De almanaque

Impávido, colossal, o Fla-Flu de almanaque da Sul-Americana mexeu com as estribeiras do torcedor e reacendeu centelhas adormecidas de multidões descontentes com o futebol jogado no Brasil. Era de uma partida assim que tricolores e rubro-negros precisavam, tal qual o 3 a 3 que abriu a série de clássicos entre eles, ainda em março, que culminou com o título da Taça Guanabara nas Laranjeiras.

No 3 a 3 internacional, Flamengo e Fluminense relembraram tempos em que a rivalidade era alimentada dentro de campo, através da ação de jogadores briosos, retos, comprometidos com a sua bandeira, suas cores de esperança. Tudo assistido por uma plateia entusiasta e eufórica, como a do apoteótico Fla-Flu deste 1º de novembro.

Numa época de vacas magérrimas, em que assistir a 90 minutos de futebol deixou de ser um prazer, mas quase um dever clubístico, agradeço aos jogadores da dupla Fla-Flu por me terem feito sentir calafrios, emoção, euforia, raiva e, no fim, apesar de triste com a desclassificação, uma enorme alegria por me ter percebido novamente fazendo parte daquilo, vibrando, apaixonado, incontido. O sensacional Fla-Flu da Sul-Americana mexeu definitivamente com as coisas do porão.

Aos tricolores, espetaculares pela entrega, ficou uma boa lição: se jogassem sempre com essa fome também no Campeonato Brasileiro estariam não no pelotão intermediário da tabela, mas brigando pelo pentacampeonato.

E se a Libertadores via Sul-Americana agora já não é mais possível, com a possibilidade cada vez maior de Grêmio e Flamengo, finalista e semi das competições internacionais que disputam, serem campeões, não é tão improvável que o G6 do Nacional chegue a virar G9, hoje ocupado pelo Atlético-PR, que tem apenas três pontos a mais que o Flu. Três, repito. Então, por que não?

Como o próprio Flu pareceu querer mostrar a si próprio na noite mágica, basta querer.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

226 thoughts on “De almanaque

  1. Fala João. Sinto meu caro, mais pela primeira vez desde 2008 que te acompanho, tenho que discordar de você.

    Amarelamos feio…ficamos como ratos se escondendo da chuva após o terceiro gol que fizemos…ali era questão de tempo ver o flamengo empatar e até virar a partida, que só não aconteceu porque o Diego teve pena de nós.

    Abel mais uma vez tentou arrumar Gabirus salvadores da pátria em um jogador sem bagagem nenhuma para uma decisão como esta. Já havia feito isto no carioca ao colocar Maranhão quando ganhávamos por 1 x 0, e ontem voltou a repetir a façanha ao colocar Romarinho quando ganhávamos de 3 x 1…vide Sornoza, que deu uma sonora bronca no jogador juvenil que deixou de passar a bola para o Scarpa que prontamente iria de frente para o gol adversário.

    Abel optou por um jogador sem bagagem e ainda teve a péssima ideia de falar que WS não estava 100%….que M%$#@…NÃO TAVA 100% O C%$##%. Porque então levar um jogador para o banco se não vai usá-lo numa situação adversa como a de ontem??? Fiquei com nojo daquela substituição. O papo depois do jogo foi de que o tal do Romarinho cumpriu sua função tática!!! Nunca ouvi tanta baboseira saindo da boca do Abel…O cara não puxou um contra-ataque sequer…não tomou uma falta sequer…não acertou um mísero passe e errou quando quis ser o Gabiru salvador da pátria ao pegar a bola e não passar para o Scarpa, quis passar por 4 adversários…símbolo de jogador medíocre e sem bagagem.

    O Abel deveria entender que se em 7 partidas não conseguiu ganhar deste mesmo time, na oitava é que não ganharia optando por fazer a mesma coisa. Deveria ter tirado o Dourado que já não tinha mais pernas pra marcar e colocado o Henrique como um terceiro zagueiro, deveria ter colocado o WS pra puxar os contra-ataques, deveria ter tirado o Lucas que já se arrastava em campo e colocado o Scarpa de lateral e jogado o Wendel pra frente pra puxar os contra-ataques junto com o WS, e fora que o Wendel seria um ótimo jogador pra marcar a saída de bola e fechar o meio campo pelo fôlego que tem..seria questão de tempo para fazermos o quarto…quinto..sexto e lavar a alma com uma sonora goleada…
    …Mas a opção do Abel foi colocar Romarinho sem bagagem e tirar o nosso único homem com capacidade de colocar um passe em profundidade com perfeição que era o Sornoza, que diga-se de passagem é o único que sabe cadenciar um jogo neste time pífio que é o nosso, mesmo estando com 4 metros de língua pra fora.

    Rueda deu uma lição tática no Abel, sacou um lateral que tava morto e colocou um atacante que tem fome de bola, o Romarinho deve ter fome apenas de um bom churrasco, porque até então não vi jogar uma partida sequer pelo Flu, para me encher os olhos, já o criticado Vicícios do flamengo, já havia entrado em outras partidas e mostrado que uma hora ia emplacar, e justamente emplacou contra a gente…te pergunto, será que o WS não teria feito o mesmo que o mulambo fez se caso o Abel o tivesse colocado antes das substituições do Rueda? Simplesmente o Rueda fez o que o Abel deveria ter feito, “Incendiado a partida”. Abel deu mais uma vez uma lição de como acabar com um jogo e de como frustar milhões de torcedores que viram a classificação escorrer por entre os dedos em questão de minutos…E como te disse, sinto meu caro amigo, mas o jogo que vi não me trouxe entusiasmo nenhum, apenas uma enorme decepção e uma longa noite sem sono tentando entender como um treinador que jogou 8 vezes contra um mesmo time não conseguiu administrar um resultado de 3 x 1 faltando apenas 25 minutos para acabar. É melhor nem tentar mais compreender, se não vou ficar maluco. ST

  2. Vejam a merda em que nos metemos. Até os do submundo, do esgoto mesmo se acham no direito de nos esculachar. Mas, não se surpreendam, na próxima semana o BABACAbad vai beijar a mão do mulambo-urubu Bandeira de Melo.

  3. A flu?socio é um lixo e a diretoria/presidente na mesma categoria, mas a torcida carioca tem muita culpa, nao vai no jogo! Só vai se esta bem? Faça melhorar ou pelo menos pra vaiar e xingar muito que faz parte.
    Lembro de pq torci pro flu morando em floripa, o belo uniforme, a entrada com o pavilhão e a festa da torcida tricolor com po de arroz e gritando nense e nao cantando RPM PQP!!!

  4. Libertadores? Só sendo muito inocente pra achar que esse timeco da flasocio pode disputar algo que não seja o rebaixamento. Vamos cair na real e adotar o discurso da diretoria. Terminar em 16o será o nosso título. Cada vez mais como uma ponte preta ou Avaí da vida

  5. Urubu volta pro esgoto sanitario, aqui nao e seu lugar, so ganharam o carioqueta roubado diga-se de passagem e a sula ainda esta em aberto, se for campeao pode voltar pra vomitar fezes.
    Por onde anda aquele vice- presidente que foi pego pelo M.P. ?

    1. Muito obrigado Tim. Quisera eu estivesse aqui exaltando o time e seu brio, sua comissão técnica, sua diretoria. É o que gostaria de fazer, não esculhambar; mas de que jeito? Não compactuo, nem me conformo com mediocridade.

  6. O Flu achou um gol no começo do jogo e assustado com a inesperada vantagem o lateral lucas retribuiu o gol que tinha feito cometendo uma falta desnecessaria que resultou no gol do diego, frangarelli gentilmente deixou o lado direito para a bola entrar, o burro era para ter ficado no meio da meta.

    O fraquissimo zagueiro renato chaves que teve seus 15 segundos de fama fez dois gols de cabeça sendo que no ultimo aos inves de ficar contido resolveu fazer aquela palhaçada grotesca na comemoraçao, e o que falo sempre, so tiro onda quando o jogo acaba , achou que com 3×1 a partida ja estivesse ganha.

    Abelanta pra variar so fez merda nas substituiçoes, o crack romarinho representa o RODRIGO TIUI de 2005, o desaparecidp Rhainer de 2012 , tudo invençao tecnico-empresario abel-bosta.

    No flu sai um meia entra um volante sempre, sai m.junior e entra romarinho com w. silva bem melhor no banco, no fla, o tecnico rueda tira um lateral bota um atacante, tira um atacante e coloca o agil vinicius junior , um tecnico que tem outra visao de jogo.

    O simpatico blogueiro J. Garcez esta enebriado com o jogo, vi um jogo violento, bem disputado e com um flu covarde apos o 3×1 graças ao tecnico conservador que temos.

    Reconheço que se esforçaram mais que o habitual, talvez de olho na polpuda premiaçao para o campeao da competiçao, porque nao correram assim antes no brasileirao ?

    Quando tava 3×1 sabia que poderia acontecer a virada pois este time instavel e irregular nao inspira confiança, mas acredito que muitos tricolores sonhadores achavam que as favas ja estavam contadas e se decepcionaram muito.

    Vamos ver contra o foguinho se este time tera a mesma postura de quarta.

    Eu nao me iludo mais, com romarinho, frangarelli, lucas, renato chaves, beicinho, pca-baiano, ovni e abel-bosta.

    1. Você, Iludido, e mais alguns que “pensam” como você, falam coisas sem nexo só para poderem esculhambar com o treinador, e acham que saberiam fazer algo diferente se estivessem lá.

      Alguns xingaram o técnico dizendo que era para colocar WS, mas esse rapaz tem esse problema de púbis, área do corpo masculino que você conhece bem, e parece não estar totalmente sarado. No jogo contra o Bahia ele entrou e ninguém o viu fazer nadinha, e não aguentaria também o ritmo quente do Fla/Flu. Sejam mais inteligentes.

      Outra coisa: quando Abel bota vários atacantes num jogo que vai para o fim, vocês todos caem de pau em cima dele, porque “abriu o meio-campo.

      Veja que estou fazendo um post pequeno, que é para você, o asa de saquiá e o candango lerem sem sofrimento, sem enjoar, e não reclamarem mais de que acham meu “poste” grande demais, Morou? .
      (03/11 – 16:00)
      uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  7. Caros,

    Torres vai falar hoje: estou realmente “ansioso” para ouvir o que ele terá a dizer, se eu não dormir no meio da fala. Bem que poderia ser um pedido de demissão… Aí sim seriam boas notícias!

    Porque o problema não são só os Romarinhos de terceira divisão, o técnico que deveria ter se afastado depois da tragédia que o abateu, mas são sim, antes de mais nada a “direção” e o “planejamento” do Sr. Marcelo Veiga , o “gerenciamento” do Torres e a “superpresidencia” agora acumulada do Abad. E, é claro, o poder periférico dos empresários de “Banco Imobiliário” da Flusócio e sua militância cega, tropa de choque às vezes dissimulada, outras debochada, na internet.

    Já deu meus caros, já deu. Tem de mudar todo o Dep. De Futebol. E aí partir do zero com gente do ramo que saiba que o Fluminense é uma entidade que extrapola muito os muros das Laranjeiras.

    Continuando puto porque é muito melhor que ser pato.

    SDs Tricolores e FORA FLUSÓCIO!

  8. Concordo com vc. Rui. O que está matando nossas chances são as substituições desastradas de nosso querido treinador Abel. Por que Romarinho que nunca joga ao invés de Wellington? Por que tirar Sornoza e colocar mais um volante? Não era melhor escalar o Matheus Alessandro que é meia e não mexeria no esquema? Não vou nem comentar a entrada do pobre Pedro que nem viu a bola. Ah Abel…

  9. Caros,

    Os caras administram o clube e o dep. de futebol, fazem todas as merdas que estamos vendo e a tropa de choque ainda vem defender? Isso não é uma militância disciplinada, mas gente que sofreu lavagem cerebral.

    Obs: Botar exclusivamente culpa nas costas do Abel ou do jogador “A” ou “B” é também uma estratégia para esconder que o buraco é mais em cima, na direção.

    SDs T

    1. Carlos,

      Não há dúvida de que ocorrem equívocos em opções do Abel para e no jogo. Mas que falta muita coisa no elenco, inclusive a própria necessidade de se ter o treinador que atue no extracampo, lá isso me parece também ser boa parte do problema.

      ST

    2. Eles sao otimos em arrumar “culpados”, porque nao vao admitir que sao incompententes, arrogantes, e as atitudes indicam que mal intencionados tb.

  10. Depois dos representantes dos cavaleiros da Távola Rosada e da Liga dos Cavaleiros Rosados, estava esperando um pronunciamento do líder da Real Ordem dos Cavaleiros Rosados, o Excelentíssimo sr. Kkkk …mas ele se limita a retrucar comentários alheios, com sua habitual risadinha, mais parecendo um cavaleiro gozado.

    As meninas do vôlei agora no SporTV 2.

    PCA, quer censurar minha revolta agora também? 22 horas tem a história de Chingachgook, o último dos moicanos, no Telecine Touch, com Daniel Day Lewis…filmaço, amiguinho.

    1. Ora, amiguinho, quem sou eu para censurar nada de ninguém.
      Acontece que há nego que acha que pode dizer tudo o que “pensa”, e que todos aceitarão sem nenhum contraponto.

      Mas a minha preocupação foi que você, o Iludido e o candango começaram a reclamar do tamanho exagerado do meu “poste’, que você acha maior que as muralhas da China, que leva a noite toda toda para resolver, que já não gosta mais, e eu estou querendo saber por que vocês só começaram, a reclamar agora? kkkkkkkk

      Agora, sem sacanagem, quando da segunda vitória consecutiva contra o São Paulo, você ficou fora de si, fez festa, bateu palmas, vestiu a “baiana”, jogou confetes e serpentinas e decretou que a vitória era de vocês “Asas”.
      Mas, e agora, esse resultado que estão escrachando, é de quem?

      Sobre esse “Último dos Moicanos”, amiguinho, eu o vi com ótimo Burt Lancaster, naqueles tempos, e, este de agora, nem sei se será naqueles moldes ou cheio de efeitos de computador.

      É só ver as desgraças que esses produtores de filmes estão fazendo agora com esses efeitos. Andaram exibindo trailer de um filme do Homem Morcego, você deve ter visto, coisa que era para criança lá atrás, em que há explosões da ponte Golden Gate, explosões de estadio, de prédios e o escambau, e uma merda dessas é para a criançada de hoje. Do you like?
      (03 / 11 — 10:00)
      wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  11. Se a nossa torcida não tirar a flusocio vai ser anos e mais anos sofrendo até a instituição acabar. Chega chegou a hora de tirar essa quadrilha de lá. Como eu não sei votando…tirando pelo braço igual faz com criança. Mas temos que tirar essa quadrilha do Flu.
    Flu 2050 Flu de Coração.
    Flu do Futuro.
    Flu do Diabo.
    São tudo farinha do mesmo saco.
    Essa porra chamada Fluminense FC é meu porra é de todo tricolor.
    Larguem o nosso Fluminense seus quadrilheiros.

  12. Amiguinho, tá brigando consigo mesmo? grande novidade! Ah, eu já sabia. kkk E q papo é esse de torcedores efeminados? tá virando valentão? também virou avarento? como pode dizer q “Eu não gasto 1 centavo mais (acho q nem quando o time vier aqui)” q horror! Por favor, continue trocando figurinhas c/ o nosso Ricolorzinho. Ficarei assistindo. Prometo não interromper +. Heheheheh VENCE O FLUMINENSE.

  13. “Abel não se conforma com gol do Arão novamente.
    Com o elenco abatido, o técnico tricolor demonstrou preocupação para o restante da temporada e lamentou, novamente, a liberdade que William Arão teve para fazer um dos gols, A EXEMPLO DO QUE OCORREU EM OUTRAS OPORTUNIDADES…
    Gol do Arão de novo, no Fla-Flu. É…vou ter que contar isso para os meus netos – disse.”

    Pô, Nando
    seus filhos não estão nem aí pra futebol, que pena, vão ser Tricolores tardios, mas vão.

    Mas o vozão Abel tá preocupado em dizer pros netos dele, que de novo, ele não conseguiu ajeitar a marcação em cima do Arão.
    Na verdade, se o Abel for contar tudo pros netinhos dele, a molecada vai pular no pescoço dele.

    Eu, em todos esses anos de futebol, eu não me lembro de um frasista de merda, um profissional da mentira e da dissimulação como o Abel.
    Só mesmo uma diretoria sem noção, sem qualquer conhecimento de futebol e sem qualquer compromisso com o Tricolor, pra manter um pereba tecnico como esse falastrão.

    Aê ABEL
    VTNC!

    1. Caro t.c., bastou este time jogar com um pouco mais de vontade e raça para o blogueiro criar uma falsa ilusao, G-9 , ele sabe muito bem que nossa unica competiçao este ano e lutar para nao ser rebaixado.
      voce sabe qual a cor da chapa do carro dele? nao, e chapa branca !

  14. Cara, quando Abel, Abad e alguns jogadores como Scarpa e MJ falam fica a sensação de que todos os males do Flu tem um só culpado: a torcida.
    Não podemos vaiar, não podemos criticar, só temos é que gastar sendo sócios, indo a tudo que é jogo, comprando produtos e tal.
    A torcida faz isso desde 2011 e aí se descobre que o clube é mal gerido e torra recursos.
    Triste a nossa sina de torcer por um clube de tantas glórias e histórias sendo enterrado desse jeito.
    Depois desse jogo a torcida percebeu que esses jogadores, esse treinador e esses dirigentes não merecem nosso apoio.

  15. Outra coisa… se alguém passar perto das Laranjeiras, deposite uma flor por mim para o futuro finado Flu?
    Sim… porque o estão matando aos pouquinhos e quero me adiantar.
    SSTT

  16. Vontade de xingar Romarinho!
    Vontade de xingar abelantão!
    Vontade de xingar ‘lorde abade’!
    Vontade de xingar a Fla sócio!
    Deixa João, por favor!?!?!?
    Só esses símbolos então…#*°=π¢^°π*#$@v&s#f+&©

    1. Amiguinho, fique calmo, calminho, já passou, já passou… Olha, os mulambos conseguiram empatar o jogo. Portanto, não vejo motivos para tanta ira. É verdade q vc e cia., estavam esperando q fossemos goleados pelo mengão. Mas, não rolou! Nando tenha fé. Mesmo q seja um pouco! kkkkk Sabe de nada inocente.

        1. Quando nao se tem argumentos, eles partem para o deboche, a ironia…..Como mencionado num post acima. Isso e pratica dos defensores da Flusocio ha exatos seis anos e onze meses. Ainda tem aquelas “perolas”: “se voce faz melhor, vai la e faz”, “se voce nao eh socio nao ajuda o clube e nao pode reclamar” entre outras asneiras……..

          1. Sylvio,não seja injusto! Quem fica debochando, colocando apelido em nossos atletas/comissão técnica/diretoria são vocês. E fazem isso pq não tem argumentos. Além de muito infantil. Nós apenas repelimos. Já passou da hora de vcs tomarem vergonha e agirem com alguma seriedade. Enquanto isso não acontecer continuarei repelindo-os com muito humor. Quem não sabe rezar xinga Deus.

            1. Quem não tem argumento e quem defende a Flusocio. os argumentos contra essa camarilha são postados aqui diariamente há mais de seis anos. Vc sabe como Peter e Pedro foram escolhidos pra ser presidente do FFC? Apelidos eu não coloco em ninguém, mas são merecidos. Peter e um grande mentiroso, ate tapa na cara já levou dentro do clube. Abad outro pq mentiu na campanha. Isso merece elogio? Dizem que a Flusocio tem uma tropa de choque na internet e que muitos ganham dinheiro com isso. Edda defesa “cega” realmente não justifica. A menos que se esteja levando vantagem com a “jestao”.

              1. Está confundindo argumentos com anarquia! Aliás, com raríssimas exceções o q vocês colocam aqui no blog diariamente não pode ser considerado como argumento q venha somar para o crescimento do FFC. Na melhor da hipóteses podemos considerar como psicologia infantil! Penso q para criticar outrem devemos mostrar q somos melhores. A propósito quem fez + pelo FFC, você ou o Peter? – O final do seu comentário serve para retratar/confirmar de modo inequívoco a leviandade/indignidade de como vocês procedem. Nesse sentido, importante lembrar um tricolor de verdade o poeta Chico Buarque de Holanda: a raiva é filha do medo e mãe da covardia.

            1. Pois é. Povo incoerente ou sem personalidade, pra mim não serve. Sou da época que se honrava a palavra, se mantinha um posicionamento e se pedia desculpas quando se errava. Esse povo que pôs esses merdas no poder tinha era de em reunir para os por porta a fora em 2019. Pq oposição no FFC inexiste. E nesse andar da carruagem o FFC morre pro futebol. Muito se almadicoa o Celso Barros mas se não fosse ele o FFC já teria morrido como time de futebol.

        2. Carlos Wagner, não tenha dúvida q sou tricolor. Tb, fiquei puto com o placar. Queria muiiito ter vencido. Contudo, penso q, não é praticando psicologia infantil no blog, tipo xingar jogadores/técnico/diretores q ajudo ao FFC. Outra coisa, não fiz piada. Apenas curtir c/ o companheiro Nando pq ele disse no dia anterior que o FFC seria goleado no Fla x Flu.

          1. Oni, não imite o seu presidente medíocre sendo mentiroso…eu não disse que o Flu seria goleado …eu disse no jogo anterior ‘mesmo q o Flu perca de 5×0…’.
            Carlos Wagner , ele deve estar aprendendo a mentir com o Pinóquio Abad.
            Oni, faço um desafio a vcs desse lixo chamado Flu sócio…identifiquem-se. Digam assim: eu sou ‘fulano’,ajudei a eleger o atual presidente do Fluminense, e me orgulho disso.

            1. Amiguinho, não estou imitando ninguém. O problema é q vc e outros só fazem reclamar e tentar denegrir a imagem de homens de moral ilibada. Veja, o caso do Abad. Desde que foi eleito tem sido alvo de alcunhas/gracinhas além de indignidades proferidas por você e sua turma. Nando são vocês q colocam apelidos e debocham a tudo e a todos e depois quando ficam sem argumentos apelam vergonhosamente acusando-nos de patrulhadores! Nando, quantos apelidos vc colocou no Peter? quem fez + pelo FFC foi você ou o Peter? e os equatorianos Sornoza e Orejuela, lembra as gracinhas q vc escrevia dos nossos atletas? e aqueles q divergem de vc e sua turma são chamados de Alices/Polyanas/ etc. Como ver é vc e sua turma quem coloca apelidos/debocham e patrulham.
              Nando você disse q o mengão ganharia o Fla x Flu de goleada. Portanto, não estou imitando ninguém. Você e sua turma é q tem conduta desrespeitosa p/ com o clube, atletas. comissão técnica e diretoria. Agora está reclamando dos meus kkk, É simples faça comentários sérios e pertinentes q os kkk vão sumir. Já disse q não estou a debochar de vc. Estou tentando encontrar um modo de comunicação c/ vc. Se você não sabe brincar não desça para o play.

              1. Caro OMS

                “…tentar denegrir a imagem de homens de moral ilibada” essa é a sua frase sobre a qual vou me deter neste comentário, já que aqui no blog estamos num espaço democrático de debate do nosso Fluminense.

                As críticas que o Nando e eu e mais a grande maioria que escreve no blog não estamos tentando denegrir a imagem de homens de moral ilibada. Quem é o senhor para falar em homens de moral ilibada? Talvez amigo deles, ou fãs de homens que com suas ações estão denegrindo a imagem do nosso Fluminense, clube do qual o senhor diz ser torcedor.

                Acho que com o senhor e mais um outro aqui nesse blog, este que felizmente já tive a iniciativa de bloquear os comentários, para evitar deparar com tantas asneiras, enfim, com os senhores, não há diálogo. Para uma pessoa que acha o ex presidente notável, não há o que conversar, nem debater. Como o senhor diz no seu comentário, não há como encontrar um modo de comunicação com vocês que se dizem tricolores mas ignoram os verdadeiros culpados pela situação em que se encontra o nosso Fluminense. A imagem dessa instituição, patrimônio de uma imensa torcida, já foi quase que totalmente denegrida por esses senhores que se apoderaram da política interna do clube social e tentam a todo custo, desqualificar o futebol profissional do clube fundado para isso e pioneiro no futebol do Rio de Janeiro. Os outros grandes eram todos clubes de regatas que assumiram o futebol depois da fundação do Fluminense.

                Como tricolor eu torço para o Flu em todos os esportes, portanto, admito querer ver o clube novamente na elite nos chamados esportes olímpicos. Vi um Fluminense, protagonista em natação e basquete e lamentei muito esses esportes serem relegados à planos inferiores. Então é louvável que a direção atual tenha a preocupação de voltar o clube para estes esportes tão importantes para a imensa torcida.

                No entanto, sr. OMS, a torcida não pode aceitar o rebaixamento do patamar do clube no futebol profissional, e isso está sendo tentado pelos dirigentes há três gestões, incluindo a atual, e não irá acontecer de fato porque por trás da instituição Fluminense existe a sua torcida que enxerga os males que denigrem de fato a imagem do clube e sabe quem são os verdadeiros responsáveis por esse estado.

                Continue rindo dos adversários, nós continuaremos denunciando os desmandos dessa elite que só aceita o clube social, com piscinas e saunas, quadras de basquete e a bandeira disputando os nobres esportes olímpicos.

                Futebol profissional é coisa de torcida de massa, gente que não deve chegar perto da sede aristocrática do clube. Sou sócio torcedor e vou continuar sendo, porque acho que é através da política que se combate a politicagem que se instalou nas Laranjeiras. O seu querido presidente, aprendiz do notável ex presidente, no momento em que era candidato nas eleições, expressou uma ideia que muitos da elite dos sócios acalentam. Por que não transformar o campo histórico e tombado pelo patrimônio histórico das Laranjeiras num shopping center? É uma ideia que já ouvi noutros tempos e que vai de encontro à vontade geral da elite em diminuir a importância do futebol no clube. Não é a toa que o clube agora tem até um CEO (chique não é…) cuja auditoria recém realizada aponta para a diminuição dos gastos com o futebol. Seus ídolos senhor OMS fazem tudo certo para que esse objetivo se concretize.

                Por favor, ignore meu comentário, não estou a fim de ouvir seus deboches por causa de minha opinião frontalmente oposta à sua. E eu repito, eu não faço parte da turma de ninguém, aqui no blog não existe a turma de fulano ou beltrano. Aqui somos todos tricolores, com opiniões e formas peculiares de tratar do mesmo assunto: o amor pelo Fluminense Futebol Clube.

                ST

                1. Sr. Luís Roberto Maciel, com todo respeito não estou entendo! Veja, salvo engano meu, NÃO é a primeira vez q o senhor comenta um post meu e no final pede para ignorar o seu comentário. Ou seja, o senhor diz o q quer e pronto! É isso mesmo Senhor? olha, tem um dito popular q diz: quem fala o q quer… ouve o q não quer! Senhor, tudo q dizemos produz eco. Nesse sentido, lembro-lhe q toda comunicação é feita de emissão e recpção em via de mão dupla!
                  Mas fique tranquilo, não tenho intenção de alimentar polêmica com o Senhor. Afinal, já nos conhecemos o suficiente para evitar desperdícios de tempo e latim. E, como o Senhor citou o amiguinho Nando, pessoa q respeito e estimo muito e por isso estamos sempre nos replicando aqui no blog. Aliás,o senhor se refere a minha pessoa como debochado! Esquece q em matéria de deboche e alcunhas NINGUÉM ganha do nosso Nando. Por fim, encerro desejando ao Senhor e família saúde e muito bom humor! Todavia, antes, pergunto ao senhor quem fez mais pelo FFC, o Luís Roberto Maciel ou o Peter Siemsen? – Vida longa a todos os tricolores.

                  1. Caro Sr. Onivaldo

                    Resposta imediata: o torcedor Luís Roberto Maciel é fiel ao seu clube do coração por inspiração do pai, tricolor que viu Tim jogar com a camisa do Flu fazendo malabarismos com a bola. O torcedor Luís Roberto Maciel é um fiel sócio torcedor ainda que veja o programa de sócio torcedor sendo mal dirigido pelos atuais dirigentes.

                    O sócio torcedor Luís Roberto Maciel não tem pretensões políticas no clube social, nem tem ambições de dirigente no futebol profissional do clube. O sócio torcedor Luís Roberto Maciel tem somente a vaidade de sentir o orgulho de ser tricolor e amar o Fluminense Futebol Clube desde pequeno e até a eternidade, e pretende participar da vida tricolor como torcedor de arquibancada quando isso for possível, ou como atualmente, acompanhando pela TV e pela mídia esportiva. No mais, ter o direito adquirido através da associação livre ao programa de sócios torcedores, como eleitor nas disputas políticas pela direção do clube, desde que os que se acham “donos” do clube social não me tirem esse direito.

                    Finalmente, o torcedor tricolor Luís Roberto Maciel quer continuar a debater o Fluminense aqui neste espaço democrático, sob a liderança do nosso anfitrião João Garcez, mesmo que tenha que aturar o seu suposto bom humor, o qual não me contagia nem um pouco, apesar de eu ser um torcedor com boa dose de humor, exceto quando jogam o nosso Fluminense na lama.

                    Quanto ao Sr. Peter Siemsen, quem sabe o que ele fez é exatamente gente como o sr., visto que aqui no blog vive exaltando o notável trabalho que ele realizou e que eu e muitos não concordamos devido à falta de transparência e pelos resultados pífios no campo do futebol profissional.

                    O que temos visto desde a temporada de 2013, muito viva na cabeça e coração dos torcedores tricolores, é o apequenamento do clube no futebol profissional e uma arrogância enorme da parte dos dirigentes que acham que fazem tudo corretamente.

                    O que o Sr. Peter Siemsen fez ou deveria fazer é o que se espera de quem se propôs a entrar na política do clube com a intenção de dirigir e administrar o clube, sabendo que o maior patrimônio do clube não é o valor do ativo de sua sede social aristocrática ou do seu campo tombado pelo patrimônio histórico.

                    Infelizmente o Sr. Peter Siemsen, demonstrou total desconhecimento de que o maior patrimônio do Fluminense Futebol Clube é a sua imensa torcida espalhada pelo país, que se apaixonou pelas conquistas do time de futebol profissional, principal motivo da fundação do Fluminense.

                    Ainda que entre nós exista uma natural antipatia pelas divergências de opinião, agradeço seus votos a mim e minha família, desejando o mesmo para o sr. e sua família, acreditando que temos o mesmo privilégio por sermos torcedores dessa instituição chamada Fluminense.

                    ST

  17. Escrevi isto quando estava começando o segundo tempo.

    “Ricolor – Brasília – DF • 16 horas atrás

    Início de segundo tempo… fico de queixo caído e… também muito p… nas calças.
    Como pode um time jogar quando quer?
    Hoje eles estão com vontade de jogar e dominaram o primeiro tempo. Com exceção do Cavalieri que “entregou” o lado direito do gol todo para o Diego cobrar a falta.
    Espero que no segundo tempo o time jogue com a mesma disposição. E se algum jogador cair de produtividade o Tapir saiba trocar bem… putzzz… quero milagres… mas eles acontecem.
    É isto que fico ‘p’ da vida… eles jogam quando querem.
    SSTT”

    Vejam que já entendia que o time não aguentaria o ritmo de jogo imposto (o que um time de futebol bem treinado deveria aguentar sorrindo) e já imaginava ter de se fechar em copas.
    Aí o time faz o terceiro e abre uma bela vantagem. Pensei: “é hoje que o Tapir se consagra, eles vão colocar o time todo para cima. É só colocar uns dois marcadores descansados no meio e o W. Silva solto para puxar contra ataques e tomar faltas que pode expulsar um deles.”
    Maaaasssss… realmente eu queria milagre. Ele vai e fo… fo… de… de… tudo de vez.
    Alguns dizem que não tem banco. Ahhhh… vão tomar sodinha no… bar da esquina.
    O que mais o Flu tem são volantes. Fechar a defesa tem de ser algo muito fácil para qualquer aspirante a técnico, imagine para um dito experiente.
    Começo do ano disse que não acompanharia o Flu enquanto este ser estivesse como treineiro. O coração falou mais alto.
    Confirma minhas suspeitas de que o Flu venceu em 2012 com ele porque os jogadores dentro de campo eram experientes e deviam c… e andar para o que ele dizia.
    Agora desisto. Só volto a acompanhar o Flu quando tirarem esta b… de lá e colocarem algum outro treineiro com mais do que o Tico e o Teco. Pode até ter somente os dois, mas que trabalhem juntos. O Tico e o Teco deste Tapir devem brigar entre si porque só sai m…
    SSTT

    1. Ricolorzinho, sabe pq? pq não sabes nada de futebol. Olha vc até é um bom aluno! Mas, essa sua mania de ficar cornetando o trabalho alheio … Vai, continua trocando figurinhas c/ o amiguinho. Tô assistindo. Continua… Heheheheh Sabe de nada inocente.

  18. É evidente q esse time não ganha do bem montado time do fogão. Já estou achando também, assim como o Abel, que um empate contra o coxa é um resultado excepcional. Depois mais 2 derrotas honrosas para os times grandes Cruzeiro e curintcha. Chegaríamos a 40 pontos. Se não me engano, houve um ano em q um clube se salvou com 39.
    Nem tudo está perdido.
    Dá-lhe Fluzão!
    p.s.: como anda o copo dos Cavaleiros Rosados?

  19. Abad seu FDP, ano que vem você e sua gangue tem que se virar e montar um time vencedor. Chega não aguentamos mas ser achincalhado.
    Abad o FFC é enorme, você é o presidente se vira cara, queremos um time forte. Tem que rolar uma barca e mandar o técnico embora, técnico que não era nem pra ter vindo, um cara fraco sem noção de tática nenhuma.
    Consegue perder vários jogos com suas teimosias e substituições equivocadas, Abad você tem que reconquistar o torcedor, o FFC está abandonado pelo torcedor e por vocês.
    Chega..,,basta….tem que mudar. Queremos um patrocínio que nos der dinheiro, e não apenas patrocínios para hospedagem de graça. Você está brincando com o torcedor.

  20. Nem precisa de um goleirão não… bastava um técnico meia boca mesmo. Que simplesmente soubesse ler o jogo e com uma ou duas mexidas mudasse a postura do time.
    Fez 3 x 1… fechasse a casinha com um ou dois marcadores ferozes e colocasse um jogador para puxar contra ataques.
    Mas isto teria de ser planejado antes… ele fez um planejamento, deu certo e quando precisou mudar o mesmo porque o objetivo tinha sido atingido e o adversário mudou o dele… fu.. fu.. de… deu…
    O tal do Rueda parecia nem ter se abalado com os 3 x 1. Colocou o time deles para frente porque sabia que apertando ia escorrer…
    Todos os que trabalham de técnico no Rio já sabem o que fazer para passar pelo Tapir… TOOOOODOSSSS…
    SSTT

    1. O Abel realmente fez uma ou duas mexidas que mudou a postura do time … Para pior. Não sei se foi você que falou Ricolor, que ele não tem um plano “B”, coloca o time em campo, se der certo, tudo bem! Mesmo se der certo, ele cisma de tirar meias para colocar volantes para segurar resultados. Consequentemente acontece o que falou o Carlos Alceu abaixo, o adversário marca sob pressão, e o time sem meias para segurar a bola lá na frente, entrega o jogo.
      Abraços Tricolores.

      1. O Abel não é tecnico, nunca foi
        era um motivador de grupos, nem isso é mais.

        Os jogadores já entenderam que ele virou agente de negocios, que rifa quem quer e insiste com uns em detrimento de outros. Acabou pra ele.

        VAZA ABEL VAZA ABAD FLUSOCIO

  21. Grande João Garcez, concordo em parte com sua crônica, realmente este jogo nos fez sentir todas as emoções possíveis e a raça demonstrada em campo me fez voltar a ter orgulho de ser Tricolor.
    Mas, tem sempre um mas, não iludo com este time, está raça demonstrada só vi ontem e no jogo contra o São Paulo, infelizmente no próximo contra o Botafogo devemos ter a mesmice de sempre.
    Nossa briga é para não cair e só.
    Ficarei feliz se isto acontecer e enquanto esta diretoria continuar com este pensamento de Clube pequeno, não tenho esperança de nada melhor para 2018, um abraço.

      1. Cara,
        Dá uma lida em todas as notícias sobre a situação financeira do Fluminense e sobre o rombo deixado pelo Peter Pan com o aval do Abad e deixa de ser ingênuo.

  22. Abel já caiu, porra na conta dele de novo. Tirar Sornoza e colocar Wendel foi tenso. Romarinho kkkkkkkkk
    Abel some do Flu.
    Abad Libera a Sul de graça que ta vergonhoso.

  23. Caros tricolores

    Momento de desabafo, e fico feliz por termos este espaço gentilmente disponibilizado pelo amigo João Garcez para debatermos, discutirmos e amarmos o nosso Fluminense.

    “Toda unanimidade é burra”, parece que foi isso que um grande pensador tricolor, o fantástico tricolor
    Nelson Rodrigues, eternizou na história do futebol brasileiro. Então, quase se explica porque temos aqui uns dois ou três, para ser mais exato, apenas três, que realmente não enxergam os verdadeiros culpados pela situação recorrente do Fluminense Futebol Clube, há exatamente sete temporadas, sete longos anos de insucessos nos campos de futebol, com a cínica visão dos políticos de um grupo político que tem como ícones os dois Pedros, o atual e o anterior, o internacional Peter.

    É quase unanimidade, pelo menos a grande maioria, dos frequentadores deste blog, assim como e principalmente, a quase totalidade dos blogueiros de todos os sites e portais, que escrevem como o nosso anfitrião João Garcez em seus espaços jornalísticos. Na grande maioria, todos demonstram o seu profundo amor pelo Fluminense porque são verdadeiros tricolores como eu, como os que aqui escrevem. E na grande maioria, todos apontam os erros e demonstram os culpados pelo estado, em maior ou menor grau, geralmente de forma polida, diferente do linguajar que nós aqui, simples torcedores, usamos até para esculachar os culpados.

    À propósito, outra sugestão, leiam o texto “Nada orgulhoso”, no blog do Rafael Menezes (NetFlu), reproduzindo muito do que eu e a grande maioria dos torcedores tricolores pensamos. Texto simples de um desabafo em resposta à uma das frases de efeito do atual treinador, de que estaria orgulhoso.

    De que, exatamente não sabemos, se do péssimo trabalho que ele desempenha à frente do grupo de jogadores, do futebol pequeno apresentado na maioria das vezes, substituindo o futebol verdadeiro que o time apresenta em raros momentos como exatamente no primeiro tempo do fla X Flu. E termina exatamente como eu e uns aqui já escrevemos neste espaço há muito tempo atrás:
    Devolvam o nosso Fluminense, antes que seja tarde demais!

    Saudações tricolores

    1. Os grandes responsáveis por tudo isso, caro Maciel, são de épocas muito anteriores às sete temporadas a que você se refere.
      O Flu mergulhou por duas vezes na segundona.
      Não satisfeitos, jogaram-no na terceirona.
      Champanhe com o ‘by-pass’ e coisas e tais.
      Depois, clube arrendado para a patrô.
      Departamento de futebol literalmente ‘sequestrado’ pelo narcisista patrocinador.
      Que hoje amarga a derrocada da instituição que presidia.
      E que está sendo salva por sucessores, depois da inevitável ‘defenestração’ dos incautos.
      E o Flu seguiu quebrado.
      Financeira e economicamente quebrado, na minha opinião.
      Mas inteiro – irretocavelmente inteiro – na defesa de seu passado e de suas tradições.
      E eu – assim como você – continuo acreditando na recuperação patrimonial da instituição.
      Abraços, meu caro.
      Assinado : um dos “três”.
      Com muita honra.
      Porque, ao contrário do que v. diz, eu ‘enxergo’, assim como meus dois outros parceiros.
      Que, aliás, são três, porque no total somos quatro defensores da instituição aqui no Blog.
      Os outros só jogam no vazio, na penumbra, no abismo.
      Sou T-R-I-C-O-L-O-R , Maciel.
      Não melhor do que ninguém, mas longe de ser o pior.
      14:41 > NOV

      1. Caro Amaury

        Também sou Tricolor, muito mais do que você sugere quando critica os que você e seus três seguidores, de jogarem no vazio, na penumbra e no abismo. Faço parte dos que você sugere como não defensores da instituição aqui no Blog. No entendimento dos quatro então, quem critica os desmandos políticos que jogaram o Flu na situação em que está, não amam o Fluminense, e se vocês são os únicos defensores, deve ser porque os demais estejam atacando a instituição que vocês juram defender.

        Respeito a sua opinião, mas não a aceito, exceto quando você faz análises sobre o desempenho em campo, no aspecto do futebol apresentado. Concordo com você com a crítica à atitude arrogante do ex dirigente da ex patrocinadora/investidora e do mal que ele fez ao Flu, em que pese os elencos montados, mesmo que na insistência com os medalhões, muitos deles em decadência técnica.

        Concordo com você com as críticas à falta de competência do treinador para montar o time com o melhor, com a falta de treinamento que não é o forte dele e com os erros demonstrados nas escalações e substituições.

        Mas, não posso concordar com você, quando diz não misturar o futebol com a política. Política é a atividade humana das escolhas. Se os que criticam os políticos que dirigem o nosso Fluminense estão fazendo política, eu concordo, estamos sim, Opinião é expressar uma ideia política, se posicionar é um ato político. Portanto, você e seus companheiros de pensamento também agem politicamente quando expõem as suas verdades. Só não posso aceitar que vocês não entendam que estamos criticando as ações políticas dos políticos que entraram no jogo político para exercer o comando do clube, e o fazem há três gestões incluindo a atual.

        Não estamos atacando a instituição Fluminense, porque amamos o Flu como todos os demais torcedores. Portanto, vocês não precisam “defender” a instituição, mas deveriam respeitar as opiniões contrárias muito mais do que exigem dos outros. Seus dois seguidores, são debochados e atacam a honra de todos os que criticam, e você mesmo chamou de beócios os que denominou de “asas negras”. Por coerência com as coisas que penso e expresso, me identifico com a grande maioria dos que aqui escrevem e como disse em outra postagem, com a maioria dos blogueiros que falam sobre o Flu. Se sou beócio ou asa negra, só mesmo em sua opinião. Eu não me sinto assim, apesar de que estou no rol dos que vocês atacam e não preciso invocar a honra para fazer parte de nenhum grupo. Apenas expresso o que penso, porque sou um cidadão tricolor, amo o Fluminense desde a influência de meu saudoso pai. É disso que me orgulho.

        Com todo o respeito, saudações tricolores

        1. Toda unanimidade é burra , by Nelson Rodrigues.
          Que bom que v. pensa de forma diferente.
          Não vista a carapuça dos que chamo de ‘beócios’, porque não o vejo assim.
          Já fiz esta ressalva umas duas ou três vezes a você, Maciel.
          Acho que agora chega.
          Se v. vesti-la de novo vou ficar na minha. Terá sido opção sua.
          17:00 > 02NOV

        2. Prezado Tricolor Maciel
          Já faz algum tempo parei de responder ou publicar textos a respeito de ‘política’ institucional – vou chamar assim a que se pratica nos clubes. Concluí que não vale a pena porque com o incremento da idade o ímpeto cede alguns passos para o ‘fatalismo’. Em bom Português: só conhecemos de fato uma situação quando somos impelidos a lidar com ela e a passar por ela.
          Tomo a liberdade de comentar porque entre os ‘quatro’ matematicamente citados, muito provavelmente estou incluso. Tricolor inteligente como demonstra ser, naturalmente depreende que li e respeito o que expõe. Por isso respondo.
          O amor pelo Fluminense é um pressuposto intrínseco a todos nós. Não o coloco em discussão. Atenho-me a fatos e ações. Os fatos ‘x’ e ‘y’ num dado momento corresponderam às ações ‘w’ e ‘z’ corretas ou não; era viável fazer melhor com pessoas e meios que se dispunha ou não…
          ‘Política é a atividade humana das escolhas’, cita você. As escolhas eram: Mario, Abad, CB e voto nulo. Então, necessário se faz conhecermos nossas escolhas para podermos analisá-las. As minhas já tornei públicas aqui no blog. Não somente exponho minhas verdades; deixo-as claras aos fins a que se destinam para não soarem sub reptícias.
          A idade também me tornou um cara muito prático: basta colocar nomes e ideias que acordes às que defendo terás um seguidor. Todos queremos o melhor para o Fluminense, com certeza. Mas não se pode debater em cima de premissas desconhecidas.
          Quanto às críticas a qualquer dirigente: fazem parte do contexto. Quem não quer se molhar não entra na chuva. E as contracríticas também fazem parte da regra.
          ST

          1. Caro Fernando Reis

            Em atenção à sua educada e pertinente resposta, quero deixar bem claro aqui a minha posição com relação à política. Em primeiro lugar, eu a detesto, apesar de saber sem nenhuma ingenuidade que não podemos prescindir dela. Ela, a política, e não os políticos, é que dirigem a nossa existência. Podemos inclusive, por dever de coerência, ignorá-la, rejeitá-la, e nisso também estaremos exercendo uma atitude política.

            Você cita a situação no momento da última eleição. Cita como escolhas que tínhamos, Mário, Abad, CB e volto nulo. Eu acrescentaria o voto em branco, correndo o risco de ser taxado de medroso, confuso, indiferente, ou como se diz o “em cima do muro”. Discordo disso, e durante a campanha, já sabia que jamais daria meu voto, ao candidato da situação, escolhido pelo ex presidente PS, ao CB, pelos fatos que aqui já descrevi em postagens anteriores e tampouco ao ajudante do ex presidente que se perdeu na função de vice presidente de futebol, o Mário.

            Como sócio torcedor eu julgava a necessidade de haver uma oposição de fato, sem os vícios que os três já citados representavam. Primeiro, achei que o discurso de um outro Pedro, então candidato, parecia ser a minha opção, logo frustrada com a inexplicável retirada da candidatura. Em seguida, com o aparecimento de outro candidato, mas que para minha total frustração foi literalmente “cooptado” e abriu mão da candidatura para apoiar o candidato da situação.

            Em outras postagens também aqui, já expressei a minha convicção quanto às circunstâncias das três eleições dos dois presidentes que eu rejeito sempre aqui. Nas três, o colégio eleitoral não chegou à 5 mil votantes, sendo que na última, a primeira que teria a participação dos sócios torcedores como eu, o colégio eleitoral foi divulgado pelo próprio clube como sendo 13 mil, ou seja, já com o componente sócio torcedor vigorando. No entanto, a eleição do sr. Abad foi majoritária entre os votantes que não passaram de 5 mil. Então, posso me dar ao direito de entender que os sócios torcedores falam mal da situação porque fazem parte da torcida que em sua maioria não está satisfeita com a situação do clube e em especial do futebol tricolor. E se realmente participarem da eleição, não haveria espaço para os candidatos do grupo político que manda nas Laranjeiras, onde parece não haver de fato uma oposição confiável.

            Eu na minha humilde participação como eleitor consciente, teria optado pelo voto em branco, uma posição digna de quem vê a democracia pelo voto como um bem da humanidade, porém, não vê entre os candidatos nenhum que honre a instituição que deseja presidir.

            Esperando ter contribuído um pouco mais para esclarecer meu posicionamento sempre crítico em relação aos políticos da política tricolor, agradeço a sua polidez no trato de nossas divergências que são eminentemente de natureza política, ou seja, envolvem as nossas escolhas pessoais.

            Saudações tricolores

        3. Pois é, na altura do campeonato, tb, acho q sou um dos quatro seguidores. E, em atenção ao único ponto de convergência entre nós: a paixão pelo Fluminense. Nesse sentido, penso q vale lembrar + tricolores apaixonados pelo time das três cores que traduzem tradição. Refiro-me aos ilustres tricolores Chico Buarque de Holanda em sua canção As Caravanas: especialmente quando o poeta diz: a raiva é filha do medo e mãe da covardia! E o saudoso Nélson Rodrigues e o seu famoso Complexo de Vira Latas. Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol. Dizer que nós nos julgamos “os maiores” é uma cínica inverdade. Em Wembley, por que perdemos? Por que, diante do quadro inglês, louro e sardento, a equipe brasileira ganiu de humildade. Jamais foi tão evidente e, eu diria mesmo, espetacular o nosso vira-latismo. Na já citada vergonha de 50, éramos superiores aos adversários. Além disso, levávamos a vantagem do empate. Pois bem: — e perdemos da maneira mais abjeta. Por um motivo muito simples: — porque Obdulio nos tratou a pontapés, como se vira-latas fôssemos.

          Eu vos digo: — o problema do escrete não é mais de futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente. É um problema de fé em si mesmo.

      1. Nenhum dos 02 brasileiros foram obra dessa quadrilha de Flusocios,
        muito pelo contrario, combateram a formação dos elencos vitoriosos de todas as maneiras, inclusive com a estupidez do babaca do Peter, jogando uma LA sem tecnico, esperando esse mesmo Abel, dispensando o Emerson num ataque de infantilidade em plena competição e vendendo o Conca que era o melhor jogador do Flu, alem é claro de perder o melhor tecnico do Brasil, que era o Muricy.

        Fica na conta dos Flusocios, o rebaixamento vergonhoso e todos os fracassos dos anos subsequentes,
        alem do assalto descarado aos cofres do Fluminense Football Club, clube que pertence desde sempre à sua Torcida.

        FORA CAMBADA DE MALANDROS FLUSOCIOS
        FORA ABEL

      2. Caro Paulo

        Errei né, foram seis anos, de 2012 até o presente, o primeiro Brasileirão foi em 2010, o ex presidente foi eleito em 2011, encontrou tudo prontinho e o time ganhou o Brasileirão de 2012, apesar do futebol medíocre do treinador de então, o mesmo atual. Só então o ex presidente que alguns chamam de notável, começou a fazer das suas, enganando muita gente. Estava solucionando os problemas financeiros do clube, fruto das administrações anteriores, equacionando os passivos, etc, etc, etc… Então, começou a destruir o departamento de futebol com sua visão tosca e o apoio de todos os seus fãs e colaboradores. Nunca nesse país, um time campeão num ano, chegou à beira do rebaixamento no ano seguinte e ainda contando com o time e elenco campeão.

        Temos que tomar muito cuidado não é, para não cometermos injustiças com os dirigentes responsáveis pelas ações políticas e administrativas.

        Saudações tricolores

      3. Paulo tricolor, permita-me lembrar que nos últimos sete campeonatos brasileiros, o Fluminense venceu DOIS. idem Corinthians e Cruzeiro. Palmeira UM. Paulo, importante frisar q a cada campeonato sobem para primeira divisão 4 clubes. E, multiplicado por 7 = 28+20 q compõe a série A totaliza-se 48 clubes. Resumo: o Fluminense está entre os quatro clubes q conquistaram títulos brasileiros nos últimos sete anos. Isto é fato! O resto é choro de pessoas raivosas e invejosas. Em tempo: de lambuja vencemos uma primeira liga. Vence o Fluminense.

  24. Nação Tricolor,

    O Fluminense encerra sua última participação na porta da esperança de conquistarmos o topo de uma competição seria.

    Concordo é apreciei a crônica do Garcez, escrita com alma e poesia de um autêntico tricolor.

    De fato, o brio do time em campo orgulhou-nos. É claro que Romarinho foi uma opção ridícula, mas penso que ainda não chegamos ao fundo do poço para que nossos dirigentes tenham
    culhoes pra tira esse Abel perdido taticamente nas suas confusões mentais e pseudo controle de seus jogadores após a morte do filho dele. A barca vai afundar até se chegar a um ponto que não restará o que fazer…

    Nesse momento ruim, penso crucial precisarmos de tricolores éticos, sinceros e especialmente plenos de fé no amanhã, ainda que os fatos neguem essa visão de futuro. Mas como dizia o Nelson Rodrigues, que se danem os fatos… Gosto até dos posicionamentos que enquadraria “um ponto fora da curva” de Amaury, Marmudi e PCA, que sofrem como todo tricolor quando as coisas não caminham como gostaríamos de ver.

    Não saímos de uma possibilidade de conquistar um objetivo nesse Fla-Flu histórico. Saímos antes pela perda do próprio objetivo em si quanto aos rumos e seriedade que deveria ser conferida ao futebol. Se não tinham um projeto para o futebol porque assumiram o comando do Fluminense?

    Embora cada vez mais depreciada, a marca Fluminense poderia ser melhor vendida pelos gestores tricolores.

    Triste pelas porradas históricas contra o Flamengo, pela falta de visão dos dirigentes, pelas substituições bizarras, pelas mesmas desculpas, pela falta de unidade da torcida tricolor, por esse comando acéfalo e sem visão do que é o futebol. Por isso digo NÃO a Abad, a Torres, a Flusocio e a boa parte do plantel tricolor.

  25. Ontem foi a maior demostração de INCOMPETÊNCIA E BURRICE de um treinador que eu já vi, igual ao feito que ele fez em 2005, esse cara tem que agradecer muito a DEUS pelas conquistas dele em times montados por outros treinadores.

  26. Caros,

    Foi criada uma nova categoria de torcedores: os “orgulhosos”, para quem os resultados são só um detalhe. Daí, não vencer nenhum de oito Fla x Flus não tem problema algum…

    Prefiro permanecer entre os “envergonhados” e “putos”.

    E la nave va…

    Haja paciência..

    SDs T e FORA FLUSÓCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *