Flu emplaca oitava Libertadores e já mira 2022

O Fluminense deixou o Maracanã, na noite de quinta, com a cobiçada vaga na Libertadores e um punhado de milhões no bolso – RS 23,1, pela CBF.

Com a vitória por 3 a 0 sobre a Chapecoense, o Tricolor terminou o Campeonato Brasileiro com 54 pontos, dez a menos que na temporada passada, quando foi quinto, mas também com a vaga na Libertadores.

A sétima posição classificou o clube para a segunda fase da principal competição do continente, disputada em modelo idêntico ao das oitavas, quartas e semifinal – jogos eliminatórios de ida e volta.

O mesmo se aplica à terceira fase, com a diferença de que, quem sobrar neste estágio da Copa, fica com uma vaga na Sul-Americana, o que ocorre também com os terceiros colocados da quarta fase, a de grupos, só que em estágio mais avançado – já iniciam das oitavas.

No próximo dia 20, a Conmebol sorteará os confrontos das fases 1, 2 e 3 da Libertadores, o que quer dizer que o Flu passará o Natal e o Ano-Novo já conhecendo o seu primeiro adversário.

O caminho para disputar pela oitava vez a taça mais almejada da América foi árduo, porque o sistema de jogo de Roger Machado exigia demais fisicamente do time e só valia até a página seis. Marcão o substituiu e não diversificou o modelo, mas as vitórias no Maracanã garantiram a poupança necessária para que o time se classificasse no último suspiro.

Se não vencesse o time catarinense, o Fluminense terminaria em nono, ultrapassado que seria pelo América-MG, que também se classificou, e pelo Atlético-GO.

Na majestosa festa de quinta, nem o gol de Artur, ganhador da Bola de Prata da Placar, ofuscou a alegria dos 50 mil tricolores que estiveram no Maracanã.

O atacante do Red Bull Bragantino marcou o gol da vitória sobre o Internacional já aos 47, desalojando o Tricolor, naquele momento, da sexta colocação, o que o levaria direto para a quarta fase da Libertadores.

O que talvez nem fosse justo, reconheça-se. O Red Bull esteve sempre à frente no campeonato, até com larga vantagem, e só perdeu fôlego na reta de chegada porque escalou várias vezes seus reservas, ao privilegiar a Copa do Brasil, eliminado pelo próprio Flu, e a Sul-Americana, da qual acabou vice.

Já o time de Marcão se segurou no fator casa, na juventude de Xerém (André foi eleito a revelação, no prêmio da CBF, e Luiz Henrique se tornou um jogador decisivo), e também em algumas vitórias nos acréscimos (Flamengo, Sport, Palmeiras), para chegar aos 54 pontos.

Pela pouca confiança que transmitiu durante toda a temporada, tenho certeza de que os profissionais do clube terminaram o ano lambendo os beiços com a vaga conquistada, que valeu, inclusive, mais R$ 2,8 milhões aos cofres tricolores.

Mil novecentos e setenta e um, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013, 2021 e, agora, 2022. Oito Libertadores, uma decisão e um sonho.

Fred irá para seu último ano de carreira. O Flu promete ser mais agressivo no mercado e já trouxe o volante Felipe Melo e o lateral-esquerdo Pineida (BAR-EQU).

Não bastam, é claro. O time tem carência nas duas laterais e no setor de criação. Um atacante de peso também deverá ser contratado, já que Fred, a princípio, encerrará a carreira em 21 de julho, data de fundação e dos 120 anos do clube.

O Flu estreia na Libertadores no dia 23 de fevereiro e terá alguns jogos do Estadual até lá para estar preparado para o desafio. Um técnico com mais quilometragem também deverá ser contratado.

A hora é de arregaçar as mangas e planejar 2022, que já começou.

[Fotos, pela ordem: João Garcez, @lucasmerconphotos e @marinagaf/FFC (segunda e quarta) e @lucasfigfoto/CBF]

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

E-mails para a coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

179 thoughts on “Flu emplaca oitava Libertadores e já mira 2022

  1. Renovação automática com o tenebroso Wellington, um dos piores jogadores do Flu 2021, mostra, com clareza, o quanto esta diretoria é incompetente na hora de firmar compromissos. Um jogador pereba como ele JAMAIS poderia ter uma cláusula de renovação automática. É um dos piores jogadores que eu já vi no Flu. Como Mario pavão e Cia não sabem assinar contratos, teremos que aturá-lo até o fim 2022, PQP 1 milhão de vezes !

    Espero que o resto da barangada não tenha nenhuma clausulazinha surpresa. Basta de sustentar baratas sem sangue !

    1. Pois é, meu prezado Rafael.

      Concordo plenamente com você contra esta estupidez de contratar jogadores por prazos longos e com essa de renovação automática. Não pode haver boçalidade maior, ainda mais, hoje. Absurdo contratar um cara sabidamente com problemas físicos como o Ganso para ficara lá por tantos anos e que nunca dará retorno.

      Quanto ao Wellington, discordo veementemente. É um jogador que já atuou em outros clubes, esteve no São Paulo, foi para o Atletico PR, e nunca se ouviu dizer que tenha sido essa nulidade como jogador nem como pessoa por onde passou. Mas, é claro, já está ganhando idade e isso vai depondo contra ele. Você riscar o cara do mapa com todo esse argumento,
      dizer tudo o que vc disse dele, veja se não dá para fazer alguma ressalva.

      Welington é bem mais técnico do que era o Edinho mas que era esculhambado por alguns torcedores. Well, não se afoba com a bola, não se assusta com adversário chegando, joga de cabeça levantada, acerta passes de perto e de longe, não devolve bolas para se livrar dela e, até agora, não falhou em nada que tenha gerado perdas ao time, enquanto alguns ídolos tem perdido gols na cara do goleiro inimigo.

      Em certos jogos, técnico que tivesse um mínimo de inteligência colocaria o Well de homem à frente dos zagueiros, e botaria os outros jovens que há no Flu ali na frente para batalhar porque houve necessidade disso em várias ocasiões, e o técnico nem notou ou nem lembrou dele.
      Por causa de boçalidade de técnico, o Davd Braz poderia estar nessas barcas de torcedores.
      ST
      (18/12/21)
      +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

      1. Caro PCA, O espírito do blog é justamente para isso : para discordarmos sem que falte o respeito entre os mesmos. Voc~e tem total direito de gostar do futebol do Welington, e defender o seu ponto de vista. Eu acho ele muitooooooooooooooo lento e deixa prejudica a transição defesa-ataque. O fato de haver uma cláusula de renovação automática com esse jogador beira o inacreditável.

        No entanto, é hora de falar de 2022. O que esta achando das contratações ? Eu to gostando, por enquanto, e acho que pode dar caldo. Só tenho dúvidas em relação ao Ricardo Goulart. Não sei o que esperar, jogou no Cruzeiro e Palmeiras, mas tava na China e lá não há futebol. vamos torcer para dar certo.

        ST

  2. É Amaury, parece que o seu ‘sonho’ da barca não irá acontecer.
    Tudo indica que Lucca, DB, ganso, CP… irão continuar. Desculpa Amaury, sei q tem alguns aqui q estão esperançosos, mas eu acho q não há a menor esperança de títulos.
    Mário, o louco continuará o seu ‘reinado’ de loucura, horror e ódio da torcida tricolor.
    Serão dias complicados, não tenho dúvidas. https://uploads.disquscdn.com/images/3c0fe3690b74dcbb7aec161cff6db936b91b07c84de47e54a281e59bd728ea1c.jpg

    1. A barca não chega a ser um “sonho”, meu caro QGC.
      É imperativo que se faça o distrato com vários jogadores.
      Caso contrário, como pagar os salários dos que estão chegando ? Que, aliás, são altos.
      Creio que com o os reforços de Cristiano, Felipe Melo, William e Cano (ou Goulart) já dá para fazer um estrago em muito adversário, caro QGC.
      À guisa de especulação :
      Marcos Felipe
      Xavier – Nino – Braz – Cristiano
      André – Felipe Melo
      Yago Felipe – William –
      L.Henrique – Cano (Goulart)

      Bem treinado pode mostrar-se um time muito melhor que o de 2021, caro QGC.

      1. Amaury, até agora só veteranísimos e/ou jogadores ‘normais’, com todo o respeito.
        Esse Cristiano, super badalado , joga no campeonato moldavo e já tem 28 anos.
        Vc acha mesmo q Fred vai ser reserva?
        Sinceramente, o único q parece ser uma boa contratação é o R. Goulart, se não estiver com problemas físicos.
        Só torço pro Flu não ir pra final do carioca, ser vice do framengu de novo e Abel dizer q ‘foi lindo’ e ‘estou orgulhoso desses caras’.
        Passo a vez pro fogão. 😬😁

        1. Em uma coisa já começo a lhe dar razão : o bit já está dizendo que com os 7 reforços pretendidos a folha vai aumentar em 20%.
          Quer dizer, ninguém sairá.
          Vamos aturar Ganso & encostados, além dos novos contratados.
          No Caixa daquela figura a grana do clube só sai. Entrar ? Nunca !
          Se mandasse embora as barangas, daria para pagar os 7 e mais uns 4 ou 5, sem aumentar a folha.

      2. Ele vai jogar no 352 pode apostar….e duvido o Fred ser banco.
        Viu a entrevista o Abel falando que o Fred está correndo mais que em 2012? Kkkkkkkk

        1. Não sou contra o sistema 3x5x2, Guará.
          Melhor ainda se o libero for o Felipe Melo, pois avançando quando oportuno ele poderá alterar a esquematização tática e jogar como segundo volante, no apoio.
          Porém, todos sabemos que o 3x5x2 não pode ser adotado sem que seja muito bem treinado.

      3. Amaury, tem esse goleiro do Botafogo o Gatito que ainda não renovou e poderia revezar com o Marcos Felipe.
        Sinceramente, com o Abel como técnico não acredito em milagres .
        Tomara eu esteja errado , mas …

    2. Pois é Amiguinho.

      E pensar que você teria ido ao clube para avalizar o nome deste presidente que iria mudar a história do clube. Se chamado, você iria lá dar a sua assinatura na ata histórica, e teria confetes, serpentinas e outros troços.

      Mas eu admiro e a sua “persistência” contida nesse seu novo nome denotando confiança.
      Mas, quem sabe, não demore e você já ponha uma vírgula antes do campeão.
      A propósito, como você faz para mudar de nome assim? Eu sempre coloquei meu nome real , mas, de vez em quando, era questionado para provar isso e aquilo até poder ter aceso ao blog de novo. Pode ser que tenha mudado
      (18/12/21)
      ppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppppp

      1. PCA, eu nunca fiz campanha pro Bitcoin, apenas, depois dele eleito, fiquei muito esperançoso de que ele seria melhor q Peter Pan e abade..mas além de ser muito parecido, é ainda pior, pois é vaidoso e arrogante.

        Sem essa de vírgula, amiguinho… tô fora.

        Quando à mudança de nome, vc entra no tal Disqus, vai aonde tá escrito ‘editar perfil’, desce um pouco, troca o nome e depois ‘salva’ lá em baixo.

    3. Mário arco íris anunciou hj que a folha do futebol irá aumentar 20% em 2022. Ou seja não terá barca nenhuma. Ou seja topa vender meninos para pagar salário dos amigos do esquema. Difícil. Mesma lerda

      1. A metade final da sua escrita me dá ojeriza de discorrer sobre o assunto, de tão absurda gestão que se vê no Fluminense! Obrigado por se manifestar a respeito!

  3. A foto principal deste post, que mostra a exuberancia da torcida tricolor, nos deixa orgulhosos e felizes.
    É sem dúvidas a mais linda, mais vibante e mais civilizada torcida do futebol brasileiro.
    Cada vez maior orgulho por torcer pelo Fluzão.

  4. ” Vamos ser um time de ataque, cara ! “.

    Palavras do Abelão !
    Que já demonstra maior respeito à torcida do que tem acontecido com a dupla de pombinhos.
    Reconhece que a torcida não aprovava o sistema de jogo que implantava nas passagens anteriores.

    A ver, turminha.
    Como já disse aqui, deixei nas mãos do Abel um talão de cheques assinados em branco.
    A ver.

  5. Estou vendo um seriado/documentário de apenas 3 temporadas chamado ‘Império romano’ que, basicamente, são mini biografias de 2 imperadores (Commodus e Calígula) e 1 auto proclamado ditador (o incrível Júlio César).
    O que isso tem a ver com o Fluminense?
    A megalomania de todos eles, a semelhança com o presidente atual do Fluminense, que se considera um semideus, não ouve a torcida e faz só o que bem quer, com a conivência/subjugação/omissão dos tais ‘Conselhos’ (muito parecidos com o Senado romano).
    Se fosse um Imperador, o presidente do Flu entraria pra história como ‘Mário o louco’… só faz m**da.

    * Amiguinho PCA, tem na Netflix. A segunda temporada é sensacional, uma verdadeira aula de História Romana.

    1. Rapaz, falando sério…

      Eu estou muito decepcionado com o cinema de agora e lembro que via filmes que mostravam o ser humano com a sua capacidade humana que conseguia fazer algo melhor que outro mas sem muitos poderes extras para fazer absurdos que se vê hoje.

      Quanto a essa série que você está falando, deve ser história pura romana, como tantas vezes já foi mostrada em filmes também lá atrás, e , nessas histórias haviam barbaridades praticadas pelos poderosos que ocupassem o poder total da sua época. Pelo poder, eles mandava e acabou. Matavam até a mãe se fosse preciso.

      Mas, curiosamente, falam do Direito Romano que norteia essas questões em boa parte do mundo. No Brasil, o Direito é baseado nele também, mas, a gente que é leigo nessa ciência do Direito, fica imaginando como funcionava esse “Direito” logo no ultra-autoritário Império Romano, né não? Como eles poderiam falar de “estado de direito” se cada desgraçado que assumia posto era mais cruel que o outro. Mas outras nações inventaram de adotar esse “Direito Romano” também. .

      Mas vi, há algum tempo, um filme sobres esses poderosos daqueles tempo antes de Cristo que a história reverencia muito e era sobre Alexandre, o Grande, que herdou o trono do pai aos vinte anos e conquistou tudo o que pôde com seus exércitos, até porque naqueles tempos não havia fronteiras para serem respeitadas e, mesmo que houvessem, quem se achava mais forte ia passando por cima de qualquer lei que existisse. E ele fez história pelo mundo, e até hoje há muitos que o querem imitar, né?
      (17/12/21).
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

      1. Pois é PCA, eu também tô decepcionado com o cinema atual. Até a entrega do Oscar virou ‘lacração’, mimimi e defesa de ‘causas’…uma encheção de saco. Problematizaram tudo desde ‘e o vento levou’, até desenhos como o pica pau. Tempos sombrios e chatos pra kct.
        Mas acho q vc irá gostar desse seriado, principalmente a história de Júlio César…o cara era f*da.

        1. Verdade.
          Uns miseráveis já fazendo palhaçada com o Clark Kent.
          Como estão deixando esses fdps tomarem conta de tanta coisa assim na marra.
          Maurício de Souza parece que já incluiu algo nos seus personagens.
          Já pensou se começam a querer incluir o Pato Donald que tem sobrinhos, mas nunca casou, nessas novas causas.
          Só resta a sociedade fazer valer a lei da maioria, e fds o resto.
          (18/12/21)
          ppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppp

  6. É a vida.
    O Net/Flu está mostrando uns caras sobre os quais diz haver papo com o Flu.
    Rodiney, David Duarte, Patric, Elkeson. Só conheço bem o Rodiney que é do nível do S. X.
    Sobre a vinda do Felipe Melo, dá para imaginar já haver alguma conversa bem adiantada pelo André.
    Imagino que ele chega na Europa e segura uma vaga naquela sua posição lá até em vários daqueles movidos a petróleo.
    (16/12/21)

    1. PCA, se a grana for boa o bastante para André e Flu, o negócio tem a nossa simpatia. Contudo, acredito que o Fluminense não vai receber proposta de fora por André, não faz gol, não chuta no gol, e qdo chuta não exige muito do goleiro adversário, não tem rebote, não deixa os parceiros em condições de marcar.
      É bom jogador, bom na marcação e saída de bola, no mesmo nível do Martineli, Dodi.
      A propósito, cadê a bola do Martineli? E o Dodi, qual falta tá fazendo?
      Resumindo: em Xerém tem muitos iguais Walace, Matheus Martins etc. Sem contar que o Calegari é meio de campo de ofício.
      Pergunta se o Palmeiras toparia uma troca pelo Patrick de Paula? Faz tudo que o André faz e ainda chuta q é uma beleza!!
      FLUMINENSE é para os fortes!!

      1. Meu prezado ONI, veja.

        Você não está querendo colocar o André, revelação do ano, justíssimo prêmio, no mesmo saco de “barangas e tranqueiras” que vê falar no TG.?
        Ele joga em qualquer clube que tiver uma direção inteligente e um técnico inteligente no comando do time. Só vai se atrapalhar se for colocado fora da posição que sabe jogar, e sabe tudo. Não dá para depreciar um André, não. Como você sabe que não vai pintar proposta por ele se já pintou por outros outros? Pode pintar para Martinelli também, pô.

        Porra, levaram Dodi, Metinho, Caique, Canoa, Evanilson, Gilberto, por que não pode aparecer alguém para levar o André? Eu só torço que não apareça logo.
        Dodi faz falta pra cacete. Allan, faz também, Caio Henrique, Ibañez, Airton, do beijo da mãe, e outros fazem falta, e saíram porque o clube não teve como bancar uma proposta melhor do que as que vieram de fora.

        É esperar que o Abel tenha aprendido a colocar os jogadores nas posições em que eles demonstrem mais afinidades com ela respectivamente.
        (17/12/21)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. PCA, não sei se vai pintar proposta pelo André.
          O que sei é: se a grana for boa para Flu/André, não vou ficar triste. Que André faça o pé de meia e o Flu pague a quem deve.
          Todavia, não acredito em proposta ótima! Se chegar acho que será no mesmo nível do Martineli, 6 milhões de Euros, foi rejeitada de pronto pelo FLUMINENSE.
          Como disse é bom jogador, marca bem, boa saída de bola. Precisa fazer gol, pegar o rebote e chutar no gol, fazer o goleiro trabalhar, colocar os companheiros em condições de marcar. Aí, é seleção canarinho e ótima proposta.
          Que o nosso Martineli jogue o futebol q jogava quando entrou no time.
          Sinceramente não vejo a falta do Dodi, até pq o Martineli e André não deixaram isso acontecer.
          Todavia, reconheço o quanto o Dodi foi útil ao Fluminense.
          De todos citados, ótimos jogadores, só sinto falta do Caio Henrique.
          FLUMINENSE é para os fortes!!

  7. Como já comentei por aqui, não acho o Abel Braga o cara certo, mas vindo dessa diretoria de merd@, antes ele do que as outras tranqueiras que dirigiram nosso futebol.
    Abel é identificado com o Clube e vencedor, apesar de retranqueiro.
    Outra coisa que me incomoda nele, além das entrevistas e a cara de chorão, é aquele negócio de trazer jogadores de sua confiança que já trabalharam com ele em outros times, mas isso é de muitos outros treinadores também.
    Apenas para deixar minha opinião, não é uma crítica, como já disse antes, já que veio, vou torcer muito para que faça esse time jogar futebol e de preferência com algum título.
    Como bem disse o Amaury, vamos dar um tempo e deixar o homem trabalhar, depois disso pode ser que eu comece a elogiar ou criticar.
    ST.

  8. As arbitragens, cujas cerejas no bolo foram as dos jogos da decisão ontem conclusa, não deixam dúvidas. Por seu atual poder econômico, a galinha mineira foi feita campeã da Copa do Brasil, que se somou aos pênaltis mais que suspeitos marcados a seu favor no Brasileiro (inclusive contra o Fluminense), até mais que os já habitualmente marcados em prol do flargh.

      1. OU corre mais do adversário que estiver com a bola.
        É lamentável, mas ele em campo deixa a defesa adversária podendo jogar chupando picolé. Que não seja escorraçado, que possa entrar quando o jogo já estiver resolvido de uma maneira ou de outra.
        (16/12/21)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Em 2012, o Fred assumiu a figura do homem de vestiário do Abel Braga, o cara responsável pela união do grupo e, segundo diziam, na base do carteado de poker. Passados quase 10 anos da última conquista do Brasileirão pelos Tricolores, ele se estabeleceu como a liderança no Fluminense e imagino que será habitual as trocas de elogios entre o técnico e o Fred… Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: Será o Felipe Melo, o Edinho de 2022?

    2. Pois é pessoal! Eu não sei se vcs sabem (eu não sabia), mas foi feita uma pesquisa para escolher o ‘Flu de todos os tempos’ em páginas do Fluminense, e o técnico escolhido foi o Abel. Eu tenho restrições à vários nomes dessa ‘seleção’, mas foi a escolhida por cerca de 8 mil ‘tricolores’.
      Abel é querido pela torcida, veio pra ‘blindar’ o presidente e ficar elogiando jogadores medíocres e/ou em fim de carreira.
      Não vejo nenhum motivo para comemoração. Acho q será mais um ano sem conquistas expressivas, e ainda teremos q ouvir as frases sem noção do Abelão, que fazem a alegria dos adversários. https://uploads.disquscdn.com/images/6031f974e72927712632b6ff2e5b4bac77f471fe10c6cab78f1da7921cefcb09.jpg

        1. Nando, o Fluminense está num looping contínuo, temos Fred de novo, Abel mais uma vez e não duvido nada de 2022 terminar com o Marcão no comandando do time novamente. Se não sairmos desse redemoinho, acredito que todos sabem o que irá acontecer ao longo do ano e mais do mesmo pode ser esperado pelos Tricolores para 2023, 2024…

          1. É isso Igor, parece até a série Dark kkkkk.
            Mas, falando sério… não dá pra ter esperança de nada no Fluminense da lacração. As contratações absurdas são feitas na base da amizade, não há critério nenhum. Parece uma zona esse Fluminense. Só contratações de veteranos e jogadores água de salsicha.

  9. Estou com pequena impressão que o jogo entre os dois Atléticos hoje será naquele clima de jogador cair fingindo ter sido atacado porque o adversário passou correndo perto dele, e isso já pode acontecer até no momento dos capitães escolherem campo e bola. Um, ao receber o tapinha costumeiro do adversário nas costas, pode cair contorcendo-se e já morrendo.

    Esses miseráveis que detêm os direitos de tocar o futebol poderiam muito bem pensar em reuniões sérias, muito honestas, nesses momentos em que os jogos dão uma parada, para acabar com esses absurdos que jogadores estão fazendo para ganhar faltas assim na safadeza.
    Custava nada fazer reunião, exigir presença de gente de federação, tribunal desportivo, arbitragem, e acabar de vez essas simulações pra lá de cretinas, isto que está nojento demais e parecendo que todos adoram ver.

    Mas, no Flu, em todo fim de ano há essa ideia de que a direção do clube possa fazer uma faxina total no elenco. Alguém da direção chegar no meio da turma reunida e ir apontando para cada um dos escolhidos pelo TG.MF e dizendo: “vocês todos estão fora, peguem seus cacarecos e sumam, e que ninguém venha aqui, depois, querer criar caso, hein?”. Assim , num passe de mágica, o clube se livra dos imprestáveis, dos idosos, essas tralhas que ajudaram a manter o time na primeira divisão, embora muito mal dirigidos. Ora, ora, tão fácil se livrar desses inúteis sem gerar nenhum problema jurídico depois, né não? Fácil, é só ter a coragem que alguns de fora têm.

    (15/12/21)
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    1. Eu também tenho ojeriza por simuladores, Detesto esse tipo de jogador, principalmente se estiver vestindo a camisa do Flu,
      Muito difícil terminar com estas tralhas, isto faz parte da nossa cultura, afinal somos o povo mais esperto do mundo.
      “Gosto de levar vantagem em tudo”
      No futebol então, as “espertezas” de antigos craques são enaltecidas para adicionar uma pitada de pimenta virtude no maravilhoso curriculum futebolístico que eles tem,

      1. Se houvesse seriedade na organização das competições seria simples acabar com a dissimulação : Se o choque não tivesse sido punido por cartão amarelo (i.e., como sinal de que não foi falta grave) o “machucado” teria que sair de campo, por ex. , por 5 minutos.
        Acabariamos com aquela palhaçada em dois tempos.

      2. Pois é, Concere. .

        Ontem, se você viu o jogo, o juiz deu uma travada no carinha que fez a primeira ceninha frescoleta e não o deixou ser atendido dentro do campo, peitou outros depois e, incrivelmente, acabaram as simulações cretinas. Acabaram mesmo!

        Nego começou a dividir, esbarrar, cair e sair por jogo e foi muito melhor de ser ver. Só o zagueiro do Galo que fez umazinha que não tem lógica já no fim. O cara pisou em cima da chuteira dele, e isso não gera nadinha de dor ou algo que possa quebrar algum osso do pé se estiver colado ao chão. Pé só é problema estando em falso, pisando numa depressão, e isso não existe no gramados de hoje.

        Mas acabei gostando. O árbitro parece que entrou em campo com meu pensamento e dos que detestam essas simulações. Tomara que esta seja a nova tomada de posição do comando das arbitragens, né.
        Se for assim, ficará bom.
        ST
        (16/12/21)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  10. Caros amigos tricolores !
    Sugiro calma ! Muita calma nessa hora !

    Passamos o ano inteiro reclamando de Roger Machado, Marcão, Egidio, Danilo Barcelos, Wellington,
    Cazares, Caio Paulista, Bobadilla, Hernández, Lucca, Muriel, Ganso e coisas tais.

    Agora, que a barca vai partir lotada, reclamamos daqueles que estão por chegar, para substituit o grupo que nós fizemos questão de torpedear durante todo o ano.

    Fica a proposta : Que tal darmos “um tempo” e esperarmos os acontecimentos, para depois opinar ?

    Fico com o Felipe Mello, o William Bigode, Cristiano e outros deste nivel que cheguem para ocupar os postos dos que se foram.
    Creio que não há necessidade de perda de tempo justificando a diferença entre os que saem e os que chegam.
    Idade por idade, a maior parte dos que saem também já passaram dos 30 anos .
    Fica a diferença : a qualidade.

    Que tal darmos um tempinho nesta tsunami de desesperança e derrotismo ?

    1. Boa, Amaury ! To contigo nessa vibe ! Vou esperar para ver como o Flu 2022 irá se comportar. Tem torcedor que é chato pra c… ! Nada nunca está bom. Reclamam de tudo e de todos. Po, queriam quem ? o Guardiola, o Messi ? A realidade é que a era Flusocio pulverizou as finanças do nosso clube, até time na Eslováquia (pagando em Euro) esses filhos da… fizeram. Não temos condições de contratar jogador de ponta nem treinador estrangeiro a peso de ouro.

      Outra coisa. Vamos parar de achar que só os “mulekes de xerém” dão conta do recado, pois não dão. Luiz Henrique, Andre, Callegari, dentre outros, são bons jogadores, mas carecem de outros jogadores mais tarimbados que agreguem mais experiência ao time. Ouço muito sobre idade de jogador, mas lembro aos colegas de blog que, um dos melhores jogadores do Flu, nos ultimos 2 anos, foi o NeNê de 40 anos. O cara fazia gol de falta, batia escanteio, corria, e mostrava muito mais disposição do que o Wellington, Cazares e Lucca juntos.

      Dos nomes ventilados, gostei de todos, menos o tal do Rafinha. Esse não seria um bom investimento. Os outros (Felipe Mello, Wiliam Bigode etc) são melhores do que a grande maioria das barangas que infestaram o Flu nesse 2021.

      Portanto, vou aguardar o Flu 2022 começar a jogar para avaliar como o time está se comportando. Acredito, sinceramente, que temos reais chances do Flu 2022 ser muito melhor que o tenebroso Flu 2021. Vamos torcer e acompanhar.

      Abraço E ST

        1. Infelizmente acho que nada irá acontecer. O Santos quis contratar o ganso. O ffc não liberou. Porque será? Tem muita coisa estranha nesses contratos de “longo prazo” do ffc. Espero estar enganado. E que as dispensas, caso aconteçam, não sejam por meio de WhatsApp.

  11. E não é que o aposentado conseguiu uma boquinha?
    Boquinha não, um empregão … afinal vamos disputar a Libertadores, se eliminados cedo a Sul-Americana e, o melhor, ainda estamos na Série A em 2022.
    Não caímos, não!

    1. Você me diverte, prezado Nando rs ! Eu indico VOCÊ para a nova comissão técnica de 2022. Tenho certeza que você vai dar uma boa “saculejada” nos jogadores, quando eles jogarem que nem um bando de bgaratas sem sangue. Vai lá nando, nos ajudeeeeeeeeeee rs !

      Abraço

      1. Mas não é , Rafael? Se for pra contratar velhinhos, gente boa, q dão carrinho, etc… ninguém melhor q Papai Noel.
        Quanto à indicação, não tenho os atributos para tamanha honraria.😉😁

          1. Pois é Amaury…Papai Noel dá carrinho, balão, lençol, caneta…
            não tem melhor contratação pro Mário lacrador. 😀😀😀

  12. Abel Braga é vitorioso, é gente boa, é honesto, mas é RETRANQUEIRO.
    Seus times sobrevivem ao jogo de bola parada e balões para frente.
    Muito melhor que os últimos treinadores que tivemos, mas não o treinador ideal.
    Mas já que vem e como eu sou Tricolor, que seja bem vindo e tenha sucesso.

  13. Final de ano, time classificado para a Libertadores, algumas contratações, algumas despedidas, técnico novo (sqn rs)!
    Renovam-se a esperança e otimismo dos tricolores.
    Será que 2022 será bom pra nós? Até onde iremos na Libertadores? Ganharemos algum título?
    Apelo para deixarmos a carga negativa de 2021 de lado, lavarmos os porões do navio da nossa desconfiança e indignação.
    Vamos nos permitir sonhar com as três cores que traduzem tradição no podium mais lato.
    Que venha 2022 então!

    1. Boa, querido Pedro ! Vamos toircer para o flu 2022 dar certo. Se não der, estaremos aqui, sempre vigilantes e acompanhando o nosso tricolor das laranjeiras.

      Abraço

  14. Caros,

    Não sou fã do estilo de jogo retranqueiro do Abel, mas ele tem mais currículo que os três anteriores, lidera o vestiário, levou um Inter limitado a ser vice brasileiro em 2019 e soube pinçar jogadores da base como fez com o aquele jovem volante ( esqueci o nome, será Wendel?) que chegou até a jogar na seleção olímpica.

    Além do mais o que o MB quer mesmo é um para-raio no futebol, o que o Abel também sabe fazer bem, num ano de eleições no Flu.

    De longe , Abel não será o maior problema que continua sendo o elenco – agora cada vez mais geriátrico – onde faltam atacantes ( centroavantes e “pontas”) e pelo menos um meia criativo de muita qualidade para armar o jogo.

    SDs T

    1. Nando o pior é gente que apoia. Se FM e o Bigode fossem bons mesmo, ficariam no parmera e iriam disputar o mundial Inter clubes. Ou eles não “querem” isso? Aí vão vender os garotos naquele “esquema” para pagar salários para veteranos… dois anos de contrato para FM com 38 “aninhos”. Isso é absurdo.

      1. Pois é Sylvio, é exatamente isso.
        Quem apóia não torce pelo Flu, torce pelo Mário F.C.
        FM 38, William bigode 35, Dom Fredon 38…vc acha q esses caras vão aceitar a reserva? É loucura alguém achar q isso vai dar certo.
        E já começaram a aparecer especulações sobre a venda dos garotos da base, à preço de banana d’água, pra pagar 500, 600 mil pra esses caras.

  15. Trazer Abel Braga é a senha que faltava prá deixar apodrecer no banco jogadores como Calegari, André, Martinelli, Wallace, Luiz Henrique.
    Abel não gosta de jogador da base.
    A ver!

  16. Deu Abel Braga na cabeça. Eu sei que tem muito torcedor fulo da vida, mas, sejamos francos : Se não fosse ele, essa diretoria iria inventar um “Barroca, Jair Ventura ou Alberto Valentim da vida”. Portanto, dos males, o menor. Pelo menos é um treinador identificado com a torcida e o clube.

    Obviamente, todos sabemos que o Abelão é retranqueiro por convicção e não faz parte da chamada “modernidade” do futebol atual. Torço para que, nesse período afastado, o Abel tenha procurado se sintonizar com o futebol que é praticado nos dias atuais. O ano de 2012 foi mágico para o Fluminense, mas já ficou para trás há muito tempo.

    Parece que o Wiliam (Palmeiras) tb está sendo sondado. Acho um bom reforço. Tem habilidade e faz gols. Tenho certeza que aqui, nesse blog, ninguém sentirá falta do Lucca, Bobadilla ou Abel Hernandez.

    Torço para o Flu 2022 dar certo. A versão de 2021 não deu certo e não deixará saudades.

    1. William + Ricardo Goulart, caro Rafa.
      Também torço para que dê certo.
      Já assinei o Termo de Não Proliferação de Armas Nucleares.
      Fechei o Bunker e estou nas arquibas da vida.

  17. STT.

    Abel Braga é a cara do Fluminense: diretor de futebol velho gaga, jogadores velhos em fim de carreira que prejudicam os nossos jovens da Base lhes tirando oportunidades e um presidente que veio do passado em uma máquina do tempo para atazanar os torcedores do Fluminense com pensamentos da sua época, do século 19. Não sei se vocês notaram mas nos estádios de futebol é raro ver adolescentes, preferem jogar vídeo games e ir para as baladas. O Futebol está ficando ultrapassado e tedioso, graças a dirigentes como estes do Fluminense. Muito amadorismo.

    Saudações Tricolores.

      1. Se for isso é um tiro no próprio pé. Não ganhará nenhum título e nem será reeleito (aleluia!). A minha esperança é que esses jogadores veteranos poderão pela idade avançada ter algumas contusões e com isso entrarão os jovens que levarão o time a seguir adiante, como foi agora em 2021.

        Abraços.

        1. MB cooptou muita gente. E dificil tirar a camarilha da flusocio do ffc. fizeram um trabalho bem feito de eternizacao no poder. Quem oferece algum risco, e “limado” do clube. P Antonio, C Barros por exemplo.

  18. Como eu imaginava (puro palpite, cansei de dizer), deu Abel Braga.
    Veterano, cascudo, boleiro, sabe montar um sistema defensivo como poucos treinadores, sem apelar para aquele anti-jogo de ‘bolinha pra lá, bolinha pra cá, bolinha prá trás, bolinha nunca pra frente”.
    Conhece o clube na palma da mão, é um homem sério, cabra da peste, homi-rapaz, que prima pela disciplina nos treinos e no vestiário, e pela obediência tática em campo.
    No passado era muito de jogar por 1×0, torcendo por um lance de bola parada todo jogo, o jogo inteiro.
    Mas é um homem honesto e trabalhador.
    Espero que ele tenha evoluido no treinamento para desenvolvimento tático de ataques.
    Se ele ainda tiver dificuldades neste quesito, sugiro que busque ouvir o Pedrinho – comentarista do Sportv,
    ex-meia, que conhece de táticas de futebol como raramente tenho visto aqui no Brasil.
    A ver, turminha. A ver !!!
    Por via das dúvidas o Marcão já fica de prontidão.
    Haha !!!

  19. Gosto muito do Abel, último técnico que conquistou 2 campeonatos no mesmo ano, imagino que por questão de valores foi o escolhido. Renato e Dorival, acho que seriam mais promissores, agora é torcer que dê mais que certo.

  20. 0 a 0 é melhor que 2×1 kkkkk
    Perdemos, mas estão todos de parabéns kkkkk
    Perdemos, mas foi lindo kkkkk
    Perdemos, mas tenho orgulho desses caras kkkkk
    Perder pro framengu, pro inter no Beira Rio, pro Goiás no Serra Dourada…. é normal. Kkkkk

    1. Eu sei que você tava com saudades dessas frases “maravilhosas”, né Nando rs ? A melhor frase dele foi ” O Fluminense é F##a !!!”

      1. Eu acho ele aquele tipo de cara q vc não tem como não gostar, boa praça, gente boa, estilo Marcão mesmo, Rafael…sem contar q é (foi) muito vitorioso…
        mas é evidente q está ultrapassado, vai montar um time pra jogar na retranca e a torcida perderá a paciência muito cedo.
        Esperemos as novas frases 😁😁😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *