Tricolor até debaixo d’água

Nem era preciso jogar. Um Fla-Flu agendado para data tão próxima de um 25 de junho, dia histórico na vida de qualquer tricolor, não daria outra coisa senão vitória do Fluminense. O menino Richarlison desencantou e fez a alegria da mais doce e iluminada torcida do mundo, especialmente a presente à Arena das Dunas, em Natal, terceira cidade só neste ano a receber o clássico, também disputado em São Paulo e Brasília.

A vitória manteve também uma tendência que vem desde 2010, ano da conquista do tricampeonato brasileiro – a de o Tricolor triunfar no Fla-Flu do primeiro turno (3 a 2, em 2015; 2 a 0, em 2014; 1 a 0, em 2012; e 2 a 1, em 2010). Em 2012, ano do tetra, o Flu ganhou também no returno, 1 a 0.

De quebra, mantém os 100% de aproveitamento em clássicos neste Brasileiro, já que havia ganhado do Botafogo na quarta rodada, 1 a 0. O Fluminense, por sinal, completou a tríade contra os tradicionais rivais na competição, porque havia vencido também o Vasco na 33ª rodada da edição passada, 1 a 0.

Tal como em 1995, o jogo começou sob chuva forte, sugerindo que a partida seria disputada com intensidade de parte a parte. Mas ao contrário daquele, em que foi absoluto, esmagador, soberano, neste o Fluminense esqueceu de entrar em campo no primeiro tempo.

O Flamengo, animado com seus recentes resultados, não soube aproveitar. Principalmente pelo lado de Giovanni, que, sem cobertura de Henrique, se transformou numa avenida ao Pará. Nem mesmo Maranhão, na frente, colaborou. Atuasse como um ponta, acabaria por segurar um pouco as investidas do lateral rubro-negro.

NatalNo Fla-Flu, quem mais se destacou foi o contestado Wellington Silva, com uma atuação segura e até heroica, por ter salvado quase sobre a linha do gol uma bola que só pararia no fundo da rede.

Pouco importa que os gols tricolores tenham sido ocasionados de erros individuais do Flamengo. William Arão e Rafael Vaz entregaram o ouro em lances que decidiram o clássico. Num esporte cujo objetivo é transpor a meta do goleiro adversário, o Fluminense teve o mérito de aproveitá-los.

O Fla-Flu de Natal foi o Fla-Flu da emoção do menino Richarlison (19), que marcou seu primeiro gol com a camisa do Fluminense. Um toque de pureza num meio marcado pela truculência e pela famosa Lei de Gérson.

Bonito.

***

BravoQuem assistiu à decisão da Copa América, vencida outra vez pela seleção chilena (2015/2016), viu como é bom contar com um goleiro como C. Bravo no time. Com 1,85m, nem tem tamanho ideal para um camisa 1, mas Bravo compensa tudo com técnica, bom posicionamento e elasticidade, sob a trave e fora dela. Contra a Argentina, deixou sua meta diversas vezes para fazer interceptações seguras em bolas alçadas em sua área – algumas quase na meia-lua.

Astuto e interessado, o também goleiro do Barcelona é daqueles que efetivamente pulam para chegar, é intenso, participativo. Comparar Cavalieri a Bravo é como comparar jabuti a lebre. Um abismo os separa.

O camisa 12 do Fluminense, de tão irregular, já desperta medo entre os torcedores. Chegou àquele estágio em que temem qualquer chute desferido contra sua meta, por não lhe terem qualquer confiança. Contra o Fla, no gol de Guerrero, poderia ter evitado o rebote, se seguisse o que recomenda o almanaque de um atleta de sua posição – jamais espalmar para a frente.

Cava, no quadro atual, nem para reserva tem serventia. Sem um pingo de exagero.

***

Encante-se!

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.

214 thoughts on “Tricolor até debaixo d’água

  1. STT.
    O primeiro tempo do jogo entre Flamengo e Fluminense é o reflexo de como o time joga, sem padrão de jogo, triangulações, jogadas agudas, chutes certeiros a gol, enfim, um bando em campo. Eu tenho a impressão ou é ilusão de ótica, os nossos jogadores do meio campo para frente atuam de costas para o gol adversário. A bola quando ultrapassa a linha divisória, todos ficam olhando para a ela, ninguém se desloca para frente pra receber uma bola lançada, como não tem a quem passar, a bola retorna para a defesa. Ganhamos alguns jogos, diferente do que alguns falam, nosso elenco é bom, alguns jogadores se destacam e fazem gols em jogadas individuais. O técnico que é ruim demais. Falam que se dispensar o técnico vai contratar quem? Além de bons jogadores, na América do Sul existe bons técnicos também. Aguardemos o que vem por aí.
    Saudações Tricolores.

    1. Só o Tite é melhor do o Levir.
      O Flu está a 3 pontos do G4 jogando sempre fora e sem tempo para treinar.
      Este ano eu já disse que o que vier é lucro. ano que vem num ao menos turbulento, com o Maracanã e com o Levir com mais tempo de clube op Flu vai se favorito a conquistar de títulos.

      1. Os jogos que eu assisto do Fluminense, são de uma dimensão diferente da sua. Com um bom técnico, o Fluminense seria líder do Campeonato Brasileiro. Um técnico bom, barraria o goleiro, mais dois ou três. Um técnico bom, jamais tiraria seu único meia armador para colocar um atacante, quem vai armar a jogada para o atacante fazer o gol? Um bom técnico, não improvisaria um lateral direito para a lateral esquerda, tendo um lateral esquerdo (Ayrton) assíduo frequentador das seleções de Base. Um técnico bom, jamais faria substituições equivocadas. Um técnico bom colocaria o Pedro e o Richarlison para jogarem juntos no ataque. Isso tudo na minha dimensão.
        Abraços Tricolores.

  2. Boa noite a todos, e principalmente ao Garcez. Ganhar do flaymeigo, jogando bem, mal, com 8 vale a pena. Agora não sabia que o Grupo Roupa Nova são todos tricolores, já gostava deles e agora virei fã de carteirinha. Abç e SAUDAÇÕES TRETRACAMPEÃO TRICOLORES.

  3. Não foi falha!

    Foi jogada de futevolei,
    o Gum levantou pro Guerrero e saiu tudo conforme o treino que sempre fazem, lá na Barra.

    p.s. falha mesmo foi da lavadeira, que bateu roupa de novo.
    #vazacava

  4. Impressão minha ou a tricolada tá comemorando essa vitória pra cima do “flavela”, com festival de gols bizarros, como se fosse um título? Aliás, precisou até de um ex-cruzmaltino pra dar uma forcinha, senão…….!C.R.V.G

    1. Impressão. Aqui não é Vasco. Nós não temos medo do Flamengo que nem vocês, afinal, praticamente fundamos ele. Até em finais somos muito melhores.

      Cara, pela fase que o Fluminense vinha atravessando, foi uma vitória muito importante e que tem ser valorizada! Os tricolores estão cientes de que o time precisa de reforços e que os jogadores não tiveram uma atuação esplendorosa.

      Mais três pontos na conta, para sua tristeza, Série B.

  5. Ganhar do Flamerda é um prazer quase sexual!

    Já que não sabemos construir e fazer gols — esse é o problema do time — nada melhor do que contar com os jogadores do adversário!

    E o Levir Culpa não resiste! Quando a gente se distrai, ele põe o merda do Oswaldo no time!!
    Puta que o pariu! Aquela tentativa de pedalada em cima de dois jogadores do Flamengo foi a cena mais patética que eu já vi num jogo de futebol.

    Ainda não estou convencido de que o Maranhão é pior do que o Oswaldo. Acho que não é. Devemos observá-lo mais vezes em campo. Hoje não foi bem, mas tem qualidades!

    Os mulambos devem estar putos da vida de terem perdido o jogo com dois gols feitos por eles próprios.

    Boa semana pra todos

    1. Rapaz,
      Pensei a mesma coisa a respeito das pedaladas.
      Que coisa mais patética, nenhuma objetividade e nenhuma intimidade com a bola.
      Faltam 31 pontos, estamos quase lá.

  6. OH, DÚVIDA CRUEL!! EM QUEM ACREDITAR??
    A vitória por 2 a 1 do Fluminense sobre o Flamengo anima, mas não sobe à cabeça de Levir Culpi. O técnico, que perdeu jogadores de peso durante a temporada como Gerson, Fred, Diego Souza e está em vias de ver Marlon também sair, gostaria de receber também reforços do mesmo quilate. O treinador já vem conversando com a diretoria e, realista, admite respeitar as limitações que o clube possa ter na hora de contratar.
    – Isso é relativo. Se analisar de um lado, depende do resultado do time. Se considerar Gerson, Fred, Diego Souza, Marlon. São atletas que, se considerar o peso, são ótimos, mas tudo vai de acordo com o resultado. Pode às vezes conseguir um equilíbrio do time com jogadores menos conhecidos. Se o resultado for ruim, não se consegue manter o aspecto psicológico de todos. Queremos reforços, mas temos de levar em consideração todos os aspectos, as possibilidades do clube. Estamos conversando com diretoria, com todos, jantamos na casa do Peter semana passada e analisamos nomes, desempenho do time. Vamos ver – disse.

    Julio Cesar/Torcedor Tricolor/RJ
    26 de junho de 2016 às 17:33
    Caros,
    Realmente, assim tem muito espaço para melhorar.
    Melhorar do goleiro ao ataque.

    ST

    1. Que mau humor é esse, Mundin?

      O Fluzão ganhou.
      E o Richarlyson jogou só 12 minutos e fez o gol da vitoria

      enquanto lá em Minas teve centroavante que jogou os 90 e não fez nenhum.

      1. Gui, mau humor, depois de ganhar do mulambo. Vc, tá de brincadeira. Mas, vc tá liberado. Gui, eu tenho lido tantas teses a respeito do FFC, que as vezes fico com dúvida. Lá em BH, bateu no goleiro e na trave e foi para fora. Mas, o Homem tá sempre guardando umas nas redes. E, só pra contrariar está na nossa frente. Liga não tem muito campeonato ainda. Contra o São Paulo, vamos enfim jogar bem e ganhar + 3 pontinhos.

    2. Só agora que eu vi, Mundin

      o Diego Souza fez um golaço, só pode ter sido em homenagem aquele cara que sacaneou ele no Fluzão,
      o estilo de voleio foi o mesmo, justa homenagem às conetes, voce gostou Mundin?

      1. Sim. Tá vendo, vc ficou bravo quando ele fez aquele estrago na nossa defesa! Naquele momento estávamos invictos. Lembra?

    3. Onivaldo,

      É impressão minha ou você agora, de tão empolgado em seguir e questionar, já está vinculando comentários meus a texto que nada tem a ver com o que eu disse?

      Aliás, apenas parodiei o que disse o Levir, ao afirmar que tínhamos espaço para melhorar, ao contrário de outros, que já estariam próximos do máximo de rendimento.

      Onivaldo, estou cansando de ficar interpretando para você. Eu sei que você, com mais boa vontade com o seu colega de torcida, consegue chegar a mesma conclusão.

      Normalmente eu digito no telefone, o que me dá um trabalho danado e ainda há erros de digitação. Faz uma forcinha aí.

      Vlw!!!

      ST

      1. Ok. Caro Júlio! Entendido. Afinal, buscamos os mesmos objetivos. Aceite as devidas escusas desconhecia a sua trabalheira. ST

  7. Caros,

    Ninguém é insubstituível, mas Gum e Cavallieri merecem respeito e consideração também. O primeiro é o último remanescente do verdadeiro “Time de Guerreiros” e foi bicampeão brasileiro, já o segundo foi fundamental na campanha de 2012. Podem ir para a reserva? Claro, podem sim, mas respeitando os caras.

    SDs Tricolores

  8. Caros,

    Ganhar Fla x Flu é sempre bom, mas falta muita coisa ainda. Espero que o Richarlison esteja em condições de jogo para quarta, pois para mim é titular no lugar deste Maranhão, que é omisso ou então tímido demais. Já o Pedro deveria ser testado no lugar de Magno Alves que só conclui pro alto e forte: quando acerta estufa a rede, mas quando não acerta (o que acontece na maioria das vezes) …

    Giovanni é horroroso, não dá nem para reserva. O estabanado na outra lateral também é mais problema que solução. Por fim o Cicero, displicente demais, merecia um banco. Deveria se tentar o Robert ou mesmo o Daniel.

    Ainda não dá para confiar neste time: os gols foram mais falhas deles do que méritos próprios, mas dar uma subidinha na tabela é sempre bom.

    SDs Tricolores

  9. Que maravilha, vencemos!
    Apesar da detestável presença de Cavaliere e Gum, os dois últimos remanescentes do vergonhoso rebaixamento no campo, o ano negro de 2013,

  10. E só pra desopilar. O Rafael Vaz, quando era do vassscaído cansou de sapecar o MULAMBO. Foi contratado tipo assim: já que não posso contigo vou me associar a ti…kkkkkkkkkkkkkkkk agora, o ex-vassssscaído lasssscou o urubu de novo: tremeu e entregou pro FLUZÃO…KKKKKKKKKKKKK

  11. Nem vou analisar jogador por jogador, senão…..rsrsrs é sofrência. Pra mim, o que importa é ganhar do MULAMBO DA GLOBO. Nem que seja de gol contra, de entregada, de meio gol, de gol de barriga….kkkkkkkkkkkk o importante é ver essa imundície levar taca….

    Valeu Richarlison! Valeu garoto, e que venham muitos outros gols, inclusive contra a mulambada…

  12. Hola tricolores,
    João hoje vale o seu título a força do escudo, pois foi com ele que vencemos o clássico, com sorte e com a força de nossa grande camisa . E diante das cores que traduzem tradição, todos tremen.
    ST

  13. Primeiro tempo horroroso, segundo tempo bem melhor….

    Cavaliere, Giovani podem ir embora.
    Cícero deve ser ligado na tomada.
    Scarpa precisa de aconselhamento.

    Mas conseguimos os 3 pontos em cima dos urubus, foi o mais importante.

    Vamos Levir, vamos arrumar este time que dá para dar trabalho neste campeonato!

    ST

    1. Mas, apesar das chuvas, trovoadas furacônicas, estamos a exatos três pontos da G4 e outros três da liderança.

      Com seis pontinhos ……. rumo à glória, turminha.

      Fomos perfeitos ? Claro que não ! Há o que melhorar ? Claro que sim ! l

      Então, imaginem quando isso acontecer, uma vez que estamos quase chegando lá com todo o tipo de torcida contra, de sabotagem, de sacanagem, etc., etc., etc. Navegando com vários rombos no casco, fruto de ‘torpedos amigos’.

      Sabem por que ?
      Porque ‘isso’ se chama F-L-U-M-I-N-E-N-S-E !!!!!!!!!!

      E esta ciranda quem me deu foi Lia,
      que mora na Ilha de Itamaracá
      Lá, la, raiá !!!!!

    2. Exatamente isto.
      Feliz com a vitória, principalmente contra o Flamengo, com os três pontos e portanto faltando só 31 para acabarmos o ano.
      Com o futebol apresentado, continua tudo na mesma, toque pro lado, vira para nosso campo e devolve pro zagueiro.
      Jogo dos três erros e felizmente dois foram deles.
      De bom, além da vitória é claro, pela primeira vez o Levir fez as substituições corretas e não colocou o Cicero de centroavante.
      Vai Maranhão, vai Maranhão, vai pra PQP.

    1. Veja o lance com calma, André. Se possível no go>pause>go.
      Gum vai na cobertura.
      Bloqueia o chute do atacante.
      A bola sobra na entrada da grande área.
      Para um adversário livre, sem marcação.l
      Apesar de termos C-I-N-C-O defensores nas imediações, ‘apreciando’ o lance.
      O cara chuta.
      Nosso ‘Totó’ (que faltou a esta aula) rebate para a frente.
      Gum, outra vez, estava no lance.
      Mas não esperava que o Totó fizesse aquela lambança.
      E não teve tempo para mais do que aquilo, com a bola arremessada pelo Totó em sua direção.
      Moral da história : Gum foi quem errou ?
      Arrisco-me a dizer que ele foi o único que tentou de todas as formas evitar o gol.
      Hoje, rendo homenagens a ele – Gum.
      Teve atuação próxima da perfeição.

      1. Amaury, considero que o ciclo do Gum já acabou há muito tempo, mas também acho que ele não foi culpado nesse gol deles. Os verdadeiros responsáveis foram Henrique e Cavalieri. Vou explicar o porquê: O primeiro, foi dar um bote de primeira no jogador do Flamengo, sem necessidade, e mais uma vez, errou, então, deixou um buraco na zaga e não conseguiu voltar para marcar, devido a sua limitação física. O lance se originou por ali. O segundo, espalmou para dentro da pequena área, fazendo com que a bola ficasse na frente do Guerrero, que é um atacante matador. Um goleiro com tanta experiência não poderia ter cometido uma falha tão bisonha. Quase todo jogo o Cavalieri está falhando. De todos os jogadores, é o que mais precisa ser barrado. Enquanto o Gum, como você falou, não esperava que aquilo fosse acontecer (ninguém esperava), aí não teve tempo de pensar direito e acabou errando. Os defensores além de terem que se preocupar com suas funções, também estão jogando inseguros com o goleiro que temos.

        1. Entendo, Bruno.
          Porém, note que a antecipação é uma característica do Henrique.
          A gente assiste com satisfação quando dá certo. E isso tem acontecido muitas vezes nos jogos.
          Entretanto, quando dá errado creio que deveríamos ter um ‘sobra’ aguardando para matar o lance.
          E nos três últimos jogos ele não tem dado sorte nisso !

          1. Se o Henrique fosse um zagueiro rápido e leve, seria raro de ver ele falhando com essa característica. Acho esse cara lento, muito pesado e que continua mal fisicamente. Às vezes, chega a ser afobado, mesmo sendo experiente e com convocações para a Seleção Brasileira no currículo. Não era nem para ele estar ali naquele lance do gol do Flamengo. Giovanni, Douglas e Edson que deveriam estar marcando. Não precisava ter ficado longe de sua área para ter marcado apenas um jogador que não estava dando perigo. Ele se precipitou. Sinceramente, não tenho visto o Henrique se antecipar com tanto êxito assim nos jogos. De qualquer maneira, não há necessidade de fazer essa antecipação o tempo inteiro, pois um errinho de um zagueiro pode ser fatal, vide o que sofreu Rafael Vaz nessa partida de hoje. Para mim, não vale os 450 mil, Amaury.

          2. Amaury, agora é a minha vez de dizer: admirável demonstração de coerência caro Amaury. Em tempo: sendo justo o W. Silva, se recuperou, e salvou o gol do mulambo, importante destacar.

  14. Levir está TIRANDO LEITE DE PEDRA desse elenco!!! Se ele for demitido será pior, pois não tem ninguém para substituí-lo. O cara tem estrela, é sortudo igual o Abel. Os implicantes e admiradores excessivos do Fred terão que aturá-lo por mais um tempo. São 25 jogos e apenas 5 derrotas.

    Que vitória! Mais um jogo para se ter um ataque cardíaco. Meu Deus! Vibrei muito com o gol do Richarlison, coitado, ele merecia. Teve frieza, raça e categoria no lance. Tomara que não fique muito tempo lesionado. Se os jogadores tivessem a raça que ele e o Marcos Júnior têm, não teríamos perdido tantos pontos.

    Cavalieri, Gum, Henrique, Giovanni e Cícero não possuem condições técnicas e físicas para ser titulares. Banco para eles!

    E o presidente não contrata de jeito nenhum. Cadê os reforços? Fluminense precisa URGENTE de jogadores que tenham qualidade!

    1. Nobre Bruno, muito bem colocado. Se tivessem jogado com um pouquinho mais de velocidade no segundo tempo teríamos vencido com menos dificuldade.
      Agora, as contratações devem vir depois do CT e do novo clube europeu.
      ST

      1. Agradeço, estimado Andrei. Realmente se o time tivesse mais velocidade no segundo tempo teria vencido sem dificuldade. Os jogadores também pecaram nas finalizações, mais uma vez. Levir tem que corrigir esses erros bobos.

        Enfim, os três pontos vieram e comemorei muito! Era um jogo muito difícil. Primeira vez que o Flu e o Fla se enfrentam no Rio Grande do Norte e só poderia dar vitória de quem? Fluminense, é óbvio. O nosso clube está sempre provando que é pioneiro. Fluminense foi Fluminense, como disse o Amaury num comentário acima, nós ganhamos pela camisa.

    2. Bruno,

      Até para que os contratados não tenham que entrar na equipe em pleno sufoco.

      ST

      1. Justamente, Julio. Se os reforços pegarem o time numa boa fase, estarão confiantes e vão embalar. Eles precisam ser contratados o mais rápido possível, pois até se adaptarem e pegarem entrosamento, demora.

  15. Não tenho a menor dúvida: este Giovani é uma das maiores desgraças da centenária história do Fluminense.
    Scarpa pode pegar o mesmo vôo do Gérson, pois o futebol está o mesmo…..

    Mas o time está tão ruim hoje que é capaz até de vencer….

    Vamos torcer

    ST

  16. No intervalo faço algumas observações:
    Os melhores jogadores do Mulambo foram Giovanni, Scarpa e Maranhão. O Giovanni foi aquilo que todos nós sabemos, ridículo. Com relação ao Scarpa, só quem frequenta o clube pode saber alguma coisa, de longe parece que algo de muito grave ocorre, mas se ele tornou-se um peso morto, nós temos o Gum para fazer os lançamentos, QUA! QUA! QUA!. O Maranhão bem que podia ir, de trem, para São Luiz, é pertinho.

  17. Tem que torcer muito…
    Começando com Giovani e Maranhão….
    E Cavaliere no gol.

    Maioria flamenguista…,

    Vamos torcer pelos 3 pontos.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *