Ainda em busca da melhor sintonia

Bicampeão estadual, o Fluminense está fora de decisão pela primeira vez desde 2019, quando deixou a competição de maneira idêntica à atual — com um empate contra o Flamengo, na semifinal.

Para a atual temporada, o Tricolor qualificou ainda mais o seu elenco, mas suas atuações neste começo de ano estão ainda aquém do esperado.

A despeito disso, o time teve bala e resiliência para levantar o segundo troféu internacional oficial de sua história, contra o antigo fantasma da LDU — a Recopa Sul-Americana.

Entende-se que muitas variáveis podem justificar tais atuações, sendo a principal delas o tempo menor de preparação que os concorrentes, pela disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no fim do ano passado.

Ainda assim, esperava-se um rendimento melhor daquele que tanto encantamento despertou, em seus aspectos tático e coletivo, notadamente.

A Libertadores de 2023 está no coração do torcedor e no recém-inaugurado museu do clube.

Espera-se, porém, que sua conquista sirva apenas para inspirar atletas a buscarem permanente evolução e novos sucessos — nada além disso.

O 0 a 0 na segunda semifinal mostrou um Flu melhor que no jogo anterior e buscando alternativas para chegar ao gol do Flamengo.

Com o time muito desfalcado, Fernando Diniz recorreu a novas alternativas para pressionar o adversário na frente, como a colocação de um ponta esquerda na lateral direita (Marquinhos) e a escalação de saída de um volante na zaga (André).

O Flu até teve mais volume no campo ofensivo, mas o mais próximo que conseguiu chegar ao gol de Rossi foi num chute desferido por Renato Augusto, de fora da área.

A vitória tricolor talvez fosse o resultado mais justo, mas o Flu se resolveu bem com os inúmeros problemas que teve para essa partida — inclusive uma inédita ausência de Cano por motivo de lesão.

Só não é possível concordar com o depoimento fora do tom de Fernando Diniz, que perde a elegância ao desancar quem tem opinião divergente à sua.

Todos têm direito à voz, e todos devem ser respeitados pelo que pensam, embora a decisão final vá ser sempre do treinador, sabidamente.

Diniz não precisa desse tipo de enfrentamento. Já mostrou sua competência, empatia, está na história do clube e é ídolo da torcida.

Só não pode esquecer que é também humano.

E, como tal, falível também.

***

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

128 thoughts on “Ainda em busca da melhor sintonia

  1. Quase 20 dias de férias, de come-e-dorme.

    Imaginem o prejuízo que teve o clube :
    as polpudas premiações da disputa, mais 20 dias de come-e-dorme daquele grupo regiamente pago.
    Isso tudo sem que entrem receitas e mais, sob o risco de perda de patrocínio pela inatividade.

    1. Pela postura do pardal beijoqueiro e do André eles não estão nem aí. Vão deitar sobre libertadores e recopa. Para eles 2024 já acabou. Quem espera algo vai se decepcionar. O problema é que no ffc não existe cobrança.

    2. Segundo repórter Renan Moura da Rádio Globo, o Campeonato Carioca de 2024 não terá premiação para o Clube que for Campeão, os clubes receberão uma cota fixa pela participação no estadual.
      A última vez que o estadual do Rio pagou um prêmio para o primeiro colocado foi no Campeonato de 2020, último ano de contrato com a TV Globo.

  2. Ledo engano daqueles que acharam que este time poderia vencer o flargh por três gols de diferença.
    Ledo engano, pobres tricolores.
    E depois do show de sonolência e leniencia dado pelo time, o Professor Regabofe ainda vem a público criticar abertamente aqueles incautos que deram alguma atenção ao jogo e que para tal dispensaram horas preciosas de suas vidas.
    É um treineiro de timecos da 2ª divisão de São Paulo, com todo respeito a esses.
    Deveria procurar o Mogi Mirim, agora, já.

  3. Não sei mais se foi o Fluminense que ganhou a Libertadores ou se foram os outros times que perderam.
    Desde o jogo contra o M City — eu estava lá – fiquei com essa dúvida!
    Jogar contra o melhor time do mundo do jeito que jogamos é pedir para perder e de goleada.
    Foi o que aconteceu!
    Desde então, só acumulamos derrotas e– vamos combinar? — essa tal de Recopa foi muito meia boca, chinfrim, sem disputa alguma, piadas os dois jogos contra a LDU.
    Mas — certo ou errado, junto ou injusto — fomos, éramos e somos campeões da América.
    Pois bem!
    Um time campeão da América não podia:
    (i) chegar em quarto lugar nas finais do Carioca, atrás do Nova Iguaçu e da merda do Vasco, expondo-se a jogar as semis com a mulambada, que está anos luz à nossa frente (tem time e tem técnico);
    (ii) ter ficado 14 jogos sem ganhar dos rivais nos denominados clássicos;
    (iii) ter ficado, nos dois jogos das semi-finais, sem dar um chute a gol;
    (iv) ter jogado sem zagueiros, nem ter recuado o seu artilheiro para atuar como auxiliar de zagueiro, muito menos colocar o melhor volante do Brasil para atuar como zagueiro. Não e não!
    Mas tudo isso ocorreu porque o tal do treinador cantado em prosa e verso tem alucinações, perde o discernimento, fica cego do que está acontecendo e surdo das críticas que a unanimidade da torcida lhe dirige. É teimoso, dono da razão, arrogante e se acha o último biscoito do pacote.
    Vergonhoso o desrespeito à nossa torcida, que vem colorindo os estádios e fazendo um tsunami de apoio ao time, a indiferença e o desprezo pela conquista do tricampeonato, pois o campeonato carioca virou um laboratórios dos experimentos das porralouquices do técnico delirante.
    Não acho o Marcão capacitado para técnico do Fluminense, apesar de ter admiração e respeito por ele, mas o fato é que ele entregou o time em primeiro lugar, com saldo de gols positivo e entrosamento avançado.
    Mas que ficasse o Marcão, ou viesse outro técnico, ao invês de retornar o pardal porra louca, que destruiu TUDO e nos levou e deixou na mais absoluta merda.
    Somos ridicularizados e zoados todos os dias.
    Urge demitir esse cara, urge vaiá-lo do começo ao fim nos jogos, urge os jogadores se rebelarem e darem um asta a essa situação.
    Acorde André!! Chega de ser zagueiro!
    Acorde Cano, você não é ajudante de zagueiro.
    Acorde Arias, você não é uma enceradeira enguiçada, que fica rodando sem parar, mas o chão continua sujo.
    Acorde JK, se a bola não chega até você, não te cabe recuar para buscá-la no meio de campo.
    Fora Keno, fora Ganso, fora Guga, fora Fábio, porque o prazo de validade de vocês venceu faz tempo.
    “Vitória Fluminense” é o ca*alho. VERGONHA FLUMINENSE, isso sim!

    1. Infelizmente nada irá mudar. Escute o discurso do Pardal, do Marcelo Delivery André. Os “blogueiros” que não sabem de nada criticam o time à toa. Não falam da torcida. E as críticas são contestadas com libertadores e recopa. Falar o que? Ffc deveria ter sido eliminado pelo inter. O tal Equivalência devia ter ganho uma medalha de campeão da libertadores porque foi o responsável pela nossa ida a final. Tudo errado no ffc. Não tem lateral direito num elenco de CINQUENTA jogadores? Porque improvisar um atacante canhoto na posição?

      1. Acho q a soberba, a prepotência e a arrogância do pardal passou pros jogadores Sylvio. André, Marcelo… estão criticando até a opinião dos torcedores e comentaristas.
        E a entrevista pós jogo do pardal ontem foi inacreditável. Comprou briga com os caras q cobrem o Flu e dividiu de vez a torcida. Diniz faz muito mal ao clube nesse momento…e usa a conquista da libertadores como defesa pra sua inacreditável arrogância (o q eu já esperava).

  4. Aconteceu a lógica : Fluminense merecidamente eliminado do carioca. Time que é incapaz de chutar no gol adversário não merece ser campeão mesmo não. Fez um campeonato absolutamente medíocre !!!!!

    O trabalho do Diniz desandou de vez. Está completamente perdido nas escalações/substituições. Seu time é um festival de jogadores fora das suas posições de origem, aquela toqueira imbecil dentro da pequena área, e total incapacidade de marcar gols.

    Nas entrevistas pós jogos o Pardal esbanja arrogância, agressividade e teimosia. Não admite ser questionado sobre nada, mesmo o Fluminense apresentando esse futebolzinho de várzea, desde o início do ano.

    Estou muito preocupado com a Libertadores, Copa do Brasil, e Brasileirão. Até o Nova Iguaçu joga muito mais futebol que essa porcaria do Flu 2024.

    Acho que a coca-cola Diniz perdeu o gás e não vai recuperar. O problema é que só sobrou treinador ruim livre no mercado. Vamos colocar quem ????? Alerta vermelho permanente nas laranjeiras 🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨

    1. O planejumento e a panelada foram alguns dos fatores que levaram o Fluminense a essa eliminação para o Flamengo.

      Não resta dúvida das conquistas que foram merecidas, mas se for viver delas, os rivais que vão se dando bem até nas premiações que o Fluminense precisa buscar.

      Um erro que está sendo cometido é a renovação de muitos jogadores que estão em decadência física e estão “sonhando” disputar a Copa de Mundo de Clubes.

      Com isso Rafael, esses dirigentes estão querendo patrocinar outro vexame mundial para o Fluminense meu caro.

      ST

  5. Estava óbvio que uma virada do Fluminense sobre seu rival já seria impossível e o Diniz deu sua colaboração fazendo improvisações e substituições absurdas ao meu ver.

    Se há culpados para a eliminação do carioca são a gestão, a comissão técnica e os jogadores.

    Um verdadeiro planejumento.

    Vem um período de folga nas competições e como serão os trabalhos e os treinos?

    Está faltando ao meu ver um diretor de futebol profissional com carta branca para comandar, pois as decisões que a comissão técnica vem tomando são questionáveis.

    E a entrevista do André mostrou o discurso pronto de que estão sentados em cima da Libertadores e da RECOPA se esquecendo dos erros que poderão cobrar a conta do Fluminense nas competições.

  6. 0x0 …. com esse excelente resultado Diniz fica até nos eliminar de algum torneio importante, insistindo em sua tática emocionante e fazendo várias experiências surpreendentes e impensáveis por qualquer cérebro normal.

  7. Dois jogos, 180 minutos, zero chute em gol. Mas o Cano deu conta do recado como volante, assim como o Marquinhos como lateral e o André como zagueiro.

  8. Bem, pelo menos não perdeu.
    Mais uma vez fica evidente de que o time deveria ter jogado com velocidade e objetividade.
    É muito, mas muito irritante ver que numa clara possibilidade de contra ataque os caras ficam recuando a bola para “atrair” o adversário. Eles se esquecem de que o adversário já está na frente no ataque, não precisa atrair… por isso.se chama contra ataque.
    Nem vou comentar mais das estúpidas saídas, coisa de maluco.
    Enfim, é isso aí!
    ST

  9. Eu repito quantas vezes forem necessárias…Diniz é péssimo, horroroso, mas respeito quem defende esse imbecil.
    5 meses sem vencer fora de casa no Brasileirão 2023, 13 clássicos sem ganhar…rebaixaria o Fluminense em 2019, foi campeão graças ao Enner Valência, pior técnico da história da seleção brasileira.
    Tem muito mais coisas negativas do q positivas.
    É um completo lunático.
    Agora é aguentar as rubronecas q já estão soltando fogos…com toda a razão.

  10. Primeira defesa do goleiro adversário aos 25 do segundo tempo.
    Retrato da situação.
    Agora resta torcer por um resultado honroso hoje.
    ST

  11. Renato Augusto, até achei que ia ser uma boa contratação, mas até agora não mostrou a que veio, teve duas oportunidades e as duas chutou para fora, pesado e lento, lento como o Ganso, mas que com uma perna quebrada joga muito mais.
    FUIIIIIIIIIIIIIIII.

  12. VTNc professor Pardal!
    Vai enlouquecer outra torcida do mundo. Larga o Fluminense cara…essa saidinha suicida é a maior IMBECILIDADE da história do futebol.

  13. Martinelli como sempre é o nosso elo mais fraco.
    A chance de entregar a paçoca é enorme.
    Essas saídas suicidas são terríveis.
    Vamos Fluzão, pelo menos vencer para não ficar feio demais.
    ST

  14. O ponto forte do ataque do Flargh é o Cebolinha, pela esquerda, i e., pela nossa lateral direita.
    .
    Mas, estou tranquilo.
    Nosso fessô vai surpreender o Flargh lançando o Marqúnho como lateral direito.

    O gajo é atacante !
    Ah, e mais : ele é canhoto.
    Ah, e mais : ele chegou agora no Flu.

    Caramba, isso tem tudo para dar ruim.
    Mas, eu acho que vai dar certo !!!
    Por que eu acho que vai dar certo ?
    Sei lá, ora bolas.

  15. Se a escalação for essa mesma, marquinhos de lateral(apesar de que pior do o guga é impossível), André de zagueiro e Marcelo de lateral esquerdo, não vejo o jogo.
    Se escalar o time de forma normal, 11 X 11, o Fluminense entrar com vontade de jogar, ganharemos o jogo!

  16. Pois é!
    Algumas coisas q eu fiquei sabendo, acompanhando alguns blogueiros tricolores no dia de hoje…
    – nos últimos 6 fra-Flus o Fluminense marcou apenas 1 gol;
    – independente do resultado do jogo, a chance do professor Pardal ser demitido pelo Mário lacrador é zero (0). E o cara q deu a notícia ainda afirmou…ele só deverá cair se o Flu se aproximar perigosamente da ZR do Brasileirão.

    E a impressão q eu tenho é a de que o Flu vai ficar vivendo muito tempo ainda do título da libertadores…o dinizismo é uma seita.

  17. Parece q o mestre dos magos, inventor do futebol moderno vai escalar um time com lateral direito improvisado, zagueiro voltando depois de longo tempo, melhor volante do Brasil improvisado na zaga, lateral esquerdo gordo e lento… além de praticamente o mesmo meio campo q levou um vareio do time do framengu sábado passado (ganso lesma só não jogará pq está machucadinho, podem ter certeza).
    E tem gente q aplaude e acha normal todas as maluquices e bizarrices desse louco.

    1. Vou aguardar a escalação para opinar, de qualquer modo são muitos desfalques e na boa Nando, improvisar qualquer jogador que seja no lugar do Guga não pode fazer muita diferença, a não ser que seja para melhor, kkkkkk.

      1. Eu tenho duas opções…ou tomo remédio pra pressão (necessário) e calmantes (desnecessários)…ou bebo uma Antarctica pra ficar calminho. Como é sábado, escolhi a segunda opção. Kkkkkkkkk

    2. Saiu a escalação com Marquinhos na lateral direita!

      Keno também escalado!

      É incrível como não se faz o arroz com feijão nas Laranjeiras!

  18. Por que não colocar esse time aproveitando os desfalques
    Fábio , guga , Felipe Andrade, Manoel, Alexander
    André , Martinelli, Lima e Renato Augusto
    Árias e JK
    Segundo tempo aos 20
    Minutos estando 0a 0 e o time dos caras mais cansados
    Marcelo , Keno , lucumi, Marquinhos e Teerans
    Não é difícil né

  19. Hoje a noite estarei grudado na TV vendo o jogo do meu Fluminense, a classificação é praticamente impossível pelo que o time tem demonstrado neste início de ano e pela quantidade de desfalques sofridos, mas mesmo quando estivemos no fundo do poço, na terceira divisão eu continuei a acompanhar o time da forma que era possível (transmissão pela TV nem pensar), então não é agora que somos os Campeões da América que eu vou deixar de ver, futebol é assim mesmo, as vezes se ganha e outras se perde, três possibilidades para minha noite hoje, após o jogo:
    1. Ganhamos e classificamos, continuarei a tomar minha Heineken e assistir os programas de esporte.
    2. Ganhamos mas não classificamos, Heineken, um pouco das entrevistas e uma boa série na TV.
    3. Empatamos ou perdemos, Heineken e uma boa série no My Family.
    E domingo a vida continua.

    1. PCA andou escrevendo umas baboseiras no Netflu, como sempre alisando cabeças. Oni não sei o q aconteceu. Espero q essas duas ‘malas’ estejam bem. 🙌

  20. Tudo indica que a imagem do glorioso Flu será jofgada no ralo do esgoto uma vez mais, graças ao planejumento e aos improvisos e remendos que fará o professor Cambaxirra e seus asseclas.
    A torcida é para que não seja de goleada !!!

    E a nave vai ……….. !!!

  21. O time tricolor entrará em campo com a obrigação de fazer 3 gols – e não tomar nenhum – no melhor time do campeonato.

    A “solução” do Pardal é colocar André de zagueiro e o tal do Marquinhos, que eu sinceramente não conheço (só sei que estava na seleção que não conseguiu a vaga da Olimpíada), na lateral direita. E vai ter a teimosia de colocar o sempre lerdo Renato Augusto tb.

    Por tudo isso, na hora do jogo, estarei com a minha mulher bem longe do Maracanã ou da TV. Zero interesse em ver o meu time de coração sofrer nova humilhação para o principal rival.

    Para vocês que irão ao estádio, minha total admiração ! Realmente não alcancei esse nível de paixão pelo tricolor. Não acredito em classificação de maneira nenhuma (tomara que eu quine a língua depois). Boa sorte galera !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *