Foi o Fla-Flu da pureza, da singularidade.
Da emoção do técnico principiante Zé Ricardo abraçado ao veterano Abel Braga, ao fim do clássico.
Ambos, gigantes.
Fla e Flu.
Zé e Abel.
Pela humildade, docilidade, retidão de caráter.
Vice da Taça Guanabara, o Flamengo parabenizou, via redes sociais, o Tricolor pela conquista.
Desta vez vencido, Abel parabenizou o vencedor.
Pela dificuldade, resistência que impôs, o Flu valorizou a conquista do Fla, como reconheceu Bandeira de Mello, o presidente, e Zé Ricardo, o treinador campeão.
As torcidas também deram exemplo, um lindo exemplo.
Nada de troca de chumbos, provocações, animosidades.
Em vez disso, respeito, cordialidade, fidalguia.
Briga mesmo só por quem era mais entusiasta, fazia mais festa, cantava mais alto.
E foi aí o Fla-Flu ganhou as cores e o jeito que fazem dele um dos maiores clássicos do mundo.
Em campo, o gol de Dourado logo aos três minutos modificou todo o andamento da partida.
À frente do placar, o Flu deu a bola ao Flamengo, que dependia de jogadas individuais, e passou a miná-lo.
Apenas uma bola foi chutada na direção do gol tricolor em todo o primeiro tempo.
Na etapa final, o Flu esteve sempre mais perto do segundo do que o Fla do empate.
Renê e Pará vigiavam de perto Wellington Silva (sua pior partida) e Richarlison.
Guerrero também não produzia. O Flu, com bravura, cuidava de não deixar ele se criar.
Só Cavalieri não cuidou.
O camisa 12 falhou pela enésima vez na temporada, ao bater roupa numa cabeçada fraca de Réver, quase aos 40.
Guerrero, que se isolou na artilharia (dez), não perdoou.
Nem o árbitro, que não viu o empurrão de Réver em Henrique.
O campeonato foi decidido aí e o que se passou a seguir foi consequência de um Flu desesperado, que viu todo o seu esforço ser aniquilado por mais um erro individual de um goleiro lento,’ ultrapassado, mas que parece ter cargo vitalício nas Laranjeiras.
E o Fla, que não tem nada com isso, colocou a taça sob o braço e deu o seu merecido grito de campeão num Maraca que bateu recorde de público no país em 2017 (quase 70 mil).
Sem tempo a lamentar, o Flu já viaja hoje para o Uruguai, para o desafio de quarta na Sul-Americana.
Com Cavalieri no gol.
_____________________________________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Há, há.
Os mesmos otimistas (sendo educado) que diziam que tínhamos time paga brigar por todos os títulos disputados, começam a por a culpa no treinador e o esquema adotado.
Oras, não é o mesmo esquema que estavam a elogiar enquanto ganhávamos de timecos do Carioca?
E nesta eu incluo o Vasquinho da Gama.
Não diziam que o Abel se reinventou e que de retranqueiro não abria mão de três atacantes?
A verdade é que este time, com o Abel, voltou sim a dar orgulho de ver nossos jogos, mas que amarelou em todos os jogos contra o Flamengo e que apesar da vontade demonstrada em diversos jogos, nosso elenco é fraco e nosso treinador, como todos os outros também erra.
Muito vem colocado.
ST
Há ocasiões em que chego a imaginar que nosso técnico viu outro jogo.
Ou que isso aconteceu comigo !
° Diz que ‘fomos superiores durante 79 minutos’ e aí veio a tal “bola parada”.
Não vi superioridade do Flu no jogo de ontem.
Quando muito vi um jogo igual. Mas nem isso diria.
Vi nossos jogadores muito mais ativos e guerreiros do que no jogo anterior, aí sim !
Vi um gol do Flu – de bola parada – nos primeiros minutos de jogo.
° E daí em diante, por todo o primeiro tempo vi um Flu recuado, dando o campo ao Fla e jogando por um ‘contra-ataque’ que nunca aconteceu.
Só deixo uma pequena dica : querem ‘espremer’ o Flu em seu campo ?
É só marcar o único de seus meias – Sornoza – em sua própria intermediária e neutralizar Well e Rich.
Pronto ! Está feito ! Sornoza, Well e Rich passam a fazer o papel de volantes.
Isto é, passamos a jogar sem apoio e sem ataque, isolando o Dourado.
E se invertermos os lados dos atacantes de flanco tornamos a tarefa do adversário ainda mais facilitada : colocamos o Well – que vinha brilhando pela esquerda – no flanco direito e insistimos nisso com o Maranhão, que também joga pela esquerda. Daí as pixotadas de ambos ao tentarem chegar à linha de fundo com o lado do corpo e o pé tortos. Saíram pela linha de fundo com bola e tudo por várias vezes.
No intervalo ganhávamos por 1 x 0 e sabíamos (ou deveríamos saber) que o Fla viria para o segundo tempo fisicamente desgastado e abandonaria a marcação alta.
° No segundo tempo tivemos um pouco mais de volume de jogo ‘em nosso próprio campo’, já que o Fla abandonou a marcação alta, pois seus jogadores estavam um ‘pouquinho cansados’ pela maratona que vinham enfrentando com três decisões e viagens em 12 dias.
Aí vem a questão : estes foram os problemas. Mas, quais foram suas causas ?
Na minha opinião, a falta de visão de jogo de nosso técnico, comprovada quando diz que ‘fomos superiores durante 79 minutos’ para logo depois afirmar que ‘eles (do Fla) foram melhores e mereceram o título’.
Durma-se com um barulho destes !!!
Depois disso, a ausência do Scarpa que – com Orejuela, Douglas e Sornoza – vinha formando um quadrado de meio-campo de fazer cair o queixo.
Aliada (a ausência) à falta de visão de jogo de nosso técnico, que passou a adotar a ‘genial e teimosa’ ideia de jogar com três atacantes, causando o desmanche tático de nosso time. A partir dali o Abel impôs a si mesmo o tal ‘nó tático’.
( Isso é reforçado pelo fato de o Flamengo ter perdido o Dirceu – tão importante para o Fla quanto o Scarpa vinha sendo para o Flu- e não ter sentido tanto sua ausência.
A diferença é que o técnico do Fla – ao contrário de tentar reinventar a roda – tratou de rearmar seu time com inteligência tática, ao passo que o nosso …. deixa pra lá !)
E, pior, parece que o cara AINDA não acordou para a realidade deste fato.
Resta uma chama de esperança, alimentada paradoxalmente pela presença deste mesmo técnico : vários meninos ganharam maturidade e experiência neste carioca e nos serão muito úteis para o restante do ano, graças a seu lado de ‘motivador’.
Resta rezar para que o distinto treinador deixe de bancar o ‘çábio’ e faça o feijão com arroz.
12:40 > 08/Maio.
muito bem colocado, penso da mesma maneira.
A dificuldade para o Maranhão cruzar era inacreditável, o sujeito corria para depois dar uma freada para trocar de pé….vai entender…
ST
Amaury , respeito suas colocações, mas discordo de sua leitura.
Qto ao patrocinador master, por mais difíceis que possam ser as negociações, me parece inconcebível que um clube gigante como o Fluminense não consiga arranjar, no prazo de 5 meses, alguém interessado em estampar seu nome em nossa camisa … ainda mais o clube precisando de grana da forma como está …
Pra mim, essa diretoria, está sempre a procura de um alinhamento cósmico ideal para fechar qq tipo de negociação, seja ela de patrocínio ou de aquisição de jogadores.
O futebol requer agilidade, iniciativa e dinamismo , 3 características que não consigo enxergar em Abad, Torres e Cia limitada … Repito. Esse time que está aí veio todo do ano passado. Foi o Abel quem o resgatou. Não há mérito nenhum da atual diretoria em sua formação, muito embora o Abad queira nos fazer acreditar nisso – o patético gesto dele de levantar a taça Guanabara é prova do que estou dizendo.
Esses caras estão sempre “em negociações ” … estão sempre “monitorando o mercado” , estão sempre buscando fazer “contratações pontuais” , mas não conseguem fechar nada … é uma falta de ação que incomoda.
No jargão da rapazeada são os famosos “moscas de padaria” …
Com relação a venda dos jogadores , gostaria que vc estivesse certo, mas acho muito pouco provável que algum clube venha a se interessar pelos nossos reservas … seria uma benção caso algum maluco aparecesse querendo levar o Pum ou o Marquinho, mas além do fato dos 2 serem pesos mortos , os mesmos não gerarão o caixa que essa diretoria diz precisar para fechar o ano com o déficit de R$ 70 milhões que eles propuseram no orçamento.
Dessa forma, vão vender 1 ou 2 de nossos garotos, provavelmente Douglas e Richarlysson.
Fique à vontade para opinar em contrário, Dj.
Faz parte, parceiro !
13:28 > 08/Maio.
vc é um gentleman
Sou obrigado a concordar com você, caro Dj. E digo mais. Quanto a essa diretoria, nunca esperei muita coisa, visto que é a continuidade da água de salsicha Peter Siemsen. Nada mais que isso.
Concordo plenamente com você e rogaria a Deus inúmeras vezes que o Amaury estivesse certo sobre os que serão vendidos. Gum e Pierre? Duvido mil vezes. Os caras lá de fora têm muita grana, mas não são nem um pouquinho burros. Vão querer um Scarpa, um Douglas, um Wellington Silva, um Marquinhos Calazans, um Pedro ou um Richarlison. Ou até mesmo os equatorianos. Seria capaz de apostar com qualquer um, se não estiver (em) entre esses aí, o(s) que será (serão) vendido(s). Os gringos querem jogadores jovens e promissores.
E ainda pergunto: quem vai querer comprar Gum, Marquinho ou Pierre, que não sejam times de menor expressão daqui do Brasil mesmo, e que não seja o Flu pagando metade do salário? Quem?
O Abel disse que sairão dois jogadores pouco aproveitados.
Estou agarrado a este ‘palito’ em meio ao oceano, Edu.
20:03 > 08/Maio.
4 jogos contra os mulambos em 2017. NENHUMA vitória. Em 3 ocasiões estivemos na frente até os minutos finais. Em 1 deles, mesmo com 1 jogador a mais, cedemos o empate. Desanimador…
Sabe como se chama isto no futebol que conheço? FREGUES… de carteirinha.
SSTT
João bom dia , me desculpa mais o jogo ficou sempre perigoso para nós e aconteceu que todos temiam um gol aos 40 do segundo tempo, Cavaliere falhou sim , mais o juiz foi a maior falha , agora eramos favorito pelo que jogamos no campeonato , agora nos dois jogos não jogamos bem principalmente Richarlison e Weliton Silva , Sornoza jogou melhor ontem , tambem Abel para mim vacilou , alem dos jogadores do ataque estarem mal tecnicamente , o nosso meio de campo ficou em desvantagem sempre , acho que ate o Calazans preencheria bem aquele setor ou um cara experiente como Marquinhos (não entrou em campo em nenhum dos dois jogos, estranho) e Lucas Fernandes e Calazans por que não ficaram no banco ? Richarlison e Weliton mal , teria que ter entrado Lucas e Marcos Jr e um cara no meio de campo em um dois jogos ou ate nos dois jogos , paciência .
Abel e o time vacilaram na hora decisiva e espero que tenham aprendido a lição , temos mais campeonatos pela frente e continuo confiando em um titulo pelo menos esse ano.
Saudações Tetra colores
O Fluminense perdeu para ele mesmo.
Após impor pressão nos minutos iniciais, fez o gol e recuou de uma forma perigosa, não fosse todo o sistema defensivo do Fluminense jogar muito, já teríamos sofrido o empate ou até mesmo a virada no primeiro tempo.
No segundo tempo o time veio melhor, mas com Da Lua (já há algum tempo) e Welington, não jogando absolutamente nada, Dourado se esforçando e levando porrada lá na frente, isolado.
Arbitro tendencioso, invertendo faltas contra nós a todo momento, gol do Flamengo com uma falta do Rever em Henrique e expulsão do Cavalieri em um lance que nem falta foi.
O jogo ficou aberto e não aproveitamos porque o time raramente cria alguma coisa, sempre errando no último passe e Abel errando com a entrada do Maranhão, foi o bastante para o Flamengo empatar.
A derrota foi um simples detalhe após o gol de empate e a expulsão do Cavalieri.
Ficar culpando jogadores e treinador é muito fácil, a questão é que nosso elenco é fraco e que esta diretoria toma o mesmo rumo da outra que nos apequenou por dois mandatos.
Incompetentes para arrumar um Patrocinador e contratar jogadores.
Carlos Rodrigues comentou que não temos um craque e isto faz a diferença, mas esta diretoria incompetente não entende que “craque” trás torcida, títulos e até patrocinador.
Enquanto isto nosso blogueiro continua com sua campanha contra o Cavalieri, como se ele fosse o culpado por tudo que acontece nas Laranjeiras.
FUIIIIIIIIIIIII!
Amigo Garcez,
O goleiro Cavalieri foi o menos culpado pelo resultado de ontem.
A vaidade de nosso treinador de querer se genial inventando a entrada de Maranhão foi decisiva para a derrota. Sinto muito mas Abel ontem foi muito infeliz. Temos na reserva jogadores que tem entrado melhor que o Maranhão. Também acho que o esquema que ele modificou com a saída do Scarpa ruim. O meio de campo fica capenga.
Enfim, vida que segue. Confio no time para um bom campeonato brasileiro. Se não começarem a vender nosso meninos…
Esquece o Maranhão, apesar do falha grotesta do juizeco,
a falha que definiu o lance, mais uma vez, foi do frangueiro do Cavalieiri,
que nem deveria mais jogar no Fluminense, não fosse ele representante de uma das cagadas da gestão do Peter.
Se é pra falhar, entregar e perder titulos, porque não colocar os jovens goleiros pra irem aprendendo?
Chega desse frangueiro, ha 04 anos esse cara falha sem parar.
Qual é o interesse de algum torcedor defender esse frangueiro?, já deu o que tinha que dar, acabou.
Como é possível estarmos praticamente na metade do ano e essa diretoria não ter conseguido sequer um patrocínio Master ????
Os resultados até então vinham mascarando uma série de erros e inações dessa diretoria.
Pra mim, esses caras não fizeram absolutamente nada desde que assumiram a presidência.
Qtas vezes escutamos no início do ano a frase abaixo ?
“A torcida pode ficar tranquila que estamos monitorando o mercado e reforçaremos o elenco com contratações pontuais.”
E quem veio ? Somente o esforçadinho Lucas.
E agora já sinalizam que vão vender jogadores, ou seja, ao invés de reforçarem o elenco , vão piorá-lo com a venda de 2 titulares.
Essa diretoria, além de letárgica, pensa pequeno demais …
Nem uniforme tb, contratações? Tamo fu
ST;queria novamente uma explicaçao do abel soubre a vantagem de poupar jogadores,O flamengo q jogou os dois jogos da final deçidindo a libertadores, foi superior ao fluminense,ganhou todas as divididas,a segunda bola nem se fala,todas as vezes tinha jogadores livres, nossos times descansados mas nunca ganha em valocidades,nunca ganha na raça, sempre ta cansados.novamente perdemos um titulo q tava de bandeja p nos,
Esse negocio de não jogar no meio de semana não e vantagem , ganhamos jogando contra time que não jogou no meio da semana e perdemos contra time que jogou no meio de semana.
O Fla ontem estava mortinho , se o juiz marca falta era no mínimo penalty ontem , agora acredito se botasse jogadores rapidos nos lugares de Richarlison e Weliton ( não maranhao) ganhariamos no tempo normal, mais SE não joga.
É impressionante como o Fluminense conseguiu ser tão incompetente ao longo dos anos no carioca.
Quando o Flu ganhou o carioca de 1995, tínhamos 5 títulos na frente do Flamengo (28 x 23).
10 anos se passaram e o Flu foi campeão em 2005, e a vantagem só diminuindo (30 x 28).
7 anos se passaram e o Flu foi campeão em 2012, mas a vantagem já era do Flamengo (31 x 32).
Outro fator que prova a incompetência dos demais rivais: de 1995 até hoje, o Flamengo ganhou nada mais nada menos que 11 cariocas. Os outros rivais (Flu incluso), ganharam 4 títulos cada.
E esse ano aprovam um regulamento esdrúxulo onde um time que não ganhou nenhum dos turnos sagra-se campeão carioca!
Revoltante!
Tudo coerente com o banho de logro e de armações que vemos em tudo o que é gestão neste país, agora inclusa a iniciativa privada, da qual eu me orgulhava, não é verdade Zanitti ?
Tem muitos titulos deles que foram arranjados , tem uma entrevista de Cleber Leite , falando claramente quando eles estavam em titulo atras da gente , vamos passar o Flu em titulos , não é coincidência , eles arranjaram e o Flu é culpado por que aceitou isso .
Nação tricolor,
E momento de reflexão. Poderíamos até ter ganho a partida e o campeonato, mas precisaríamos de vários SE.
SE o Douglas não tivesse lesionado o Scarpá. ..
SE o Marquinhs Calazanz tivesse no banco….
SE o Diego do Flamengo não tivesse machucado o sistema tático do Flamengo seria outro que permitiria ao Fluminense. ..
SE o Abel Braga tivesse ousado sair do esquema tático. ..
SE houvesse patrocínio Master teríamos elenco em condições de…
Fato é que derrotá tem esse poder de machucar e se é final e se essa final e contra o Flamengo e se essa final havia mais de duas décadas que não …
O que fica desse luto emocional da melhor torcida do mundo e a atitude e a continuidade da reconstrução tricolor daqui para a frente.
Mais dolorido e assistir Abel Braga anunciar pós jogo que o tamanho da pancada e maior e vai precisar trocar 2 de qualidade suprior aos 2 que vão vir…
Enquanto isso nosso projeto de futuro e principal válvula de escape em uma visão de futuro grandioso chamado Xerem começa a mostrar que alguma coisa não vai bem justamente na etapa que deve entregar o resultado final: o Sub-20 vem se acostumando com goleadas e levou uma senhora porrada do Fla por 4 X 0.
Não temos elenco para ganhar o Carioca e por extensão o Brasileiro naquela minha ilusão de que jogávamos o futebol mais eficiente numa realidade que trás um Palmeiras que vai ficar bem forte com a volta do Cucá.
Os pêsames têm que ser rápido em cenário de espanholizacaoo do futebol brasileiro e a alegria do árbitro no lance do gol que ele árbitro ajudou a construir.
STT.
O único reforço que o Fluminense precisa para fazer toda a diferença no Campeonato Brasileiro, é a dispensa desse horroroso abel. e a contratação do Fernando Diniz como um técnico de verdade. Não conseguir dormir de tanta raiva desse cara que usa quatro patas e fica ruminando na lateral do campo.
Saudações Tricolores.
Fernando Din… Tem certeza? Um milhão de vezes o Abelão.
Você e principalmente o Abel tem muita sorte de terem o Gustavo, o treineiro vai ser obrigado a se desfazer desse esquema ridículo de três atacantes e um meia de criação, facilmente anulados, como o Flamengo comprovou. Agora se machucarem o Gustavo e o Abel voltar com esse mesmo esquema, a segunda dimensão vai estar logo ali. O Fernando Diniz foi jogador do Fluminense, inclusive tendo sido Campeão Carioca. Levou o seu humilde time para a final do Campeonato Paulista. Se o Abel dirigisse o time do Audax, eles estariam rebaixados, assim como fez com o Internacional.
Abraços Tricolores.
Estou contigo e não abro… este Tapir mostrou que sempre foi ruim mesmo.
Enganador e fez um time “cavalo paraguaio”.
E o brasileirão começa agora… haja paciência para ver este traste na beirada do campo.
SSTT
Impressionante a quantidade de vices que o Fluminense tem nesse século.
2001 – Taça Guanabara
2003 – Estadual
2004 – Taça Guanabara e Taça Rio
2005 – Copa do Brasil
2008 – Taça Rio e Libertadores
2009 – Sul-Americana
2013 – Taça Rio
2016 – Taça Guanabara
2017 – Estadual
Sem contar os doze anos sem ser campeão no Maracanã.
Perdemos por causa do juiz mais uma vez.
Dava qualquer faltinha do Flu e um faltaço do Réver no Henrique ele não deu. E parece até que o juiz vibrou com o gol do Flamengo. Lamentável o futebol no Brasil e principalmente no Rio.
Luís, eu discordo de sua primeira frase! Nós não perdemos por causa do juiz, perdemos por causa do nosso próprio time.
Perdemos por causa da falha infantil e bisonha do Renato Chaves no primeiro jogo;
Perdemos por causa da falta de atitude em continuar em cima tentando o segundo gol ao tirar a vantagem do Flamengo logo aos 3 min de jogo;
Perdemos por causa de mais uma falha bisonha do goleio que se entitula paredão (?);
Perdemos por preciosidade (ou, como na gíria dos peladeiros, da “fominhagem”) dos nossos atacantes, já que em duas oportunidades o atacante decidiu tentar o drible ao invés de tocar para o companheiro melhor colocado;
Perdemos por mexidas erradas do nosso treinador, principalmente por tirar o Wellington Silva dos dois jogos e no segundo ainda colocar Maranhão em seu lugar.
Ou seja, o árbitro foi o menor dos problemas.
Agora essa comemoração do juizão, foi ridiculamente escandaloso! Eles precisam tomar alguma atitude quanto a isso.
Caro Frederico, entendo a sua leitura da partida e concordo totalmente, mas se o assoprador de apito marcasse falta no Henrique o jogo iria para os pênaltis.
Sabe-se lá quem seria o campeão, mas pelo menos iríamos disputar as cobranças.
É fato que isso não encobre tudo o que você bem elencou, mas acho que o árbitro influenciou sim.
ST
Sim Andrei, com certeza ele influenciou, mas quando disse que ele foi o menor dos problemas quis mostrar que se tudo aquilo que enumerei tivesse sido evitado, a influência do assoprador não interferiria. Pra mim a derrota se resume, principalmente, em dois pontos:
1) Falha bisonha do Renato Chaves
2) Abdicar de atacar quando fizemos 1×0 na volta. Tinha que ter ido pra cima, aproveitando a momentânea instabilidade do adversário.
É verdade, entendi o que você quis dizer.
Na torcida de boas apresentações nos demais torneios!!
ST
Fala,galera.
Chateado pra kct com essa derrota,queria muito ver o Fluzão levantar a taça de campeão
e comemorar.
Mas a meu ver,em vez de xingar e dizer que o time é uma m…. o momento é de apoiar.
A lamentar que não aproveitaram para tirarem vantagem de que o Fla não descansou e
não estava com todo o gás.
Ao que parece a questão do preparo físico dos jogadores do Fluminense ainda não está
sendo bem trabalhada.
Virando a página:Cavalieri muito bem até o momento em que deu o rebote e tudo começa a desandar com a entrada do Maranhão no lugar do W.Silva,que mesmo sem inspiração não há
como comparar.E depois disso um desastre total.
Mas vida que segue e foco no que vem pela frente,pois o momento é de reconstrução
e ainda colheremos os frutos disso.ST
Caros,
Até quando?
http://espn.uol.com.br/video/692886_salvio-aponta-acao-faltosa-de-rever-antes-de-gol-de-guerrero-tem-a-carga
Se fizer, e vale a pena fazer, um retrospecto dos Fla x Flus dos últimos cinco anos, existem vários erros gritantes e semelhantes, sempre a favor deles.
SDs Tricolores e FT
Caros,
Pra mim a grande diferença é que os caras tinham em campo o Guerrero e nós não temos mais o Fred. Simples assim: O time de 1983 só virou o que virou porque ganhou moral com o título – o primeiro de Assis contra esta mesma mulambada. Depois, entretanto, só engrenou nos anos seguintes porque chegou um sujeito, um “medalhão” internacional que havia jogado no Cosmos com Pelé, chamado Romerito. Craque é craque e, como digo desde a época que frequentava aquele Blog dos amigos do Abad:
SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA!
Nosso time é bom, talvez muito bom, mas com jogadores muito leves e verdes, faz falta um craque cascudo e experiente nestas horas. Wellington Silva, de muito talento, não resolveu o jogo e ainda conseguiu sair pra dar lugar ao Maranhão, quer mais? Faltou foi craque. E agora é “vender ou vender” pois o Fluminense, diferentemente de qualquer outro clube grande do planeta, anda, só, “com as próprias pernas”, coisa que nem o Barcelona consegue fazer! Que orgulho!
Mas… Aviso aos navegantes!
E la nave va… pois Quarta tem jogo.
SDs Tricolores e FT
Carlos Rodrigues, vc tem razão. Nessas horas é preciso de um cara cascudo para comandar a garotada. Botar a bola debaixo do braço, peitar o juiz …
Esses caras no elenco são o Cavaileri e o Henrique, 2 jogadores que não tem perfil de comando. São muito passivos. O Henrique foi atropelado pelo Rever e sequer reclamou com o juiz.
Estou escutando um monte de flamenguistas usando isso como argumento para justificar o gol .
“Os jogadores do Flu nem reclamaram na hora’
Qdo acontece um lance desses, o capitão tem que ir pra linha de frente, peitar o juiz, botar a boca no trombone … mas nosso capitão ficou calado , foi passivo e omisso.
Só retificando meu comentário. Onde se Lê :
“Esses caras no elenco são o Cavaileri e o Henrique,”
Leia-se
Esses caras no elenco DEVERIAM SER o Cavaileri e o Henrique,
Djacastro,
Até acho importante a presença de alguém que saiba se impor perante o árbitro. Mas o Fred, neste ponto, não parecia ser o “cara”. Com este mesmo árbitro no famoso jogo da reclamação do nosso artilheiro sobre o Campeonato Carioca, além de termos a ausência de marcação de falta perigosa ele, Fred, ainda foi expulso. Não sei se a atuação do nosso “capitão cascudo” foi eficiente.
Arbitragem é um problema sério. Talvez o monitoramento eletrônico como tem no Volei possa ajudar. Em outros países também existem reclamações significativas em jogos de enorme importância.
Uma punição séria aos árbitros que tivessem “erros” significativos em uma partida, que os afastasse da escalação durante um bom tempo, fazendo com que perdessem um bom dinheiro, talvez fosse importante para evitar eventual má-fé.
Veja que nem o diretor de arbitragem da Ferj achou que houve erro do árbitro ao não marcar a falta. Valem-se da tal da “interpretação” da jogada. Aí tem “espaço” para muita coisa…
Então, o jogador em campo tem manter a cabeça no lugar e jogar. O dirigente tem que agir para o seu time não ser prejudicado, principalmente nestas interpretações de jogada.
ST
Oh, Carlos, o Dourado foi eleito ‘o melhor jogador da partida’ ontem. Com o que eu concordo.
Esqueça o cone, Caro Carlos.
Esqueça esta figura !
Página virada, colega !
10:44 > 08/Maio.
Caro Amaury, é realmente uma questão do tipo de futebol de que se gosta: entre Fred e Dourado, para mim, não há termo de comparação. Quanto à eleição do “melhor” do jogo de Domingo, bom, o Guerrero é também melhor que o Dourado e ainda fez o gol do título pros caras.
Não fiz comparações entre o Cone e o Dourado, Carlos.
Apenas ressaltei dois pontos :
° O Dourado não jogou mal e fez o nosso gol.
° O Cone ‘já era’ como jogador do Flu. Faz tempo, isso !
Abraço, prezado.
18:46 > 10/Maio.
Não faz tanto tempo, não… É bom lembrar dos erros crassos pois assim se evita repetí-los. A venda de Fred a preço de banana foi um dos maiores equívocos do “notável”.
Domingo amargo… perder título para esse time do Flamengo é dureza!
Agora não adianta ficar remoendo dizendo que foi falta no Henrique (e foi mesmo), que teve pênalti, que teve isso e aquilo… infelizmente é mais um título para conta deles, agora 3 a nossa frente!
Dizem que carioca não vale nada, mas cada vez que o Flamengo abre mais um título de vantagem na contagem geral, isso me dói! Éramos o rei do Rio… agora 34 x 31 !
Não é choro de torcedor, mas que regulamento mais ridículo, mequetrefe, este do carioca né? Vejam vocês, o Flamengo não ganhou nenhum dos turnos e foi campeão carioca! Eu não entendo até agora porque mudaram uma coisa que funcionava.
🙁
Caro Frederico, é porque os dirigentes dos clubes do RJ são todos iguais, ou seja, fracos.
ST
STT.24 títulos, foi campeão mundial de Clubes. mas não conseguiu ser campeão do Campeonato Carioca de 2017. Por isso não conseguiu dirigir a Seleção Brasileira. Esse merd@ fez a merd@ completa. Tirar WS para colocar o Maranhão é prova da extrema incompetência. Se vocês me criticarr proteger esse idiota, são tão burros quanto ele. não levem a mau ou mal, esse cara não merece ser técnico de um time que foi dirigido por pessoas que dirigiriam a Seleção Brasileira
.
Em post anteriores, levantei a questão preocupante do sub 20 que está tomando muitas goleadas como ocorreram nos últimos jogos e a direção tem que dar uma intervida lá que isso não ajuda na formação da garotada.
Outra consequência da perda do título foi que o Fluminense deixou de ganhar a premiação como campeão.
A coisa já não está fácil com relação as finanças e com isso só compromete o Clube a fazer os investimentos em contratações, tão importantes para o Fluminense.
Esse grana que foi pelo ralo, tinha que ser descontada do Cavalieri entregador.
Quando houver arbitro de vídeo.o flamengo não ganhará mais nada. Todo o time do Flu tinha que parar o jogo ,reclamar a exautão….fazer como fez o fla da vez passada ,contra o Flu em Volta Redonda. Parar o jogo sim!!!!!!!
Caro Nelson, em Vitória a final teve de forma inédita o juiz eletrônico e este já foi acionado para um lance decisivo.
Acho que é uma questão de tempo para ser instituído oficialmente.
ST
Estou tentando encontrar explicação pelo fato do Fluminense mesmo na frente do placar, não continuou sufocando o mulambo que estava mal das pernas e alguns jogadores com problemas físicos.
O Fluminense teve a semana inteira para trabalhar para isso.
O que vimos foi mais posse e a segunda bola nos pés do adversário.
Em muitos momentos o ataque do Fluminense foi inoperante pela falta do meio de campo criar as condições.
Teve muitas bolas de ligações e não vi uma única oportunidade de sair uma jogada mais aguada.
A lamentar que a cabeçada do R. Chaves foi em cima do goleiro deles.
Sinceramente, esse carioca era a competição com mais chances do Fluminense ganhar agora resta pela frente as demais que ele está a disputar.
Agora é ver como será os próximos dias.
Pra mim, isso se explica pelo esquema com dois ponteiros, que não funciona bem quando o adversário fecha bem os lados do campo.
Coincidência ou não, Sornoza e Orejuela caíram de rendimento depois que esse esquema foi adotado.
O fato de Richarlison e Wellington ajudarem na marcação quando estamos sem a bola, não compensa a falta de jogadores por dentro que possam dividir com os três que jogam ali a responsabilidade pela armação das jogadas e mesmo da marcação, já que os ponteiros, via de regra, voltam marcando os laterais adversários.
Espero que a volta do Scarpa signifique a retomada do esquema anterior e a utilização deste, com dois ponteiros, apenas quando os adversários jogarem de uma forma que a correria do Richarlison e do Wellington seja favorecida.
ST
Mais inexplicável Cláudio foi não terem forçado jogadas pelo lado do Pará, que estava amarelado e também a falta de troca de posições do W. Silva e o Richarlisson.
ST.
Nesse caso, sabem o que faltou? Faltou treinador para comandar. O Abel só mostrou empáfia e soberba, nas duas decisões. Divulgou logo as escalações, como a dizer que ganharia quando quisesse.
Motivou muito os garotos é verdade, mas fez uma merda tamanho de um tsunami, ao sacar o Wellington Silva e colocar um Maranhão da vida, que nem fede e nem cheira;
Errou feio em não deixar os garotos no banco, que vinham mudando a história dos jogos, como o Calazans e o Lucas Fernandes, preferindo (sempre, sempre) colocar o seu predileto Marquinho.
Mas o Abel, a despeito de toda a sua competência e currículo, que não são poucos, devemos reconhecer, mas ele sempre tem uma fixação infeliz por algum jogador botinudo, que não joga PN e que ainda atrapalha. Antes era o Edinho (quem não lembra?), agora o Marquinho…PQP!
Edu a bem da verdade, alguns eventos estão a se repetir e o Abel já possui o discurso pronto para justificar determinadas “c*%$#@+” que vez ou outra faz.
ST
Novo Hamburgo campeão gaúcho de 2017 eliminando o Grêmio na semi-final e o Internacional na final.
Será que não tem alguns bons jogadores nesse time que o FLU possa ir atrás imediatamente ??
No timaço tri-campeão de 83/84/85 tínhamos uma porrada de jogadores do sul que deram o sangue pelo FLU (Branco, Jandir e Rene Weber do RS e Assis, Washington, Leomir, Tato do Paraná).
PQP !! Que time era esse???
Abel morreu abraçado no engessado 4-3-3. No intervalo do primeiro jogo, tinha que ter sacado um dos atacantes e colocado o Douglas e soltado o wendel. Insistiu nesse esquema trocando WS por Maranhão.
Algum repórter teve o discernimento de perguntar Pq o Abel não deixou o Calasans e o Lucas fernandes no banco?
Ao acompanhar a entrevista do Abel pós jogo, ele afirmou que a direção deve fazer uma ou duas contratações pontuais!.
E ainda admitiu que nessa janela de transferência que o elenco deve perder também na mesma quantidade!
Resumo da ópera.
Se o time necessita ser reforçado inclusive de jogadores que venham para encorpar e dar mais condições de disputar as competições do ano, mais a direção está passando a mensagem para a torcida que o elenco deve ser esse aí ainda mais enfraquecido por jogadores do naipe do Maranhão ou do Marquinhos.
Nem o torcedor por mais otimista que seja, vai ver é o Fluminense passando sufoco e provavelmente tendo mais outro ano em branco sem títulos, pelo andar da carruagem.
Lendo os comentários dos amigos tricolores do blog, todos indignados com a substituição do WS pelo Maranhão, começo a pensar porque esses técnicos perdem seus empregos tão facilmente… são essas “cagadas” ou burrices sem precedentes que fazem a torcida ficar com uma raiva tão grande que depois, na sequência de jogos, qualquer coisa que saia fora do normal, a torcida pega no pé, chama de burro, xinga, vaia … e aí a vaca vai pro brejo, o técnico vai para rua e imediatamente se coloca em outro time (em desespero) e ainda fica mamando aquele contrato maravilhoso com o time que o demitiu… tá ruim de segurar “cas mão” !!!
° Cavalieri foi muito bem, até bater roupa no empate. Mas já tinha feito 2 ou 3 milagres.
É mais ou menos aquilo que eu já havia dito aqui :
chamamos o adversário para nosso campo e ficamos esperando o ‘tempo de fervura’.
Lá uma hora um de nossos defensores falhará e … entregaremos o ouro !
Depois sairão dizendo o mesmo de sempre : ‘vale a lição’, ‘página virada’, etc.
° Lucas, Chaves, Henrique e Léo jogaram muito. Estiveram impecáveis hoje.
° Orejuela, Sornoza e Wendel fizeram das tripas coração para sair jogando.
É impossivel fazer a transição com dois volantes e apenas um meia. Impossivel.
É incrível que o Abel insista em manter este 4x3x3 fajuto e superado. Não dá jogo !
Pode dar certo contra times mais fracos, mas para disputa de titulos … esqueçam.
E no brasileirão só enfrentaremos fios desencapados. Aí, …. fazer o que ?
° Well e Rich erraram tudo o que tinham direito e mais alguma coisa.
Porém um de seus substituidos – Maranhão – conseguiu ser pior que eles.
° Não fomos campeões, penso eu, por absoluta teimopia(*) do técnico.
Técnico que inclusive foi arrogante quando obrou, antes do jogo, a pérola :
“Aqueles que pedem o Calazans na meia estão enganados. Ele é atacante.”
Esquecendo-se de que o escalou até na lateral esquerda em várias partidas.
° Reforçar o elenco é possível. Basta chegar com a grana ou com jogadores para uma troca.
O dificil (para ser educado) será corrigir a teimopia(*) do treinador.
É um homem sério, dedicado ao trabalho, motivador, disciplinador, de grupo, sincero.
Parece ser super gente boa !
Mas é só !
A esperança é de que um dia ele se dê conta desta dificuldade e se corrija.
Aí, sim, ele passará a ser considerado por mim um técnico quase completo.
(*) Teimopia –
um neologismo criado para a situação, significa um misto de teimosia+miopia.
20:04 > 07/Maio.
Boa noite tricolores!
A pergunta que não quer calar:
” de onde o Abel tirou o Maranhão ” ???
Segundo o narrador Luis Carlos Jr, do Sportv, durante a transmissão, é porque o Abel disse que ele “jogou demais” no jogo pela Copa do Brasil onde o Flu goleou o Globo do RN ( oi ???? ), daí, o jogador que seria negociado, virou o grande “curinga e talismã” para a grande final do campeonato carioca.
Não sou da turma pessimista, pelo contrário, mas é impressionante como por melhor que seja o técnico, mais experiente, rodado, cheio de títulos e coisa e tal, de vez em quando eles tiram umas da cartola para matar qualquer torcedor de raiva (para ser ameno)!!!
O Abel vinha promovendo a entrada do M.Calazans nos últimos jogos, do Marcos Jr, enfim, mas Maranhão ??? Às vezes a torcida nem lembra que está no elenco…
Uma coisa é fato: Para encarar os melhores times nos campeonatos mais difíceis (Brasileirão, Copa do Brasil e Sulamericana), precisamos de alguns reforços (zaga e centro avante principalmente).
Renato Chaves e Henrique (zagueiros) para mim não servem para o Fluminense e H.Dourado (até jogou bem hoje e é bem esforçado) mas não serve para o FLU (até o Rafael Moura, o He-Man seria melhor opção, tem feito muito gols no Atlético e é reserva do Fred – lembrem-se que já tivemos essa mesma dupla titular e reserva no Fluminense).
Wellington Silva, que não jogou nada e saiu cuspindo marimbondo (tem que tomar uma enquadrada firme do Abel) e Richarlison (sentiram o peso). Na verdade, penso que o time jovem demais sentiu o peso, principalmente no primeiro jogo.
Diego Cavalieri já era, pega as bolas impossíveis e deixa passar as mais fáceis (rebater uma bola cabeceada para frente aos 39 min do segundo tempo é de matar…) Por mim, deixava ir embora com seu saláriio alto e apostava no Julio Cesar revesando com o Marcos Felipe (até um se firmar como titular inconstestável).
Gustavo Scarpa fez falta, pois desequilibra e pode resolver a qualquer momento, já provou isso, além de ser muito letal em bolas paradas, mas tem o estilo sonolento que mata o torcedor de raiva (se pintar uma oferta de venda muito boa $$$ acho que pode ir embora).
Wendel ótima promessa, precisa de ajuda ali na meiuca. Orejuella e Sornoza não sei se conseguem mais repetir as primeiras partidas quando foram unanimidade, Orejuella principalmente, quando passou os primeiros jogos sem errar um passe sequer (me lembrou o Marcão … kkk) Talvez banco no Sornoza e apostar no meio com Douglas-Orejuella-Wendel
Pois é, vamos dormir de cabeça inchada, mas acho que foi bom pois acho que nossa garotada de Xerém, que é show de bola, estava meio “se achando”. Esse revés pode fazê-los ver que se quiserem aparecer bem tem muito o que jogar.
Por fim, como pode, numa final de campeonato carioca, com o FLU tendo sido campeão da TG e tendo feito excelentes partidas (destaco a virada sobre o Botafogo, as 2 vitórias por 3 x 0 no Vasco e o empate em 3 x 3 com Fla na final da TG), a torcida do FLU não comparecer ??? Tivemos um público de 68 mil sendo 58 mil do Fla e 10 mil do FLU (se haviam 10 mil (??) – ocupamos apenas o espaço atrás do gol e ainda estava cheio de lugares vagos. Uma decepção total.
** Faço uma menção honrosa à torcida do FLU que compareceu pois nunca vi tantos (58 mil) serem abafados por tão poucos (10 mil) durante quase os 90 minutos. Se a torcida do FLU tivesse comparecido em maior número, não teríamos perdido esse título pois não faltou grito, incentivo, músicas sem parar o tempo inteiro – um verdadeiro show da torcida que foi.
Agora, temos que aturar a urubuzada que mereceu pois foram campeões invictos, ninguém, é campeão invicto sem merecer.
Bola pra frente Fluzão que temos que levar a Copa do Brasil, Sulamericana, Primeira Liga e Brasileirão !!! ST – João Paulo Pejota / Brasília-DF
O time jogou pior que o Flamengo nos 2 jogos . Perdeu as duas. Vida que segue !
Galera,
O time não jogou mal. O Urubu não criava grandes chances e, parece, esperávamos um contra-ataque. Mas o Cavaliere, que fez boas defesas, falhou no primeiro gol.
O Wellington não estava bem. A defesa, sim, estava bem.
Parece mais do que evidente de que reforços são bem-vindos. Vejam que o Sornoza não vem jogando o que jogava no início, na época pós-estreia, e não temos opções para melhorar o ritmo.
E mais… O Cavaliere fez falta para ser expulso? Não vi nem a falta, porque a perna direita dele, na qual tocou o jogador do Urubu, estava dobrada para trás e na grama.
Mas faltou-nos algo a mais, apesar de não ter o que reclamar do time. Vale o apoio.
ST