Cabalístico, histórico e fundamental

Estava escrito há seis mil anos que o primeiro Fla-Flu de 21 do século 21 seria tricolor.

Porque assim tinha que ser, tantas eram as combinações cabalísticas reunidas em torno do clássico inaugural da nova década, disputado logo no Dia de Reis.

Ou de Rei – do Rio, como se autointitulou Renato Gaúcho, herói da conquista do inesquecível título estadual de 1995, embora na súmula o gol tenha sido anotado para Ailton, à beira do campo neste 6 de janeiro, em substituição à Marcão, com Covid-19.

Na data que marca o fim das celebrações natalinas, o Tricolor, muito apropriadamente, vestiu o branco da paz.

Escolha idêntica fez o treinador adversário, Rogério Ceni, que tal como o clube que ora dirige, tem o Fluminense como uma pedra monumental em seu caminho, inúmeros foram os reveses na carreira, e quase sempre dispondo de melhor elenco, como na Libertadores de 2008.

O Fluminense não dá trégua ao Fla nem quando seu tradicional adversário, atual campeão brasileiro e da Libertadores, vive seu mais iluminado período de conquistas dos últimos 40 anos.

Mesmo com a dupla atravessando momentos financeiros muito desiguais, que acaba por refletir na formação de elencos díspares, o Flu, como na Taça Rio passada, tem invariavelmente dado voltas olímpicas em decisões contra o Fla.

A começar pela Taça Guanabara de 2017, pedra fundamental da mais recente escrita do Clássico das Multidões: o primeiro sorriso do ano é tricolor.

Desde então, goleada, como o 4 a 0 de 2018, eliminação aos 47, em 2019, e triunfo com gol de calcanhar, ano passado, tem sido o repertório da alegria dos torcedores do Fluminense.

Que sabiam, no íntimo, que Gravatinha estaria presente, nesta vitória de virada aos 47, pelo Nacional.

Como estariam também João de Deus, a mística do clássico e o acaso.

Que escalou Ailton, autor oficial do 28º título estadual do clube.

A propósito, qual era mesmo o número da rodada deste Fla-Flu?

***
De Djanira da Motta e Silva, esta pintura – aqui, propositalmente, usada em duplo sentido – ilustrou o Terno e Gravatinha enquanto o texto não ia ao ar.

Animada e arejada, traz esperança e alto-astral, como a vitória tricolor no Fla-Flu.

E sorte, como se vê.

Tanta, que a coluna decidiu mantê-la, nesta que é a primeira postagem da década de 2020.

Que ela seja ótima a você, estimado(a) leitor(a)!

E, claro, também ao nosso querido Flu.

Vamos com tudo!

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

244 thoughts on “Cabalístico, histórico e fundamental

  1. Cadê a torcidinha BUNDALELÊ?
    Quinta-feira, já passa das 10:00h, e, apenas 41 comentários?
    Vamos lá pessoal… não deixem o chorão sozinho, tá muito desconfortável… não sabe como agir… já atacou de João de Deus; esculhambou a defesa; timidamente elogiou o Marcos Felipe.
    Oh coitado, tá perdidinho da Silva.
    Chorão, enxugue suas lágrimas, engula o choro, e, aprenda que futebol é para qualquer pessoa, basta gostar.
    Todavia, ser ‘verdadeiro’ Torcedor do Fluminense, exige-se algo mais, o cabra tem que ser forte!
    Menino chorão, maledicente, Não.
    Aqui é Fluminense kkkk
    Chuppppaaaaa mulambada!

  2. STT.

    Muriel foi barrado e o Marcos Felipe demonstrou o porque. Nenê foi barrado e o time mostrou que deveria já ter acontecido a mais tempo. Agora falta barrar o Yuri e o Hudson, André e Martinelli já! Como tinha falado antes, o Fluminense tem um bom time, com condições de obter uma vaga para a Libertadores, basta fazerem as mudanças necessárias.

    Saudações Tricolores.

    1. Como assim, Juarez?

      Você está falando sério ao dizer “agora falta barrar o Yuri e o Hudson , André e Martinelli já”?
      Ora, todos os quatro de uma tacada só? rsrsrs

      Mas esse negócio de barrado soa muito espalhafatoso dentro de um elenco, pois a mídia grita que “fulano foi barrado” como se isso significasse o fim de um jogador num time.
      Mas os jogadores sabem como é a coisa num ambiente desses, nego sabe quando está meio arriado e tem que dar um tempinho, e nenhum fica querendo brigar com colegas e com técnico por isso. Acho a valorização disso uma bobagem, porque o barrado do início do jogo pode ser o herói que volta aos vinte do segundo tempo que faz o gol da vitória do time.

      E vou dizer uma coisa lógica que todos sabem. Nenê, para jogar o tempo todo, não dá mais, mas se ele estivesse no banco e entrasse naquela metade do segundo tempo, poderia ter saído mais gols. Ideia minha somente.
      (07/01/20)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. Não PCA!

        Barrar os dois volantes de contenção Yuri e Hudson e colocar os André e Martinelli. Mais qualidade na saída de bola, na transição da defesa para o ataque.

        Abraços.

  3. Por mais que não encontremos explicação para o que aconteceu ontem, na verdade há uma bem aceitável…
    A vitória foi do Papa tricolor.
    Quem visse os melhores momentos, diria que o resultado final foi framengo 4×2 Flu, tantas foram as chances desperdiçadas pelo time da CBF.
    No primeiro tempo parecia framengo x Oeste, tamanho ‘massacre’.

    Ganhar fra-Flu é melhor que marisco com limão, mas deveria ser uma rotina… hj em dia se tornou uma façanha, graças à ‘verdadeiros tricolores’ (de araque), que acostumaram o time com a mediocridade
    A Benção João de Deus!

    p.s.: o Fluminense entregou o título ao time do descontrolado, destemperado e cientista professor Pardal. Ontem mais um show de descontrole do sujeito, um verdadeiro fanfarrão. Que pelo menos, não devolva o título ao framerda. Assim como há pouca explicação para a posição do Flu, é praticamente inexplicável o primeiro lugar do São Paulo.

    1. Kkkk O amiguinho Nando pirou de vez!
      Ficava no blog, exigindo veementemente cobranças aos jogadores, treinador, dirigentes!
      E agora, kkk tá criticando o líder do campeonato, pode isso, PCA?
      Kkk O amiguinho Nando não sabe o que diz/escreve. ( Não chega a ser novidade) kkk
      Esqueceu que ficava torcendo para o MB ser presidente do Fluminense, e agora…kkk fica esculhambando o MB. Oh, céus! Oh, Deus! Oh vida!
      Nando, aqui é Fluminense!
      Para ser ‘verdadeiro’ Torcedor Tricolor, exige-se o pré-requisito…o cabra tem que ser forte!
      Menino amarelo, mimado, mijão, chorão não pode ser Torcedor do Fluzão!
      Aqui é Fluminense!!
      O sistema é bruto!!
      Chuppppaaaaa mulambada!
      Oh, amiguinho Nando, prepara a moqueca de rabo aberto, com muita pimenta, pois, eu, e o meu convidado PCA, vamos para Saquarema comer o seu rabo aberto!
      Se, vamos!
      Vamos, sim!
      Neeeennnnssseeee!

    2. Ora, “profeta do caos”!
      Você já perdeu a validade há tempos e esses três parágrafos ocos aí mostram como é o seu cérebro quando se vê diante de uma vitória do time que diz ser torcedor.
      Essa “Bênção, João de Deus”, você deve pedi-la ao de Goiás com quem você se consultavam muito. ahahahahah
      (07/01/21)
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Que grande noite do goleiro Marcos Felipe. Fez duas defesas que valeram por gols. É muito mais seguro que o instável Muriel, e sai bem do gol nas bolas cruzadas na área. Ainda precisa melhorar o seu jogo com os pés, mas nada que os treinamentos e os jogos não ajudem. Por mim, será titular esse ano com todo o mérito.

    Outro que é incansável e sempre joga com muita raça é o Yago. Jogador batalhador e indispensável para o time. Não sei como anda a situação contratual dele, mas espero que o presidente MB, que vive perdendo jogadores importantes, por não saber negociar de forma correta, renove logo e para ontem !

    1. Taí um grande problema que o Fluminense tem que é o Yago começar a se destacar e se ele receber uma proposta financeira vantajosa sai como tem acontecido nos últimos tempos.

      Parece que aquele sentimento do jogador sentir prazer de estar jogando num time grande inexiste muitas das vezes em se tratando de Fluminense.

      Por isso Rafael, estamos vendo essa garotada sair facilmente onde é o Fluminense quem leva na cabeça quando não recupera o investimento feito na carreira desses jovens.

      Não se pode tirar a responsabilidade dos dirigentes que deixam acontecer esses fatos e ficam coniventes diante desses casos.

      ST.

      1. Pois é, Washington. Infelizmente, virou coisa normal ver os nossos principais destaques saírem do clube e com muita facilidade. O Yago é hoje um dos nossos principais jogadores. Quando ele não joga, é notório que o time sente a sua ausência. Não é craque, mas compensa com muita raça e disposição. O presidente MB não pode dormir no ponto (sua dose de erros já chegou ao limite). Tem que propor a renovação já, imediatamente. O grande problema é a parte financeira (como sempre) e a falta de um projeto realmente sedutor, que faça o jogador querer permanecer. Vamos torcer para um final feliz, dessa vez.

        ST

    2. Pois é Rafael, será que o Yago será mais um Allan ou Caio Henrique? Chega, se destaca e depois o clube não consegue manter para a próxima temporada?!

      ST

      1. O Yago é jogador do mesmo empresário do Evanilson, tá emprestado, se o Fluminense tiver grana e interesse fica no clube.
        Mas, relaxe, é nosso velho conhecido, se balançar quaisquer galho em Xerém, vai cair um monte.

      2. Espero, sinceramente, que não, Jotabê. Já estamos cansados de ver os melhores jogadores deixando o Flu né ? MB tem que tentar a renovação com o Yago o quanto antes. É um jogador importante, que joga com raça e sempre sua a camisa. Tem mercado em outros times e o Flu não pode dar mole, como vem dando.

        ST

  5. Só mesmo o futebol é capaz de proporcionar isso.
    O primeiro tempo foi horroroso, inclusive o mulambo, parecia várzea.
    Aí ligaram os caras na tomada e teve um pouco de futebol no segundo.
    Nosso time é muito instável, não pode ter duas atuações tão distintas num mesmo jogo.
    Mas o que vale é a vitória, e de virada no mulambo é sempre mais gostoso.
    O duro é entrar aqui e ver que ao invés de comentar sobre o Flu ainda tem gente que fica trocando ofensas!!
    Nossa luta é pela sula, o time é capenga e não temos técnico, o resto é só bobagem.
    ST

    1. Andrei, não se pode negociar vitórias para trocar os problemas que o Fluminense tem e que são muitos.

      Quando aparecer fatos que prejudicam a Instituição por conta de atos de dirigentes que são incapazes de administrar um gigante como o Fluminense, merecem sim serem criticados.

      ST.

  6. Oxente! Será o Benedito?
    O meu FLUMINENSE, vence o todo poderoso mulambo, e, até agora, apenas alguns posts!
    Cadê vocês bando de sacatrapas? Cadê os comentários dos cavaleiros do Apocalipse?

  7. O chorão tá criticando a defesa do Fluminense, muito engraçado! kkk
    Aí, o defensor Lucas Claro, vai lá e faz o gol de empate; em seguida, o defensor Calegari, inicia a jogada e o defensor Yago, faz o gol da vitória.
    PQP o chorão tá agradecendo ao João de Deus!
    Oh, chorão, vaza!
    O Fluminense é para os fortes!
    Menino amarelo, não pode torcer para o Fluminense!
    Tá ligado? Vaza!
    Chuppppaaaaa mulambada! Aqui é Fluminense!

  8. Uma vitória que eu esperava um empate diante da escalação inicial.

    Com as mudanças feitas pelo Ailton, o time tomou outra postura e poderia ter ganhado de mais.

    Resultado para subir na tabela e ainda em cima do Flamengo é para vibrar mesmo.

    1. Isso mesmo caro Washington.
      Na verdade no final do péssimo primeiro tempo temi pelo desastre…
      Mas no futebol tudo é possível mesmo.
      ST

  9. Aí Oni, eu sou foda…veja as minhas palavras: placar mínimo, com gol decisivo ‘entregue’ kkkkkkkk
    Ainda falei q só João de Deus pra dar jeito nesse time.
    Eu não erro, cara.
    Modéstia à parte, a partir de agora quero ser chamado de ‘profeta’ tricolor. 😃😃😃

    1. Nando, vc não acerta nada, kkk
      o hino da mulambada diz: no Fla Flu é um aí Jesus!
      Veja se aprende, acaba com esse negócio de ser medroso!
      Tô me divertindo muito… tô lendo o chorão agradecendo a vitória do Fluminense ao João de Deus.
      PQP…os jogadores lutam, lutam e o mérito é do João de Deus?
      Mais uma vez…o hino da mulambada: uma vez sacatrapa…
      Sacatrapa até morrer…
      O Fluminense não é para fracos!
      Vaza!

    2. Deixa esse boçal para lá, Nando. Não entende rigorosamente nada de futebol, muito menos de Fluminense. Nunca frequentou as arquibancadas do Maracanã e nunca sentiu a sensação de grandes jogos. É apenas um teórico de araque , que vive defecando pela boca. O ano mudou, mas ele nunca mudará. Que se dane então. Não vale a pena perder tempo com uma pessoa tão raza e limitada.

      1. Não esquenta Rafael…quando perde ele some e depois volta dizendo que ‘perder é normal’, quando ganha faz esse estardalhaço dizendo que só ele e o amiguinho sem noção podem comemorar. Todos já conhecem…

        1. Chora não coleguinha, snif, snif, buá, buá, buá!
          Neeeennnnssseeee!
          Chuppppaaaaa mulambada!
          Aqui é Fluminense!
          Kkkk

  10. Vitória improvável mas sensacional.
    Time mudou da água pro vinho no segundo tempo, jogou com muita raça.
    Ganhar do Flamengo é como gozar três vezes sem tirar de dentro!
    43 pontos! Mais uns três e estaremos livres da série B.
    Mais uns 9 e estaremos no G7.
    Yuro, Felipe Cardoso e Caio Paulista são três boas merdas , mas hoje estão perdoados.

  11. Caros,

    Ailton é pé quente. Fla x Flu é Fla x Flu. Como eu já admiti: A Djanira continua com razão. Deste meio campo lento e limitado com Yuri e Hudson, Yago é o melhor. Yago deveria jogar com Martinelli e Miguel.

    A vitória não invalida nenhuma das críticas, mas ganhar esse jogo é sempre uma delícia. Claro que vamos ter uma coletiva do MB.

    A boa notícia é que agora os adversários são os mais fracos em tese, assim pode ser que dê pra pontuar mais. A ver.

    SDs T

  12. To rouco aqui de tanto que gritei. Valeu João de Deus !!!!!! Por que não começou o jogo com a mesma pegada e disposição do 2 tempo ? Tem que parar com essa mania de só começar a partir para cima do adversário quando leva o gol.

    É muito bom ganhar da mulambada milionária é protegida da Globo e do apito amigo. De quebra ajtrapalhos eles na tabela, adorooooooooo hahahahaja.

  13. ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!
    Olhe aí, torcidinha de merda que não sabe que no futebol há dessas coisas. Larguem o Fluminense, coveiros da porra e guardem seus comentários até porque era para ser três a um.
    Joguem as perucas pra cima e calem a boca , porra!!!!!!!!!!!!
    (06/01/21)
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Primeiro tempo parecia Brasil x Alemanha de 2014. Mas a dupla dinâmica é assim mesmo…quando ganha saem os tradicionais fogos, confetes, serpentinas, plumas e lantejoulas 😁😁😁

    1. Isso, isso, PCA.
      Se esses caras tivessem um pouquinho de hombridade, fariam duas coisas: a) pediriam perdão a Deus, por todas as maledicências que fazem contra o Fluminense;
      b) pediriam para kh, e saiam a francesa!
      Bando de sacatrapas!
      Chuppppaaaaa mulambada, aqui é Fluminense…o sistema é bruto!
      O Fluminense não é para fracos!
      Ouviram? Dêem o fora!
      O Fluminense não tem lugar para menino chorão!
      Vaza!
      Chuppppaaaaa mulambada!

    1. Nada disso, Felício, você é medroso! Tá deixando Nando, e outros sacatrapas colocaram medo em você.
      Ser torcedor do Fluminense, é ser um forte, Felício.

  14. Perder por menos de 4 gols para nós é vitória.

    Pelo que leio dos comentários, é uma unanimidade que somos o pior time e merecemos ser rebaixados.

    Estou com vcs, também concordo.

    STR

    1. Comentários??? Vocês não fazem comentários, Titio, vocês são lamentáveis.
      O Fluminense é para os fortes!
      Você e sua turma são fracos!
      Vaza!
      Chuppppaaaaa mulambada!

  15. Caros,

    Bom pra quem gosta de m… Yuri, Hudson e Yago. Martinelli, André, Miguel e Marcos Paulo no banco. Wellington (enceradeira) Silva continuando a cortar pro lado sem partir pra cima, e errando passes…enquanto isso John Kennedy

    Este time caminha para mais uma derrota. A culpa não do Sr. Maionese que abandonou o barco em meio tempestade ( Vada a bordo, catzo!) mas do Sr. M. Bittencourt, que deveria logo ter providenciado um substituto minimamente competente.

    Flusócio, destruindo o Fluminense desde 2013.

    SDs T

  16. Primeiro tempo parecia Flamengo x Paysandu, tamanha a pequenez do Flu. É um time totalmente reativo, sempre espera levar o gol para começar a jogar. Por falar em gols, a defesa tricolor vive um momento de total decadência. Não consegue sair de campo sem ser vazado. Se não fosse pelo bom Marcos Felipe, o placar não seria só de 1 x 0. O segundo tempo vem aí e segue o show de horrores do tricolor das Laranjeiras.

    1. É um time muito instável caro Rafael, e evidente que não tem o treino adequado.
      Mas nada que já não soubéssemos antes.
      Temi pelo pior no final do primeiro tempo, parecia time de várzea. Mas o imponderável futebol armou mais uma das suas pegadinhas…
      Agora é somar mais pontos para brigar pela sula, e quem sabe, beliscar uma LA.
      ST

  17. Só pode ser brincadeira essa escalação.
    Jogo de ataque contra defesa e final do primeiro tempo 1 x 0 foi pouco.
    A continuar com essa escalação e atitude, vai dar merda.
    Marcão, te desejo toda a saúde do mundo, que esse tal de Covid passe por você sem efeito e que sarado, tenha a atitude de chegar no Mário Bitcoint e dizer: Coloca outro porque eu não sou treinador.

  18. Triste ser normal estar perdendo, sempre perder, estar vencendo e ceder o empate no fim. O fluminense tem que melhorar muito em todos os aspectos.

  19. Sinceramente é difícil de admitir, mas chega a ser vergonhoso perder tempo em assistir o Fluminense. Que coisa tétrica esse primeiro tempo. Covardia total.

  20. F** FLU NÃO é clássico faz tempo. É igual flu e macae reserva. Somos o m.reserva. Somos humilhados.
    Pode virar de 10 a 1 mas não mudo, nunca fomos tão melhores que eles são agora e faz tempo. Estamos pequenos quase sumindo .

  21. Caí na asneira de ver o comecinho do jogo…11 minutos e parece um time profissional jogando contra um amontoado de peladeiros, supostamente treinado por 2 churrasqueiros.
    Só João de Deus!
    Vamos ao filme.
    Fui…

  22. Yuri, Hudson e Yago prá encarar Gérson, Everton Ribeiro e Arrascaeta.
    Sem sacanagem, dá nem vontade de ver!
    Quem sabe o Ailton não acha outro gol de barriga?
    A que ponto chegamos.

  23. Caros,

    Ótima lembrança do quadro da Djanira. Garcez. Uma época em que éramos, ou melhor, ainda nos comportávamos como gigantes. Vamos ver se baixa este espírito hoje.

    abç

    SDs T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *