Comunhão tricolor

O Fluminense é uma comunidade que se dedica à produção e ao gozo da beleza. Na homenagem rendida ao seu técnico herói, Abel Braga, a mais doce e iluminada torcida do mundo fez o minuto de silêncio mais silencioso da quase septuagenária história do Maracanã. Reverenciava-se a memória de João Pedro, filho de Abel. Era o sétimo dia, mas a homenagem, esta era para sempre.

Do silêncio profundo e da imobilidade dos 30 mil tricolores, todos com seus corações unos ao de Abel, veio uma explosão de palmas, as lágrimas das mãos. Era demais até para a fortaleza Braga, que, inevitavelmente, sucumbiu. Como todos que presenciaram e assistiram à tão tocante manifestação de amor e reconhecimento.

O Fluminense, seu povo, é como uma família: solidária, festeira e muito acolhedora.

O apito final do juiz soou como uma trombeta apocalíptica. O Fluminense, em campo, e sua torcida, lá em cima, puseram os pensamentos a dormir. Durante 90 minutos, todos os envolvidos só fizeram contemplar a beleza estética de um cenário maravilhoso. A família Braga como pano de fundo.

A comunhão Flu-Abel-torcida-João Pedro se ama só com os olhares.

_________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

120 thoughts on “Comunhão tricolor

  1. Só a extrema educação e solidariedade de um povo poderia manter um silêncio como aquele ocorrido no Maracanã, ontem.

    Só mesmo sendo tricolor, para respeitar a dor alheia com tamanha dose de educação.

    Nunca tinha sido visto algo sequer semelhante.
    Aqui no Brasil ?
    Aqui no Rio de Janeiro, terra da festa e da irreverência ?
    E ainda mais … no Maracanã ?
    Não !
    Nunca tinha sido visto algo sequer semelhante !

    Parabéns, querida torcida tricolor !
    Nestes momentos sinto-me muito mais identificado com você, querida torcida !
    Muito mais orgulhoso por ser tricolor, querida torcida tricolor !

    Ao Abel, todo respeito e minha admiração pela enorme coragem em expor seu coração a tamanha dose de emoção, depois de tamanha dose de sofrimento.

    Vida que segue, Abelão !
    Vida que segue !!!
    12:36 > 06AGO

    1. Prezado Amaury,
      Sobre esse assunto, eu sempre fui crítico severo dessa falta de respeito diante do Hino Nacional e da Bandeira que a gente vê nos estádios, principalmente, com torcedores cantando outros troços paralelamente à execução do hino, e não respeitando, também, o minuto de silêncio.

      Após o acidente da Chape, eu vi essas solenidades do silêncio em vários países, e o público realmente ficava imóvel e calado até o fim, atitude que valoriza enormemente essa homenagem seja a quem quer que for.

      Sobre os atletas jogadores, alguns não ficam imóveis nem na execução do hino, e se balançam, olham para os lados, e o momento fica bem bagunçado.

      Segundo aprendi na caserna, o atleta, diante da bandeira e do hino, tem que tomar posição de sentido normal, imóvel, e com as mãos espalmadas para a frente ao lado das pernas, cabeça erguida, e aí não me lembro se disseram que isso só vale o atleta militar ou para qualquer outro diante dessa situação. Quem é militar pode esclarecer isso.

      Mas eu sou de opinião que, em jogos de qualquer esporte, não deveria ser tocado o hino oficial dos países, porque agrega uma enorme carga emocional a uma simples partida de futebol, e ficaria um ambiente bem mais leve se fosse tocada uma música patriótica, ou uma famosa de cada país, só não valendo funk.

      Ha outra coisinha que deve ser consertado no canto do nosso hino, é essa mania de não pronunciar o “e” no final das palavras, e a eufonia fica horrível. – ” brado retumbantiii,”. “neste instantiii”. “dessa igualdadiii” “com braços fortiii”, ‘ó liberdadiii”, ” a própria mortiii”, destacam esse som do “i”, ficando muito feio mesmo.

      Mas, ainda bem que a torcida tricolor se portou muito bem nesse “instante ” de silêncio, porque é difícil chegar a um minuto aqui no Brasil.
      (06/08 – 19:30)
      dodododododododododododododododododododo

      1. Aquele ” instante ” durou exatos 60 segundos, caro PCA.
        Desta vez foi um minuto certinho.
        Muito tocante, aquele momento.
        21:13 > 06AGO

  2. É essa praga sempre no Flu.

    Calazans poderá ser operado também, com suspeita de estiramento, por um lance em que se machucou sozinho, quando estava bem no jogo, e essa “macaca” miserável vai pegando todos que começam a deslanchar no time desde que começou o ano, isso tem atrapalhado pra cacete, exigirá que outro entre no lugar, e pode ser mais algum tempo para começar a se acertar.

    Sei não, mas isso parece praga de gente que ataca todos nos maus resultados, e…ataca também nas vitórias sejam bonitas ou não.

    Eu sou crítico severo de alguns procedimentos do time do Flu, – mas que todos os time fazem – que são essas festas descomunais ao marcar certos gols, e aquela de ontem não era para ser daquele jeito no primeiro gol, a rapaziada deveria ser instruída a comemorar mais discretamente, e só fazer festa se for um gol que mata a partida difícil, ou que dá um título.

    Nem tampouco aquele clima todo do Abel era para continuar, que se fizesse algo mais discreto, e isso era até para psicólogos terem dado, uma ajudinha.
    (06/08 – 11:30)
    vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

    1. É vero… opinião e bunda…
      Mas… vamos colocar os miolinhos para funcionar? Por que tantos jogadores jovens (muito jovens por sinal) tem sofrido tanta contusão no Flu? E são contusões que não são tão comuns em outros clubes.
      Seria falta de preparo físico? De alimentação? De carinho da torcida…. kkkkkkkkkkkk?
      Agora vc vai reclamar da festa que os caras fazem quando fazem gols? Realmente… os agourentos somos nós, os Asas.
      SSTT

      1. Ora, Ricolor.

        Não é só no Flu, em todos os clubes, hoje, esses garotos vivem caindo de dores que podem nem se câimbra, pois esses preparadores começam a enfraquecer o complexo muscular da garotada com vários tipos de torções, e com aquele absurdo que é um pegar a perna do outro à sua frente e levantar até formar um ângulo de noventa graus com a perna que tem o pé no chão, e força isso mais para cima se o outro não chiar.

        E quem sabe se não é uma força desproporcional dessas no encaixe do fêmur que acaba dando algum galho no púbis ou num ligamento dali?

        fazendo esse esforços pode acabar enfraquecendo os músculos, as cartilagens dos ligamentos, e tudo isso deve sofrer, em vez de se beneficiar dessas cargas exageradas de execícios, porque esse estica-encolhe, acaba não fortalecendo músculos nenhum, e só os tornam mais dilatados, flácidos, e fracos.

        Então é uma afirmação que faço, porque qualquer um pode experimentar fazer uma força fora do normal na sua casa mesmo, botando um objeto pesado em cima de algum lugar, ou fazer flexões rápidas, quer provar que é forte, faz essa força e sente uma dorzinha em algum ponto dos músculos ou das juntas no outro dia, que sofreram dilatação. .

        Mas, cara, sobre esses dois quesitos “opinião e bunda”, há muita gente que só consegue mostrar mesmo o segundo.
        (06/08 – 18:00)
        fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

      2. A irresponsabilidade como um todo no futebol do Tricolor,
        e a incompetencia, o charlatanismo, a picaretagem na preparação fisica está moendo o elenco do Fluzão.

        E os ‘passivos’ da diretoria flusocio, não conseguem ver os ‘ativos’ se contundindo numa sequencia impressionante. Claro, vão dizer que é a bruxa.

      3. ”Més que un club”, o Barcelona criou essa proposta/objetivo há uns 10 anos, e cresceu absurdamente em conceito e imagem, a nivel mundial

        e o Fluminense do Peter/Abad/flusocio segue com o lema e o projeto ‘menos que um clube’
        e decresceu a nivel nacional, foi virando motivo de chacota e caminhando pra ser o menor do Rio.

        Amadorismo total e safadeza saindo pelo ladrão!?

      1. Inexplicáveis?

        O futebol no Fluminense é amador, a preparação fisica é a pior do futebol brasileiro, e só vai dar em contusão, lesão mal curada, jogador devolvido da Europa,
        ridiculo esse Depto de Futebol,
        ridicula essa Diretoria Abad/Flusocio

        só tem ladrão e passivo nisso aí.

  3. STT.
    O esporte brasileiro representado pelas atletas da seleção de voley de quadra feminino e pelos atletas do voley de praia masculino venceram o Gran Prix e o Campeonato Mundial. Estão no lugar mais alto do pódio nos seus respectivos esportes. Enquanto os políticos brasileiros nadam em dinheiro e na fossa. Estes estão no lugar mais baixo da sua respectiva categoria no mundo.
    Saudações Tricolores.

  4. Realmente um merecido 10 para o Abel por sua atitude,pois está sofrendo ainda,sem dúvida,pela perda recente,mas entende que a vida continua e há um resto de ano pela frente e então reúne forças para continuar à frente do time.

    Quanto ao jogo,vitória importante em que destaco W.Silva,que possui um perfil semelhante ao do
    Richarlison:bastante doação e luta em campo.

    E o problema de levarem pelo menos um gol por partida continua,se isso não for arrumado,poderemos passar por sérios apuros no 2º turno.

    Não acredito que a volta do Cavalieri ajudaria nisso fechando o gol,pois isso foi no passado.O fato é que se chegasse um goleiro com esse perfil,tanto o JC quanto ele ficariam merecidamente no banco.

    Não dá para negar:Scarpa também merece banco.

    Força,Abel.Avante,Fluminense.

  5. Antes eu era uma voz única neste blog a respeito do Gustavo Inútil Scarpa, hoje já leio diversos comentários criticando o futebol desse rapaz.
    Está faltando Abel perceber isto, ou talvez já o tenha feito , mas não tem quem colocar em seu lugar.

  6. Valeu pela homenagem justa ao Abel e pelos 3 pontos.
    No mais, muito sofrimento para vencer o lanterna em casa, aquela sensação constante de que vamos tomar o empate ou virada.
    Scarpa deve ir para o banco para dar oportunidade para outro. Ele está muito mal. precisamos mesmo de um novo nome para o gol, tanto JC quanto o Cava já estão desgastados.
    Nesta batida vamos brigar pela 8 a 12 posição.
    E vamos que vamos…

    ST

    1. Scarpa está muito mal? Sim. Deveria ir para o banco? Sim. problema é: para que outro? Concordo com as críticas, mas ele erra mais porque tenta mais. Ele erra , mas pensa antes de tentar.O Fluminense carece de quota mínima cerebral , não tem gente no banco para substituí-lo e infelizmente é isso.
      Outra, abaixo li um comentário que o JC estava abaixado quando levou o gol. Sei lá, no gol que tomamos em específico vi uma cagada monumental dos zagueiros e uma sobra absurda para o adversário queimar o filme do goleiro. Acho que a menos que o adversário finalizasse brincando, tentando uma cavadinha bem fraquinha por exemplo, nenhum goleiro poderia ser culpado por aquele lance por pior que seja.

        1. Caro Cleber, não sei quem poderia entrar, mas se um jogador vai mal e não tem quem possa entrar…..demonstra que não temos mesmo elenco.
          Agora, para mim não pode manter um jogador em péssima fase como titular.
          Se não tem ninguém, corre atrás de reforço.
          ST

  7. Ganhamos, mas muitos erros, má colocação, preparo físico abaixo do exigível… Vamos ver se com a volta de Sornoza a coisa encaixa melhor.

    1. Torço pela volta do Sornoza, também. Não é craque, mas nós com muita disposição e pode faturar mais liberdade pro Scarpa.

      Colocar o Robert no final foi sacanagem. Acho que esse garoto merece ser testado mais vezes. Já chega de ser promessa. Ou deslancha ou vaza.

      Até que temos tido sorte com volantes.

      SST

  8. Das notas do NETFLU, concordo com uma:
    Abel Braga, 10.
    Por tudo que passou e por tudo que assumiu neste time com uma direção medíocre, é 10 mesmo.

      1. Como técnico de futebol não vejo nenhum nota 10.
        Os mais falados na mídia e que ganham fortunas, dirigem equipes milionárias e recheadas de craques.
        No Brasil, considero Cuca e Tite como os melhores, depois vem mais uns dois ou três e aí eu coloco o Abel Braga.
        Quanto a sua responsabilidade pelo desempenho do time, o acho o menos culpado, este é o time que lhe deram, este é o departamento médico que ele tem e esta é merda de diretoria que todos temos.
        Milagres, só com santo.

        1. Ainda acho que ele deveria dar mais treinos básicos para a equipe.
          Não temos NENHUM mísero jogador que saiba bater faltas. O Scarpa desaprendeu o pouco que sabia neste quesito.
          Os cruzamentos são, na sua imensa maioria, equivocados e mal feitos.
          O time não consegue bater um lateral e manter a posse de bola.
          Vejo os outros times tocando a bola na intermediária adversária e o nosso time a toca de zagueiro para zagueiro e quando apertados… chutão.
          A transição defesa/ataque, quando não em contra ataques, é pífia. A bola vai e volta para a defesa e… chutão.
          Os rebotes da nossa defesa quase sempre ficam com os adversários.
          Nossa zaga, junto com os laterais, é uma coisa de dar dó. Bola alçada na nossa área é um “deusdará”.

          Enfim… única coisa que salva é que o ataque tem sabido aproveitar as poucas chances. Neste quesito, definição da jogada, melhoramos muito. Mas muito mesmo porque o Flu tem tido 4 ou 5 oportunidades por jogo e tem aproveitado umas 2 delas. Pena que a defesa entrega sempre.

          Ahhhh… concordo com vc quanto ao ranking dos técnicos/treineiros. Brasil anda mesmo ruim neste quesito.
          SSTT

    1. Melhores tecnicos no Brasil hoje CARILE, JAIR E ABEL , os tres tem em comum clubes em dificuldades financeiras e trabalhando com o que tem.

  9. Caros,

    Achei o primeiro tempo fraco. Não se pode confundir cautela com falta de iniciativa.

    O WS fez a diferença, apesar de não ter o estilo de ser aquele que conduz o time. O Henrique se perdeu na marcação em alguns lances e me pareceu que falhou no lance do gol do dragão. O Scarpa jogou? Ah!!! O Marlon Freitas jogou muito bem. O jovem Marlon só cruzava para a área pouco depois do meio de campo. O Dourado jogou de forma correta.

    No segundo tempo o Marlon Freitas manteve a qualidade apesar de alguns erros de passe. Está melhor do que o mal escalado Orejuela, fora de posição. O Scarpa continuou mal. O Dourado continuou bem, muito bem. O time “mordeu” mais. E o seu juiz, pelo que vi de onde estava, andou errando.

    Em resumo: este time vai se aguentando diante de alguns adversários, mas, certamente, não conseguiria alcançar metas maiores, já que toda hora muda. Mas com a volta dos lesionados as coisas devem melhorar. Até onde? Não dá para saber.

    A torcida empurrou, participou, e saiu contente.

    ST

  10. O time ganhou um jogo tenso, qualquer torcedor, com um mínimo de inteligência e vivência no futebol, sabia que seria assim, e ainda com o drama do Abel influenciando demais o lado emocional dos jogadores, houve lances de bola queimando os pés de alguns, mas nego quer vitória insofismável e pronto. .

    Por outro lado, o adversário correu, brigou, e pareceu atrapalhar o Flu muito mais do que Cruzeiro e Corinthians fizeram, e em vários momentos a bola era chutada para qualquer lugar e caía no pé de jogadores do time goiano sempre.

    Vitória para ser comemorada e não contestada, porque todos os times estão aí ganhando no sufoco e suas torcidas bem felizes com esses resultados, e o jogo de hoje não era para ser encarado como um joguinho qualquer por motivos óbvios.
    (05/08 – 22:00)
    nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

  11. Pessoal, por tudo o que o Abel Braga tem demonstrado pelo nosso Fluminense, apesar de cometer equívocos que nós criticamos aqui, merece ser eternizado no Clube, como muitos o são no futebol europeu. Não rende mais porque a diretoria não lhe dá condições para tanto.

    Força ao Abel e sua família, e só Deus pode confortá-lo da forma que merece.

  12. Quando cheguei em casa já estava 3 x 1… ainda bem que fizemos os 3 pontos contra o lanterna do campeonato.
    Para não deixar o PCA falar besteiras: eeeeebbbaaaaaaaaaa… vencemos o último colocado no campeonato e em casa. Que alegriaaaaaaaaaa…

    Revendo os gols… a nossa defesinha… kkkkkkkkkkk… confirma o que sempre disse: se o ataque não fizer 3 ou 4 gols ficará muito difícil vencer porque a defesa irá entregar um ou dois gols EM TOOOOOODDDDOOOOOOOOOSSSSSS os jogos.
    Hoje o ataque fez 3 gols e a defesa? Entregou um… como sempre. Ainda bem que foi somente um e o adversários era o lanterna.
    Ahhhh… ainda vi o carinha deles errar um gol feito ao ter recebido uma bola cara a cara com o nosso goleiro e, felizmente, errar.
    Fica para a galera comentar o restante do jogo e a atuação brilhante da zaga.
    Outra perguntinha: o que é daquele garoto (Frazan acho) que jogou pacas de zagueiro e segurou a peteca? Já foi preterido por um “merdalhão”????
    SSTT

  13. PQP ese tal de scarpa não passa de outro enganador. É pereba pura. Esse time do Flu é simplesmente horroroso. Mesmo ganhando fica sempre a sensação de desespero no torcedor. O tal do Henrique é uma aberração. Além de não jogar nada só atrapalha. Tamos fud…

    ..

  14. Infelizmente o Cavalieri está sendo queimado no Fluminense devido ao seu salário, na tentativa de sua transferência.
    Este é o plano da flusócio para diminuir a folha salarial.
    O que não entendi é a insistência com o Gustavo Inútil Scarpa, um a menos no time.
    Enquanto isto o Abel dá a grande chance ao Robert, 5 minutos.
    Ptz, aí tem treta.

  15. O time finalmente ganhou. Três pontos, beleza, mas não dá pra tampar o
    sol com a peneira. Se analisarmos mais friamente vamos perceber que:
    1- esse time não tem sistema defensivo minimamente organizado e
    treinado. Qualquer pereba, qualquer defunto se cria e põe nosso time em
    dificuldades. Além disso, todos os rebotes (eu disse: todos) são dos
    adversários;
    2 – o Gustavo Scarpa fez aquele golaço contra o Sport,
    desde que voltou da contusão e nada mais. É rigorosamente jogar com um
    jogador a menos: não arma, não bate escanteio que preste, não dá
    combate, não ganha uma disputa de bola, nada. O Abel deveria chamar esse
    rapaz à razão;
    3 – a falta de pernas e de preparo físico do time, bem como a facilidade de os jogadores se contundirem, é flagrante;
    4
    – é um absurdo a quantidade de gols que a nossa defesa toma. O ataque
    faz um e a sensação que nos passa é a de que a qualquer momento vamos
    tomar gol. Seja qual for o adversário, se vivo, ou quase defunto.

    Por fim e belo: a torcida deu um show no Maracanã e prestou uma homenagem mais do que justa e emocionante ao Abel.

  16. Mas noves fora… o tine é bem fraco, passes errados são que nem mato, muita displicência, fora a parte física que esta péssima. Valeu muito os 3 pontos.

    1. O Fluminense não tá jogando nada!

      É impressionante como o time não tem qualquer treinamento pra porra nenhuma, não sabem armar nenhuma jogada, marcam muito mal, a zaga é vergonhosa, e ainda pegam um perna de pau, como o Henrique e colocam de Capitão,
      porra!!! o cara falha o campeonato inteiro, todos os jogos! PQP

      O Fluminense não treina qualquer fundamento, chega a ser irritante, teve momentos do jogo que o Atletico jogou muito mais, tocou muito mais a bola, com muito mais qualidade,
      não é possivel que a comissão tecnica do Fluminense não consiga ver que o time parou, parou geral, não joga mais nada.

      O unico setor que mantem a mesma qualidade do inicio do ano é a zaga,
      começou fazendo cagada, e tá fazendo merda em todos os jogos até hoje, e o treinador não sabe o que fazer, não sabe treinar posicionamento, qualquer bola alçada na area, é perigo de gol, é falha grosseira, perdem todos pelo alto, não sabem sair jogando, dá um tempo porra.

      1. sem falar que praticamente toda segunda bola é do adversário.
        Outra… os times gastam o tempo tocando a bola na defesa do Flu… o Flu tenta gastar o tempo tocando bola na defesa do… Flu… e sem dizer que este gastar o tempo é quando o jogo está empatado.
        SSTT

    2. ” Jr nense “, 8 % de erros em passes é coisa rara no futebol de hoje.
      Veja os números, antes de ‘chutar’ qualquer critica, Jr.

      ” Passes certos do Fluminense: 377
      Passes errados do Fluminense: 30 “.

      1. Passes laterais são diferentes de passes agudos, passse pro lado o jeferson nao erra nenhum.
        E faça criticas ou elogios e não policie o meu, valeu

        1. ” Passes laterais ” que resultam em três gols no jogo ?
          Fala sério, Jr !
          Não estou policiando seus comentários, Jr.
          Até porque seria gastar tempo com abobrinhas.
          Entretanto, tento esclarecer o assunto para que aquilo que você diz (de errado) não seja interpretado como verdadeiro.
          Veja o número de gols que o sistema de ‘passes laterais’ do Flu tem promovido, Jr.
          Fala sério, Jr.
          19:41 > 06AGO

  17. Não temos time, não temos zaga, não temos goleiro,não temos elenco, não temos presidente, e não temos torcida mais.
    Eu acho que nossa torcida só gosta de medalhão.

  18. Duas perguntas para os experts em futebol:
    1. Porque o goleiro fica agachado para defender uma bola em cima dele?
    2. O que Gustavo Scarpa está fazendo em campo?

  19. Caros,

    30′ . 1×1. Já tomamos o gol que sempre levamos. Todo mundo corre mas ninguém pensa o jogo, aí fica difícil…

    SDs Tricolores e FT e DJ.

  20. Em nenhum jogo deste brasileiro pode-se dizer, com absoluta certeza, que o time “x” ganhará do “Y”.
    O time do Flu, hoje, jogará com um peso extra nas costas.
    (05/08 – 18: 10)
    rzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzrzr

    1. Com absoluta certeza,

      não se pode dizer qual time vai ganhar um jogo de futebol em campeonato nenhum.

      Tá parecendo declaração do Abel.

  21. Caros,

    Se a torcida não encher o Maracanã hoje vão aparecer injustas críticas contra o torcedor. No entanto, deveria ficar claro pata todos que o Fluminense entrou neste brasileiro, como vem acontecendo nos últimos cinco anos, para fazer número e acabar ali “entre o nono e o décimo-quinto”. Já contra a LDU, entretanto, por tudo o que o jogo significou e significará teremos a casa cheia. Podem apostar.

    SDs Tricolores e FT e DJ

  22. Jogo para fazer os três pontos, aproveitar o embalo e trazer mais três contra a macaca. Grande chance de chegar no G8. O elenco precisa encorpar e ganhar confiança. Vamos Flusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *