Encolhendo o Flu

Não me lembro de começo de ano tão desalentador para a torcida tricolor quanto este de 2018. Nem mesmo quando o Fluminense se escafedeu pelas bandas da Série C, o cenário era tão sem esperança.

Naquele 1999, apesar de estar padecendo nas catacumbas do futebol brasileiro, o Fluminense ganhou como enorme alento um quadro de campeões mundiais que topou o desafio de reerguer o clube.

Carlos Alberto Parreira, Américo Faria, Moracy Santana, Jairo Leal e Lídio Toledo, alguns dos heróis da conquista do Tetra, em 1994, conferiam dignidade à instituição, resgatando entre os torcedores parte de seu orgulho ferido.

Ao contar com alguns dos melhores profissionais do ramo, o clube reafirmava a sua grandeza, mostrando que, ainda que no pior momento de sua história, não lhe faltava ousadia.

O Flu trouxe Túlio Maravilha, anunciou o consagrado goleiro belga Preud’homme (esteve no Rio, mas o negócio acabou não se confirmando), tinha ainda em seu elenco jogadores como Válber, Roger, Yan, Marcão, Magno Alves e Roni.

Mesmo na Série C, o Flu estava de volta às manchetes, ganhava as primeiras páginas, alvoroçava o mercado da bola com notícias que animavam seu torcedor.

Dois mil e dezoito começa com o Flu na Série A, mas com o clube de novo em dificuldades e sendo preterido até por jogadores medianos. De quebra, em efeito cascata, vem perdendo seus melhores atletas, casos de Henrique, Lucas (se o Palmeiras não desejava contar com o lateral e o emprestou ao Vitória, por que o Flu não tentou permanecer com ele?), Wendel, Wellington Silva e, quiçá, Gustavo Scarpa, em litígio com o clube.

Diante de tal cenário, chega a ser inacreditável que a direção ainda ouça proposta por Henrique Dourado, uma das raras lideranças que sobraram no time, além de profissional comprometido, eficiente e ídolo da garotada.

A torcida vem aos poucos deixando os estádios, não confia no time, na direção, e teme pelo pior, apesar da promessa de Autuori de que o elenco será reforçado.

O clima de fim de feira e a falta de brios dos mandatários, que em seus sucessivos desatinos vêm desvalorizando a marca Fluminense, contribuem para o estado de prostração, deixando a autoestima do torcedor mais baixa até do que aquele começo de 1999, que terminou com a conquista do título nacional.

Mesmo em tempos de crise, a direção se mostra inábil para lançar mão da criatividade, reduzindo o Flu a um clube de esquina, amedrontado como um cachorrinho perdido.

Enquanto não agirem como o leão que o Flu é, estaremos, lamentavelmente, fadados ao papel de coadjuvante.

Salvem o querido pavilhão!

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

207 thoughts on “Encolhendo o Flu

  1. O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA E O GUM CONTINUA UMA MERDA!
    Bola na trave, bola rebatida no pé do adversário e um drible pra cair sentado!
    É phodda!

  2. Quanto mais eu vejo as notícias mais fico perplexo com a situação em que o clube se encontra.
    É um festival de bobagens e de insanidade.
    Será que algum dirigente realmente acreditava que “demitir” jogadores ( ainda mais da forma que foi feita) não teria consequências?
    Sem contar no valor do investimento feito nestes jogadores que foi para a lata do lixo.
    O clube gasta dinheiro com os samorins da vida para que?
    O abad aprovou as contas do notável antecessor? Está reclamando do que?

    É realmente impressionante.

    Será que tudo isso foi planejado?

    ST

  3. A globo está mostrando réplicas de times cariocas, existentes pelo país. Ontem foi o urubú.
    Hoje foi o Fluminense.
    E para os ignorantes de plantão, foi mostrado para o Brasil inteiro, quem começou com essa porra de futebol por estas bandas.
    Foi muito bom a globo ter mostrado também, qual foi a primeira seleção brasileira de futebol.
    Foi a primeira alegria neste ano, proporcionada pelo Fluminense. Alguma coisa boa tinha que ser feita pelo clube, ainda que de forma indireta e inpensada, para amenizar o estado de completo desânimo e calamidade, que eu estou sentindo e vendo nesse início de ano.
    Nem em desenho animado ou no gordo e o magro, vi tanta trapalhada em tão pouco tempo.
    Desnecessário citar nomes e trapalhadas mas o que resta saber, é se o Fluminense caminha na estrada para lugar nenhum.
    Não pode ser só incompetência. Não é possível que tenham se juntado ao mesmo tempo, tantos incompetentes.
    Esse grupo parece outra coisa.
    Parece que eles tem um plano não só de apequenar, mas destruir o Fluminense.
    Esse grupo parece muito Mr. Smith, tentando destruir Mr. Anderson.
    Interessante notar a atuação das Sentinelas.

  4. Reproduzindo aqui algumas questões colocadas no blog do Albuquerque no GE simplesmente intitulado: Crônica de um desastre anunciado: a incompetência disfarçada de austeridade

    * Qual o intuito da contratação de uma consultoria externa de renome e o que foi apresentado de concreto até o momento? Quais as recomendações sugeridas e qual o custo envolvido?
    * Quem foi o responsável pela contratação de Robinho pelo equivalente a mais de R$ 7 milhões? Como justificá-la diante do caos financeiro?
    * Quanto custa a estapafúrdia e excêntrica aventura do Samorin aos cofres do clube? Qual o montante anual de despesas com viagens internacionais para Eslováquia ou países da Europa, seja de atletas ou dirigentes? Um dia o fato de disputar o campeonato da Eslováquia será lembrado como uma das maiores bizarrices da História do clube. Por que não dar logo basta a uma ideia tão patética?
    * Quem entendeu que Richarlison já havia atingido o pico de sua curva de valorização quando da venda para o Watford? Não se deve esquecer que isso se deu às vésperas da eliminação na Copa Sul-Americana.
    * Por que Paulo Autuori foi contratado? Ele de fato receberá R$ 140 mil mensais para NÃO estar “presente em qualquer tipo de negociação” e apenas com a atribuição “de ter ideias”, ver como se dará “a operacionalização dessas ideias” e “ajudar estrategicamente a conduzir o futebol do Fluminense”, como declarou na coletiva de apresentação?

    É isso aí. João de Deus vai ser muito lembrado este ano.

    ST

  5. Ou o Flu quita 100 % da dívida com o Dourado, ou vende logo essa merda pro Corinthians, por qualquer preço.
    O que não pode é perdê-lo na Justiça do Trabalho!
    Porra!

    1. Vão fazer igual ao Scarpa. Pagarão salários atrasados de 2017, deixarão 13o de 2016 e FGTS ainda sem pagar. Aí ele sai da mesma forma.
      Aliás , eu gostaria de entender o que pensaram antes de executar o esforço de pagar parte do que devia ao Scarpa e deixar FGTS e 13o de 2016 em aberto. Sinceramente , não vejo sentido nenhum. Vão ser idiotas assim na PQP !

  6. Caros,

    Quando o time caiu pela segunda vez consecutiva em 1997 a torcida invadiu (sem violência) o gabinete do Presidente Barcellos e exigiu sua renúncia que – ainda bem – acabou acontecendo. Se não houver por agora nada semelhante, acredito que nada vai mudar. Não se deve deixar alastrar o incêndio para depois tentar apagar o fogo. Abad e cia já deram provas cabais de sua incrível incompetência.

    O Fluminense deveria separar definitivamente a área Social do Futebol. Deveríamos ter dois presidentes: um do “Club”, que ficaria com a parte amadora (que teria que correr atrás de seus próprios patrocínios) e teria que se virar com a receita oriunda da arrecadação com sócios (como faz qualquer clube social); e o outro, o do Futebol, cuidando de Xerém, do Estádio, do CT e de todas as categorias de base. Um Futebol totalmente independente do Clube, e vice-versa. Acho que seria o começo de uma saída para esta crise politico-administrativa. Sem a politicagem inclusive, ficaria talvez mais fácil de se buscar um patrocínio master descente.

    SDs T e FT e Fora Flusócio(s)!

  7. Tá muito clara prá mima estratégia do Corinthians nessa do Dourado.
    Foi no jogador e adoçou a boca do faminto.
    Depois foi no Fluminense dizendo que queria o cara, mas que não queria pagar o que o Fluminense pedia.
    Fluminense disse não.
    Ai vem o Corinthians e diz que desistiu do negócio…que o Fluminense está dificultando…
    Ai o jogador ficou tristinho e começa a considerar a possibilidade de pedir o desligamento na justiça.
    Mais um!
    ***
    Quer dizer…é pilantragem da boa desses bandidos…
    Pirataria explicita dos gambás…
    ***
    E vc, Abad, diz o que prá gente?

    1. O Corinthians está é certo. por que pagar se pode sair de graça? Mas certamente eu também gostaria de ouvir o Abad explicar algo. Até agora não abriu a boca.
      Acho que a promessa número 1 de qualquer presidente deveria ser: “- Me esforçarei ao máximo e quando acabar o meu mandato, eu assistirei jogos do Fluminense ali sentado na arquibancada como qualquer torcedor.” há há

  8. E agora Mundim?

    Sai dessa!

    Não tem como mais defender o indefensável,né?

    A casa caiu.

    Leiam o sensacional texto de Rafael Menezes do Net Flu:

    “Fala, galera!

    Venho desde o final do ano passado coçando os dedos para escrever sobre o momento do Fluminense, mas estava aguardando o desfecho de algumas situações, especialmente as polêmicas envolvendo o elenco, para vir aqui debater com vocês.

    A gota d’água foi a liberação do Gustavo Scarpa através da justiça, que, até segunda ordem, agora pode jogar por qualquer clube sem retorno algum para o Fluminense. O mesmo e muito bem remunerado departamento jurídico, que perdeu de W.O. na audiência movida pelo ex-treinador Levir Culpi, soube por nota publicada pelo NETFLU, que o clube fora acionado pelo atleta na justiça do trabalho. Tarde demais!

    Dando prosseguimento à incompetência, dias antes, a diretoria anuncia através de nota oficial a saída de uma barca lotada de atletas, antes mesmo de comunicá-los que não fariam mais parte dos planos. Coisa de amadores! Com tamanha dificuldade apresentada pelo Fluminense nos últimos anos, jogadores do porte de Diego Cavalieri e Henrique poderiam gerar uma compensação financeira ou até mesmo serem utilizados como moedas de troca. Mas os responsáveis pelas tomadas de decisão optam por, simplesmente, dispensá-los ao invés de negociá-los. Tiveram um 2017 inteiro para planejar quem fica e quem sai e isso não foi feito.

    Dando nome aos bois, quem comanda o futebol do Fluminense são Pedro Abad e Marcelo Teixeira. Este último, quando o bicho pega, é gerente da base. E quando algo de bom acontece, é dono do futebol. Até pouco tempo fazia parte do grupo o vice de futebol Fernando Veiga, exonerado após ter vazado áudio onde depreciou a instituição, comparando a receita do Tricolor a do lanterna e rebaixado Atlético-GO.

    Pode um dirigente, publicamente, desvalorizar o produto do clube de tal maneira? Na atual gestão, sim! O próprio presidente, em inúmeras entrevistas, declara que o Fluminense está quebrado. Junto com sua equipe comercial e de marketing, transforma a marca do clube em mixaria. O mesmo fazem, no desespero para quitar dívidas, comercializando atletas por preços de banana. Richarlison e Wendel foram vendidos por valores muito abaixo do mercado. Para piorar, com salários atrasados há meses, compram o Robinho do Figueirense por 7,5 milhões de reais. É um jogador que facilmente se lapida outro do mesmo nível na base. Até melhor!

    Tornam o Fluminense frágil comercialmente. Para patrocinadores, basta oferecer permutas. De colchões a exames clínicos. E para os rivais, aumenta o poder de barganha para levarem os nossos jogadores a valores inferiores ou, até mesmo, de graça, tendo parte pagos pelo próprio Fluminense, através de rescisões amigáveis ou unilaterais, por determinação judicial.

    Os incompetentes que controlam o Tricolor a três mandatos já foram capazes de liquidar ídolos, patrocinadores, investidores, promessas de Xerém e atletas do elenco atual. A torcida, cada vez menos é motivada a ir aos estádios. Onde vamos parar?”

    Cadê o notável? KKKKKKKKKKK

    1. Jacques, afinal de quem você está falando? do notável Peter Siemsen ou Pedro Abad?
      Importante lembrar que o Peter Siemsen, deixou a presidência do FFC no final de 2016.
      Enfermeiro ajuda agente aí…!
      Em que momento o Peter afirmou q o FFC estava quebrado?
      Muito pelo contrário, com o Peter o FFC, contrariou previsões de caos total, deixando os pessimistas de plantão! Sem palavras. (tô pegando leve!) percebeu? rsrsr;
      Subiu de patamar com as vendas de atletas para o mercado europeu Kenedy/Gérson/Marlon e cia.,
      E, nos últimos 24 meses! Demonstrou poder, força e prestígio! Construiu e entregou o nosso CT de profissionais;
      Em 2015, recolocou o Scarpa no grupo, revelando atleta de ponta! Gerando expectativa de faturar R$ 31 milhões. Hoje, infelizmente, assistimos imbróglio atleta x clube;
      investiu R$10 milhões em Richarlisson, negociado pelo Abad em 2017, por R$46.milhões;
      Promoveu Wendel aos profissionais, negociado pelo Abad em 2018, por R$31.milhões;
      Investiu R$ 8 milhoes em Henrique (zagueiro) dispensado pelo Abad em 2018;
      Investiu R$ 6 milhões em Henrique Dourado, hoje objeto de desejo de vários clubes;
      Trouxe Sornoza e Orejuela.
      Acho que está de bom tamanho. Né não?
      Lamentando a contratação do Levir Culpi e a venda do ídolo Fred. Eu, não daria ACEITE nessas duas ações.
      Enfermeiro você anotou? não. Então anota aí: Cava/ Wel Silva (lateral)Gum/Henrique (zag)/Renato Chaves/Edson/Douglas/Ourejuela/Sornoza/Scarpa/Henrique Dourado/Wel Silva (atac)/Richarlisson/wendel. Ufa! ST

      1. Tanto faz um ou outro.

        O notável foi uma grande bosta como presidente e o abobad é outra.

        Eu vivi para ler que foi o pigarreante quem construiu e entregou o CT dos profissionais!

        Já ouviu falar em Pedro Antônio?

        Não tenho a menor dúvida de quem está por trás do seu nick. Aliás, todos aqui já sabem!

        1. Conseguiu rebaixar o time em 2013. Graças à lambança que o Flamengo fez, junto com a Portuguesa. o time não caiu pra segundona. Na ocasião, quando todo o Brasil achincalhava o clube, ele se escondia feito um rato assustado. Importante frisar que, logo após o time ter se sagrado campeão em 2012, grande parte dos torcedores aqui do blog do João já falava que aquele time preguiçoso e treinado por este paneleiro corria grande risco de ser rebaixado em 2013. O que ele fez? Se omitiu a todo momento!

          1. Meu filho lugar de chorar é no pé do caboclo! Pede ajuda ao pai Nando de Saquá.
            Laranjal aconselho você resolver a sua badalhoca com o Peter. Lembrando: c/ o Peter batemos de frente e ganhamos a parada contra Palmeiras/Flamengo nos casos Tiago Neves/Martinuncio e Wel Silva lateral. E nenhum jogador foi para justiça cobrar o FFC.

        2. Jacques, calma!
          O Pedro Antônio é um moço velho, grande conhecido melhor dizendo ídolo da torcida tricolor. (torcida tricolor de verdade) foi trazido para o FFC por intermédio do notável Peter Siemsen.
          Liderado pelo notável P.S, comandou a construção do nosso CT.

          1. Sr. OMS

            Não precisa me pedir permissão para dizer o que é o seu adágio. O Sr. fala o que bem entender, não sei se com o discernimento que eu e muita gente aqui gostaríamos de ver, mas enfim, fale o que quiser, e geralmente, será um deboche que o Sr. considera sua veia cômica, seu bom humor.

            Ou então, será uma defesa intransigente de coisas terríveis que dirigentes sem escrúpulos fazem com o nosso Fluminense há três gestões, incluindo a atual. Ou ainda, poderá ser a justificativa do que acontece com o Fluminense, numa comparação ridícula com o que acontece com quase todos os times brasileiros, ou seja, porque acontece com os times de primeira linha, não tem nada de errado em acontecer com o nosso Flu.

            Além de torcermos para o Flu, temos que torcer contra os outros para justificar a situação vergonhosa do nosso time do coração. Fale o que quiser, existem torcedores e dirigentes que o apoiam incondicionalmente. O Sr. tem o livre arbítrio para ser como é, um torcedor que acha-se melhor do que os que a sua arrogância quer ver como poetas do silêncio. Não me calarei jamais e vou combater seus comentários escrotos na defesa de uma política escrota que se apossou do Fluminense e demonstra o firme propósito de tirar do Flu o protagonismo no futebol.

            Faço, no entanto, uma sugestão, como a maioria dos que aqui vem debater os problemas do nosso Fluminense, o Sr. também deveria se cadastrar no aplicativo do blog Terno e gravatinha, do nosso anfitrião João Garcez, outro torcedor que já percebeu que a política atual do Fluminense, tocada pelos dirigentes que o Sr. defende intransigentemente, é fazer o clube encolher justamente no campo do futebol. Cadastre-se também como eu e tantos que aqui comparecem e o Sr. verá o seu nome em destaque, na coloração azul. Simples assim…

            ST

  9. Fizeram um cu doce tão grande pra vender o Dourado que os Gambás desistiram.
    Ele ficará puto da vida, pois quer ir pra lá, e será mais um a ajuizar uma ação.
    Vamos perder o Dourado que, de todos, foi o que teve a maior e toda consideração pelo Fluminense.
    Eta clube esquizofrêncio! PQP!

  10. Pois é, só agora a maioria absoluta da torcida parou de comemorar vitórias contra Madureiras e Olarias, se conscientizou do buraco que esse grupo terrível e malfadado, que quer destruir a palavra ‘futebol’ do Fluminense e transformá-lo apenas em um clube social meteu o time, e entrou em desespero quase que absoluto.
    Não temos presidente, não temos time (goleiro, laterais, zagueiros, etc…), não temos patrocinador, não temos estádio, não temos respeito por parte de ninguém, não temos mais uma base decente… os poucos jogadores que se destacam são vendidos rapidamente à preço de banana e nenhum jogador de algum nível (ou até um pereba) quer vir jogar no clube, que está com fama de caloteiro.
    É inacreditável, beira à loucura mesmo (como eu já ouvi), o que estão fazendo com o Fluminense.
    Alguns torcedores estão preparando uma ‘manifestação’ e outros estão fazendo um abaixo-assinado, para tentar tirar esses caras que, segundo dizem, são flamenguistas em sua maioria e querem acabar com o futebol e a torcida do clube.
    O que mais me espanta, repito, é que, diferente dos anos 90, nenhum ‘grande’ tricolor, uma figura conhecida e respeitada por todos ‘aparece’ para tentar mudar esse quadro que, se continuar assim, pode se tornar irreversível.
    E nós, que vínhamos dizendo que, muito rapidamente o Fluminense se tornaria um novo América, é que éramos taxados de flamenguistas enrustidos, abutres, chacais, etc…

    Enquanto o Flu se apequena, o verdão de Saquá faz bonito e está na próxima fase da copinha. Temo por uma goleada no dia 17. O verdão é favorito contra esse timeco tricolor… aliás, quase todo time que jogar contra o Fluminense, entrará como favorito.

    1. Titio Jacques curtiu muito seu comentário.

      Só uma correção: Quase todo time que jogar contra nós será o favorito…não. O correto é afirmar: Todo time que jogar contra o Flu será franco favorito, inclusive o Íbis.

      ST

    2. Goleada dia 17 e eliminação contra a Caldense pela CB!
      ***
      Em relação à trinca, eu quero mais é que eles vão prá PQP!
      Todos eles!

    3. Em 2017, com seus velhinhos, fizeste a mesma previsão! E foi atropelado pela carreta do Fluzão. Lembra? kkk toma vergonha seu cabra.

  11. Nossa torcida reclama (com razão) mas o flanojo teve media de 42 mil pagantes enquanto o flu teve media de 18 mil no maraca em 2017. Dai nao da!!!!!

    1. Caro Tricolor, só mesmo sendo louco para enfrentar trânsito, pagar ingresso caro, chegar em casa de madrugada para ver esse time jogar!
      O time tem que corresponder em campo para que o torcedor tenha orgulho para ir ao estádio apoiar o time.
      Uma coisa é o seu time perder um jogo mas jogar bem, ir pra cima e perder mesmo por algum contratempo, agora se o time não está nem aí pra torcida e tá lá só cumprindo tabela, é bastante complicado! Não dá mesmo!

  12. Como diz meu amigo Fausto Silva….agora mais do que nunca a torcida do flu principalmente a do rio de janeiro será fundamental!!!! Para apoiar e para protestar.

  13. Não entendo exatamente o motivo de Henrique e Cavaliere terem entrado na justiça para que seus contratos sejam ‘apenas’ rescindidos, como a imprensa vem noticiando.
    Isso é o que o Fluminense deseja.
    Fica evidente para mim que o que querem é o rompimento contratual e o recebimento da multa estipulada para a rescisão.
    Por que a imprensa em todas as áreas informa de modo incompleto?
    Já dizia Sir Isaac Newton: “a toda ação corresponde uma reação igual e contrária”.
    Aguardemos calmos.

    1. muito simples, eles viram que o Scarpa beicinho conseguiu parte da dívida com o processo.

      O Flu já propôs o rompimento contratual quando anunciou a dispensa deles, mas não disse quando iria pagar o que é devido, inclusive multas rescisórias. Só um dirigente otário pensaria que os caras iriam aceitar a dispensa com um acordo “amigável” (entenda-se não pagamento devido).

      ST

  14. Caros,

    Sobre o comportamento da imprensa esportiva em relação ao Fluminense, não há nada de novo no front. De novo mesmo só é o desviar do foco da verdadeira “orquestração”, como dissse o colega FLU/TO aí embaixo, criada por Abad e seus Flusócios.

    Amanhã conheceremos a retranca de 2018 em versão 3-5-2: Julio César; Renato Chaves, Gum e Reginaldo; Gilberto; Richard, Douglas, Sornoza e Marlon; Marcos Junior e Henrique Dourado. Em breve, sem Dourado e com Robinho. Aí então será RRR (Robinho, Richard e Romarinho) de raiva e de rir pra não chorar.

    SDs T e FT e Fora Flusócio.

  15. Nenhuma novidade até agora.Surpresa seria o Fluminense sair ileso das cagadas que fez. Scarpa, Henrique, Cavalieri? Fizeram o que qualquer profissional que se preze faria. Aguardem que o Marquinho também vai entrar na justiça. É a lógica. Quero ver é como o clube vai absorver o prejuízo.

    1. – Abel se diz decepcionado e não conta mais com Scarpa: “Ele poderia ter me ligado”

      -Processo: Henrique utiliza nota oficial do Flu contra o próprio clube e cobra mais de R$ 9 milhões

      -Mais um: Diego Cavalieri entra na Justiça contra o Fluminense

      – Segundo o técnico Abel Braga, o Ceifador foi o primeiro dos jogadores a manifestar o desejo de deixar as Laranjeiras.
      “Dourado foi um desses jogadores que vieram falar comigo antes de tudo. Fiquei meio bobo…”

      xx

      Ué, esse babaca do Abel não era o cara que controlava o vestiario, o paizão de todos?

      Ficou enrolando a rapaziada o ano inteiro, levando no bico e na mentira, expondo todos a um monte de lesões pela incompetencia de sua comissão,

      e agora que o pessoal se tocou que ele só fazia o jogo da diretoria/flusocio, que só está lá pra garantir o dele, empurrando todo mundo com a barriga
      agora vem com essa conversa de ‘decepcionado, meio bobo’… VTNC

      O Abel é socio disso tudo aí

      O Scarpa foi capitão dele, o Henrique pereba foi capitão dele, o Cavalieri falhando sempre, se garantiu com o Abel

      e porque que o Dourado, que livrou o Fluzão da queda, tinha que segurar essa onda? só pro Abel dizer que foi ele que não deixou o cara sair?
      Aê Abel VTNC

      E para com essa conversinha de ‘meio bobo’, voce é um bobalhão metido a filosofo, treineiro de merda!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *