Pulmões pra que te quero

O Fluminense entra na semana da decisão da Recopa com um desafio até maior do que vencer a LDU por dois gols de diferença.

Fisiologistas atuantes no meio do futebol explicam que, depois que um elenco regressa das férias, o tempo para que atinja o máximo do rendimento físico leva de seis a oito semanas.

O que quer dizer que o grupo de jogadores tricolores que retornaram só em 25 de janeiro, pela disputa do Mundial, só chegarão ao ápice de sua capacidade lá pela semana da Páscoa, no fim de março ou começo de abril.

A semana que terminou foi dura para a delegação do Flu, que se viu obrigada a jogar um Fla-Flu menos de 72 horas depois do desgastante duelo de ida, contra a LDU, na altitude de Quito.

Ainda longe da performance física considerada ideal, era natural que muitos sentissem os efeitos das duas partidas, disputadas em condições climáticas extremas, no alto do morro e sob o calor insano do Rio de Janeiro.

Por isso, tanto em Quito quanto na capital fluminense, foram recorrentes os pedidos de substituição por motivo de exaustão. Foi o que aconteceu no intervalo do Fla-Flu, com Guga e Thiago Santos, que chegou a abrir o placar, de cabeça, antes de o VAR detectar impedimento no lance. Marlon, com dores no joelho, também teve que sair.

Diante de tais elementos, é natural que se questione a real necessidade de Fernando Diniz ter escalado metade dos jogadores de linha considerados titular num campeonato em que o time já estava classificado para as semifinais — e num clássico entremeado a dois jogos da maior importância para a história do clube.

Fica a impressão de que os atletas não tiveram um tempo de recuperação adequado da aventura no Equador, e tampouco terão para a finalíssima, na próxima quinta, justamente porque submetidos a esforço desnecessário.

Taticamente, o Flu fez um bom primeiro tempo, “preservando o caos” entre as linhas e o seu jogo por aproximação, dando uma estocada aqui e acolá.

Mas o tal equilíbrio se perdeu justamente por causa da parte física e das ditas condições a que os tricolores foram expostos.

Dessa forma, o Flamengo soube explorar os buracos na defesa deixados pelos substitutos, que não acompanharam o rendimento dos que sucumbiram e tiveram que sair no intervalo. O gol marcado por Pedro, livre no segundo pau, ilustrou bem a situação (no segundo, em chute de Cebolinha, a culpa foi exclusivamente de Fábio, que tem crédito de sobra).

Mesmo com o enfrentamento sendo disputado a nível do mar, depois dos últimos dois jogos, o Flu deixou a impressão de que precisará escalar uma montanha para levantar outro troféu internacional nos próximos dias.

A LDU não tem nada com isso e vem ao Rio tentar fazer a sua graça.

O Flu, porém, é mais time, mas vai precisar superar tudo para exorcizar o fantasma.

Que assim seja!

***

Foto: Lucas Merçon/FFC

73 thoughts on “Pulmões pra que te quero

  1. Queiram ou não admitir, vendo o elenco atual do Fluminense, houve falha da montagem do elenco, pois o Diniz faz algumas improvisações como recuar o André para a zaga e quase entregou a paçoca, o Martinelli na lateral direita foi nulo e o Cano dando uma de auxiliar de zagueiro já deu né?

    Essa parada da gestão aguardar o TS vir também conta para atrapalhar o setor que prescisaria ser reforçado após a saída do Nino,

  2. Pois é! O José ilan fez um vídeo sobre o gol da LDU onde, segundo ele, o tal do frame é que dá condições de jogo ao jogador adversário…ou seja, se o cara do Var solta o tal do frame um quarto de segundo à frente, o jogador estaria impedido. Eu não acredito nada nessas linhas traçadas pelo VAR, mas o pessoal do país das maravilhas do Fluminense acredita q o mundo é lindo, florido, maravilhoso…e q não há gente má intencionada no mundo.
    E pq não liberaram o áudio do pênalti?
    Vejamos quinta-feira.

    E o SX hein? Não tá jogando por causa do implante capilar mesmo? 🤔

    1. Nando, o que acho curioso é a percepção que tenho de que o VAR funciona diferente para o Fluminense em relação aos outros times. Dificilmente reprisam no momento próximo do acontecimento e parece que o torcedor do Flu tem que buscar depois na Internet se quiser rever. Exemplo, não sei até agora se o gol do Fluminense contra o Flamengo fui justamente anulado. Quando a bola foi cruzada de fato existiam 2 jogadores nossos na frente da linha mas me pareceu que o Thiago Sahtos quem cabeceou veio de trás e os 2 em nada interferiram da mesma forma que é comum toda falta ter um jogador adiantado para confundir a defesa adversária e neste caso sempre haveria impedimento. Passaram uma única vez as linhas, um tempão depois e muito rapidamente.

  3. Existe um burburinho por aí de que o Samuel Xavier não tem jogado porque fez implante capilar, a princípio não acreditei em tamanho amadorismo por parte da diretoria em aceitar isso e pelo jogador, mas vendo a foto dele no treinamento com uma touca de natação fiquei na dúvida.
    Será que liberaram o jogador para isso na temporada de jogos, porque não fez em seu período de férias?
    Ou aproveitou o tempo que ia ficar parado pela contusão, ou somente uma fake news mesmo?
    Vejam bem, não é uma afirmação mas uma pulga que ficou atrás da orelha, rs.

  4. Ganhar, empatar ou perder faz parte do futebol, as vezes um time amassa o outro, mas a bola não entra e em um único lance o adversário faz o gol e vence o jogo.
    Infelizmente não é isso que vem acontecendo com o nosso Tricolor, o time vem jogando mal e se arrastando em campo, mas o pior de tudo, não chuta a gol.
    Tem uns lances que não têm explicação, como um escanteio a nosso favor, cobrado de forma curta e após uma troca de passes ela foi recuada para o Fábio, porr@ joga essa bola na área, pelo menos teremos uma chance de gol.
    Quando vi a escalação, fiquei animado, Renato Augusto e Douglas Costa são jogadores que sabem fazer gols, mera ilusão de minha parte.
    Mas concordo com o texto do João, então vou aguardar um pouco antes de começar a criticar de forma ferrenha e muitas vezes injustas a jogadores e treinador.
    Somos superiores tecnicamente a LDU mas essa bolinha que estamos jogando me preocupa, apesar de tudo, acredito que iremos reverter o placar.
    Quanto ao Carioca, só vale mesmo na fase final.

  5. Fabio tem crédito, mas não começou nada bem esse ano. Vem falhando direto nos jogos. Já proporcionou gol do meio de campo, no jogo contra o Bangu, e ontem, quase fez o mesmo, no lance do Arrascaeta.

    E o Diniz afirmando que o Fluminense fez um bom 1 tempo, na sua coletiva no “país das maravilhas”, como você sempre diz. Quando o treinador do time, responsável por aprimorar e corrigir os eventuais erros da equipe, se recusa a ver o que, realmente, aconteceu nos jogos, é melhor ligar o sina de alerta.

    1. Pois é Rafael…haja óculos rosados. O pardal achou q o time foi bem…pqp.
      Quanto ao Fábio, acho q a idade definitivamente chegou. Contra a LDU foram muitas as vezes em q ele apenas deu ‘golpes de vista’.

  6. Diniz esse ano com as conquistas noto mais confiante para inventar e fazer bobagens , todos vão lembrar quando ele assume o time contra o Boavista ali ele mostra o quanto esta inventando , ja que queria trabalhar era manter o time de Marcão e colocar os jogadores titulares aos poucos ou seus reservas imediatos e vimos o padrão do time.
    Segunda questão todos sabem a dificuldade jogar na altitude , por que não deixou o segundo times aqui que seria os reservas imediatos no Rio treinando para o Fla Flu e jogasse com titular e os garotos para botar correria na Altitude?
    Terceira ontem ja que fez a bobagem de escalar 07 jogadores que jogaram na altitude por que no segundo tempo não colocou os muleques mais novos Marquinhos e o Colombiano ?
    A pergunta é voltamos a ter o Diniz de 2019? Involuiu?

  7. No jogo contra o Bangu nosso goleiro Fabio deu aquela entregada que resultou no belo do adversario por cobertura.
    Ontem Fabio tentou repetir o lance mas ” deu azar ” porque a bola nao entrou.
    Ate quando os chutoes continuarao a ser proibidos no Flu, fala ahe Marcelo deliviery ?

    1. Fabio foi mal sim no jogo, mas quem fez a merd*** nesta jogada em específico foi o André, que aliás ontem jogou futebol que não vale 30 mil reais quanto mais 30 milhões de euros. O goleiro saiu para tentar corrigir o fogo amigo do André.

      1. Cleber, na boa, o André pode ter errado, mas o Fábio tentou sair jogando novamente ao invés de dar um bico pra lateral. Isso é ‘ordem’ do professor Pardal. Por muito pouco o Arrascaeta não faz um golaço histórico no Maracanã. Não temos técnico…temos um lunático fazendo experiências.

  8. Todos – torcedores e imprensa – sem exceção, consideraram horrível, patética, a atuação do time.
    Todos !

    Menos o técnico, que declarou ter gostado do time no 1° tempo, quando – diz ele – jogamos de igual para igual.

    Acho que ele realmente não enxerga futebol.

  9. A sensação que tenho assistindo é que o time fica tocando pra lá e pra cá achando que a qualquer momento irá resolver a parada. quando faz um gol assim, ah, todo mundo fala: tá vendo? cadê os críticos?
    Pois é, só que isso acontece somente muito de vez em quando.
    A verdade é que o último jogo verdadeiramente bom do Flu foi os 4 a 1 nos mulambos.
    De lá para cá teve um brilho ou outro no maraca.
    E a nossa maior glória, LA, devemos agradecer ao maior responsável por isso ter acontecido, pois sem ele não seria possível:
    obrigado ener valência!

    ST

    1. Essa variação que o Diniz deveria ter caro Andrei é assunto proibido ele tratar.

      Daí quando a vaca vai para o brejo é o Fluminense quem paga a conta de ficar fazendo encenação em campeonatos.

      ST

  10. É sabido que pelas regras do mercado o valor do jogador de futebol tem ligação com a posição em campo, decrescendo do centro avante ao goleiro. Por exemplo, um volante vale mais que um zagueiro. Foi noticiado que, pelo volante André, o Fluminense recusou € 30 mi. Agora Diniz insiste em o fazer zagueiro, impondo a diminuição de seu valor. Um boicote ao jogador e ao Clube. Penso que, como zagueiro, André não vale nem € 15 mi.

  11. Já são 11 clássicos sem ganhar nenhum. O Flu 2024 é um time lento, previsível, inofensivo e sem repertório. O esquema do Diniz já chegou ao limite. Todos os demais times sabem exatamente como neutralizar o time tricolor, que só tem aquela “toqueira” inoperante todos os jogos.

    Preocupa demais ver que ninguém do clube cobra o Diniz. Ele sempre acha que intime jogou bem e se nega em apresentar novos esquemas. Já saturou a paciência do torcedor essa mesmice sonolenta. O time não chuta de fora nem puxa contra-ataques. É sempre aquela mesma M de toquinho em cima da linha e para trás.

    Se perder para a LDU, na próxima quinta-feira, acabou o amor. Chega dessa eterna passação de pano para o Pardal. Ninguém está acima da instituição.

    1. E é nessa toada que o Fluminense segue perdendo clássico e o Diniz afirma nas entrevistas pós jogo que o time foi bem, maior posse de bola, e etc caro Rafael.

      ST

      1. Eu já estou de saco cheio dessa tal posse de bola do Diniz, caro Washington. O que antes era novidade, hoje em dia, já virou mesmice. É chato e monótono ver os jogos do Fluminense esse ano. São 500 mil passes, todos para trás, ou para os lados. O time não parte rumo ao gol adversário. É totalmente inofensivo, pois não chuta em gol, e não puxa contra-ataques, já que o time não corre.

        Quinta estarei no Maracanã, mas confesso que estou muito desconfiado do Flu versão 2024. O time tem que entrar mordido e partindo para cima dos equatorianos. Se ficar nesse ^lenga lenga” desses irritantes toquinhos de tartaruga, a maionese pode azedar, e aí o inferno vai começar.

        ST

  12. Numa empresa privada séria aonde o patrão cobra por resultados de seus empregados é uma prática recorrente para não não levar à falência.

    No Fluminense não deve ocorrer a cobrança do treinador que ainda não colocou o time para jogar com postura, pois o estilo de jogo empregado já nem vem dando resultados em 2024.

    A coisa tá braba.

    1. O Edmundo animal já disse que o time mais “tranquilo” para jogar foi o ffc porque a cobrança era zero. Imagina hj em dia, com treinos fechados no ct, a panelinha dos jogadores que o Mário contrata por deci$ao pessoal, jogadores que se escalam, técnico paneleiro. 2023 foi o ano que tudo deu certo, “fora da curva” como gostam de falar.

  13. FORA DINIZ, FORA FÁBIO, FORA GUGA, FORA FELIPE MELO, FORA GANSO!

    O Flamengo engoliu o Fluminense, porque somos um time medíocre, paquidérmico, perdido feito barata tonta, sem vontade, sem determinação, sem capacidade alguma de reagir.
    O espírito da “vitória Fluminense” já era, perdemos o Mundial para o MC, porque já éramos medíocres naquela época, não tínhamos time, mas um bando de desorientados e medrosos que só se defendia do ´monstro inglês’ e tão bem se defendeu que tomou de 4.
    O Diniz é samba de uma nota só faz tempo, percebeu que o esquema de jogo tinha ficado manjado por todos os treinadores e não teve competência para mudar, renovar, evoluir, NADA, POR*A NENHUMA!
    Temos de nos livrar desse pardal teimoso e incompetente e dos ‘malas’ que tornam o time um zero à esquerda.
    Fábio mão de alface frangueiro já era, Guga-perde-tudo nunca foi, Felipe Melo morreu e se esqueceu de deitar no caixão e o Ganso é o Soneca, esforço zero, dedicação zero, diziam que o Fred era um cone, mas cone (feito de concreto) é ele, um meia que não faz gol não chuta, não isso, não aquilo.
    Se o Fluminense jogar contra a LDU como jogou hoje, vamos perder e será uma vergonha maior do que a de 2008.
    E nessa toada o tricampeonato ficará pro próximo século.
    Time de mer*a, mer*a de time

  14. Já passou da hora de colocar Diniz contra a parede. Não dá mais para a babaquice da bolinha pro lado, bolinha pra trás, a teimosia com os anciões e achar que goleiro sabe jogar com os pés. Manter isso aponta que a LDU, de novo, será campeã.

    1. Enquanto o Mário arco-íris 🌈 for presidente o Pardal paneleiro não sai do ffc. Só se pedir demissão, o que não irá acontecer. Quem vai contratar esse cidadão?

  15. Está incomodando o fato do Fluminense jogar de uma forma e o treinador não tem alternativas para um time com o freio de mão puxado, sem criação e contando com as falhas que o Fábio vem tendo nos últimos jogos.

    É brincadeira ver esse time usar o expediente das saidinhas de bola que ainda vai desandar.

    Se o time jogou assim com as modficações feitas o que dizer sobre quinta-feira se o treinador impõem uma forma cansada do time jogar sem variações?

    Ver o Cano na defesa é para passar vergonha.

    1. E o Fábio será o goleiro do mundial de 2025. O ffc não forma um goleiro na base. O Pitaluga foi criminosamente vendido. Quando o Fábio resolver parar de jogar, ele quem irá decidir, porque já não dá mais para ele tem tempo, quem será o goleiro? Vão no mercado contratar alguém, veterano ou ruim, porque os bons estarão empregados. Essa política do ffc e criminosa. Mas tem gente se dando muito bem….$$$$&&

  16. O time no primeiro tempo joga atrás, com destaque negativo para Marlon e Guga.
    No segundo tempo, tira dois zagueiros e oferece risco desnecessários, resta a desculpa de cansaço do time!!!
    Dois últimos jogos o time do Fluminense não jogou nada, a psicologia do treineiro não está funcionando. Se quinta-feira próxima jogar dessa forma, vamos perder em pleno Maracanã!

  17. 2 × 0 para eles.
    Agora, 37′ do 2° tempo .
    O aborto da natureza foi a temporada de 2023.
    Resta-nos lamber nossos beiços e aturar o filhote de Pardal, também conhecido como Borrachudo, que mais uma vez destroçou completamente o time com as mexidas feitas no intervalo do jogo.
    É uma droga, querermos acreditar nesta bosta desta comissão técnica.
    Bando de enganadores.

  18. 10 clássicos sem ganhar. Hoje tem a desculpa de que está preocupado com a Recopa, eu entendo…mas o alecrim dourado tem q ser criticado e contestado também né?
    O Fluminense não voltou das férias.
    Tá nojenta essa passação de pano pra esse cientista maluco.

    1. Mas o Flu agora tem 03 times!!!
      Tudo bem que não temos freinador e um goleiro de 50 anos que o nosso inventor quer que ele aprenda a jogar com os pés
      Essa desculpa de ter uma decisão próxima não pode colar mais
      Hoje o inverto passou do limite de bola inventar

  19. Começando a ver aos 20 do segundo tempo.
    Já entregou a bola 3 vezes e quase entrega a paçoca uma vez.
    Titi-caca é complicado.
    Vi o gol agora, sozinho dentro da área com toquinho. Inaceitável….
    Bota velocidade Diniz, deste jeito não vamos vencer clássicos neste ano. De novo.

    ST

  20. Este Diniz é um merd***. Pessoas vão falar que o Cano não tá jogando ou fazendo os gols, mas pergunto: é certo o Cano jogar próximo da própria pequena área por causa do esquema escroto deste doente? Contra o Flamengo tem-se que fazer muito mais até para descontar os roubos contra que sempre acontecem.

  21. Somos amassados em nosso campo, com nosso esquema de jogo estático, tipo totó.
    Todo o primeiro tempo correndo atrás da bola.

    Aí, nosso técnico grita da lateral : ” Vocês estão recuando por que ? ” .

    Quero o meu boné, pois vou embora.

  22. Ainda que ganhemos esse flax flu de goleada…. Sinceramente, esse joguinho de toques inúteis, já deu. Toda vez vez o Fábio falha. Vivemos da sorte em não toma r gol bobo. Não conseguimos nunca uma jogada de velocidade por que o Cano joga de zagueiro e assim não adianta o Árias correr.
    Será se todos o os garotos do Flu são piores que o Guga?
    Tomos que mudar esse estilo de jogo.
    Diniz!
    Abra mão de sua teimosia!
    Toquinho pra lá, é pra cá não engana mais ninguém!

  23. Fora professor Pardal!
    Não é possível q o Fluminense fique refém desse imbecil com as suas idiotices de tik Tok e saidinhas. Tragam um técnico de verdade, p*rra.

  24. Gostei muito dessa escalação de hoje do professor Pardal. Por outro lado, é certo que a panela dos 40 (FM, Gansoneca, Marcelo delivery…) vai voltar na decisão.
    Mas, e se o time de hoje corresponder e jogar bem contra o framerda? Terá o professor Pardal coragem pra barrar a panela dos 40?

    P.s.: Qual seria o motivo da CONMEBOL não liberar o áudio do pênalti? É muito sério isso…

    1. Vindo da CONMEBOL qualquer coisa para ferrar o Fluminense não me surprende Nando.

      Só falta eles multarem o Fluminense por jogar aquele futebol pífio.

      ST

    2. Na minha opinião no plantel do Fluminense não existe ninguém capaz de fazer uma enfiada de bola certeira capaz de surpreender o adversário …. além de Marcelo e Ganso.
      André como volante, Arias e Cano atacantes são ótimos jogadores, mas quem pode atuar entre esses dois estágios para o time andar?
      Só Ganso e/ou Marcelo.
      Os dois passaram da idade de rendimento máximo, é verdade e nas tentativas de passes decisivos tem errado muito, mas para a pobreza do futebol das equipes que jogam nos campeonatos do Brasil e da America do Sul, estão ótimos e dão um upgrade na equipe.
      Quem você sugere para fazer o que eles fazem no nosso grupo de “armadores”?
      Sim, porque para mim Marcelo é jogador de meio de campo.
      Diniz não é muito inteligente, como você sabe.
      Cada um dos dois só joga no máximo aprox. 55 minutos?
      É verdade.
      Então, o treinador que se vire e encontre uma foma de utilizar os dois em seus limites máximos.
      Ganha muito bem para isso.
      Renato Augusto eu não conheço bem porque quando ele era jovem nunca prestei muita atenção nele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *