E o nome será…

O Blog Terno e Gravatinha quer saber: que nome você escolheria para o Centro de Treinamento do Fluminense, simbolicamente inaugurado na última quinta-feira, 21 de julho, no aniversário de 114 anos de fundação do clube?

A sugestão é do simpático leitor Pedro do Rio, morador de São Paulo, que escreveu à coluna:

“Meu caro João, gostaria de sugerir que você promovesse aqui uma pesquisa de opinião sobre o nome que gostaríamos de dar ao CT. Como muitos dos participantes deste blog não são sócios, ficaríamos de fora da enquete, caso ela venha a ser feita oficialmente.

“Todavia, considerando a sua seriedade, credibilidade e respeitabilidade, certamente a comunicação à direção do nome eleito pelo Terno e Gravatinha seria levando em conta, podendo até determinar a escolha definitiva.”

Pedro foi além e sugeriu, inclusive, o formato da pesquisa, que dividiu em duas etapas:

  • Na primeira rodada, sugestão de nomes, formando-se uma lista tríplice ao fim;
  • Na segunda rodada, votação apenas em um dos três nomes mais citados na etapa anterior.

E brincou:

“Poderia haver ainda uma terceira fase, com o encontro de toda a galera na porta do CT, no dia da inauguração, para tomar um chope gelado.”

Vamos nessa, Pedro! A votação já está aberta. De hoje até as 13h do próximo domingo, 31 de julho, escreva para joaogarcez@yahoo.com.br dizendo qual nome você gostaria de dar ao novo CT do Fluminense.

A partir da divulgação dos três nomes mais citados, você terá mais uma semana, até as 13h de 7 de agosto, para eleger o nome do novo CT do Fluminense na opinião dos leitores do Blog do Torcedor do Fluminense – Terno e Gravatinha. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto, uma quarta-feira.

Compartilhe agora mesmo a sua ideia. O e-mail, repito, é joaogarcez@yahoo.com.br

***

ArenaPela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense reencontrou o outro finalista da Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga), mas desta vez saiu derrotado (1 a 0). O Tricolor fez um bom segundo tempo, jogando no campo do Atlético-PR, mas lhe faltou força ofensiva para definir. Com a chegada dos reforços, a tendência é que o time ganhe outra configuração nas próximas rodadas, sobretudo do meio-de-campo para frente, setores que andam nitidamente carentes.

O time volta as baterias para a Copa do Brasil, pela qual enfrenta o Ypiranga na quarta-feira, precisando de uma vitória simples ou mesmo de um empate em dois ou mais gols.

***

O Fluminense fez aniversário, mas quem ganhou o presente foi você, leitor.

O Terno e Gravatinha ganha a partir de hoje mais interatividade e um design gráfico com traços ainda mais modernos.

E aí, gostou?

A obra-prima é assinada pela excelente Priscilla Paranhos.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br

149 thoughts on “E o nome será…

  1. Estava dando uma olhada em alguns comentários, e percebo que muitos amiguinhos estão (uma vez mais) colocando a culpa de tudo de ruim que acontece com esse péssimo elenco do Fluminense no treinador… depois de Cristóvão Borges, Ricardo Drubscky, Enderson Moreira, Eduardo Baptista (só para citar os últimos), a ‘culpa’ agora é do Levir. O amiguinho Oni, em um ‘acesso de loucura’ diz que ‘ Em primeiro lugar, o time não é ruim e a diretoria é a melhor que já tivemos nos últimos 50 anos (pausa para os risos… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) Muito bom, Oni… a carreira de comediante o aguarda…
    e , pra completar, o Oni diz mais: ‘A postura é quase sempre a mesma. O semblante não muda. Ganhando, empatando ou perdendo, como foi o caso do último jogo contra o Atlético-PR.’
    Agora eu pergunto Oni : qual a diferença do Levir para o Peter Pan? O cara também não muda, parece ter sangue de barata. Não houve UMA VEZ SEQUER que ele mostrasse indignação depois de um vexame…
    Pegando alguns nomes citados pelo Bruno Souza, vemos jogadores como
    Matheus Carvalho, Fernando,, Breno Lopes, Lucas Gomes, João Filipe, Wellington Paulista, Kléver, Willian, Renato, Martinuccio, Rafinha, Victor Oliveira, Antônio Carlos, Henrique, Elivélton, Léo Pelé, Eduardo, Felipe Amorim, Higor Leite, Artur, Daniel, Ronan, Wellington Carvalho, Denílson, Lucas Fernandes e eu ainda acrescento Rhuiner e marcelinho das Arábias… e a culpa é só do treinador? O presidente não tem NENHUMA responsabilidade pelas contratações dessas ‘barangas’? Faço um ‘desafio’ aqui… quem vcs, que acham o Levir um treinador fraco, indicariam para conduzir o Fluminense? Sem loucuras… não valem europeus (por razões óbvias), nem os brasileiros empregados, como Tite, Dorival, Cuca, etc… Falem amiguinhos, dêem seus palpites… quem vai colocar o Fluminense jogando em um nível aceitável? Renato Gaúcho? Papai Joel? Espinhoza? Já que vcs detectaram a ‘causa de todos os males’, indiquem a solução, como sempre diz o amiguinho Oni.

    p.s.: Quanto ao centroavante Bilau, acho que está absolutamente dentro dos ‘padrões Peter Pan’ de reforços. Acho que resolveria o problema de um ataque que só fez 15 gols em 16 jogos. O amiguinho PCA já aprovou e não teria nenhum problema em vestir uma camisa com o Bilau nas costas… vale a tentativa.

    p.s. 2: Momento Suplicy (ou momento Nonsense). No momento Eduardo Suplicy de hoje, ‘homenagearemos’ os amiguinhos que estão pedindo a volta do ex-jogador, baladeiro, mestre cervejeiro e ‘bon vivant’ Robaldinho Gaúcho. Pqp! É sério isso? Sei que temos que respeitar as opiniões, mas vcs querem mesmo a volta do Dentuço?

    1. Nando Amiguinho, devagar com o andor pq o santo é de barro!! A exceção do Ricardo Drubscky, todos foram melhores que o Levir Furacão (furacão que não saiu do chão). O Cristóvão Borges fomos comparados a seleção espanhola no Tiki taka ‘Tiki taka ‘ tricolor: Cristóvão comanda trabalho focado em toque curtos …
      globoesporte.globo.com/…/tiki-taka-tricolor-cristovao-comanda-trabalho-focado-em-toq…
      11 de out de 2013 – Posse de bola constante com toques rápidos e curtos: o ‘tiki taka’ tricolor. Nesta sexta-feira, dois dias após o clássico, Cristóvão Borges … Lembra? — Com Enderson Moreira ficamos entre os quatro primeiro colocados no primeiro turno de 2015. Lembra? Com Eduardo Batista conquistamos a primeira liga. Não se esqueça que o E.B é também campeão. — Amiguinho quem está desafinando os instrumentos é o simpático Levir. Está a 4 meses no comando e nada de futebol. Nando, o Levir já admitiu que não está conseguindo fazer o time jogar bem e disse mais: o problema não é o grupo. O grupo é bom. – Pausa…o Lucas Gomes na Chape tá qui tá. – Nando Amiguinho, eu não costumo contrariar loucos e nem contrariar os números. Trabalho com os fatos. Veja: se 50% dos presidentes que antecederam o Peter, tivessem a mesma performance do PETER o Fluminense teria a HEGEMONIA DO FUTEBOL NACIONAL. Nando só 50%. — Amiguinho, por gentileza, você prefere o Caraglio ou o Bilau? – O que é melhor para você o Caraglio ou o Bilau? ST

      1. Oni, amiguinho, vc enrolou, enrolou, mas não respondeu à minha pergunta: qual treinador vc e seus amiguinhos usuários de óculos rosados e habitantes do país das maravilhas indicariam para conduzir esse elenco ‘galático’ que o presidente peter pan entregou ao Levir?
        E, acho que seria um ‘gol de placa’ do presidente se ele contratasse o Caraglio… pq , com essa balela de ‘estar preparando o clube para o ano 2738’, a vontade que eu tenho é de, com todo o respeito, mandá-lo sempre que vejo os jogos desse desmotivado time tricolor para a casa de toda a família Caraglio, mmmmmmmmmmmmmmmm (by PCA).

        1. Amiguinho, o nosso Marcão resolve essa parada. Quanto ao Peter ser o melhor presidente que tivemos nos últimos 50 anos. São os fatos e os números que atestam. Ou vai querer teimar com os números? já aviso, os números são frios!!rsrsrs. Amiguinho, eu sou testemunha os caras estão correndo muito. Assisti contra o Vitória, os caras se doaram o jogo todo. O Cava fechou o gol, e a defesa lutou bravamente. E tudo isso, pq não temos esquema tático. Não se esqueça que o próprio Levir já confessou sua incompetência. E, afirmou que o time é bom. – Enquanto isso, é gol de Lucas Gomes para a Chape. E pensar que você reprovaram quando o Flu contratou o cara como aposta. Vai gostar de pagar mico assim na casa do Caraglio!! ST

  2. As verdades são as seguintes:
    – Quem o Peter apoiar ganha fácil a eleição. O Peter em 6 anos está fazendo mais que todos os outros em 108 anos.
    – O Levir está entre os três melhores técnicos do Brasil e está tentando levar um time de meio de tabela para o G4.
    – Eu já disse aqui que este ano seria praticamente impossível ganhar alguma coisa (Incrível que ganhamos a Primeira Liga). Este último mandato do Peter seria para acertar as finanças e estruturar o Clube para vir forte em 2017.

  3. Caro João e amigos tricolores,

    Se alguém puder, por favor, me explica:
    1) Cícero – eleito craque do campeonato paulista. Jogando o fino no meio campo do Santos. Ágil, movimentando-se por todo o campo, toques precisos, símbolo do jogador moderno. No Flu, esta pasmaceira que dá dó, desligado do jogo, lento, descomprometido.
    2) Walter – no Flu, parecia aqueles tonéis de vinho, com quase obesidade mórbida, paradão, não conseguia correr 50 cm. No Atlético, 15 quilos mais magro, movimentando-se pelo ataque, servindo os companheiros (aliás, ganhou todas contra a nossa defesa).
    3) Jean – No Flu, não admitia jogar na lateral, nem sob tortura. Quando, por qualquer circunstância de jogo, tinha que jogar no setor, fazia beicinho e puxava o feio de mão. No Palmeiras, joga na lateral, parecendo um azougue, corre, marca, se apresenta no ataque como opção.
    4) Levir – antes, tinha sorte. No Flu…

    ST!!!

  4. Cavalieri (recebe entre 400/600 mil), Gum (300 mil), Henrique (contratado por 8,6 milhões e ganha 450 mil), Renato Chaves (contratado por 2 milhões), Wellington Silva, Jonathan, Igor Julião, Giovanni (contrato de três anos), William Matheus, Ayrton, Pierre, Marlon Freitas, Dudu, Robert, Maranhão, Samuel, Marcos Júnior, Richarlison (contratado por 10 milhões e fechou por 5 anos), Magno Alves (quase 41 anos) e Osvaldo (salário de 350 mil). Alguns dos jogadores do time que tem o “melhor” elenco do Brasil… O que dizer?!

    43 jogadores saíram do Fluminense de 2015 até hoje. Apenas em um período de um ano. Isso mesmo que você leu. APENAS EM UM ANO. São eles: Ronaldinho Gaúcho, Conca, Wagner, Walter, Marlone, Guilherme Mattis, Pablo Dyego, Guilherme Santos, Bryan Oliveira, Matheus Carvalho, Fernando, Kenedy, Vinícius, Michael, Breno Lopes, Lucas Gomes, João Filipe, Wellington Paulista, Kléver, Willian, Renato, Martinuccio, Biro-Biro, Rafinha, Jean, Victor Oliveira, Antônio Carlos, Henrique, Diego Souza, Elivélton, Léo Pelé, Eduardo, Felipe Amorim, Higor Leite, Fred, Gerson, Artur, Marlon, Daniel, Ronan, Wellington Carvalho, Denílson, Lucas Fernandes. E aí? Vai ficar por isso mesmo? Ninguém vai cobrar? Nenhum tricolor vê esse escândalo? É lamentável que a esmagadora maioria dos brasileiros tem MEMÓRIA CURTA. Ô povinho atrasado, politiqueiro e que odeia aprender…

    Deixaram de contratar: 1 zagueiro, 1 lateral-direito, 1 lateral-esquerdo, 1 volante e 1 meia de criação (legítimo camisa 10). Os dirigentes têm a convicção de que Henrique Dourado, Marquinho, Danilinho, Wellington, Alexis Rojas e Aquino salvarão a pátria. Talvez esses jogadores até consigam jogar bem e ser fundamentais para o Fluminense, porque o futebol brasileiro está nivelado por baixo, mas mesmo assim faltou trazer nomes mais fortes para podermos ter certeza que disputaríamos todos os títulos. Também não reforçaram outras posições. Além disso, uma observação muito importante: montaram o time no meio do ano, mais uma prova que nunca existiu planejamento.

    Enfim, com tudo que vem acontecendo no departamento de futebol desde 2013 (até rebaixamento em campo já teve), precisa dizer mais o quê? Está tudo aí para quem quiser ver, os fatos são claros. O pior cego é aquele que não quer enxergar. São três anos de puro amadorismo e despreparo no futebol.

    Sempre falaram que a culpa era do Abel, Luxemburgo, Dorival, Renato Gaúcho, Cristóvão Borges, Ricardo Drubscky, Enderson Moreira, Eduardo Baptista, Rodrigo Caetano, Jackson Vasconcelos, Sandro Lima, Ricardo Tenório, Paulo Angioni, Mário Bittencourt, Fernando Simone, André Sá, do departamento de marketing… Agora chegaram a uma brilhante conclusão: a culpa é toda do Levir e do Jorge Macedo. E o presidente? Sai ileso? É um Deus? Quantos ele já demitiu em todos esses anos? Várias trocas aconteceram, os números são altíssimos e nunca deu uma estabilidade nessa área. O cara tem o maior e o mais importante cargo, logo, tem que ser responsabilizado e cobrado também. Para mim, Peter é o verdadeiro responsável.

    Mas têm torcedores que gostam das coisas que estão ocorrendo há muito tempo, não se incomodam com nada, se contentam com qualquer porcaria, consideram completamente normal perder e empatar direto para qualquer adversário. Ademais, acham que comando, pulso firme, pressão e protestos não fazem diferença no futebol. É o famoso sangue de barata. Só se interessam por dívidas fiscais, cotas de TV, Ato Trabalhista, penhoras, Timemania, Profut, finanças equilibradas, vender jogador, estrutura de Xérem, CT, projeto de estádio, número de sócios, salários em dia, etc. Fluminense FOOTBALL CLUB é somente de enfeite para essa gente. Estão acompanhando o esporte errado.

    BAGUNÇA, INCOMPETÊNCIA, FALTA DE VONTADE e VERGONHA são o que resumem o futebol do clube nesses últimos três anos.

        1. Se você lesse os meus comentários anteriores, não ia dizer essa imbecilidade.

          Presta atenção! Nem toda crítica é de cunho político. E tudo que eu disse são fatos, então, menos, bem menos…

          Aliás, deixei claro no meu comentário: “Departamento de FUTEBOL”. Não reclamei dos outros setores.

          Sou torcedor do Fluminense FC, apenas isso. Não sou defensor de jogadores, nem de técnicos e muito menos de dirigentes. Alguns participantes do blog colocam seus interesses acima do clube, mas não é o meu caso, passo longe.

          Você com certeza se encaixa no tipo de brasileiro e torcedor que comentei acima.

  5. O Levir (técnico de G4) já percebeu que o time é de meio de tabela, por isso pressionou a diretoria a trazer reforços. O Levir tem mais gana de vencer que o time todo do Flu (exceto Scarpa e Marcos Junior).

  6. João, bom dia! Te falar que a nova cara do Terno & Gravatinha ficou muito show! Moderna, simples e muito bonito! Parabéns a você e ao designer responsável, show de bola.
    O único inconveniente é que estou conseguindo visualizá-lo apenas do Internet Explorer. No Firefox e no Chrome ele não abre (fiz o teste em três computadores: no meu notebook, no PC da minha esposa e no notebook da empresa, em todos só funciona no Internet Explorer).
    Só tentei em outros navegadores pois vi um post em seu perfil do Facebook dando essa dica.

    No mais, parabéns!

  7. Vocês estão vendo a torcida do Corinthians irada com o Cristovão pelas substituições erradas? Hahaha, dois anos se passou e nada mudou, perdemos pontos cruciais pra se classificar para a Libertadores agora os caras estão na mesma situação.

  8. STT.
    Que cara pegajoso, esse tal de Antonio Gonzales. Em 1982, eu estava dentro da lona do Circo Voador no Arpoador, assistindo ao show da Bltz: Vai, vai love, com Lobão na bateria, no meu início precoce da adolescência, bebendo cachaça da pior qualidade. A Maria Juçá, (estava lá, assisti as estreias do Barão Vermelho e do Legião Urbana) eu a conheci mais tarde no Circo Voador da Lapa, ela deve se lembrar de mim, estava sempre pedindo para eu entrar de graça nos shows de sexta, pedia para chama-la, e ela vinha, sempre com um sorriso no rosto. Nunca deixei de entrar, era frequentador assíduo. Nunca fui abonado, aproveitava a entrada e uns trocados para encher a cara e assistir a uns shows irados de bandas novas e de muita qualidade. Falando nisso, o James Teylor, fez uma jam session, empolgado pelo ambiente. Valeu Juçá!
    Saudações Tricolores.

  9. Sabe que pensando melhor achei que foi um erro abrir o CT inacabado pra imprensa, sei lá. E era pra ter anunciado o nome do CT de forma oficial no dia 21/07. Erro dessa diretoria + marketing.

  10. Vejo que, gradativamente, a galera vai chegando à conclusão de um fato que eu venho avisando aqui há meses: LEVIR é (sempre foi) um treinador fraco, com o agravante que agora ainda está em fase de declínio na carreira, totalmente acomodado.

    Não falo isso agora, mas desde aquela época que o cultuavam em um pedestal e riam a cada gracinha dita por ele, como um gênio distribuindo sabedoria.

    Independente da qualidade de um time/elenco, é nítido quando uma equipe não apresenta treinamento, esquema tático, jogadas, sistema defensivo, coordenação, tabelas, movimentação.

    A solução é ficar demitindo/contratando treinador a cada 3 meses? Óbvio que não. Mas isso só vem acontecendo porque as escolhas tem sido péssimas. Não culpo a diretoria que quis interromper a série de estagiários de treinador trazendo um cara experiente, mas ele veio pelo nome e não pelo seu momento (que é decadente).

    É fácil encontrar um treinador competente no Brasil atualmente? Quase impossível, são raros. No exterior tambem, os bons custam uma fortuna. Mas com o nivelamento dos times, a parte técnica/tática ganhou uma importância fundamental e esse é um posto em que não se pode economizar.

    1. O Levir nos últimos três anos foi campeão da Copa do Brasil, vice-campeão brasileiro e campeão da Primeira Liga e cara diz que o técnico é decadente. Meu Deus!, é muita falta de noção.
      Se o Levir sair o Flu pode rumar para o Z4.

      1. Jonas, tem jogador campeão brasileiro, que dois anos após a conquista, disputa a segunda divisão do estadual!! É só pesquisar. Infelizmente tem um monte deles. No caso do Levir com o Fluminense não deu liga. O próprio Levir já admitiu. E veja ele continua com os mesmos títulos mencionados por você. É muito relativo.

    2. Fluidoo, bem vindo ao clube. Tem gente que passa anos dirigindo automóvel é continua fazendo barbeiragem. É o caso do furacão Levir. Furacão que não saiu do chão. Em quanto isso, os estagiários Cristóvão Borges, Eduardo Batista estão mais bem colocados na tabela. Acho, que já já o Enderson Moreira vai nos fazer companhia. ST

    3. O peter já está negociando com um técnico nível de seleção e que já disputou copa do mundo como tal: DUNGA! Vá lá e ensine os jogadores do Fluminense a acertarem passes…. Imagino o quão ridículo é um destes treinos (se houver) de passes curtos em jogadas ensaiadas no Fluminense.

  11. O time é ruim porque a diretoria é péssima.
    Quando falo em diretoria, estou falando do Peter Siensem, afinal quem nomeia os diretores e dá a palavra final sobre quem sai e quem fica é ele.
    Volto a meu comentário do post anterior: Porque apenas agora, estamos em julho, soltou esta grana para todas estas contratações?
    Porque não em dezembro do ano passado, ou em janeiro?
    Richarlison vale 10 milhões?
    Confesso que nunca vi um garoto tão ruim como ele jogando futebol profissional, Samuel, que também não é estas coisas, pelo menos consegue dominar uma bola.
    Quanto tempo vai levar para o Levir pelo menos relacionar algum dos reforços?
    Marquinhos é a solução?
    E ainda tem torcedor que defende o Peter, são uns dois ou três só, mas ainda acho que são muitos.
    Nome para o CT: Carlos Alberto Parreira.

    1. Caro FLU/TO, muita calma nessa hora!! Em primeiro lugar o time não é ruim e a diretoria é a melhor que já tivemos nos últimos 50 anos. Basta analisar o que éramos e o que somos. Temos que analisar o Fluminense como um todo e de preferência sem emoções. Quem não está correspondendo é o técnico. Esse sim, uma caricatura. Está no comando a quatro meses e pasmem, nunca fez o time jogar bem. Contudo, nos trouxe sorte. Aliás, a sorte tem sido muito fiel. Não fosse a sorte. Quanto seria o Fla x Flu – São Paulo x Flu – Vitória x Flu e Atlético PR x Flu. etc etc. É só assistir os melhores momentos desses jogos e contar as chances dos adversários. Sou um entusiasta do trabalho do Peter. E, reafirmo: SE APENAS, 50% DOS PRESIDENTES QUE ANTECEDERAM O PETER, TIVESSEM TIDO A PERFORMANCE DO PETER O FLUMINENSE TERIA A HEGEMONIA DO FUTEBOL NACIONAL. Quem duvidar é só consultar os números. Contudo, penso, que após 4 meses de um pífio trabalho e um pífio custo beneficio. O Peter deva providenciar, para ontem, um arranjo comercial e nos livrar desse arremedo de treinador. Definitivamente AQUI NÃO DEU CERTO. Nem como comediante. – Sobre o Richarlison, é só assistir os jogos do América MG na série B 2015. Foram dezenas de partidas jogando um grande futebol. – Sobre os estagiários Cristóvão Borges, Eduardo Batista, Roger e Zé Ricardo etc etc estão bem melhor que o FURACÃO LEVIR. (furacão que não saiu do chão) Quem duvidar é só consultar os números. ST

  12. O time é ruim o elenco é fraco a torcida é fria e fraca a diretoria é horrível e omissa os uniformes são de showball a m da olimpíada ferra com o resto. Não cair é lucro. Torcer para a torcida que for no campo levar o time com. Incentivo ou ameaça.
    114 anos na camisa é pá a vc acaba.

    1. A torcida não é fria, vide os jogos da Libertadores de 2008. A torcida foi congelada pela atual diretoria(?) que tem ojeriza por futebol, mas gosta de uma piscininha.

  13. Excelente a idéia de por em votação o nome do novo CT , acho que por questão de justiça um nome de algum jogador que dedicou-se com afinco e orgulho de servir ao tricolor. Nesse caso sugeriria dois nomes que se confundem com a nossa história , TELÊ SANTANNA e CARLOS CASTILHO seria a melhor a melhor forma de homenagear esses dois atletas maravilhosos que honraram ao maximo as cores do nosso Flusão . Quanto ao Levir Culpi tchau e benção . vá com Deus e leve as pulgas .

  14. As fichas de 2016 estão na Copa do Brasil.
    No brasileirão iremos cumprir tabela e lutar pelo meio da tabela.
    Samuel muito mal, Richarlisson atrapalhado, e M. Junior carregando demais a bola.
    Mas tem gente que põe a culpa o técnico, como se fosse ele o responsável pelas contratações anteriores. Nestas novas acredito que ele já tenha dado seu pitaco, então vai ter que mostrar serviço.

    ST

  15. Meu voto para batizar o CT é LEVIR CULPI !! Explico: quem sabe ele não fica motivado e começa a treinar o Flusão. São quatro meses e um pífio trabalho.
    Notícias  Levir não tem motivação para continuar no Flu, opina jornalista
    Bruno Voloch acredita que treinador está infeliz no clube
    Em postagem no portal Yahoo, o jornalista Bruno Voloch acredita que Levir Culpi não está satisfeito no Fluminense. Para o blogueiro, o treinador não tem motivação para seguir trabalhando no clube e isto fica claro, na opinião de Voloch, na postura de Levir durante as partidas e as entrevistas pós-jogos. Confira o post publicado nesta segunda-feira:

    “A postura é quase sempre a mesma. O semblante não pude. Ganhando, empatando ou perdendo, como foi o caso do último jogo contra o Atlético-PR. A sensação que Levir Culpi passa é que perdeu a motivação de trabalhar no Fluminense. Desde o episódio com Fred o técnico mudou.
    Precisou ser convencido pelos familiares para continuar no clube. Levir já tinha tomado a decisão de sair do Fluminense.Hoje o que se vê é Levir quase sempre indiferente no gramado. Aceita com passividade as derrotas como no domingo em Curitiba. Levir anda se enrolando na escalação e mesmo recheado de reforços o Fluminense não engrena. Não sob comando dele. É um time lento, previsível, sem criatividade e errando fundamentos básicos.
    Não existe esquema tático, ninguém vê uma jogada ensaiada e falta de conjunto. O time entra com dois centroavantes em campo, dois homens de área e joga no esquema 4-5-1?
    Levir está equivocado. Não foi a defesa do Atlético que jogou bem. O Fluminense não jogou nada, não acertou um chute no gol e abusou dos erros nas cobranças de escanteios. Levir se acomodou. Falta treino. Falta técnico”. – Nando Amiguinho, você prefere o Caraglio ou Bilau? Será que eles podem resolver o problema do Levir? ST

  16. STT.
    Desastrosa: A escalação, as substituições eo posicionamento dos jogadores em campo. Narcos Jr. nem seria titular na minha opinião. Tira o Douglas em todos os jogos, mesmo estando bem em campo. Marcos Jr. para distribuir o jogo no meio de campo, somente em jogo de botão. Maranhão, Samuel pelas pontas e Richarlison nem de centro avante e nem de ponta, um equívoco. Depois fica elogiando a defesa do adversário, claro, jogou sem centroavante! Tenho sérias dúvidas se ele é o técnico ideal para organizar e escalar o time com os novos reforços. Pedi aqui para contratar o Paulo Autuori, quando estava a disposição, com a sugestão, recebi várias críticas. Viram o posicionamento tático do time deles? Cada ogador sabia exatamente o que fazer em seus respectivos posicionamento em campo. O nosso era um bando em campo, está sendo assim á há algum tempo. Discordo de alguns que falam que o time é fraco, fraco é o técnico! Há! ia me esquecendo, falou que time em que está ganhando não se mexe, o Jonathan jogou? Falando em lateral, cadê o Ayrton? Para amenizar, show de bola o novo Blogue, Garcez!
    Saudações Tricolores.

    1. O Levir está entre o três melhores técnicos do brasileiro e o time do Flu está entre os 10 piores do brasileiro. Veremos se ele terá um time melhor com os reforços.

  17. João Garcez,

    Parabéns pelo novo blog. Tenho certeza que, havendo possibilidade e necessidade, você buscará sempre aperfeiçoá-lo.

    Quanto ao time, espero que a minha impressão sobre os efeitos daquela famosa reunião, objeto até de matéria recente sobre o treinador, publicada no clipping do próprio site Netflu, seja revertida com os reforços em ação.

    Espero, inclusive, que os reforços “encaixem”.

    Mas continuo achando que o ano foi planejado de forma completamente equivocada. Estão trocando o pneu com o carro andando.

    ST

  18. Para um campo que o Flu tinha dificuldade de trocar passes, o melhor era jogar compactado e esperando o Atlético/PR para jogar em contra-ataque. Nós demos alguns contra-ataques para o Atlético e sofremos com a demora da recomposição do time.
    Espero que o Scarpa volte logo e o Henrique Dourado seja uma boa contratação porque o Richarlisson ainda não convenceu ninguém.

  19. Realmente,aqueles 2×0 só aconteceram porque o time do Cruzeiro está uma droga.
    Tanto é que se encontra lá na vice-lanterna.
    E o Fluminense em 12º…

    Sei que é preciso cautela em relação aos reforços,nada de empolgação,porém espero que estreiem logo para vermos se pelo menos muda alguma coisa,porque está brabo.
    Uma dificuldade tremenda para pelo menos empatar.

    Isso se o Levir não cismar em só apostar no time que jogou contra o Cruzeiro,né?

  20. Ufa,pensei que o seu blog tinha sido hackeado,João.Não estava conseguindo acessar o anterior.Era só trocar o https:// por http://

    Ficou super bacana.

    Meu voto vai para Oscar Cox.Vou enviar o email já!

  21. O problema do Fluminense (diria eu, do futebol brasileiro!) é técnico. Não técnica dos jogadores, o técnico que ganha rios de dinheiro e não é capaz de saber somar 2+2…

    É incrível a capacidade (ou falta dela) do técnico de não saber enxergar um jogo de futebol…

    O LEvir é um “técnico” muuuuuito fraco…

    Vou embasar minha opinião. Segue:

    Ontem, por exemplo, ele quis manter um mesmo esquema de jogo, que deu certo no jogo passado com o Cruzeiro (na minha opinião muito mais pela fragilidade do meio campo deles do que por méritos táticos nossos – mas isso é assunto pra outro post). Essa manutenção de esquema é compreensível, porém, foi feita sem estudo algum do adversário. Foi escolha por um jogo anterior, não por planejamento pro próximo jogo. Isso é função do técnico! Ele ganha absurdos de dinheiro pra isso! Só aí, um técnico perde pontos já na largada.

    Os técnicos brasileiros foram acostumados a não fazer nada, foram acostumados a ter craques nos times e eles resolverem o problema do time dentro de campo… Só que acontece que essa era acabou! Todos os times se nivelaram tecnicamente (por baixo, por sinal). Então a disputa ganhou peso fora do campo… passou-se a haver uma disputa tática. Aí, praticamente todos os técnicos brasileiros se fuderam (desculpem-me o termo). Porque aí vira jogo de xadrez, mas a maioria deles não sabe somar 2+2….

    Os técnicos precisam aprender que muitas das vezes um esquema não encaixa contra o esquema do adversário. Por vários motivos. Posicionamento dos times, características dos jogadores adversários em comparação à sua peça naquela posição, etc, etc, etc. E a figura do técnico foi criada, justamente para permitir essa tomada idiossincrática de decisão. Para permitir uma análise que só um ser humanos é capaz de fazer.

    Vamos ao jogo contra o Atético-PR . Começa o jogo, o Atético fica lá atrás, com suas linhas defensivas bem postadas (fixas), e com um meio campo compacto. Cheio.

    De cara, no conceito, vc já analisa que não vai funcionar esse esquema do Fluminense. O teu time joga com 4 no ataque, sendo 2 deles pontas espetados. Com as linhas do adversário postadas, os nossos pontas vão correr pra onde? Não tem campo. E jogamos com 2 jogadores só no meio campo, sendo 1 deles (Cícero) um sangue suga, que não corre, só se apresenta aos zagueiros… ao ataque nunca. Ou seja, 1,5 jogadores contra um meio campo adversário cheio e com nossos atacantes em linha na frente. Lançar? A zaga adversária tá postada. E vai interceptar sempre de frente a jogada….

    O papel do técnico era mudar o posicionamento dos seus jogadores. Não tem essa de falta de opções…. quem não tem cão caça com gato. Mas caça.

    Ele tinha que, durante o primeiro tempo, já mudar o posicionamento. Não só critico. Dou solução: pegaria o Maranhão e trazia pro meio, junto com o Marco Jr. e jogava o Samuel pra ficar junto com o Richarlyson dentro da área fazendo corpo pras bolas que iriam chegar mais pelo meio. O Marco Jr e o Maranhão não são Ganso e James Rodrigues mas iam tentar preencher o meio (igualando o setor) e criar alguma jogada pelo meio, com inffiltrações e enfiadas pros atacantes . AÇÃO! TENTAR ALGO DIFERENTE! Isso que falta. Até chegar o intervalo… aí pode-se tentar substituições. Elas vieram, mas de forma bizarra! Continuando com o mesmo esquema tático…. cara, é ou não é incapacidade intelectual do técnico?

    Enfim…. se quiserem ver um técnico trabalhando de verdade, o mais próximo possível de nós brasileiros, é só ir dar uma olhadinha no Cuca….

    Abraços

    1. Prezado Rodrigo Santos.
      Eu, há muito tempo, digo que técnico nenhum tem nada para ensinar aos jogadores, nem posicionamento em campo nem tática nenhuma, e os que trabalham por aqui têm sido muito relapsos nessa questão de inovar em alguma coisa, e os times vencem mais vontade de um grupo de jogadores, ou de algum mais classificado, ou por falhas gritantes de adversários.

      Os que trabalham no exterior, que são vistos como bambas pela torcida brasileira, não são nada disso também; o que eles têm a favor e poder contar com os bons jogadores do mundo todo, e aí podem montar verdadeiras seleções multinacionais, mas, mesmo assim, a gente vê joguinhos bem ruins também na Europa rica, e não se sente que o técnico esteja fazendo algo ali do lado de fora.

      Quanto a esse negócio do técnico que tem um time que está jogando direitinho e do seu jeito e ganhando mais que perdendo, ele não tem que mudar o seu modo de jogar, o adversário é que tem que ser forçado a fazer isso.

      Quanto ao Flu, muitos estão pedindo que venha um camisa 10, para resolver ali no meio.
      Eu já espero que chegue alguém que tenha competência para driblar o adversário que tem pela frente, penetrar numa defesa fechada, provocar pânico nela, provocar faltas perigosas, que isso possa contagiar os demais colegas, e que se pare com essas jogadas de futsal, bolinha para todos os lados, menos em profundidade, porque elas demonstram que a grande maioria dos que jogam aqui, atualmente, estão bem carentes de técnica refinada, e livram-se da bola do jeito que podem.
      hhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    2. Caro Banho, seja bem vindo ao clube!! A muito venho alertando sobre o fato do nosso time não jogar bem. Apenas estamos tendo sorte!! Somos sempre massacrados pelos adversários. O bom é que os adversários erram muito. Fui assistir contra o Vitória e fomos bombardeados, por sorte o Cava nos salvou. Ontem, os caras tiveram 12 chances reais, acertaram uma. Mais uma vez tivemos sorte em perder só por 1 a 0.

    3. O problema deste jogo foi técnica sim, porque o Richarlisson é um trombador de pouca técnica e a maioria dos jogadores tiveram dificuldade de dar um passe de 3 metros por causa do gramado sintético que a bola desliza muito rápido e os jogadores não conseguiram calibrar a força no pé.
      E o Palmeiras perdeu em casa com estádio lotado para o galinho. Dessa vez ele não teve o Gabriel Jesus para salvar o Palmeiras.
      No Brasil só vejo o Tite melhor que o Levir. No nível do Levir vejo apenas o Cuca e o Dorival.
      O resto dos treinadores no Brasil são razoáveis para ruins.

  22. João, iria ‘votar’ em CT Terra do Nunca, mas acho que não passaria, rs. Falando sério, acho que como o local é Centro de TREINAMENTO, seria perfeito que fosse ‘batizado’ com o nome de um treinador. Acho ridículo colocar nome de um ‘cartola’ (apenas a minha opinião) e, se o estádio sair um dia, aí sim, deveria ter o nome de um atleta (João Coelho Netto, na minha opinião). Dito isso, eu escolheria CT Carlos Alberto Parreira, o cara que, sendo campeão mundial de futebol, aceitou pegar um time ‘esfacelado’, humilhado, ‘destruído’ na 3ª divisão e recolocá-lo no lugar de onde nunca deveria ter saído.

    Quanto ao time do Fluminense, mais uma vez faz uma campanha ‘água de salsicha’. 12° lugar, 5 vitórias, 5 derrotas, um monte de empates, 15 gols a favor em 16 jogos, 16 gols contra… enfim…
    mas basta uma vitória no próximo jogo, para a turma do oba-oba, dos rojões e dos confetes e serpentinas considerarem que se trata de um time extraordinário, imbatível, uma verdadeira seleção, candidata ao título. Sinceramente, mesmo com esses ‘reforços’, acho que vai passar o segundo turno inteiro lutando apenas contra o rebaixamento. Abram o olho, são apenas 4 pontos para a ZR. Faltam 8 vitórias (ou 24 pontos).

    …e já que muita gente gosta de indicar jogadores, pq o Fluminense não contrata a sensação da série D, ‘Bilau’? O tal do scout tricolor do presidente Peter Pan deveria olhar com carinho para esse jogador. Amiguinho PCA, o que vc acha? Vc usaria uma camisa com o nome do Bilau nas costas? O cara é bom mesmo…
    https://www.youtube.com/watch?v=JZVCGJUAteg

    1. Então< Amiguinho, você está afirmando que o Bilau é bom mesmo? Nunca ouvi falar. .
      Mas nem sei mais se um bilau qualquer dará jeito no time, porque continua sem nadinha que possa parecer com uma jogada treinada, que não seja do Gum para o Henrique, deste para o Gum de novo, para o lateral direito ou esquerdo, marcado, aí o pobre do Douglas recebe, roda, tenta ir para frente, olha, e não aparece um ou dois para dialogar com ele.
      Acho que o Levir não estava brincando quando disse que estava indo para o Flu só pelo dinheiro, embora não esteja querendo dizer que ele seja mercenário. . .
      Sobre o nome do CT, lá no blog do Flu no globo.com, também estão fazendo essa enquete, e eu votarei CT Carlos Castilho em qualquer lugar. .
      ccccccccccccccccc

    2. Amiguinho, afinal qual é a sua? está testando o nosso PC? – Primeiro você vem com o tal do Caraglio e agora com o Bilau!! Qual é a sua Amiguinho?

    1. Está bonita , mas acho que ficou meio pesada com este vídeo correndo atrás. Impressão inicial. Meu link não é dos piores.10Mbps. De qq forma, está bonita a interface.

  23. Meu voto para o nome do Centro de Treinamento é para o João Coelho Netto, o popular Preguinho.
    Mesmo tendo jogadores com histórias lindas pelo Fluminense e não tendo sido contemporâneo dele, não conheço nenhum atleta tricolor com uma história tão bonita e comovente como da dele, inclusive com a perda do seu irmão, proveniente de num lance ocorrido dentro de campo.
    Saudações Tricolores!
    Julio.

        1. Sinceramente… e quem vai escalar? Nenhum deles é capaz de pensar e ter capacidade de fazer ao mesmo tempo. Do jogo de ontem, na boa, tirando o goleiro que fez o que poderia, o melhor da linha a meu ver foi o Marco Jr e ele errou , errou, errou…. Onde um ser em sã consciência traria aquele lateral esquerdo para o seu clube? Este Richarlison é atleta corredor e burro demais. Deixa pra lá, não dá para citar todos do elenco….

  24. Escolhas de nomes para uma instalação definitiva (e tão importante) do clube é complicado porque os votantes atuais pertencem a um intervalo relativamente pequeno dos 114 anos do Fluminense, o que resulta em injustiças com beneméritos importantes do passado.

    Preguinho, Telê Santana, Waldo, Pinheiro, etc não significam absolutamente NADA para as gerações mais novas, especialmente as que só acompanharam o clube dos anos 90 para cá. Essa situação fez com que o estádio das Laranjeiras hoje se chame Manoel Schwartz e não, Eduardo Guinle, por exemplo.

    Portanto, considero um tipo de votação distorcida e que tende a não funcionar como deveria.

    Se há alguem vivo que eu considero que faria jus a isso, seria o próprio PEDRO ANTONIO, que, apesar de ter uma participação recente no clube, fez o CT sozinho, no peito e na raça, coisa que ninguem conseguiu (ou se dispos a tirar do próprio bolso – mesmo recebendo de volta de depois) fazer em todo esse tempo.

    MAS como eu considero desconfortável esse tipo de homenagem a alguem EM VIDA, eu votaria em Oscar Alfredo Cox.

    1. Concordo na íntegra. Meu voto também seria ao Pedro Antonio. Embora tenhamos diversos ídolos, sem ele, simplesmente, não teríamos CT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *