Fla-Flu, um clássico do mundo

Do Estadual de 1995, é natural que os torcedores mais jovens lembrem-se apenas do Fla-Flu do gol de barriga do Renato. Mas naquele mesmo campeonato, outras três edições do clássico foram disputadas, e, à exceção do primeiro, o Tricolor triunfou em todos eles. E até mesmo no empate em 0 a 0, que marcou a estreia de Romário com a camisa rubro-negra, fosse aquele uma luta de boxe, o Flu teria vencido por pontos, tamanho o domínio e o volume de jogo do time então treinado por Joel Santana – com direito até a uma bola na trave do goleiro Adriano (Roger, que se dizia perfeito, assumiria a posição nos clássicos seguintes).

No segundo, o Fluminense venceu por 3 a 1 e, antes do último e decisivo, houve ainda um cheio de reviravoltas, no qual o time foi buscar a igualdade três vezes antes de passar à frente, clássico este só superado mesmo pelo épico 3 a 2, na rodada derradeira do octogonal. O 4 a 3, de tão emocionante, foi a principal notícia da primeira página do Jornal do Brasil daquele 1º de maio, o que é raríssimo entre os grandes veículos impressos convencionais, salvo quando da conquista de algum título significativo por algum clube da região.

“Fluminense derrota Flamengo em virada espetacular”, destacou o saudoso JB. Ézio, Renato e Rogerinho (duas vezes) fizeram a alegria da massa pó-de-arroz, em peso no Mário Filho naquela tarde-noite em que o Tricolor assumiu a dianteira da competição.

fluminense-4-3-flamengo-01-05-1995Era comum, natural, ver o Maracanã cheio, com as torcidas em festa. Profusão de cores, fogos, bandeiras, bumbos. O nível em campo também era outro, observe-se. O Fla-Flu citado acima ilustra um período em que o público parecia ter mais envolvimento, engajamento, com um esporte que, em face do elevado número de seguidores, confunde-se até com religião em nosso país, segundo teóricos.

Vinte e um anos depois, os “Irmãos Karamazov” do futebol brasileiro, se hoje não se encontram no esplendor, continuam a contar – como sempre o farão – com a força monumental de suas camisas, suas marcas centenárias, num clássico que tem luz própria, cuja magia transcende a imaginação de seus mais obstinados torcedores.

Neste domingo, o povo potiguar que for à Arena das Dunas, às 16h, terá a oportunidade, tal como o público paulista, há alguns meses, de sorver um pouquinho da energia contagiante deste que é, incontestavelmente, um dos maiores clássicos do mundo – até para os ingleses, conforme publicação da revista Four Four Two (abril/2016).

Se é Fla-Flu, tem história.

***
cvl

É a tal história do cobertor curto. Quando o Fluminense evolui no ataque, a defesa, que havia melhorado sensivelmente, desanda. Ao todo, foram seis gols sofridos nas últimas duas partidas, contra Sport e Santos. O time pagou caro pelos erros graves da defesa, facilmente batida. Pagou, sobretudo, pelas falhas de Diego Cavalieri. Três dos quatro gols do Peixe poderiam ter sido evitados se o Flu contasse com um goleiro mais virtuoso.

Diego, atualmente, só joga mesmo com o nome. E é incrível como consegue enganar até os ditos especialistas. No último domingo, o comentarista Carlos Eduardo Lino, do canal a cabo SporTV, listou-o entre os goleiros de nível de Seleção Brasileira da atualidade.

No primeiro gol, de Rodrigão, Diego Cavalieri, em vez de abafar o lance, deixando a bola chocar contra o seu corpo, ou mesmo cair para o lado esquerdo, onde o atacante tinha 99% de chutar, já que entrava em diagonal, deitou-se justamente no canto menos provável, deixando todo o gol à feição do atacante. No segundo, grudou na trave direita e não conseguiu segurar um chute facilmente defensável de Gabriel. De tão mal colocado que estava, a bola entrou praticamente no meio do gol. No quarto, não abafou a cabeçada de Luiz Felipe, de dentro da pequena área. Como de praxe, ficou plantado sob a linha do gol, eximindo-se de responsabilidade no lance, com cara de “não é comigo”.

É terrível para qualquer jogador de linha olhar para trás e não sentir confiança em seu goleiro. Pior ainda é a situação da torcida, enervada, que nada pode fazer. Mas Levir pode.

Diferentemente de partidas anteriores, o Fluminense iniciou bem, arrumado, articulando boas jogadas de ataque. A defesa estava bem posicionada, com Wellington Silva saindo um pouco mais, o meio funcionava e Marco Júnior e Magno Alves, com muita movimentação, embaralhavam a defesa santista, chegando a toda hora com perigo.

Vitória - 22/06/2016 - KLEBER ANDRADE Fluminense x Santos jogam esta noite pela décima rodada do Brasileirão 2016. FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu uso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o Fluminense Football Club. IMPORTANT: image intended for institutional use and distribution. Commercial use is prohibited unconditionally by its author and Fluminense Football Club

Fez 1 a 0 com Marco Júnior e seguiu absoluto no jogo, com chances até de ampliar o placar, como na cabeçada do próprio MJ, que Vanderlei conseguiu espalmar para a trave.

Curioso notar como alguns atletas caem vertiginosamente de rendimento dentro de uma partida. Abatem-se com o gol sofrido e não conseguem mais manter o nível da atuação. O apagão do fim do primeiro tempo só foi salvo pelo apito final do árbitro.

Mas foi a partir do quarto gol, de Luiz Felipe, que o time arriou os quatro pneus. Antes, Magnata e Marco Júnior haviam costurado linda jogada, colocando o Flu no jogo, apesar de tudo. A dupla, por sinal, foi o que de melhor o Tricolor apresentou em Cariacica. Levir atendeu aos apelos da coluna e deu a titularidade a Magno Alves. O técnico lamentou os erros crassos defensivos e prometeu estabilizar novamente o time.

Escalar Júlio César no Fla-Flu de domingo arejaria a equipe e renovaria o ânimo abalado pelas duas derrotas.

Não sairia mais do gol, aposto. Sem trocadilho.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.

280 thoughts on “Fla-Flu, um clássico do mundo

  1. Aos companheiros do blog, que de modo equivocado, tentaram responsabilizar o fred pelos insucessos do ffc, e do mesmo modo, tentaram transformar uma situação corriqueira de vestiário,(discussão, xingamentos, broncas, cobranças etc) praxe no futebol!! em palco imaginário, onde bestialmente, transformavam um técnico recém contratado, em herói, e um dos mais importante jogador da história comtemporânea do ffc, em vilão.

    Levir Culpi “encerra” assunto Fred no Fluminense

    Técnico reconhece falta do atacante, mas diz que precisa de outras soluções
    Por Redação –
    26 de junho de 2016 14:06

    Levir diz que novos jogadores surgirão (Foto: Nelson Perez – FFC)
    Fred já deixou o Fluminense e hoje é jogador do Atlético-MG. No entanto, o assunto ainda rende. Questionado sobre o atacante na última coletiva, o técnico tentou dar um fim nas perguntas sobre o atacante, reconhecendo sua falta para o time, mas destacando a necessidade de olhar para a frente.
    – Pensei que esse assunto já estivesse vencido. É claro que sim. Mas ele já foi, temos de olhar as outras situações. Ninguém vai apagar a imagem do Fred no Fluminense. É um ídolo do time. O Fluminense vai seguir, e novos jogadores vão surgindo. Temos de procurar outras soluções – disse.

  2. Fla X Flu não tem favorito.
    Então quem sabe hoje este time não resolve jogar bola hoje.
    Temos um desfalque importante, o menino Marco Junior um dos poucos que corre atrás da bola como se fosse um prato de comida, torço para que seu substituto arrebente com o jogo, pode ser até o Osvaldo.
    PS. Levir, por favor, Cícero de centroavante, NAÕOOOOOOOOOOO!
    ST

  3. Estou chegando à conclusão de que não há como resistir ao tiroteio dentro de nossa própria casa.

    Manchete dos estagiários, reis do fogo amigo :
    ” se ficar com o Marlon o Barcelona pagará apenas R$ 6,75 milhões ao Fluminense.”

    Não estou entrando no mérito do negócio em si – se o preço real de negociação é alto ou baixo – mas realmente fico indignado com a manipulação da noticia.
    Isso não é coisa de gente séria, de quem fez um juramento de fidelidade à informação.

    Lá no fim da matéria, quando o torcedor desavisado até já saiu do site, deixam mais uma ‘caca’ :

    ” O valor investido pelo Barcelona, caso queira contar com o atleta, é considerado baixo porque, de acordo com o jornal, o Fluminense recebeu adiantados 3.2 milhões de euros pela prioridade de compra de Gerson. .”
    Continua a manipulação desregrada e tendenciosa.

    Então, arrisco-me a acrescentar, com dados que tiro de minha memória, logo, sujeitos a erros :

    ° 3,2 milhões de euros representam cerca de 13 milhões de reais.
    ° Que somados aos 6,75 milhões da ‘manchete’, chegam a cerca de 20 milhões de reais.
    ° Que, por sua vez, representam a parcela recebida pelo Flu, já que detém 60% dos direitos.
    ° Se isso tudo é fato, o Marlon estaria sendo vendido por cerca de 33 milhões de reais.

    É difícil, turminha. Não dá para ficar em silêncio. É muita bala chovendo sobre o teto de nosso clube.
    O Botafogo ‘já foi’, embora lute galhardamente para não desaparecer.
    Idem o Vasco.
    Tirem suas conclusões sobre o futuro que nos espera, se continuarmos entrando na onda destes caras que só pensam em seus bolsos.

    1. “Uma enquete elaborada pelo portal NETFLU constatou: a maior parte da torcida tricolor é a favor da compra do clube eslovaco Samorím” ou seria ‘umývanie’?

      O esquemão no Flu é impressionante Amaury, que maioria de torcida é essa?
      e essa porcaria de site dá retaguarda o tempo todo.

    2. Querido Amaury, quando esse Marcos Anão Júnior vira desfalque, é sinal que a coisa tá feia mesmo, hein? kk
      Aliás, pra quem tá vendo alguns bons jogos na Eurocopa, não deve ser fácil tentar digerir esse “suculento FRA/FRU”. C.R.V.G

    3. Amaury, parabéns! Como sempre, muito atento!! Porém, tenho a impressão, que muitos dos companheiros estão a adorar esse modo leviano e torpe de fazer jornalismo.

  4. Especial Final Carioca 1995 – Fluminense 3×2 Flamengo – Gols Sportv …
    Vídeo para fluminense 3×2 flamengo 1995▶ 10:15
    https://www.youtube.com/watch?v=7ItjRhAEkPs
    26 de jun de 2010 – Vídeo enviado por Fabricio Barradas
    25/06/1995 Relembre os gols da final do carioca de 1995 e a comemoração do titulo do Fluminense com …

    QUE O ESPIRITO DE 25/06/1995 BAIXE NOS JOGADORES DO FLUMINENSE.
    RECORDAR E VIVER !

  5. STT.
    Bom dia, amiguinhos!

    Para aqueles que dizem que ‘criticar depois é fácil, mostro esse comentário meu da época do Netflu…

    Nando, Saquarema (torcedor) disse:
    26 de abril de 2016 às 11:32

    Lembro bem desse seu comentário, Nando. Saúde e paz a você e a todos os participantes desta família Tricolor do Blogue do Garcez.
    Saudações Tricolores.

  6. Hola tricolores,
    Nesse momento interessa acreditar e muito no peso da nossa camisa nos momentos difíceis, aqueles em que estamos em dificuldades e conseguimos vitórias especiais. Vendo agora os resultados dos jogos do sábado e a todo momento se desenha um cenário cada vez mais feio. Amanhã não tem outra saída a não ser ganhar, pois tá sinistro

  7. Fla x Flu é um dos poucos clássicos mundiais que nem sempre vence quem está num melhor momento.

    Um dos exemplos aconteceu justamente no ano do sem ter nada deles com um time badalado pela mídia que na decisão do carioca de 95 perdeu para o nosso Flu.

    É conferir amanhã se essa máxima prevalece para o Fluminense amigo Garcez.

  8. Tô vendo o jogo Cruzeiro x Palmeiras.
    Em campo, Riascos!
    Uma coisa me ocorreu: com Fluminense sem centro avante, o Riascos já já vai entrar na lista dos possíveis reforços.
    Isso pq ele tem dois requisitos fundamentais que essa gente que está lá adora: não joga porra nenhuma e tem salário astronômico ( inacreditáveis 400 paus por mês).

      1. Sugiro que você repense sua posição, Ricolor.
        Você raciocina e é honesto em seus propósitos para com o clube.
        Se todos os ‘ricolores’ fizerem isso o blog tornar-se-á uma metralhadora giratória dentro de nossa própria trincheira.
        E não falta muito para isso.
        O Blog não merece isso.
        Tampouco o Fluminense.

  9. Caros,

    Na boa, ninguém aqui está reparando que o nosso equacionamento de dívidas passa pela negociação dos nossos jogadores com outros clubes?

    Não digo que todos os negociados sejam sensacionais, mas os que estão ficando certamente não são melhores.

    Mesmo os que talvez devessem sair, não estão sendo substituídos na mesma altura.

    Acho que, no final, não sobrará nada. Sei lá. Mas está estranho.

    Vamos ver.

    ST

  10. Brilhante comentário postado no blog da Flusócio, que tenho certeza, todos aqui assinariam embaixo:

    “allan •

    Peter sempre antenado com o que ocorre no mundo e dentro do processo de internacionalização da marca Fluminense, lança um novo movimento para a torcida tricolor: o FluExit.

    Esse movimento visa a separação definitiva entre a torcida e o time, criando um Canal da Mancha entre estes, inundado inicialmente de raiva, sucedida por decepção, apatia e indiferença

    Tem como fatores de mobilização a venda de ídolos e revelações em preço de black friday para serem substituídos por contratações de jogadores de empresários, ou em fim de carreira, com contratos caros e longos, ou “apostas” caras também que ninguém nunca viu se destacar em lugar nenhum.

    Resultando num dos elencos mais caros do Brasil e que vai brigar para não cair para a segundona.

    ST”

    1. Eu não assino, não, Jaques.
      A torcida de um time se faz por vontade unilateral de vários cidadãos quer na infância ou depois de adultos, e quem torce mesmo fica decepcionado com certas situações, mas não há canal do tamanho que for que possa separa-lo do time, Portanto, não há esse negócio de saída de torcida de time nenhum, mesmo que alguma diretoria maluca peça isso e dê grandes motivos.
      Sobre a venda de ídolos e revelações a baixo preço, eu não tenho visto isso também..
      Quando o Flu vendeu um ídolo nesses últimos tempos? O último foi o Edinho lá atrás.
      Revelações de verdade arrebentando por aí, amigo, que fossem criadas no clube, eu só lembro , do Marcelo, porque outras ainda têm que provar muita coisa.
      Mas, quem dera que o Flu produzisse um Neymar de dois em dois anos.
      ST
      bbbbbbbbbbbbbbbb ,

    2. STT.
      Essa estória de afirmar que o Peter é o melhor presidente do Fluminense de todos os tempos, me fez lembrar do paradoxo da viagem no tempo: Você viaja ao passado e mata o seu avô ainda muito jovem. Como poderia matar o seu avô se seu pai ainda não tinha nascido? O melhor presidente da historia do Fluminense, foi e sempre será, o seu fundador. Sem ele, o Peter seria presidente do nada. Porque o Fluminense não existiria.
      Saudações Tricolores.

      1. Caro Juarez, isso fato. Como também, é fato que o Peter, teve coragem, e se habilitou a disputar a presidência do clube de seu coração. Enquanto isso, outros não tão corajosos, ficam a apontar sujeira, com o seu dedo sujo.

  11. Caro Júlio, de acordo com o Levir o problema do FFC não tem relação com ambiente. Isto posto, você está errado. E a sua tese é teratológica.

    Técnico tricolor diz que o ambiente do Flu é bom, apesar das derrotas
    Levir Culpi comentou sobre a fase atual do Time de Guerreiros
    Por Redação –
    25 de junho de 2016 14:06
    As vitórias não são uma constante do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Na metade inferior da tabela de classificação da competição, o time ainda busca um norte. Segundo o técnico Levir Culpi, mesmo com a inconstância dentro e campo, fora dele a harmonia vem sendo mantida.

    – Quando você tem um clima de vitórias, está tudo bem e quando tem derrotas está tudo ruim, aparentemente, pelo menos. Quando perdemos me sinto mal também, esquisito. Mas o nosso ambiente é de bom para ótimo. Precisamos evoluir como equipe, números ser mais compactos. A gente já joga um futebol regular, mas com resultados irregulares ainda. Tanto defensiva, quanto ofensivamente. A defesa estava ótima, bem preparada, e em dois jogos tomamos seis gols. Também não é para perder a calma, alguma coisas deve ter acontecido durante os jogos. Estamos regularmente bem, mas tem um espaço muito grande para melhorar – declarou.

    1. Onivaldo,

      Serei eu este Julio?

      Em sendo, você pode desenhar para mim, já que não entendi o que você quis dizer.

      Eu nunca falei de ambiente como causa de maus resultados. Então, não sei qual tese seria teratológica.

      Aliás, desculpe-me, mas não acho que a expressão teratológica se aplique aqui, porque normalmente vinculado a idéia de algo monstruoso, absurdo, impossível. Nada disso pode se concluir sobre as teses acerca do que se passa no clube.

      Mas, repito, não acho que o “ambiente”, como um todo ( entendeu?) seja ruim. Acredito, e já escrevi, em alguns problemas. Coisa completamente diferente, portanto.

      Talvez seja tese de outro Julio.

      ST

  12. Há muita gente aqui no blog que implicou com a substituição do Edson no jogo contra o Santos, e fala nisso até agora, mas era para ter notado que ele fez umas três jogadas estranhas logo nos primeiros movimentos, e eu pensei que ele estava até com algum problema de saúde.
    Mexendo no controle da tv, vi o VT se iniciando, com os jogadores na horinha de dar a saída, e fiz questão de observar o Edson, e, realmente, o rapaz parecia meio fora de si, e fez uns troços que não faz normalmente, e o pessoal ali do banco, preparador físico e médico, deve ter notado logo e ele só pode ter sido sacado por essa razão, é a única coisa que se pode deduzir, até porque andou muito bem em outros jogos.
    Ele tem sido um bom valor no time, sim.
    Quanto ao Maranhão e o Dudu, ainda não entraram os dois juntos no time desde o início, mas pelo modo de se comunicar com a bola, não os acho essas toupeiras todas, e é bom dar um tempinho.
    Lembram do que faziam com o Mariano logo que chegou?
    fffffffffffffffffffffff

    1. PC, eu lembro do Mariano. E, também lembro de: Bruno, Carlinhos, Edinho, Jean, Rafael Sóbis, Wagner, Walter, Kenedy e Fred. Todos já saíram. – Lembro também dos que continuam: Cava, Jonathan, Gum, Henrique, W. Silva, Giovanni, Pierre, Osvaldo, Marco Jr., Magnata. Só resta dizer: SABEM NADA INOCENTES!!

  13. Eu teria um desgosto profundo!! rsrs
    Mais um título em cima da Dissidência, e desta vez, com com oito homens em campo!
    Épico, espetacular, retumbante, não há palavras pra descrever essa partida que será lembrada pelos séculos afora!
    Eu tive o privilégio inaudito de ter assistido a este embate no velho e querido Maraca; por isso, parafraseio o profeta Tricolor e digo: “quem não foi ao Maraca há exatos vinte e um anos, NÃO VIVEU!!”
    RECORDAR É VIVER!
    https://www.youtube.com/watch?v=KAJ1qcoVU-M

  14. Se alguém aqui alimenta perspectivas de que quem assumir o mandato de presidente do Clube já vai logo montando um time que busque títulos, podem ir tirando o cavalo da chuva que provavelmente o PS deve deixar de herança uma caixa de pandora com problemas criados em sua gestão a começar com os longos contratos atuais de muitas barangas que ainda aterrorizam as Laranjeiras.

    1. Washington Luiz, sinceramente, você só pode estar de brincadeira!! Para escrever tamanho absurdo. No mínimo, você teria que trazer os números com os quais o Peter assumiu o nosso FFC, e depois comparar com os números que o Peter vai deixar o FFC. Uma pessoa responsável, teria essa atitude, para fazer tamanha afirmativa. É, por essa razão que pergunto: Washington Luiz, vc está de brincadeira?

      1. Brincadeira caro Onivaldo é a forma como o PS está sim deixando o Clube e fui bem pontual onde está a herança que ele deixará para o próximo mandatário que será o de saber o que fazer com o contrato de diversos jogadores que sinceramente não deveriam estar vestindo o manto tricolor..
        Não sou eu que tenho de apresentar os números e sim basta dar uma olhada nos balancetes ao fim do ano.
        Brincadeira ele faz também praticando as remunerações acima da capacidade técnica de muitos jogadores que lá estão.

        St.

        1. Washington Luis, a bem da verdade, o adjetivo adequado seria outro. Mas, por questão de ética preferir declinar de utilizá-lo. Contudo, prefiro acreditar, que vc está apenas brincando. Assim como, já faz, quando critica o time em campo. Sobretudo, nas derrotas. ST

          1. Onivaldo, não estou a brincar quando se tem de fazer a crítica principalmente em determinadas derrotas.

            Derrotas fazem parte do esporte e da vida.

            O Fluminense teve e terá muitas derrotas ainda e que serão criticadas, com certeza.

            Quando se ganha ou empata sou de reconhecer os méritos.

            Portanto, as críticas e os elogios são direitos também do torcedor, maior patrimônio de um Clube como o Fluminense.

            E o que importa é o Fluminense sempre Grande pela sua História.

            St.

  15. Net Flu publica um choque de realidade em quem imagina que Pedro Antônio um benemerente, um mecenas, não um investidor:
    ” Eu estou apertando e eles repassam quando dá. Meu limite é R$ 7 milhões. E em 30 de outubro eu entrego a obra. O que faltar, o novo presidente do Fluminense terá de fazer. Se não fizer, a torcida tem de cobrar – contou.
    Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 45 milhões. Pedro conseguiu reduzir tal valor para R$ 32 milhões. Ele mesmo desembolsará R$ 7 milhões, dos quais já gastou R$ 3,5 milhões. O Fluminense já começou a lhe pagar, mas alguns cheques não foram depositados recentemente por ainda não possuírem fundos.”
    Como sempre falei aqui, Pedro Antônio não é um mecenas, um benemerente, é apenas um investidor que emprestou dinheiro (ou adiantou recursos, como quiserem) ao Fluminense e exigirá o devido pagamento nas datas aprazadas, é como um banco que financia um projeto. Ponto. E isso em nada o desmerece.
    O problema é que o pigarreante “que saneou as finanças do Clube”, ha!ha!ha! está emitindo uma avalanche de cheques sem provisão de fundos e a dívida será encarada pelo futuro presidente do Fluminense.
    Estes são os fatos.

    1. Crac, não seja ansioso! Aguarde chegar o fim da gestão Peter. Com certeza, o novo presidente, vai entre outras providências, informar a nação tricolor como estará recebendo o FFC. Essa sua atitude, além de intempestiva é leviana. Você está confundindo, talvez por desejo ou ignorânçia presunção com verdade real. O Fluminense, com certeza não precisa e não merece esse tipo de torcedor. O Fluminense precisa e merece ter torcedor que contribua no mínimo com 0,1% do que fez e está fazendo o Peter.

      1. Apenas me reportei ao publicado pelo Net Flu, que divulgou as palavras de Pedro Antônio. Assim é a esse blog ou ao próprio Pedro Antônio, que deve ser apontado como intempestivo e leviano, conforme sua distorcida visão cerveroriana.
        E, finalmente, qualquer um que faça 0,1% das c*agadas do pigarreante, de fato, não merece ser torcedor (e muito menos dirigente) do Fluminense.
        Mas em novembro tudo acabará. Ainda bem!

        1. Crac, na publicação não consta isso: “O problema é que o pigarreante “que saneou as finanças do Clube”, ha!ha!ha! está emitindo uma avalanche de cheques sem provisão de fundos e a dívida será encarada pelo futuro presidente do Fluminense.
          Estes são os fatos”. E, é isso que é intempestivo e leviano. E, esse paragrafo é de sua autoria. Ao menos, seja honesto assuma o seu ato. – Repiso o aconselhamento: não seja ansioso, aguarde o fim da gestão Peter. Com certeza, o novo presidente dirá a nação tricolor como está recebendo o FFC.

    2. Titio Jacques curtiu demais este comentário.

      Pura lucidez!

      Cristalino e transparente como não tem sido a (indi)gestão pigarreante.

  16. Em 2013 fomos salvos da forca pelo Heverton da Portuguesa,vale lembrar que o tecnico Dorival Junior tambem teve sua parcela de contribuiçao nesta fuga da degola. Peter estranhamente o dispensou e optou pelo Renato Gaucho para 2014, uma tremenda furada.
    Dorival e um bom tecnico e otimo para lidar com jovens jogadores, infelizmente o miope Peter nao percebeu isso.De repente hoje estariamos melhor.
    Ano passado fomos campeoes do brasileirao sub-20 de forma invicta e nao aproveitamos um jogador sequer deste time.
    Levir ja ficando manjado com as constantes trocas de laterais no segundo tempo, Jonantan nao aguenta o tranco sai e o tecnico passa W.C. Silva para direita e entra o horrivel Geovani, o mesmo acontecendo com Edson-Pierre e Douglas e Richarlison-Osnaldo-M.Alves.
    Ja e hora de inovar e sair da mesmisse, vamos dar uma sacudida nestas escalaçoes pois a vaca ta indo lentamente pro brejo e quando for ver ja estara atolada no lamaçal e nao saira mais de la.

    1. Este tipo de pensamento vindo de um Tricolor me preocupa.
      Quem escapou do rebaixamento devido ao erro da Portuguesa, FOI O FLAMENGO!
      E nós consequentemente nos salvamos pelo erro do Flamengo.

    2. Concordo plenamente sobre o Dorival, mas pelo que se comenta “por aí” nos dias de hj, é que o CB impôs o RG.
      Discordo com relação ao “Caso Heverton”…….a “mídia imparcial” colou esse nome no “caso”, que na verdade foi caso Andre Santos, e quem “nos salvou” da série B foram a burrice desses filhos bastardos que temos, e o gol do Samuel claro, esse moleque de Xerém é meio desajeitado, mas merecia tantas chances quanto o Oswaldo por exemplo.
      Precisamos ficar de olho, para não cairmos nesta enganação que fomos salvos pela “pobre” Lusa, alguém vendeu a vaga na série A para os mulambos, o ministério público de SP, com esse Senise (que responde a processo por venda de arquivamento de inquéritos), está enrolando até hj……queria que isso parasse nas mãos do MORO, ai sim saberíamos a verdade.
      Abçs

      ST

      1. Caro tricolor, a realidade e que fomos rebaixados no campo o resto e marola, quanto ao Samuca concordo, em relaçao ao paladino da justiça do Parana fico com o pe atras,que o diga OS JORNALISTAS DA GAZETA DO POVO DO PARANA .

  17. É curioso saber o que leva uma gestão bipolar como essa do PS no fim do seu mandato querer comprar um time da Eslováquia e é assim que quer internacionalizar a marca????

    Qual jogador de lá vem jogar no Fluminense????

    Claro que exceto os reforços que urgem, o que deveria entre outras coisas ser um discurso dele e do próximo presidente é buscar ter um estádio próprio moderno para receber sua torcida, pois pelo tamanho e importância do Clube, chega a ser vergonha não ter sua casa. Nem as Laranjeiras por ser tombado, pode-se pensar em modernização e ampliação da sua capacidade.

    E nem estou tratando de um título internacional pelo menos à nível de América do Sul que seria outra ambição do Clube, pois entre os ditos grandes do Brasil, o Fluminense continua na fila.

    Tomara que a próxima gestão aborte tal ideia esdrúxula de adquirir um clube no estrangeiro.

  18. Sugestão de titulo para depois do jogo de domingo: PLUNCT PLACT ZOOM! Não vai a lugar nenhum.
    Certamente o Garcez já escreveu algum texto com essa música do Raul, mas ela está muito apropriada para esse ano no futebol tricolor. Se terminarmos em 9° lugar no BR 16 será o reflexo da posição que ocupamos em relação as receitas que cada clube da série A recebe. E domingo não venceremos pois o Flamengo terá a torcida a seu favor, e pegará o Flu num vies de baixa. E a tendência é continuarmos nessa toada até novembro qdo acontece as eleições. Não é adivinhação, é uma análise do momento.

  19. Menos de 6 meses depois de voltar ao Brasil e assumir o Palmeiras, o Cuca indicou a compra do Roger Guedes, do Crisciúma.
    Hj, três meses depois, veio a notícia que o Barcelona vem com força prá levar o Gabriel Jesus e quem mais?
    Roger Guedes!
    ***
    Enquanto isso, Levir, o nosso, indica Maranhão e Dudu!
    Tem que rir!

  20. Caro Nando! Acaso, o amiguinho tinha conhecimento dessa pérola de entrevista? – Se puder, faz uma interpretação. Apenas, peço-lhe, que não faça cola, da interpretação do nosso dileto companheiro Júlio. – Muito engraçado.

    LUIZ ANTONIO ( Sócio Torcedor/ RJ)

    23 de junho de 2016 às 18:32

    Acabo de ouvir as explicações do Levir dadas depois do jogo de ontém.
    Disse ele que o problema do Fluminense não serão resolvidos com reforços, não precisamos acha ele.
    Disse que “o problema é achar o equilíbrio, regularidade…é que esses não são problemas executivos do Fluminense e sim de todos os times do Brasil.”
    Tem razão o Rolando Lero: o Palmeiras, o Grêmio, o Inter, o Galo, o Corinthians são muitos parecidos com o Fluminense mesmo.
    ***
    Parece loucura o que eu falar, mas eu acho que a última bolacha do pacote está dando sopa por ai: Mano Menezes!
    O Cruzeiro tá querendo, o mesmo Cruzeiro que foi lá e contratou o Ávila!

  21. Os dias e as rodadas do brasileiro vão passando e a turma do departamento de futebol do Fluminense estão ao meu ver tentando a contratação do Romero, Messi, Suarez, James Rodrigues, Iniesta, etc já que as negociações estão difíceis de serem concretizadas.

    Se essa fosse uma verdade até seria compreensível, mas do jeito que a direção trata essa questão de contratação, chega a ser totalmente equivocada a forma como esses jênios de dirigentes conseguem fechar negócios com o padrão técnico duvidoso.

    1. As últimas, são de que estão atrás do Jadson, volante, ex botafogo, mas o empresário dele já avisou que a preferência é do Santa Cruz.
      A que ponto chegamos.

  22. NetFlu é demais! Agora publica que Giovanni (isso, aquele mesmo, com dois enes”, deu um balãozinho no rachão (ops, treino).
    Que coisa relevante! Meu final de semana está salvo. Pouco interessa se perdermos do flargh depois dessa auspiciosa publicação.
    Não demora e o pigarreante dirá que encontrou um substituto para “o maior ídolo da história do Clube”

  23. “Vídeo: Giovanni dá belo balão em treino do Fluminense
    Lateral-esquerdo mostrou categoria na atividade desta sexta-feira nas Laranjeiras”

    xx

    O esquemão do NetFlu não muda, é impressionante e ridiculo.

  24. Sobre a compra do time eslovaco, ainda não disseram claramente QUAIS OS OBJETIVOS desta iniciativa.

    Quais os benefícios financeiros e/ou técnicos ao clube?

  25. As finanças do clube devem mesmo estar boas!

    Já tem matéria dizendo que o Fluminense está pensando em comprar um clube na europa, mais precisamente na ……eslováquia!!

    É CT, é clube europeu……e maranhão e giovani no time por aqui……

    Sei lá…..

    ST

  26. Quando que o presidente vai contratar? Não é possível que esteja querendo economizar mais ainda, né? Só pode estar de brincadeira. Já estamos quase no sábado, a janela de transferências abriu na segunda. Está esperando o quê? Qual vai ser a desculpa da vez?

    Atlético-MG já contratou Robinho, Fred e Fábio Santos (o último foi especulado no Fluminense); Cruzeiro fechou com Ábila (há meses que estava sendo especulado aqui e em apenas um dia, eles o contrataram) e Rafael Sóbis… os caras de lá não estão perdendo tempo. Aliás, ninguém está, só o Peter. Até pichação nas Laranjeiras já teve e o cara não acorda…

    Precisamos URGENTEMENTE de: 1 lateral-direito, 1 volante, 2 meias de criação (legítimos camisas 10) e 2 atacantes de velocidade. Não é para contratar e ficar no banco; tem que chegar e ser titular, sem sentir o peso da camisa. Dinheiro é o que não falta e também tem muito jogador bom de bola por aí, é só os dirigentes se esforçarem para procurar.

    1. Caro Bruno, pelo visto o dinheiro vai ser investido na compra de um clube europeu……….na eslováquia……
      Espero que seja coisa da imprensa marrom…..

      ST

      1. Vamos ver no que vai dar, prezado Andrei.

        O fato é: vai começar a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro e até agora nenhum reforço de qualidade…

        Ao longo da gestão do Peter, só tivemos, em seis anos, apenas três jogadores gringos: Conca (2014), Lanzini e Martinuccio. Isso é, no mínimo, curioso.

        Investir no futebol, que é bom, nada…

    2. Como vocês todos querem que o Flu contrate astros, se todos reclamam dos salários exorbitantes que o clube tem pago a alguns?
      Será que há jogador que queira vir para o Clube para ganhar merreca, ou receber por produtividade, ou como diarista, modos de pagamentos que alguns do blog já propuseram que fossem adotados nas Laranjeiras?
      E, também, onde estão esses astros se oferecendo aí pelas praças ou no mercado livre?
      Sem guerra, por favor.
      jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

      1. Uma coisa é pagar salários exorbitantes para jogadores ruins, outra coisa é pagar salários justos para jogadores bons de bola e comprometidos. Meu Deus, tem que explicar nos mínimos detalhes, se não a pessoa não consegue entender…

        Não tem ninguém chamando nenhum jogador de astro por aqui, você que está falando isso, como sempre colocando palavras na boca das pessoas e com implicância. Porém, tem sim alguns bons jogadores na América do Sul e na Europa. Quem tem que procurar eles, são os dirigentes, profissionais pagos para cumprirem com suas obrigações e não eu, apenas um mero torcedor. Será que o famigerado scout não está ajudando?!

        Lembro que o Peter e o Jorge falaram para a torcida ficar despreocupada porque iam trazer reforços até o fim de semana… Cadê???

      2. PC, com essa turma não tem jeito. Peço que relaxe, os caras não tem argumentos, e ficam tentando reinventar a RODA!! Veja, já, já vai aparecer algum comentário, tentando replicar as verdades que vc escreveu. Vão postar, como sempre, um monte de bobagens. PC, dentro do tema salário, vc lembra o que esses bobocas escreviam a respeito dos atletas: Wagner, Rafael Sóbis, Bruno, Carlinhos, Jean e Fred? – Lembra PC ? – Será que eles estão ganhando um salário inferior ao pago pelo FFC? – Bom, de acordo com o noticiado na mídia é claro que não. O Fred, que segundo esses incautos é um ex-jogador, está faturando 1Milhão de Reais e com garantias reais. Detalhe, foi contratado, vestiu a camisa é titular e continua fazendo gols. O Jean é titular no Palmeiras e líder da competição; Bruno e Carlinhos no São Paulo, detalhe estão na nossa frente na tabela e o Sóbis dizem que vai para o Cruzeiro. E tem companheiro aqui do blog, pedindo o seu retorno. PC, durma com um barulho desse. ST

        1. Só te peço uma coisa: muito cuidado para não generalizar. Alguns até podem se encaixar no que você falou, mas eu não me encaixo aí, pelo contrário, passo longe.

          Só porque uma pessoa não concorda com sua opinião, não quer dizer que ela seja da oposição. Não gosto da gestão do Peter NO FUTEBOL, nem das outras anteriores e muito menos do Celso Barros. Atualmente, não vejo pessoas capacitadas para ser presidente do Fluminense. Até agora ninguém apresentou suas ideias/objetivos… Torço para que um presidente saiba investir dentro de campo e fora dele, não só uma parte (Alexandre Kalil, que era do Atlético-MG, é um ótimo exemplo).

          Se esses clubes estão pagando salários altos por esses jogadores, não significa que eles acertaram na escolha. Errados são os dirigentes de pagarem fortunas por esses caras. Desses nomes que você citou, não quero mais nenhum no Fluminense.

  27. Agora com a possível venda do MARLON, já pipocam as críticas à Diretoria – os MESMOS que criticaram o jogador pelas SEGUIDAS falhas na zaga.

    O MARLON está no banco por culpa exclusivamente dele. Era titular e falhava até não poder mais, até que foi – justamente – barrado. Pode evoluir? Pode, quem sabe até mudar de posição. Como zagueiro é FRAQUÍSSIMO. Dava uma pixotadas vergonhosas.

    Se aparecesse uma excelente proposta (iguais a do GERSON e KENNEDY), eu não pensaria duas vezes em vende-lo.

    PS: Só não pode é pegar o dinheiro depois e trazer barangas à balde, como esses diretores de futebol têm feito nos últimos anos.

    1. É isso tudo aí que você disse.
      Marlon já estava fora do time há muito tempo por ordem de certos críticos.
      llllllllllllllllll

  28. Podem xingar à vontade. Estou no bunker !

    Na desesperada tentativa de acertar uma formação que ‘encaixe’, eu tentaria :

    …………………………..Julio Cesar
    …..Well …………Gum ………..Henrique ….W. Matheus
    …………………………….Pierre
    ……………….. Edson …………..Douglas
    ………… Marcos Jr …………………….Scarpa
    ……………………………. Ciço

    E, ….. porrada neles se perderem o jogo com esta formação.
    Haha ! !

    1. Realmente, Amaury, é uma escalação desesperadamente desesperada!

      E olhe que ainda nem chegamos no Z4, hein?!

      Haha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *