Flu emplaca oitava Libertadores e já mira 2022

O Fluminense deixou o Maracanã, na noite de quinta, com a cobiçada vaga na Libertadores e um punhado de milhões no bolso – RS 23,1, pela CBF.

Com a vitória por 3 a 0 sobre a Chapecoense, o Tricolor terminou o Campeonato Brasileiro com 54 pontos, dez a menos que na temporada passada, quando foi quinto, mas também com a vaga na Libertadores.

A sétima posição classificou o clube para a segunda fase da principal competição do continente, disputada em modelo idêntico ao das oitavas, quartas e semifinal – jogos eliminatórios de ida e volta.

O mesmo se aplica à terceira fase, com a diferença de que, quem sobrar neste estágio da Copa, fica com uma vaga na Sul-Americana, o que ocorre também com os terceiros colocados da quarta fase, a de grupos, só que em estágio mais avançado – já iniciam das oitavas.

No próximo dia 20, a Conmebol sorteará os confrontos das fases 1, 2 e 3 da Libertadores, o que quer dizer que o Flu passará o Natal e o Ano-Novo já conhecendo o seu primeiro adversário.

O caminho para disputar pela oitava vez a taça mais almejada da América foi árduo, porque o sistema de jogo de Roger Machado exigia demais fisicamente do time e só valia até a página seis. Marcão o substituiu e não diversificou o modelo, mas as vitórias no Maracanã garantiram a poupança necessária para que o time se classificasse no último suspiro.

Se não vencesse o time catarinense, o Fluminense terminaria em nono, ultrapassado que seria pelo América-MG, que também se classificou, e pelo Atlético-GO.

Na majestosa festa de quinta, nem o gol de Artur, ganhador da Bola de Prata da Placar, ofuscou a alegria dos 50 mil tricolores que estiveram no Maracanã.

O atacante do Red Bull Bragantino marcou o gol da vitória sobre o Internacional já aos 47, desalojando o Tricolor, naquele momento, da sexta colocação, o que o levaria direto para a quarta fase da Libertadores.

O que talvez nem fosse justo, reconheça-se. O Red Bull esteve sempre à frente no campeonato, até com larga vantagem, e só perdeu fôlego na reta de chegada porque escalou várias vezes seus reservas, ao privilegiar a Copa do Brasil, eliminado pelo próprio Flu, e a Sul-Americana, da qual acabou vice.

Já o time de Marcão se segurou no fator casa, na juventude de Xerém (André foi eleito a revelação, no prêmio da CBF, e Luiz Henrique se tornou um jogador decisivo), e também em algumas vitórias nos acréscimos (Flamengo, Sport, Palmeiras), para chegar aos 54 pontos.

Pela pouca confiança que transmitiu durante toda a temporada, tenho certeza de que os profissionais do clube terminaram o ano lambendo os beiços com a vaga conquistada, que valeu, inclusive, mais R$ 2,8 milhões aos cofres tricolores.

Mil novecentos e setenta e um, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013, 2021 e, agora, 2022. Oito Libertadores, uma decisão e um sonho.

Fred irá para seu último ano de carreira. O Flu promete ser mais agressivo no mercado e já trouxe o volante Felipe Melo e o lateral-esquerdo Pineida (BAR-EQU).

Não bastam, é claro. O time tem carência nas duas laterais e no setor de criação. Um atacante de peso também deverá ser contratado, já que Fred, a princípio, encerrará a carreira em 21 de julho, data de fundação e dos 120 anos do clube.

O Flu estreia na Libertadores no dia 23 de fevereiro e terá alguns jogos do Estadual até lá para estar preparado para o desafio. Um técnico com mais quilometragem também deverá ser contratado.

A hora é de arregaçar as mangas e planejar 2022, que já começou.

[Fotos, pela ordem: João Garcez, @lucasmerconphotos e @marinagaf/FFC (segunda e quarta) e @lucasfigfoto/CBF]

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

E-mails para a coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

179 thoughts on “Flu emplaca oitava Libertadores e já mira 2022

  1. Respondam rápido. Qual é o presidente de um grande clube brasileiro que…
    – tem ojeriza à técnicos estrangeiros;
    – adora jogadores e ex-jogadores na faixa dos 35 anos;
    – adora aparecer e emitir frases de efeito;
    – gosta de agraciar os amigos, independente se eles tem ou não condições pra exercerem determinados cargos;
    – não entende rigorosamente NADA de futebol;
    – não gosta de títulos;
    – não tem noção do tamanho do clube q preside???????

    Quem acertar ganha um pavãozinho de porcelana.

  2. https://mobile.twitter.com/Victorg_Lessa
    Esse cara deve ser o RP do calcinha apertada MB. Sabe tudo antes do resto.
    E o que parecia ser bom, agora voltou ao estado normal: uma bosta!
    Se for verdade, Abel significa um retrocesso.
    Basta seguir o caminho dele, depois de ser expulso do urubu. Ele tinha o time que foi campeão de tudo naquele ano. Mas alguém achou aquele futebolzinho, uma m**da. E o expulsaram.
    Alguém sabe atestar, o que ele fez de positivo durante esse tempo, pra ser contratado, e tentar levar esse time de zumbis a um título? Ainda que seja do carioca.
    Vai ser um ano difícil, e o humilde Marcão pode voltar, para salvar os anteriormente citados.

  3. Abel estará de volta! Para mim, será uma incógnita. Será que o Abel se modernizou, ou continua aquele retranqueiro do ca**lho?
    Renato Gaúcho é carta fora do baralho, porque aquele papo dele faltar aos treinos pegou muito mal. Além disso, ele é amigo íntimo do Celso e o MB não iria dar mole pra ele.
    A ver!

  4. Sobre as contratações ou especulações, o que eu percebo é que o Fluminense está contratando jogadores experientes mas com carreiras vitoriosas e se desfazendo de outros também experientes.
    O que mais me preocupa é a indecisão sobre o treinador e nenhuma notícia sobre o camisa 10 que estamos realmente precisando.
    Esse jogadores que estão vindo, todos tem altos salários, nunca me preocupei muito com isso pois se resolver tem de ganhar mais mesmo, não sei se esse é o caso.
    De qualquer forma torço para que todos que cheguem dêem certo e esse time comece a jogar alguma coisa parecida com futebol.

  5. No comentário que acabei de enviar à moderação cito os três possiveis contratados – Felipe Melo, William e Cano – mas fiquei mais preso na situação dos dois atacantes e deixei o Felipe Melo meio que … de lado.
    Então lá vai minha contribuição na chegada do Pit Bull :

    ” … o volante Felipe Melo foi o atleta com melhor índice de acertos em lançamentos longos no Brasileirão de 2021 entre os atletas que lançaram mais de 35 vezes. Os números são do Footstats.
    Em seu Twitter, o jogador compartilhou a postagem do perfil de estatísticas com seus próprios números. O volante teve um aproveitamento de 67%, índice alto para o quesito, nas tentativas.”

    O que mostra que o cara não tem apenas a tal da ” garra ” para oferecer, turminha. O gajo joga bola.
    Moral da história : já que vai vestir nossa camisa temos o dever de apoiar enquanto estiver contribuindo.

  6. http://globoesporte.com/fluminense
    Não entendia a motivação e principalmente a velocidade, com que o Felipe Melo definiu e assinou o contrato com o Fluminense.
    Entendo agora depois de ler essa matéria.
    Podemos falar o que quisermos mas, o cara é vencedor, campeão de duas libertadores.
    Agora é torcer pra que ele consiga despertar nos “zumbis” que lá estão, a vontade de vencer jogos, já que dependendo do “técnico”, pode faltar técnica, mas tomara que haja determinação de vencedor.
    O próximo ano começa a ser uma dúvida.
    Antes eu tinha a certeza que seria outra m**da.

  7. Meus caros amigos, estou lançando um pensamento para nossa reflexão.
    Deixemos por enquanto a questão ” idade ” dos jogadores que o Flu busca no mercado.
    E pensemos apenas na questão do ” qualitativo ” que estes jogadores entregaram nos ultimos 3 anos.
    Refiro-me ao Felilpe Melo, ao William Bigode e Hernan Cano.
    São inegavelmente três jogadores incisivos, agressivos, com sede de vitórias e de gols.
    Não vou me deter em números, mas os gols feitos por William e Cano nos ultimos 3 anos confirmam isso.
    E, inegavelmente, sob o aspecto técnico são muito melhores que Caio Palista, Bobadilla e Hernandez.

    Daí, fico com a impressão de que os dois atacantes poderão formar um quarteto infernal com o Fred e o Luiz Henrique.
    (NR : Eu ainda espero que o próximo técnico teste o Luiz Henrique como meia-atacante. Será brilhante !!!)
    Quanto à idade dos três :
    Assim sendo, creio que ficaremos dependendo apenas das reais condições físicas dos três jogadores ora citados – Felipe Melo, William e Cano – que lhes permita render em alto nível apesar da idade.
    E até onde consegui apurar, os três estão nas pontas dos cascos, em perfeita forma fisica e técnica.

    Isso posto, e já que o clube caminha nesta direção, só nos cabe torcer para que dê certo.
    Este é o nosso papel de ” torcedores “.

  8. É a cara do pavão lacrador…
    contratos absurdos de 2, 3 , até 5 anos, com jogadores pernas de pau ou em fim de carreira.
    Dom Fredon 38/39, FM, 38/39, M Ferraz, 36/37, William bigode 35/36, sem contar o enganador ganso q recebe sem fazer nada.
    Pq não contratar também o Waldir bigode e o magnata pro bom time de masters?
    E tem gente q tá acreditando num grande elenco e time pra 2022. Kkkkkkkkk

    https://uploads.disquscdn.com/images/e88c904b87a3383f8ace2bb26084028693c8d316a4d19c7be7f47f68d1c8767f.jpg

      1. Pois é Amaury, mas pra saírem terá q ser através de ‘acordos’. É muita incompetência.
        E dizem que o novo treinador do Flu é um ‘velho’ (mais um) conhecido…’vai ser lindo’… será? kkkkkkkk

  9. “Muita gente até diz, quando coloco algo sobre o Flamengo no Twitter, que estou tentando cavar um retorno, mas isso não existe. No momento, não penso ainda. Mas é claro que, se um dia eu retornar ao Brasil, penso em jogar no Flamengo pelo amor que tenho pelo clube, mas não gosto de ficar pensando no final da carreira. Tenho muito carinho também pelo Cruzeiro, pelo Grêmio, mas no Rio, por exemplo, só no Flamengo. Não teria cara de vestir camisa de Fluminense, Vasco ou Botafogo – frisou o volante.”

    By FM.

    Está confirmado: dinheiro não é problema, pois vamos de felipe melo, ganso, danilo barcelos, weelington, abel fernandes, lucca , etc.
    Falta competência.

    Agora é acender a vela e torcer.

    ST

  10. FELIPE MELLO: é torcer pra dar certo!
    E pode dar!
    Falta pegada, falta ‘faca na boca’ desse time, que é meio bundão pro meu gosto, embora tenha melhorado depois da entrada do David Brás no time.

  11. Vem aí mais outro planejamento do futebol feito pelo MB mais o Angione que o próximo treinador vai ter que engolir.

    Aí o novo treinador chega e pede a contratação de jogador para mesma posição onde sobra depois a falta de oportunidade para um jogador da base como foi o caso recente do André.

    E aquele famoso olheiro do passado hoje é exercido por empresário de jogador que empurra qualquer tranqueira para jogar no Fluminense.

    E para efeito de lembrança, a Libertadores para o Fluminense começa mês que vem.

    1. Pensem bem, Washington.

      Empresários não empurraram só tranqueiras no Fluminense, não, embora alguns torcedores comecem a rotular alguns jogadores só pelos primeiros jogos dele no time. David Braz era tranqueira.

      Muitos caras bons passaram lá por empréstimo, ou por outra jogada qualquer, mas não ficaram e todos sabemos qual foi a causa principal disso. Mas alguns e que ficaram estão ajudando o Flu, bem ou mal, e não podem ser chamados de inúteis, não. O time está ai no lugar onde Cruzeiro, Vasco, Grêmio, estariam muito felizes se estivessem nele, e apoiado nesses que tantos não gostam.

      Na verdade, precisasse de um orientador mais tarimbado para reconhecer melhor quem pode ajudar de fato, observar a rapaziada mais aguerrida e explicar um bocado de coisas a certos rapazes que se acham cobrões no futebol mas que nem sabem chutar uma bola com o devido cuidado
      14/12/21)
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  12. Felipe Melo chegou. Eu nunca fui com a cara dele, principalmente, por suas entradas desleais, marra excessiva e ser torcedor mulambo declarado. No entanto, é preciso reconhecer que com Danilo Barcelos e cia não chegaremos a lugar algum.

    Espero, sinceramente, que o Flu 2022 seja um time completamente diferente do de 2031. Não deixará nenhuma saudade no meu coração tricolor.

    Continuo observando as movimentações do clube, nesse final de ano. Vamos ver como será o Flu 2022. Não vou criticar sem antes ver o resultado final.

    1. Meu caro Rafael, também pensava do seu jeito, mas acho que o FM pode dar pegada a esse time meio bundão.
      Quem quer ganhar competições importante precisa de um ou dois “fudêncios” no time.
      David Brás é um deles, agora o FM e falta um lá pra frente (tipo Guerrero ex Inter).
      Vamos ver.
      O que não tem remédio remediado está!
      Um abraço

      1. Prezado Pedro, concordo quando você diz que o FM pode dar uma “saculejada” no time. Houve jogos que eu me irritei, profundamente, com a lentidão e falta de vontade dos jogadores. É inegável tb que o cara é vencedor, acabou de ser bi-campeão da Libertadores. Tomara que consiga ajudar o Flu a voltar a ser competitivo.

        Abraço

      1. Se depender do Mario e os remanescentes da Flusócio, não vai sobrar nem a sede de Álvaro Chaves rs. Como diz o Amaury, oremos caro Nando rs !

  13. Como são as coisas…

    Lembro do Mariano quando veio para o Flu. Já jogava direito, nunca foi culpado por resultados ruins, mas era escrachado como todos os laterais que tiveram a desdita de atuar nessa posição no Flu.
    Mas, de escrachado no Flu, foi parar na Europa, jogou num time da primeira divisão espanhola, botou seu troquinho no bolso e, quando não mais se interessaram por ele lá, voltou para ser campeão brasileiro no Atlético e jogando muito bem ainda. Imagino que já deva estar bem para cima dos trinta e alguma coisa. Deus nos livre se o Flu anunciar estar em entendimentos com ele.

    Mas continuo estranhando que a base de Xerém só produza gente de meio-campo e de ataque. Que diabo que zagueiros de área como Edinho Ricardo Gomes não surjam mais por lá, nem mais laterais do tipo Marco Antônio, ou, bem lá atrás , Altair. Lembro de um que substituiu Branco, e que logo chegou à seleção, cujo nome esqueço agora, mas que sumiu rápido também.

    Eu vi dois zagueiros de área num subdesessete, que já devem ser subdesoito agora, jogando o fino, combatendo certo, driblando adversários na defesa com grande segurança, e não tenho a menor ideia dos nomes, ou se estão lá ainda.

    Mas, não é que Felipe Melo chegou mesmo?
    Coitado, já vem com muito mal agouro de alguns analistas e vai ter que se arrebentar para mostrar se valeu a sua contratação. Ele sabe tudo daquela posição, só não poderá jogar no esquema dois volantes com quatro atacantes.
    Só não vale descartar André e Martinelli, e outros jovens que não são de jogar fora.
    (13/12/21)

  14. É que nessa fase não dá para acreditar no diz a

    Se mídia !
    Mas se estão realmente contratando tantos ex-jogadores em atividade, .. sei não, turminha.
    Sei não!
    O time estará repleto de pré-defuntos.
    Quero ver quem carregará os pianos.
    Ops ! Quem carregará os caixões.

    Sequer olham o exemplo do Gremio, logo ali !
    Rumo à segundona, turminha.
    Podem crer.

  15. Futebol brasileiro não vai ter jeito tão cedo.
    Diego Costa levou duas entradas ontem prá lá de desleais após completar o passe, ou seja, sem a bola, duas joelhadas claramente propositais.
    Suportou a primeira mas teve de sair na segunda com poucos minutos de jogo.
    Pois bem, os sábios comentaristas da ESPN, hoje de manhã, disseram que é uma falta de visão contratarem jogador com histórico de contusões, não porque adversários sem caráter (que tem toda a complacência de árbitros e da própria imprensa) visam liquida-los mas porque os jogadores atingidos não se cuidam (sei lá como?) para não desfalcarem seus times nos jogos seguintes.
    É revoltante esse tipo de postura.

  16. Caros,

    Poizé … falta dinheiro ao Fluminense.

    E as contratações especuladas são de jogadores na faixa dos trinta e poucos ( ou trinta e muitos ) anos, com salários de altos como os do Felipe Melo na faixa de R$600mil mensais por dois anos. Aí… falta dinheiro e o coitadinho do presidente é obrigado a “Vender ou Vender”: o Luiz Henrique; o André, o Martinelli, o John Kennedy, etc. etc.
    https://uploads.disquscdn.com/images/f499559619b97fc758a7306484474131793a856b901613542963b2ef6fd43eca.png

    SDs T

  17. Um dos maiores mistérios do futebol atual (talvez o maior desse brasileirão), é conseguir descobrir como q o Grêmio conseguiu ser rebaixado com uma folha salarial absurda, detalhe: recebendo em dia.
    Muitos comentaristas acham q muito se deve (entre vários outros fatores, claro) ao time envelhecido, recheado de merdalhões com mais de 30 anos.
    O Fluminense parece estar seguindo o mesmo caminho… só se ouve falar de contratações de jogadores em final de carreira, por salários absurdos e pior q isso, que quando chegam dificilmente ficam na reserva, e acabam tirando a vaga dos garotos da base.
    * Essa folha é atual , do mês de novembro de 2021.

    https://uploads.disquscdn.com/images/38652eb10d0f70f70fadac99fb8fe2e3b984960cb89ce590dbad5364d116471f.jpg

    1. Creio que os clubes miram nas exceções, como o Hulk, o Zé Roberto, Diego, e outros raros, que passam dos 30 anos ainda muito competitivos, fisica e técnicamente.
      E então, trazem aqueles que sempre foram meio que ‘encostados no barranco’ quando ainda eram jovens, e esperam obter deles o show de empenho, força e velocidade de um Hulk.
      Mas não vão mesmo !!!!

  18. Pois é, né.

    Todo mundo enchendo a bola do Galo, mas não precisava o FDP do árbitro dar pênalti numa bola que passou por baixo do cotovelo do jogador paranaense.
    Espero, e não vai tardar, ver um jogador dar uma trombada séria num miserável de um árbitro desses que marcam tanta besteira hoje, ninguém cobra nada deles, e saem de campo protegidos por policiais ainda. Assim, ganham muita moral.

    Não é fomentar violência; eles é que fazem essa violência e como ditadores porque apalavra deles é a lei e todos morrem de medo deles.

    Mas, os de sempre, estão em êxtase com a vitória do Galo, que fez e aconteceu, mas ninguém lembra que o Flu, mesmo muito mal escalado, até jogando com um a menos, em todas as partidas que fez contra eles não foi colocado na roda. No último jogo, o tricolor acabou em cima dele embora sem muita inspiração.
    Quanto a novo técnico, eu digo que vi muitos times da segunda jogando bem certinhos, e quem sabe se com material um pouco melhor um deles não possa deslanchar no Tricolor?
    (12/12/21)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  19. Li que Cuca é o “sonho de uma noite de verão” do presidente do Flu.
    Fiquei sem entender.
    Lembro-me que em 2009 Cuca foi contratado já no terceiro quarto do Brão, para salvar o Flu que estava quase que rebaixado.
    O técnico revolucionou o futebol do clube e fez o quase milagre de nos salvar da Série B.
    Pois bem, no início de 2010 foi sumariamente despedido.
    Contrataram o Murici, que manteve o trabalho e levou o time a ser Campeão Brasileiro de 2010.
    Pois bem, Murici foi demitido em seguida por apontar falta de estrutura par treinamento.
    Aí, apareceu o PA, empresário tricolor e tomou as rédeas de ‘dar ao Flu um CT digno como reclamara Murici.
    Fez tudo : cessão do terreno, projeto, logística, gestão, implantacao, tudo
    Foi sumariamente demitido do clube.

    Aí eu fico pensando : como é que pessoas são capazes de cometer tamanhos absurdos com quem concretamente ajudou tanto o Flu ?

    E como estas mesmas pessoas não têm vergonha, não tem pudor de ainda “sonhar” com uma das vítimas de tamanha desconsideração, de tanta falta de caráter e hombridade.

    É de chorar.

    1. A sacanagem não foi maior, ou o peso da sacanagem parece menor, porque o time foi campeão em 2010.
      Carlos Alberto Parreira, já disse em entrevista, que ali acontecem coisas difíceis de acreditar. Acredito no Parreira.
      Sendo eu o administrador, Parreira é minha única opção, para gerir o futebol do clube.
      Talvez o “sonho” seja em outro campo.

  20. Não me lembro de ter visto numa final de campeonato (mesmo q apenas no primeiro jogo), um time tão superior ao outro.
    Parecia um jogo entre um time recém campeão e focado, contra um também recém campeão, mas de ressaca.
    Queria q os 2 perdessem, mas não tem como.

  21. Assistindo à final da Copa do Brasil.

    Intervalo : o Galo amassa o Atlhetico, com “”h” e tudo. Vence com 70% de posse de bola e 2×0.
    A diferença de qualidade é abissal.

    E o jogo faz justiça, resgata o futebol pró-ativo e coloca em seu lugar o esquema retranqueiro.
    Não há como ter hegemonia com esquemas do “toma a bola e joga que eu me defendo e contra ataco “.
    Ainda bem que o ataque leva a melhor.

  22. O Marcão é de uma humiltade admirável, notável.

    Pela terceira vez seguida os lorpas, pascácios, que dirigem o Flu começam o trabalho absurdamente fora de foco, notam que o grupo vai dar com os burros n’água e chamam o auxiliar técnico para desenrolar o imbróglio.

    E ele o fez competentemente, deixando o time classificado para a LA.
    Agora, declara (como das vezes anteriores) que prefere retornar à função de mero auxiliar técnico.
    O minimo que qualquer outra pessoa faria, ao se despedir pela terceira vez, seria declarar rotundamente :
    ” Mas, ….. por favor, senhores dirigentes, parem de fazer m*er*da porque hora dessas a casa cai.
    E aí, eu, Marcão, serei responsabilizado pelo desastre “.

    É de chorar !!!!

    Enquanto isso, a duplinha arrulha no sofá verde.

    1. Junto à contribuição que prestaram na esfera desportiva, o Fluminense tem contado com pessoas muito dignas e éticas, das quais destaco Gum e Marcão, profissionais que laboratam sempre visando o bem coletivo, diferentemente dos egocêntricos que se preocupam basicamente com suas promoções pessoais.

    2. Se é humildade, ok, meus sentimentos de respeito a isso.
      Acontece que ele ajudou os lorpas, pascacios, beocios e es**otos, a postergar o futuro do clube.
      Se for assim, por três vezes ele ajudou aqueles anteriormente citados, a tapar o sol com a peneira. Porque para muitos, essa classificação é um título.
      Só que não!
      Fortaleza em 4° e Bragantino em 6°, se classificaram direto à fase de grupos.
      Fluminense vai disputar vaga para entrar fase de grupos. É o equivalente à repescagem para a copa do mundo. O Fluminense não conseguiu, ganhou o que sobrou.
      E o humilde contribuiu pra essa ilusão. Ok, como funcionário do clube talvez ele não tenha opção.
      Digo ilusão, porque nada me leva a crer, que os citados anteriormente, vão fazer algo diferente para termos um time competitivo em 22.

  23. A dupla do sofá disse à impensa que não há pressa para buscar as contratações no mercado. Isso porque
    – segundo eles – há tempo suficiente, pois o Flu só joga a LA na segunda quinzena de fevereiro.

    É de chorar !!!
    Eles ignoram que enquanto arrulham no sofá verde outros dirigentes, mais espertos e ativos, estão tirando do mercado e contratando – diáriamente – oportunidades que poderiam ser do Flu.

    Parece que o lance é relaxar, dormir um pouco nas cadeiras dos estádios e deixar a coisa chegar a um ponto em que tudo tenha que ser feito às pressas e pagando mais caro pelo que restou no mercado.

    É de chorar.

    1. Pois é Amaury. Tudo indica q vai sobrar pro Flu, a ‘rebarba’, os Rhayners e Luccas.
      Estou vendo aqui o duelo ex-patético x ex-pathético. É impressionante a distância q separa o Flu desses 2 times.
      A galinha está anos luz na nossa frente, e o ex-pathético paranaense, embora num patamar inferior à galinha, é muito mais time do q o time sem guerreiros.
      Galinha ganhando vários títulos, só o Nikao do ex-pathético (segundo a reportagem), ganhou 6 títulos nos últimos 6 anos…
      e os fortes comemorando um sétimo lugar como conquista de mundial, com direito à êxtase, vídeos, fogos, plumas e paetês, como gosta um certo ‘verdadeiro’ tricolor.

        1. Ué? Esse é o verdadeiro Amaury ou é um cover? Amaury, me responda por favor, pq tem comentários ‘estranhos’, inclusive um perguntando pra vc mesmo.

    1. Carlos, isso jamais será aprovado. Eles querem o dinheiro do sócio torcedor. Abrindo isso a eleição deixa de ser definida pelo pessoal da piscina, do tênis, dos EO. A grande maioria torcedores de outros clubes. Sem falar que um conselho de 300 pessoas não é viável. Existe algum conselho de administração com 300 pessoas? Não.

      1. E – pior – as atividades sociais, de piscina, tenis e esportes olimpicos só dão gigantesco prejuizo ao clube, ano após ano, comprometendo a situação econômico/financeira do futebol.
        São cronicamente deficitários.

  24. Pois é, né.

    Os muitos saudosistas de eras passadas que citam os cracaços que o Flu podia possuir lá e sofrem querendo ver craques daqueles novamente no clube, vejam que houve hiatos razoáveis nesses anos citados pelo blogueiro. Aqueles times das primeiras ganhariam fácil, fácil deste de hoje, por exemplo, mas ficaram quarenta anos, por aí, sem jogar a Liberta, onde só reinavam Grêmio, Inter, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, e nós só olhando. Até que o time mais esculhambado pela torcida belisca um bi autêntico de participação nela, e, quem sabe, venha o tri no ano que vem. Vá explicar isso, ONI?

    Saber por quais times esses nossos foram eliminados naquelas oportunidades, creio que nem a “Alexia” consegue informar mas vou tentar.

    Mas, sobre “vender” o André, é claro que já há nego de olhos nele, resta saber qual a sua condição contratual, se está começando ou terminando, porque, se aparecer grana forte, é lógico que ele vai voar. Quem sabe o valor da multa dele por uma rescisão que algum clube venha provocar?
    Será que é grana preta? A ver…
    (11/11/21)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. A explicação é muito simples, caro PCA, muita mentira, inveja, e maledicência! Mistura explosiva.
      Veja, contra fatos não tem argumentos, como explicar o fato do Fluminense, cheio de craques, só ter participado da libertadores DUAS vezes no interstício de 25 anos?
      Sabemos que a competição teve início em 1960, os craques do Flu levaram 10 anos para classificar o FLUMINENSE, 1970; depois, precisaram de +15 anos,1985.
      A partir do ano 2000, o Fluminense passou a comparecer um pouquinho +. Já são 6 participações.

      PCA, mudando um pouquinho o tema, acaso vc leu a matéria NetFlu, dando conta que após a reforma do Maracanã, 2013, o público do Fluminense x Chape foi o quarto público acima de 49 mil. Antes, tivemos FlaFlu, Flu x Corinthians e Vitória.

      PCA, não gostaria de fazer comparações, não é diplomático. Contudo, com a sua permissão, e com muita tristeza, informo q o Bahia joga com esse público sempre.
      Ah! Tem um detalhe: no Fla Flu e Flu Corinthians temos que considerar a colaboração dos torcedores mulambos e curicas. Né não?
      PCA, lembra o tamanho da bola que o Martineli jogou no ano passado? Detalhe: não teve contusão séria! Cadê a bola do Martineli, PCA?
      PCA, quem joga no meio de campo tem que fazer gol, tem que pegar rebote, acertar chutes no gol, obrigar o goleiro trabalhar, tem que municiar os companheiros. Oxalá, em 2022, ficando no Flu, os nossos André e Martineli arrebentem nesses fundamentos. Né não?
      Em tempo: nós, eu e vc (licença poética kkk) que já batemos uma bolinha, sabemos q a recuperação de púbis e distensão grau lll é muito difícil curar. Pior para o nosso Caio Paulista, lesão grau III, rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.
      Aí, a turminha que nunca calçou chuteira deita falação. Né não?

  25. Pelo que se lê por aí a escolha do técnico do Flu para 2022 está entre o Renato Gaúcho e o Abel.
    O Renato é pra frente, arrojado, futebol ativo, proponente do jogo com agressivo.
    O Abel é mais contido, defensivo, futebol reativo, agindo em contra-ataques bem treinados e eficazes.

    A escolha indicará perfeitamente as intenções da gestão do Flu para com o futebol em 2022.

    Meu palpite – mero palpite – é que a coisa anda mais para o lado do Renato e que isso ainda não veio a público porque o time estava disputando as importantes rodadas finais do Brão.

    Se isso tudo é fato, certamente ambos os candidatos estão sendo consultados a respeito dos nomes de reforços que estão sendo negociados.
    Ninguém seria louco de contratar sem a opinião do futuro técnico.

    1. Amaury,

      Acho muito difícil o Renato Gaúcho ser contratado devido a sua amizade com Celso Barros.

      Fato é que não virá treinador competente estrangeiro e sim, um brasileiro que aceite que a escalação do time seja feita pelo uram e pelo lacrador.

      ST

    2. Amaury, nenhum dos dois tem um trabalho recente tão bom, que os tornem opção, para um time que precisa de boa qualidade nos treinamentos.
      Eu não contrataria nenhum dos dois.

  26. Contratar Felipe Melo, o encrenqueiro, significa venda do André a caminho.
    O FM não tem condição de mandar o André pro banco, então manda ora fora do clube.
    Uma desgraça essa administração!
    E o Marcão? Ele já disse que não quer ser efetivado como técnico.
    Faz bem! Eu também não o quero. Muito fraco!
    Mas quem pro seu lugar?
    Não faço a menor ideia mas suponho que seja o Dorival.
    Já está meio ultrapassado, faz tempo que não dirige um time.
    A se confirmar, será um pote de ouro ou um pinico de m**da?
    A ver!

    1. Pois é, Pedro.
      Eu notei até times da segunda jogando certinho, bem arrumados, e o ideal, penso eu, seria procurar um treinador desses, bater papo com ele e saber seus métodos.
      Pra nem falar dos que foram vistos no América, Ceará, Fortaleza, etc, e outros que se houveram muito bem. Técnico de nome não vejo muitos assim de se confiar totalmente.
      (11/11/21)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    2. Pedro, muita gente defendendo a contratação do FM 38 porque é “cascudo”. Como falei em outro post, cascudo e besouro e barata. Se ele é tão bom assim, porque o parmera não renovou com ele? Ele não iria querer jogar o mundial Inter clubes? Parmera se livrou do encosto e o presidente lacrador, que olha só para impacto em nomes, vide o valor oferecido para o Daniel “calcinha e salto alto” Alves. Agora falam de Rafinha e Ricardo Goulart. O ffc precisa de técnico, comprometimento, TREINO, muito TREINO e uma mentalidade vencedora. Coisa que com o Mário Arco-íris 🌈, o presidente cheerleader de vestiário, nós não veremos. Que o João de Deus, que teve um trabalho hercúleo, tenha o “contrato” renovado tb.

      1. O primeiro e principal contratado, deve ser o João de Deus, para ele “iluminar” a cabeça de bagre e**rota, dessa administração.

  27. No ano passado, disse aqui que seria melhor termos entrado do grupo de classificação do que no grupo direto para disputar a Lib 2021.
    Não tínhamos time para ir longe como não fomos.
    Agora estamos no grupo de classificação como eu desejava.
    Muito melhor! Vamos reaprender a jogar Lib com times menos competitivos e difíceis, ganhando corpo e consistência para pegarmos os grandes na sequência!
    Mais humildade, menos pretensão!
    A ver!

    1. Concordo inteiramente.
      Até mesmo como teste para avaliar as reais condições de disputarmos a fase de grupo como candidatos ao título .
      Se o time não prestar …. melhor que saia logo da disputa, penso eu.

    2. Pedro, olhando pra essa libertadores de 21, vi que o Fluminense não chegou à semi, por absoluta ignorância daquele que “não era treinador”.
      O grande adversário do Fluminense foi o River, que não imprimiu temor.
      Então, o time poderia chegar à final, o adversário da semi, seria o urubu que treme contra o Fluminense. A pedreira seria o porco 🐷.
      O que estou dizendo é: o elenco não é ruim, péssimos são os últimos “não treinadores” que estiveram no clube. E novamente dependendo de quem seja o “escolhido”, o caminho pode ser mais curto que em 22. Na prática, o elenco não vai mudar tanto. O próximo “escolhido” vai treinar um time para dois jogos. Se não conseguir, acabou a libertadores. A humildade começa em admitir, e entender, que o elenco precisa de muito treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *