Atuação de elite de JC mantém invencibilidade do Flu no século

Tão somente por sua grandeza, o Fluminense jogará em 2019, pela vigésima vez consecutiva, a Série A do Campeonato Brasileiro.

Apesar de seus inúmeros problemas gerenciais, é um dos raros clubes do país a não ter caído no século XXI.

Além dele, só Santos, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo (este, salvo por um erro administrativo da Portuguesa, em 2013) têm feito igual.

Em 2018, o Tricolor bateu na trave.

Tenha sido na cobrança de pênalti do atleticano Fábio Santos, na penúltima vitória do time.

Ou nas mãos de Júlio César, depois da batida do americano Luan, na última.

Em ambas as ocasiões, o jogo estava 0 a 0, quando o Flu se safou do pior.

O Fluminense, que não teve nenhum pênalti marcado a seu favor em 38 rodadas, teve ainda uma terceira vitória por 1 a 0, contra o Botafogo, com cobrança desperdiçada pelo adversário. Nesta, de Rodrigo Lindoso, que parou em Rodolfo.

Só nestes três tiros salvadores o Fluminense conquistou, em apenas três partidas, um quinto da pontuação que atingiu em 38 rodadas.

Na rodada final, pode-se dizer, que Júlio César tenha defendido ainda uma segunda cobrança, ao salvar gol certo também de Luan, quando entrou cara a cara. No rebote, foi a vez do veterano Gum, que como outros tantos falou em tom de despedida, salvar o time.

O Fluminense quebrou o jejum de vitórias e de gols, na cabeçada de Richard, negociado com o Corinthians.

O volante mostrou hombridade, e gratidão ao clube, ao se portar como verdadeiro profissional ao jogar com extrema dedicação, mesmo já havendo sido vendido há algumas semanas.

A vitória por 1 a 0 na rodada da final deixa o time na Série A, mas não mascara as sujeiras, que não podem agora, de jeito algum, serem varridas para debaixo do tapete.

O clube terminou a competição em 12º lugar, a sua melhor colocação nas últimas quatro edições (que maravilha, hein, Flusócio?).

A combinação de resultados (tropeços de Corinthians e Ceará) ainda lhe deixou com uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.

Mas, sem técnico, sem elenco e, sabe-se lá, também sem presidente, é muito difícil imaginar o que será do Fluminense em 2019.

A coluna, apesar do fim do Brasileiro, não para e volta a ser publicada neste meio de semana, com o balanço do clube na temporada.

Apesar do alívio, o Flu desceu mais alguns degraus este ano.

Nada que se comemore.

_______________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

122 thoughts on “Atuação de elite de JC mantém invencibilidade do Flu no século

  1. Passada a pressão da queda, é hora de realmente começarmos a reconstruir o verdadeiro Fluminense Football club, é hora do FORA ABAD ganhar força ainda maior até que ele e o seu incompetente grupo (Flusocio) saiam do nosso tricolor. Essa é a única chance de ocorrer alguma melhora no clube em 2019. Ele deixou bem claro na entrevista pós jogo que nao vai renunciar, portanto, cabe a torcida coloca-lo para fora ! Tem que pressionar os conselheiros a colocarem o processo de impeachment em votação e fazer uma faxina generalizada nas laranjeiras. A era Flusocio só nos trouxe vergonha, vexames e coisas negativas, BASTA !!!

    Quanto aos jogadores, quem quiser sair, que saia. Nesse timeco montado pela Flusocio NINGUÉM é insubstituível, pelo contrário, acho que seria muito bom começarmos um novo plantel do zero, com novos jogadores que realmente queiram jogar no Flu e que entendam a sua grandiosidade. O único que eu gostaria que continuasse é o goleiro Julio Cesar, que fez uma boa temporada, com defesas difíceis, mas que também não é nenhum super goleiro.

    Outra coisa que precisa acontecer urgentemente : Não podemos passar 2019 sem PATROCINADOR MASTER. Isso já está ridículo ! Até o Paraná tem patrocinador. A incompetência e incapacidade de Abad e cia conseguirem atrair novos parceiros é notória : Ao invés de Adidas, dryworld. No lugar da Unimed, Vitton 45 e, depois, Valle Express. CHEGA DE TANTO AMADORISMO ! A camisa do Fluminense é centenária e não é lugar de estampar marcas medíocres e totalmente desconhecidas que não trazem nenhum retorno financeiro para o clube.

    Que 2019 seja TOTALMENTE DIVERSO desse patético 2018. O apequenamento do Fluminense precisa terminar de vez, caso contrário, seremos o próximo América-RJ ou a próxima Portuguesa-SP. O pensamento pequeno e de mero coadjuvante imposto pela Flusocio nos últimos anos precisa ser extinto e dar lugar a uma mentalidade grandiosa e voltada para conquistar títulos e novos torcedores.
    #ForaAbad #FlusocioNuncaMais #QueroOVerdadeiroFluDeVolta #2018Medíocre #ImpeachmentJá

    1. O estrago que essa gestão fez com o Fluminense vai levar muito tempo para que se recupere e a continuar nas mãos deles, pode ter certeza que 2019 vai ser ainda pior do que passamos Rafael.

      ST

  2. Francamente, só uma palavra define o meu sentimento: alívio.
    A despeito de todas as mazelas amplamente discutidas, nosso time é bem melhor que o do América, não precisaríamos passar por tamanho sofrimento, de quebra com 8 minutos de acréscimo.
    O Fluminense não merecia o rebaixamento, e nossa torcida muito menos.
    O fato curioso, é que o contestadíssimo Richard, fez o primeiro e o último gol do Fluminense no campeonato. Futebol, ele não tem nenhum, mas raça, entrega e hombridade nunca lhe faltaram.
    Em que pese achar o Júlio César um goleiro bem fraquinho, e que o Rodolfo deveria ser o titular, fiquei muito feliz pela sua redenção, hoje ele realmente foi nota 10.
    Foram emocionantes as lágrimas dos verdadeiros tricolores do elenco, Gum, Digão e Marco Jr.
    Mas, para ser bem sincero, se quisermos um 2019 diferente dos últimos 6 anos (com exceção de 2014, Flu do Cristóvão), há que se fazer uma varredura nesse elenco.
    Se a “Mula Oliveira” tivesse peito, poderíamos estar num estágio bem adiantado, com alguns meninos da base já rodados, prontos para entrar no próximo ano como titulares.
    Teremos algumas saídas compulsórias (Gilberto e Digão, por exemplo), e também alguns retornos, dentre os quais deposito esperanças no Mascarenhas e, talvez, o Reginaldo.
    Mas isso é assunto para depois das festas.
    À toda família tricolor, um ótimo Natal, e um 2019 abençoado. ST !

  3. Compareci, apoiei, gritei e agora rouca, o jogo foi para coração forte e nervos de aço.
    As cobranças e limpeza são urgentes, para saúde e existência do nosso futebol no cenário nacional.

  4. Comemoração não, mas alívio sim.
    Fora Abad, tem de estar nas Laranjeiras, no CT, nas mídias, enfim, em todas as redes sociais.
    Tem de tirar esse pilantra e seu grupo todo do Fluminense.
    Agora é fora Abad.
    Fora Flusócio.

    1. Sim, sim. Imagino não ser hora sequer para pensar em elenco para a próxima temporada pois tem que ser “back to default”. O que tem hoje nas Laranjeiras é o elenco da Flusócio, os funcionários da flusócio , resumindo, a estrutura da Flusócio. A coisa mais importante hoje é derrubar a Flusócio para aí sim pensar nos etc…. Eu não acredito em nada que eles propõem. Temos 4 meses para termos um elenco funcional que deve ser montado o quanto antes, mas não por eles (4 meses para competições que realmente importam , não Estadual ).

    1. O pior é que tem gente comemorando a ‘firmeza’ do Abad:
      “não renuncio!” “Me sinto em condições de continuar”
      O mandatário acredita que o movimento que pede sua saída parte de redes sociais…kkk
      esse babaca TINHA QUE USAR o mesmo argumento de quem foi moído, atropelado, no ultima eleição, o dna dos caras é identico: incompetente, mentiroso, ladrão, cara de pau, apego ao cargo…
      taí a fedorenta mistura de bolchevismo com gramscismo.

      FORA ABAD E FLUSOCIOS
      SINDICATO DE LADRÕES

  5. Depender de outros resultados , sabia que não ia acontecer…como aconteceu. Time fraquíssimo foi dominado inteiramente ….os caras perderam pênalti e estava 0 a 0. Não sei se conseguiríamos empatar. Mas o sobrenatural aconteceu e conseguimos até marcar gol. Vergonha pra essa diretoria ridícula! !!!!
    Júlio César Digão Dodi Calazans Everaldo e Pedro…..ficariam no elenco .
    St.

  6. Pra mim, só ficam no ano que vem:

    Júlio Chester
    Gum (pra reserva)
    Digão
    Sornoza
    Everaldo
    Calazans
    Pedro

    Dependendo do elenco que se monte, Sornoza, Everaldo e Calazans pra disputar posição.

    Pro resto : RA-RE-RI-RO-RUAAAA!

    ST

      1. O Fluminense está quebrado. A economia brasileira em frangalhos.
        A capacidade de arrecadação do Fluminense é média.
        As dívidas, imensas.
        Temos problemas sérios de fluxo de caixa.
        Ainda assim, era possível ter feito uma temporada melhor.
        A escolha do Marcelo Oliveira foi trágica. Ele escolheu e bancou jogadores péssimos, que não têm a menor condição de jogar num clube grande.
        Iguais e até melhores poderíamos ter encontrado até nas divisões de base.
        Além disso, perdeu o elenco e não deixou nada que prestasse em termos táticos e isso constatamos hoje, com o América nos dando um banho de organização.
        Ganhamos na sorte, na raça e na estrela de alguns jogadores.
        Não podemos errar na escolha do técnico e na montagem do elenco para o ano que vem.
        Só temos o Pedro como jogador diferenciado e é provável que o vendam ainda no primeiro semestre.
        O nosso Sub-20 é fraco. Poucos jogadores podem ser aproveitados.
        Do Samorim, a esperança é o Matheus Pato, mas até hoje nenhum jogador que tenha se destacado por lá vingou.
        Pouca coisa é aproveitável desse elenco que terminou o ano.
        Logo, temos poucas opções e o que for feito no primeiro semestre determinará o ano inteiro.
        Acho difícil tirarem o Abad e mesmo que o tirem não vai ser fácil domar essa situação financeira precária.
        De quem quer que administre o clube no ano que vem espero muita competência mas escolhas para o futebol. Se errarmos como em 2018 será muito difícil escapar da série B.

        ST

  7. Enfim, estamos safos!!! É hora de começarmos a pensar em 2019 e, se me permitem, o PRIMEIRO OBJETIVO a ser alcançado tem que ser a DERRUBADA de Abad e toda a diretoria. Gente, enquanto esses incompetentes estiverem dirigindo o nosso Flu, não tenham esperanças. Para avaliar a mentalidade dessa gentalha, basta olhar para essa contratação, por eles feita com vistas a 2019, do tal Caique, jogador RESERVA do Guarani, um TIME DA SEGUNDA DIVISÃO!!!! Eles são totalmente incompetentes. Quiça, estão de má fé. Com eles dirigindo o Flu, 2019 será, inexoravelmente o ano da nossa queda para a segundona!!!!!!

  8. Vou falar o que eu penso nesse momento.
    A gente tem que tirar o Fluminense das mãos desses VERMES da Flu ócio…os torcedores do Fluminense não merecem esses caras.
    PCA, Tim Maia, Ricolor, Washington, Luiz, Flu/To, Ramirez, Carlos, Junior…mesmo Oni, e claro, João Garcez…vamos tirar o Flu das mãos desses caras. Não dá mais pra passar por isso…

      1. Pois é, Washington! Passado o sufoco, o dever de casa pra torcida é tirar esse idiota da presidência do Fluminense…Fora Abad! Ninguém aguenta mais esse cara…

  9. Caros,

    Uma última observação: é irritante ver um jogador que desiste do lance é dá as costas pro lance como este falso “craque” marrento, o tal Luciano.

    SDs T

      1. É simplesmente horroroso. Naõ tem nenhuma noção de bola, além de ter um chute fraco e sempre sem direção. Deveria vazar o mais rápido possível.

  10. Caros,

    E Gum, o nosso ídolo no momento, acaba de salvar o Fluminense… e Richard acaba com o jejum. Menos mal, mas poderíamos estar perdendo este jogo.

    SDs T

  11. Como é ruim esse arremedo de time…um sofrimento só ter que assistir esses show de horrores. Pode ganhar, perder ou empatar.
    Para onde essa diretoria levou o nosso Fluminense???????
    Só Jesus na causa…

  12. Caros,

    26’ e o “grande” Marlon ia escrevendo sua história no Fluminense, mas ( ainda bem ) Julio Cesar não deixou. É inconcebível que Calazans, Everaldo (um de cada lado) não estejam em campo com Sornoza. Kayke e o marento Luciano junto com os três volantes é dose. O time não cria nada, nada nem consegue ficar com a bola. Mas torcer que deve dar para segurar o empate contra este poderoso adversário.

    Francamente, se a cambada de fora e de dentro de campo não saírem fora em 2019, vou tirar umas férias deste futebol de m… dos Flusócios.

    SDs T

  13. Alguém mais não consegue ver o jogo? Pênalti pro América! Tô vendo o Vasco. Flu sócio miserável…que nojo dessas pessoas…pqp

  14. Faltam 4 horas para começar o jogo que decide nosso futuro como clube de futebol. Nossa principal arrecadação, com os pagamentos dos direitos de TV na Série B, cai drasticamente.
    Esqueçamos as vaias, se tiver que faze-las, só ao final da partida. Vamos la, gente, vamos encher o Maraca, quem sabe faz a hora não espera acontecer.
    Daqui pouco, pegarei uma van lotada de tricolores saindo de Itaguaí para o Maraca. Vamos fazer nossa parte. Peço para quem puder que também compareça para dar apoio ao Flu.
    Só um pitaco: barrar Ayrton Lucas e pôr Marlon na lateral é atestado de burrice. Ruim com ele, pior sem ele.
    Da mesma forma o Everaldo. Quanto ao Sornoza, eu concordo. O Papá do Equador é uma fraude.
    Diretoria escrota, mudanças em cima da hora, como naquele velho ditado “só resolve pôr cadeado na porta depois que a casa foi roubada”.
    Em 2009, tínhamos 99% chance de cair e não caímos. Em 2018, tínhamos 1 % para cair e …………………………………………………….?

  15. Pois é! Graças ao pior grupo político de todos os tempos, a horrenda, terrível e calamitosa Flu Ócio e a um dos 3 piores presidentes da história tricolor, chegamos na última rodada com chances reais de rebaixamento e muita gente com diarréia nervosa e apelando pra calmantes.

    Falta de aviso não foi.
    Enquanto muitos soltavam fogos, confetes e serpentinas, uns poucos já ‘calejados’ com a ruindade e incompetência desses dirigentes alertavam sobre os riscos.

    A melhor notícia da segunda ( não gosto nem de falar essa palavra), seria:
    ‘Flu escapa do rebaixamento, presidente Abad renuncia e o grupo Flu sócio é expulso do clube’…mas como esses caras, além de incompetentes, são caras de pau, cínicos, arrogantes e não admitem a culpa, me contento apenas com a primeira parte da frase. Depois, ano que vem, é hora de tirar essas pessoas de lá de uma vez por todas.

    Arrisco uma goleada tricolor…Flu 1×0… gol da torcida tricolor e dos craques do passado.

    1. Após resolver essa bananosa que o Abad colocou o Fluminense, mesmo com a renúncia dele, suspeito que a maioria dos conselheiros não queira sua saída e estejam sim é querendo se perpetuar no poder.

      A coisa está tenebrosa Nando.

      ST.

  16. A cada minuto que passa, a ansiedade aumenta.
    Quem diria que estaríamos tremendo por depender de um empate em casa contra o América-MG?
    Tempos da Flusócio.
    Tempos sombrios.

  17. Ora, ora , ora.

    Será que todo mundo está eufórico com a escalação e o esquema do time hoje, no 4. 2. 4 , e com o lado esquerdo da defesa com os velozes Gum e Marlon?
    Eu até acho que ele pode colocar o Marlon, que parece mais marcador, mas ficando mais parado lá atrás, e deve por o Ayrton mais à frente porque ele perturbará a defesa inimiga bem mais do que qualquer outro desses que constam da lista.

    Mas eu continuo vendo uma maldição sobre o Flu, sim, porque o time está na continha, não tem feras no titular, nem feras para entrar e suprir a falta, e perdeu Pedro e o Gilberto mais lá atrás, e o Ibañez agora, e esses três jogadores fariam falta em qualquer dos outros dezenove times deste campeonato, e, imagine-se, então, neste time tricolor onde aparece tanta gente dodói a toda hora.

    E lembra-se do tempo do Rivelino, do time de 1984, por exemplo, quando começavam e terminavam ano inteiro com a mesma escalação. Não se via ninguém se estrebuchando de cãibra, desmaiando por um choque besta de cabeça que nunca aleijou ou matou ninguém..

    Eu morro de raiva e gasto meu estoque de palavões quando vejo dois caras levantarem o pé numa bola que está no alto, e que os pés se tocam que nem faz cócegas, e um fdp faz aquela cena miserável , e o peste do árbitro dá até cartão para um dos “agressores”.

    Eu vejo a decadência do futebol, por coisas desse tipo, pois demonstra que as direções dos clubes não têm mais conhecimentos de certos macetes para desmascarar esses árbitros, não têm conhecimento para peitar mesmo esses caras do apito quando marcam contatos normais entre dois atletas, e, bem pior é que esses ex-jogadores que são comentaristas hoje não têm coragem de denunciar isso também.

    E o futebol brasileiro perdeu se encanto para o mundo por coisas desse tipo.
    (02/12 – 10:00)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    .

  18. Não passa uma agulha, tô cagando de medo, sei que é apenas futebol, mas tô apavorado. Que apequenamento. Mesmo me preparando pro pior, a torcida hoje vai jogar e vamos ficar na Primeira.

  19. Apoio incondicional neste momento, só o que restaria.
    Quem for a campo faça a sua parte, suem a camisa, deixem exalar este cheiro e a uruca acabará, independentemente da deficiência técnica e problemas financeiros. Façam este ato de humanidade e de hombridade ao torcedor Tricolor.

    Amo o Flu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *