Pés de Marcos Paulo põem Tricolor nas cabeças

O Fluminense flerta com o sucesso, insiste em se manter no pelotão de frente do campeonato, contrariando a expectativa geral, tanto da crítica especializada quanto de sua própria torcida. Comprometido, o Tricolor venceu de novo o Athletico-PR, por 3 a 1, numa de suas melhores atuações no Brasileiro – quiçá a melhor de Marcos Paulo com a camisa do clube. O garoto, decisivo nos três gols, só faltou colocar a bola embaixo do braço antes de sair.

Com a 11ª vitória, o time está agora em quarto lugar (a rodada será completada neste domingo), com 39 pontos, a apenas três do Flamengo, com quem decidiu o título estadual, depois de superá-lo, ainda com Jorge Jesus, na final da Taça Rio. Embora há muito os Estaduais tenham deixado de servir de parâmetro para o restante da temporada, os turnos conquistados pela dupla Fla-Flu, desta vez, foram mesmo um indicativo de que seriam os melhores cariocas dentro do Nacional. Bota (Taça GB) e Vasco, que nem vaga para as semifinais conseguiram no frágil campeonato da Ferj, atualmente brigam de foice contra o rebaixamento.

No duelo de sábado no Maracanã, pouco importa que o Tricolor, que ainda perdeu um pênalti com Nenê, tenha jogado com um a mais desde o fim do primeiro tempo. Primeiro porque a expulsão está na regra do jogo, e depois porque a produção do time quando em vantagem numérica foi amplamente superior à do River Plate (ARG), atual vice da América, que jogou na mesma situação contra o Furacão, pela Libertadores, quatro dias antes, o que só sublinha o mérito da grande atuação de MP, Martinelli e companhia.

A alta pontuação do tetracampeão chama ainda mais atenção quando lembramos das baixas que o elenco sofreu durante a competição, principalmente de Evanilson, então um dos destaques do campeonato. O mérito de Odair, que tem lidado também com o afastamento de inúmeros jogadores contaminados (já foram acometidos por duas ondas de Covid), fica, por isso, ainda mais evidente. Mesmo ante um caminhão de problemas extracampo, o treinador seguiu, e segue, fazendo campanha notável, surpreendente, ainda que se discuta sua atuação em algumas partidas, quase sempre por leitura ou substituições equivocadas.

Bravo!

***

A melhor classificação do Fluminense no Brasileirão desde a conquista do tetracampeonato, em 2012, se deu na edição de 2014, sob comando de Cristóvão Borges. Naquele ano, a oferta de vagas para a Libertadores era menor, e o Tricolor, mesmo chegando em sexto, conseguiu apenas uma classificação direta para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Com a ampliação de vagas de quatro para seis, o Flu sá precisa repetir o que fez naquela temporada para jogar pela sétima vez a principal competição do continente, o que não acontece desde a desclassificação para o Olímpia (PAR), em 2013, nas quartas de final.

Embora a pontuação varie de ano pra a ano, ela tem serventia como ideia aproximada do quanto se precisa obter para atingir determinado objetivo, caso dos sonhados 45 pontos para se escapar da asfixia financeira da Série B.

Desta forma, havendo terminado o Flu com 61 pontos naquela edição de 2014, considerando os 39 atuais, restariam a ele, para igualar o feito, mais 22 pontos. Como ainda vai disputar 42, o número representa quase a metade dos pontos por que brigará.

O que deverá ser mais do que suficiente, principalmente se o campeão da Copa do Brasil terminar também entre os seis primeiros do Brasileirão, o que é bastante provável. Neste caso, o sétimo colocado também estaria classificado para a Copa Libertadores (para a fase preliminar, mas, ainda assim, a Libertadores).

E a oferta pode ser estendida, inclusive, ao oitavo, caso o campeão da Libertadores termine igualmente entre os seis do Brasileiro.

Como se vê, ao Flu bastará manter a toada.

Vai na fé, Tricolor!

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

259 thoughts on “Pés de Marcos Paulo põem Tricolor nas cabeças

  1. Se o Fluminense pensa em um estrangeiro para o ano que vem , deixa Marcão e terminamos o ano classificados para libertadores , agora se pensa em alguem igual ao Odair acho que nome que se aproxima estilo de jogo seria Zé Ricardo .
    Eu prefiro Thiago Nunes , vamos aguardar.

  2. Que o Odair não é unanimidade entre a torcida tricolor isso é fato.

    Motivos ele deu de sobra e já está preparando a sua saída para ganhar mais, obviamente.

    A pergunta que fica vai em direção se a gestão vai procurar um treinador com uma filosofia de trabalho diferente dessas tranqueiras que estão livres no mercado ou procurar um que faça o Fluminense buscar uma proposta de jogo mais consistente na busca de vitórias?

    O problema que o MB quer também que esse treinador seja obediente a gestão e não reclame das trapalhadas que esses dirigentes fazem.

    1. “Pega de surpresa, diretoria ainda não tem nomes para substituir Odair
      Técnico recebeu proposta do Al Wasl, dos Emirados Árabes, e deixará o Fluminense”

      Como assim, pega de supresa?

      A torcida Tricolor é vitima constante dessa quadrilha de diretores, que vivem pregando peças, e surpreendendo negativamente o torcedor, agora aparece com essa conversinha ?

      FORA CAMBADA DE VAGABUNDOS !!!

    2. Não gosto do trabalho do Odair, mesmo reconhecendo a boa posição do Flu na tabela. Acho ele teimoso e, muitas vezes, insistente com certos jogadores que, comprovadamente, não dão o retorno desejado quando entram nos jogos (Fernando Cardoso, Caio Paulista, Igor Julião, Ganso etc). Tem jogos que demora séculos a mexer no time e erra muito nas escalações tb.

      A grande verdade é que o Fluminense ganhou muitos jogos na base da sorte, praticamente “achando” os gols. Vitórias como a do último sábado, contra o Athletico PR, com o time organizado e partindo para cima dos adversários, foram coisas raras na era Odair. Não vejo o time com um esquema tático definido de jogo, não reconheço um padrão. Se ele sair, pensando na grana que irá receber no Oriente Médio (direito total dele), não creio que seja insubstituível. Vamos ver quem o Flu trará para o lugar dele.

      1. Grande parte dos gols foram feitos em jogadas de ‘bola parada’, Rafael.
        Punha todos os jogadores atrás da linha da bola e ficava na dependência de uma chance em cobrança de falta ou escanteio, nos raros momentos em que ia à frente.
        O jogo passado contra o Athletico foi uma exceção, fazendo 3 e chutando 27 vezes a gol.
        Parece que os jogadores já haviam recebido a noticia e resolveram comemorar em campo.

        1. Verdade Amaury, o Flu do Odair não apresentava variações de jogadas nem organização tática em campo. Como você bem disse, a maioria dos gols marcados foram de bola parada, muitos com a ajuda da sorte, inclusive. Por essas razões não fiquei nem um pouco abatido com a saída dele. Não é um treinador vencedor, nem tem a capacidade de mudar o que está acontecendo dentro das 4 linhas, pois erra demais nas substituições e nas escalações. Não deixará saudades.

    3. Não tem ninguém no mercado que possa agregar algo caro Washington.
      Dá até medo saber o que vem por aí…… será que terá scout?
      ST

  3. Bem que o maionese podia aproveitar e levar uma certa dupla de babas ovo ( ou baba ovos, sei lá…) pra ficar babando ele e defendendo nas redes sociais, com frases como: futebol é assim mesmo, se perde, empata e se ganha; estão todos parabéns; perdemos honrosamente, etc…
    Ô dupla mais chata e sem noção.. pqp.

    1. Você me diverte, Nando rs. Vive espetando o PCA e o Marmund com suas tiradas sarcásticas. Já bati de frente com o Marmund, algumas vezes aqui no blog, mas ele tem o direito de ter a opinião dele e eu a minha. Considero a minha relação com o PCA boa, ele faz boas observações a respeito de certos pontos do clube. O importante é que nós todos, que já “nos conhecemos” daqui do blog do João e a anos escrevemos nesse espaço, somos todos tricolores de coração ! Usando, como vc sempre diz, “óculos rosados” ou não heheheh

      ST

  4. E o problema é que a alta temperatura daquela região costuma fazer com que as ‘maioneses’ desandem e causem terríveis diarréias em que as consome, Nando.

  5. O homem perde a Copa do Brasil, fazendo c@g@d@s de tudo o que é jeito.
    E o clube ” o prestigia “.

    O homem, não satisfeito, perde a Sul Americana, fazendo c@g@d@s de tudo o que é jeito.
    E o clube, presidido por “seu amigo/seu irmão”, ……. “o prestigia”, a despeito de tudo !.

    Aí, provavelmente já estudando uma proposta irrecusável do mundo árabe, deita falação contra a torcida.
    Descasca cebolas, alhos, e espreme limões falando de nossas reações às c@g@d@s que ele faz.

    Então, surge o verdadeiro motivo de sua ‘ira’ : a tal proposta irrecusável do mundo árabe.
    Pura covardia !
    Descarrega na torcida uma suposta responsabilidade pela decisão de sair, que ele não tem coragem de assumir como seu legítimo desejo e iniciativa.

    E aí, diante da proposta que tem do mercado, ignora a gentileza e a fidalguia de “seu amigo/seu irmão”.

    Em suma, Odair Hellmans vai deixar o Fluminense justamente na reta final do Brasileiro.
    Seu contrato termina em 30 de Dezembro, mas o Campeonato foi prorrogado até Fevereiro de 2021, devido à pandemia.
    Este é o mundo do futebol.

  6. Odair fora do Flu, agora vai mostrar o que o Flu quer da vida. Marcão não pelo amor de Deus, tragam um gringo, não deve ser pior que o maionese.
    Marcão não!!!!!

    1. Oportunidade não deve ser desperdiçada, Guaratiba.
      Oh, chama a sua galera, prepara uma comissão técnica, e manda o curriculum para o MB.

      1. A minha galera seria o técnico do sub 17, e junto com ele uns 10 moleques do sub 17 também, olha como joga o sub 17 e olha como joga mal o sub 23 do Marcão.
        A chance de melhorar esta nas mãos de quem infelismente não entende nada de futebol, Mário e Angione.

        1. Guará, veja bem : não dá para encher o time de moleques de 17 anos, meu caro.
          É jogo de gente grande, de adultos, onde o couro come, Guará.
          Tudo a seu tempo. Um ou dois de cada vez. E só os melhores, as pérolas.
          Não vê o Martinelli ? Esperou, esperou, e quando entrou …. ganhou a posição.

    2. O Marcão é por demais ” gente boa ” para enfrentar as imposições desta diretoria, Rodrigo.
      Meu nome para ocupar o cargo é ………………………. ?????? , é ………………….. ???????, meu Deus, não há ninguém ???????????????

  7. O “sensivel” tecnico que nao conquistou nada ate agora apos uma boa vitoria contra um adversario cansado, desfalcado e com um jogador a menos resolve desabavar e descarregar sua frustaçao contra os que o criticam se achando o supra-sumo do futebol .
    A substituiçao de Michel Araujo por Ganso e a entrada do promissor Miguel nos minutos finais contra um oponente ja batido por 3×1 e com dez em campo mostram a sua grande ” visao ” de jogo.
    A permanencia de Nene tambem foi surpreendente pois ja se arrastava em campo.
    Estamos no bom caminho , tenhamos mais humildade e menos soberba deslumbrado entregador de camisas.

  8. Caso MP : Se o presidente MB, mais uma vez, perder um jogador DE GRAÇA, por pura falta de competência da sua gestão, na hora de renovar com as promessas do time, tem que sofrer impeachment. É simples assim. As saídas do Evanilson e a novela Dodi revelaram o quanto o referido presidente foi omisso e deixou correr solto os referidos casos. Agora, aparece no radar tricolor a Inter de Milão, com alta probabilidade de levar o MP DE GRAÇA, já a partir de Janeiro 2021.

    Pergunto ao presidente MB : Por que raios você já não tratou da renovação do jogador ? Por que toda renovação de contrato no Flu vira sempre novela com final ruim ? Kd a tal propagada “habilidade “ de negociação do mandatário tricolor ? Esse caso do MP eu vou fazer questão de apurar de perto. Pelo que eu já apurei, nos bastidores do clube, o presidente já não conta com aquele apoio e força que tinha quando foi eleito. A sucessão de erros e equívocos da sua administração, somada ao seu ego centralizador e absolutista, sempre se escusando dos erros cometidos, ao invés de assumi-los e corrigi-los, tem isolado o presidente das demais forças do clube. Vamos ver como mais uma novela de renovação irá terminar. Abre o teu olho Mário !!!!

    1. ” As saídas do Evanilson e a novela Dodi revelaram o quanto o referido presidente foi omisso e deixou correr solto os referidos casos.”

      Será que foi omisão, caro Rafa ?
      Cá já tenho minhas dúvidas.
      Cansei de acreditar na lisura de dirigentes e politicos, em determinadas situações.

      1. Olha, Amaury, olhando de fora do clube, como torcedor sem acesso aos gabinetes tricolores, se não foi omissão nem dolo de aproveitamento, no mínimo, podemos dizer que ambas os casos (Evanilson e Dodi) foram muito mal conduzidos. Vejamos o caso Dodi : por que tantas propostas sucessivas, as quais o staff do jogador nunca as respondia ? Por que tanta demora na definição se o jogador permaneceria ou não ? Por que o clube parece sempre estar em desvantagem aos empresários sangue-sugas, frutos da terrível lei Pelé ? São perguntas que me fazem questionar como o Flu administra a sua base e os negócios que derivam dela.

        OBS : Assim como você, não acredito mais em político (nenhum) e muito menos, em dirigente de futebol.

  9. STT.

    Essa da Inter de Milão está de sacanagem em querer levar o Marcos Paulo de graça. Bastou o cara fazer dois gols em uma partida que aparece interessados no jogador, o pior que quer de graça. Por que não renovaram o contrato com o jogador? Diretoria quadrúpede, andam com cascos. Mais um jogador 0800. Esse Mario Bitencoint tem que sair da presidência urgentemente e a flusócio junto com ele, senão vendem o Clube, de graça…

    Saudações Tricolores.

    1. Juarez,

      Ontem assistindo Grêmio e Vasco, percebi que no time do Grêmio, a sua grande maioria é formado por suas próprias revelações. E lá, há tempo para “maturação” como dizem, onde o jogador é trabalhado com uma linha de planejamento bem clara e definida. Há seriedade dentro da administração do Grêmio, e onde há seriedade e respeito, há mentalmente a construção de um muro, onde serve para os aventureiros de plantão, aí inclui tanto jogadores como empresários, ao menos pensarem em aplicação da lei da vantagem. Como exemplo, a possibilidade de que um Pepê e um Ferreirinha (jogadores de destaque do Grêmio), de ventilarem a hipótese de saírem sem o respaldo do Grêmio, é praticamente nula, pois seus empresários são tratados lá dentro do clube, apenas como tal. Agora, seguindo o exemplo do lado de cá, do Flu, pegando três jogadores, o Evanilson, o Dodi e agora o Marcos Paulo.
      Pergunto a todos vocês: O desfecho que se deu e se dará aqui, seria o mesmo por lá?
      Sejam sinceros.
      Então, o primeiro passo a ser dado, é recuperar a credibilidade e o repeito como clube, pois só assim, as hienas serão colocadadas em seus devidos lugares.
      Irmãos, desejo uma semana feliz a todos nós.

      1. Caro Haguiar,

        Lá no Grêmio existe profissionalismo e amor ao clube. É inadmissível perder um jogador como o Evanilson da forma que foi, praticamente doado para um empresário com uma desculpa tosca de que não performou. Não entendo como um advogado que é obrigado a falar o português corretamente, se expressa com uma palavra que nem existe na língua portuguesa. Não sei hoje mas antigamente eles se expressavam em latim, se é o vulgar, do povo, da qual a nossa língua é derivada ou o clássico que a elite romana falava. O Angione nem sei se é formado, não tem nível para ser medido, coitado! Por isso que acontecem essas barbaridades no Fluminense, no Grêmio é inadmissível. Boa semana a você e a todos.

        Abraços.

        1. E o que houve com o Ronaldinho Gaúcho? Já sei…a grama do vizinho é sempre mais verdinha. Né não?
          Precisamos conhecer mais as coisas do futebol! ST.

      2. Tudo muito bem colocado, caro Haguiar.
        Sabemos que o Grêmio é um time de grandes conquistas e muito bem organizado.
        Todavia, não podemos esquecer o ocorrido com o maior e melhor jogador gremista de todos os tempos, RONALDINHO GAÚCHO! Saiu de grátis do time gaúcho.
        O que ficamos sabendo via mídia ( credibilidade bastante duvidosa ) foi que: Ronaldinho e Dodi, amparados pela Lei Pelé, rejeitaram todas propostas!
        Enquanto o Evanilson, pergunto: quem conhecia o futebol do simpático? Seja sincero, nós estávamos tietando o jovem JP, e, de ressaca com a saída do Pedro.
        Segundo informações da mídia, o Evanilson, até então desconhecido, não aceitou a proposta do clube, e aí não tem o q fazer. A propósito, observe a fila: Henrique Dourado, Pedro, JP, Evanilson, Samuel Granada, John Kenedy e muito mais.
        Mais uma vez: precisamos conhecer melhor as coisas do futebol. ST

        1. Meu amigo Oni, se me permite chamá-lo assim, o Grêmio levou uma volta do Ronaldinho, tudo bem, isso passou, o que estou questionando, inclusive citei dois nomes de jogadores do Grêmio (Pepê e Ferreirinha), e devo acrescentar mais um – Jean Pierre, é o que está ocorrendo agora, e não, coisas que ocorreram no século passado. Pergunto: Você acha que desses três nomes, ou pelo menos um deles, algum empresário vai dar rasteira no Grêmio?
          Oni, o mundo evolui, os erros servem para aprendermos onde estão os acertos, e o Grêmio soube utilizar esses erros, para aprender a lidar com o futebol, como você se refere. No entanto, não vejo pessoas que dirigem o Fluminense, preocupadas em acertar, e desenvolver no clube um padrão de Administração, com utilização do aprender com os erros.
          Neste caso específico do Marcos Paulo, quando da alteração de contrato para junho de 2021, sabedor da capacidade do jogador- o próprio clube diz isso, porquê não colocou o prazo para 2023 – 5 anos?. E mesmo que por um motivo ou outro, quisesse fechar em 3 anos, porquê não colocou uma cláusula de prorrogação automática a ser exercida ou não pelo Fluminense, ao fim do segundo ano?
          Coisas que poderiam ser feitas, tanto nos casos de Evanilson, Dodi e agora MP.
          Se a administração do Fluminense entende que é difícil costurar esses acordos, ela não serve para administrar um clube do tamanho do Flu, em um cenário capitalista, em pleno século 21.

          1. Está certíssimo, caro amigo Haguiar, concordo 1000%
            Todavia, lembro-lhe que o contrato é um acordo de vontades!
            Vontades das partes, nesse sentido, não conheço os detalhes de como ocorreu o contrato vigente.
            Não tenho certeza, mas, Evanilson, Dodi, Marcos Paulo, são negócios fechados na gestão passada.
            Em tempo: o caso Ronaldinho Gaúcho, NÃO foi filho único do Grêmio. O nosso André, era do Bahia. Etc. ST

            Idem Oscar no São Paulo; o lateral direito da base do Flargh, foi para a Juventus- Itália, Lucas Lima não aceitou o contrato do Santos e foi para o Palmeiras.

    2. Caro Juarez, a pergunta que fica no ar é porque há dirigentes que são coniventes com essa ciranda na qual um dos patrimônios do Clube é repassado por preços pífios ou às vezes de graça como ocorre no Fluminense há tempos?

      Há exceções no futebol brasileiro em que alguns dirigentes trabalham melhor essa questão. Mas no Fluminense é o contrário onde se pegar as diversas saídas ocorridas nos últimos anos, possivelmente o passivo da dívida sofreria uma queda considerável e o futebol teria um melhor desempenho.

      Quando se fala em transparência, mudar o estatuto para transformar o Fluminense em empresa e auditoria independente entre outras ações, a gestão fica muda e se esquiva de encarar essas questões.

      ST

    3. Isso mesmo Juarez ! Já estou acompanhando esse caso de perto. Se o MP sair de graça o presidente MP tem que sofrer impeachment. Não há outro caminho. Chega de tanta incompetência e amadorismo na condução das renovações com os jogadores.

  10. Desde o começo de minha participação no blog, disse que a sensação era a de estarmos todos juntos na arquibancada do Maracanã, no meio da torcida, torcendo, vibrando, aplaudindo, gritando, cantando, sofrendo e xingando quem quer que, ao nosso ver, devesse ser responsabilizado por um resultado ruim.Quando o time vai bem, nós ficamos bem, o domingo sorri e a semana começa redonda. Quando o time vai mal, a dor da tristeza e do aborrecimento é física, dói o estômago, a cabeça, não se dorme direito e se acorda mal humorado.
    Esse é o torcedor!
    Por isso, acho que o Odair não deveria dar ouvidos, muito menos se importar, com o que o torcedor diz a respeito do desempenho do time e do seu próprio desempenho como treinador.
    Nada é pessoal, ninguém deseja ofender ninguém, é um estado transitório de delírio ou de depressão, conforme o caso, que com a velocidade que vem também vai embora.
    A atitude de desclassificar os torcedores do Fluminense, que o criticam e criticam o desempenho do time, me pareceu atitude antidemocrática marcada pela imaturidade e falta de inteligência emocional.
    Técnico inteligente não deve ler, nem dar ouvidos, aos reclamos do torcedor, ainda que virulentos, se não tiver estrutura para levar na boa e não se aborrecer

    1. Muito bom, Pedro do Rio!
      Destaque para o último parágrafo, beira a perfeição, representando uma pequena parte de um mundo ideal.
      Todavia, não devemos esquecer que, Torcedor e Treinador são seres humanos! Portanto, movidos a emoção e reação!
      O grande problema é que, em razão do emocional, classificaram o Torcedor como um ser desprovido de inteligência emocional.
      Penso que a solução seria sincronizar emoção/razão/respeito.
      Afinal, tudo é trabalho, negócio etc.
      Quem gosta de ser esculhambado no seu trabalho?
      Ótima semana. ST

      1. Verdade, ONI.

        Ninguém gosta de ser esculhambado no que estiver fazendo, e essas pessoas que estão no futebol não podem gostar disso.
        Por que torcedores vão ter direitos de ir para o estádio ver seu time, mas, no primeiro erro de um jogador, eles estupidamente começam a esculhambar tudo, começam a desestabilizar o time todo, e que ajuda fdp pode ser essa?

        Numa partida de vôlei, ninguém pode fazer isso, pode aplaudir ou não, pode se lamentar. No tênis, então, tem que fazer silêncio total, nem pensar nessas patifarias que esse torcedor de futebol acha que pode fazer.

        O Pedro, no seu primeiro parágrafo, traçou uma ideia do torcedor na arquibancada fazendo tudo aquilo, eu excluo o “xingando alguém” porque ninguém está ali de sacanagem, está tentando fazer a coisa certa pelo time e por sim próprio .

        E ele disse tudo que acontece com o verdadeiro torcedor.
        “Quando o time vai bem, nós ficamos bem, o domingo sorri e a semana começa redonda. Quando o time vai mal, a dor da tristeza e do aborrecimento é física, dói o estômago, a cabeça, não se dorme direito e se acorda mal humorado.
        Esse é o torcedor!”.

        Isso é a verdade absoluta, pois o torcedor honesto pode xingar a situação, xingar o erro do jogador, não a pessoa dele, e sente mesmo uma mágoa diante de um resultado ruim, mas vai remoendo isso e logo se acalma. .

        Esse “torcedor” que “se o time ganhar aplaude , mas se perder esculhamba”, pode ser qualquer coisa menos torcedor sério de um clube.

        Esse pessoal que encontra outro torcedor do time e vai dizendo “aquilo lá tá uma merda”, esse fdp é o primeiro que sai pulando nas ruas do bairro se o time conquista um título. Pra mim , esse “torcedor” é que é a verdadeira merda!
        (07/12/20)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. PCA, não é à toa que quase sempre, antes da pandemia, havia porrada dentro do mesmo núcleo de torcida! O Torcedor, aquele, marca bufa! Vai esculhambar e cai na porrada.
          Lembra do caso Romário x Torcedor nas Laranjeiras?
          O Mané, porém corajoso, foi esculhambar o baixinho no seu local de trabalho, não deu outra, tomou uma viola.
          ST.

        1. Obrigado! Bacana, né não, Amaury?
          Feliz pelo nosso Pedro do Rio
          Nesse sentido, Descartes afirma que o homem é uma “coisa pensante” devido:
          a) à sua capacidade exclusiva em aprender através dos sentidos.
          b) à razão ser um elemento universal entre os homens.
          c) ao conhecimento estar voltado às sensações
          d) à relação empírica entre verdade e conhecimento.”

          Amaury, diferente do Descartes, veja o q pensava Aristóteles:
          “O homem não é apenas um animal político. Ele é um ser racional.”
          ST.

    2. Suas colocações são corretas, pertinentes e absolutamente justas.
      Coisa de quem sentou-se naquelas ‘arquibas’ do Maraca por muito tempo.
      Acontece, amigo, que havia uma ‘carta’ na manga do técnico : a proposta árabe.
      Então, o que o distinto funcionário do clube procurava com a infeliz declaração era ….. um bode expiatória pela decisão que ele estava prestes a anunciar, qual seja a de sua saída do clube.
      Capotou na Copa do Brasil, sendo ‘prestigiado’ por seu amigo Bitte ? O que importa ?
      Capotou na Sula, continuando prestigiado por seu amigo Bitte ? O que importa (2) ?
      Que se dane o Bitte !!!
      Palavra ? Dignidade ? Honradez ? Reciprocidade ? Reconhecimento ? Que se dane o mundo !
      Quero ver se ele encontrará – em idioma árabe – uma versão para sua frase mais usada :
      ” Visualizei uma situação para mitigar o cenário e oportunizar sua entrada em campo de forma a poder performar à busca de nosso objetivo que é a vitória ! “.
      Acho que esta minha construção – tentando usar palavras dele – até que fez sentido. Não consigo ser tão prolixo e estéril como a criatura.
      Haha !!!

  11. Algumas considerações sobre o que o Odair declarou:

    Sobre o Caio Paulista, ele deveria lamentar e reclamar sobre a saída do Evanilson.

    Sobre a torcida ele deve achar que o Fluminense tem conquistado os mais variados títulos. Nem o carioca sabemos mais o que significa. E só para saber que o Fluminense é grande, apesar dos últimos dirigentes colocarem o Clube de joelhos.

    1. Caro Washington, não assisti o jogo, mas feliz pela vitória.
      Pelo o que estou vendo o Odair está querendo um afago….
      Vai ser difícil em função da profissão que ele escolheu…rs.
      ST

  12. O Michel Araújo tem quanto tempo de contrato com o Flu?
    Creio ser um dos melhores e bem novo!
    Talvez venha ser como “Conca”. ST

  13. Oni, vc sabe muito bem que todos aqui querem o seu bem, aliás como disse o Uncle Jacques, nós queremos um bem enorme pra vc… mas não adianta nem vc nem o professor fazerem beicinho e darem chilique.
    Pra mim, e acredito pra todos aqui, não muda nada vcs criticarem a torcida… aliás, como bem diz o Abelão, o torcedor é soberano, é movido por paixão e emoção, e não por dinheiro como são os profissionais do futebol.

    É simples…se o time for bem, aplausos, se não, vaias…

    Fala pro treinador q se ele quiser ‘jurados’ como Márcia de Windsor e Elke Maravilha (vc e PCA), é melhor ele ir treinar o Oeste ou o Rio Branco de Bagé. Em time grande (se é que o Flu ainda é), pra cada elke, temos 10 Aracis e 20 Josés Fernandes, amiguinho.

    1. Sabemos disso, caro Nando, e, agradecemos!
      Oh, Deus te dê em dobro tudo que me desejares! Extensivo ao Titio Jacques! Hahaha
      Não estamos fazendo beicinho, nem dando chiliques. Apenas mostrando CONTRADIÇÕES LÓGICAS!
      Como ser possível afirmar ser patrimônio do clube, os jovens Kaká, Evanilson e outros, se sequer tiveram seus nomes comentado no blog? E, Wel Silva, Julião, pq são esculhambados?
      Como é isso? Cadê a coerência de opinião?
      E tem mais Nando, o fato de sermos Torcedores, NÃO nos faz energúmenos, bipolar!
      Oh, tô fora!

  14. Alguns comentaristas profissionais opinaram negativamente quanto ao desempenho do Callegari na partida de ontem, alegando que algumas jogadas – como o gol do Atlético – surgiram de contra-ataques às costas de nosso lateral, que nas ocasiões estava lá na frente, no apoio ao time.

    Ora bolas, qual é a velocidade imprimida a uma bola lançada da defesa ao contra-ataque ?
    50 km/h ? 60 km/h ? 70 km/h ?
    Certamente, nada menos que isso aí acima.

    E qual é a velocidade que um homem – mesmo que atleta – consegue imprimir ao seu corpo, no retorno de um apoio ao ataque ?
    Considerando que o Bolt – o homem mais rápido do mundo – fazia um ‘tiro’ de 100m em 5 segundos, ele – o jet-man- conseguiria alcançar 72 km/h, se aguentasse correr naquele ritmo por uma hora seguida. Nem pensar !

    Estudos mostram que um ‘normal’, mesmo que atleta, conseguiria algo como 20km/h, tal como ocorre com maratonistas famosos.

    Então, turminha, poupemos o Callegari e demais laterais, pois a tarefa exigida deles é IMPOSSÍVEL de ser cumprida (literalmente) a tempo e hora.
    A bola chegará muito mais rapidamente do que ele, se corretamente lançada pelo defensor adversário ao contra-ataque mortal.

    Mas, ….. e aí ?

    Aí entra o técnico, provendo treinamento de cobertura, onde um dos volantes ou zagueiro sairá de sua posição de ‘joguinho totó’ e parta na direção do atacante, enquanto o Callegari (no caso) voltaraia para o meio-campo, recompondo a formação defensiva do time.
    Isso, …… para quem tem técnico.
    Isso, …… para quem tem técnico de treinar !
    Isso, …… para quem tem olhos de ver.
    Isso, …… para quem tem técnico que vê a abissal diferença entre o Michel Araujo e o Ganso, por ex.

    E estes míopes da imprensa esportiva – que nunca, mas nunca mesmo – participaram de qualquer coisa parecida com esporte em suas vidas sedentárias, soltando pipas no ventilador, estes míopes (repito) vão acabar com a carreira de muitos dos talentosos e esforçados jogadores emergentes das divisões de base, porque eles – os míopes – não pensam, não fazem uma reflexão.
    Só sabem criticar !
    Até a crítica exige um mínimo de inteligência.

  15. Kkkkkkkkk bem que eu sabia que o maionese era uma Alice e vivia no país das maravilhas. ‘Verdadeiro torcedor’…pqp
    Pelo menos o discurso dele é o mesmo do presidente Mário…’essas coisas demoram’, ‘levam tempo’, etc…
    Talvez uns 12 anos né?
    Daqui a pouco ele vai pra outro clube, coloca o Flu na justiça e ficamos nós, verdadeiros e não verdadeiros tricolores a ver navios…
    Não quer ouvir críticas, vai treinar o Íbis. Imaginem se esse cara critica a torcida do framerda por fazer ‘cobranças’…

    1. Quantos já disseram isso, Nando?
      Odair, Diniz, Autuori, Marcelo Oliveira, Enderson Moreira, Nelsinho Batista etc
      O que chama atenção é o interstício!
      Sem contar com os bobocas dos microfones.
      Oh, com 36 mil e poucos sócio torcedor, vai ter que refazer seus cálculos! Esquece os 12 anos!
      Quem trabalha tem que receber…caso contrário justiça do trabalho é o caminho. ST

  16. Quem ama cuida!

    Com prováveis ausências de Julião e Calegari, técnico dará chance a outra cria da base.
    Daniel Lima, mais um de Xerém!

    Enquanto o verdadeiro Torcedor Tricolor, tá orgulhoso, torcendo pelo sucesso de mais um de Xerém!
    Tem sujeito recalcado pela vida, esculhambando o Julião, e fazendo fofoquinha com a convocação do Callegari!
    Afinal, cadê a coerência dessa gente!
    O Kaká, menino q foi para o Grêmio, é patrimônio do clube, idem o Evanilson.
    E o Wel Silva, Julião?
    Como é isso!!
    Pq são esculhambados?

    O que aconteceria se lá atrás o Fluminense, deixasse sair de 0800 os simpáticos Wel Silva e Julião?

  17. A imprensa ‘oportunizou’ uma entrevista e ……..

    o Odair ‘performou’ uma saraivada de criticas aos verdadeiros tricolores,

    criticas estas que foram logo maximizadas (ao invés de ‘mitigadas’) por colegas que vivem de torpedear comentários alheios.

    Mas, de minha parte, continuarei oportunizando e performando análises críticas ao desempenho do time.

    Não tenho culpa alguma se alguém trepa no sofá, em crises de aplausos, sempre que o ‘performer’ decide erradamente colocar o Ganso no lugar de um do melhores do time na partida – o Michel Araujo – e insistir em colocar em campo aquele horroroso F Cardoso.
    Se o adversário ainda estivesse ‘vivo’ teríamos pago o pato, por aquelas absurdas mudanças.
    Em matéria de ‘oportunizar’ e ‘performar’ aquele moço tem muito o que evoluir, apesar da boa colocação do time na tabela.

  18. Ganhamos e jogamos bem, vou bater na tecla que se o treinador soubesse escalar e mexer, estaríamos em situação melhor, mexeu mal e demora muito para trocar. Estamos aqui falando a tempos que tinha que subir os moleques. O Metinho entrega muito mais que o Hudson, pra que insistir com Felipe Cardoso todo jogo se a gente tem o Granada?
    Não existe o Luiz Henrique ser banco, se colocar o Calegari junto com o Martinele de volantes, teríamos dinamismo no meio, Nene no meu ponto de vista não entrega nada também, resumindo : a solução está na base, basta ter coragem para subir os moleque, e o Odair continua fraco.

    1. Guará, veja bem, creio que é necessário equilibrar a experiência e a juventude.
      Hudson e Nenê vêm dando este equilíbrio, organizando a molecada em campo.
      O Metinho é uma baita promessa, mas ainda é um garoto de (penso) menos de 17 anos de idade.
      Creio que a hora dele chegará.
      O F Cardoso é uma draga, mas o Granada também não é esta brastemp toda, não !
      Talvez o John Kenedy. Aí eu já pararia para pensar.
      Mas, no lugar de quem ? Do M Paulo ? Do Well (but sometime bad) Silva ? Só tentando.
      Em síntese, creio que o erro está em insistir com substituições usando o Ganso e o F Cardoso.
      O Odair tem que parar com isso !!!!
      Ou ele corre o risco de estragar todo o trabalho que este grupo está fazendo em campo.

  19. Para aumentar nossa expectativa de triunfo, parece que Julião está com covid. Para a lateral direita resta Calegari, convocado para a seleção. Com razões mais frágeis outros clubes já conseguiram a desconvocação de seus atletas. O Fluminense (ops! o empresário do jogador) se quiser pode fazer o mesmo.

  20. STT.

    Assisti o jogo ao vivo pela TV em uma transmissão internacional com narração em português brasileiro. O cara estava criticando o Michel Araújo dizendo que ele estava sumido do jogo, logo depois ele fez aquela jogadaça driblando todo mundo, foi hilário. Durante a transmissão o locutor falava dos comentários dos Tricolores pelo mundo, tinha atleticanos também, mas eram a minoria. muito bacana. Se jogar contra o Vasco como jogou ontem, venceremos a partida. Bom domingo a todos. Hoje assistirei ao jogo do São Paulo.

    Saudações Tricolores.

    1. Eu pesquisei na barra de endereços “assistir Fluminense e Atlhetico- PR ao vivo online” e apareceu algumas páginas dizendo passar o jogo ou como assistir. Foi assim que consegui ver o jogo. Sei que deveria avisar aqui, mas achei prudente não faze-lo. Taí a dica.

      Abraços.

  21. Rafa, sempre que pude afirmei diversas vezes que o MP vinha mal e que ele tem futebol.

    Ao que parece ele encontrou sua posição em campo e hoje jogou muito e foi o melhor em campo sem dúvidas.

    Ouvi também pela tupi no youtube e lá atrás era a base do velho e bom rádio de pilha.

    O time se impôs em campo e apesar da falha no primeiro gol, o time merecia mais, contudo, o Santos salvou com as defesas que fez na partida.

    O Odair ainda colocou o Miguel que pouco tem sido aproveitado.

    A direção tem que ter a atitude e não engolir mosca perdendo o MP e o Miguel.

    Muito bom vencer e que venha o Vasco lá em São Januário.

    ST.

    1. Excelente apresentação do Flu, Washington ! Pena que a torcida não pode ver, pois não passou em lugar nenhum. É esse MP que nós queremos ver em campo, um jogador que sabe driblar, se apresentar e criar reais chances de gol. Não pode voltar a ser aquele que não fazia diferença alguma dentro das 4 linhas, tamanha era a sua não participação nos jogos.

      Nosso próximo adversário é o bacalhau em São Januário e eles estão,literalmente, desesperados. Nós não temos nada com isso e precisamos dos 3 pontos de qualquer maneira. A defesa não pode dar as bobeiras que apresentou nos últimos jogos. É bom tb a diretoria ficar atenta a quem vai apitar o jogo, afinal, o Vasco ama roubar seus adversários quando joga naquela pocilga.

      Em relação a renovação do MP, espero que o presidente MB e sua diretoria não voltem a errar, como na saída do Evanilson e na novela absurda do Dodi. Faz logo a proposta de renovação e fecha logo o negócio, sem essa de ficar dando prazo em cima de prazo.

      Bom domingo e ST 👍🏻👍🏻👍🏻

    2. Colocou o Miguel quando faltavam DOIS MINUTOS para o encerramento da partida, Wash.
      Isso é uma humilhação para um atleta.
      Melhor seria ter deixado ele quietinho ali, no banco !
      Errooooou !!!!!!!!

  22. E o Odair desabafou!
    Fala aí Odair… Isso, isso. Kkkk
    Xiiiiiiii o professor tá lendo as bobagens do Nando e cia.
    “O técnico Odair Hellmann desabafou na entrevista coletiva depois da vitória sobre o Athletico-PR por 3 a 1, neste sábado, no Maracanã. Sem citar nomes, o treinador diz que há um “grupinho” na internet que só vê o mal do Fluminense. Confira a declaração:

    – Na rede social tudo pode, né? As pessoas ficam escondidas atrás de um computador e, às vezes, se dizendo torcedor do Fluminense. Alguns se dizem torcedor do Fluminense, mas com certeza não são, porque só atrapalham o ambiente, só entram no aspecto negativo, parece que tem o mal dentro. Aí, quando vem a derrota, tudo se potencializa. Não deveria nem ter voz esse tipo de situação, mas sim dar ênfase ao verdadeiro torcedor. Não que o torcedor não tenha direito de cobrar, de criticar, pelo contrário, tem que cobrar e criticar. Estou falando de uma parte específica, não do torcedor. Uma parte da internet, de um processo ruim. As pessoas estão se digladiando, se rivalizando, se acusando, acabando com as reputações das pessoas , e aqui não é diferente. Tem um grupinho aqui que só faz isso. Ele só vê o mal do Fluminense e se diz grandes torcedores. Não sei se ele (o grupo) não se dá conta que só prejudica…o torcedor do Fluminense deveria se dar conta de que eles só prejudicam. Quando não vem a vitória, eles crescem, ficam com uma unha “desse tamanho”. Eles não fazem avaliação de um clube que vem com dificuldade financeira há anos, que o presidente assumiu pagando dez salários em sete meses, com dificuldade para arrumar dinheiro, manter e melhorar a estrutura. É um processo de continuidade, não existe mágica, nem na vida, principalmente no futebol, principalmente sem dinheiro. É um processo lento, difícil, que vai ter oscilação, vão vir derrotas e aí é que tem que ter força, convicção. Essas coisas atrapalham ao clube Fluminense, e muito. É que eu não sou um cara de rede social. Para chegar o Tik Tok até a mim levou três meses e isso porque minha filhas falaram. Não sou das redes sociais e não comungo com esse tipo de coisa – disse.”

    Quem ama cuida!
    ST

    1. Caramba, ONI !!

      Odair disse isso tudo? Mas, mesmo sem ele citar nomes, não dá para identificar vários amiguinhos do blog? Você tem alguns em mente? É claro que todos temos.
      Não vi o jogo, mas vi o os melhores seis minutos, e pareceu que o time se houve bem,.

      Mas olhe só o “ibope” do blog quando o time ganha umazinha.
      (06/12/20)
      ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!

      1. Hahaha – Isso mesmo, PCA, o negócio aqui é a sofrência! Oh, vida, oh, Deus.
        Você viu a comoção do blog, com a notícia do Kaká, indo para o Grêmio.
        Ah, a modinha do blog, é ser maledicente, tô fora!
        PCA, você sabia que esse brasileiro é o terceiro do Odair como treinador? 2018, pelo Inter ficou em terceiro; 2019, mais uma vez no Inter, classificou para Libertadores, com o Fluminense, está em quarto lugar! E, tem gente na modinha, esculhambando o treinador.
        Quem ama cuida!
        Deus proteja o Fluminense 🙏 dessa gente. Bom domingo!

    2. Imagino se fosse de rede social, como diz.
      Odair, a torcida a que vc se refere, só quer saber porque você insiste tanto com o Felipe Cardoso, insiste tanto com o Igor Julião, insiste tanto com o Muriel, e por aí vai.
      A torcida a que vc se refere, é a que não aceita que jogador, depois de anos comendo às custas do Fluminense, sair quase de graça, dando lucro somente para empresário.
      A torcida a que vc se refere, é a que não aceita mais ter na direção do clube, pessoas mal intencionadas e sem nenhum receio de tomar atitudes irresponsáveis que, sem dúvida alguma, já no nascedouro irão prejudicar o clube, vide dispensa por whatsapp, etc.
      É isso aí, Odair.
      Não é por vc desempenhar a atividade de técnico de futebol, que faz de você o único conhecedor do assunto dentro do Fluminense, tenha certeza que os torcedores são capazes de formularem um feedback à altura do que estão vendo, e por isso mesmo, você deve se acostumar a entender o pensamento desse torcedor.
      É isso aí, Odair.
      Eu, particularmente, torço para você desempenhar um grande trabalho no Fluminense, aliás, de certa forma, neste Brasileirão, isso vem acontecendo, mas não faz de você, um indivíduo imune às criticas, não faz de você um hors concours.
      Sua bola, não é essa Brastemp toda não.

      1. Será que teremos tréplica, caro Haguiar? Acho difícil. Não é de rede social, e, suas pequeninas curtem Tik Tok.

        Mas, sejamos justos…o Odair também disse: “Não que o torcedor não tenha direito de cobrar, de criticar, pelo contrário, tem que cobrar e criticar. Estou falando de uma parte específica, não do torcedor. Uma parte da internet, de um processo ruim. As pessoas estão se digladiando, se rivalizando, se acusando, acabando com as reputações das pessoas , e aqui não é diferente. Tem um grupinho aqui que só faz isso. Ele só vê o mal do Fluminense e se diz grandes torcedores. Não sei se ele (o grupo) não se dá conta que só prejudica…o torcedor do Fluminense deveria se dar conta de que eles só prejudicam. Quando não vem a vitória, eles crescem, ficam com uma unha “desse tamanho”. Eles não fazem avaliação de um clube que vem com dificuldade financeira há anos, que o presidente assumiu pagando dez salários em sete meses, com dificuldade para arrumar dinheiro, manter e melhorar a estrutura”.
        Quem ama cuida!
        ST. Ótimo domingo!

      2. Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap !!!!!!!
        Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap !!!!!!!
        Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap !!!!!!!
        Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap !!!!!!!

      3. Perfeitas as suas observações, Haguiar ! Treinador de futebol ganha muito dinheiro, se comparado a outras profissões, logo, se quer ter o bônus, tem que estar disposto a enfrentar o ônus tb. Tem que saber que, quando o time perder ou quando mexer e escalar mal, será criticado sim. Chega desse mi mi mi babaca de dividir a torcida entre “verdadeiros torcedores” e “torcedores do mal”. Isso é um argumento absolutamente ridículo, além de extremamente raso. Somos todos tricolores e, cada um se expressa da maneira que melhor lhe parecer, ouviu Odair ?

  23. Em primeiro lugar quero deixar registrado aqui os meus parabéns a excelente narração do Odilon Júnior, na super rádio tupi Rj, com os comentários do Dê Aranha. Pela primeira vez, após muitos anos tendo que aturar os odiosos locutores e comentaristas do Premiere e Sportv, que torcem, descaradamente, contra o Fluminense durante o jogo inteiro, ficando comentando dados inúteis sobre os adversários tricolores, finalmente uma narração que torceu a favor do nosso tricolor ! Energia positiva é sempre bem vinda !

    Como todos sabem, o jogo não passou em lugar nenhum, que pena ! Pelo que ouvi na transmissão da Tupi, o Flu dominou o jogo todo, tirando as bobeiras de ter levado o 1 x 0 e o pênalti defendido pelo goleiro dos caras. Aliás, esse goleiro do Athletico PR evitou que o time paranaense saísse de campo com saldo negativo ainda pior. Creio que deve ter sido a melhor partida do Marcos Paulo e uma grande partida do Nenê que, mesmo com o pênalti perdido, compensou com seus passes, movimentação e até com gol.

    Confesso que gelei quando ouvi que o Ganso iria entrar no jogo junto com o Fernando Cardoso (o queridinho do Odair), mas, graças a João de Deus, não comprometeram e o Flu chegou ao G4 com boa pontuação.

    Recuperamos os 2 pontos que perdemos, na última rodada, empatando com o Bragantino em casa. Essa vitória era fundamental para mantermos viva a vontade de tentar beliscar uma vaguinha na Libertadores 2021. O Fluminense é gigante e precisa, sempre, pensar grande !

    Meu sábado à noite fica mais feliz quando o nosso tricolor das laranjeiras vence os seus jogos. Teremos a semana toda para nos prepararmos para encarar o bacalhau naquela pocilga de São Januário e não podemos perder pontos para eles. Um excelente domingo a todos e saudações tricolores 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻🇮🇹🇮🇹🇮🇹

  24. Valeu Fluzão!
    Valeu Odair!
    Aí vem o nosso Guaratiba, dizer que ganhamos com um gol cagado!
    Estamos como sempre estivemos na frente da tabela, são 11 vitórias, estamos em quarto lugar, com uma folha de pagamento minúscula em relação aos três primeiros colocados, isso tem nome chama-se Mérito!
    ST

  25. Vitória sensacional! Time jogou muito bem. Tocando a bola com qualidade, ótimas jogadas de infiltrações, defesa entrosada e eficaz, ótima transição, enfim nota 10 na minha opinião
    Pela primeira vez, Ganso e Nenê, juntos, não bateram cabeça, ao contrário somaram, o primeiro lançando com maestria e entrando na área para finalizar e o segundo flutuando livremente da direita pro meio com muita habilidade e malandragem.
    Tomara que não tenha sido tesão de mijo e contra o Vasco a gente mantenha a qualidade mostrada hoje.
    Parabéns !

  26. Não posso comentar porque não pude ver o jogo pela TV.
    Por conta da estupidez de nossos ‘dirigentes de clubes’, até isso existe : esconder o espetáculo, sabotar o assistente, sacanear o público.
    Coisa de maluco, de debiloide.
    Enfim, …….. deixa pra lá.
    Vencemos, e pelo que ouvi no radinho (como nos velhos tempos) com atuação de gala de Marcos Paulo, que parece ter sido o maestro de Michel Araujo, Nenê, Callegari e Martinelli, na noite de hoje.
    E lá estamos nós : em quarto lugar na tabela, i.e., na zona de classificação direta para a LA.
    Parabéns, queridos amigos tricolores.
    Vocês merecem.

    1. Hoje matei a saudade de ouvir pela rádio tupi rj que que tinha bons comentaristas como Luis Mendes.

      Também considero um absurdo nos dias de hoje proibir a torcida da casa assistir o futebol pela tv.

      ST

  27. É Nando, se a gente não ficar aqui no blog botando pressão no time e técnico, nada acontece.

    Mais uma vitória para a nossa conta.

    Vitória com o selo “Asa Negra” de qualidade!

    ST

    1. Kkkkkkkkk eu também quero um bem grandão em Oni.
      Vamos continuar ‘cobrando’.
      Um dia o Flu para de se contentar com ‘derrotas honrosas’ e fugas de rebaixamento, e passa a pensar em títulos de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *