Capricho do destino — Terno e Gravatinha faz 15 anos

O Blog do Torcedor do Fluminense — Terno e Gravatinha completa 15 anos neste domingo, 15 de maio de 2022.

Quando inaugurado, em 2007, minha filha, Melissa, hoje com nove anos, ainda nem era nascida.

O Terno e Gravatinha foi o primeiro, entre todos do portal da Globo, a ter sido campeão, e logo nacional — porque lançado a semanas da conquista da Copa do Brasil.

No presente, o Tricolor manteve a boa fase e homenageou o T&G, por tabela, ao vencer o Athletico-PR por 2 a 1.

Há coisas que parecem pré-determinadas, escritas mesmo, porque justamente numa data tão cara à coluna, ela reflete sobre coincidências como as que reproduz a seguir:

“Quando o papa Bento XVI, enviado por João Paulo II, pisou em solo nacional, a torcida tricolor teve a certeza de uma semana triunfante. A reação contra o Cruzeiro, na estreia do Brasileirão, foi apenas a cereja do bolo de uma jornada iniciada na Arena da Baixada (PR), onde o Fluminense, com garra de sobra, se classificou pela quarta vez em sua história para a semifinal da Copa do Brasil, a terceira consecutivamente (1992, 2005–2007). Dos céus, João de Deus, o pontífice tricolor, abriu um largo sorriso, abençoando a massa pó de arroz.”

O parágrafo acima foi o primeiro da história do Terno e Gravatinha, publicado em 15 de maio de 2007.

O espanto está em ter sido também o Atlético-PR (ainda com acento e sem agá) adversário do Flu na semana de estreia desta casa.

A coluna acha graça ainda de Bento — um dos papas citados, logo na largada — ser também o nome do atual goleiro do Furacão.

Mas, este, incapaz de fazer milagres.

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Graça mesmo só o estado atual de Germán Cano, que, com os bonitos gols que marcou no Raulino de Oliveira, chegou a 15 na temporada.

Em 2007, quem dava as cartas no ataque do Flu era Adriano Magrão. De folclórico, o jogador passou a um dos destaques na campanha vitoriosa da Copa.

Exatamente como o argentino, herói da recente conquista estadual do Tricolor, com quatro gols decisivos, na semifinal e na final.

A torcida, com certeza, não reclamaria se Cano repetisse Magrão e ganhasse também o bi.

Nem se terminasse o Brasileiro no G4, embora o título seja o objetivo, como disse Fernando Diniz, invicto no cargo, agora com três vitórias e um empate.

Técnico do adversário, e do Penta da Seleção, Felipão ainda nem sonhava com o 7 a 1 em 2007, mas é louvável que, aos 73, tenha completado 40 anos de Brasileirão, desde sua estreia pelo CSA (AL), em janeiro de 1982.

Mas nem Cano, nem Magrão, nem Diniz, nem Felipão.

A coluna de hoje é dedicada a você, leitor.

Eleito ganhador na categoria Esportes, no Prêmio Top Blog, em SP

Que há 15 anos, crônica a crônica, me acompanha neste espaço, três vezes eleito o melhor do País, e que toco com tanto esmero.

Não é fácil, sobretudo porque, aos 43, as demandas são bem diferentes das de quando eu tinha 28.

Mas, se segui, foi por prazer, gratidão e, sobretudo, respeito, aos milhares de leitores que há uma década e meia — alguns, há menos tempo — me dão o enorme prazer de estar na companhia.

Impressiono-me ao me dar conta de que, por mais de um terço de toda a minha vida, venho me dedicando a servir o Fluminense — e aos animais, a quem também escolhi assistir.

Com Ana Paula Araújo, jornalista e apresentadora da TV Globo

Muitos livros publicados, entrevistas realizadas, mensagens trocadas, afetos…

Uma lição de amor, sem dúvida, com começo, meio, mas, torço, sem fim, já que os escritos, com importante fatia da história do clube, seguirão circulando, mesmo quando o Terno e Gravatinha já não estiver na ativa.

Mas isso é papo para depois.

Para daqui a 15, quiçá 30 anos…

O Gravatinha é a sua casa, a extensão da minha.

Parabéns a todos, parabéns ao Fluminense, que nos uniu.

E, uma vez mais, obrigado por tudo, amigo leitor! Você é dez!

Ou melhor, 15!

63 thoughts on “Capricho do destino — Terno e Gravatinha faz 15 anos

  1. João , como outros aqui te acompanho desde de O Globo e me lembro bem que quando parou la fiquei meio que decepcionado e trocamos email a respeito do NetFlu e logo depois vc acabou por lá , não nos deixando orfãos de sua coluna e depois veio a sua atual coluna. Aqui tem gente que te acompanha há anos e nem preciso citar , mas é a melhor coluna que fala do nosso FLU com as pessoas mais educadas .
    Que venham outros 15 anos e muita saúde e todos ! Parabéns !

  2. STT.

    É um prazer estar aqui, desde o Blogue das torcidas no Globo.com, quando representava a torcida do Fluminense. Com a excelência dos seus textos e a qualidade dos participantes, o Blogue T&G ganhou, como o melhor entre todos os outros por três anos seguidos. Estamos juntos com a causa animal, hoje vemos com frequência o abandono dos cachorros pelos seus donos, uma prática criminosa e desumana. Parabéns pelos quinze anos do Blogue e pelo escriba. Sobre o time, deixa o Fernando Diniz trabalhar, vem coisa boa pela frente, com certeza!

    Saudações Tricolores.

  3. Botafogo com cara de beliscar um G6, e Jonh TEXTOR abrir o cofre pra ganhar a a libertadores.

    E nós com Mário e Angione, ou viramos SAF ou vamos ser ENGOLIDOS.

    1. O crescimento e a glória de um clube como o Fluminense não depende de SAF.
      Eu creio que competência e seriedade são as chaves para uma reviravolta, Rodrigo.
      Veja os exemplos de Athlético PR, AtlMG, , Palmeiras, Grêmio, Inter, e até alguns nordestinos que estão crescendo.
      O Flu não depende de SAF, mas pode SIFU se continuarem sangrando seus cofres.

    2. O modelo atual de gestão que o Fluminense tem não é o ideal mas vejo até agora só marketing no Botafogo.

      E o Fluminense tem que ter muito cuidado na escolha do seu futuro em termos de gestão x investimentos.

      ST

  4. Pelos 15 anos de Blog, volto a parabenizar os que se mantém educados em seus comentários, limitando-se ao assunto futebol.
    Graças a esta heroica resistência este espaço preserva um ambiente saudável e amistoso.
    Se todos(-2) tivessem cedido às tentações das trevas (+2) certamente isso aqui já teria virado uma “gaiola das loucas”. Felizmente todos(-2) têm resistido às investidas dos desajustados em perturbar a paz e a harmonia reinante.
    Oremos !

  5. Que legal este texto!
    Parabéns Garcez pelos artigos sempre bem elaborados, educados e consistentes que você vem nos entregando nos últimos 15 anos.
    Sou fã incondicional do seu blog que conseguiu reunir como participantes pessoas muito qualificadas.

  6. Parabéns João Garcez, pelos 15 anos do blog e abertura desse espaço tricolor, para opiniões e impressões sobre o nosso amado Fluminense. Lhe acompanho desde o início pelo blog e, certamente posso afirmar que a longevidade do mesmo é devida à sua paixão pelo Flu e a fidelidade aos leitores e participantes, vida longa ao escritor e ao T & G.
    Quanto ao Fluzão, mais uma boa vitória, time mais convicto de suas ações em campo e ganhando entrosamento, tem potencial para mais. Aproveitar o viés favorável e tentar vencer na Argentina é a meta nesse meio de semana. A campanha de 2022 pode ser muito positiva, não somos mais o patinho feio da temporada, temos um time que atuando sinergicamente, pode ser muito competitivo e almejar muito mais. E disso o Diniz parece entender.
    Saudações Tricolores!

  7. Externamente, há uma torcida que passa 24 horas em rede social determinando (sem a menor humildade) qual o melhor treinador, melhor esquema, como o time deve se comportar, quem deve ser escalado e, caso não seja feito exatamente como ela quer, dependendo do grau de influência (e essa influência existe), já está havendo pressão no dia 1 do cara.
    E por favor, não cabe aqui nenhuma restrição à opinião de quem quer que seja. A crítica é que pessoas sem vivência ou estudo não podem influenciar quem gere futebol.

  8. João, parabéns e obrigado por manter o TG por tão longo tempo, acompanho o blog se não me engano desde o ano de 2.009. Apesar de quase nunca escrever estou diariamente por aqui, é uma satisfação ter este espaço para acompanhar junto dos amigos participantes ( a quem estendo os cumprimentos ) as coisas do nosso amado Fluminense!

  9. Antes de mais nada, parabenizar o amigo Garcez por nos abrilhantar com seus textos e manter esse espaço para o torcedor tricolor que quer o melhor para o nosso Fluminense.

    Pelas notícias, creio ser louvável a atitude do Diniz de querer ajudar na recuperação do JK e o garoto também tem que ter a força de querer ser ajudado e sair dessa barca furada de algumas más companhias.

    O Fluminense vai ter pela frente 2 jogos que irão ser difíceis a meu ver.

    O Union vai querer disputar a vaga na Sula e deve ser aquela partida para estar com a farmacinha do lado.

    A outra partida já será contra o Fortaleza que vem segurando a lanterna do brasileiro e vai querer se recuperar o quanto antes e vai pegar um Fluminense que vem da Argentina.

    Nessas horas que falta em alguns momentos um bom banco de reservas, pois a semana vai ser puxada para o Fluminense que fica sem tempo de poder o Diniz preparar melhor o time.

    Antes da Copa, o calendário vai ser apertado para o Fluminense também.

  10. Caro João, parabéns pelo aniversário de 15 anos do blog.
    Busquei na minha velha memória e salvo engano meu, participo ao menos como leitor , desde a segunda ou terceira semana dele. Eu estava no Maracanã na semifinal contra o Brasiliense e também na final contra o Figueirense e foi em um pós jogo destes que descobri o canal. Que venham mais 15 anos.

  11. Parabéns ao João Marcelo Garcez pelo transcurso do 15° niver do Blog, e também aos costumeiros comentaristas que corajosamente expõem suas almas tricolores neste espaço, dando vida e dinâmica aos pôsteres do titular, do dono da plataforma.
    Brincadeiras e papos à vera fazem deste espaço uma verdadeira e deliciosa cachaça.

  12. Pois é!
    Analisando friamente o time do Flu, temos um bom goleiro, laterais fracos , bons zagueiros (acho q o Manoel é o melhor atualmente), uma penca de volantes, alguns meias de criação, e apenas um centroavante…pqp, o q o Bitcoin tá esperando pra contratar outros atacantes???

    João, parabéns pelos 15 anos…estou por aqui desde 2009. Não sei se vc lembra, mas graças às suas palavras estou com esse cara até hj…pediu pra te agradecer…👍👍 https://uploads.disquscdn.com/images/04baa29cf4f45bb81179ef06c2ba57093b13a2653010e07806f448d2ac4f13c7.jpg

    1. Ora, legal, amiguinho.
      Você também gosta de cães, ne? Boa.

      É bom cuidar de um animal mas a gente sofre quando ele se vai. E sofro muito mesmo, e algumas pessoas dizem, meus filhos inclusive, que é porque trato animal como gente.

      Meu Yankee morreu, eu falei com a filharada que não queria mais nenhum, mas, num belo dia, apareceu um com uma caixinha na mão botou perto de mim e saiu um filhotinho Dálmata de dentro. Eu estrilei, mas ele e eu nos adotamos logo, lhe dei um nome mas nem queira saber que espeto fdp é ele. Faz dois anos em outubro e já destruiu tudo que viu pela frente e conseguiu pegar.

      seu parece uma fofura deitadinho perto desse sofá ai. O Lord não pode nem chegar perto porque arranca um pedaço ou carrega algo que possa encontrar solto.

      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. PCA, foi exatamente por esse motivo q eu tinha desistido de adotar outro animal…a vida ‘curta’ e também o fato de ter tempo pra cuidar, dar atenção, etc…mas o João acabou me convencendo na época , e hj o Fred está perto de fazer 10 anos.
        Mas, cuidadora mesmo (ou protetora) é a minha irmã…tem 10 cães e uns 8 gatos rsrs. Já falei pra ela parar com isso, pois não tem estrutura emocional pra lidar com as perdas (uma vez pegou uma gatinha na rua q morreu com 1 mês, e ela passou 1 semana chorando)… só q as pessoas sabem q ela pega , e deixam no portão da casa dela. É phoda, amiguinho!

        1. Caramba, sua irmã é corajosa mesmo!
          Como ela faz para “apitar’ as disputas entre cães e gatos na hora que o pau quebra entre eles? rsrsrs
          Mas eu não tenho vergonha de dizer que choro por um animal que ficou comigo por tanto tempo. Aí, é pela dor de não ter podido fazer nada para salva-lo também. Mas é a vida.
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

          1. Ela e o marido estão construindo no terreno q compraram em Bonsucesso (bairro de Saquá). Fizeram um canil enorme, quando tem visita uns 6 ficam lá e os mais comportados ficam soltos. Os gatos ficam quase todos na casa no centro de Saquarema.
            Como eles 2 estão aposentados, tem tempo, mas o gasto é enorme…eu acredito q seja mais de um salário mínimo em ração por mês…sem contar castração e remédios. Não é fácil, amiguinho. 😬😬

  13. Parabéns ao Terno e Gravatinha pelos seus 15 anos de existência, extensivo ao seu criador mestre Garcez.

    Os sinceros votos de agradecimentos dos verdadeiros torcedores do Fluminense.

    Sempre lembrando a “função social” do Terno e Gravatinha: Fórum de debates dos tricolores objetivando contribuir com ideias, sugestões etc., sempre pensando no bem do Fluminense!
    Muito embora, lamentavelmente, alguns insistam em usar o nosso TG, como fosse Pelourinho, trazendo os tons sombrios de triste época!

    Nesse sentido, importante lembrar: Fluminense não é time para covardes torcer. Fluminense é para os fortes!!
    Lugar de torcer, falar o q não sabe, esculhambar, dar vexames linchar o time é o estádio de futebol.

    Parabéns é vida longa ao Terno e Gravatinha!!

  14. E você Nobre Tricolor, é 30! 60! 90! 100!
    Graças a sua gentileza em tornar público, seu desejo de acolher um grupo de outros Tricolores, em um espaço para que pelo menos eu, possa expressar minhas opiniões sobre o que penso do meu Fluminense.
    Parabéns pela iniciativa, e que Deus permita muitas comemorações do nosso Tricolor.
    Felicidades!

  15. Dá lhe Flusão. Agora sim temos um técnico de verdade, alguém que sabe o que é o futebol jogado hoje em dia. Cano fora de séria no quesito Fazer Gol!

  16. Não achei que foi um jogo ruim, o Fluminense recuou em alguns momentos, coisa normal, mas não foi como em outros jogos em que abdicou de jogar.
    Apesar do pouco tempo de casa do Diniz e a sequência de jogos onde o tempo para treinamento é mínimo, é visível a evolução do time.
    É óbvio que teremos problemas pela frente com esse número de jogos, com a saída do Luiz Henrique se faz necessário e urgente a reposição desse jogador e se perdermos o Cano por cartão ou contusão também não temos substituto a altura, Fred está se aposentando e já não tem mais a mesma condição que o fez um dos maiores artilheiros da nossa história.
    O Fernando Diniz tem de olhar mais para a base, tem vários moleques voando, que estão pedindo uma oportunidade no time principal e que podem ser a solução.
    Só de centroavantes temos pelo menos uns três que podem começar a ter uma oportunidade, além do John Kenedy que se colocar a cabeça no lugar tem um futuro brilhante.
    Eu, estou gostando.

  17. Pois é, pois é e pois é.

    “Grande paradoxo absurdo”! (?) Quem sou eu para reclamar de uma vitória do Flu, suada, sim, mas sobre um time que está inserido no rol dos grandes de hoje na questão do Futebol. E, se levarmos para outro lado, veremos que tem uma baita casa também para bancar suas festas e não precisa ter que viver alugando casas dos outros para isso. Quem sou eu para não perceber esse fato e ficar com esse papo de que “o Flu está num nível mas baixo que esse clube e outros”?

    O badalado Flamengo cortou “um dobrado” e conseguiu sair com empate diante do Ceará que é outro que subiu de patamar e deixou de ser aquela baba que foi noutros tempos. O Palmeiras cortou outro contra o Braga mas se salvou e sua torcida deve estar feliz diferentemente de outras. Aliás, não vejo time nenhum , fora do rol considerados dos grandes, que esteja sendo o coelhinho correndo no campo aberto em que a águia o pega, sem nenhuma dificuldade, para come-lo vivo depois como bem quiser. Ou uma cobra que ela pega e segura até que ela esmoreça, né.

    Eu sou adepto dos três zagueiros, já vi e vejo grandes times jogando nesse esquema e, ontem, vi Liverpool e Chelsea jogando dessa forma. O Flu, que tem um plantel com jogadores meio cansados de outras batalhas em outros clubes, bem que pode jogar nesse esquema em que os três formem um triângulo ali atrás muito bem organizado que nunca se disperse de bobeira e que eles não
    precisem ficar correndo vários “cem metros rasos” por partida.

    Detalhe feio de ontem, não sei se todos viram. Se o Luiz Henrique acerta aquela voadora no peito do adversário que estava pertinho do Nino, era o fim, o time ficaria com nove contra dez e não teria chances. Eu sempre digo que este rapaz parece não ter certas noções de distância. Já o vi partir atrás da bola, não viu o adversário entrar na frente e trombou nas costas dele jogando-o no no chão. Já o vi tentar driblar o inimigo e esbarrar nele de frente. Mas, calminha aí, não o estou execrando por isso. É um detalhe importante que alguém tem que faze-lo notar.

    Bem, estou comemorando a vitória de ontem pois foi contra um bom adversário, e, nesses casos, não fico dando chiliques por não gostar de “a ou b”. Os pontos estão na tabela, quem não gostar (…) .
    (15/05/22)
    <<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<

  18. Diniz sabe de futebol e futebol no Brasil agora é com o Fluminense. O show do cara só tá começando. O torcedor entende o que o time está tentando fazer, pode dar errado também, por que do outro lado tem mais 11 pessoas, mas que da gosto ver esse técnico dirigir uma equipe. Cano fora de sério no quesito fazer gol! Só falta subir uns muleques da base como todo ano.Dá-lhe Flusão.

    1. Falooouuuu, Macaé !!!!
      Vamos peitar os energúmenos alados ou não, que se envergonham de vitórias e desaparecem diante delas. kkkkk
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  19. Pois é, pois é!
    Quem não sabe rezar xinga Deus!

    Grande jogo do Fluminense, destaque para mais um grande jogo do Wellington.

    FLUMINENSE é para os fortes!!

  20. Dois jogos com o Fluminense jogando mal, mas dois resultados importantíssimos (classificação na Copa do Brasil, e vitória no Brasileirão). Cano confirma a fama de artilheiro, enquanto a defesa continua exposta e levando gols bobos.

    A maratona de jogos continua cobrando o seu preço. Certos jogadores como Nino, André, Yago, fora os que já esgotaram, parecem totalmente fadigados. Difícil acreditar que esse elenco vá conseguir continuar a jogar 3 competições difíceis, ao mesmo tempo. Não temos jogadores para isso. Nosso cobertor é curto.

    Em relação a Copa do Brasil, como é torneio de mata-mata, o que vale é classificar. A cada avanço de fase, é dinheiro que entra nos cofres tricolores. Muito pouco provável esse time conseguir classificar jogando um futebol de “de encher os olhos”. O Flu tem que tentar avançar o mais longe que conseguir.

    No Brasileirão o Flu precisa, urgentemente, somar pontos. Nunca é bom ficar próximo ao Z4. Foi a primeira vitória que o Flu conquistou pelo próprio mérito (a vitória com o Cuiabá foi fruto do acaso – gol contra). São 3 pontos muito bem vindos, mas é necessário continuar pontuando.

    Estou muito preocupado com a falta que o LH irá fazer. Não temos um substituto a sua altura, e isso pode se tornar um problema, caso o Flu não vá ao mercado. É preciso contratar um atacante polivalente, que ajude o Cano. A doação do LH provocará danos, não só financeiros, como tb dentro das 4 linhas.

    1. Acertadíssimo suas colocações grande Rafa.

      Em post’s passados havia colocado que o Cano quando estava no Vasco seria um excelente reforço para o Fluminense e ele está superando todas as expectativas da torcida com seus gols, independente da posição que esteja.

      Mas estamos falando de um jogador que ainda não tem um substituto a altura, embora há notícias que o Diniz indicou um para a gestão. O jogador de canto e de velocidade que o LH é hoje, amanhã não será mais. É outra posição que vai precisar ser olhada.

      A intensidade que o Diniz exige do time deixa alguns jogadores com a língua para fora. Aí o banco tem que ser usado. Por isso, vemos o time sendo sufocado.

      Importante é subir na tabela do brasileiro e os resultados de sábado foram até bons de alguma maneira.

      Na quinta-feira jogo contra o Union vai ser preciso usar a farmacinha com certeza meu prezado, pois o Fluminense vai precisar do resultado da outra partida do Jr que pega o saco de pancadas do grupo que está jorrando óleo pelo motor.

      ST.

  21. Final de semana feliz.
    Apenas dois comentários:
    1. É chato falar do Abel, treinador consagrado, mas ele nunca iria fazer as duas substituições que o Diniz fez com 10 minutos do segundo tempo e ganhando o jogo.
    2. No Post anterior critiquei o German Cano por não saber finalizar e hoje ele faz dois golaços com pernas diferentes, coisas do futebol.
    Valeu Fluzão.

  22. O Diniz tem de orientar seus jogadores quanto a pênaltis bobos, tivemos sorte de não ter sido apitado, Martinelli e Welington em um lance bobo, prenderam o jogador do Atlético dentro da área em um escanteio.
    Parecendo coisa de menino, os dois com os braços dados em volta do adversário.

  23. Primeiro 15 minutos bons, mas depois do gol mais uma vez time recuou.
    E estas saidas de bola lenta esperando o bote do adversário vai matar muito torcedor do coração.
    É muito risco desnecessário…….
    Vamos vencer hoje fluzão, vamos para cima.
    ST

  24. Pois é!
    Saiu a escalação do time guerreiros de araque. Confesso q gostei e até iria propor ao professor Pardal a escalação do Yago na lateral direita, no lugar do péssimo Calegari (ou vai pro meio ou muda de profissão). De ruim é a manutenção dos 3 volantes, sendo q temos que nos acostumar com Wellington, já que o técnico tricolor está apaixonado por esse cara.
    Enfim, não é a minha escalação favorita, mas também não é das piores. O conservador Fernando Braga parece ter mudado um pouco.
    De qualquer maneira, aconselho os amiguinhos a não se assustarem muito e prepararem os calmantes e o desfibrilador. O técnico adversário, o Luizinho 7×1, deve ter visto os absurdos erros na saída de bola contra o VN de Milão, ‘frutos’ da porcaria do titikaka.

    Alice e Pollyana… é jogo pra ganhar, ou então entraremos na ZR muito em breve. Concordam?

  25. Mais uma vez o Diniz mostra que não é bobo, depois da péssima atuação do Callegari na lateral direita ele entra com o Yago na posição.

  26. Pois é, pois bem.

    Acabo de ver os dois times mais fortes do campeonato, meninas dos olhos de vários tricolores, Palmeiras e Flamengo, passarem sufoco diante de Bragantino e Ceará respectivamente.
    Palmeiras ainda ganhou, na horinha em que o Braga estava pra empatar, beneficiado por duas burrices contínuas do goleiro adversário.
    Flamengo passou sufoco de verdade e cedeu empate no fim, e isso mostra que a coisa não está moleza para ninguém, e cada torcida tem que comemorar o pontinho que seu time conquistar. Sem essa de execrar vitórias magras. Torcedor que não gosta, vá ver novelas, pô.
    (14/05/22)
    oooooooooooooooooooooooooooo.pppppppppppppppppppppppppp.ccccccccccccccccccccccccccccccccc

    1. Seu comentário seria perfeito se alguém daqui estivesse interessado em Flamengo ou Palmeiras.
      Aqui é Fluminense, então fod@a-se os outros times.

      1. Ora, cacete, desse modo, você prova que não entende nada do Blog ou não sabe ler.
        O que mais se vê aqui é gente endeusando Flamengo, Palmeiras, Atlético MG, etc, falando das qualidades deles que o Flu não tem.
        Se você não tem capacidade de ver isso, não venha encher meu saco*!!!!
        (14/05/22)
        ppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppp

    2. Exatamente, PCA, em outras palavras o campeonato brasileiro, é muito equilibrado, dos 20 times, 10 podem conquistar o caneco.
      Bem diferente dos campeonatos de Espanhol, idem alemão, inglês e francês.
      Em tempo: já já vai aparecer alguém que nunca calçou chuteira escrevendo bobagem.
      FLUMINENSE é para os fortes!!

  27. “Fluminense prepara Ganso e Felipe Melo para jogo decisivo contra o Unión (ARG)”

    Ótima notícia! Desde que o FM ficou de fora, o desempenho do time despencou.
    Quando o Fred não está, o FM é o grande líder desse time, pois, com todo o respeito ao Nino, eçe é meio mosca morta para ser capitão. Capitão de time tem de ser fudêncio, o Nino não é.
    Para mim,o FM tem as seguintes virtudes:
    (i) inciativa de ir atrás da bola, quando ela fica pererecando;
    (ii) não fica de sacanagem com a bola, quando a situação aperta ele manda pro mato;
    (iii) tem um poder de desarme fantástico;
    (iv) faz lançamentos espetaculares, longos e precisos, como se fosse um meia, Com o Felipe no time, o LH, ou o CP, ou o Arias podem e devem jogar abertos para aproveitarem essa grande virtude do FM;
    (v) FM tem uma garra do ca*alho, do começo ao fim, gerencia o time, peita o árbitro, não deixa o adversãrio crescer pra cima dele ou de outro jogador, en fim, AO LADO DO CANO FOI UMA EXCELENTE CONTRATAÇÃO.
    Tenho o pressentimento de que vamos ganhar desse União da put* que pariu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *