Com as atenções voltadas para as Olimpíadas, seria natural que o interesse do público pelos jogos do Brasileirão arrefecesse um pouco. Ainda assim, mesmo no Dia dos Pais, o Fluminense levou bom público à sua partida de estreia no returno e fez o que lhe cabia – venceu o lanterna América-MG, no Espírito Santo, e confirmou sua ascendência na competição.
Com 28 pontos e um jogo a menos (contra o Figueirense, em Edson Passos), o time, depois de um começo claudicante, vem fazendo um campeonato de recuperação, o que é comprovado em números: nas últimas sete rodadas, o Tricolor obteve vitórias importantes contra Cruzeiro, Ponte Preta e América-MG, empates fora em estádios onde tradicionalmente encontra dificuldades, como Barradão e Beira-Rio, e apenas uma derrota, para o Atlético-PR, sobre quem conquistou o título do Primeira Liga, em abril.
O desempenho seria ainda melhor se a arbitragem não andasse prejudicando flagrantemente o Fluminense, ao anular os gols legítimos de Cícero e Gum, contra a Chapecoense e o Internacional, que lhe custaram, em ambos os casos, a conquista dos três pontos.
Contra o América-MG, mais uma vez a arbitragem invalidou um gol legal da equipe, marcado por Wellington, mas desta vez ao menos o erro do árbitro não impediu que o tetracampeão brasileiro deixasse o campo triunfante, graças ao bonito gol de Henrique Dourado, o primeiro dele pelo clube.
Como também o ficaria Gustavo Scarpa se tivesse convertido do círculo central o gol que Pelé também tentou e não fez. Autor de duas pinturas em Porto Alegre, há uma semana, o talentoso meia tricolor lançou mão do expediente depois que viu o goleiro João Ricardo adiantado, já que o time dirigido pelo ex-técnico do Flu Enderson Moreira apresentou grande resistência defensiva na etapa inicial.
O Fluminense tem mais uma semana de preparação até a partida contra o Santa Cruz, no Arruda, partida em que não contará com Cícero e Marcos Júnior, suspensos com o terceiro cartão amarelo. O adversário, por sinal, arrancou um ponto em Volta Redonda logo na segunda rodada, depois que Grafite cavou pênalti no fim da partida (mais dois pontos surrupiados da conta).
A hora, porém, é de comemorar a boa fase e o reencontro com o equilíbrio e os dias de paz.
______________________________________________________________
Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br
Não sei se repararam no pequeno número de comentários, mas creio eu ser pela dificuldade de acessar o blog, há uns dias atrás estava com esta dificuldade, principalmente no celular.
Para conseguir tive de procurar no google até encontrar:
https://blogternoegravatinhadotcom.wordpress.com
É isso mesmo, também só consegui acesso neste mesmo endereço,
ST
E quando eu pensava que jamais voltaria ver Osvaldo com a camisa do FLU, eis que o fantasma volta pra nos assombrar.