Encolhendo o Flu

Não me lembro de começo de ano tão desalentador para a torcida tricolor quanto este de 2018. Nem mesmo quando o Fluminense se escafedeu pelas bandas da Série C, o cenário era tão sem esperança.

Naquele 1999, apesar de estar padecendo nas catacumbas do futebol brasileiro, o Fluminense ganhou como enorme alento um quadro de campeões mundiais que topou o desafio de reerguer o clube.

Carlos Alberto Parreira, Américo Faria, Moracy Santana, Jairo Leal e Lídio Toledo, alguns dos heróis da conquista do Tetra, em 1994, conferiam dignidade à instituição, resgatando entre os torcedores parte de seu orgulho ferido.

Ao contar com alguns dos melhores profissionais do ramo, o clube reafirmava a sua grandeza, mostrando que, ainda que no pior momento de sua história, não lhe faltava ousadia.

O Flu trouxe Túlio Maravilha, anunciou o consagrado goleiro belga Preud’homme (esteve no Rio, mas o negócio acabou não se confirmando), tinha ainda em seu elenco jogadores como Válber, Roger, Yan, Marcão, Magno Alves e Roni.

Mesmo na Série C, o Flu estava de volta às manchetes, ganhava as primeiras páginas, alvoroçava o mercado da bola com notícias que animavam seu torcedor.

Dois mil e dezoito começa com o Flu na Série A, mas com o clube de novo em dificuldades e sendo preterido até por jogadores medianos. De quebra, em efeito cascata, vem perdendo seus melhores atletas, casos de Henrique, Lucas (se o Palmeiras não desejava contar com o lateral e o emprestou ao Vitória, por que o Flu não tentou permanecer com ele?), Wendel, Wellington Silva e, quiçá, Gustavo Scarpa, em litígio com o clube.

Diante de tal cenário, chega a ser inacreditável que a direção ainda ouça proposta por Henrique Dourado, uma das raras lideranças que sobraram no time, além de profissional comprometido, eficiente e ídolo da garotada.

A torcida vem aos poucos deixando os estádios, não confia no time, na direção, e teme pelo pior, apesar da promessa de Autuori de que o elenco será reforçado.

O clima de fim de feira e a falta de brios dos mandatários, que em seus sucessivos desatinos vêm desvalorizando a marca Fluminense, contribuem para o estado de prostração, deixando a autoestima do torcedor mais baixa até do que aquele começo de 1999, que terminou com a conquista do título nacional.

Mesmo em tempos de crise, a direção se mostra inábil para lançar mão da criatividade, reduzindo o Flu a um clube de esquina, amedrontado como um cachorrinho perdido.

Enquanto não agirem como o leão que o Flu é, estaremos, lamentavelmente, fadados ao papel de coadjuvante.

Salvem o querido pavilhão!

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

207 thoughts on “Encolhendo o Flu

  1. Estou na estrada e quando paro em um hotel, vou direto as notícias do Fluminense, ptz, antes tivesse só tomado umas geladas e ir dormir.
    1. Henrique processa Fluminense.
    2. Scarpa liberado pela justiça.
    3. Cavallieri processa Fluminense.
    E ai vejo um comentário de que tudo foi orquestrado para derrubar o Tricolor.
    Taí uma das poucas vezes que concordo.
    Orquestrado por este bando que comanda o Fluminense.
    Fui.

  2. Era a hora de o Scarpa desistir da Ação e transferir-se para o São Paulo, na boa.

    Mas não ! Demonstrando que não deseja apenas (1) receber o que lhe é devido, e (2) sair do Fluminense, o jogador entra com uma liminar, obrigando o clube a estender este processo judicial até sabe-se lá quando !

    E enquanto isso não for definitivamente resolvido, i.e., enquanto a Ação não transitar em julgado nenhum outro clube – em sã consciência – irá correr o risco de contratar o jogador, seja por questões de ética para com o Fluminense, seja pelo receio de ter que pagar pela multa rescisória, caso no futuro o Fluminense obtenha ganho de causa.

    Inequivocamente, um caso de má-fé, de más intenções, de lesar o clube via pretensa brecha na lei.

    Hora de esquecer o Scarpa.
    Isso vai longe, na minha opinião !
    Pelo menos até Abril, para quando está marcada a Audiência na Justiça.

    20:48 > 11Jan

  3. Como sempre trago aqui as notícias boas desta administração (ou seja, nenhuma), ,me sinto muito à vontade para trazer as péssimas (todas).

    O Fluminense foi o único dos 20 times que vão disputar (no nosso caso, participar. Desde 2012 que não disputamos nada), que não se classificou para a segunda fase da Copinha, em um grupo com os poderosos Tubarão e Mogi Mirim.

    É ou não é um VEXAMÃO”?

    Convido os companheiros do blog a opinarem sobre o verdadeiro motivo que levou o Fluminense a esta situação, ou seja, de quem é a culpa?

    a) Da torcida
    b) Do Nando que não contribui com o sócio-sofredor
    c) Das Alices que deixam a diretoria na zona de conforto pois não cobram nada, só elogiam a mediocridade
    d) Do Prof Dr Celso Barros que injetava 70 milhões de reais por ano no Fluminense
    e) Do pior grupo que já dirigiu um clube de futebol em todos os tempos, a flasócio, que desde 2011 apequena e envergonha todos (eu disse: TODOS) nós.

    1. Enfermeiro, esqueceu a letra f de Fluzão! Ou seja, f) acidente de percurso. Muito comum no futebol.
      Em tempo: verticaliza um pouquinho só a pesquisa e verá quantos dos 20 clubes já sofreram acidentes de percurso.

      1. Oni meu caro, eu me recuso terminantemente a acreditar que você pensa mesmo assim: acidente de percurso????? Acidente de percurso desde 2012? 6 anos de acidente??? Haja hospital para curar todos esses feridos hein? PQP

        Me fale pelo menos UM GRANDE CLUBE (grande clube eu disse! não me venha com atléticos paranaense, coritibas e criciúmas da vida não!) que ficou nessa de “acidente de percurso” por tanto tempo!!!!!

        O que eu entendo por acidente de percurso, é uma fraquejada em algum momento específico do caminho, ou seja, algo pequeno, algo que não se deteriora e nem se destrói com o tempo. Acidente de percurso??? Boa analogia para INCOMPETÊNCIA!

        Não defenda o indefensável! Isso cansa amiguinho!

        1. Fred meu caro, nem vou ter o trabalho de pesquisar! Sei q você fará o mesmo q fez quando mostrei as mazelas do Santos em relação a gestão.
          Objetivava, apenas mostrar q tal fato não é exclusividade do FFC. É de todos!
          No caso do Santos, teve o melhor jogador brasileiro pós Pelé. Pergunta fez o q com a grana? O Santos continua endividado.
          Na réplica você disse q o Santos aguardou… e vendeu bem! Será?
          Quem vendeu bem foi o Santos ou o Barcelona?
          Se fosse c/ o FFC, imagino o q o amigo diria.
          ST

    2. Uncle Jacques, não sou só eu… não sei a quantas anda, mas vejo todos os dias (através dos grupos de facebook) gente cancelando o tal sócio-sofredor. Ninguém quer dar dinheiro pra esses caras… ainda mais com essa crise.

  4. Senhores,

    Com as dispensas da forma como fizeram, ainda que de jogadores que não queríamos no elenco, não eram esperadas as ações na Justiça e, daí, um prejuízo que deverá girar em torno do se pagaria a eles?

    Então também não há surpresas. Só para quem achou que eles não iriam para a Justiça.

    O que achava a diretoria?

    ST

    1. Essa notável diretoria deve pensar e agir, como a diretoria de uma empresa que eu trabalhei. Eles preferiam deixar o funcionário ir para a justiça do trabalho, exatamente para protelar com advogados, o pagamento do funcionário. Tem idiotas e canalhas que pensam e agem assim.

        1. Já deu errado, nesse caso para o Fluminense. Só dá certo se a empresa falir. Os advogados aqui sabem que enquanto a reclamada tiver dinheiro no caixa, o processo não anda. E é isso que eu não entendo. O Fluminense perde a audiência, perde prazo, como é que vai protelar o processo. Eles devem ser notorius fuck zé b*ceta!

    2. TT, creio que os casos de Henrique e Cavalieri estão tendo o desfecho que o Flu pretendia : em ambos os casos o contrato está sendo rescindido unilateralmente PELO JOGADOR.

      Pelo que entendo, a rescisão obriga o Flu a pagar os atrasados aos atletas ( o que já era indiscutível), ou seja, o contrato cessa no momento da rescisão e nada mais em relação ao futuro será devido pelo clube aos reclamantes.

      E isso era o que o Flu desejava : interromper o vinculo agora para não ter que continuar pagando os altos salários até o final do contrato.

      Se estes jogadores tivessem mercado, ainda vá lá que o clube pretendesse obter algo em troca da liberação. Mas não é o caso.

      NINGUÉM se mexeu para levar o Cavalieri. NINGUÉM mesmo !!!
      E quanto ao Henrique, o Corinthians mostrou interesse desde que fosse … livre de ônus !
      E isso é o que acontecerá.
      A menos que eu ( que não sou advogado, não canso de repetir ) esteja enganado.

      Peço ajuda aos universitários !
      20:58 > 11Jan.

      1. Amaury,

        Parece claro que a forma como se deu a dispensa dos jogadores foi inadequada.

        Há formas e formas de se agir. Mas como foi feito parece que as consequências tendem a ser iguais ou piores do que se fosse pago o contrato, já que para trás ninguém questiona.

        Aliás, a diretoria poderia explicar a tática jurídica que ela usou.

        Achei péssima.

        ST

  5. Caros,

    Quando se fala da forma de fazer as coisas…

    A juíza fundamentou sua decisão no fato de o Fluminense não ter depositado o FGTS , além de ter demonstrado publicamente que não possuía interesse em contar com o atleta para a temporada de 2018.

    ST

  6. Scarpa escapa graças a uma liminar em mandado de segurança!
    Vamos ver se o São Paulo terá coragem de contratar o Bigodinho sem a situação estar definida!
    E se o Fluminense reverter a decisão? E a ética entre os clubes?
    A ver!

  7. Muitos nao gostam do Abel mas o cara é foda, nao acho justo ofende lo. Como técnico todos tem o direito de nao quere lo a frente do nense mas o cara representa a ética tricolor.
    Quanto ao scarpa acho uma pena pois ja temos um time limitado. Uma pergunta…. o Lucas fernandes, pq nao querem ele? No paranaense atletico foi bem.
    E agora é Sornoza e mais 10.

    1. item- Abel

      Rapaz pede pra alguem te acordar,
      processa a flusocio por essa lavagem cerebral que vc sofreu,
      procura um terreiro e faz um descarrego combinado com J.Walker+activia(by Ricolor), faz uma limpeza geral
      tenta qualquer coisa…
      e principalmente, nega que foi vc que postou, fala que foi um virus, uma bacteria, foi a KGB
      PQP!!!

    1. O Fluminense tem um baita goleiro. Foi Campeão Brasileiro sub-20 INVICTO. Fechou o gol. O nome dele é Marcos Felipe. Abel sabe tocar piano, mas não entende do que seria a praia dele: O futebol!
      Abraços Tricolores.

  8. Audiência ‘antecipada’ para 16 de Abril.
    Haha !!!!!
    Agora, cabe ao aprendiz de molequinho arrumar uma praia onde ‘manter a forma’ e esperar, e esperar, e esperar, por exatos 4 meses e 5 dias para explicar-se diante da Juiza porque tentou sacanear o Flu.
    Chupa que é de uva, aprendiz de molequinho.
    Ah, e faça-me um favor : abandone este instrumento – o violão – com que você costuma posar de músico e intelectual. Você não tem estofo interior para abraçar este ícone da inspiração instrumental.
    E, se possível, abandone esta armação de óculos sem grau com que você tenta enganar as pessoas que lhe cercam, que lhe quiseram bem.
    Seu mundo caiu, aprendiz de molequinho.
    15:50 : 11Jan.

  9. Chupa que é de uma, aprendiz de molequinho !

    ” Foi remarcada a audiência do processo movido por Gustavo Scarpa contra o Fluminense. Anteriormente agendada para 5 de setembro, ela acontecerá em 16 de abril, a pedido da juíza do caso, Dalva Macedo, da 70º Vara do Tribunal Regional do Trabalho. A informação partiu, inicialmente, do repórter Felipe Siqueira, do site Globoesporte.com. ”

    Agora, com a venda do Wendel e as contas em dia, o Fluminense tem gás suficiente para esperar pela audiência no dia 16 de Abril, i.e., exatos 4 meses e 5 dias, para ouvir seus argumentos diante da Juíza.
    Até lá, você, aprendiz de molequinho, pode treinar em separado lá na tonga da mironga do kabuletê.
    E zé fini !!!
    15:37 > 11Jan

  10. MOTEL DAS LARANJEIRAS.
    Jogadores no ostracismo.
    O Fluminense os enxerga, traz pra jogar, dá visibilidade, trata , resgata a credibilidade e prestígio dos caras e, depois de uma “noite de amor” conosco, eles se levantam no dia seguinte, pegam a cueca, dizem muito obrigado e vão embora cuidar da vida (em outros clubes), nos deixando com as calcinhas no chão.
    Assim é o futebol.

  11. Parei de ler quando citou Lucas como bom jogador. Veterano e ainda não aprendeu a cruzar uma bola na área. Em qualquer pelada de várzea encontra-se coisa melhor. Nem sei se, em preparo físico, esse cara ganharia de um jogador amador. Já entrava morto em campo.
    Onde vc viu um bom jogador ali?

  12. Gostaria de saber pq a justiça antecipou a audiência do desqualificado para abril, qdo ela já estava marcada para setembro!
    Eu tenho ações na justiça há mais de 15 anos, já ganhei, e não recebo pq os recursos (todos protelatórios) demoram, cada um, de três a quatro anos para serem julgados!
    Eu que espere os recessos do judiciário, as férias dos juízes, etc…
    ***
    Pq que o tratamento dado a ele é diferente do que é dado a mim e a tantos outros?
    Não foi ele que procurou a justiça…então que ele se submeta à demora a que todos nós estamos submetidos, porra!
    ***
    Essa justificativa da juíza de que é necessário dar logo uma decisão para não causar ainda mais prejuízos às partes, deveria servir para todos, principalmente àqueles que esperam anos por uma decisão definitiva, e que não ganham 250 ou 300 mil como essa putada!

  13. O que mais tem me impressionado nesse período é o desdém com que o Fluminense tem sido tratado pelos comentaristas
    esportivos nessas negociações do Scarpa e do Dourado … os caras nem cogitam a hipótese dos 2 permanecerem no Clube …
    A discussão é somente sobre em qual dos 3 grandes paulistanos os jogadores encaixarão melhor … O Fluminense foi reduzido a uma espécie de Ponte Preta, Guarani, Coritiba … clubes de pequeno/médio porte que servem somente de trampolim pros atletas buscarem um clube grande …
    Essa diretoria esta apequenando o Fluminense de uma forma que será dificílimo reverter.

    1. Tudo orquestrado, Dj.
      Tudo orquestrado para destruir o clube que introduziu o futebol no Brasil.
      Ação mafiosamente planejada e executada.
      Mas, tem nada não, Dj, estes caras vão comer na palma da mão do Fluzão.
      Pode crer.
      15:40 > 11Jan

      1. O pior de tudo é q alguns do blog, ajudam. Nobre Amaury.
        Com o pretexto q criticam e/ou esculhambam para melhorar! Lamentável.

    2. Desculpe-me, mas guardando as devidas proporções, em relação ao desdém, não fazes o mesmo aqui no blog, quando repercute matérias levianas produzidas pelos mesmos comentaristas esportivos?
      Calma …! Eu, pedi desculpas. ST

      1. Como vc pode escrever que eu “repercuto matérias levianas” se eu comecei a postar nesse blog ontem ??
        Eu , sinceramente, penso que vc tem algum desvio psicológico.

  14. A não ser que o Fluminense tenha a certeza que vai perder a ação, o Fluminense NÃO pode aceitar essa proposta do S.Paulo, que ofereceu R$ 11 mi e mais o EMPRÉSTIMO , por um ano, de 3 jogadores.
    ***
    O passe dele está fixado, em contrato, em cerca de R$ 40 mi.
    É claro que, pelo que ele joga, e por tudo que está acontecendo, ninguém vai querer pagar esse valor.
    Mas R$ 11 mi é 1/3 do valor pago pelo Wendel!
    ***
    Uma pergunta deveria ser respondida: se o Fluminense deve mesmo isso tudo, pq os outros jogadores, o Wendel por ex., tb não acionaram o Fluminense na justiça?
    Pq só ele?
    ***
    Será que houve um acerto interno entre diretoria e jogadores e o Scarpa, dando o troco no Abad que não honrou o acordo que ele havia feito com o Peter, fez o que fez?
    Muita coisa tem que ser explicada nisso tudo.
    ***
    Não enviaram representante na audiência com o Levir e deixaram essa situação do Scarpa chegar onde chegou.
    Essa diretoria não tem mais condição nenhuma de continuar lá!

    1. Meu caro Luiz Antonio, se a Juíza tivesse dado a liminar, nem essa proposta o São Paulo teria feito ao Fluminense.
      É pegar ou largar! E a Juíza, ao não conceder a liminar, criou essa oportunidade de ouro.
      O São Paulo não quer esperar até abril, para o Scarpa também não é bom ficar parado até lá.
      Quando soube que o Fluminense não depositou tudo o que devia ao Bigodinho, perdi a esperança de ganharmos essa ação. VAMOS PERDER e ELE VAI SAIR DE GRAÇA.
      Vamos ter de dormir com algum prejuízo, então que seja o menor (11.000.000 + 3).
      Fomos incompetentes, aliás SOMOS, fizemos essa cagada, agora, como diz um amigo meu, é “chupar que a cana é doce”.
      O que é de ruim pro Bigodinho tá guardado pra ele! Vamos relaxar a bisteca!
      Um abraço.

    2. Caro Luiz Antonio, pelo que consta na midia o Flu detém apenas 40% do passe do aprendiz de molequinho. (Wikipedia).
      Assim sendo, 40% deve ser algo em torno de R$ 16 milhões.
      11 na mão e três emprestados não estaria mal.
      Apenas creio que o mais novo dos três deveria ser cedido definitivamente.
      E zé fini.
      15:54 > 11Jan

  15. Continua sendo um completo absurdo pagar um salario de R$ 300.000 pro Cavalieri.
    Ainda mais sabendo que o contrato (esticado ate 2019 ) desse ex-goleiro foi assinado no apagar das luzes do mandato do Peter.

    1. Então faz a critica em cima de 300.000. E não mentir dizendo que o Cava ganha 650.000.
      Com a saída da Unimed, e pelo noticiado, o FFC teve q administrar algumas situações pq o patrocinador estava em mora com alguns atletas com o direito de imagem.
      O Cava foi um deles.
      Tá vendo? é isso q ocorre qdo permitimos ser manobrados. kkk
      Fique esperto! ST.

      1. Procure por aqui alguma critica minha que mencione salários de R$ 650 mil ao Cavalieri. Pode vasculhar o blog de 1950 pra cá.

        A propósito , “manobrado” sou eu ou vc que defende o Abad quixote$camente ?

  16. Um protesto pelo amordedeus nas laranjeiras. Vamos torcida de rede social, vamos as ruas. Vamos na marquês de Olinda cobrar o Peter também. A culpa é dele, depois vamos direto para as laranjeiras cobrar o safado do Abad. Ficar aqui reclamando não vai adiantar nada. Se rolar um protesto sou o primeiro da lista. Vamos acordar. Não são pelos 0,20 centavos , é pelo Fluzão.

    1. Isso, Rodrigo.
      Porrada ! Porrada ! Porrada !
      Você só fala nisso, Rodrigo ?
      Fala sério, cara !
      Que idade você tem ?
      Você se relaciona bem com seu progenitor ?
      Creio que você é um caso para o Freud.
      Veja bem, Freud com “u”, por favor.
      15:56 > 11Jan.

      1. Aonde você leu porrada Amaury? Você gosta tanto do Abad que deve ter passado o fim de ano com ele nas laranjeiras, tenho idade suficiente para saber que estão cagando na cara de torcedor igual a você. O abad deve da gargalhada por torcedores iguais a Tu kkkkkkkkkk

  17. Sobre a campanha do Sub-20, dê uma olhadinha nos dois pontos abaixo, TT :

    ° Quantos jogadores ainda sub-20 foram promovidos aos profissionais, enviados ao Samorim e emprestados (como Mascarenhas) para amadurecimento ?

    ° Qual a idade média do time hoje titular do sub-20 ? Você vai se assustar !

    Quando os caras dizem que ‘o importante é revelar jogadores’ não querem dizer que não objetivam conquistar títulos, mas que a PRIORIDADE é revelar (leia-se amadurecer, completar a transição para os profissionais) e promover jogadores para o elenco de profissionais.

    Muita gente confunde estas coisas, TT.
    12:21 > 11Jan

    1. Amaury,

      Compreendo a sua interpretação. Mas não me parece exatamente isto. O treinador do sub-20, em uma das entrevistas, disse que seria o objetivo principal a formação de jogadores. E ele disse isso exatamente para explicar que seria difícil o Fluminense ter sucesso diante de outras equipes que competem para ganhar o título. Então…

      Aliás, formar jogadores não exclui a participação para ganhar o título como prioridade do clube. A definição de apenas um objetivo principal, com exclusão de outros, principalmente o de ser campeão, não me parece o melhor.

      Sabe-se que a própria valorização do jogador se dá pela convocação para seleções de base. Isto acontece com o destaque que vem com a visibilidade do time em campeonatos. Não é à toa que os jogadores gostam de jogar em times com bastante visibilidade, porque daí podem aparecer em uma convocação. A venda pura e simples para outro clube, de preferência um clube fora do país, será por menor valor quanto menor for a qualificação em convocações e títulos.

      ST

  18. Caros,

    Tecnicamente um time, plantel, no mesmo nível da Flusócio: Medíocre e de baixa qualidade técnica (podem traduzir, no que diz respeito aos administradores, por incompetentes mesmo). Só não terá a arrogância dos dirigentes.

    Abel vai armar a maior retranca possível e não tenho dúvidas de que os jogadores, desconhecidos e/ou medianos, vão se esforçar ao máximo nas partidas, haverá, talvez, os 99% de transpiração, vão faltar entretanto, quase com certeza, os 1% de inspiração, que fazem toda a diferença entre coadjuvantes e campeões. E haverá ainda, de vez em quando, aquele show de falhas bizarras, como a Renato Chaves no primeiro jogo da final do Carioca de 2017.

    Volto com meu jargão desde 2012:

    “SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA”.

    Mas não se preocupem: se, por acaso, surgir um novo talento como Wendel, este será vendido imediatamente. Afinal, para Abad e cia a nossa atual vocação é mesmo o “Vender ou Vender”.

    E la nave va…

    E como a Terra é plana, vamos mesmo em direção ao abismo.

    SDs T e FT e Fora Flusócio!

  19. Caros,

    Uma coisa positiva sobre o caos que estamos vivendo é que não dá mais par se iludir: Eu, como muitos outros, caí como um patinho (o bichinho está mesmo na moda) quando Peter fez de tudo para mandar Muricy embora e demonstrar “quem é que manda”, tumultuando o ambiente de um time que tinha acabado de ser campeão brasileiro, e afundou de vez nossas esperanças na Libertadores de 2011 (vale lembrar que Muricy, que não é necessariamente uma flor que se cheire, ganhou a Libertadores daquele mesmo ano indo pro Santos). Hoje, escaldada, a torcida não cai mais nessas de “chorinho” porque foi “preterido” na negociação de dívidas, de que Fred “quis sair”, de que o Presidente do Conselho Fiscal não conhecia a real situação das finanças do Clube, etc, etc.

    Chega! A farsa acabou! Resta cair a ficha para os três mosqueteiros Flusócios e o D’Artagnan ocasional, que ficam aqui, cada um no seu estilo, defendendo com unhas e dentes Peter, Abad e cia. E, anacronicamente, para desviar a questão, batendo na extinta UNIMED ou acusando a NetFlu e seus “clippings” de ser “partidária” (Hahaha! Logo eles fazem esta acusação!).

    Fim das ilusões, começo da verdadeira busca por soluções para recolocar o Flu nos trilhos.

    SDs T e FT e Fora Flusócio!

  20. Bom dia…
    Não há como não associar uma coisa com a outra…
    A informação que o Abad não assumiu o que foi acertado entre o Scarpa e o Peter em relação ao reajuste de salários, e esse comportamento do desqualificado na reapresentação, explicam, pelo menos prá mim, o pq dele NÃO ter jogado nada em 2017.

  21. Caro Garcez

    Belíssimo texto, preciso e objetivo. E ainda tem gente que diz que seu texto é “apolítico”. Só mesmo a intenção de bajular os poderosos pode aceitar que as ações dos dirigentes das três últimas gestões do Fluminense, incluindo a atual, não tenham um caráter político. Porém, neste caso, uma política mesquinha, que está tirando do Fluminense Futebol Clube, a sua maior riqueza, a torcida do futebol.

    Os políticos da era Peter/Pedro estão realmente empenhados em transformar o Fluminense em um mero clube social, para privilegiar o grupo de sócios proprietários e contribuintes, frequentadores da sede social, e que não necessariamente são torcedores do clube. Problemas financeiros não é problema exclusivo do Fluminense, mas não se pode diminuir a importância do futebol para o clube que foi pioneiro do futebol na cidade do Rio de Janeiro, antiga capital federal. Os dirigentes são políticos de intenções bem definidas e ignoram o imenso patrimônio do clube que é a sua torcida de estádios e arquibancada.

    Sou sócio torcedor e, apesar desse estado lamentável em que nos encontramos, tenho esperança de participar politicamente na condição de eleitor consciente para delegar o poder à verdadeiros tricolores. Que até o momento ainda não se apresentaram.

    Estes dirigentes cuja política rasa é desqualificar o clube que eu, você Garcez e uma imensa torcida espalhada pelo Brasil amamos, serão julgados pela história e terão que devolver o clube para ser reconstruído, depois da implosão que eles, políticos mal intencionados, estão provocando.

    Infelizmente, eu estou perdendo um pouco do entusiasmo que sempre tive pelo futebol e pelo clube que amo. Ler atualmente as notícias que são geradas nas Laranjeiras é extremamente desanimador. E até o gosto pela leitura assídua deste blog, tem diminuído diante da insistência de alguns leitores em tentar justificar o injustificável.

    Saudações tricolores

    1. Luis, você é guerreiro por ainda continuar como sócio-torcedor! Eu já deixei de ser faz algum tempo, pois não concordo com o que estão fazendo com o Fluminense… Tinham que dar um choque de realidade no clube: cancelando sócio, não indo ao estádio, não comprando este abadá ridículo que insistem em chamar de uniforme… mas enquanto existir torcedor que concorda e contribui com tudo isso, vai continuar do jeito que está para pior, infelizmente.

      Estou totalmente de acordo com o seu último parágrafo!

      ST

    2. Estes ditos “dirigentes” realmente estão fazendo o que a turma do tênis e da piscina sempre sonharam, transformar o Flu num clube meramente social. Como sócio proprietário que um dia fui várias vezes escutei dessa turma que o grande problema era que no nome do clube consta o nome Futebol. Que era preciso mudar isso. Para mim foi demais. Infelizmente o que esses “senhores” na verdade se preocupam é com esse grupo. Luis você tem razão uma grande parte destes sócios nem torcedores do clube são. É lamentável. Algo tem que ser feito ou vamos sumir enquanto clube de futebol e frustrar a nossa grande torcida. FORA FLUSÓCIO.

    3. Perfeito o seu comentário, Maciel! Brincadeiras (que eu faço) à parte, estou impressionado com a quantidade de torcedores que estão completamente desanimados, desmotivados, cancelando sócio torcedor e que, inclusive, não tem mais ânimo nem de acompanhar notícias sobre futebol, nem de incentivar os filhos à torcerem pelo Flu (o que não é nem preciso, pois nenhuma criança quer torcer para times medíocres, sem nenhum craque ou referência). Esses caras estão destruindo o Fluminense com essa conversinha fiada de que estão preparando o clube para o futuro. Um novo rebaixamento será ‘desastroso’, para um time já tão ‘acostumado’ com rebaixamentos ou ameaças de rebaixamento. E, com todo respeito, quem continua defendendo essas pessoas, ou é algum ‘lunático’ como já disseram, ou faz parte da Flu sócio e tem algum tipo de interesse, que não podemos precisar qual é…
      E o que mais me assusta, é que ex-dirigentes, ex-presidentes, conselheiros (?), pessoas influentes no clube, assistem à tudo passivamente, como se estivessem torcendo mesmo pra dar tudo errado…

  22. E Cavalieri que ganhava 650 mil ganha de fato 350. Uma redução de 300 mil da noite para o dia… Um bocado de grana ainda, mas metade do que era divulgado pelo netfofocaFlu e pela globofla, diariamente.
    Quero saber é quando vão pegar alguém do fla por farra com ingressos ou por falcatruas com a CBF.
    Festa de 4 anos do caso flamenguesa:
    https://aqipossa.blogspot.com.br/2017/12/8-de-dezembro-a-grande-festa-de-4-anos-do-caso-flamenguesa_8.html?m=1

    1. “O contrato do arqueiro com o Flu vai até 2019. Recebendo R$ 350 mil mensais, sendo a maior parte referente ao direito de imagem, atrasado há quatro meses, Cavalieri receberia cerca de R$ 10 milhões até o final de seu vínculo”

      Na verdade ninguem sabe quanto é, provavelmente bem mais que isso aí,
      mas bota mais essa na conta do FDP do Peter e dos flusocios.

      E o sem vergonha do Abel, que sempre botava aquela carona de cachaça pra defender essa diretoria de merda,
      agora toma um passa moleque todo dia, e nem entrevista não dá mais,
      que é pra não perder o salario, que é a unica coisa que interessa a esse incompetente.

      Deu nisso aí, defender essa diretoria flusocio, viu Queens
      o Fluzão tá na merda,
      e não é porque seja 350 ou 600 mil o contracheque do Cavalieri,
      se fosse só isso ja estaria tudo resolvido.

      Peter/Abad/Abel e flusocios,
      isso foi a pior combinação possivel para o Fluminense Football Club em todos os tempos.

      1. Calma, Drags. Dando esses chiliques você e sancho nunca vão chegar lá. Na sua época daria 50 milhões até o final do contrato.
        Mantenha a calma e a compostura para almejar algo mais firme.

  23. Estou estranhando muito as opiniões de alguns acerca do Scarpa.

    Digo sempre que pessoas que prezam a sua dignidade não podem se referir a outra com termos atentatórios à dignidade dela, mesmo que estejam dentro da questão – o que não é o caso de ninguém deste blog – pois o rapaz só está lutando pelo que acha que tem direitos, pode ter sido induzido a algum erro por um advogado, mas, daí, chama-lo de moleque, safado, sem caráter já passa dos limites da covardia.

    Ora, cacete, ele pode estar zangado lá há muito tempo, e se fez isso agora pode-se imaginar que foi por algo lá de trás, e por causa dos ataques que recebeu no fim do campeonato como sendo culpado de tudo, e, mesmo que não tenha razão, só resta ao Flu provar que não lhe deve nada e negociá-lo mesmo, porque ele não terá mais clima nas Laranjeiras.

    Então, como se sabe que a Justiça do Trabalho sempre protege o trabalhador, e o jogador de futebol é trabalhador como qualquer outro, pela lei, não há como ninguém obriga-lo a trabalhar onde não quer, nem, muito menos, impedi-lo de buscar outro local de trabalho, porque a lei não permite que um trabalhador seja impedido de trabalhar por conta dessa “lei” de entidades de futebol.
    “Quem deseja mal ao vizinho o seu vem a caminho”

    (10/01 – 20:00)
    hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    1. Permita-me um pitaco, caro PCA :

      Temos, sim, o direito de qualificar a ação do rapaz como fizemos.

      Ele não ‘procurou’ apenas os seus direitos. Isso seria reivindicar em juízo a quitação da divida.

      Agiu sorrateiramente, no recesso da justiça, para que o Flu não tivesse conhecimento do fato.
      E com isso não pudesse sanar a questão, pagando-lhe o que era devido.
      Valendo-se de uma falha da diretoria do clube para livrar-se do vinculo federativo e ficar livre.

      Isso quando feito às claras é comumente chamado de ‘traição’, ‘deslealdade’.
      Feito na calada, sorrateiramente, com clara má intenção, má fé, é mau-caratismo. É sim, PCA.
      E mau-caratismo é coisa de moleques.
      Você pode pensar diferentemente, PCA. Tem todo esse direito.
      Mas deve admitir que outros – assim como eu – continuemos pensando da forma exposta.
      Abraços, parceiro.
      Ah, e isso não é ‘desejar o mal a alguém’ !
      Estamos simplesmente qualificando uma atitude, uma ação tornada pública.
      18:52 > 10Jan

      1. Vejam, Amaury e Oni, pensem bem.

        Vocês estão tomando conhecimento do que acontece nos meandros do futebol só agora? Nunca souberam como eles demitem técnicos até por telefone, emprestam um jovem para onde querem, e até sem saber se o jovem que ir, e mandam outros embora por não apresentarem condições técnicas etc?

        Eles, dirigentes, não agem limpamente com a rapaziada, não vão à Justiça para acertar tudo com eles às claras, fazem isso sorrateiramente também, na calada da noite, e por aí. Contra isso, não há questionamentos?
        .
        Branco foi atleta, e dos bons, nunca deu alteração, foi ídolo, saiu do clube, andou por outros ares, retornou depois já num cargo de direção, onde se deu bem, mas saiu sentindo que levou prejuízo e botou o clube na Justiça.
        Mas ainda é cogitado para a função que exerceu anteriormente no clube por muita gente da torcida tricolor.

        Quem de vocês acha que o Branco foi moleque, safado e canalha?

        Afinal, quais os interesses do clube que alguns defendem, mas que vejam jogadores como seres humanos, e não só como mercadoria pura e simples?
        Cada um sabe onde o sapato aperta.
        (11/01 – 10:40)
        ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

        1. Colocar o devedor na justiça é direito de qualquer um, PCA.
          Você confunde muito as coisas, meu caro !
          Não leu minha resposta ao seu comentário (?). Isso foi o que o Branco fez :

          ” Ele (Scarpa) não ‘procurou’ apenas os seus direitos. Isso seria reivindicar em juízo a quitação da divida.”

          É completamente diferente, PCA. Isso não seria coisa de moleque.

        2. PCA, um erro não justifica outro!
          O caso Branco foi diferente. A gestão da época, muito laureada por Nando e outros translocados. Receberam da CBF o dinheiro correspondente ao pagamento dos salários de atletas do FFC q prestavam serviço a seleção brasileira.
          Aí, negociaram o Branco para o futebol italiano e meteram a mão na grana do jogador.
          Quando retornou ao Brasil, jogou no Flamengo junto com o Edinho zagueiro e foram campeões da copa união. Lembra? depois de muito tempo o Branco ficou sabendo do ilícito e correu a trás.
          PCA, pq deixaram Branco e Edinho jogar no Flamengo? é esse tipo de gestão q querem no FFC? ST

    2. PCA, o amigo sabe que não é a minha linha achincalhar, atentar contra a dignidade de ninguém.
      Com relação ao Scarpa, eu disse que a atitude do atleta beirava a molecagem!
      Portanto, bem diferente de chamá-lo de moleque.
      Ademais referi-me a atitude do atleta.
      Todavia, a escolha da atitude foi sempre do Scarpa. Se pretendia buscar seus direitos na justiça, deveria agir como homem de bem, informando ao clube o seu desejo!
      Teve oportunidade para tanto, quando no fim do brasileiro, antes das férias, em reunião com o grupo de jogadores o clube informou a todos como pretendia honrar os compromissos vencidos e vincendos.
      Ficar calado, fingindo concordar e depois agir de modo sorrateiro, não me parece decente.
      PCA, a verdade é q após a saída do Fred, o Scarpa foi quem + sentiu.
      Sentiu a barra de ser cobrado como líder do grupo e dar resultado (decidir partidas).
      É o destino + uma vez marcando presença!
      Bom lembrar o linchamento q o Fred sofreu aqui no blog, no episódio em q o nosso verdadeiro líder cobrou do novato + aplicação/compromentimento em campo.
      Dezenas de posts histéricos choveu no blog, dando colinho ao Scarpa e demonizando o nosso maior ídolo contemporâneo. Áquele que lutava por nós dentro das quatro linhas.
      O tempo é o senhor de tudo! ST

  24. Caro Onivaldo.
    Acompanho futebol a bastante tempo e o que vale, é levantar taças e ponto. Vamos aos fatos.
    Falei das ca*gadas em um sentido amplo, que talvez você não tenha conseguido entender, vou detalhar:

    Acha normal que uma diretoria que fala de GESTÃO pode atrasar salários da forma que ocorreu em todo o ano de 2017?
    Você trabalharia motivado?
    Acha normal nossa camisa ter virado um abada de tanto patrocínio sem expressão?
    Acha normal ser eliminado de TUDO o que disputa?
    Acha normal não ter ganhado NADA de expressao desde 2012?
    Acha normal tomar cacetada em todo clássico que joga?
    Acha normal pagar 80 reais em um ingresso para ver o seu time?
    Se acha desculpa mais vc nao e tricolor e nao sabe o tamanho do Fluminense.

    1. Caro Carlos Wagner Bufon.
      Eu, assim como você acompanho futebol também a bastante tempo!
      Ainda menino, vi o Fluminense ser campeão do Roberto Gomes Pedrosa (ROBERTÃO) em 1970.
      No quadrangular final, vencemos Palmeiras e Cruzeiro por 1. a 0, e empatamos com o Atlético MG 1 a 1.
      Importante lembrar que, aquela época o Fluminense já tinha a alcunha de TIMINHO!
      Por favor, permita-me refrescar a sua memoria!
      Fluminense F.C.: O 1º “Timinho” Campeão aconteceu em 1959
      01. Sérgio Mello,
      História do Futebol, Rio de Janeiro Add comments
      mar052012
      O começo do Campeonato Carioca (a partir de 1906) teve no Fluminense o seu maior destaque. Nos quatro primeiros campeonatos só deu Tricolor das Laranjeiras (1906, 1907, 1908 e 1909). Até 1919, o Fluminense já tinha oito títulos na conta. Contudo, a partir daí, num espaço de 16 anos, o clube só conquistou um caneco (1924).

      Seria que o Fluminense estaria em declínio? A resposta veio na conquista de cinco canecos em seis anos: 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941, lembrando, que nesse período Flamengo, Vasco, Botafogo, América, Bangu e São Cristóvão eram adversários fortes e candidatos ao título.

      Novamente, uma nova ‘seca’ rodou o clube das Laranjeiras. Em 17 anos disputas do Campeonato Estadual do Rio, o Fluminense foi campeão apenas duas vezes (1946 e 1951). Para piorar, na década de 50/60, o Botafogo contava com a base da Seleção Brasileira bicampeã mundial de 1958 e 1962.
      Bufon, acho que está de bom tamanho!
      Quanto ao seu questionário segue abaixo as respostas:
      1- No Brasil atrasar salários, infelizmente é uma praxe! O Corinthians heptacampeão também atrasou;
      2- Em 1976, agora garotão, tive a honra de ser convocado pelo saudoso Elba de Pádua Tim, para compor o grupo de profissionais do Vitória. E, o mês era de: 90 dias as vezes de 120 dias, todos queriam jogar, zero de desmotivação;
      3- Sim. Normalíssimo! Já conferiu quantos assinam a vitoriosa camisa do São Paulo? não. Então vai lá e confere;
      4- Vide o item refrescando a sua memoria;
      5- Ganhamos a Primeira Liga e a Taça Guanabara! Esqueceu? dos 20 q disputam a série A tem muito q jejuam a anos;
      6- Isso não aconteceu! Ganhamos de Vasco/Botafogo. Perdemos o título por absoluta interferência do arbitro;
      8- Acho salgado! Todavia, ninguém é obrigado.
      Sou tricolor de quatro costados! Só não comento leviandades e não pratico psicologia infantil!
      A minha régua será sempre justiça/honestidade e verdade real. ST

      1. Ou Esse cara trabalha a soldo da Flusocio ou é um completo lunático. Não ha outra explicação possível para essa defesa esquizofrenica de tanta incompetência.

          1. Olha a linha de argumentação, que sai espremendo toda a verborragia:

            Devemos todos ficar felizes com a demolição do plantel ,pois o Fluminense, historicamente, sempre teve “timinhos”.

            O cara se esmera no português pra envernizar argumentos absolutamente pueris.

            1. DJacastro, agora ficou difícil entender-te!
              Afinal, o q queres? diz q o plantel não vale o q ganha e foi reprovado em 2017.
              E, agora reclama da demolição do plantel! Qual é a sua cara pálida? acaso bebeu gás?

              1. Já percebi que o seu lance é distorcer as idéias alheias para q elas caibam dentro da sua retórica.

                Esse elenco de 2017 foi terrivelmente mal formado e o resultado está cristalino na frente de qq pessoa que tenha o mínimo de bom senso (o que não é o seu caso – ou vc é um lunático, histriônico e barulhento ou é um tarefeiro digital a $erviço da FluSocio.

                Esse timeco só não foi rebaixado por conta de Wendel, Scarpa e Dourado, exatamente os 3 que essa diretoria medíocre está vendendo e não repondo.
                E a incompetência de quem vc defende de forma tão esquizofrênica (difícil entender os motivos) é tão grande que alguns desses jogadores , por não receberem seus direitos trabalhistas, podem sair do clube sem que o mesmo receba a plenitude do que pretende com suas vendas.
                Esse é um cenário tão absurdo que torna muito insólito o fato de alguém defender essa diretoria sem receber alguma compensação financeira por isso.

            2. Djcastro, complementando… já deu uma lida nos jogadores do FFC, q a imprensa chamava de timinho? você não sabe de nada inocente! vai continuar sendo massa de manobra? ST

        1. Nem uma coisa nem outra. Eu, apenas, optei pela decência em detrimento da leviandade!
          Como ver estamos em trincheira diferente. kkk

      2. Veja bem, Oni, uma pequena correção. .

        O verdadeiro “timinho’ tricolor que ganhou um campeonato foi mesmo o de 1951.
        Ele entrou no campeonato com a desconfiança total da imprensa esportiva que não via o que Zezé Moreira pudesse fazer com aquele plantel medíocre.

        Então, este timinho horrível era formado por Castilho, Píndaro, Pinheiro, Jair, Edson e Bigode. Telê, Didi, Carlyle, Orlando e Rodrigues.

        Nesse time, estavam Castilho, Pinheiro, Bigode, Didi, Orlando e Rodrigues, que foram de seleção brasileira e carioca.

        Quem dera esse timinho vestindo a nossa camisa hoje, embora saibamos que, terminado o campeonato, todos eles seriam vendidos, se já não tivessem sido antes de ir para o Flu. .
        Mas diz logo em qual posição você jogava para que os maldosos não fiquem especulando, hahaha
        (10/ 01 – 21:30)
        hohohohohohohohohohohohohohohohohohohohoho

        1. PCA, atuávamos na meia direita. Mas, o professor acreditava no nosso potencial fazendo o quarto homem pela direita, fechando o meio e cobrindo o lateral q muito habilidoso avançava bastante.
          O Tim, defendia a seguinte tese: sendo o campo um retângulo e, o número de jogadores dos times iguais (11) terá vantagem quem se movimentar e ocupar os espaços com mais rapidez.
          Por coincidência o lateral era o Uchoa (exímio lateral) egresso da base do nosso Fluminense.
          Chegou ao Vitória junto com o centroavante Geraldão. Ambos marcaram época.ST

  25. O pão caiu com o lado da manteiga prá baixo e o desqualificado sofreu um revés: perdeu a primeira…
    Teoricamente ele teria que se apresentar amanhã prá treinar…o que não estava nem nos planos dele, nem da camarilha dele…
    Ou seja, terá que se apresentar ao trabalho sob pena de ficar caracterizado o abandono de emprego e a quebra unilateral de contrato, CERTO?
    ***
    Agora o cara…de pedra, virou vidraça…
    E como ninguém mais quer ver aquele bigodinho safado dele por lá, vão ter que sentar no colinho prá conversar…
    ***
    Eis que é chegada a hora da “mão e contramão” a que o Autuori se referiu…
    Quem quiser levar, que se apresente…
    ***
    O S.Paulo, qdo o tempo estava embaçado prá gente, se apresentou e ofereceu R$ 11 mi e o EMPRÉSTIMO de três jogadores, prá encerrar o assunto…
    EMPRÉSTIMO?
    Eu ouvi bem?
    Paga R$ 15 mi, mais os passes dos três… e é seu…

  26. A turma do mau agouro estava feliz ontem com a derrota e eliminação do nosso Flu da tal Copinha São Paulo, como se fosse algo muito importante para o nosso destino na temporada.
    É a turma do “Eu não disse?”.
    E agora? Em dia de vitória na justiça contra um desorientado meio estúpido?
    Isso é bem mais importante do que a derrota de ontem porque é a vitória da decência e representa manutenção de recursos para uma expectativa de temporada mais agradável.
    As cartas agora estão nas nossas mãos para que bons negócios possam ser encaminhados.

  27. A hora é agora pra negociar com o São Paulo a venda do Scarpa e acabar com a ação.
    Temos de aproveitar a decisão da Juíza, que deve ter broxado o Bigodinho, pra nos livrarmos dele!
    Mãos à obra portanto!

    1. Concordo.
      Negocia este FDP logo, antes que saia a decisão final.
      Pega um dim dim e alguns jogadores e se livra deste traíra.
      Pra mim, não vai fazer falta alguma, o que não pode é sair de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *