A profecia e a sandália

Na inspirada noite de Germán Cano, o Fluminense abriu boa vantagem sobre o Flamengo na decisão do Campeonato Estadual.

Todos os símbolos do Fla-Flu estiveram no Maracanã, que viu mais um erro de arbitragem de Wagner do Nascimento Magalhães, ao anular gol legítimo de Willian Bigode, no fim do primeiro tempo.

Gravatinha suspeita que João de Deus tenha erguido o braço do bandeira no lance, “para que o Flu não descesse ao vestiário em vantagem, e o segundo tempo não fosse um deus nos acuda”.

Sim, a vantagem passou a ser um temor nas Laranjeiras. Ganhar jogo eliminatório representa agora perigo iminente. Ainda maior se por dois ou mais gols.

Sobrenatural de Almeida dava risadas na marquise do estádio, enquanto Gravatinha, sentado o jogo todo sobre o travessão do goleiro Fábio, tranquilizava os corações verdes, brancos e grenás mais aflitos. “Temos goleiro”.

Manoel, Felipe Melo, André e Yago, quarteto valoroso, de atuação impecável, viram Gravatinha de pé quando o argentino tricolor disputou uma bola com Filipe Luís na área rubro-negra. “Cumpra-se a profecia”, disse. E Cano chutou cruzado para pôr o Flu em vantagem, já no fim.

Em silêncio, o mar vermelho e preto ainda lamentava a bobeada de Léo Pereira, quando o zagueiro se deixou atrapalhar outra vez com a fumaça do charuto de Nelson Rodrigues. No contra-ataque, puxado por Calegari, 50 mil torcedores se arrepiaram com o estrondo de sua voz de trovão: “Cumpra-se a profecia”. E a bola chegou mansa para Cano deslocar Hugo, no contrapé.

Uma nuvem de pó de arroz cobriu o estádio. Quando evaporou, onze sandálias da humildade estavam sobre o gramado. Depois de saudarem a torcida, os guerreiros tricolores desceram calçados com elas.

***

Fotos: Mailson Santana/FFC

124 thoughts on “A profecia e a sandália

  1. Passada a euforia pela excelente vitória, hoje fui assistir aos melhores momentos do jogo.
    Uma bola chutada do meio campo pelo Cano, uma bola alçada na área do Flamengo e os dois gols do Fluminense, ah e o gol erroneamente anulado do Bigode, o resto todo, só lances do Flamengo, não que tenham sidos todos perigosos, mas mostra bem que mais uma vez o Fluminense jogou recuado.
    Hoje era para eu estar enviando mensagens e memes para todos meus amigos flamenguistas, mas assim como o Nando, me segurei, não ganhamos nada ainda e a maneira que este time está se portando em campo me preocupa.

  2. Nada ganho, mais 90 min de sofrimento no sábado e tomara que após o jogo tomaremos aquela gelada para comemorar!!!! E que a torcida apareça no estádio.

  3. Como esperado e exaustivamente repetido, mais uma vez a arbitragem oficiou de forma obscena em favor do flarg ao anular um gol legitimo do Fluminense, esforço que por enquanto resultou insufiente, estando a requerer maior “dedicação” dos árbitros no próximo jogo.

  4. Pois é! Depois q eu vi a ‘nova’ escalação do Abel, passei a acreditar mais na possibilidade de TÍTULO (ele tirou 2 jogadores que parecem só jogar bem quando entram no segundo tempo). Diria q agora o Flu tem 10 % de chances de finalmente conquistar um título de expressão.
    Mais uma vez eu entendo a euforia da torcida, mas não me encaixo nesse perfil…me desculpem, mas foram muitos anos de fogos, oba oba, confetes e serpentinas …e NENHUM título.
    Tinha gente (de ironia, acredito) dizendo que qualquer resultado estaria bom, mas o 2×0, o fato de poder até perder por 1 gol de diferença, não…

    Abel, pelas barbas do profeta , pelo amor dos meus (seus) netinhos, como diria Silvio Luiz… não deixa escapar essa cara. Não entre com a mesma postura q contra Olímpia e foguim. O framerda é muito mais time, e a vantagem é quase nada. Faça logo um gol de cara no próximo jogo, pros caras e a torcida deles esfriarem. Se o Fluminense for campeão nunca mais vou te criticar (é mentira, vou sim…).

    P.s: Fico mais apreensivo q se tivesse perdido. A vontade de zoar geral, mandar um monte de gracinhas pros amigos é monstruosa, mas vou me segurar mais 3 dias. O motivo é simples: não tem nada, absolutamente NADA ganho.
    Tomara q o LH tenha condições de jogo…e que o gol do título seja do Fred. Seria perfeito!

    1. Discordo nobre amigo Nando. O Flamengo depois da titularidade (reserva) do Diego Ribas como primeiro volante e da saída do Gerson virou um time comum, tanto é que nos últimos quatro jogos contra o Fluminense perderam todas. A única diferença entre os dois times está na área técnica.

      Abraços.

      1. Também acho que o time do Flamengo caiu demais de produção, individual e coletivamente.
        Vários erros seus jogadores estão cometendo, ontem 2 no nosso primeiro gol e 1 no segundo.

      2. Isso sem dúvida, prezado Juarez. O time do flamengo não é nem de perto o mesmo de 2019. O problema é o Fluminense tem um treinador retranqueiro q quase mata a torcida com as suas retrancas, sem falar no apito q vc citou, var, etc…
        e ainda temos Chapeuzinho vermelho presidindo o clube, esse bo#&**@#%© do kct q sempre abaixa a calcinha pra diretoria mulambenta. Nem de longe dá pra cravar q o Flu já ganhou.
        Abçs!

  5. Agora está nas mãos do Abel. Que esse imbecil tire o time com a bunda da parede. Nada de ficar só se defendendo. Espero que nossa torcida tire a bunda do sofá também. Já está escroto todo FlaxFlu isso.
    No resto. Ganhar FlaxFlu é normal demais!!!

  6. A benção João de Deus ! Vitória no melhor estilo sobrenatural de almeida. Cano é a nossa melhor contratação de 2022. A torcida tricolor merecia essa alegria, mesmo sabendo que nada está definido. Que o Sr Abel Braga não cometa os mesmos erros dos jogos contra o Olimpia e Botafogo, e não queira jogar somente para segurar a vantagem que tem. É preciso jogar tentando fazer gols. Não pode ficar naquele futebol covarde e inofensivo de jeito nenhum. Pelo menos esta noite, o torcedor tricolor dormirá feliz ! Chupa mulambada soberba !!!!

    OBS : Que juizinho mais filhos de uma égua hein ? Apitou, o tempo todo, a favor da mulambada. Até anular gol legítimo nosso ele fez. Que o presidente pavão fique atento a arbitragem do 2o jogo, pois farão de tudo para dar esse título para a urubulândia.

    1. Caro Rafael.

      Com o advento da entrada do caixa d’água na FERJ, o Fluminense perdeu seu protagonismo que tinha na entidade.

      Houve tempo que o vice de futebol vetava certos nomes do quadro de arbitragem e eles acatavam.

      Mas um outro problema oculto está ocorrendo que não é falado.

      A torcida tricolor com enormes dificuldades de adquirir os ingressos por que o “parceiro” do Fluminense procurou privilegiar os seus apoiadores.

      E de uma coisa podemos ver nos próximos dias é o Abel aposentar de vez do cargo de treinador e o Fred tem que tomar a mesma atitude em pró de não deixar o Fluminense com um a menos dentro de campo.

  7. A respeito de uma vitória, não se comenta.
    Vitória se comemora.
    Porque toda vitória é santa.
    Apenas um destaque para a soberba atuação do goleiraço Fábio e do zagueiro Manoel.
    Fala sério, como jogaram !

  8. Pessoal,

    Quem souber explicar, fique à vontade:

    – Existe um regulamento da Fifa que impede que um time jogue em intervalo menor de 72 horas, justamente para preservar os jogadores.

    Qual foi a liminar que o menguim usou para escalar o escarraeta (não que ele tenha feito alguma diferença. Só um exemplo. Acho que se aplica ao pedro queixudo babaca também). Ele jogou ontem pela seleção do Uruguai.

    Se um jogador pode jogar todos os dias, qual o sentido do time ter que esperar 72 horas para jogar novamente?

    Entendi nada dessa escalação.

    ST PA CB

  9. Pronto :

    Festival de maledicencia!
    Fala ai, Bipo: kkkk
    Marcos Felipe barrado e imbróglio criado.
    Por que ?
    Porque o técnico delegou ao “preparador” a escolha entre os dois ótimos goleiros.

    Um líder nunca …. nunca mesmo … deve delegar a responsabilidade sobre decisões que lhe cabem tomar

    Consulta seus técnicos e assessores, observa, mas A DECISÃO É DELE, líder.

    Agora quero ver como ele se sai dessa, sem machucar o ego de nenhuma das partes.

  10. Na boa.
    Ganhamos e não faltou raça.
    Queria ter visto o Ganso em campo com o Árias, pra mim Abel errou aí, Mas tudo bem, ganhamos e tá bom demais.
    Méritos total para nosso sistema defensivo, inclusive o Cris Silva.
    Vou dormir tranquilo.

  11. Sessão comédia
    Vamos rir kkkkkkkk hehehe
    Fala saquamerense:
    Mário bo*tacourt e paulo Angisono estão gostando do professor Abel e vão mantê-lo em caso de título tricolor.
    kkkkkkkkkk
    Tem q ser muito louco pra acreditar q um time q não conseguiu jogar bem em duas partidas contra o foguim vá superar o tetra campeão framengu. Vejo, sem
    exageros, 95% de chances de título para
    o mais ajudado (digo querido) e 5 % para
    os guerreiros q não ganham
    absolutamente NADA.

    Até parece campeonato de bobagens!
    Nunca calçou chuteira. Porém, gosta de futebol. Contudo, não sabe nada. Kkkkk

  12. Antes de mais nada, faço penitência e ajoelho no milho, por ter hostilizado o Fábio, em solidariedade ao Marcos Felipe.
    Fábio foi simplesmente espetacular, pegou até pensamento e graças a ele e somente a ele não perdemos esse Fla x Flu.
    Isso dito, como sempre, o primeiro tempo foi jogado fora, terrível , jogamos na defesa, tomamos o sufoco de sempre e com muita sorte ficamos no zero a zero.
    No segundo tempo, tudo mudou com a entrada do Arias, que deu velocidade ao time e trouxe o Cano de volta pro jogo. E o Cano, quando tem companhia, é mortal.
    Fomos roubados pelo Juiz no gol legítimo do Bigode e em inúmeras faltas e cartões.
    Belíssima vitória, belíssima vantagem para o segundo jogo, mas que não se repita a tragédia do Olímpia!

  13. Ganhamos . Jogando aquele errado de tentar suportar o ataque adversário ,mas ganhamos. Gostaria de saber quando o Fluminense terá laterais que cruzem .

  14. E os velhinhos reclamando pq o Fábio entrou no lugar do Marcos Felipe!

    Ué, e agora, Torcidinha!!
    Oh, futebol não é só gostar!
    Futebol é para quem entende!
    FLUMINENSE é para os fortes!!
    Chuupppaa saquamerense!

      1. Então, tá, Tinho!
        Mas, k prá nós, o saquamerense qdo o assunto é futebol, tá + por fora q bunda de índio. Kkkkk

        FLUMINENSE é para os fortes!

  15. E o imponderável aconteceu.
    O mulambo cometeu dois erros e o Flu teve o mérito de não desperdiçar.
    Não tinha como ser diferente.
    Mas, venceu mais uma.
    Está mais do que bom
    ST

  16. O burro com sorte ataca outra vez assim como aconteceu contra o foguinho.
    Ataque contra defesa e a sorte do cagao covarde prevalece novamente.
    Mais uma vitoria de Pirro.

  17. Contra o Vasco o Flu teve sua melhor atuacao do ano. 02 zagueiros, 02 volantes, 03 meias criacao e Cano na frente.
    O Bacalhau saith foi humilhado no primeiro tempo , 2×0 foi pouco.
    Porque o teimoso nao repetiu essa formacao nos jogos seguintes ?
    Essa diretoria escrota permite que esse juiz ladrao que ja nos roubou em decisao anterior apite novamente , resultado roubaram um gol nosso no fim do primeiro tempo.
    Porrque abrir mao de Arias e escalar bigode ? Porque insistir com Cagalegari e nao por o Samuel Xavier que e fraco mas impoe mais respeito ?

  18. É duro ver um Fluminense jogar como timeco numa final de campeonato.
    É só olhar o adversário jogar pra entender o que é treino e empenho.
    Enquanto isso, parece que jogamos por empate e jogamos para não perder.
    É muito, mas muito pouco.
    Mas, como futebol tem o imponderável, pode até ser que o Flu vença, mas vai precisar de um lance de sorte ou falha do adversário.
    Que seja.

    ST

  19. Zero finalização, zero jogada de perigo.

    Me parece ser questão de tempo tomar um gol.

    Como querer ser campeão de alguma coisa se nem finalizar consegue?

    Tristeza.

    ST

  20. Sei não, turminha. Sei não !!!
    Coincidência ?

    Marcos Felipe é inexplicavelmente barrado !
    Entra em desfasteccom a Comissão Técnica .
    Fabio será o goleiro das finais.

    Coincidentemente, o Flargh fica sem goleiro.
    (Diego Alves é dispensado porque brigou com a Comissão Técnica do clube, noticia-se).

    Será que perderemos nosso goleiro
    para o urubu ?

    Não bastassem Gerson, Pedro, Keenneddyy , Ayrton Lucas e outros,
    agora também o M. Felipe ???

  21. Pois é.

    Eu fico pensando o que que se passa na cabeça de um técnico que fica noventa minutos ao lado do campo vendo seus pupilos jogando e diz, depois, que “jogamos muito atrás; o time não fez o que combinamos”. Pombas, isso lá é desculpa que um comandante dê?
    Espero que “seu” Abel não venha dizer isso mais em jogo nenhum do Flu que ele dirigir.

    Hoje, não pode deixar os caras do Flamengo andarem despreocupados no campo deles, tocarem bolinhas na divisória e os nossos olhando e esperando que eles errem e percam a bola.
    Não é para abrir mão de jovens no meio campo, esses que aguentem a correr, ir e voltar, e dá para fazer um forte e com habilidade com os que existe lá, sem esse papo de que “está enchendo o time de defensores”.

    Arias não é do ramo de marcar. Ele, pela velocidade, é homem de ataque para marcar defensores lá na zaga deles. Chamar o Cano no eixos e dizer pra ele que tem que fazer o mesmo, pois ele tem andado meio sumido, se bem que aparece fazendo gol, mas isso não pode ser assim sempre. Se o Ganso entrar, que já esteja conseguindo dar piques de ida e volta também.

    Que o time não jogue tão disperso com tem feito, aprenda a fazer blocos mais fechados, e que, pelo amor de Deus, quando a bola for aliviada da nossa defesa, que todos saiam atrás dela, com atenção, é lógico, mas não fiquem parados em cima da linha da área esperando que ela volte. Isso parece até sacanagem.
    (30/03/22)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. PCA, além do Abel, importante lembrar que Cano, Martineli, André e Bigode, Árias e David Brás disseram a mesma coisa. Qual seja: não fizemos nada do que treinamos e combinamos.

      Você acha que o cara que jogou futebol, tem + de 20 anos como treinador, vai mandar o time ficar atrás?

  22. No Fla-Flu de 1995 eu estava no Maracanã, naquele inesquecível gol de barriga do Renato. Lembro muito bem que aquele time chegou a ficar 6 meses com os salários atrasados. Naquela época não tinha a rescisão em caso de inadimplemento de 3 meses, como ocorre atualmente. O time era limitado, com jogadores como Sorley, Lira, Ronald, Marcio Costa, Cadu, Djair, Leonardo, Renato e o saudoso Ézio. Não havia craques, mas tinha muita raça e disposição !!!! Qualidades que não consigo enxergar no atual Flu 2022, que joga de forma vagarosa, desinteressada e sem nenhuma disposição de fazer gols. Que o espírito de 1995 desperte essas moscas mortas do atual time, e que honrem a nossa camisa.

  23. Estou cada vez mais convencido que independente do Fluminense levar o título, o Abel deve ser substituído no comando técnico.

    E não podemos nos esquecer que o Roger enquanto não arrebentou um bocado de jogador quando comandou o time ano passado, o MB sustentou ele no cargo teimosamente e deu no que deu.

    De 2 duas coisas podemos ter certeza.

    1 é que não virá um treinador de fora e a outra reside na proibição imposta pelo galo do Cuca assumir uma equipe no Brasil.

    Será que o Marcão está de sobreaviso?

    1. Tá ai, Washington.

      Eu não sabia dessa aí. O Atlético está pagando mesmo ao Cuca para ele ficar parado?
      Significando que , se ele receber uma proposta forte de outro clube daqui, o galo continua bancando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *