Um jogo, muitas viagens

Fluminense x Atlético-GO me conduziu, do começo ao fim, a uma viagem no tempo e no espaço.

Lembrei de uma manhã com o ex-presidente Francisco Horta em 2010. O Fluminense receberia o Atlético-GO dali a algumas horas no Maracanã. Era a primeira vez como mandante naquele Brasileiro. De sua casa, no Parque Guinle, Dr. Horta prenunciou: “Venceremos de goleada: 1 a 0”. Marquinho, hoje no Figueirense, fez o gol que não deixou mentir o engenheiro da Máquina Tricolor.

Mas as viagens estavam só começando. Porque não há uma só vez que eu não me lembre da Copa do Brasil de 2005 quando vejo na TV a cara de Vagner Mancini, que assinou no Paulista o seu melhor trabalho como treinador. Vê-lo cumprimentando Odair e Nenê antes da partida me levou àquele 0 a 0 em São Januário, onde estive, espremido entre milhares antes, durante e depois da decisão.

Não demorou e viajei de São Cristóvão para Penedo quando identifiquei, no time goiano, o simpático e eficiente Edson. O volante, que estava no Fluminense em 2014, foi protagonista de um Clássico Vovô do Brasileiro daquele ano. Era 15 de novembro, um sábado à noite.

Havia acabado de tomar uma sopa na colônia finlandesa, e subi para uma sala da pousada onde, disseram, passaria o jogo. Perdi, em vão, todo o primeiro tempo, tentando sintonizar. Mas na hora do gol de Edson (foto), a 16 minutos do fim, estava sob um frio de rachar, ao lado de um parquinho a céu aberto, brigando para ajustar a frequência do radinho de pilha (ainda a melhor solução para lugares onde o Wi-Fi não pega bem). O gol do volante foi um prêmio à resistência – dele e minha.

Saí do Rio para Minas quando Renato Kayzer cabeceou sem chance para Marcos Felipe no segundo tempo. O gol do atacante do Atlético-GO, aos 33, me transportou para o Festival do Cinema de Ouro Preto de 2010. O Flu receberia o Grêmio Barueri em circunstâncias muito parecidas com as da partida de hoje: estava no G4 e enfrentaria no Maracanã um clube de menor investimento na rabeira da tabela, pela oitava rodada (sétima nesta). Se vencesse, poderia até assumir a ponta (hoje, alcançaria no máximo o segundo lugar).

Na época ainda sem dados móveis no telefone, fui para o quarto na hora do jogo para aproveitar o sinal do hotel da Cidade Histórica. Fred foi o Evanilson daquela noite, abrindo o placar também no início, mas o empate no fim murchou os tricolores, que haviam feito um lindo show de luzes na arquibancada. Em ambos, porém, o Flu ficou em terceiro ao apito final.

No de Marielson Alves Silva, aterrissei de volta ao sofá do meu apartamento, nostálgico e resignado com o 1 a 1.

Mas também reflexivo…

O Flu de 2005, de Tuta (foto), foi vice da Copa do Brasil.

O de 2014, de Edson, sexto no Brasileiro, melhor colocação entre as últimas sete edições.

E o de 2010, de Marquinho e da profecia de Horta, bem, este foi campeão.

O que será do Flu de 2020?

***

Hudson, ainda sem ritmo depois da lesão, foi imprudente ao deixar o Flu na mão por mais de um tempo.

Mas Nino, em noite irregular, foi quem errou primeiro, ao propiciar o contra-ataque que gerou a expulsão do volante.

O time teve que correr dobrado para sair de campo com pelo menos um ponto.

E se desgastou mais do que deveria para o difícil duelo de domingo, no Morumbi.

O Flu repete vícios do passado e torna a deixar pontos irrecuperáveis pelo caminho.

***

O Terno e Gravatinha também está no Instagram. São postagens diárias, com fotos do passado, presente e muitas recordações. Siga-nos lá: @TernoeGravatinha

***

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Fanpage do Terno e Gravatinha no FB: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

123 thoughts on “Um jogo, muitas viagens

  1. Alô, João. Faz tempo que não escrevo aqui, mas tenho acompanhado os seus sempre bons comentários nesse blog, da torcida do nosso Eterno Campeão. Espero que você e sua família estejam bem. Essa mensagem é para lembrar que você deixou de acrescentar uma importante vitória que tivemos contra o rival em questão. Refiro-me ao certame do returno de 2011, jogado em Volta Redonda, no qual o Fluminense, que perdia o jogo por 2 a 0 até os 37 minutos do segundo tempo, conseguiu a vitória com dois gols de Rafael Sobis e um de Rafael Moura, em cerca de 8 minutos e o placar acabou em 3 x 2 para o nosso Flu. Acho que, entre todos os outros que você mencionou, esse foi o mais significativo. O jogo foi disputado em 3 de setembro de 2011. Mais um detalhe é que esse jogo ocorreu após o Fluminense ter vencido o rival de hoje, no Morumbi, por 2 a 1 e o Fluminense começou ali uma arrancada que o levaria à Libertadores de 2012. Recordar é viver e tomara que possamos repetir o feito no jogo de hoje. Forte abraço, saudações tricolores, para você e a todos os torcedores do nosso Eterno Campeão.

    1. Querido LF, que alegria vê-lo por aqui. Sou como você: estou sempre lendo os comentários, embora tenha terceirizado, há alguns anos, a função da liberação, a fim de otimizar o processo. Você está entre os mais antigos leitores deste blog, ao lado de outros igualmente queridos, como Nando, Amaury, Paulo C. Araújo, Pedro do Rio, Sérgio Castro (perdão se tiver esquecido o nome de alguém que nos acompanha desde 2007). Temos uma vida juntos. Sobre o texto em questão, fiz menção apenas a jogos em que eu estava viajando ou presente, caso da final da Copa do Brasil. Por isso não citei este que o amigo nos traz, embora lembre bem dele. Que esteja tudo bem também com você e os seus, querido! Muito bom vê-lo aqui. Obrigado por seu imenso carinho.

  2. Fred não viajou para S Paulo porque sua esposa contraiu o Covid.
    Por medida de precaução, o Fluminense resolveu deixar o jogador em isolamento.

    Alguém deve avisar ao Fluminense que a OMS acaba de emitir uma nota informando que tal tipo de isolamento passou a ser de 180 dias a partir de ontem, ao invés dos 10 dias de até então.
    Isso faz parte da atualização do protocolo da Organização Mundial de Saúde.
    Haha !!!

  3. Mesmo que não queira, sou obrigado a comparar. Contra o Atl/GO, Lincoln (um tolete) expulso e o técnico opta por retranca, sufoco e … gol do Atl/GO.
    Hoje, contra o Fortaleza, por contusão o flargh ficou com um jogador a menos o técnico manda o time atacar e … gol e vitória do flargh

  4. Kkk Qual dos dois é mais maluco?

    “Menon
    04/09/2020 16h06

    O Grêmio decidiu rescindir o contrato com Thiago Neves. A decisão traz luz ao modo como os dirigentes brasileiros comandam seus clubes. Total amadorismo.

    Havia uma cláusula contratual que garantia a Thiago Neves um novo contrato, até o final de 2021 se ele fosse relacionado em 20 jogos.”

    “Juarez Franco – O Fluminense já é filial do Tombense, vai virar do Cruzeiro rebaixado também? Angione caquético deveria fazer um estágio no Grêmio para aprender a fazer contratos de jogadores.

    Abraços.”

    Ninguém supera o amiguinho Nando.

  5. Próximos 5 jogos do Flu…3 derrotas, 1 empate e 1 vitória.
    Não vejo como ganharmos do virtual campeão e nem do virtual vice-campeão( que me desculpe a galera dos fogos, confetes e serpentinas).
    Vamos esperar q a vitória seja na copa do Brasil, contra o favorito patético/Go.

    1. Os próximos 5 jogos são contra S.Paulo, Flamengo, Atlético Go, Corinthians e Sport.
      1 vitória só?
      Faz isso não, companheiro.
      Anota aí, tricolor dos Lagos: 3V e 2 E.
      Saudações

    2. Tudo vai depender do jogo contra o São Paulo. Se vencermos, cravo 4 vitórias e um empate (contra o Flamengo). Apesar dos jogos em casa não ter muita influência, acrescento mais dias para treinar e sem estresse das viagens. E só para te deixar com “a pulga atrás da orelha” o jogo seguinte desta série será contra o Coritiba em casa. Ou estaremos prontos para algo melhor na disputa do campeonato ou vamos, como sempre, apenas participar.

      Abraços.

      1. Juarez, é só pra provocar a dupla dinâmica. Eu tô ansioso por esse jogo de hj…talvez até assista mais de 30 minutos.
        Parece q o time do Pardal jogou como sempre…criando muitas chances, domínio do jogo e perdendo como (quase) sempre também. É um jogo perfeitamente ‘vencível’, mas vai depender do q o Helmman’s vai fazer. Pena q o Evanilson tá fora, pq Marcos Paulo ninguém mais aguenta…
        Abçs!

  6. Hummmmmmmm !!!!!!!!!
    Thiago Neves !
    Hummmmmmmm !!!!!!!!!
    Sei não, turminha.
    Sei não !

    Thiago Neves, Ganso, Fred, Nenê, Matheus Ferraz, Egidio, Hudson, Danilo, Digão ?
    Compondo um elenco que enfrentará a pedreira que é o Brasileiro e – queremos nós – a Copa do Brasil ?
    Um elenco cheio de ‘trintões’ ?
    Sei lá, turminha, sei lá !!!!!

  7. Eu assisti o jogo São Paulo x Atlético, e foi um negócio estranho de tantos que ocorrem.

    Os mineiros começaram querendo sufocar, fizeram nos primeiros minutos, o São Paulo se acertou, entrou no jogo, três bolas incríveis não entraram, duas pegaram na parte inferior do travessão, voltaram para o meio, e os atacantes erraram a cabeçada mortal. Outra, o cara entrou livre pela esquerda, tendo dois colegas sozinhos na frente do goleiro, bola de linha de fundo, mas deu uma varada para fora, querendo estufar rede daquela posição.

    Com o SP martelando, os fdps do VAR anularam um gol limpo do Luciano, com aquele tempo todo que eles se permitem gastar impunemente, em que a TV não pode mostrar o lance, e que eles mostraram depois com os dois jogadores rigorosamente na linha, com o bandeira vendo aquilo na mesma linha também, e não havia um milésimo dessa “vantagem” que esses pestes viram, e ficou por isso mesmo. como sempre fica, e já há até jornalistas louvando o lado tecnológico do futebol.

    Logo depois o Atlético fez dois gols por erro de um cara, o segundo foi no chutão do goleiro, o atacante cabeceou para o meio da zaga, e o terceiro, de corner.

    No segundo tempo, o Atlético fez uma marcação absurda no campo do SP, os caras não conseguiam sair, ninguém com capacidade de sair com ela no meio de dois adversários, e o que sempre vejo no SP é que ninguém sabe tocar a bola como o Flu tocou naqueles tempos. Só isso.
    Quero ver o Atlético correr como fez ontem, no próximo jogo dele.

    No mais, espero ver público nos estádio novamente, e ver esses pilantras do VAR parando o jogo por que o cara está com o nariz na frente do outro, ou com aponta da chuteira, para a torcida se manifestar e fazer aqueles elogios a eles que ela sabe como ninguém. Não dá para confiar num esquema desses em que idiotas se revezam no campo e nas cabines, “consertando” as besteiras mútuas, e se permitindo tomar o tempo que queiram.
    (04/09/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. O Fluminense já é filial do Tombense, vai virar do Cruzeiro rebaixado também? Angione caquético deveria fazer um estágio no Grêmio para aprender a fazer contratos de jogadores.

      Abraços.

        1. Se contratar mais um velho e caro,
          o Fluflusocio vai ter que agilizar o deptº de vendas e doações, senão a conta não fecha nunca.

          A proposito Ajuri,
          se é pra vender o Evanilson e receber os 10% (deiszão)
          porque não vender o Egidio, Julião, Digão, Ganso, Frazan, Orinho, Hudson, W.Silva e mais uns 03/04 e tentar levantar os mesmos 10%?

      1. Mas, Juarez Franco, logo o Grêmio? Tomou um sacode do lanterna, dentro de casa, o Sport sapecou 2 a1.
        Juarez, Juarez qdo o maluco chamar… não vá… é fria.
        Se ainda fosse o líder Inter, ou o vice líder São Paulo do Diniz.
        Falando no Tricolor paulista, domingo é nós.
        ST

  8. Pois bem, amigos, então vamos lá : o bom treinador é aquele que ajusta o esquema tático do time conforme as características – i.e., talento e defeitos – do seu plantel.
    Temos um problema na lateral direita : o menino Callegari é bom de bola, mas baixim !

    Tomamos um gol em cima da pouca estatura dele, contra o Vasco, e outro contra o Atl. Goiás.

    Não temos alguém mais alto, que o substitua.

    Solução : três zagueiros de área (Nino, Digão e Claro), fazendo do Callegari um ala, com responsabilidades sobre a marcação, mas não tanto quanto a bolas paradas.
    É isso aí, turminha.

    Mas, será que ele vai ‘ver’ isso ?????

    1. Misericórdia, tomara que não, Amaury, com todo respeito, coisa horrorosa!
      Vamos aos fatos: contra o Vasco, o nosso goleiro deu rebote, bola rasteira, o vascaíno, com o pé, fez o gol. A falha do Calegari, foi ter marcado a bola, qdo deveria marcar o homem! (bola não tem perna, não tem vontade, quem tem perna e vontade própria é o adversário, portanto, nada de marcar a bola. – By Elba de Pádua – Tim); contra o Atlético – Go, talvez tenha falhado… é verdade q a bola foi alta, contudo, devemos observar q o centroavante, com seus + de1,90m – estava de frente para o lance, correu, tomou impulso e pimba! Enquanto, o nosso Calegari, com seus + 1,70 m – estava de costas para o lance e encaixotado, não foi páreo. Não houve paridade das armas, Amaury.
      O detalhe nos dois lances supracitado, foi o fato q nós dois lances quem engrossou o caldo, foi o nosso Michel Araújo. Não acredita? Confira os lances. ST

        1. Jogando futebol, algumas vezes, Nando.
          Lembra quando você jogava na lateral direita?
          Lembra que toda vez que vc atacava, deixava um buraco nas costas? Disso, se aproveitava o ponta, caia na suas costas, e ficava sassaricando? Kkk

      1. O Roberto Carlos fingiu que amarrava a chuteira enquanto seu time, a seleção brasileira, tomava um gol ali pela sua área de ação.
        Dani Alves e Marcelo certamente tinham cobertura de zagueiros.
        Amigo, não estou dizendo para ‘tirar’ o Calegari do time, mas para que ele seja protegido por um esquema tático que o poupe destes vexames
        ST !

        1. Amaury, NÃO cometa esse crime.
          O global Galvão Bueno, soltou esse pecado, e muita gente boa, embarcou na canoa furada do global.
          O fato do Roberto Carlos, está arrumando o meião, não tem relação com o gol francês. Não era tarefa do Roberto Carlos, marcar o francês, a tarefa do simpático, era puxar o conta ataque.
          O comentário do Ajuri, está correto. ST

          1. Você confirma minha opinião, caro Marmund.
            Se o cara estava incumbido de ‘puxar o contra-ataque’, ele não estava entre os que iriam lutar pela bola na cabeça, por ser um autêntico ‘baixim’.
            Se estava arrumando o meião ou não, é mero detalhe.
            O ponto é que ‘não estava escalado para pular na cabeçada’.
            Assim como deveria ser feito com o Calegari : arrumar o meião e depois puxar o contra-ataque.
            Haha !!!

    2. Só dentre os brasileiros, o que dizer sobre Daniel Alves, Rafinha, Marcelo, Roberto Carlos, todos “baixins” e multicampeões?
      Nada a ver… lateral direita

  9. O jogo contra o SP vai ser osso.

    É o tipo de partida que o improvável aconteça onde o Fluminense sem o Evanilson perde o poder de finalização na área já que ele tem demonstrado ser titular nesse time.

    O Odair insiste em escalar jogador fora de posição e não está rodando o time que nessas horas poderia surpreender o SP.

    Ele mudando a posição de alguns jogadores como o MP, as chances são boas de vir com um bom resultado de SP mesmo com a cacetada que eles tomaram do galo.

    E o brasileiro está mesmo nivelado por baixo até aqui.

    1. Desculpa, não entendi!
      Como não está rodando o time, caro Was Luiz?
      Até agora, são 7 jogos, usamos: Muriel e Marcos Felipe, Igor Julião e Galegari, Nino, Matheus Ferraz, Digão, Lucas Claro, Hudson, Yuri, Yago, Nenê, Ganso, Pacheco, Evanilson, Fred, Marcos Paulo, Luiz Henrique, Wel Silva.
      O menino Marcos Paulo, não está bem. Contudo, tem lutado muito. Já jogou no lado, no meio, e não foi bem.
      Inclusive, tem perdido algumas oportunidades para golear.
      Já, já, vai readquirir a confiança e vai voltar a jogar bem. É bom jogador.

  10. Vixi, o time do professor Pardal tá levando uma cacetada da galinha mineira…vai vir com tudo contra o time do maionese. Jogo imperdível!

    1. Olha como você vive, Nando! Meu filho vc não pode assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.
      Olha vc e outros…torcem para o Fluminense. Torcem contra jogadores, técnicos e dirigentes do Fluminense. Isso é uma loucura!
      Como ser possível? Pior de tudo, continua torcendo contra atletas/técnico, mesmo q os simpáticos, não estejam no Fluminense. Isso não é razoável, isso é coisa de mm – maluco maledicente. Coisa horrorosa!!
      E o Grêmio, hein! Perdeu, perdeu, perdeu, Nando, em casa, para o lanterna do campeonato!
      Comente.

      1. Pois é, ONI.
        Quando Nelson Rodrigues falava de torcedor com complexo de vira-latas, estaria profetizado sobre algum em especial?
        (04/08/20)
        iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

        1. Sim!
          Em especial o Torcedor medroso! Aqui, muito bem representado pelo amiguinho Nando. Eita sujeito medroso.
          No carioca, torce com dois times Flu e Boavista.

    2. Kkkkkkkkk as duas Alices in concert. Se conformam com tudo, são passivos assumidos e eu é q tenho ‘complexo de vira-latas’.
      Só rindo desses dois amiguinhos lunáticos kkkkkkkkk

  11. Caríssimos Amaury, Nando, Juarez e demais companheiros do blog, o Sport vence o poderoso Grêmio de Madrid, em seus domínios, e deixa a zona maldita.
    Para a gentileza de seus comentários.
    Em tempo: o Fluminense empatou, NÃO perdeu. Quem perdeu foi o Grêmio.
    Som na caixa!

    1. E teve mais, caro Marmund.

      O rei da bolinha pro lado …. bolinha pra trás (tendendo a infinito) tomou um sacode do galo mineiro e voltou pra casa com três bolas no saco.
      Sinceramente, estou com pena do rapaz.
      Ele até tenta acabar com o …. bolinha pro lado ….. bolinha pra trás, mas aquilo é pior do que papel de bala : gruda na chuteira dos jogadores e não sai mais.
      Haja vista o que tem ocorrido com o Fluminense : bolinha pro lado … bolinha …

      Agora, no domingo, sua tv (a válvulas) vai soltar fumaça, sem saber quem será beneficiado (SP ou Flu) nas distorções de imagens e de fatos que ela ( a TV ) costuma oferecer a você nos jogos em que o interesse é 100% Flu.

      A propósito, Marmundão, qual é a marca de sua TV a válvulas, 12 polegadas (haha), preto e branco ?
      Seria uma Colorado RQ ?
      Haha !!!!

      1. Kkk Muito bom, Amaury.
        Veja, não é choro, vi o jogo Galo 3 x 0 São Paulo, o placar + 1 vez não representou o q foi o jogo. Aliás, muito bom jogo, bem movimentado.
        Se você viu as bolinhas pro lado ( pé para pé, até o campo adversário) com certeza, sabe q o homem do apito/var, prejudicou e muito o time do Diniz. Inclusive, anulou equivocadamente o gol do Tricolor paulista, + bolinha no travessão, gols perdidos etc.
        Quanto a tv, você + 1 vez, está certo, tv, 12 polegadas – Colorado RQ – Reserva de Qualidade. Tinha outras Telefunken, Admiral… Lembra?
        Mas, domingo não tem pra ninguém, Amaury, o Fluminense vai a Sampa, jogar, jogar bem e vencer o bom time do Diniz,
        está no G3.
        Em tempo: gostou do Bombril, na ponta da antena interna? ST

        1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Você é uma figura digna de admiração, grande Marmundão !
          Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

          Pelo jeito o Bombril na antena funcionou !!!!!!!
          Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

          Programa do Chacrinha, do Flávio Cavalcante, Silvio Santos, !!!
          TV Manchete, TV Rio, TV Tupy !!!!!

          Eita, tempo bom da peste, não é verdade, Marmundão ?????

    2. O Sport venceu o jogo contra o Grêmio porque colocou em campo a ideia proposta pelo seu treinador, Jair Ventura. Deu o campo mas não deu o espaço. Diferente do Odair contra o Atlético-GO, depois da expulsão do Hudson deu o campo e o espaço ao repor a expulsão do volante, quando deveria fazer uma mexida tática dentro de campo, recuando o Michel Araújo diminuindo as linhas, dando o campo preservando o espaço. O Marcos Paulo continuaria em campo sendo mais uma opção no contra ataque junto com o Evanilson. Demos o campo e perdemos o espaço trocando um meia atacante por um volante, troca ultrapassada de técnico brasileiro.

      Abraços.

      1. Tudo no boca é fácil!
        Como sabes que a sua hipótese de jogo daria certo?
        Não esqueça que foi o Michel Araújo, q fez a lambança no gol do Atlético -Go. Idem no gol do Vasco.
        E que, no segundo tempo, o Evanilson, recebeu um passe açucarado, com as mãos de Nenê, (cobrança de lateral) entrou sozinho, e perdeu o gol. Gol que teria selado a nossa vitória. ST

    1. Pois é, Jacques é um sujeito legal, mas, por trás é todo estourado!
      O lanterna Sport, venceu o Grêmio, fodão, em P.A, e ninguém morreu, o Fluminense, joga mal, perde gols e empata com o Atlético-Go, que fez ótimo jogo. Pronto! A turminha recalcada, comandada pelo amiguinho Nando, começa esculachar o time.
      Vão matar o diabo!!

    2. Só a gente pra dialogar com essa dupla sem noção, Uncle Jacques… são passivos (os dois), se conformam com tudo, mas pelo menos levam tudo na gozação…

  12. “tinham que ser consideradas faltas normais do jogo”

    Pô PCA, foi uma falta normal do jogo, e passivel de cartão vermelho, que tambem é uma coisa normal do jogo.
    Na segunda falta, o Hudson deu uma botinada, mas errou, e não se machucou por sorte, mas tudo isso é normal do jogo, inclusive a expulsão.

    Com expulsão e tudo mais, o Fluzão tinha que ter ganhado desse time pereba do lanterna ACG.

    1. Ora, ora, veja essas imagens lá no globo.com., Guilherme. Estão lá nos melhores momentos do jogo ainda. .

      Não sei se todos desportistas que gostam do Futebol sabem que este esporte permite que um adversário quebre a perna do outro e nem seja falta.

      Mas há muita malandragem sendo validada por esses ‘juizecos”, e é só ver essas situações em que o adversário vai veloz pela lado esquerdo, por exemplo, o lateral consegue emparelhar, e dá esse carrinho para a frente , na intenção de pegar a bola somente, e nem visa adversário. Na maioria dos casos, ele foi lixando pela grama , não pegou bola nem adversário, mas o sujeito dá aquele saltinho malandro, estica a perna pra baixo, e cai espalhafatosamente. Na estúpida interpretação dos árbitros é uma jogada criminosa, e dão cartão.

      Ora, o cara pode dar esse saltinho bobo por cima, nem ser tocado, pegar a bola, se ela não saiu, e ir embora. No outro lado disso, se o zagueiro estivesse com intenção de pega-lo, ele não iria lixando a bunda no chão, dava no lado da coxa dele, ia expulso normalmente, sem contestação, pegava suspensão e fim de papo. .

      Parece que poucos desportistas estão vendo que nenhum jogador aceita mais perder bola no corpo a corpo, seja no chão ou no ar. Há sempre um veadinho que se joga no chão se o outro encostar a perna no seu meião, ou desaba lá do alto se o outro subir mais equilibrado e levar vantagem, e os árbitros marcam falta nisso sem haver contestação nenhuma porque dirigentes de clubes morrem de medo.

      .Certas pisadas que um dá no pé do outro, que pega a parte de cima até os dedos, aquilo não faz nada, não dói, não quebra osso, mas os fdps todos se jogam no chão. A mão do outro passa no queixo, e o cara cai desmaiado, pega no dente para ver se saiu, cospe para ver se sai sangue, e essas molecagens são corroboradas pelos sem-vergonhas dos médicos dos clubes, que entram lá para dar aval a essas farsas sacanas.

      Mas há muita mais coisas que você pode notar, e é só não ver o jogo com celular na mão, olhando pra ele e para o campo, estando em casa ou no estádio. .
      Estão tirando a virilidade do futebol, e a quem interessa isso, Guilherme?
      (03/09/20)
      sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

      1. PCA, cada árbitro tem o seu critério, no momento de aplicar o amarelinho.
        Entendo que o primeiro cartão, recebido pelo Hudson, totalmente desnecessário, pq o placar era nosso, a bola estava no campo de ataque, então…
        Mudando de assunto, o mais engraçado é ler comentários da turminha descendo a lenha no time kkk Nando de maledicentes. No dia que acabar o Fluminense, essa gente morre de tédio.

      2. “Estão tirando a virilidade do futebol, e a quem interessa isso, Guilherme?”

        Ora ora, PCA
        só pode interessar à esquerda, aquilo é um reduto de boiola.

  13. Verdade seja dita nas dez primeiras rodadas se conseguíssemos 12 pontos já estaria muito bom , como conseguimos 11 em 07 rodadas, nas próximas 03 rodadas acredito em 04 pontos fecharemos em 15 pontos , ou seja , 50% de aproveitamento está ótimo e aí teremos mais 28 rodadas para fazer 32 pontos e mais uma vez acaba o ano 👍.
    Esperamos que não façam mais dívidas se não será todo ano isso 😒

  14. Fluminense e seu péssimo hábito de perder pontos idiotas. Na conta do odair que começou com hudson, o próprio hudson, nino, marcos Paulo que errou mais um gol feito e araujo que foi sair driblando onde não se deve. Agora é bola para frente. 2 pontos para o goianiense e 1 para o redbull.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *