Ecos do Brasileirão 2020 e a estreia no Estadual 2021

Ainda com a maioria dos grandes do Rio atuando com times de garotos, a bola já rola desde terça (2) pelo Estadual 2021, emendado com o Brasileiro, porque espremido pela pandemia do coronavírus.

Ainda sobre o Nacional, sejamos francos: nem o Fluminense, nem a própria torcida tinham essa impressão de que o time chegaria a uma vaga (possivelmente) direta na Libertadores.

E se para os mais pessimistas o Tricolor brigaria contra o rebaixamento, para os otimistas, se muito, a equipe terminaria ocupando uma faixa intermediária da tabela, como o Corinthians (12º), e beliscaria, pela nona vez, um posto na Sul-Americana.

Mas, não. O Fluminense se fez surpreendente, por seu elenco, e atitude, de fibra.

Tornou-se a maior surpresa do Campeonato Brasileiro, fazendo o que se esperava, por exemplo, do endinheirado Bragantino (décimo), do coartilheiro Claudinho (18), que só engrenou mais para o fim.

Quinto colocado, com 64 pontos (32 em cada metade), o Fluminense teve praticamente um turno inteiro de vitórias (18), dez empates e igual número de derrotas.

Marcou 55 vezes e sofreu 42 gols, sete a menos que o campeão, Flamengo, a quem derrotou no returno e de quem terminou a apenas sete pontos, mesmo com um investimento dez vezes menor.

Tetracampeão em 2012, o Flu fez campanha digna em 2014 (sexto, com 61 pontos), só superada agora pelo elenco atual, cuja fórmula do sucesso foi a linearidade, em meio à avalanche.

Mesmo com a perda de jogadores como Gilberto, Dodi e Evanilson, o Fluminense soube superar suas baixas, mantendo uma homogeneidade entre titulares e reservas.

Muito disso, também, se deveu ao potencial revelador de Xerém, que só nesta temporada lançou jogadores como Calegari, Martinelli, André, Luiz Henrique e John Kennedy.

Méritos também na área técnica. Depois de um começo ruim, em que ruiu com a solidez defensiva do time, Marcão manteve a ideia implantada por Odair Hellmann, de imprimir objetividade ao recuperar da bola, e colheu os frutos ao fim do campeonato. Ambos, Odair e Marcão, foram excelentes na gestão de grupo.

Anunciado no último sábado, Roger Machado tem um desafio menos difícil que Odair, em janeiro passado.

O novo técnico pega um elenco motivado, harmônico e em viés de alta.

Roger chega sonhando alto.

E, estando ele no Flu, onde tropeçar numa glória é corriqueiro, não poderia mesmo almejar nada diferente.

***

É preciso sempre reiterar: parabéns a todos!

***

Nesta semana, o Blog T&G teve problemas envolvendo a sua moderação, que se descuidou e permitiu, violando acordos determinados, publicação de conteúdo além-futebol.

Em nome da equipe, peço desculpas aos leitores e informo que reforcei o pedido para que não se repita.

***

Estadual 2021.

Resende x Fluminense.

Pedro Rangel; Daniel, Luan, Frazan e Raí; André, Caio e Miguel e Gabriel Teixeira; Samuel e John Kennedy.

É a Seleção de Xerém em campo.

Molecada boa de bola, sim, senhor.

Em que pese a juizada da Ferj.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

85 thoughts on “Ecos do Brasileirão 2020 e a estreia no Estadual 2021

  1. STT.

    Calma, pessoal! Take it easy! O time da Portuguesa treina desde o final do Carioca de 2020. Nós jogamos com um cata cata de quase todos os sub, só faltou o sub-15 e os fraldinha! Temos que observar o que de bom está acontecendo com as nossas apresentações, como as do Miguel, Gabriel Teixeira e André, posso até incluir o JK. Como muitos falavam aqui, o Carioca é um aprendizado para separar e aproveitar jogadores no time profissional. É o único resultado que interessa. Não quero ser campeão carioca, quero ser campeão internacional. O resto é resto. Só uma observação, que treineiro fraco esse do Fluminense, não soube aproveitar uma oportunidade única na vida. Fosse eu agarraria com unhas e dentes … foice … martelo … machado … espada e o que pudesse alcançar para ser qualificado e vitorioso. Lutar como um guerreiro Viking conquistando tesouros em terras estrangeiras. E, finalmente, conseguimos chegar a fase de grupos da Libertadores. Que poderíamos ter alcançado em campo, não fosse a incompetência tática e técnica dos nossos treineiros. a insistência com certos jogadores foram um claro caminho disso.

    Saudações Tricolores.

  2. Com a confirmação da vaga na fase grupos da Libertadores na quinta colocação do brasileiro, finalmente o Fluminense vai para mais uma competição internacional.

    Passado a euforia com a volta, o Fluminense precisa ser reforçado sim não com jogadores com o nível do recém contratado Rafael Ribeiro, pois com o elenco atual, as chances de classificação vão ser diminuídas.

    A gestão não pode ficar com o discurso de pegar jogador mea boca e sim que venha para ser titular nesse time ainda mais no setor de criação e de ataque.

    Não vai dar para jogar nas costas dessa molecada que subiu, pois nem todos tem a manha da forma de jogar desses times sulamericanos, principalmente argentinos e uruguaios que gostam de dificultar time brasileiro.

    E nomes de jogador vão ser especulados todos os dias, ainda mais com a participação do Fluminense na competição de clubes mais importante no continente sulamericano.

    Vamos ver que planejamento a gestão MB x Angione vão fazer.

  3. Uma derrota medonha essa atuação do Fluminense aliada a transmissão da partida pela Flutv.

    Observando detidamente a atuação dos jogadores que entraram hoje, sabidamente já dá para tirarmos algumas conclusões.

    O time sob comando do Aílton toma o segundo sacode, mais a goleada que tomou do Corinthians ano passado.

    Essa dupla de zaga é um terror só. Esse Rafael Ribeiro que veio do Náutico não deveria nem ter sido contratado, pois tecnicamente, é muito fraco.

    Esse volante Caio Vinícius ainda bem que o contrato dele está terminando e podem dar cartão vermelho para ele.

    O Ganso tem que ser envolvido em alguma negociação, pois atuar da forma como está fazendo é uma verdadeira vergonha esse custo x benefício.

    Agora tem que a comissão técnica do Roger chamar a atenção de alguns jogadores vindo de Xerém para baixar a bola deles como o JK que está inventando muito nas partidas.

    O próximo compromisso é contra o Flamengo.

    A escalação deve ser a do sub 20, pois se entrar com parte dessa galera que vem muito mal, o risco do Flamengo atropelar o Fluminense é enorme e isso pode comprometer a atuação dessa molecada, pois a pressão por resultados, eles vão sentir e aí a vaca vai pro brejo.

    Nota: Sonho do Luiz Henrique é jogar bem ir para a Europa nesse ano!

    1. É isso aí caro Washington!
      Medonha é a palavra correta para o que aconteceu ontem.
      Jogo medonho
      Alguns jogadores medonhos
      Contratações medonhas
      Transmissão medonha….
      Enfim, um show de horrores.
      Ganso já está alem do medonho, pois sabidamente não é mais jogador profissional, quanto mais de alto nivel como alguns dizem.
      Ele está bom para jogar nos globetrotters e olhe lá.
      Ah, é basquete, então nem isso….
      Vamos agora torcer para ter uma participação digna na LA, e não passar vergonha sendo eliminado logo no início.
      O elenco é curto e mediano com viés mais para baixo….
      Só nos resta torcer.
      Ah, e a flutv tem que repensar, pois senão ninguém vai aguentar as transmissões. Torcedor transmitindo tem que ter limites, é um falatório danado e muita abobrinha.
      ST

      1. Andrei, a transmissão da Libertadores pela CONMENBOL é também ruim.

        Outro fator importante a ser levado em conta que o Brasil entra com os 2 últimos campeões.

        Prevejo assim uma competição ainda mais difícil e a gestão tem que dar prioridades não só nessa Liberta como também na CB e brasileiro que chega de ficar só com aquela frase “competir é o que importa.”

        ST

    1. Realmente, o Fluflusocio é uma vergonha

      “Destaque do São Paulo quando o São Paulo liderou boa parte do último Brasileirão, o atacante Brenner foi apresentado oficialmente no FC Cincinatti, dos EUA. O atleta brasileiro recebeu a camisa 9 do time da MLS.
      O clube dos Estados Unidos pagou US$ 13 milhões mais um bônus de US$ 2 milhões”

      Se o Brenner, que esteve por aqui, fosse jogador do Flu,
      o Mario171flusocio, daria um jeito de ele sair de graça. Lá no São Paulo vai render 80 milhoes.

  4. É melhor confirmar q o ganso continua aquela bosta agora, no carioquim, do que tomar uma porrada destas na Libertadores.
    Esqueçam este cara, por favor.
    Pela grana e pelo que esperam (não eu) dele
    o galináceo tinha obrigação de ditar o ritmo de jogo, dar as cartas, fazer a diferença.
    Mas não !
    Chupou o sangue dos meninos até acabar com o time.
    Este cara é uma vergonha.

    1. NetFlu

      GANSO – NOTA: 6,5

      – Peça fundamental do time, quase fez um gol de placa e, enquanto teve gás, criou as principais chances.

    2. Pera aí, Amaury !!!

      Não esqueça que este blog é para futebol e muito mais para a causa animal conforme sempre foi dito nele. .
      Assim sendo, você não pode dizer uma blasfêmia dessa chamando o Ganso de “galináceo”.
      Ganso é da família dos anatídeos, da ordem dos anseriformes.
      Ora, ora, como você não sabia disso nem que existia o Google? ahahaha

      Mas, falando muito sério, o que este cidadão que trouxe este rapaz para o Flu pode entender desse assunto de contratações de jogadores? Ceguinho, ceguinho. Muito mal informado dentro desse mundo do futebol, já que todo o mundo sabia das condições do jogador que, lamentavelmente, sofreu várias contusões que praticamente o inutilizaram para o esporte. .

      Eu não vi este jogo também mas imagino como foi a base novamente. .
      (07/03/21)
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

      1. Gostaria de saber quem na área técnica do futebol do clube lançou a ideia de contratar este rapaz.
        O maior logro da historia do futebol do Fluminense.
        E o Netflu tacou-lhe um 6,5 ,a maior nota do time no jogo, PCA.

  5. Acabou.
    E o ganso não virou o jogo.
    Reclamaram muito do Frazan semana passada. E hoje?
    Esse dani (número 2) falhou em tudo!
    Esse cara que veio do náutico já está esfregando as mãos pensando na hora de entrar na fila para ganhar uns trocados.
    Enfim, tinha que manter o time da semana passada. A
    Agora é rezar pela vitória do Palmeiras para que o time titular jogue contra o mulambo para não tomar uma goleada Histórica.
    Caraca, e 2021 nem começou direito….
    Que fase…

    ST

  6. Ter de torcer para outro clube ter mais um título para ficar em quinto. Estamos pequenos? Ou na verdade, sempre fomos medianos para baixo? Na verdade eu não ligo, sempre vou ser flu, mas quero poder matar sem ser preso.

  7. Falar que os moleques não são bom de bola é até covardia. Mas botar esses moleques na mão de um parasita igual o Ailton é pu**ria. O Fluminense é o amigo dos amigos. O Roger acha que tem o Nene e o Ganso kkkkkk
    Precisamos de reforços, um 10 urgente, sem lateral esquerdo, um 9. Vamos disputar uma libertadores e não a série B.

    1. Era pegar o dinheiro da premiação do brasileiro e rescindir com esse indivíduo. E não renovar com Hudson e afins. E depois correr atrás de quem assinou esse contrato absurdo. Mas nada disso irá acontecer.

  8. Caros,

    Bem… é um time de garotos, alguns com grande potencial. Mas “potentia” não é ainda um fato. E derrotas como estas podem ser pedagógicas pra garotada ( e também a torcida) se achar ”menos”. A água de Xerem é boa, mas não é benta.

    O engraçado é que parece que o Fluminense (de novo) não está dando a mínima para este campeonato carioca. Ou seja, não quer ser campeão deste campeonato, não entra para disputar o brasileiro e… será que quer ganhar a Libertadores?

    A partir de 2013, Peter, o apequenador notável, inventou um novo clube o “FLUHAM”, mediocre como ele. Títulos? Assim talvez só “de volta em 2057, não somos maçons”

    SDs T

  9. A verdade é que o misto da garotada hoje está batendo cabeça.
    Tudo o que ficou de positivo do primeiro jogo, apesar da derrota roubada, se perdeu.
    Jogo lento, espaço para o adversário…
    Esse 2 hoje está perdidinho.
    E o ganso? Adora uma jogada de calcanhar e de efeito. E só.
    O duro é esta flutv não reconhecer a competência do adversário, ficar arrumando desculpas pelo fracasso.
    Vamos torcer para pelo menos fazer o gol de honra, e não tomar mais um.
    Optaram por um mistão do que pela garotada.
    Que fase….
    ST

    1. Ganso tem dois joelhos operados e qdo foi “descoberto” pelo Abad era reserva na segunda divisão da França, se não estou equivocado. E fizeram um contrato de cinco anos. Se isso não é gestão temerária eu não sei o que é. E esse cara continuar no FFC e um desperdício de dinheiro. Uma vergonha.

  10. Caramba !
    A transmissão travou a imagem pela enésima vez.
    Eis que quando a imagem voltou ….. o jogo já estava 2 x 0 pros homi.
    Mas, ….. menos mal que ….. tendo voltado a imagem, deu para ver ….. o 3° gol dos homi.
    Porem tem um detalhe : o Ganso ainda não se enfureceu !
    Ainda não começou a jogar.

  11. Assistindo o jogo pela Flu TV.
    Essa moça que participa da locução, ou está lá pra comentar, fala pra ca**lho, é chata pra ca**lho, tem voz de gralha, um horror, insuportável, tirei o som!

  12. Melhor mandar o Sub23 pra Disney e
    retornar com o time principal.
    Bando de fominhas!
    Defesa não existe, só perna de pau.
    O Ailton não tem nem cacoete de técnico.
    Ganso continua aquele cara sem tesão, preguiçoso, não corre, fica naquele tico tico no fubá.
    Que chocolate, hein!

  13. O Samuel Granada teve a bola rolando à sua frente, livre, a UM metro da linha do gol.
    Tocou a bola com o pé direito.
    Só uma coisa poderia impedir o gol : sua outra perna.
    E foi isso q aconteceu : ele chutou a bola na sua outra perna, que travou o chute da companheira.
    Inacreditável.
    Se joga ‘isso’ vai ser promovido de Granada para Estalinho logo, logo.
    Fim do 1° tempo.
    1 x 0 para os homi.
    Mas, vendo o Ganso voltando para o vestiário fico animado. O cara está sequinho, limpinho, nem uma gota de suor.
    O que indica a tática dele : deixar para começar a jogar no 2° tempo e então, comer a bola.
    A ver, turminha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *