Bicampeão estadual, o Fluminense está fora de decisão pela primeira vez desde 2019, quando deixou a competição de maneira idêntica à atual — com um empate contra o Flamengo, na semifinal.
Para a atual temporada, o Tricolor qualificou ainda mais o seu elenco, mas suas atuações neste começo de ano estão ainda aquém do esperado.
A despeito disso, o time teve bala e resiliência para levantar o segundo troféu internacional oficial de sua história, contra o antigo fantasma da LDU — a Recopa Sul-Americana.
Entende-se que muitas variáveis podem justificar tais atuações, sendo a principal delas o tempo menor de preparação que os concorrentes, pela disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no fim do ano passado.
Ainda assim, esperava-se um rendimento melhor daquele que tanto encantamento despertou, em seus aspectos tático e coletivo, notadamente.
A Libertadores de 2023 está no coração do torcedor e no recém-inaugurado museu do clube.
Espera-se, porém, que sua conquista sirva apenas para inspirar atletas a buscarem permanente evolução e novos sucessos — nada além disso.
O 0 a 0 na segunda semifinal mostrou um Flu melhor que no jogo anterior e buscando alternativas para chegar ao gol do Flamengo.
Com o time muito desfalcado, Fernando Diniz recorreu a novas alternativas para pressionar o adversário na frente, como a colocação de um ponta esquerda na lateral direita (Marquinhos) e a escalação de saída de um volante na zaga (André).
O Flu até teve mais volume no campo ofensivo, mas o mais próximo que conseguiu chegar ao gol de Rossi foi num chute desferido por Renato Augusto, de fora da área.
A vitória tricolor talvez fosse o resultado mais justo, mas o Flu se resolveu bem com os inúmeros problemas que teve para essa partida — inclusive uma inédita ausência de Cano por motivo de lesão.
Só não é possível concordar com o depoimento fora do tom de Fernando Diniz, que perde a elegância ao desancar quem tem opinião divergente à sua.
Todos têm direito à voz, e todos devem ser respeitados pelo que pensam, embora a decisão final vá ser sempre do treinador, sabidamente.
Diniz não precisa desse tipo de enfrentamento. Já mostrou sua competência, empatia, está na história do clube e é ídolo da torcida.
Só não pode esquecer que é também humano.
E, como tal, falível também.
***
Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Tá vendo o que é ser técnico?
Aprendeu?
Sem brincadeira na área, sem punheta no meio de campo, sem recuo do ataque, jogando pra frente, jogando pelas pontas, enfim o Brasil jogou pra ca*alho
Foi só você sair que a Seleção retomou o bom caminho.
Só falta agora deixar o Fluminense em paz e ir embora!
Fora Diniz!
A seleção agora tem um técnico…e não um cientista fazendo experiências. O ano do Fluminense tá perdido. Pelo menos ganhou o único título possível…a Recopa.
Ledo engano, pensar que a vitória da Colômbia sobre a Espanha tenha sido acidente.
A Colômbia havia derrotado a Alemanha.
E, igualmente, derrotou o Brasil.
Agora, a,Espanha.
Não bastasse, a gente fica extasiado vendo Arias, Diaz & Cia fazerem passarela no meio-campo daquele timaço.
Barbas de molho, amigo.
A primazia do futebol pode estar mudando de endereço.
Já mudou. Faz teeeeempo. Desde 2002
Podem anotar : se o Jhon Árias for vendido, acabou o time do Fluminense. Só vai restar idoso lento e a panelinha do Pardal.
Ele é o melhor jogador disparado, o único com capacidade de correr, driblar e levar o time à frente. Vem carregando todo o elenco nas costas em 2024 (final da Recopa que o diga).
Se fosse para vender, teria que ser pela multa integral (50 milhões de euros). Caso contrário é inegociável. Não temos substituto para ele, e o mercado sul-americano tb não.
A única coisa que complica isso tudo é a vontade do próprio jogador. Eu já percebi que o sonho dele é jogar na Europa. Nesse caso fica difícil obrigar o cara a ficar no tricolor.
10 milhões de euros (R$ 54 milhões) pelo Arias?
De duas, uma!
Ou é brincadeira de mau gosto, ou é caso pra chamar a Polícia!
Fico com a segunda opcao. Alias o ffc nunca vende o jogador pela multa integral… Porque $era? Nem o Nino que tinha uma multa irrisoria, a valores de mercado, eles receberam o valor integral. Deram um “de$conto”…
Como tinha expressado lá atrás antes da decisão da Recopa, o Fluminense tinha que ser lembrado pela CONMEBOL aplicando-lhe mais outra multa pelos mais diversos motivos.
Daqui a pouco, o Fluminense vai ter como mais um credor a entidade sulamericana.
Espero que Diniz tenha assistido o jogo Espanha x Colombia e que possa (para ele sei ser difícil) de ter a humildade de reconhecer que o técnico colombiano buscou a melhor sintonia e escancarou as múltiplas virtudes de Arias não exploradas no Fluminense. Aprende Diniz! Aprende, pô!
Mário e as marionetes estipularam um preço ridículo pelo melhor jogador do Fluminense. Depois de Nino, mais um dos melhores jogadores vai sair. Vão vender o cara a preço de banana…esperem só.
…e enquanto isso, não aparece ninguém querendo comprar o craque dos toquinhos inúteis.
O torcedor tricolor não tem um dia de sossego. Putz!
O jogo de hoje (Espanha x Colombia) exibiu Arias na vitrine da Europa e enunciou um tchau ao tricolor
Qual o valor da multa do Arias? Sao 10 milhoes de euros?
Pai de jogador querer impor a titularidade do filho no time nunca deu certo e nunca dará. E Yago tem um vício capital que o impede estar no elenco tricolor: é jovem demais. Talvez daqui a uns 15, 20 anos …
Kkkkkkkkkk é mais fácil Mário e o Pardal contratarem o Chuchu pai q o Chuchu filho.
Iranildo (47 anos) tem muito mais o perfil escolhido por essa diretoria lacradora e amiguinha. 🤭
Nove jogadores no depto médico.
Isso mesmo : nove, segundo se noticia !
Primeiro passo : monta-se uma catação.
Todos pré-masters, entre 36 e 45 anos de idade.
Segundo passo : lança-se este pré-masters em uma maratona (previamente conhecida) criada para atletas de verdade.
Terceiro passo : os pré-masters vão caindo, um após outro, contundidos, rumo ao DM por muito tempo.
Terceiro passo : convoca-se os moleques de Xerem para taparem os buracos na escalação, tal como se os veteranos não existissem.
Mas os bolsos, ó , cheios de grana.
,
É pós-masters, menestrel. Pós-masters
Li um comentário no Netflu com o qual eu concordo plenamente: ‘o Fluminense não é um clube sério…’
Não que os caras sejam desonestos, mas fazem contratações na base da amizade, do entusiasmo, da euforia…
Nenhum clube ‘sério’ do Brasil contrataria essa quantidade absurda de jogadores com idade avançada (não posso usar a palavra ‘velho’ hoje em dia né?) Se o ex-monstro da esposa chata vier, a soma das idades da zaga titular + o goleiro, vai dar incríveis 190 anos, com média de 38 anos… sem contar q ‘ele’ cada vez mais vai menosprezar os jovens da base.
O q aconteceu ano passado só acontecerá novamente daqui a uns 300 anos (e mesmo assim aconteceu, pq o time praticamente só melhorava quando a velharada {esqueci} saía).
A turma do oba- oba q vive no país das maravilhas, está soltando fogos, confetes e serpentinas pensando em bi da libertadores….mas a realidade é a de que esse time está mais próximo de lutar pra não ser rebaixado no Brasileirão.
A pergunta que ninguém sabe a resposta como será a temporada do Fluminense com o elenco que tem jogadores sem o preparo físico para os jogos difíceis que terão pela frente?
Ano passado eu fiquei muito feliz com aquela goleada sobre o framerda, Wash. A libertadores (até pra não me decepcionar), só acreditei depois daquela vitória surreal contra o Inter (jogo do nosso herói Valência). Nesse ano tem muitos times mais capacitados na libertadores… definitivamente não me iludo não.
Envelheceram ainda mais o time, e o cientista simplesmente despreza a base.
Acho que todos sabem a resposta, Wash.
Keno machacado?
Oba!
Qualquer um no lugar dele será maravilloso e dará certo!
Estou vendo muitos tricolores afirmando que o grupo do Fluminense na Libertadores está muito fácil. Cuidado galera, pois a soberba precede o fracasso. A verdade é que, até o presente momento, o time não vem jogando nada. Conquistou a importante e histórica Recopa, mas o desempenho no campeonato carioca, em especial nos clássicos, foi medíocre.
O time precisa melhorar muito para atingir o nível de competitividade que uma Libertadores exige. Diniz tem que deixar sua teimosia de lado, e colocar sangue novo nesse asilo tricolor. Impossível lutar para ser Bicampeão da América com 8 dos 11 titulares acima dos 35 anos, e com aquela toqueira estúpida dentro da nossa pequena área.
Acorda Pardal !!!!!!! Dia 3 de Abril é logo ali.
O Fluminense é considerado como um dos maiores em formação de jogadores de base e o André é um dos exemplos.
Sempre surge a necessidade de compor o elenco principal com essa molecada seja em jogos ou em treinos.
A pergunta que fica é se os que tocam o futebol Fluminense estão aproveitando bem a molecada como deveria ao longo do ano?
A outra pergunta é se ao subir o jogador a ou b não seria uma regra básica preparar a cabeça desse jovem para as portas que estão se abrindo para ele?
Uma prática comum que a diretoria tem feito é o de emprestar algum desse jogador para times de 2ª linha no futebol brasileiro afim de “amadurecimento”.
A torcida e a imprensa estão de olho no Yago que está se destacando pelo Nova Iguaçu. Só que aí vem a dúvida se ele está em condições de vestir a camisa do Fluminense no lugar de um Ganso ou vai continuar sendo emprestado para o famoso “amadurecimento”?
Sinceramente, creio que seria uma boa em preparar ele para assumir sim o lugar do Ganso com várias vantagens como o físico e financeiro como exemplos.
O problema também chama-se Diniz se ele quer trabalhar com ele.
Taí um reforço by Nando…
https://ge.globo.com/rs/futebol/noticia/2024/03/19/aposentado-alexandre-pato-esta-livre-no-mercado-e-aguarda-propostas.ghtml
ST
kkkkkkkk
Um dos maiores enganadores do futebol brasileiro.
Bosta de jogador.
Nunca chegou a lugar algum.
Bibelô da imprensa esportiva.
Tentaram empurrá-lo por nossa goela abaixo, anos a fio.
E pelo jeito ainda não desistiram !!!
Kkkkkkkkkkk tô fora.
Não dá idéia q o presidente Mário lacrador adora jogadores com esse perfil.
Pior que e vedade. E a cara do Arco Iris e do Pardal beijoqueiro…. Esse Alexandre Marreco e bom de sogro e esposa… Nisso ele escolhe bem…. No futebol nunca foi nada demais. Mas a midia o adora. Deve pagar uma mesada boa……
Apenas para lembrar!
O time do Marcão foi o único que ganhou do Nova Iguaçu!
Fora Diniz!
Fui olhar a minha certidão de nascimento e descobri que eu nasci em Nova Iguaçu!
Boa!
Pelo sorteio da Libertadores vieram times tradicionais na competição como adversários do Fluminense.
Grupo até bom mas esses adversários sabem como o Fluminense joga.
Sabem também que o Fluminense joga com o famoso toquinho na defesa e que tem jogadores com a média de idade acima dos 30.
E o time do Fluminense tem a maioria no seu elenco nessa faixa etária 1 ano mais velho em relação ao ano passado.
Além da Libertadores o Fluminense ainda tem a Copa do Brasil e o brasileiro.
Pela lógica, são 2 competições difíceis além é claro a Libertadores.
Saber qual ou quais dessas competições o Fluminense vai priorizar somente o desenrolar das rodadas vão mostrar talvez essa resposta.
Gostei do grupo do Flu na liberta as dores …acho q parmera e Grêmio do renight se lascaram, e São Paulo e framerda também se deram bem.
Acho que todos os brasileiros devem passar , mais acho que Gremio e Flamengo pegaram durezas que é altitude e o flamengo dois adversários , o Fluminense acredito que treinando mais e se condicionando pode sim fazer uma ótima Libertadores e se deixarem beliscamos mais um título com esse time abaixo
Fabio, Samuel, Manoel, Marlon e Marcelo
André , Martineli , Ganso e Arias
Douglas Costa e Cano
Eita que isso aqui está muito tenebroso.
Perdemos o Carioca e parece que é o fim do mundo, antes a grande maioria pedia para jogar o carioca com o time de juniores, hoje parece que é o Campeonato mais importante do planeta.
Diniz errou várias vezes e tem sim de se cobrado, agora esquecer dos seus acertos e partir para xingamentos chulos já é demais.
O time não vem jogando bem, Diniz errou feio no primeiro jogo contra o Flamengo ao escalar Renato Augusto e Ganso e ao contrário do que dizem, admitiu sim, quando afirmou que a escalação dos dois foi para melhorar a parte técnica e que não deu certo.
Temos Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores para disputar e com certeza diversas vezes jogadores vão ser poupados e isso é planejamento sim, são profissionais da área que tomam essa decisão, equipe multidisciplinar e não só o Diniz, mas muitos não querem entender isso.
Sábado o time teve melhoras, poucas, mas teve e com uma série de desfalques, para mim, o mais importante foi o do Samuel Xavier, quando ele está em campo, o futebol do John Árias cresce de forma absurda.
O ano está só começando, vou aguardar mais um tempo antes do bordão Fora Diniz.
Minha sincera opinião, cada qual com a sua, discutir de forma civilizada é saudável.
Pensei saber como as coisas vão mal no Fluminense: 14 jogos sem vencer clássico regional; 2 jogos sem um chute certo no gol do flargh; perder de 4 para o botafofo; ficar abaixo do Nova Iguaçu no carioca. Mas agora tomo ciência de que está muito pior do que pensei: o artilheiro Tricolor é Lelê. Aí já é demais
Xingamos muito o Diniz nesses primeiros meses , contestamos muitas decisões dele e essa desclassificação da final do carioca tem as digitais de Diniz , mais ontem mesmo vendo entrevista de Abel Ferreira e podemos notar que lá como cá , ha pressão de imprensa e torcida para demissão , hoje Abel vamos dizer é menos contestado mais no ínicio nem a conquista da Libertadores tirou a pressão algums meses depois para demissão quando foi desclassificado da Copa do Brasil para o CRB e ano passado após perder para o Boca o direito de decidir a Libertadores novamente pressão para mandar embora , cheguei a conclusão que Diniz tem que ser o nosso Abel Ferreira , pensem mandar embora contratar quem? Diniz fez os testes que tinha que fazer , pois ele treina o time e sabe o que pode pedir aos jogadores , o que temos que fazer é apoiar e cobrar muito dele para resultados .
Bola para frente tinhamos dois titulos em disputa em 03 meses , ganhamos um o outro não deu(erros de Diniz principalmente no jogo contra o Boavista do Nando rsrsr, ali foram embora dois pontos que nos tiraram o direito de enfrentar o Nova Iguaçu e o Fla Flu seria a final com times mais preparado) mais já foi .
Diniz tem que ser mais humilde e trabalhar para colocar o Flu nas disputas do ano e acho pela atuação de Sabado que o ano começou com aquela atitude de time que quer resultados.
Vamos xingar muito Diniz quando fizer novamente bobagens , mais temos que reconhecer sem ele contratar quem?
Galera essa é a minha opinião
Sabado só um detalhe , falaram ha o time não chutou no gol , certo , vendo os numeros do jogo o Flamengo só chutou uma bola no gol assim mesmo erro nosso, aí vão ha mais eles não precisam atacar ,concordo mais o espaço que o fluminense deu pela necessidade de fazer gols , entendo que Tite será xingado jaja , o fluminense enfrentou um time muito bom defensivamente dificil de entrar e mesmo assim teve chances de dois gols ., uma com Renato Augusto primeiro tempo e com JK no segundo tempo e ainda teve bola na trave do REnato Augusto.
Acredito ainda no ano .
Saudações
Nossa eliminaçao precoce começou naquele jogo contra o time mixto do Botafogo que poupou o time para decidir a vaga na Libertadores contra o Bragantino e mesmo assim conseguimos a ” façanha ” de levar de 4×2.
O jogo chave era aquele, com a derrota perdemos a vantagem de jogar por 02 resultados iguais na semi final e o Andre ainda foi expulso.
Depois veio aquela escalaçao desastrosa contra o urubu onde Renato Augusto jogou de volante ao lado do Ganso.
Segui o conselho do mestre Ajurica e para nao me aborrecer fui pescar no sabado.
Ídolo??? Isso é tão exagerado quanto dizer que Guardiola “se derreteu” com o jogo do Fluminense. A torcida tricolor tem e sabe exercitar, com excelência, a capacidade de pensar.
Até o ano de 2025 nada acontecerá no Flu.
A comissão técnica está sentada no penico que conquistou com a LA e a Recopa.
Vamos ter que suar dez litros certinhos, para que o clube volte a funcionar.
Até lá, o Professor Cambaxirra e sua troupe vão chupar de canudinho !!!
Para eles os “verdadeiros tricolores” são aqueles que não criticam. Vivem numa realidade paralela. Só espero que essa arrogância e prepotência não leve o ffc pro buraco em 2024. Esse ano promete….
Me desculpe por esse comentário João, mas ‘ídolo’ meu ele não é não. Até pq não trato jogadores e técnicos como ídolos.
Tem pessoas q eu admiro muito, como Assis, Parreira, Castilho (talvez o mais próximo da palavra ‘ídolo’) Branco, Delei, etc…(no futebol), mas esse sujeito, não tenho a menor admiração… principalmente pela prepotência, vaidade absurda, arrogância e por tratar o clube como um laboratório.
Acho um erro manter esse cara como (pseudo) treinador…mas tenho absoluta certeza de q é isso que irá acontecer.
Subscrevo
Concordo + subscrevo !!!
Concordo com tudo.
Pra quem continua defendendo o pardal… nos últimos 7 Fla-Flus o Fluminense só fez um gol…nos últimos 3 não fez nenhum.
Isso não é normal gente…esse sujeito vai rebaixar o Fluminense com as suas ‘convicções’.
Mulambos esfregando as mãos…. Ou pega o fraco nova Iguaçu ou o péssimo vasquim.
Poderíamos estar indo para mais uma final, bem que o Marcão tentou….
ST
No Fluminense os egos estavam nas alturas ao não se admitir e ver que o elenco precisava ser rejuvenescido e não ser aumentado a sua idade média.
Agora é aguardar o reinício da temporada para o Fluminense.
ST
O Diniz ainda não entendeu que a Torcida do Fluminense entende de futebol.
Não adianta ficar com historinha.
Vamos lá.
A questão que está posta é que o time não está jogando porra nenhuma. E vc sabe que não está.
Foi assim contra a LDU lá, foi assim contra o Botafogo e foi assim contra o Flamengo.
Isso é uma coisa.
A outra coisa é que vc errou, e precisa ter humildade prá reconhecer isso…escalando Renato Augusto juntos no primeiro jogo contra o Flamengo.
***
Respeito e admiro a forma e o respeito com que vc trata os jogadores no dia dia, nos treinos conversando, ajudando…blza, tudo lindo e maravilhoso.
Mas vc precisa explicar pq vc é tão compreensivo e paciente com jogadores como Lelê e Keno, que não jogam porra nenhuma…dando oportunidades infinitas prá eles…mas não tem a mesma atitude com outros jogadores como Alexsander e Isaac, só prá ficar nesses dois.
***
Como o Fluminense não é um berçário, sugiro que vc leve o Lelê prá sua casa e o ensine a cabecear, a dar um passe, a dominar uma bola, a chutar no gol.
Faz isso por ele.
***
Ganhar a Libertadores e a Recopa não lhe dá o direito de errar tanto.
Esses títulos não fizeram bem a vc.
***
E pare de tratar os outros como se só vc entendesse de futebol, e só vc enxergue o que ninguém enxerga.
Manchester United 4 x Liverpool 3: 53 finalizações, 23 certas. Futebol, Diniz, futebol. Futebol é isso, Diniz!
Já tem tempo que falo que o que se pratica no Brasil e algo “parecido” com futebol. Refugos, aposentados em atividade desfilam pelos gramados. Fico imaginando esse time do ffc, um ano mais velho,no Mundial de 2025. Se não tirarem o pé, como o City, será um massacre.