Pés de Marcos Paulo põem Tricolor nas cabeças

O Fluminense flerta com o sucesso, insiste em se manter no pelotão de frente do campeonato, contrariando a expectativa geral, tanto da crítica especializada quanto de sua própria torcida. Comprometido, o Tricolor venceu de novo o Athletico-PR, por 3 a 1, numa de suas melhores atuações no Brasileiro – quiçá a melhor de Marcos Paulo com a camisa do clube. O garoto, decisivo nos três gols, só faltou colocar a bola embaixo do braço antes de sair.

Com a 11ª vitória, o time está agora em quarto lugar (a rodada será completada neste domingo), com 39 pontos, a apenas três do Flamengo, com quem decidiu o título estadual, depois de superá-lo, ainda com Jorge Jesus, na final da Taça Rio. Embora há muito os Estaduais tenham deixado de servir de parâmetro para o restante da temporada, os turnos conquistados pela dupla Fla-Flu, desta vez, foram mesmo um indicativo de que seriam os melhores cariocas dentro do Nacional. Bota (Taça GB) e Vasco, que nem vaga para as semifinais conseguiram no frágil campeonato da Ferj, atualmente brigam de foice contra o rebaixamento.

No duelo de sábado no Maracanã, pouco importa que o Tricolor, que ainda perdeu um pênalti com Nenê, tenha jogado com um a mais desde o fim do primeiro tempo. Primeiro porque a expulsão está na regra do jogo, e depois porque a produção do time quando em vantagem numérica foi amplamente superior à do River Plate (ARG), atual vice da América, que jogou na mesma situação contra o Furacão, pela Libertadores, quatro dias antes, o que só sublinha o mérito da grande atuação de MP, Martinelli e companhia.

A alta pontuação do tetracampeão chama ainda mais atenção quando lembramos das baixas que o elenco sofreu durante a competição, principalmente de Evanilson, então um dos destaques do campeonato. O mérito de Odair, que tem lidado também com o afastamento de inúmeros jogadores contaminados (já foram acometidos por duas ondas de Covid), fica, por isso, ainda mais evidente. Mesmo ante um caminhão de problemas extracampo, o treinador seguiu, e segue, fazendo campanha notável, surpreendente, ainda que se discuta sua atuação em algumas partidas, quase sempre por leitura ou substituições equivocadas.

Bravo!

***

A melhor classificação do Fluminense no Brasileirão desde a conquista do tetracampeonato, em 2012, se deu na edição de 2014, sob comando de Cristóvão Borges. Naquele ano, a oferta de vagas para a Libertadores era menor, e o Tricolor, mesmo chegando em sexto, conseguiu apenas uma classificação direta para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Com a ampliação de vagas de quatro para seis, o Flu sá precisa repetir o que fez naquela temporada para jogar pela sétima vez a principal competição do continente, o que não acontece desde a desclassificação para o Olímpia (PAR), em 2013, nas quartas de final.

Embora a pontuação varie de ano pra a ano, ela tem serventia como ideia aproximada do quanto se precisa obter para atingir determinado objetivo, caso dos sonhados 45 pontos para se escapar da asfixia financeira da Série B.

Desta forma, havendo terminado o Flu com 61 pontos naquela edição de 2014, considerando os 39 atuais, restariam a ele, para igualar o feito, mais 22 pontos. Como ainda vai disputar 42, o número representa quase a metade dos pontos por que brigará.

O que deverá ser mais do que suficiente, principalmente se o campeão da Copa do Brasil terminar também entre os seis primeiros do Brasileirão, o que é bastante provável. Neste caso, o sétimo colocado também estaria classificado para a Copa Libertadores (para a fase preliminar, mas, ainda assim, a Libertadores).

E a oferta pode ser estendida, inclusive, ao oitavo, caso o campeão da Libertadores termine igualmente entre os seis do Brasileiro.

Como se vê, ao Flu bastará manter a toada.

Vai na fé, Tricolor!

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

259 thoughts on “Pés de Marcos Paulo põem Tricolor nas cabeças

  1. Mas, …… cá entre nós, um cara que ganha 250 mil pilas por mês, com tudo pago, para trabalhar em um lindo país e uma linda cidade como o Rio de Janeiro, este cara – repito – teria que pensar trocentas e quarenta e oito vezes antes de decidir morar em q-u-a-l-q-u-e-r outro país, para ganhar mais do que o muito que já ganha.

    Com 250 mil pilas e tudo pago, o cara economiza pelo menos 200 mil pilas por mês, o que daria uma poupança de 2,4 milhões de pilas, e ainda viveria como milionário, gastando 50 mil pilas por mês.
    Esta poupança, em três anos de contrato, lhe daria 7,2 milhões de pilas, livres, no Banco.

    É a tal da ‘garganta profunda’.
    Não há limites para o exagero.
    O exagero é um túnel sem fim !!!
    E por falar em ‘fim’, …… enfim a vida é assim, turminha.

    1. Valeu Haguiar 👍🏻 Esse problema de falta de grana e salários atrasados parece nunca ter fim no Fluminense. Isso atrapalha demais na manutenção ou contratação de jogadores.

  2. Vendo a entrevista do Marcão na posse, já notei uma grande diferença – para melhor – entre ele e seu antecessor : o Marcão fala português, em uma linguagem clara e simples, que certamente será entendida pelos jogadores.
    Não usou, em momento algum, frases que lembrassem aquela ” visualizei uma situação que poderia oportunizar atletas a performar de maneira a mitigar os erros e alcançar o objetivo que é a vitória “.

    Isso mesmo, Marcão : defesa compactada, marcação alta, jogadas agudas, triangulações no ataque, e peloamordeDeus, escalações com DOIS MEIAS de criação.

    Ah, e peloamordeDeus, Marcão, jamais ouse voltar com aquela maledita ……..
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, ….
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, ….
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, ….
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, …. e …..

    Ops !!! Gol deles !!!! Falha nossa !!!!
    Mas não faz mal, vamos manter a cabeça no lugar e ……

    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, ….
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, ….
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, ….
    bolinha pro lado, …. bolinha pra trás, …. bolinha pro goleiro, e … tendendo a infinito e à segundona.

    Jamais permita que aquela maledita mania volte a ser praticada no Fluminense, Marcão.
    JAMAIS, Marcão, JAMAIS !!!
    Tire do time o jogador que não for capaz de abandonar aquela maledita mania.

    1. Mas criou outra pérola- minutagem.
      E se apaixonou por uma outra – estafe.

      Acho que a maioria dos torcedores do Fluminense, está torcendo pelo Marcão.
      Marcão, prova aí que em casa de ferreiro tem espeto de ferro, e santo de casa faz milagre sim.
      Boa sorte!

      1. Creio que aí é uma situação diferente, Haguiar.
        A expressão minutagem é um futebolês inventado sei lá por quem, que ignifica tempo em que o atleta permanece em campo.
        O outro, estafe, é muito usado em todos os meios empresariais, como você sabe.
        Entretanto, refiro-me mais à clareza com que o Marcão colocou seus pensamentos na entrevista de posse. Claro, inteligente, português simples (como deve ser) e correto.
        Estou fazendo fé no gajo, sinceramente.
        Torço muito mesmo, para que ele dê certo.
        Só uma coisa que – sendo uma virtude – pode prejudica-lo é sua grande humildade.
        Parece ser uma pessoa boa, do bem, de bom coração, e muito humilde.
        Tomara que os jogadores não se aproveitem disso.

  3. Pelo que foi divulgado Rafael, os salários tem o atraso habitual de 2 meses.

    Há notícias que os direitos de imagem tem mais tempo e é o bolo maior dos ganhos dos jogadores.

    Mas também há de se levar em conta que no Fluminense os salários apresentam valores que são um verdadeiro absurdo como os pagos para o Ganso e o Fred.

    Depois vem dirigentes afirmando que o Fluminense está no vermelho.

    ST

    1. “O Flamengo vai pagar 14 milhões de euros por Pedro”

      É o esquema do flusocio Mario 171 funcionando, o Pedro já foi e já voltou
      dando sequencia ao modus operandi (de operar o Flu) dos flusocios anteriores, sempre subfaturando com a desculpa de botar os salarios em dia, que nunca ficam em dia, pra manter o esquema deles funcionando.
      É a administração de quiosque vagabundo, vai fritando pastel, nunca troca o oleo, bota mais uma lata, nada nunca presta, e quando fica muito ruim começa a vender sonrisal tambem.

      Essa cambada de FDP tem que sair do Fluzão.

      VAZA MARIO 171

      1. E como é o esquema? Desenha aí, o esquema FFF
        Fluminense – Fiorentina – Flamengo.
        E pensar que por uma letra, uma letrinha (G) você ficou de fora, Guilherme.
        Oh, só tô tentando te entender! Kkkk

    2. Esse eterno problema de falta de grana persegue o Flu a séculos, Washington. Isso complica muito qualquer tentativa de planejamento a longo prazo. Ninguém gosta de trabalhar sem receber.

      ST

  4. O Fluminense quitou na última segunda-feira os 70% restantes dos vencimentos CLT de setembro de jogadores, funcionários e bolsistas. De acordo com o “GE”, o acerto foi feito antes do empate em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro.1 de dez. de 2020
    http://www.uol.com.br › 2020/12/01

  5. É por conta da tal da ‘grana’, Rafa.
    Deve ir ganhando algumas vezes o que ganha aqui no Flu.
    Considerando que ele havia renovado o contrato, o ‘plus’ no salário deve ter sido grande.

      1. Uai, o Digão não é cria do Fluminense, portanto, patrimônio do clube.
        Oh, Guilherme, o nosso Digão já foi campeão pelo Fluzão algumas vezes, deu retorno esportivo e financeiro, some o valor q o Flu vai receber + o valor da primeira venda, e, marcou 11 gols.
        Putz! Digão marcou 11 gols!
        Caracas! O nosso Digão, no Fluminense, proporcionalmente, tem mais gols q o Gérson canhotinha em toda carreira.
        ST

  6. Não podíamos ter um adversário pior que o vasco com retornos importantes e técnico novo. Além de perder o próprio técnico. Teste muito difícil para Marcão, mas acho que agora depende mesmo dos jogadores ter o dobro de comprometimento e raça para um empate ou até vitória contra um time que está com a corda no pescoço. Resta torcer e torcer muito bora fluzao!!!

    1. A situação é muito conveniente para o Flu, Seixas.
      Os caras estão desesperados e vão partir com tudo para cima.
      É só trancar a casinha, esperar que eles se abram e ….. créu, botar a bolinha dentro do gol deles.
      Estou fazendo muita fé no Marcão, Seixas.

  7. É bem isso aí, Amaury

    e nem adianta ‘alguem’ argumentar que é necessario vender, porque são tantos que saem de graça,
    e outros tantos são vendidos por uma merreca.

    FORA FLUSOCIOS fdp

  8. Essa estória de jogador de futebol “sonhar” em jogar no exterior para conquistar a “independência” financeira porque sua carreira é curta, quer ajudar a família, etc, etc, é o tipo de desejo que muitos jogadores da base do Fluminense possuem.

    Tem um exemplo bem recente acontecendo no Santos com o bom zagueiro Lucas Verissímo que afirmou “não estar com a cabeça no lugar” e pediu para não jogar. Esse motivo foi motivado pela não ida para Portugal e que segundo ele “mexeu” com seu psicológico.

    Em suma, por causa de seu “desejo” não realizado, deixa o empregador que paga seus salários e com contrato vigente na mão.

    Foi só o Messi fazer biquinho que não queria mais jogar no Barça que a direção chamou ele e colocou seu contrato na mesa para cobrar o cumprimento do documento.

    Enquanto no Brasil tiver uma lei danosa para a grande parte dos clubes formadores e dirigentes amadores, o Fluminense estará à mercê de um mercado que favorece somente alguns personagens que vivem no futebol. e estão ganhando uma grana preta.

  9. Obrigado Odair por não aceitar a proposta do MB e ir embora.
    Vai com Deus e não volte mais.
    Quem não tem Guardiola vai de Marcão mesmo e seja o que Deus quiser.

  10. Sei não, turminha, mas estou com um pressentimento muito bom a respeito do Marcão como técnico.
    Creio que o Marcão dará ao elenco :
    Muita bola !
    Muita grama ?
    Bola > Grama ! Bola > Grama > Bola > Grama !!!!

    Creio que isto é o que falta ao time : bola, campo, grama, treinamento de jogadas de ataque, bola, grama, campo.
    E creio que o perfil do Marcão passa muito por aí, turminha.
    Tomara que dê certo !!!!

    1. Fica frio Guaratiba

      tá chegando uma proposta irrecusavel pelo Ganso, Egidio e Julião

      depois da saída do craque Digão, vai ser uma debandada total.

    2. Preste mais atenção na bola que joga o Hudson, e como ele protege a zaga, Guará.
      Quanto ao Nenê, desnecessário estender o assunto. Ele é o artilheiro do clube em 2020.
      Números falam mais alto que qualquer frase.

  11. https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/fluminense-abre-as-portas-para-garotos-libertados-pela-policia-de-carcere-privado-no-rio-de-janeiro.ghtml

    Hoje estou orgulhoso de ser tricolor!
    Sinto felicidade por esses garotos, e admiração pela atitude tomada pela diretoria do Fluminense.
    Marcou um gol de placa. Mesmo que nenhum deles consiga alcançar o sonho de ser jogador profissional, mas, eu, como torcedor tricolor, estou vibrando como se estivesse ganhado um título.
    Parabéns 👏👏👏👏 Fluminense!!!!

  12. Alguns podem opinar contra ou a favor do Marcão assumir nessa reta final do brasileiro.

    Brigar por título é querer demais haja vista o time ter perdido pontos irrecuperáveis e não conseguir passar uma confiança para engatar uma sequência de vitórias.

    O fato do Fluminense brigar para uma vaga na Libertadores vai impor a gestão investir em reforços para o elenco incluindo o de técnico para encarar adversários difíceis como os argentinos e por vezes a altitude caso a classificação se confirme.

    Se essa gestão se preocupasse em ver o Fluminense jogar diferente, procuraria um treinador de fora que procurasse dar um padrão de jogo mais competitivo buscando a formação de um elenco mais equilibrado e Xerém pode ajudar.

    O problema maior reside nas convicções do MB em dizer ser “modinha” trazer treinador de fora o que vamos dizer em casa?

    1. Pois é, caro Washington.

      Mas que salário um treinador estrangeiro fera vai querer receber para ir para o Flu, e com que dinheiro o clube ainda vai investir em reforços? É aí que o carro pega.

      Mas, agorinha à tarde, estava vendo Barcelona x Juventos, e que futebolzinho pobre os dois apresentaram, embora os dois técnicos tenham sido grandes jogadores num passado nem tão distante ainda.

      O Messi parecendo jogar só porque tem contrato milionário como o Barça ainda, mas ele demonstra sentir-se bem perdido no meio de alguns colegas atuais. Sinceramente não vi nenhuma grande jogada daqueles milionários jogadores dos dois times..
      Eu já estou meio descrente com esse futebolzinho que tenho visto em todos os cantos.
      (08/12/20)
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< .

      1. PCA, corroborando com o seu primeiro parágrafo, (capacidade financeira) como fazer para manter o atleta egresso da base, se o simpático não aceitar os valores apresentado pelo clube, exemplo: Evanilson?
        Tomemos como base o salário do treinador Odair, R$200 mil. Agora, vamos imaginar o salário do nosso Marcão!
        Como fazer para manter todos do Sub-17, diz aí?
        ST

        1. E isso que muita gente parece não entender, ONI. .
          O garoto chega lá, começa a treinar, vai mostrando algumas virtudes, fazem aquele contratinho segura bobo com ele, mas ele progrediu muito e os dirigentes lá não notaram. Daí, quando são informados, vão conversar com ele, mas a coisa já é diferente.
          Dirigente verdadeiro tem que morar no clube, ver todos os treinamentos dessa molecada para não levar “tombo” depois, até porque o Tombense está aí. né.
          (09/12/20)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

          1. PCA, assim como a Lua, todo atleta tbm tem suas fases!
            Temos milhares de exemplos, mas, vamos pegar o nosso Marcos Paulo, menino novo 19 anos, pintou bem, aí, o dirigente, àquele q reside no clube, sendo diligente e zelando pelo clube, faz um BIG contrato com a jovem promessa, q no nosso exemplo é o MP. E aí, PCA, a quanto tempo a fase do MP não é boa?
            Imagine vários contratos de no mínimo 5 anos! Isso no terreno das hipóteses!
            Agora, a realidade: Robert, Leny etc.
            PCA, com todo respeito, como vc bem disse: “tem muita gente que parece não entender” e muita, muita, muita gente fazendo críticas de SACANAGEM!
            São comentários repletos de contradições lógicas! Uma enxurrada de paradoxos + vaidades = SACANAGEM! E o único prejudicado é o nosso amado, vilipendiado Fluminense Football Club.
            Já viu como o YouTube tá cheio de gigolô sangrando o Fluminense a troco de likes?
            Bando de vagabundos!
            Que Deus proteja o Fluminense dessa gente!
            O Fluminense vai sobreviver a todos?
            Se vai sobreviver!
            Vai sim!
            Quem ama cuida!
            ST

          2. Isso é, efetivamente, o maior problema do Fluminense, PCA. Os dirigentes que tem passado pelas Laranjeiras não dão a devida atenção a base e o clube acaba sempre perdendo bons valores, que acabam saindo de graça ou a preço de banana. Tem que ser como você colocou : dirigente realmente competente tem que ter toda a base previamente mapeada, e saber a situação de cada promessa com todos os detalhes possíveis. Essa negligência na gestão da base tem nos causado muitos prejuízos (dentro e fora de campo).

  13. Marcão, gente boa toda vida, ídolo da torcida tricolor, e Fluminense pra caramba.

    Agora vamos falar de Marcão treinador, o que o Marcão tem para ensinar os jogadores em relação a tática de jogo?
    O que o Marcão pode ensinar em relação a toque de bola? ( ele errava passe de um metro)

    Não da mais para ficar brincando com esse esporte chamado futebol, isso é coisa muito séria, o Fluminense parece um clube amador.

    O Inter jogava um futebol bizonho com o Odair, trouxe o Couder e jogava um futebol bonito, voltou para mesmice com o horroroso Abel.

    O Palmeiras jogava um futebol nojento com Luxemburgo, trouxe o portuga, e hoje pra mim é o time que joga mais bonito no Brasil.

    Não é possível que o Fluminense não aprende porra nenhuma com os outros?

    1. Pô, Guaratiba, segura a onda!
      Oh, qual foi a bola que o Felipão jogou? – No entanto, foi campeão do mundo!
      E o Luxa? Dorival JR? Mano Menezes?
      Guaratiba, deixa o Marcão trabalhar. Afinal, seu nome é Rodrigo Guaratiba e não madame Beatriz.
      ST

    2. Pô, Guará, assim você não está dando uma de “lobo”, mas sim de “raposa”.
      Dê um tempo para que o cara se adapte à nova função, e também os jogadores.
      Começa a duvidar não, Guará.
      Vamos apoiar o distinto técnico tricolor, o Marcão.

  14. Todos os jogadores que se destacaram no Fluminense nos últimos cinco anos já não estão no Clube. Foram negociados ou se desvincularam por particulares razões. Agora ocorre o mesmo com o melhor técnico que tivemos no último lustro, o que torna ilógico e injusto o protesto de parte da torcida contra Odair diante de um elenco inicialmente desacreditado e que ao longo da competição vem perdendo seus melhores atletas. Odair saiu por ter recebido uma proposta salarial maior (muito maior) e futebol é negócio. Paixão só de torcedor, mas isso está minguando. Não se iludam: a cada dia o número de torcedores por clubes brasileiros (e também pela seleção brasileira) é cada vez menor

  15. STT.

    Desculpem pessoal, mas estou muito feliz com a saída do Odair. Tenho certeza que dias melhores virão. Aqueles que foram contra a saída dele ou são flamenguista ou Tricolores acostumados a mediocridade que ainda impera no Fluminense ou jornaleiros anti Tricolores que sabiam que com o Odair o Clube nunca iria ganhar nada, nem no presente, nem no futuro próximo. Aqueles que o contrataram são mais medíocres ainda, se é possível existir tal afirmação. Não querem ou não sabem ter sucesso ou serem bem sucedidos na administração de um Clube gigante. Como outros são em seus referidos clubes de sucesso que todos sabem quais são.

    Saudações Tricolores.

  16. E vamos de Marcão.
    Pelo menos é melhor que os Abels e barrocas da vida.
    Como será papito em árabe?

    E agora parece que o Digão quer sair!!!

    Então, adios muchacho!!

    Só espero que façam uma rescisão decente, senão será mais um pegando senha no futuro….

    Agora só falta o ganso e mais algumas barangas.

    Foco no vasquim marcão, não podemos dar mole para o bacalhau.

    ST

    1. Verdade que Marcão evoului sim de 2017 para cá , até a postura dele perante aos jogadores , acho que pode dar certo sim para esse final de campeonato pois dependemos dos jogadores veteranos do clube de assumir responsabilidades e a diretoria não poderia fazer investimento em treinador para libertadores sem saber se classificaríamos , o projeto parece interessante para 2021.
      Classificando acho um bom nome Miguel Angel Ramirez caso não seja possivel Tiago Nunes.

  17. Receio que o Marcão se renda à ‘autoridade’ que o Ganso faz questão de impor aos treinadores.
    E se isso acontecer, teremos aquela tralha, aquele marcha-lenta, estragando o esquema do time.

    Creio que o sucesso (ou não) do Marcão estará diretamente relacionado à forma com que ele enfrentará os medalhões problemáticos deste elenco, principalmente Ganso, Egidio e Fred, além dos menos falados como o Felipe Cardoso, o Well Silva, o Lucca e o Caio Paulista.

    Se ele – Marcão – entrar colocando a casa em ordem e deixando estes nomes fora do time titular, tendo o cuidado de não mexer muito na espinha dorsal do time, teremos alguma chance de classificação à LA.
    Mas isso precisará ser feito logo na sua posse, em seu primeiro treino, para deixar claro que ele manda.

    E, de nossa parte, creio que temos o dever moral de dedicar todo apoio ao nosso grande guerreiro, um dos melhores volantes da história de nosso Fluzão.

    1. Pois é, Amaury.

      Esse jovens, Caio Paulista, Felipe Cardoso e o Luca – pela minha ótica, mas respeitando a sua – não são para serem descartados logo assim não. Pelo menos, têm força física, aguentam correr, isso é primordial hoje, e não são de brigar com a bola pelo que tenho observado. . .

      Se o Marcão foi bom observador do que fez o Odair, ele terá muita munição para queimar, porque eu não vejo ninguém no elenco que seja caso perdido, não.

      Essa rapaziada aí tem que ser reorientada no modo de não fazer certas jogadas improdutivas, e eu imagino até o Marcão botar o seu elenco numa sala, exibir o jogo do time e ir dizendo o que o cara fez que não devia ter feito, e como terá que aprender a fazer. Nem sei se fazem isso por aqui, mas eu, como técnico, faria com frequência.
      (08/12/20)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

      1. PCA, acaso assistiu o Sub-17 Fluminense 3 x 2 São Paulo?
        Se positivo, comente.
        Eu assisti e gostei muito! Temos material humano para os próximos 5 anos, né não?
        ST

        1. Rapaz, é muito joguinho para a gente poder acompanhar tudo.
          Eu vi boa parte desse jogo que o Flu ganhou do São Paulo nos pênaltis, mas nem sei que sub foi.

          Eu só penso que essa molecada não deveria disputar esses jogos exatamente como os já profissionais fazem com todas as malandragens que estão empregando em campo o que os árbitros não veem por não serem do ramo.

          As disputas nas divisões inferiores devem ser com muito cuidado, em que não valha uma vitória de um time subdzessete se conseguida com antijogo, isso de atrasar, simular falta, nem com os moleques querendo se pegar. .
          (08/12/20)
          xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      2. Quanto ao Caio Paulista eu concordo com você em parte, PCA.
        Creio que ele tem potencial para ser d-e-s-e-n-v-o-l-v-i-d-o.
        Muito forte, bons pulmões, razoavelmente bom de bola e chute direcionado e muito forte.
        Entretanto, não está pronto para ser solução, neste momento.
        Se ficar, poderá ‘colocar o nariz fora d’água’. Aí, o Flu vende por duas mariolas.

  18. Feliz com a saída do Odair e feliz com a escolha do Marcão!
    Sempre critiquei o Maionese, mas achava que iríamos morrer afogados abraçados com ele.
    Desejo-lhe boa sorte no novo clube, fez muito bem em aceitar.
    Por ele e por nós!

  19. Valeu, Odair!

    “Deixo o Fluminense com o sentimento de gratidão e a sensação de ter cumprido com o meu dever. Gratidão por encontrar as portas abertas, vinte anos após minha passagem como atleta, para o retorno como treinador. Dever cumprido por ter entregue todos os dias o meu melhor, com muita dedicação e trabalho.
    Por fim, o meu obrigado de coração aos torcedores do Fluminense que deram um voto de confiança ao meu trabalho desde o início e que ficarão marcados na minha história de vida. Saio orgulhoso por poder ter feito parte deste clube gigante e de história fantástica. Como todos vocês, serei sempre um tricolor de coração!”

    Saudações tricolores,

    Odair Hellmann

    Rio de Janeiro, Brasil, 7 de dezembro de 2020.

    1. “Saio orgulhoso por poder ter feito parte deste clube gigante e de história fantástica”

      Como assim, GIGANTE E DE HISTORIA FANTÁSTICA ?

      Uai, Mundin
      não entendi de onde o Odair tirou isso, voce nunca fez uma resenha com ele, só pra atualizar o cara ? Falha sua.

      1. Fala isso… para quem vive sofrendo com a falta de um mísero título internacional, Guilherme.
        Uai, o nosso Nando vive dizendo: o Foguinho tem, até a Chape, a caçulinha tem título internacional. Né não?

        1. Odair deve estar todo babado. Quantas plumas e lantejoulas pra um cara q não ganhou absolutamente nada e foi eliminado das 2 competições em q o Flu tinha alguma chance, de maneiras vergonhosas.
          p.s.: eu não falei a Chape, mas é verdade… até a briosa Chape tem um título internacional. Já o Flu, quem sabe daqui a 12 anos…

          1. Então, mais uma vez, eu não estou inventando nada!
            Oh, fala pro Guilherme, que o fato do Fluminense, ainda não ter conquistado um mísero título internacional, tbm me deixa bastante triste!
            Mas, não ao ponto de ficar esculhambando o Fluzão.
            ST.

            1. Triste porra nenhuma,

              voce vive avacalhando com a historia do Fluzão e fazendo chacota com os idolos Tricolores.

              E eu torço pro Fluzão ganhar titulo internacional, nacional, copas, taças …

              TITULOS !!!

  20. Nas vezes em que comandou o Fluminense Marcão teve rendimento superior a quase todos (senão todos) os técnicos “medalhões” que tivemos. Assim não vislumbro qualquer razão lógica e fundada para esse oceano de desconfiança e de críticas a ele. Se mantiver pelo menos a classificação que recebe de Odair teremos um rendimento muito superior ao inicialmente esperado até pelo mais efusivo otimista. Na fé e na coragem, bola pra frente Marcão!

  21. https://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-sub-17/jogo/07-12-2020/fluminense-junior-sao-paulo.ghtml

    Tenho dados uns pitacos por aqui, e dentre eles, venho repetindo que se o Fluminense adotar uma política de Administração profissional do clube, com o apoio que Xerém vem dando, em pouquíssimos anos, estaremos em um patamar primordial, tal qual Grêmio, Inter e talvez próximo a Flamengo e São Paulo.
    É só querer, e não ficar com essa política de várzea, sem implementação de um mínimo de controle.

    1. A palavrinha chave é esta : profissionalização.
      Mas parece que isso não convém a ninguém no Fluminense. Nem ao Conselho.
      Este ponto vem sendo varrido para baixo do tapete há décadas, meu caro.

  22. Com números melhores que os da maioria dos medalhões que treinaram o Fluminense nos últimos seis anos, não há razão – salvo infundado e lastimável preconceito – para se criticar Marcão como treinador, especialmente agora em que o trabalho de Odair possibilitou na excelente – não esperada ou imaginada nem pelos otimistas – clasificacão que ocupamos. A hora e de união, gente. Na fé e bola pra frente, Marcão

    1. O Marcão vai bem, até porque não adianta inventar agora.

      Agora a noticia ruim, o Flu sub-17 foi para a final do campeonato,
      e os 03 moleques que fizeram os gols, João Neto, Matheus Martins e Kayky, já foram diagnosticados, praguejados pelo Mundin, como seguidores da sina do Lenny, Robert, Julião, Pernão e outros e não vão dar em nada,
      daí o Mario 171 liberou pra assinarem com o Tombense.

      1. Primeiro você tem que deixar acontecer, para depois escrever.
        Agora, diz aí, o trabalho feito em Xerém, é competente?
        Começou no ano de 2010.
        Oh, dúvida cruel!

  23. Fluminense sempre surpreende, tem que apoiar o Marcao que tem DNA TRICOLOR, não pode inventar muito, mantém o trabalho do Odair, e que os jogadores se cobrem e mantenham a disposição.

  24. STT.

    Eu gostaria que o Marcão fosse efetivado até o término do Campeonato Brasileiro. Já classificado para a Libertadores, contratar um técnico experiente neste tipo de competição e também os de mata-mata. O Marcão fez esse mesmo papel em 2019 pegou o time na zona de rebaixamento e entregou para disputar a Sulamericana. Está familiarizado com o elenco e conhece jogadores promissores da Base que podem reforçar o time titular. Jogar sem centro avante e colocar o Miguel e o Ganso como verdadeiro dez. O melhor para o Marcos Paulo é continuar no Fluminense, ano que vem tem Libertadores e ele pode se destacar na competição e depois ir para um time melhor como titular e não agora como reserva no Milan. O futebol inglês é um belo mercado, ganharia em libras esterlinas, mais valorizada que o Euro. O milagre aconteceu.

    Saudações Tricolores.

    1. Isso ai Juarez a diretoria esta correta , personalidade dos nossos jogadores não se pode confirar , vai que ficam chateadinhos com a saída de Odair e começam a fazer corpo mole , correto Marcao agora e classificando para Libertadores(acho que conseguiremos) ai sim , um tecnico bom e competetente para a campanha da Libertadores , agora se Marcão fizer uma campanha de vice campeão ai qualquer um teria que manter ele para libertadores.
      Se pudesse escolher MIguel Angel Ramirez ou Thiago NUnes

  25. Eu já desconfiei quando o Odair recusou a proposta de renovação com o Fluminense, a algumas semanas atrás. Com certeza já esperava a confirmação dessa proposta milionária que chegou hoje. Ele tem total direito de optar pela grana e pensar no seu futuro financeiro e o de sua família. O mundo é capitalista e dinheiro é bom, e todo mundo precisa. O que eu o critico – e sempre critiquei – foram suas substituições erradas, suas escalações equivocadas e a total falta de padrão de jogo do time.

    Em todos esses meses que comandou o time, em nenhum momento, o Flu conseguiu manter um padrão de esquema consistente e convincente. Muito pelo contrário, a irregularidade foi a regra na era Odair, revezando bons jogos, como contra o Galo lá no Mineirão, e apresentações ridículas, como as eliminações na sul-americana, Copa do Brasil e empates com os “Bragantinos da vida”.

    Não é um treinador vencedor e não é insubstituível. Foi totalmente dispensável aquele “piti” que ele deu, após o jogo contra o Athletico PR, demonizando a torcida que o crítica nas redes sociais. Futebol é, antes de tudo, paixão. O torcedor é um apaixonado por seu clube do coração. Portanto, se o clube ganhar é tudo festa, mas se perder tem que aguentar as críticas sim, casos contrário, mude de profissão.

    Odair maionese já faz parte do passado e o momento é de máxima atenção nas Laranjeiras. Além de ter que arrumar um novo treinador, MB tem que resolver a renovação do MP, para não passar nova vergonha de perder um jovem da base de graça, prejudicando, mais uma vez, as combalidas finanças do Flu. A semana pré-clássico promete ser quente na rua Álvaro Chaves.

    1. Relaxe! Como neto de Árabe, guardei o seu kibe!
      A propósito, gosta da cozinha Árabe, Nando?
      Vou preparar-te vários charutos! Na falta da folha da parreira, vc prefere o charuto enrolado na folha da couve e/ou repolho?
      Apalavra em árabe, YABRAK significa folha. Yabrak também é usado para se referir ao charuto feito de folhas de uva, …
      Calma! Não é o q vc tá pensando. KkkkST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *