Ponto e campanha preciosos

Ao completar seu quarto jogo sem sofrer gol, o Fluminense manteve o embalo, chegou a seis jogos de invencibilidade e se aproximou ainda mais da Libertadores, consolidando sua boa campanha no Brasileirão.

O bombardeio tricolor no fim deixou a sensação de que a vitória era possível, mas o 0 a 0 com o Atlético-MG foi justo porque, durante a maior parte do tempo, o Fluminense pouco saiu de trás. Por sinal, falta ao time a mesma eficiência no contra-ataque que tem para se defender (registro honroso ao zagueiro Luccas Claro, que perdeu o pai no último domingo e mesmo assim se colocou à disposição do clube).

Claro vem sendo um dos pilares do time na temporada. Não à toa, ao lado de Martinelli, ótimo na proteção à defesa, o zagueirão tricolor foi o melhor em campo, mesmo havendo saído machucado no meio do segundo tempo.

No fim, as entradas de Michel Araújo e Caio Paulista (fez um golaço no jogo do turno) deram ao Fluminense o desafogo necessário para que o time ameaçasse o Atlético-MG, mas Fernando Pacheco, infelizmente, não conseguiu fazer o gol que deixaria o Tricolor no G4 no Brasileirão.

Ficou para o Castelão.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

162 thoughts on “Ponto e campanha preciosos

  1. Estamos por enquanto na pré libertadores, e o Fluminense já fechou com um zagueiro do Náutico, quer o Keko e Chico. Um atacante da ponte preta e um meia do Guarani. Mário vai tomar no meio desse r@bo seu imundo, vamos disputar uma libertadores e não a série B fdp. Esse cara não tem noção do tamanho do Fluminense.

  2. Caramba !
    Rola uma noticia que o Professor Pardal poderá ir para o Botafogo.
    Já imaginaram o Glorioso disputando aqueles jogos cabeludos, fios desencapados, naquela toada do :
    …… ” bolinha pro lado, ……. bolinha pra trás ….. !!!!! ”
    …… ” bolinha pro lado, ……. bolinha pra trás ….. !!!!! ”
    …… ” bolinha pro lado, ……. bolinha pra trás ….. !!!!! ”
    …… ” bolinha pro lado, ……. bolinha pra trás ….. !!!!! “

  3. Caros,

    Sobre a decadência visível do nosso futebol no cenário internacional (o vexame do Parmera é sintomático) uma constatação me parece óbvia:

    Não é um problema de projeto nem de continuidade de trabalho dos técnicos, mas estamos decadentes porque não seguramos mais nos nossos times, nossos melhores jogadores. éramos fortes porque cresciam e jogavam aqui Didi, Ademir da Guia, Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Gerson, Paulo Cesar, Tostão, Zé Carlos, Felix, Marco Antonio, Samarone, Jairzinho, Gil, Rivelino etc. etc.

    Pouco tempo depois ainda houve espasmos com o time de Flamengo em 81 (quase todo saído da base) e, Branco, Assis e Romerito…

    Agora com o “Vender ou Vender”, que no atual Flu-Flusócio encontra no futebol brasileiro sua mais perversa versão. Infelizmente, até os torcedores, principalmente os mais jovens, já estão contaminados deste “pragmatismo fatalista” e ficam discutindo se a venda foi “boa” ou não, ao invés de se indignarem e revoltarem com a saída precoce de futuros craques, como acontece no desmonte anunciado do nosso atual belo time do sub-17.

    O problema do tal “projeto de longo prazo” como dizem é simples: ele não existe e nunca existiu no futebol brasileiro, mas como mantínhamos em nossos campos e em nossos times nossos craques, éramos fortes. Eis a grande diferença do presente medíocre e decadente para um passado cheio de glórias. Portanto, é como digo há anos, desde de que me meti nestas listas de discussão faz uns vinte anos:

    “SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA”

    E la nave va… e no final tamos fud..dos

    SDs T

    1. Caramba, cara !!

      Sobre o seu segundo parágrafo, pense bem porque os clubes brasileiros não mais conseguem segurar seus jovens jogadores que se destacam neles, porra!
      Se você tiver um filho bom de bola, com dezoito anos, jogando no Fluminense e em fim de contrato, o PSG, dos caras do petróleo, oferece cinquenta milhões de euros para leva-lo, o que você vai fazer? Vai dizer não, e aceitar o cem mil reais mensais do Flu?
      Ora, cacete, como há gente que ainda não descobriu que os clubes brasileiros estão falidos.
      (15/02/21)
      pppppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppppppp

      1. Caro PCA, com as vendas de Gerson, Pedro, Luciano, Everaldo, Kaiki, Metinho, e outros, o Flu liquidaria suas dividas.
        Algo estranho acontece no reino da Dinamarca.
        Não é possível que entre tanta grana e a dívida continue aumentando.
        E a luz no fim do túnel só cresce.
        E é do farol do trem !

        1. Bem, Amaury.

          Gerson saiu e nem se falou muito nisso na época, nem me lembro se tinha contrato em vigor nem quanto foi o valor da sua transação.

          O Pedro foi para Fiorentina, né, jogou duas ou três partidas e logo o deixaram meio de molho porque não deve ter agradado logo de cara, e eu nem soube quanto o Flu recebeu pela quebra do seu contrato. .

          Foi repassado ao Flamengo, mas é provável que o seu contrato ainda vigore com os italianos que só o emprestam para o Fla para ver se melhora a sua qualidade e ganha mais traquejo. Imagino isso, mas não tenho certeza. . . .

          Quanto a Luciano e Everaldo eles nunca pertenceram ao Fluminense. Foi Agente que os levou lá e fez contrato por certo tempo com o salário que o Flu quis dar, mas com a “cláusula que, caso se destacassem , queria salário melhor para renovar. Findado esse contrato, o Flu não topou pagar o exigido, o Agente já tinha algo encaminhado, e é lógico que o Flu não podia mesmo ganhar nenhum dinheiro disso.

          Esses jogadores saíram por fim de contrato simplesmente sendo que o Flu não pagou nenhuma quebra de contratos deles. Se pagou, não foi revelado. Foi a mesma coisa do Caio Henrique, do Allan, do Dodi e outros.
          Sobre o Metinho e Kaike, você já já revelou quanto o Flu vai receber por eles, né não?

          Sobre o Metinho, contra o SP, eu o vi jogar, e, do mesmo modo que falei quando o Wendel apareceu, ele será um cacaço se nenhum fdp atrapalhar a sua carreira, e a seleção do Togo, de cujo país sua família emigrou para cá, terá um grande craque nela. Mas se ele se naturalizou por aqui, aí, não sei como vai ficar.
          (15/02/21)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      2. PCA, avisa para o Carlão, que a lei do Passe acabou e faz tempo. Kkk
        Naquela, o jogador ficava preso ao clube, até completar 28 anos de idade.
        PCA, a Lei Pelé, vigente, permite fazer contratos aos 16 anos de idade, com prazo máximo de 3 anos.
        Como um clube brasileiro, (mercado vendedor) pode competir com clubes do mercado comprador?
        Já viu a paridade entre as moedas: Real, Dólares, Euros, Libras?
        Como alegar que os atletas jovens não tem compromisso pelos clubes formadores, se aqui no blog, vimos muitos torcedores esculhambando o Gum, Fred, Nenê?
        Hipocrisia, Desconhecimento, maledicência, burrice?

    2. Carlos o problema é tão sério que se exporta tanto jogadores que não era para Clubes como o Fluminense estarem quebrados, pois essa engrenagem roda que é uma perfeição beneficiando poucos nesse processo.

      Precisaria o Fluminense mudar seu projeto de gestão para encontrar seu caminho, pois em breve quem poderá bater de frente com o fortalecimento que o Flamengo está tendo também fora de campo?

      ST

      1. Poizé caro Washington, mas enquanto houver gente resignada que apoia esta política e ainda por cima critica quem a combate, vamos continuar em direção ao abismo. Desde a saída da UNIMED as seguidas administrações deste novo “pessoal da piscina” que são o Flusócios foi incompetente até para arrumar um novo patrocínio master. Foram quase 300 milhões em vendas nestes últimos anos, sem contar os que saíram “de grátis”. Abç. SDs T

  4. Caros,

    Agora que a Pré-Libertadores está garantida não há porque não, e é mesmo obrigação do Marcão mandar o time pra cima do adversário nos jogos que restam. Devemos assistir partidas mais interessantes do que a horrorosa de quarta-feira.

    SDs T

  5. Pelas imagens mostradas naquele escandaloso segundo gol do Flamengo, cheira no mínimo a uma forcação de barra para verem eles levarem o brasileiro.

    A justificativa dada na narração foi uma legalidade “milimétrica!”

    Então tá…..

  6. Esta imprensazinha esportiva de bosta lança a manchete :
    ” Há 16 anos o Flu não vence o Ceará em Fortaleza.”

    Dei-me ao trabalho de checar o que publicaram estes beócios, flamenguistas de bosta.
    Pois bem, sabem quantas partidas o Fluminense fez nestes 16 anos em Fortaleza, enfrentando o Ceará ?
    DUAS PARTIDAS, meus caros.

    Isso mesmo ! Duas partidas em 16 anos.
    Que, por acaso, foram vencidas pelos cearences.

    É uma vergonha, que ‘profiçionais’ da imprensa esportiva sejam pagos para estabelecer a desinformação.
    Uma vergonha !!!

    1. Não estranhe se Luis Carlos Junior disser a seguonte pérola: o Fluminense nunca venceu o Ceará jogando com meiões azuis com bolinhas amarelas e calções listrados.

  7. No jogo do Fla contra o Curinga, houve um lance, no segundo tempo, meio estranho mas que deu a vitória ao Fla depois de boa conversa entre os fdps da cabine e o do campo dessa porcaria de VAR.

    Gabriel estava bem impedido não tocou na bola , mas ela rodou foi para um cara no lado direito que cruzou e ele, ainda na mesma posição que se encontrava , sozinho diante do goleiro, fez o gol. O árbitro marcou impedimento, o VAR chamou e acabaram validando o gol.

    No jogo Real Madrid contra o Valência, o lateral esquerdo tabelou com o Vini , projetou-se para dentro da área, ficando impedido. O Vini ajeitou e tocou para ele que vinha voltando, precisou ajeitar a bola, trocar de pé e fazer gol. Os incompetentes de lá anularam o gol porque, quando ele voltava, a foto mostrou o calcanhar dele dentro da linha vermelha, e isso foi impedimento.

    Esse dirigentes covardes têm que se unir e partir para dentro dessa porcaria de VAR. Isso poderia ter alguma validade se a cabine mostrasse o lance em cinco segundos após acontecido como as emissoras que transmitem o jogo fazem em muitos casos. Esses pilantras estão estragando jogos e dando sorte de não haver público nos estádios agora. Quando a galera voltar, eles será devidamente elogiados como merecem.
    (14/02/21)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    1. Lembro que falei aqui que quando da implantação dessa geringonça no Brasil o Flamengo iria se beneficiar. Não passa de “cabide de emprego” para os amiguinhos do Gaciba. Não existe critério técnico, é a mesma interpretação que já existe dentro de campo. O engraçado é que foram os próprios clubes que autorizaram essa aberração.

      Abraços.

  8. Isso, isso, isso, Tinho !
    Isso, isso, isso, turlminha !
    O Fluminense já está matematicamente classificado para a Libertadores 2021.
    Agora, seguirá lutando para conseguir uma vaga diretamente na fase de Grupos.

    PARABÉNS, FLUZÃO !!!!
    Parabéns, Marcão.
    Parabéns jogadores profissionais.

    Vamos ver se o presidente e o diretor de doações e vendas (angioma) irão vender alguns dos principais jogadores antes de começarmos a disputar a Libertadores.

    Muito antes de vender, estes caras precisarão contratar uns três ou quatro ótimos jogadores, encorpando o time.
    O restante está lá, montado, pronto para fazer bonito e ……………….. fazer dar caldo !!!!

  9. É interessante a atração que o Vina sente pelo Fluminense.
    Disse publicamente que gostaria de jogar de novo no Flu.
    E quando joga contra nós, joga pra caralho.
    É um bom jogador, teve um momento de excelência nas Laranjeiras, mas depois broxou.
    Lembro vagamente que a saída dele foi meio tumultuado.
    A ver!

    1. É verdade, Pedro.
      É um ótimo jogador, mas não sei o que houve que o fez cair drasticamente de rendimento quando jogou no Flu.
      Aí, pegou banco, e aí começou a mixórdia. Saiu meio que brigado com os dirigentes.
      Acho que não valeria a pena arriscar de novo.
      Há jogadores que só ‘performam’ bem quando ‘oportunizam’ situação de protagonismo.
      Haha !!!
      Este futebolês do angione é terrível.

  10. A escalação do Fluminense contra o Ceará promete um time mais ofensivo.
    Só espero que o Baby não segure a bola, mas toque de primeira, alimentando o LH e o JK.
    Vamos pra cima, em busca do G4.

    1. Importante é ainda lutar para a fase de grupos Tinho, pois a pré tem suas dificuldades já que são jogos eliminatórios e também difíceis.

      ST

    1. Mais ou menos, Nando.
      Sim! Consumimos algumas ampolas de Império!
      Oh, dúvida cruel!
      Não tem jeito de torcer pra mulambada, Nando, na torcida pelo colorado.

    1. Acho que não é por aí, Orinando.
      Uma derrota do Curica para o Flargh hoje já garantirá uma vaga do Flu na Libertadores.
      E foi isso que aconteceu.
      Flargh 2 x 1 Curica.
      E o Flu já classificado pelo menos para a fase da pré-libertadores.

  11. Embora já meio tarde, lembro do Palmeiras contra o time egípcio em que acabou perdendo nos pênaltis.

    Caceta, gente, como um técnico permite que seus jogadores cobrem isso daquele jeito, principalmente o Roni, né. O cara já começou fazendo uma verdadeira coreografia e mostrando exatamente onde ia chutar. A mesma coisa fez o Felipe Melo e o outro que perdeu também, todos parecendo completamente apavorados com o que iam fazer.

    É por isso que que digo que certos técnicos não sabem nada para sugerir que seus pupilos façam, ou sabem mas têm medo de dizer para eles. Até um exímio batedor de pênaltis pode errar ao tentar fazer algo mais que o normal ou estando num dia meio ruim. Mas, um totalmente despreparado, não vai acertar nunca.

    O elementar na batida dessa falta é o cara correr de frente para o goleiro olhando nos olhos dele e já bem treinado para saber que lado do pé vai usar e dar uma pancada consciente fora do alcance dele. Treinando sério, não perde um.

    Quanto ao Roger , que nem está causando tanta euforia como o Diniz, está sendo motivo de grande expectativa positiva também por boa parte do “colégio” do blog. É sabido que não ganhou nadinha significativo ainda e vai pegar este elenco que, aos trancos, está nesse honroso lugar, tampando a boca de neguinho que jurava que o veria na lanterna e com a ida automática para a segunda.
    Espera=se que ele não faça tantas coisas que outros fizeram e fazem, mas é outra incógnita.

    Amaury, aproveitando, o embalo.
    Diz aí em que mês e dias você foi infectado com esse vírus. Por quanto tempo? Pergunto isso porque não lembro que você tenha desaparecido do blog a ponto de causar preocupação como aconteceu com o ONI que sumiu por uns bons dais. Então , se não há remédio nenhum que seja eficaz no combate ao bicho, significa que você só teve mesmo a “gripezinha” que o Varela , médico da Globo, disse que alguns pegariam numa afirmação positiva que outras pessoas seguiram. . .
    Ou você usou vários remédios que tantos médicos receitaram e que salvaram muita gente embora “alguém” não queira aceitar isso.
    (13/02/21)
    ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    ,

    1. Que nada, meu caro !
      Peguei a maledita em março de 2020 , febre alta, corpo moído, garganta ruim, de cama por uns 15 dias.
      2 meses depois fiz o sorologico que indicou marcador elevado de anticorpos, mas que o vírus ainda estava presente..
      É q sou duro na queda, graças a Deus.
      Digitava da cama. Haha !!!

      1. É isso que eu questiono, Amaury.

        Gente da mídia funerária dizia que esse bicho faria uma calamidade onde chegasse, mas você próprio é testemunha real que ele não pôde com você como não pôde com muita gente mais que tomou alguma coisa, e com gente que nem tomou nada, e essa gente nunca foi procurada para dizer que sobreviveu por sua conta.

        Vai ver, você pegou só uma gripe comum dessas que sempre existiram, que mataram e não mataram gente, porque, pelo que afirmavam e afirmam, se você estivesse com ele não teria ânimo para fazer nada, nada, nada. .Pelos “remédios” que usou, dá pra ver.

        Dizem que cientistas médicos israelenses estão metendo a cara lá com fé em estudos sobre esse bicho. Vamos ver o que pode acontecer. Se vier uma bomba, vai ser muito bom.
        (13/02/21)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> .

        1. Meu caro, a sorologia constatou q tive a maledita.
          A falta de ânimo persiste até hoje, quase um ano depois. Qualquer esforço físico derruba você em uma cadeira ou cama, como se tivesse virado concreto o dia todo.
          É brabo.

              1. Sim.

                Tive febre e pneumonia, comprovada por raio X do pulmão.

                14 dias de amoxicilina + clavulanato foi o que a médica prescreveu na época,

                Tive em abril do ano passado e também só fiquei sabendo que fui infectado após fazer o exame de sorologia e detectar os anticorpos.

                ST

        2. PCA, insisto no ponto : não fossem as medidas protetivas teríamos uma catástrofe no mundo.
          2% de mortos em uma população de 7,8 milhões de almas.
          Faça as contas.

  12. Ao que tudo indica, o novo treinador do Flu será o Roger Machado. Eu, sinceramente, não sei o que esperar. Lembro da passagem dele pelo Grêmio, onde fez um bom trabalho, mas depois, assumiu o Palmeiras, Atlético MG e o Bahia e o efeito já não foi tão legal assim. Com certeza tem mais experiência que o Marcão, mas não sei se dará liga com o orçamento limitado das Laranjeiras. Não sei se ele é capaz de enxergar os bons jogadores da base e encaixa-los no time principal. Vou esperar o dia a dia e o desempenho do time, para avaliar com mais segurança.

    O que vocês acham dele ?

      1. Também vejo o Roger por aí, Pedro.
        Se o Flu arrumar um meia, um lateral esquerdo e um goleador já dará caldo.
        Não deixemos de reconhecer, entretanto, os bons resultados que o Marcão tem obtido.

    1. Rafael, o leiloeiro falou que esse ano não haverá contratações e que a base (Subs 17 e 20) será utilizada, prioritariamente.
      Imagino que se o Roger está chegando, é pq ele foi informado disso e concordou.
      Que esse tempão que ele ficou parado tenha servido para ele ter estudado e melhorado.
      Mas eu prefiro Cuca ou RG.

      1. Concordo com você, TINHO. Com toda a certeza eu prefiro o RG ou o Cuca. Vamos torcer para que o Roger dê certo e o time consiga render. Temos que perguntar a esse presidente pavão onde foram parar os milhões das vendas da nossa base. Kd o tal “portal da transparência” ?

        ST

    2. Ao meu ver Rafa o Roger vai precisar de tempo para encontrar a formação ideal do time haja vista que reforços vão ser necessários.

      Um meia cascudo tem que chegar, pois o que vemos é a insistência do time jogar bola para trás ou para os lados sem objetividade nenhuma.

      Que a base seja aproveitada, mas também não adianta escalar o jogador e amanhã ele arrumar as malas e vazar como foi o Evanilson.

      ST.

      1. Precisamos de um meia de criação para ontem, Washington. É notória a dificuldade do Flu em propor o jogo e romper as linhas adversárias. Toda hora tem bola recuada para trás ou toques inúteis para o lado. Isso precisa ser corrigido urgentemente !

        Tomara que o Roger funcione e o time consiga jogar bem, vamos aguardar.

        ST

  13. Percebo uma certa animação com a possível contratação do Roger, acho mais um treinador mediano que se não me engano não ganhou nada.
    Confesso que vou torcer para dar certo,as não tenho o mesmo otimismo de alguns colegas que a todo começo de temporada acham que vai dar caldo.
    Temos sérios problemas e não vou nem citar a diretoria retrógrada, mas o elenco necessita de pelo menos uns 4 reforços de peso, Unidos ao acesso de alguns garotos da base e pelo que me lembro o Roger não demonstrou por onde passou ter o olho para as bases, posso e espero estar enganado.
    Nossa principal deficiência está na falta de um camisa 10, daqueles clássicos, que distribuem o jogo e por muitas vezes resolvem, tipo Conca.
    As laterais também são um grande problema, não sei se por ruindade dos treineiros que por aqui passaram ou pelas peças que temos mesmo.
    Se pudesse escolher eu iria com o Cuca, como não posso, torço para quem vier.

  14. Amiguinho (novo) do triângulo de bermudas… não me queira mal, mas não tô nem aí pra textos grandes e palavras bonitas. O time do Fluminense é fraco, não ganha rigorosamente NADA há quase 9 anos, e se depender de ‘verdadeiros torcedores’ como vc e seus novos amiguinhos, ficará até o fim dos tempos sem ganhar… ninguém liga pra ‘colocações honrosas’ ou quintos lugares. Acorda, Alice…

    https://uploads.disquscdn.com/images/84e0044b701f9f86dc2141ecee8529425f11ee78b7b819b605d17eee26c97a5e.jpg

    1. E qual seria a solução, Nando, conta pra gente.
      Até hoje, você só faz reclamar e tergiversar.
      Não apresenta rigorosamente nada de positivo.
      A propósito, você sabe tirar liquído do bruto?

      1. Oni, quem tem q resolver isso é o Mário 12 anos…mas uma mudança de mentalidade já seria um ótimo começo.
        É absolutamente ridículo um clube como o Fluminense comemorar entusiasticamente boas colocações, eliminações honrosas’, etc…
        Poderíamos fazer uma pesquisa aqui com a seguinte pergunta: vc torcedor tricolor considera aceitável que o clube fique mais 20 anos sem conquistar NADA, mas não caia pra série B, ou acha q é obrigação o time entrar nos campeonatos em condições de vencê-los?
        Só queria ver o resultado…
        E, by the way… é verdade que o bloco da rola cansada vai sair, mesmo nesse período de pandemia, amiguinho?

  15. Infelizmente não verei o flu no carioca nem libertadores, já pago o ppw do brasileiro que tinha o carioca. Fazer oq, segunda-feira vamos vencer!!

    1. Estou pensando em cancelar meu PPV do brasileiro, assinar o carioca e depois ver como fica.
      Está uma confusão terrível e não pretendo ficar pagando para não receber.
      Se o Flargh não assinar com a Globlixo não poderemos ver muitos dos jogos pelo PPV.
      A ver.

  16. Uma observação a ser feita do que foi essa participação do Palmeiras no Mundial de Clubes.

    Representante do futebol brasileiro e sulamericano, simplesmente fez uma campanha ridícula na medida de não ter feito um gol sequer ficando com a quarta posição.

    Fora que todos os Clubes brasileiros que vão disputar essa competição já morrem de véspera sabendo que pode enfrentar uma equipe européia na final. Já na semi, os brasileiros são eliminados por equipes inexpressivas como ocorreu com o Inter e Atlético MG nos últimos anos.

    Uma zebra daquelas gigantes aconteceu com o Inter do Abel ganhar do Barcelona.

    O que estou a levantar a questão é que o futebol brasileiro está uma draga só tanto técnica como taticamente falando. Não adianta a grana que tanto Palmeiras e o Flamengo possuem que não quer dizer garantias de levar o Mundial de Clubes.

    Um aparte. Se o investidor do Atlético MG picar a mula, vejam o vai acontecer amanhã com o Clube.

    Houve tempos que a torcida brasileira tinha sua admiração e torcida pela Seleção e isso parece que caiu vertiginosamente de vez depois do 7 x 1.

    Nessa barcaça, o Fluminense segue sua trajetória nas competições que não consegue ganhar motivado por vários fatores dentro e fora de campo.

    Até a metade dos anos 80, o Fluminense ainda conseguia fazer boas apresentações naquelas excursões que fazia. Nos anos 70 ganhava torneios como a antiga Teresa Herreira e o Torneio de Paris. O tão badalado carioca que era detentor de títulos nem possui mais essa marca.

    Com os dirigentes que o Brasil tem aliado a classe política explica em partes o nível do futebol brasileiro. Os meios de comunicação tem sua parcela de culpa.

    A Inglaterra conseguiu organizar uma forte liga e lá os times brigam pau a pau.

    Enquanto isso, vai só crescendo a torcida por equipes de fora com direito a transmissões dos jogos dos principais campeonatos como o insoso francês ou para quem gosta do típico futebol americano pela tv fechada.

    Mudança dos tempos.

  17. Com o Roger o time do Flu deverá assumir um figurino bastante diferente do atual.

    Pelo que percebi dos times nas épocas dirigidos por ele, o desenho deverá ser um time muito compacto na defesa, alternando marcação alta e marcação baixa, porém ‘explodindo’ em contra-ataques agudos quando retoma a bola, diferentemente do ‘bolinha pro lado, …… bolinha pra trás’, da maioria dos ‘fessores’ que colocam todos em seu campo defensivo, com meias atuando nas funções de assessores de laterais e correndo atrás da bola – esta em poder do adversário – por todo o tempo. Haja vista o lastimável estado de exaustão em que se encontrava o Martinelli ao apito final do jogo contra o Atlético Mineiro. Detalhe : o garoto tem 19 aninhos de idade.

    Assim, compacto e atacando vertical e agudamente, poderemos fazer bonito neste 2021, turminha.
    Como velocidade e resistência física serão fundamentais, penso que veteranos como Nenê, Ganso e Fred serão utilizados apenas como alternativas de ‘banco’, para quando precisarmos cadenciar o jogo, já que não há como romper seus contratos atuais.

    Temos – penso eu – uma excelente base montada – representada por este time que está jogando, e não tando pelo elenco, que tem pontos fraquíssimos – que poderá ser (a base) reforçada por moleques de Xerém e três ou quatro reforços mais experientes, para as duas laterais (liberando o Calegari para a função de apoiador, na meiúca), dois meias de boa qualidade e um centroavante.
    Fico imaginando uma meiuca formada por André (5), Calegari (8) e Martinelli (7 ou 11). Dá caldo !!!

    A ver, turminha !

  18. Aqui nesta página, temos torcedores de vários quilates. Tem o quilate Premium, e em certos momentos, o seu suave recado é pra discordar da forma daquele outro torcedor que tem o quilate Básico, que ele não conhece, mas quer a qualquer custo sentenciar no modus tribunal de excessão, como sendo a opinião deste, ser proveniente de alguém com sua capacidade cognitiva degenerada, e por isso mesmo, produz pensamentos e opiniões, também degeneradas. A permissão de achar, ou deixar de achar, se não for condizente com esse ser iluminado, será caçada já na primeira instância. Eu falo esse ser, mas sei que são vários. É sabido que o ser humano, pela sua própria natureza, é guiado pela insatisfação com o que sua mão abarca, ou a sua perna alcança, preferindo se entregar às ilusões do pensamento, e aí vai travando uma guerra consigo mesmo, pela incoerência entre estes dois mundos. Exemplificando, temos o torcedor do Fluminense, que não se sabe porquê, mas em algum momento da vida, se viu torcedor do Fluminense, e agora o que sua mão abarca e sua perna alcança, é o quê? A mer*da desse Fluminense. Sitiado pelas agruras, mas incapaz de ferir de morte esse amor tão desigual, onde ele entrega tudo para esse time, e recebe em troca tão pouco. Se devaneia matutando, que se fosse aquele outro time lá não sei de onde, estaria ele comemorando vitórias e títulos, e mais títulos. Em certos momentos, esbraveja com as sombras, não precisa ser a dele próprio, jurando que cancelará seu título de sócio, se isso ou aquilo acontecer, ou não acontecer. Em outros momentos, já com a lucidez mais estável, pensa ele que sim, e aí, dono da verdade, não aceita aquele outro sofredor, sorrir por uma quinta colocação no campeonato brasileiro.
    E os pensamentos lhe consomem, vendo o Bayern ser campeão mundial de clubes.
    Mas aquele outro torcedor, aquele que comemora o quinto lugar, também quer que o Fluminense seja campeão Mundial de clubes. Só que a forma de ver e sentir essa premissa, elas se distanciam bastante.
    Boa noite 🌃.

        1. ” A vida fica mais leve, se não olharmos o mundo com tanta cobrança.”

          Leia o que você escreve, meu caro Haguiar, para evitar as incoerências.

          Afinal de contas, o que mais senão pura cobrança – pura cobrança – você exercitou em seu comentário ” Na universidade que contempla a torcida ….. “.

          E note como ele (o comentário) tornou o ambiente do Blog muito ‘menos leve’.

          Na paz, Haguiar, vamos virar a página deste seu comentário, pois ele foi muito infeliz.
          Bem escrito, mas de conteúdo muito infeliz.

    1. Deixo uma honesta proposta : que você nomeie cada um segundo as “categorias” que você estabelece, Haguiar, para sabermos se concordamos ou não com esta bela salada de egos e de vaidades – e vaidosos – que você descreve.
      Afinal, temos o direito de saber onde estamos em seu ‘ranking de sabedoria e bem-viver’.
      Haha !!!
      Ah, e a propósito, um lembrete a todos :
      Os sábios falam das ideias.
      Os normais falam das coisas.
      E os medíocres falam das pessoas. ç
      Haha travez !!!

      1. “No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre – um homem muito notável.”
        Friedrich Wilhelm Nietzsche
        1844//1900

        1. É vero, mas será uma exceção.
          Não em relação a artistas, mas quanto a sábios, será uma exceção.

          O que Nietzsche talvez não tenha considerado é que a sabedoria começa por fazer sua morada na alma de um homem notável e nunca em um medíocre.
          (Estou até encabulado por me atrever a tentar acrescentar algo a Nietzsche)

          Ou seja, ser sábio quase sempre começa por ter um bom caráter.
          Depende da abrangência que se dê ao considerar alguém como ‘sábio’.

          Colocando em termos práticos, como estamos tratando de ‘não falar de pessoas e de coisas, mas sim de ideias’, dificilmente veremos um sábio fofoqueiro, invejoso, caluniador, crítico, maledicente, egoísta, canalha, escroque.
          Dificilmente, caro Haguiar.
          Porém, admiro o erudito de sua participação neste papinho.
          Muito bom !

          1. Então, já sei que vc me considera um medíocre, sendo assim, a possibilidade de ser sábio, se esvai. Conclui-se dessa forma que, sob a sua convicção serei um fofoqueiro, invejoso, caluniador, canalha, etc.
            Não, amigo, realmente não sou sábio, pelo contrário, sou muito mediano, mas sobre a minha índole e meu caráter, você não é digno de formular nenhuma opinião, mesmo porque não me conhece, e pelo que escrevo aqui, creio que não lhe proporciona embasamento algum para estribar sua convicção neste sentido.
            Gosto de escrever, mas em nenhum momento quis denegrir a identidade de ninguém, se por acaso, de forma involuntária, eu garanto, feri o sentimento de algum de vocês, peço desculpas, e doravante, me policiarei para dar um tempo longo em emitir meu posicionamento sobre qualquer assunto, aqui neste espaço. Isso não significa que estou me acovardando em defender as diretrizes daquilo que eu acredito, porém, é que chega uma época na vida, que discussões infrutíferas, e esta é uma delas, eu faço a opção de passar minha vez. E eu passo pra você. E com isso, espero e te peço para encerrarmos este episódio. Sem mágoas.
            Um abraço!

            1. Nada pessoal, Haguiar.
              E não o traxei de medíocre.
              Já pedi licença para ‘assinar texto de sua autoria em outra ocasião, meu caro.
              Falei em tese, referindo- me à forma irônica e jocosa com que v resolveu “classificar ” os participantes do blog,
              E eu citei o provérbio do velho sábio chinês apenas como um apelo a que se fale mais das ideias e das coisas do que de pessoas, tentando contribuir para a ma manutenção da paz e da harmonia no blog.
              Quero poder continuar o admirando, caro Haguiar.
              Fique zangado comigo não, homem.

              1. De maneira alguma guardo rancor, amigo.
                É que doeu um pouco, saber que alguém, tendo a causa motivadora o futebol, te classificar usando toda aquele aparato de “qualidades”.
                Eu errei em delimitar o campo de exploração para o meu texto, mas ainda bem que o blog permite fazer edição. Já fiz, já mudei. Agora acho que ninguém, de forma específica, se verá atingido por minhas “duras” – O Oni vai gostar – palavras.
                Um abraço!

            2. Caríssimos Amaury e Haguiar, creio que nossos diálogos a cerca das coisas do nosso amado FLUMINENSE, aqui no TG, passa muito longe dos artistas, medíocres e sábios.
              A cada resultado do Fluminense, campo e bola, é clara a percepção de vitímismo, desinformação, maledicência e até mentira! (vide abaixo o post do companheiro Carlos Rodrigues, replicando o nosso Was Luiz/saída Unimed)
              No geral… a hipocrisia está tão presente, que não sei definir quando a pessoa é desinformada, mau-caráter, maledicente e/ou burra.
              Recentemente um Torcedor ajuizou no TJ/RJ, uma Ação Cívil Pública em face da CBF, cumulada com o rebaixamento do Flargh.
              Ora, se alguem tem certeza que o FLUMINENSE está sendo lesado, pq não denunciar o ilícito na justiça? Pq ficar a cada resultado negativo do Fluminense, campo e bola, linchando o clube em rede social?
              Isto posto, rogo ao nosso Haguiar, que não nos prive dos seus excelentes posts.
              Oh, Haguiar, é pelo Fluzão!
              Sugestão: melhor maneira de interagir aqui, no TG, é com humor é brincar!
              Impossível entender o comportamento de alguns companheiros… é de dar inveja ao camelão!

              1. Fiz força, fiz força, mas não resisti.

                Discordo de quase tudo q v diz aí acima, Marmund .

                Não vejo o blog assim, tão tragédia.
                Tentando resumir, penso ser um espaço onde se pratica uma verdadeira catarse, onde são descarregadas impressões positivas e negativas sobre o futebol, com foco no Fluminense.
                Alguns mais seriamente, outros mais relaxadamente, uns poucos brincando entre si como se estivessem em um parquinho de colégio primário,, ou na pre-adolescência , usando e abusando do duplo sentido nas palavras e nas frases, sempre na libertinagem.
                Mas vejo isso (e respeito) como sendo a forma que cada um tem para dar vazão a suas angústias e frustações. É, por que não (?) a sua alegria nas vitórias.
                Mas, tudo isso leve, de forma educada, sem ataques pessoais, coisa cada vez mais rara por aqui.
                Assim , permita -me discordar radicalmente dos termos usados por você para (des)classificar colegas de blog, como ” hipocrisia, maledicência, mau-carater, burro, dissimulado (camaleão),” etc.
                Ninguém vem aqui para ser tratado dessa forma, ilustre baiano.
                Nem eu !

                1. Muito menos o FLUMINENSE!
                  Aliás, a forma desrespeitosa como o Fluminense vem sendo tratado é inaceitável, Amaury.
                  Eu, como democrata, vejo e aplaudo que você está exercendo o seu direito inalienável do Estado Democrático de
                  Direito!
                  Outrossim, não estou inventando nada, apenas registrando que tal comportamento não ajuda em nada o Fluminense e seus problemas!

    2. Haguiar, você definiu detalhadamente sua opinião sobre os torcedores de ‘vários quilates’.

      Esqueceu-se de falar sobre os ‘vários quimordem’.

      Haha !!!

  19. Com todo o respeito às opiniões (politicamente correto né? É uma redundância, mas tenho q explicar), o parmera tá sendo muito, mas muito zoado por causa de declarações como essas abaixo, do técnico, que disse que o porco é quarto melhor time entre os 4 melhores do mundo. E olha que os caras ganharam a liberta e podem ainda conquistar Copa do Brasil e Recopa.

    Enquanto isso, tem gente soltando fogos e confetes, com um time que há quase 9 anos não ganha porríssima nenhuma.
    Aqui tem um pessoal que pensa da mesma maneira
    ‘…somos o quinto melhor entre os 5 primeiros do Brasileirão…palmas pra nós.’ 😁😁😁 https://uploads.disquscdn.com/images/4d17070510d396c0995437c8936152e1a784dd2fc4cbf5e7262b1b641ba0209a.jpg

    1. Apenas estatística, Nando. Tudo mutável!
      Diz aí: qual a sua ‘opinião’ com relação ao Torcedor que entrou com Ação Civil Pública, em face da CBF, cumulada com o rebaixamento dos mulambos?

  20. Pois é.

    Assunto extra futebol que eu vi hoje à tarde num blog.

    No caos de Manaus que todos nós estamos ouvindo falar houve afirmação que médicos testaram um novo remédio, cujo nome do princípio ativo e “Proxalutamida”, que livrou muita gente do problema do vírus, e foi dado detalhe de que gente chegou bem pra baixo e, em pouco tempo, saiu bem feliz da vida já bem livre dos sintomas. Foi assim como eu li.

    Mas, caramba, se isso é verdade, por que não se viu ninguém de direito falar nisso nem em nenhuma outra substância que faça frente ao bicho. E a Grande Imprensa não fala em nada que for dito que pode combater o vírus. Qual será a senha, hein ?
    (11/02/21)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    1. Se conforma PCA! No Universo, na Terra onde a humanidade vive, só existe um remédio para combater o vírus da Pandemia: as vacinas!

      Abraços.

      1. Mas é esse o grande problema, Juarez.

        A mídia funerária não dá destaque aos que se sentiram contaminados, tomaram outros remédios e se safaram, ou nem tomaram nada. E são milhões pelo mudo afora que não são procurados para dizer algo, mas que as próprias autoridades da saúde deviam exigir que aparecesse e dizer como se safaram, pelo menos, aqui entre nós.

        Porque tantos jogadores de futebol, por exemplo, ficaram uma semana em casa e voltaram na outra e não foram procurados pela mídia para dizer nada? .

        O que parece, Juarez, é que esse bicho tem um marketing fortíssimo. Ele ia matar bairros inteiros, haveriam cadáveres empilhados nas ruas, mas isso não aconteceu.
        De cada cem infectados, a estatística prova que morreram dois no máximo.

        E onde foi parar aquela gente mais humilde que entupia hospitais e postos de saúde que as TVs mostravam todos os dias? Gente com as mais variadas doenças querendo atendimento, uns nas macas pelos corredores e ate nas portas, desesperados. O que é desse pessoal, todos se curaram ou morreram e foram na conta do vírus?
        (12/02/21)
        <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<,

        1. ” De cada cem infectados, a estatística prova que morreram dois no máximo.”

          Meu caro PCA, isso representa DOIS PORCENTO da população, se todos os habitantes do planeta tivessem sido contaminados.
          Se não houvesse as medidas protetivas, teríamos dois por cento dos habitantes do planeta mortos por conta desta pandemia.

          Como temos hoje em dia algo como 7,7 bilhões de habitantes.
          Dois por cento destes 7,7 bilhões representariam 154 milhões de habitantes.
          Isso mesmo !
          Teríamos tido 154 milhões de pessoas mortas no mundo, por conta deste vírus.
          E isso foi dramaticamente minimizado pelas ações preventivas e protetivas.

          Vivas, palmas, e graças a todos os profissionais da saúde.

      2. Acabei meu tratamento preventivo na sexta feira passada. Isolamento termina no domingo.
        Tudo em ordem, inicio do tratamento bem precoce, baixa carga viral, pré febre, e todo o coquetel salvador foi ingerido. Exames confimaram todo o quadro.

        To muito bem, Graças a Deus

        1. Que bom ! Saúde para você.
          Já tive . Da pesada. Lá no início.
          Dois meses depois tinha o antivírus mas ainda infectava.
          Tudo em casa e sem remédios.
          Estou curado, graças a Deus.

        2. Excelente notícia, Guilherme, feliz por você!
          Vida longa ao verdadeiro Torcedor Tricolor!
          Curiosidade: acaso você tomou chá de picão preto?
          Oh, o Picão-preto serve para ajudar no tratamento de inflamações como reumatismo, dor de garganta, amigdalite, faringite, hepatite e cólica menstrual.

  21. Lendo a entrevista que o Metinho concedeu a um jornal espanhol sobre seu momento e sonhos, reparei que a única referência que faz ao Fluminense é a de dar alegrias a torcida tricolor.

    Em nenhum momento pelo que foi divulgado, li algum sonho dele fazer carreira no Fluminense para ganhar títulos pelo Clube que o projetou para o futebol e sim buscar no futebol europeu até porque está sendo negociado para um grupo investidor.

    O que podemos extrair dessa entrevista é que o Fluminense fica relegado a um segundo plano pelos jogadores que forma na medida de não serem aproveitados primeiro no time de cima para depois serem negociados como há vários anos acontece.

    E não vemos por parte da gestão em bater na mesa e dizer que primeiro o Fluminense vai aproveitar esse jogador no time de cima para ganhar algum título que seja e assim conseguir uma melhor valorização futura.

    Até porque por mais que eles venham com o discurso que foi uma boa venda, o que realmente reflete em campo para o Fluminense nos últimos anos?

    O que falta nos dirigentes que comandam o Fluminense é buscar inverter essa lógica.

    Mas falar nisso pela forma como eles pensam o futebol, aí já é outra estória…

    1. Was Luiz, tem um vídeo no YouTube, com o Zico explicando pq saiu do Flargh para a Udinese.
      Interessante é o relato do Edinho, cria do Fluminense, tbm jogador da Udinese, explicando pq quando voltou para o Brasil foi jogar no Fla e não no Flu.

    2. Caro Washington, as seguidas gestões, começando quando o inesquecível “apequenador notável” mandou a UNIMED embora em 2013 e fez um time campeão cair pra segundona, não gostam de futebol, nem querem saber dele, mas só de posar de “grandes administradores responsáveis” na administração de um caos que eles mesmo patrocinam. SDs T

      1. Carlos Rodrigues…
        É mentira Terta!?

        “A Unimed-Rio informa que encerrará seu contrato de patrocínio ao Fluminense Football Club ao fim de 2014, após 15 anos de parceria. A decisão é fruto de uma revisão da estratégia de marketing da empresa. … Além de títulos, a parceria também viabilizou passagens de grandes nomes do futebol pelas Laranjeiras.”
        Oh, o notável transformou Xerém/Carandiru em Xerém/fábrica de Euros, Dólares, Libras. A maior fonte de receita do Fluminense.

        1. Não é não Mister Ovni. O seu adorado Peter, o “apequenador notável” (notável justamente em homenagem a você, que assim se referiu a ele uma vez) recusou uma oferta da UNIMED de redução do patrocínio e esta, depois de uma muito bem articulada campanha com apoio da FlaPress, acabou saindo do Fluminense. Conheço um sujeito que me disse ter ouvido de Peter logo que assumiu em 2011, que seu objetivo era tirar a UNIMED do Fluminense. Não só conseguiu tirar a UNIMED como s mostrou incompetente em arrumar outro patrocínio com o mesmo peso para o seu lugar. E la nave va… continuando a navegar pela piscina do Fluminense. ST

  22. STT.

    Amaury, você citou o Claudinho do Bragantino, certo? Ele joga por fora, não joga por dentro, como um meia armador é mais um meia atacante. Deve-se encontrar esse jogador no mercado argentino ou uruguaio, eles ainda formam jogadores que vestem a 10. Aqui no Brasil tem o Vinicius ou Vina, esta surpreendendo no Ceará, Vamos prestar atenção nesse jogador no jogo contra o Ceará na próxima segunda às 18:00. Se usarem o dinheiro para fortalecer o time eu vou concordar com as vendas dos jovens do su-17. A ver.

    Saudações Tricolores.

    1. Sugestão: é mais perto buscar o 10 em Xerém. É só balançar a árvore q cai alguns, Juarez.
      Oh, qdo balançar a árvore…sai de baixo…a árvore tá carregada e vc pode se machucar.

  23. E o Bayern venceu tudo em 2020: campeão alemão, da Copa da Alemanha, da Champions League, do Mundial … pura sorte.
    Se não fosse a pandemia, que tanto prejudicou o Fluminense, a história seria outra. Vai, Marcão!

  24. Pois é!
    Parece que temos mais um usuário de óculos rosados no pedaço…agora teremos não mais uma dupla, mas um trio defendendo o ‘tanto faz, tanto fez’; ‘estão todos de parabéns”; ‘perdemos honrosamente’, etc…
    Vamos esperar q tenha sido uma ‘recaída’ momentânea.
    Enquanto isso, acho q depois desses 5 pontos perdidos nos últimos dois jogos pelo time do Abel complicado, o título vai novamente pro mengão. Mesmo assim, os torcedores do asco estão na dúvida… https://uploads.disquscdn.com/images/404eac48c1ca74baee9c906743416a7a0abaaed6f6ce1165e65db340b1248c93.jpg

  25. Caros,

    É como diz o ditado: “O medo de perder tira a vontade de ganhar”

    Time medroso, jogo horroroso. Só valeu a constatação dos cinco minutos finais: Pacheco é melhor que esse tal de Lucca, e deveria começar jogando.

    Parece que vamos ter uma pré-Libertadores.

    SDs T

    1. Carlos Rodrigues,

      A deficiência tática do nosso técnico é uma draga. Não da para entender Michel Araújo e Pacheco fora do time titular. Quando eles entraram, o time deixou de entregar a bola para o Atlético e passou a dominar o jogo. Poderia ser assim desde o início do jogo. Não consigo entender qual o critério que é usado para esse absurdo. É a camisa do Fluminense que está em campo, deveria ser tratada com mais respeito, o Marcão é gente boa mas não teve o devido respeito com a camisa, ainda mais por ser funcionário. O Fluminense tem que entrar sempre com os seus melhores jogadores. Na minha opinião o JK deveria iniciar o jogo ao lado do Fred e o Araújo no lugar do Nenê, jogos mais qualificados a idade pesa, tanto é que voltou a prender a bola. O cérebro pensa e da a ordem mas as pernas não obedecem.

      Abraços.

      Abraços.

  26. Acho que descobri a ‘estratégia’ de jogo adotada pelo Marcão :
    ° A tal estratégia separa os adversários em dois grupos : (1) os mais fracos e (2) os mais fortes que nós.

    ° Para enfrentar os mais fracos desencaixotamos Nenê e Luis Henrique, que jogam como meias, livres leves e soltos. E assim, o time geralmente joga um futebol mais bonito, mais agudo e mais incisivo.

    ° Para enfrentar os mais fortes Nenê e Luis Henrique jogam ‘encaixotados nos flancos’, executando o papel de auxiliares de laterais direito e esquerdo, respectivamente. Aí, a defesa do time fica quase que intransponível, indevassável.
    Mas, em compensação, nós nos abstemos de jogar bola. Damos a dita cuja para o adversário e ficamos à espreita de uma oportunidade de contra-ataque, que nunca acontece porque todos, principalmente os meias, estão exaustos de correr atrás da bola quando ela está (o tempo todo) com o adversário.

    Acho que é isso, turminha.
    Porém, estamos em 5° e prestes a conseguir uma vaga para a Libertadores.
    Ah, e vamos ter uma baita entrada de grana com a venda das duas maiores promessas de Xerém dos últimos 10 anos.
    Mas, fazer o que ?
    Os empresários e os ‘adevogados’ estão ávidos por uns milhões de reais em seus bolsos, turminha.

    Declaração do Marcão sobre o próximo jogo contra o Ceará : ” será ótimo se conseguirmos 1 ponto “.
    E assim sendo, ‘la nave va’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *