito que alguns técnicos da série A, querem contar com Maranhão/Marco Jr/Reginaldo e Pedro. E o Abel disse NÃO! Não vai liberar. Será que todos os técnicos estão errados e vocês torcedores passionais estão certos? Sinceramente eu não acredito! Lembro perfeitamente no inicio do ano as avaliações equivocadas de vocês quanto aos equatorianos/Wel Silva/Lucas e o Henrique Dourado. E hoje, mudaram de ideia. Estamos na quinta rodada e a cantilena não muda. Sempre a grama do vizinho é mais verde! ST

      1. Caro Oni, existe aquela premissa de jogador de clube mediano e os de grande como considero o Fluminense. Quem dera nosso Fluminense contasse com um Buffon, Luca Modric, CR7, o Marcelo e por aí vai???

        Pergunto ao nobre qual foi a partida que o Osvaldo arrebentou com a camisa do Fluminense???

        Minha formação não foi na área esportiva e sim a educacional!

        Como minha preferência é o futebol como esporte, humildemente entendo dos fundamentos e também de algumas regras que as rege.

        Acompanho o futebol há mais de 40 anos e jamais afirmei saber mais que muitos treinadores profissionais que são bem remunerados para fazer o melhor pelo Clube.

        A outra questão que o nobre coloca sobre a recente declaração do Abel quanto ao Maranhão e Marco Jr. espero que um dia possam ser felizes em outro Clube que há jogadores no atual elenco que podem muito bem substituí-los a altura como o L Fernandes. Quanto ao Reginaldo e o Pedro esses precisam ainda mais chances e amadurecerem que tem potencial para isso no Fluminense.

        Sou um torcedor passional sim pelo Fluminense que vi ganhar títulos, encher o antigo Maracanã e até o Laranjal em muitos jogos.

        Sobre o apontamento que você apontou quanto aos equatorianos quero colocar aqui que não tem nenhum post que eu tenha escrito tecendo avaliação equivocadas e sim até aprovei a atuação dele principalmente no começo ano do Sornoza que acompanhei algumas partidas dele no Independiente pela Libertadores de 2016.

        Quanto o W Silva e o H. Dourado fiz críticas sim do primeiro que estava muito individualista e o Dourado que ano passado não havia justificado sua contratação.

        Como o mundo muda de minuto a minuto Oni, podemos mudar a nossa quando há motivos plausíveis e hoje o Dourado está dando alegrias para a torcida como reconheço com os gols e sua movimentação em campo.

        Portanto caro Oni, o que tanto queremos quanto torcedor é um Fluminense vitorioso e não perdendo seu papel de protagonista no futebol.

        ST.

        1. Exatamente isso Washington! Os caras parecem que não entendem, ou não querem entender essas indas e vindas de jogadores medianos que arrebentam em clubes de menor expressão e quando vem para um clube grande, some!

          Osvaldo teve inúmeras oportunidades de mostrar alguma coisa, mas nunca convenceu. Agora o cara faz um golzinho na mulambada e os caras já vem babando dizendo “vocês não entendem de futebol, diziam que que o cara não prestava e tal…”, tem que ter muita paciência meu caro Tricolor, só assim para poder ler tais afirmações!

          1. Fred, salvo engano no Brasil o Osvaldo jogou no Ceará e São Paulo! No Ceará jogou tão bem que ensejou a sua contratação pelo São Paulo. No São Paulo continuou jogando bem e foi vendido para o exterior. Fred você considera o São Paulo um clube NÃO grande? Pq, no São Paulo o Osvaldo jogou muita bola e por isso foi negociado para o exterior. Olha se o Osvaldo não deu certo no Flu, com certeza não foi por falta de qualidade técnica. Em tempo: a minha pergunta foi: por Deus, vocês sabem mais de futebol que o Luxemburgo/Eduardo Batista/Abel etc.? ST

            1. Amiguinho! O Abel ganha muito dinheiro dos trouxas ou os muito espertos em futebol. Mas veja bem: Ele pode ser técnico de futebol mas isso não o torna o maioral, o bam, bam, bam da profissão. Tanto é que nunca foi contratado para dirigir a Seleção Brasileira. Existem pessoas que são tão boas ou melhor do que outras que exercem uma profissão sem exerce la. Está meio confuso, mas dá para entender. Concluindo: “As vezes você espera de tudo, as vezes você não espera nada. Mas sempre sobra algo”. Esse algo é o supra sumo da questão. Basta saber analisar.
              Abraços Tricolores.

            2. Amigo Oni, sua primeira frase resume bem: jogou, no passado, não joga mais. Como disse, ele teve incontáveis chances para mostrar alguma coisa, mas o que ele fez? Qual jogo ele foi “o cara”? Qual jogo ele se destacou? NENHUM! Nem naquele jogo contra o Inter pela Primeira Liga do ano passado que ele fez dois gols, ele não foi “o cara”!

              Olhando o histórico do “grande jogador” Osvaldo, seu números impressionam negativamente!
              No São Paulo, em 160 jogos ele conseguiu fazer somente 20 gols!
              No Fluminense, em 60 jogos ele conseguiu fazer míseros 6 gols!
              Jogando no Ah-Ahli, da Arábia Saudita de futebol promissor, poderoso e celeiro de craques, em 21 jogos ele anotou 2 gols!
              E ainda, falando do futebol no oriente médio, o cara jogou curiosamente num time dos Emirados Árabes de mesmo nome do da Arábia e em 20 jogos ele fez 1 gol!

              O que esperar de um cara que faz 3 gols em 41 jogos jogando no futebol da Arábia Saudita e Emirados Árabes?

              Você disse em outro post algo que eu concordo: não importa a origem do jogador (na ocasião estava se referindo ao interesse do Flu por um jogador do Botafogo/PB), mas assim que ele pisa num grande clube é onde ele precisa continuar mostrando o futebol que outrora despertou interesse desses clubes.

              E definitivamente, esse não é o caso do Osvaldo! Assim como não é o do Marlone, Neílton, Kerlon e tantas outras promessas que tem por aí e que não mostraram a que veio!

              Taí o link do perfil do Osvaldo para conferência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Filho

              1. Caro Frederico, eu sabia que o cara era fraco, mas vendo os números que você levantou já me veio na mente : quem foi o gajo do clube que analisou este scout e concluiu que seria uma boa contratação?
                Na verdade foi a era da festa dos empresários. Espero que tenha acabado.
                ST

        2. Caro Washington Luiz, sem dúvidas que queremos ver o Fluminense exercendo o seu papel de protagonista do futebol brasileiro.
          Oportuno lembrar, que, por uma feliz coincidência saíram da nossa velha Bahia, do modesto Galícia Esporte Clube (meu clube) para brilhar no nosso Fluminense, dentre outros, inclusive a nossa seleção canarinho os craques Toninho Baiano e Washington. Importante esclarecer, que o Washington, primeiro foi para o Corinthians referendado pelo saudoso Aymoré Moreira. E no Corinthians não foi aprovado, idem no Internacional. Até ser contratado pelo Atlético – PR e junto com Assis formaram o famoso casal 20. Cumpre lembrar, que o também saudoso Assis, revelado pelo São Paulo tb não vingou por lá. Acabou sendo emprestado por aí. Bem! O final nós já sabemos conquistaram para nós treis títulos carioca e um brasileiro. Was Luiz, vários são os exemplos que contestam a eficácia da premissa de “jogador de clube mediano e os de grande” O Brasil está cheio de jogadores egressos de clubes pequenos/médios que brilharam e brilham em clubes grandes tais como: Giovani ex Tuna Luso – PA, brilhou no Santos/Barcelona/Seleção; – Dante ex Galícia, atua no exterior e atuou na seleção; – Paulinho ex Bragantino – SP, ganhou tudo no Corinthians, atua no exterior e é titular da Seleção; – Luan ex Catanduvense, hoje, atua no Grêmio e é titular da Seleção. Isto posto, como futebol é um grande negócio, penso que os nossos Maranhão/Marco Jr/Reginaldo etc. Hoje, reprovados! Com certeza vão vestir outras camisas do planeta futebol. Assim como, aconteceu com Diego Souza, Sport e seleção brasileira, Maicon no Grêmio, Jean no Palmeiras, Fred no galo mineiro etc. Por fim, renovo que respeito e muito as suas opiniões muito embora, democraticamente, divirja de algumas. Em tempo: conversar com vc é sempre um prazer! ST.

          1. Agradeço suas palavras Oni e a divergência e concordância dos assuntos abordados aqui no blog dirigido pelo caro Garcez são importantes sim.

            ST

      2. Batata, Oni!

        Liguei o computa para falar exatamente de Osvaldo, um rapaz que sabe jogar, tem domínio sobra a redonda, e tem ótima velocidade para prática do futebol, e parece que Vanderlei está fazendo com ele o que eu sempre disse, que é dizer que não é em toda bola que ele pegue que tenha que sair voando.

        Isso tem hora, há momentos de pensar, segurar, tocar para alguém, receber, fazendo isso que todo apreciador do futebol tem que saber, e usando a velocidade para os momentos certos, e ele está muito bem lá. .

        Seria bom que o Sport tivesse levado o Maranhão e o Marco Júnior também, e colocar esse pessoal sem pressão nas costas, e seria muito bom para essa avaliações.

        Diziam também que H. Dourado não era jogador para um time como o Flu, mas, hoje, já estão pedindo desculpas aos rapaz, como pedem ao Lucas.

        E aí, dos cariocas, só o Flu não perdeu nesta nesta quinta rodada, continua no andar de cima, mas os cassadores de culpados continuam ensandecidos, e alguns ficam babando de raiva de ver essa situação, algo que juravam que não veriam, e torcendo desesperados para que mude logo para que tenham “coisa bem melhor para fazer”, que é poder esculhambar a diretoria, o técnico e jogadores.
        Lamentavelmente, temos torcedores do Flu desse naipe neste blog.
        (08/06 09: 00)
        EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

        1. kkkkk você, o Abel e o Reginaldo podem dar as mãos!
          Estão no mesmo patamar… um diz que 0x0 é melhor que 2×1, outro acha normal empatar com um time de reservas dentro de casa jogando pelo menos 20 minutos com um jogador a mais, outro vê alegria nas derrotas e outro consegue ver algo positivo na pior trinca de M’s do futebol… e outro ainda concede entrevista dizendo que o time tomou pressão em casa desse mesmo time cheio de reservas…

          Enquanto torcedores complacentes como você acha tudo normal, a torcida do Flamengo já está fazendo pressão no time por causa da eliminação na liberta e pela derrota de ontem… mas vida que segue, tudo continua ‘normal’.

          1. Direto ao ponto.
            Os palmeirenses aqui já estão se mobilizando para protestar.
            Enquanto isso no reino do Laranjal feliz….

            ST

          2. Fred, só lembrando que a torcida do Flamengo também frequenta e lota os estádios, compra o sócio torcedor e… Enquanto a nossa! Bem a nossa nós já sabemos. rsrsr

        2. Por acaso PCA, o Fluminense tinha ou tem técnico para tirar o melhor de cada jogador? O Fluminense não perdeu, deixou de vencer por incompetência do treineiro. O setor que pode modificar um jogo e levar o time a vitória é o meio de campo. Colocar dois centroavantes com o mesmo estilo é ignorância, total desconhecimento das estratégias táticas referentes a profissão que exerce.
          Abraços Tricolores.

      3. Marmund
        Quem não escalava Oswaldo era Abel. Abel desejou felicidades ao jogador e deixou despachar. Se nas palavras de Paulo ele anda dando certo com Vanderlei só comprova o equívoco de Abel (veja: em relação a este jogador).
        Fluminense é pressão. Não dá pra comparar com sport. O inverso também é verdadeiro. Cavalieiri era terceiro reserva antes de vir para o Flu. Virou titular até semana passada.
        Dorival acaba de sair do santos. Levir assumiu. Vai que ele levanta o time lá? A questão é menos matemática e mais adaptação, momento, entrosamento, empatia com o técnico, time funcionando, etc.
        Isso porque esses jogadores se nivelam. Se se pegar Messi, ele vai jogar bem na China, na Arábia, no Real, no Fluminense, no Bangu, etc.
        Abs!

        1. Fernando Reis, é isso mesmo! Olha, o Abel não é o treinador que gostaria de ver comandando o nosso Flu. Contudo, está fazendo um bom trabalho, negar isso, só pode ser como diria o Gustavo Albuquerque ” fruto de muita negação, de luta contra os conceitos rígidos e inflexíveis que geralmente acompanham o torcedor de futebol quando acha que sabe tudo”. SABEM DE NADA INOCENTES! ST.

  10. Não assisti ao jogo ontem porque tinha coisas bem melhor para fazer.
    Li os comentários da galera e vi que fiz bem e não me estressei.
    Agora… vcs estão chateados com o que mesmo? Com o Tapir? Oras…
    O velho deitado já dizia: pau que nasce torto…
    Vou repetir o que já disse inúmeras vezes:
    O Tapir faz um plano A que é único. Se ele dá certo em campo, belezaaaaa. Nos damos bem.
    Se este plano não dá certo… fufu dedeu porque ele não tem plano B e muito menos um plano C. Ele fica perdidinho ali na beirada de campo rezando para que o planinho dele passe a dar certo.
    Quando chega os 30 minutos do segundo tempo, se o plano deu certo ele recua o time e passa a tomar sufoco mesmo estando com um a mais em campo. Agora… se o plano não deu certo, ele enche o time de atacantes e tome tentar bumba meu boi para dentro da área adversária.
    Fora que ele não consegue gerenciar mais do que 14 ou 15 jogadores. É demais para os miolinhos dele. Por isto que mantém os mesmos em campo até que se esfalfem todos e suas substituições sempre são as mesmas.
    Fazer uma movimentação e rodízio com 18 ou 20 jogadores? Esqueçam… Para isto precisaríamos de um TÉCNICOOOOOO…
    SSTT

  11. Caros,

    Abel, que não é problema mas solução, com todos seus defeitos é mesmo o menos culpado. Como acontecia com o Fred, reina absoluto porque dá a cara a tapa e tenta alguma coisa. Se expõe. Só ocupa o espaço que outros deveriam ocupar pela simples omissão e incompetência destes. Agora falar em incompetência e omissão na presidência e no Dep. de futebol do Fluminense, este último desde 2012, pra cá é chover no molhado.

    SDs Tricolores e FT e DJ

  12. STT.
    Até poucos dias atrás, os times que jogavam no meio da semana, ganhavam fácil dos que descansavam no mesmo período. O que mudou? As péssimas partidas dos que jogam no meio da semana ou as desculpas de quem não tem competência para exercer os seus ofícios? Com a palavra, os torcedores.
    Saudações Tricolores.

    1. Rodrigo, ainda lembro das suas previsões com relação ao Henrique Dourado! E, que bom que você não acertou! rsrsr Meu rei que tal darmos aos garotos egressos do Samorim ao menos o beneficio da dúvida. Certo companheiro.

  13. Vocês já ouviram falar em NETFLA ?
    Com certeza a resposta é …. não !
    E eu explico : o Fla(rgh) não precisa de NetFla.
    Porque já conta com o NETFLU destruindo o Flu dentro nossa própria trincheira.

    ” Vendem ” um por dia.
    O Wendel.
    O Rich.
    O Well (de volta ao Arsenal).
    O Cavalieri (embora esta fosse uma boa).
    E agora … o Dourado.

    E tentam de todas as formas desestabilizar o ambiente do club.

    Moral da história : Flamenguista que tem a NETFLU não precisa de NETFLA.

    17:48 > 07JUN

      1. Devagar, malandros.
        Vocês não podem reclamar de ninguém que tente tumultuar o ambiente do Flu, porque é só ver a enxurrada de comentários desabonadores e desagregadores a dirigentes, técnicos e jogadores, que fazem neste espaço, e mesmo diante do empate contra o Atlético PR, e da permanência do time numa boa colocação. .

        Estão sempre de nariz torcido para tudo que o Flu faz dentro de campo, e para o técnico que querem tirar logo do comando.
        Não podem chiar, não, por alguém querer sacanear o Flu, pô!!!
        (08/-6 – 09: 05)
        lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

        1. Você deve ser mesmo um comediante cara… eu não consigo acreditar que você achou mesmo normal esse empate com o misto frio do Atlético/PR e ainda por cima jogando mais de 20 minutos com um jogador a mais! É sério isso???

          Eu não quero boas colocações, quem se contenta com isso é torcida de Ponte, Chape, Sport e afins… eu quero é título!

    1. Quem destrói então são os outros órgãos da grande imprensa, nem sempre lembrados (e por que será?), pois o NETFLU só faz “clipping”. Nada mais.

    2. To contigo, nobre tricolor.
      Os ‘clippings’ do netFlu são uma espécie de avesso do avesso do avesso. Deram um brake na busca dos ‘clippings’ das baratas e ratos pelos contornos de Álvaro Chaves, mas continuam ‘clipando’ pelos buracos de minhoca do cosmos.

  14. Para não falar apenas dos espinhos :

    ° Fico cada vez mais animado a cada partida que vejo o Luis Fernando jogar.
    ° Ontem – já muito mais solto – tomou conta da metade de nossa intermediária.
    ° ” Esta terra é minha e ninguém tasca “, deve ter pensado enquanto jogava.
    ° E como jogou bem, o garoto !
    16:49 > 07/JUN.

    1. A questão não é ‘querer sair’, LA.
      O problema é encontrar quem o queira.
      Não alimento qualquer esperança neste sentido.
      16:52 > Jun.

  15. Incrível que tão poucos meses após a sua posse, o atual presidente tricolor consegue parecer mais omisso que o seu antecessor. Sabemos todos das dificuldades, mas não fazer nenhuma contratação, deixando toda a responsabilidade na mão do treinador, é dose pra mamute com sobrepeso.
    Apareça Abad!!!!!

  16. ha tempos atras quando um lateral se destacava tecnicamente o treinador o colocava como meia de criaçao, no flu atual acontece o contrario, o cara ja e horrivel em sua posiçao de origem entao o tecnico o “recompensa” colocando-o como meia, nao da pra entender esse entregador de camisas.
    outra, o flu estranhamente apos ficar com um a mais em campo apos a bicicleta sem roda criminosa deste mesmo lateral traste chamado renato, passa a jogar com 04 atacantes e toma chuveirinho na area do atletico, nao criou uma jogada sequer, no meio ,na articulaçao apenas o scarpa e o calazans no banco, abel-anta va se ferrar !
    o lateral direito do atletico, jogou no flu ano passado ( jonatan ), so vivia bichado e cansado , no clube paranaense ta jogando muita bola, acontece com muitos que saem do flu, vao para outra agremiaçao e la sao cobrados e a intensidade dos treinos e maior , no laranjal e a terra da alice ou a neverland do ‘”saudoso”peter.
    porque so os jogares de futebol no brasil se ” desgastam”, os caras do volei e do basquete tambem sofrem desse mal ?poupar no começo da competiçao, ta de sacanagem.
    o trabalhador que trabalha ate 12 horas por dia, se alimenta mal, sem mordomias, ganhando merreca,pega trem, onibus, metro lotado nao sofrem tambem? o patrao tem peninha deles abel-paizao ?
    o blogueiro ta com a mesma ideia do treinador, nao jogamos mal, a culpa e de um tal desgaste.
    eu nao me iludo mais com as abelices do paizao !
    o

  17. Próxima rodada tem que ser em moça bonita, jogar no maracanã é piada, nossa torcida só vai na boa, qual o otário que vai pagar ingresso todo jogo para ver MJr.
    A realidade chegou para gente galera, nossa torcida aqui no RJ está acabando, a galera da Força da Young que botava pressão estão de saco cheio.
    Os antigos de Maraca estão parando, fica uma molecada de 15 anos da bravo cantando até com 5×0 pro adversário, sou do bonde que se perder jogando de sacanagem ou sem compromisso tem que ser cobrado.
    Toda empresa é assim, já falei várias vezes aqui, jogar no Flu é fácil, não tem pressão.
    Vamos mais um ano fazer figuração, é sério que algum torcedor acha que vamos ganhar a Sula?
    E você sabe muito bem que a Diretoria não ta ligando muito pra isso.
    Um clube vive de títulos, esses caras eram pra estarem preocupado com o elenco, só que na verdade estão preocupado com as $$$$$$ o que me deixa sem sono, é ver o Framengo montando um timaço e vai acabar levando esse Brasileiro e de quebra levando nossos poucos torcedores pro lado deles.
    Abad meu caro, vá ao mercado ainda da tempo.

    1. Rodrigo, um cara, que pela foto deveria ter uns 50 anos (minha faixa de idade), colocou exatamente isso aí em um dos grupos do Facebook em que eu estava, mas saí… O pessoal antigo, acostumado com grandes times, títulos e a vencer os 3 outros do Rio, está ‘desanimando’ e parando de acompanhar o time… fica essa ‘molecada’ (realmente dá pra perceber muita gente jovem pela televisão) que não tem a menor noção da história do Fluminense. Parecem mesmo um monte de bobos alegres, comemoram qualquer vitória como se fosse a conquista de um campeonato mundial, cantam e aplaudem, não se importando com o resultado. Não sei nem como (e o que) vaiaram ontem. É exatamente isso o que vc falou. A impressão que fica pra mim é que essa garotada são os filhos, sobrinhos, etc… desse pessoal da Flu sócio que se apoderou do Flu e ‘implantou’ essa mentalidade de mediocridade.

      1. Nando, esse pessoal é a prova cabal que houve sim crescimento/renovação na torcida do Fluminense. Amiguinho, você atribuir cerca de 10 mil jovens como sendo filhos e sobrinhos da Flu sócio é mais uma bola fora sua! Aliás, a segunda em tão pouco tempo. Nando, paradoxalmente, e em contra ponto ao que você defende, essa garotada já viu o Fluminense ser campeão brasileiro DUAS VEZES e viu tb conquistar a Primeira Liga tudo isso no interstício de apenas SEIS anos. Então, quem são os bobos alegres? – Nando, vale lembrar, que a galera da faixa de 50 anos, viu o Fluminense ser campeão em 1970, e esperou mais 14 anos para ver novamente o Fluminense campeão. Nando, fala sério amiguinho saia dessa lama! ST

        1. Oni, levando em conta q a Flu sócio tenha uns 1.500, 2.000 participantes, sei lá, acho q uma boa parte pode ser de parentes ou conhecidos deles, sim. Mas, me responda uma coisa, amiguinho…se vc pudesse escolher para dirigir o Flu hj, quem vc escolheria: Levir Furacão ou Abel Fanfarrão?

          1. O Fluminense deve ser dirigido por um treinador que no mínimo respeite o seu torcedor! Coisa que o Levir ficou devendo. Aliás, ficou devendo respeito/trabalho etc etc. O Abel não é FANFARRÃO! O Abel é, sim, muito teimoso! Em seu lugar já teria colocado em campo várias vezes o Mascarenhas. Mesmo que fosse faltando 10 minutinhos para o fim do jogo. Bem como, já teria dado oportunidades ao Calazans/Robert, substituindo o Douglas que como sabemos só aguenta jogar os primeiros 45 minutos.

      2. meu caro “sonhador”, a torcida do flu se apequena cada vez mais a cada ano infelizmente, a maioria e coroa saudosista como nos, a nossa geraçao era mais assidua
        , nao havia violencia nas ruas, nao havia tv por assinatura, nao havia video tape apos os jogos, quem perdia o jogo ficava na saudade, alem do mais as opçoes de entretenimento
        aumentaram muito nos dias de hoje e a torcida que restou so vai na boa, salvo alguns mais fieis e fanaticos.
        na decada de /50/60/70/80 eramos a segunda maior torcida do rio e por vezes dividiamos o maraca pau a pau com a urubuzada.
        o ultimo ano que vi a nossa torcida fazer presença foi em 2008 na liberta e em 2009 paradoxalmente na fuga da degola.
        tambem sonho com dias melhores mas esta muito dificil.

        1. Meu prezado e lúcido Tim, tinha absoluta certeza q alguém faria essa brincadeira, mas dessa vez aconteceu mesmo, cara. E foi bem ‘real’…mas, mudando de assunto, vai torcer pra quem hj? Lebron?

  18. Certas coisas são difíceis de entender. Renato é ruim como reserva na lateral e entra como o salvador do meio campo? Cheio de gente muito melhor querendo jogar? Scarpa sem ritmo e o professor Abel vem com essa? Facilita Abelão!

  19. Fraquíssimo.Empatar com um time treinado por Eduardo Batista e ainda com um a menos é imperdoável.
    Só para não ser injusto,ressalvas para Wendel,Matheus Alessandro e H.Dourado,que bem que tenta,mas se o time não cria nada…

    Quando anunciaram a contratação do Abel eu fui contra.
    Só que aí o time começou a fazer boas atuações,a fazer gols,veio a Taça Guanabara,
    sendo que até no Carioca andávamos apanhando,e então resolvi dar-lhe um voto de confiança.

    Mas eis que voltam a fanfarronice e a mesmice.A bola da vez da panela é esse tal de Renato,que
    nem deveria ter voltado.O empresário desse cara deve dar um “jabá” para que ele entre em campo.
    E para fechar com chave de ouro,Marcos Júnior.

    Então é isso aí,Abel.Estamos sem Sornoza,sem Wellington,sem reforços e continue dando chá
    de cadeira para o Calazans,que vamos nos dar muito bem contra Palmeiras,Grêmio e flamídia.

    *****

    Alô,diretoria!
    Dorival Júnior está livre.Eu já comentei que,apesar daquele triste ano de 2013,deveriam ter continuado com ele.Depois que ele chegou,conseguimos três vitórias seguidas(eu acho),só
    que aí já era tarde demais.

    1. Abel explicou todas as questões ontem, eu entendi posso até nao aceitar , mais com certeza ele é tecnico de futebol e eu torcedor , vcs tem acreditar nele e não em mim, o que quero dizer ontem do time do inicio do ano , foram seis titulares no inicio do ano que não estão jogando , sendo 02 barrados , caso de Cavalieri e Renato Chaves , escrevi aqui ha 03 meses , temos um time bom e no máximo 02 reservas .

      1. Caro Ramires,

        Não assisti à coletiva,mas certamente ele falou da questão do desgaste,e quanto a isso sou da mesma opinião que alguns leitores daqui sobre o assunto.

        E quanto ao que você comentou de o time ser bom.É verdade.Tem potencial,e eu até acreditaria em algo mais se recebesse reforços.Fora que é preocupante o seu possível desmanche.

    2. nobre tricolor, dorival junto com a portuguesa nos salvaram em 2013, tambem acho que foi bola fora a sua saida, o cara tem noçao tatica e sabe trabalhar com jovens, sempre sera um bom nome a ser cogitado.

  20. Infelizmente não podemos nos dar ao luxo de poupar jogadores, nosso elenco é limitadíssimo e já está desfalcado por contusões e convocação, poupar contra o Palmeiras é dar margem a uma possível goleada, e isto no momento é o que o Flu menos precisa, já que, pra nós, basta não vencer um jogo para a imprensa falar que estamos em crise, levar uma goleada então, seria péssimo para este time com muitos garotos.
    Pelo jogo ter sido na terça-feira, acho que o grupo terá um tempo maior pra descansar.
    Vamos com tudo pra cima do Porco, podemos até perder, derrota lá é um resultado normal, mas ser goleado não.

  21. A atuação de ontem não foi fruto do cansaço, penso eu !
    Se o Flu não tivesse dominado o jogo até concordaria.
    Jogou bem, principalmente no primeiro tempo, melhor ainda antes de tomar o gol.
    Entretanto o tempo foi passando e vai batendo a ansiedade, que vira desespero.

    Na minha opinião isso é (1) natural falta de maturidade de um valoroso time de garotos e (2) falta de treinamento de jogadas de ataque. O Flu não apresenta uma sequer.

    Um resumo de rara felicidade foi veiculado no O Globo pelo Carlos Eduardo Mansur, sobre este time do Fluminense.
    ” Previsível –
    Em dificuldades sempre que o rival se planta atrás e lhe dá a bola para construir.
    Forte quando acha espaços para o jogo de velocidade ou em lances pelo alto.”

    E eu acrescento : sem meias de criação e sem treinamento de jogadas de ataque.

    E eu acrescento (2) : onde está o nosso Calazans ?

    11:34 > 07JUN.

  22. Desculpa boba, essa do desgaste. E O Atlético PR não tem desgaste? O que me preocupa é que, das outras vezes que esteve no Flu,tal como desta vez, Abel começou muito bem, mas, depois, foi uma catástrofe. Cada vez que me lembro de 2005 (foi neste ano que o Flu, a cinco jornadas do final, precisava de, apenas, um empate, mas perdeu todas, não foi?)… Quanto a essa de “um jogador a mais, às vezes, atrapalha”… Que tirada infeliz, não é Abel? Me apetecia comentar de outra forma, mas Abel merece ser respeitado…

  23. É, tá brabo.

    Este calendário do futebol brasileiro é mesmo para matar jogadores, e a gente esta vendo que alguns não aguentam mesmo o tranco, pois é sabido que os organismos humanos não são iguais, e é só ver nas maratonas, por exemplo, em que a fina flor dos atletas do mundo todo estão nelas, devidamente treinados e bem abastecidos, e, dada a partida, e com alguns quilômetros vários já começam a ficar, e uns poucos chegam nas primeiras colocações, e outros chegam, desabam, e são levados de maca para atendimento médico.

    O “muito mais” inteligente será o clube optar por quantos torneios quer disputar durante o ano, até porque nenhum deles tem essa rentabilidade toda por aqui, mas todos se revelam bem custosos e deficitários por vários fatores, e com essa enxurrada de futebol todos os dias e horas na TV, é claro que ele perde muito da atração que exercia em outras épocas.

    É sabido que o Fluminense não tem plantel para disputar todas as competições em que se meteu neste ano, toda a sua torcida tem consciência disso, e, repetindo sempre, muitos dos indignados de agora com a performance do time e com o comando do Abel, tinha absoluta certeza de que ele estaria sempre na rabeira dessas competições, e sem nenhuma perspectiva de um bom ano de 2017.

    O adversário de ontem está no bolo de cima do futebol brasileiro, está disputando a LA por ter sido classificado no ano passado como outros foram, é não é esse timeco que o Flu seja obrigado a ganhar do jeito que queira, como alguns “apaixonados” pelo clube querem.
    Mas é lógico que todos os tricolores sensatos, lúcidos e coerentes, queriam ver o time vencer, mas não tinham como obriga-lo a fazer isso. .

    Mas agora que o técnico fez e faz alguns remendos que estão permitindo o barco flutuar pelo menos, nego fica olhando de fora, malhando tudo, e nem desconfia que não é o Abel é que o burro.
    ST/T
    (07/06 – 10: 50)
    homhomhomhomhomhomhomhomhomhomhomhomhom

    1. O que deixa muitos de nós torcedores irritados, não chega nem a ser o resultado da partida, mas sim o desempenho do time no jogo.
      O Atlético está na Libertadores, está, mas ontem não demonstrou nada a mais dos que os times pequenos do Carioca e era sim obrigação demonstrar pelo menos um bom futebol, ainda mais com um jogador a mais durante 20 minutos do segundo tempo, com todos cansados.
      Quanto a maratona de jogos, ela é igual para todos, veja que nem na Copa do Brasil estamos mais e na Liga e Sul Americana, faz tempo que não jogamos, então no momento estamos disputando apenas o Brasileiro.
      Agora, grande parte do desgaste de alguns jogadores se deve ao Abel, que só utiliza 11 jogadores, dificilmente faz uma substituição antes dos 20 minutos do segundo tempo.
      Só me recordo de uma defesa difícil do goleiro adversário, em uma cabeçada do Dá Lua e mais nada, além de um chute do Luis Fernando e outro do Scarpa, todos em cima do goleiro.
      Aliás, falando em Scarpa, por onde anda este rapaz?
      Está jogando?

      1. Será que ninguém notou, FLU/TO que até o Wendel estava andando, e não deu nenhum daqueles piques que vinha fazendo, .
        É um jogador que tem que ser poupado já, se não pode estourar, e no momento em que o departamento médico fizer o Abel poupa-lo num jogo, ou substitui-lo durante a partida, alguém poderá dizer que foi burrice dele.

        Quanto a chutes contra o gol adversário, o Scarpa deu dois de frente, só que não acertou o alvo, mas, é verdade, ainda não recuperou toda a forma.
        (07/06 – 16; 40)
        qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.

        1. Paulo, Wendel não correu porque se ‘matou’, juntamente com Richarlison, no esquema adotado. Luiz Fernando também saiu exausto. Em vez de colocar outro meia para dividir os esforços, veja a contradição: ele deixou Wendel sozinho no meio campo.
          E ainda com Scarpa fora de forma, como você disse. Portanto, mais um motivo para colocar outra meia.

      2. comentario muito bom coerente tricolor, o pcalisador de cabeça vai torcer o nariz !
        quanto ao scarpa nao e mais o mesmo de antes.

    2. Ele deve aproveitar os torneios e colocar os menos cansados, os reservas e os novatos para ganharem experiência e ritmo de jogo.
      Só com muita sorte para vencer com as alterações feitas por Abel no jogo de ontem. Poderia até perder, mas o resultado prático delas foi uma embolação improdutiva que nada rendeu. Pelo contrário, piorou a situação.
      “Nego” tem que olhar de fora. Se olhar de dentro vira jogador ou técnico do time. A par de eu não acreditar em “burrice” e do trabalho de Abel ter bem mais prós do que contras, o barco poderia ter flutuado diferente no jogo com o atlético paranaense.
      Renato, Maranhão e MJ possuem substitutos à altura no elenco. Calazans não é lateral esquerdo. Tem um que acabou de se destacar e de subir da base. É preciso ‘remendar’ mais, antes que falte ‘linha’.
      Há pelo menos dez partidas Abel tenta reverter partidas com MJ, sem resultado prático algum. É hora de mudar o disco. O disco com Maranhão parece que ele mudou; com Renato Chaves idem. Deve continuar testando outras alternativas, a exemplo do que fez com Mateus.
      Agora, especificamente no jogo contra o atlético com um a menos, a vitória era viável e necessária. O próximo jogo será contra o palmeiras e está todo mundo cansado. Espero que ele não pense em ‘remendar’ com o roupeiro porque proporcionalmente o jogo deve ser bem mais difícil do que o contra o atlético.
      Caso contrário, o ‘remendo’ pode sair pior do que o soneto.

      1. É isso aí, Fernando Reis.

        Se ele colocar os reservas e os novatos e ganhar, aí ele é gênio. Se perder, quebram o pau em cima dele, ou não é assim que a cultura do blog age?
        Aí ele seria burro mesmo se fizesse uma salada diferente em todo jogo, e se desse errado, nego que vê as coisas do lado de fora mesmo, em todos os sentidos, já diria que “ele está queimando os garotos”.

        Sobre Maranhão, já parece até fixação, pois o cara nem jogou ontem, e tem entrado em um ou outro segundo tempo, e isso não dá ritmo a jogador nenhum, e na realidade, o plantel do Flu está bem nivelado por enquanto.
        (07/05 – 16:19)
        uauauauauauauauauauauauauauauauauauau

        1. Assim que funciona o futebol… Para um torcedor com seu estilo ganhar, empatar ou perder, mantendo a fleugma. Para alguns outros, chamando de ‘gênio’ e de ‘burro’ pelos mesmos motivos. São os ‘riscos’ da profissão. Portanto, não é a ‘cultura’ deste blog. É ‘cultura’ de todas as torcidas em todos os lugares.
          ‘Garoto’ que tem futuro e bom futebol não se queima fácil. E ele tem que ir lançando nos jogos mais adequados. O da primeira liga é um deles. Lançar contra o palmeiras, seria melhor ter lançado contra o atlético. A não ser que ele pretenda criar barbados para lançar aos 30 anos.
          Maranhão não jogou ontem porque ele parece ter entendido que não estava funcionando. Dez jogos seguidos lançando, e nada modificando, pelo contrário só piorando, deve ter cansado. Ou seja: o lançamento não vinha dando certo.
          Marcos Júnior da mesmo forma. Ah, pode funcionar em outro time ou esquema? Pode. Mais não é o caso atual.
          Olha o peso que ele mesmo está colocando sobre Calazans. Quem está queimando esse jogador é ele. Quando se tem um elenco curto e de muitos jovens deve-se dar rodagem. Porque se uma hora precisar… E vai precisar.
          Abel não deve estar preocupado em ser ‘gênio” ou ‘burro’. Deve estar preocupado em fazer o sistema funcionar com o que tem em mãos.

          1. Caramba, li de novo e concordo mais ainda.
            Imagina que já tem gente dizendo que o Osvaldo está arrebentando no Sport, e por aí vai. Como você disse, se der certo em outro time, boa sorte.
            Imagina se o Cavaliere (que por mim tb pode ir embora) vai para outro time, fecha o gol e é campeão? Vai chover viúva por aqui.
            Esse é o ponto! Está funcionando no NOSSO TIME? Não? Então Ciao ragazzo!
            Agora declarar publicamente que o Calazans não é a solução do problema é de uma infelicidade absurda, mas se tratando do nosso Abelão…..

            ST

  24. Abel, depois do jogo:
    “Normalmente, com um jogador a mais se torna mais complicado.
    Pergunta ao técnico do Grêmio o que ele acha sobre isso?
    Brincalhão vc!

    1. Vamos propor para ele entrar com um a menos contra o Palmeiras para dificultar para eles….

      Ainda temos que ouvir estas pérolas…..admite logo que não teve competência para vencer e pronto.

      ST

  25. Caros Nando Reis e Amaury, só para que não fique nenhuma dúvida, o comentário à respeito do sonho foi verdadeiro…e muito real. Como se eu estivesse realmente na presença daquele ilustre tricolor (não vou repetir o nome, pq não há necessidade). Talvez não devesse ter contado e ‘guardado’ para mim, mas, enfim, já passou…

    Sobre o Fluminense, é fácil explicar…

    – Não tem elenco;
    – Tem um treinador vitorioso, mas teimoso e fanfarrão;
    – Tem um banco medíocre;
    – Tem um presidente omisso e fraquíssimo (outro);
    – Tem um grupo político que não gosta de futebol, no comando;
    – Tem uma torcida (maioria) acomodada e acostumada com a mediocridade;
    – Está preparando o time para o ano 2050.
    – A tendência é vender o Wendel e contratar jogadores do fogão da Paraíba… ou quem sabe, o Urrego;

    Só se estressa quem quer…
    Faltam 36 pontos…
    Mulher Maravilha (e como) nos cinemas, viu PCA?

    Hoje tem Warriors x Cavaliers… muito mais divertido, pessoal…

    E a notícia mais ‘bombástica’ do dia: o Santos assume o favoritismo ao título brasileiro, com a contratação do Levir ‘HURRICANE’ Culpi.

      1. Eu tô tentando parar, Oni… mas é muito ‘complicado’. Olha o que disse o nosso treinador:
        – Normalmente, com um jogador a mais se torna mais complicado…

        E ele ainda disse uma outra coisa que talvez o PCA possa explicar… não sei se foi sobre o Wendel… ‘eu coloquei o moleque atrás…’ (agora sim é brincadeira, pessoal). Eu tô tentando…

        1. Mas ele pode ter dito que colocou a moleque atrás de algum alvo; resta sabe qual foi esse alvo. Fique esperto, cara!

          Mas o problema do Abel é, talvez, não ser bem fluente, e parecer se enrolar com certos temas assim na frente da mídia, e não completar o seu raciocínio, coisa que acontece com muita gente.

          Para qualquer pessoa com um mínimo de tarimba da vida, entende que ele quis dizer que o time com dez contra nove fica mais ansioso, quer ganhar na marra, e pode se estrepar.
          Não foi isso que quase ocorreu?
          ST/t
          (07/05 – 18:00)
          cococococococococococococococococococo

          .

    1. Não fique ‘encucado’, Nando.
      De minha parte, grato pela consideração.
      Página virada !

      Quanto a sua opinião a respeito do Flu, seria mais prático lançar uma frase :
      ” Sobre o Fluminense é fácil explicar : nada presta ! “.

      Com o que eu não concordo, claro, mas respeito sua opinião.
      11:20 > 07/JUN

        1. Tenho deixado minha opinião a respeito dos 3 primeiros – assim como dos demais – aqui no Blog, repetidamente, Nando.

          Quando eu disse ” com o que eu não concordo, claro ” fazia referência à frase/resumo que sugeri, qual seja ” Sobre o Flu é fácil explicar: nada presta ! “.
          Isto é, não concordo que “nada presta” no Flu.

          16:32 > 07/Jun.

  26. Bom dia…
    Abel, cansado estamos nós em ter que ouvir, depois dos jogos, as coisas que vc fala.
    Ontém, até o juiz vc elogiou prá tirar o foco!
    ***
    Eu ouvi bem ou vc disse mesmo que vai “poupar uns três contra o Palmeiras.”?
    Se for isso me avisa, que eu tenho mais o que fazer!
    ***
    A não ser que vc poupe o Renato, o Marquinho, o Marco Jr, o Maranhão, o Pelé…
    ***
    Por falar nisso…
    E essa tua agora: Renato de meia!
    Imprissionati!
    ***
    Nenhum chute a gol no segundo tempo inteiro!
    Nenhum!
    ***
    Scarpa…meu filho!
    Tá difícil hein?

    1. É que com o adversário com um a menos fica complicado…

      Vamos fazer assim, contra o Palmeiras vamos entrar com um a menos para dificultar para eles!!!

      É cada uma….

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *