Frustrante

O Fluminense foi derrotado para o Figueirense, em Santa Catarina, porque, como visitante, adota estilo de jogo bem diverso à maneira como atua no Maracanã e porque Odair Hellmann, de novo em jogo eliminatório, teima em queimar jogadores, ao escalá-los fora de posição.

Desta vez, Marcos Paulo foi o selecionado. Jogando centralizado na frente, seria figura nula em campo, não fosse por uma oportunidade desperdiçada cara a cara com Sidão – a única do Flu em toda a partida. Contra o La Calera, há algumas semanas, colocou Miguel de falso centroavante, também fugindo às características do atleta, que é meio-campista.

Ao jogar de maneira acovardada, praticamente sem incomodar o time da casa, Odair repete o que foi a principal queixa dos colorados ao seu trabalho em 2019. Fora do Beira-Rio, o aproveitamento do Internacional despencava, e sua campanha era sustentada apenas pela campanha quase impecável em Porto Alegre.

A apatia do time em Floripa está diretamente associada à sua postura enquanto equipe. O Fluminense sempre estará mais perto da derrota jogando defensivamente, à espera de uma escapada ou de uma bola vadia. Até porque os volantes não progridem, os laterais já não são mais garotos e Nenê, com quase 39 anos, jamais será o motor.

Apesar da atuação ruim – a pior em 2020 –, a derrota poderia ter sido evitada, se Muriel não tivesse falhado no gol de cabeça de Alemão, de dentro da pequena área. Ao não interceptar o cruzamento e ficar plantado, o goleiro do Flu não impediu o desenrolar da jogada, que determinou o primeiro vexame do Flu na Copa do Brasil.

Menos mal que, nesta competição, gol marcado fora não vale mais como critério de desempate. Assim, se for vazado no Maracanã, mas vencer, por exemplo, por 2 a 1, o Fluminense decidirá a vaga nos pênaltis, embora dificilmente o time vá repetir atuação tão apagada.

***
Siga-nos no Instagram: @TernoeGravatinha

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Fanpage do Terno e Gravatinha no FB: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

157 thoughts on “Frustrante

  1. Mais uma partida decisiva em que o Flu não jogou rigorosamente NADA. Já escrevi anteriormente que goleadas contra times do campeonato carioca, embora nos deixem felizes, não devem ser encaradas como parâmetro de que o time está bem. Seguem os meus pitacos :

    1 – Esse tal de Egydio é fraco. Desde que chegou às Laranjeiras ainda não vi um jogo que ele tenha arrebentado. Erra trocentos passes, perde 500 bolas e não dá seguimento aos ataques. Seu companheiro de rebaixamento tb segue este mesmo padrão (Henrique). Era melhor ter se reforçado em outro lugar ao invés de pegar as sobras do rebaixado Cruzeiro.

    2 – Odair é um treinador fraco que nunca ganhou nada de relevante na vida do futebol. Geralmente escala errado e demora a fazer a leitura correta do que acontece dentro de campo. Demora a substituir e raramente acerta nas mexidas. Não acho que chegaremos a lugar nenhum com ele no comando do time.

    3 – Estamos apenas em Março e esse time já coleciona apresentações vergonhosas e muito abaixo da média. A eliminação diante do “ Paysandu do Chile “ (La Calera), o susto diante do poderoso Moto Clube e a derrota para um time que quase foi extinto do cenário nacional demonstram que estamos longe de termos um time convincente.

    4 – O time pareceu exausto em Floripa. Ninguém jogou bem e o Flu foi lento durante todo o jogo. Em nenhum momento conseguiu ameaçar ou se impor dentro de campo. É preciso cobrar da preparação física o porquê de tamanha falta de fôlego, afinal, a título de comparação, o time da mulambada voa em campo e joga, além do carioca, a Libertadores, sempre correndo em todos os lances. É inadmissível que o time do Flu jogue tão mal e olhe o adversário jogar durante os 90 minutos. Ainda mais um time tão fraco como o Figueirense.

    5 – O que o Muriel ainda está fazendo no time titular ? É visível a sua insegurança ao jogar com os pés e, principalmente, nas saídas do gol nas bolas aéreas. Está sempre atrasado e vendido nas bolas alçadas na area. Não vive um bom momento e deveria ir para o banco.

    6 – Não sei o que vai acontecer no jogo da volta no Maracanã. Por tudo o que escrevi e tudo o que já aconteceu até aqui, nada me mostra que o Flu conseguirá se impor e ficar com a vaga. O time e, principalmente, o trabalho do treinador não são confiáveis. Penso que, em caso de mais uma eliminação, o maionese Hellmans deve ser demitido já no vestiário, não indo nem para a coletiva de imprensa. Como já disse aqui tb, não pisarei mais no Maracanã este ano. Pelo menos não enquanto o atual cenário não for modificado. Boa sorte aos tricolores que lá estarão. Confesso que estou de saco cheio e não aguento mais ver o Flu jogando futebolzinho de quinta categoria e não ganhando nada todo santo ano.

  2. Todo mundo viu que o time jogou sem muita pegada ontem, parecendo até que havia uns centímetros a mais num possível salto, ou houve conversa para dosar forças. Mas, com tudo isso, perdeu chances de fazer gols no primeiro tempo, já que Nenê andou chutado de longe quando era para ter passado a bola, e o MP podia ter cabeceado a bola para o canto direito que estava aberto pra ele. No segundo, mais uma com mesmo MP que não podia perder, e outra com Nenê que podia ter lançado para o Evanilson em vez de querer fazer gol de placa, e a outra com ele, afobadíssimo, na cara do goleiro, e o Nino subiu sozinho e cabeceou fora, Umas dessas bolas eram para ter entrado.

    Então, nesse episódio, foi o técnico o culpado pelo time não ter feito esses gols, e não foram os atacantes lá na cara do goleiro ao se afobarem? O técnico foi culpado por não saber substituir num time que, segundo dizem, não tem reservas de bom porte, e os “onze têm que ser esses”? O goleiro já falhou no gol deles, numa bola que passaria por cima dele se tivesse saído do gol num cruzamento rápido que ele nem tinha certeza da sua trajetória?

    Mas é lembrar que o time foi reduzido a nada ao perder a vaga para o La Calera, foi até decretada a sua extinção lá no post “era só mais um jogo”, mas, de um momento para outro, volta a ser a grande esperança para conquistar tudo o que disputar, e a galera que queira matar todo mundo nessa oportunidade, já aposta todas as fichas que o time vai embalar. Se não embala, haja impropérios contra todos, e o “técnico não consegue fazer gols”

    Para lembrar aos que acham que o técnico é que tem que ganhar jogos, o Liverpool perdeu a vaga para o Atlético de Madrid, vaga essa já considerada no bolso, pois os vermelhos formam o grande time do momento, e o seu técnico é uma sumidade para muitos.
    (12/03/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Rafael, para mim não é cansaço não, é o maldito estilo de jogo dos toques desnecessários.
      Veja que depois do gol os caras aceleraram para tentar alguma coisa.
      Resumindo, o elenco como já sabíamos é muito limitado, e o técnico como estamos constatando é muito fraco.
      Combinação perfeita para a catástrofe .
      ST

  3. Mais uma vez trago a frase que o Odair citou em que disse: “Ainda não ganhamos nada!”

    No gol do Figueirense, houve um erro fatal de posicionamento em que o Yago e o Nino estavam longe da cobertura do Julião e não estavam ali na pequena área.

    Marcos Paulo perde um gol feito……

    O Muriel já questiono sua titularidade, pois vem falhando sistematicamente nos gols que toma.

    Como o Fluminense foi eliminado vexaminosamente pelo La Calera e perdeu a primeira partida de ida para o Figueirense, corre-se um sério risco de ver o ano quase perdido se a direção não decidir de forma objetiva que o trabalho do Odair é questionável na medida de estar colocando todo o planejamento feito para a temporada no lixo.

    E o lançamento do novo plano de sócio pode perder sua força com o que o time vem fazendo em campo.

    É aproveitar que o brasileiro ainda não começou para que o MB possa refletir bem quanto a possível mudança no comando técnico do Fluminense enquanto ainda dá tempo para salvar o ano.

    1. Está feia a coisa caro Washington.
      Uma eliminação agora na CB seria decretar o fim de 2020.
      No carioca, tirando uma hecatombe de magnitude bíblica já sabemos quem será o campeão.
      No BR já sabemos que a briga será no maximo para uma vaga na sula 21.
      Quanto ao plano sócio torcedor, não tem milagre, com este histórico recente e perspectiva negra em 2020 fica dificil.
      Aliás, independente do time, dê uma.olhada num outro post onde relatei um caso do programa sócio torcedor atual.
      Amador.
      St

      1. Por isso Andrei, não adianta o time fazer campanhas fracas que os reflexos são enormes depois.

        A herança que a Fluócio deixou ainda causa efeitos.

        O dilema que fica é o time não conseguindo fazer um bom campeonato, a arrecadação cai e isso é um prato cheio para atraso de salários e mais ações trabalhistas.

        Esses dirigentes que estão aí não conseguem tocar o futebol de forma objetiva, pois a conta está sendo cobrada desde 2013.

        Tá feia a coisa parceiro.

        ST

  4. Eu disse que esse Odair era um m€rd@ , logo que o contrataram no ano passado.

    Mas aí, os bobalegres resultadistas de sempre se escoraram no fato de o Inter ter ido longe na Copa do Brasil, mesmo jogando um futebol horroroso e conquistando pouquíssimos pontos fora de casa.

    Ficaram satisfeitos com a contratação desse discípulo de araque do Dunga.

    Também disse que não basta escalar bem, o que nem isso ele consegue fazer.

    É preciso ter ideias arejadas e método para colocá-las em prática.

    Pois ele melhorou a escalação, colocando os jogadores que a torcida queria e continuamos a não ter padrão de jogo e organização coletiva.

    Quando pegamos algo que se aproxime de um time de futebol, acontece o que vimos hoje pela TV.

    Também disse que ganhar desses timecos do Rio não representa absolutamente nada, mas os bobalegres até falam em chances de título quando isso acontece.

    E vou dizer mais :

    1 – O Nenê, que boa parte da torcida adora e quer como titular, é o retrato desse time : só se cria contra as galinhas mortas do Carioquinha mequetrefe. Quando o jogo é pra valer, desaparece. Não pode ser titular absoluto de um time que se pretende competitivo;

    2 – Só na cabeça do débil mental do nosso treineiro, Wellington Silva pode ser titular absoluto. É um bom recurso para o banco, e olhe lá;

    3 – Com Hudson nunca conseguiremos formar um meio-campo com a intensidade exigida para o futebol de hoje. Além de marcar mal, não tem velocidade e não dá velocidade ao jogo quando é necessário. Não temos no elenco um primeiro volante decente, essa é a verdade;

    4 – A Carniça vai ganhar esse estadual com o pé nas costas. Não há rival à altura no Estado, hoje;

    5 – Acho até que temos condições de eliminar o Figueirense na Copa do Brasil, mas se formos eliminados não será nenhuma surpresa. E não iremos muito longo longe, se passarmos;

    6 – Se deixarem esse Odair por muito tempo no Brasileiro, teremos mais um ano de briga pra não cair;

    7 – Além de um outro treinador totalmente fora dessa medíocridade que domina os treinadores brasileiros (infelizmente com o apoio de muito torcedor que não entende bulhufas de futebol) , precisaremos de reforços jovens e de boa qualidade, principalmente no meio-campo, se quisermos salvar alguma coisa nesse ano. Agora, se demitirem Odair pra contratar Cuca, Mano e outros defasados da mesma estirpe, é melhor preparar os calmantes;

    ST

  5. STT.

    É fácil eliminar o Fluminense em competições de mata-mata, é só fazer como o La Chaleira fez no Equador, jogar todo mundo atrás da linha da bola. Se der sorte arruma um golzinho em contra ataque. O treineiro não é estrategista, joga para empatar, como já sabemos com a experiência do Abel, jogar para empatar corre grande risco de derrota, como aconteceu nesta quarta-feira. Fosse o presidente demitiria o treineiro no vestiário, não vamos a lugar nenhum com ele.

    Saudações Tricolores.

  6. Figueirense 1 x 0 Fluminense.
    Palavras do Ricardo Timon…
    “Buenas, tricolada! Pois é, este colunista que vos escreve, bipolar e contraditório como todo torcedor de futebol do planeta, está começando a apreciar este Fluminense de 2020. Isso aí, este mesmo Flu do Odair, treinador que até outro dia era um dos alvos da minha fúria.”
    Bingoooooo bingoooooo bingoooooo
    Corona vírus coisa nenhuma! Isso é Complexo de vira lata!!
    É com você Nando… arrebenta amiguinho!!

  7. Aonde vcs acham q o Fluminense vai com o maionese? Mais um vexame histórico do time do Fluminense. Depois de não conseguir sequer fazer gol no medíocre La calera, agora perde pro fraquíssimo Figueirinha.
    Gente, pra quem não se lembra, o Figueirense esteve em vias de extinção, de falir…
    E o HELLMANN’S mais uma vez não consegue nem fazer com q o time marque 1 gol nessa potência.
    Na boa, que time vcs acham q o Hellmann’s vai ganhar fora de casa? Grêmio? Palmeiras? Inter???

  8. Se tivéssemos um treinador de verdade, tinha mexido no time ainda no primeiro tempo.
    Mas esse retranqueiro FDP não tem coragem de tirar o Neném, nada contra ele, vem fazendo um bom início de ano, mas não estava jogando nada, o time do Fluminense tinha um buraco no meio campo, totalmente espaçado e o treineiro não consegue enxergar ou arrumar o time.
    Figueirense é série B, ano passado teve até greve e perda de jogo por WO e não conseguimos demonstrar nem um pouco do que se chama de futebol contra uma equipe medíocre.
    Se eu fosse o Ganso me recusava a entrar faltando 10 minutos de jogo e esse merd@ caía.
    Mas daqui a pouco vem o camarada dizer que futebol é 11 contra 11 e que perder para este time horrível é normal.

    1. Pois é! Tem um completamente sem noção que diz que jogadores como Branco, Ricardo Gomes e Assis eram um ‘catadinho’ e que bons são Gilberto, Orinho, Yuri, etc…
      E ainda tem um ou outro q acha q esse lunático entende de futebol.

      1. Não vai cornetar o São Paulo?
        Não vai gozar com o Fernando Diniz?
        Desculpa dizer que o grande Flu, década de 80, time tri carioca, campeão brasileiro, FIASCO na libertadores, foi sim, catado por um ilustre tricolor. Sabe o pq? Pq para variar…o Fluminense não tinha grana!
        Nando, eu não sei mentir!
        Ah, faltou dizer que o time do Fluminense, não escapou da tradição… salário atrasado, prêmio atrasado, surrupiaram a grana do Branco etc. Etc.
        Não esqueça do Ricardo Timon: ” Buenas, tricolada! Pois é, este colunista que vos escreve, bipolar e contraditório como todo torcedor de futebol do planeta, está começando a apreciar este Fluminense de 2020. Isso aí, este mesmo Flu do Odair, treinador que até outro dia era um dos alvos da minha fúria.”
        “Em relação à sua pergunta, amiguinho…acho que aquele time foi tão vitorioso pq tinha um grande presidente na ‘retaguarda’, ao contrário dos últimos 2, péssimos, horrorosos, que só são defendidos pelo seu amiguinho disco voador e pela galera da tenebrosa Flu ócio.”
        Um grande presidente na retaguarda, Nando? Será?
        Retaguarda grande é a do nosso Ajuri, Nando.

        1. Aquele time, Oni, para quem lembra bem, foi o mais autêntico cata-cata feito na época, ninguém sabia da existência daqueles jogadores, vários deles, e pegaram o casal 20 depois, que se encaixou bem, dando no que deu.
          Certamente que o Branco e o Jandir, que vieram do RGS, nem os grandes de lá os conheciam para deixa-los vir assim na moleza.
          Mas, naquele tempo, tem que se repetir sempre, não havia essa caça aos jogadores brasileiros como hoje, será que ninguém entende isso?
          12/03/20)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    2. Jogamos mal. Mas, vc esqueceu de comentar o passe do Nenê, para o Marcos Paulo.
      O q foi q aconteceu com o Marcos Paulo, naquele lance, Fluto? Era ele a bola e o goleiro. Lembrei o JP.

  9. Eu sinto vergonha de ver meu Fluminense dirigido por técnico como esse.
    Um técnico mediocre que, qdo joga fora de casa, se contenta com empate, e que deixa escancarado aos jogadores e a quem assiste, que hj somos, sim um time local.
    E pior, ele pensa que nos engana qdo vence os “ninguens” daqui, dessa merda de Estado em que vivemos.
    O Fluminense não vai a lugar nenhum com esse cara e com alguns muitos desses jogadores.
    Alguém tem que mostrar pra esses merdas, nem que seja na marra, que o Fluminense é muito maior que eles.
    Putos!

  10. Técnico de merda, covarde, retranqueiro, bundão, pôs o time pra jogar pelo empate, substituiu mal pra caramba, enfim, essa derrota vai pra conta dele.
    Com o Odair, meus amigos, vamos ganhar PORRA NENHUMA, pois no campo do adversário ele se acovarda, se apequena e põe o time para se defender.
    Agora, cá pra nós:
    (i) o Muriel falhou feio no gol, pois, ao invés subir para socar a bola, ele recuou, exatamente, deu marcha ré. Vejam esse detalhe absurdo.
    (ii) o Marcos Paulo perdeu a bola do jogo, sozinho, na pequena área, IRdeu um peteleco e atrasou para o goleiro.
    É por essas e por outras que eu quero o Fred de volta. Fosse ele, mandava pra dentro e depois veria se tava impedido ou não (e o Marcos Paulo não estava)
    ODAIR, hoje é dia de mandar você TNC!

    1. Nego tá com o troço entalado na garganta por não poder dizer isso, Oni.
      Imagine se o negão tivesse lá.
      Mas o Evanilson tava morto, parecendo que já entrou poder.
      (11/03/20)
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  11. Não é por nada não, mas é por isso que eu digo que tem gente q não entende rigorosamente NADA de futebol e deveria acompanhar outro ‘esporte’… dominó, peteca, damas, sei lá.
    Não adianta ganhar de ninguém, tem q ganhar dos times mais ou menos e dos grandes.
    Choque de realidade (mais um) pras Alices que acham q já temos um grande time e um ótimo treinador.
    Essas Alices não aprendem nunca.

      1. Vamos fazer o resultado no Maracanã, Guilherme.
        Tenha paciência…o MB, tá tentando fazer um catadinho igual o time dá década de 80.

  12. Cá pra nós, o time não jogou absolutamente nada, com problemas sérios no meio campo, faltando criação, Nenê que deveria ser o responsável por este setor simplesmente não apareceu e o maionese Helmans troca o atacante e ainda coloca o P. H. faltando 10 minutos para o final do jogo.
    Aí neguinho iludido fica enchendo o sac@ quando a gente fala que o Carioca não serve de exmplo pra nada, ah mas o Fluminense é o segundo em número de gols de todos os times da série A.
    Porr@ o Carioca deve ser o campeonato estadual mais fraco do Brasil, tirando os 4 chamados grandes,o resto nem na série D joga e o Vasco e o Botafogo não estão na série B não sei nem porque.
    Merecemos perder e o que me deixa mais put@ é que esta merd@ de time não jogou nada.

  13. Agora que fomos eliminados da CB, foco total no cariocão.

    Falando em CB, cadê o Barros???

    É o único em condições de tornar o Flu um time grande novamente.

    ST

  14. É isso aí.
    Quando não é o Rezende ou Madureira da vida é isso que vemos.
    Coisa horrorosa.
    Repatriar WS, renovar com Gilberto e Digão são alguns exemplos.
    Risco de eliminação iminente.
    Pedrinho e Carmona reconhecendo o óbvio, Flu é time para tentar carioqueta.
    Mas tem gente que gosta, vai dizer que o time lutou.
    Lutou contra a bola.
    Vai sobrar a briga pelo 13° ou 14° no BR.
    É o que tem pra 2020 pessoal.
    E vamos lamber os beiços.
    ST

  15. Técnico horroroso, que tava satisfeito com um empate contra o poderoso Figueirense!
    Atrasando bola pro Muriel o jogo inteiro, e com WS e Evanilson jogando porra nenhuma, ele tira o Marcos Paulo!
    Vc não está à altura do Fluminense, seu merda!
    Sai daqui!

  16. 30 min, um verdadeiro show de horror.
    Empate hoje já é grande negócio.
    Agora imaginem este time no brasileirão.
    Que fase…
    ST

  17. 8 minutos e Julião já fez mais que Gilbertovich em todo o primeiro tempo.
    Não é nenhum craque, mas visivelmente menos pior que o pereba Gilberto.
    Jogo perigoso, figueirense já se encaixou e joga sem muitos sustos.
    Falta velocidade par o Flu, TV parece estar em show moto…..
    Vamos que vamos..
    ST

  18. Essa arbitragem continua mesma!
    Putz!!!
    Os “caras” estão bem recomendados, qualquer contato dos jogadores do fluminense eles simulam agressão e olham para o soprador de apitos, cobrando cartão e está funcionando!

  19. Fim do primeiro tempo.
    Comentar é Chover no molhado.
    Lerdeza, falta de criatividade, Gilberto mais uma vez uma nulidade.
    Como sempre fica a sensação de que o time não treinou nada.
    Quem sabe mete 3 gols na segunda etapa. Ou não.
    Que fase…..
    ST

  20. Um time que faz a primeira finalização com 43 minutos, contra um time da série B e Cidão no gol, não quer ganhar o jogo.
    Bora ver se o time entra em campo no segundo tempo.
    Ptz.

  21. Estais cobrando vitória a qualquer preço agora? Lembrai-vos do que dissestes no post “era só mias um jogo”, de 18/02/20.
    (11/03/20)
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    1. Nada disso aconteceu. Foi toquinho lerdo somado a falta de intensidade.
      Presa fácil para um adversário mais competente.
      Aguardemos o segundo tempo.
      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *