O Fluminense avançou às oitavas da Copa do Brasil, contra o Ypiranga, em Erechim, porque tem mais time, mais investimento e, sobretudo, mais camisa. Vencer era uma obrigação e colocar-se entre os 16 finalistas da competição representa uma possibilidade mais verossímil de um novo título nacional – sobretudo pelo modo de disputa, em jogos eliminatórios de ida e volta.
O próximo adversário do Fluminense só será conhecido em sorteio, e, dependendo de como estiver andando a sua sorte, poderá cruzar ainda com clubes como Botafogo-PB e Juventude (campeão em 1999), que, a exemplo do simpático Ypiranga, disputam atualmente a Série C do Campeonato Brasileiro.
No Colosso da Lagoa, Levir promoveu a estreia do atacante Henrique Dourado, ainda um tanto engessado, e a reestreia do menino Wellington Silva, que (este sim) agradou, sobretudo pela movimentação e por sua atuação pelo lado esquerdo, setor em que levou a melhor em quase todas as jogadas. Quase marcou um golaço.
O protagonismo, contudo, salvaguardando a convincente exibição do menino Scarpa, que retornou de lesão – cruzou com perfeição no lance do segundo gol –, esteve com os mesmos jogadores da partida de ida, em Volta Redonda – Cícero, que havia desperdiçado um pênalti, e Magno Alves, que atenuou o vexame há três semanas.
Foram deles os gols que garantiram a vitória tricolor por 2 a 0 e deixaram os secadores sem a piadela do “pergunte lá no posto Ipiranga”, senão para informar que o Fluminense, mais uma vez, se classificou e chegou ao funil da Copa do Brasil.
***
Termina neste domingo às 13h a primeira rodada de indicação de nome para o novo CT do Fluminense segundo os leitores do Blog do Torcedor do Fluminense – Terno e Gravatinha.
A coluna se surpreendeu com o número de leitores que vem escrevendo, o que comprova o engajamento da torcida tricolor, e divulgará os três nomes mais citados na coluna deste domingo, a partir de quando, até 7 de agosto, você escolherá o seu preferido.
Escreva lá. Ainda dá tempo. O e-mail é joaogarcez@yahoo.com.br
***
Comunicado aos leitores.
Com a recente migração para este novo formato, o Blog Terno e Gravatinha vem passando por um pequeno problema de indexação. O Google o indexou em “https” e o Gravatinha é em “http”. Por isso, se você quiser abri-lo em qualquer navegador, basta colocar o site em “http” ou simplesmente tirar o “https” da sua barra de endereço.
O problema, porém, é provisório e será resolvido em poucos dias.
______________________________________________________
Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br
AMAURY o que o Dudu tem que o ROBERT não tem para ser preterido pelo Levir?
Futebol já vimos que não é, né?
Essa atitude do Levir (espontânea ou dirigida) não poderá queimar de vez esta tão decantada revelação de Xerém, que você pediu aqui no time?
ST
Há algo que realmente intriga, caro Jota.
Veja o caso Gerson : voltando à Roma, já foi considerado ‘outra pessoa’ pelos dirigentes de lá.
A frase foi mais ou menos esta : ‘O Gerson que voltou é outra PESSOA (não citaram ‘jogador’). É incrível a mudança neste rapaz’.
Fica a dúvida : excesso de paparico, de tapinhas nas costas, de adulação ? Falta de formação cultural ? Falta de berço ? ‘Outros’ problemas extra-campo ?
Não nos esqueçamos dos casos de grandes promessas de Xerém que se desviaram para outros rumos. Dalton, Michael, etc., etc.
Uma coisa posso assegurar : falta de visão desta comissão técnica não deve ser. Veja como brilham o Scarpa, o Douglas, o Marlon, o Gasparzinho e tantos outros vindos de Xerém.
Sei não, Jota, mas deve haver algo estranho no reino da Roblândia.
Jota, o problema não está no Dudu, Robert, e/ou Felipe Amorim. Todos são bons jogadores. O problema é o Levir. Pois, não consegue montar um time equilibrado. ST
“Pedro Antônio divulga mais imagens de ângulos diferentes do CT”
xx
O ‘amadorismo’ do Pedro Antonio é contagiante.
Poderia ser lançada uma chapa composta so de amadores, padrão Pedro Antonio.
Fala Fluidoo,
nesse Flusocio aí, tem pelo menos um ‘amador’ no padrão PA?
Infelizmente, você continua não compreendendo o significado da palavra “amador”, que para você contém um teor depreciativo e corresponde à incompetência (o que não tem nada a ver).
O PEDRO ANTONIO tem feito tudo com extremo amadorismo (no sentido de não trabalhar por dinheiro) e competência. Se ele fosse estritamente profissional, nunca colocaria dinheiro seu no CT. Felizmente ele é amador, e dos bons.
Sobre a Flu-sócio não sei, não os conheço. Mas me parece um bando de mauricinhos teóricos, tipo esse ABAD. Tomara que fiquem longe da próxima administração.
Caro Flu…idoooo, acho que nessa você ‘foiiiiiiiiiiiii’.
Significado de Amadorismo
s.m.
Qualidade de amador, especialmente falando-se de esportes.
Regime ou prática oposta ao profissionalismo.
Falta de técnica adequada à realização de um trabalho.
Fonte : Dicionário da Língua Portuguesa.
Só à guisa de esclarecimento, para que outros colegas fiquem corretamente informados sobre o verdadeiro significado da palavra.
Você está equivocado, Maguary. Um dicionário – de uma língua viva – contém todos os significados POSSÍVEIS de uma palavra, INCLUSIVE as conotações depreciativas que um termo passa receber ao longo de sua existência.
“Regime ou prática oposta ao profissionalismo.” – significado original
“Falta de técnica adequada à realização de um trabalho.” – significado posterior, decorrente da Era de valorização do profissionalismo.
Vou te dar um exemplo de amador:
João Coelho Netto, mais conhecido como Preguinho (Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 1905 — Rio de Janeiro, 1º de outubro de 1979), foi um multi-esportista brasileiro.
Filho do escritor Coelho Netto e da professora de música Maria Gabriela Brandão Coelho Netto, Preguinho era sócio do Fluminense antes mesmo de nascer, ingressando nas equipes infantis do clube carioca em 1916, com 11 anos.
Sua estreia como futebolista do tricolor carioca ocorreu em 19 de abril de 1925: naquela tarde, Preguinho havia conquistado o tricampeonato estadual de natação, na categoria de 600 metros. Ainda com a medalha no peito, pegou um táxi até o Estádio das Laranjeiras para ajudar o Fluminense a conquistar o Torneio Início do Rio de Janeiro.
Passou praticamente toda sua carreira no Fluminense, atuando por curto período como nadador e praticante de remo pelo Club Athetico Guanabara. Como futebolista, foi o primeiro capitão, artilheiro e autor do primeiro gol da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo (Uruguai – 1930). Além do futebol, Preguinho praticou outras nove modalidades: natação, remo, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei, hóquei sobre patins e tênis de mesa, detendo 387 medalhas e 55 títulos nessas modalidades.
Após a profissionalização do futebol, em 1933, Preguinho continuou a atuar de forma amadora, recusando-se a receber dinheiro do Fluminense, aposentando-se em 1939. Fora seu desempenho dentro das quatro linhas, é também um dos maiores pontuadores da história do basquete tricolor com 711 pontos anotados.
Em 22 de janeiro de 1952, Preguinho recebeu o título de “Grande Benemérito-Atleta” do Fluminense.Na ocasião, ele disse: “Eu nem sabia falar direito e o Fluminense já estava em minha alma, em meu coração e em meu corpo.”
——
Agora, caro Maraguary, me diga se o Preguinho se enquadra na seguinte sentença:
“Falta de técnica adequada à realização de um trabalho.”
Caro Fluido de Freios, não priemos cânico.
Não me atrevo a discordar de um Dicionário da Língua Portuguesa no que diz respeito ao significado de qualquer palavra. Quem sou eu para tal ?
Por isso recorri ao ‘pai dos burros’ quando tentei esclarecer o conceito de ‘amadorismo’.
Você cita o caso ‘Preguinho’ usando um processo conhecido como indução; i.e., o estabelecimento de regras e conceitos a partir de observações particulares, insuficientes a uma generalização.
Acho que você não quis desmerecer o trabalho do Pedro Antonio, mas não foi feliz quando usou a palavra ‘amadorismo’, dando margens a interpretações diversas.
Sugiro que da próxima vez você a substitua a expressão ‘amadorismo’ por ‘altruísmo, ‘abnegação’, ‘despreendimento’, e similares.
ST.
Espero sinceramente que aquele tricolor que for votar, tenha um mínimo de inteligência em não levar em conta nenhuma destas contratações equatorianas irresponsáveis deste presidente de bosta quando ele for pedir seu voto em favor de algum candidato. São jogadores que ele está deixando de herança em final de mandato, nada além de apostas. Vide Martinnucio que foi o craque da Libertadores 2011 e só deu dor de cabeça. O Peter não estará em 2017 , portanto se eximirá de culpa (brasileiro tem perda de memória recente) em caso de fracasso ou se proclamará herói em caso de sucesso. Note que , segundo a imprensa, quer-se oferecer contrato de 3 anos para um jogador que já tem 32 hoje (o tal do Rizzoto). Agora, não se esqueçam que veio uma penca recentemente, de péssima qualidade diga-se de passagem, que estará com contratos vigentes e longos para serem substituídos ano que vem. É óbvio que torceremos para dar certo, mas é nítido que vai por baixo qualquer tese de que este sujeito, que não entende porcaria nenhuma de futebol, gerencia administrativamente com boa intenção ou lucidez.
Cleber, menos muito menos!! Se o Peter depois de seis anos presidindo o FFC. De acordo com vc não entende de futebol. Imagine você, aliás você dirigiu o quê?
Gostei muito da resposta do candidato à presidência do Fluminense PEDRO ABAD ao outro candidato Pedro Trengrouse.
Destaco, a seguir, parte do texto produzido pelo PEDRO ABAD:
“Sobre as perguntas que a mim foram endereçadas nesta semana no Twitter, só respondo 0 porque estava envolvido em reuniões importantes de interesse do Fluminense, com meu trabalho e minha família. Contudo, seguem algumas considerações que gostaria de fazer.
– Primeiramente, ressalto que caso o sócio em questão, que protocolou a referida carta, estivesse realmente preocupado com o Fluminense, procuraria o Conselho Diretor ou a mim pessoalmente para esclarecer o assunto antes de tornar a questão pública na internet. Parece que a preocupação maior não foi com o clube como tenta fazer crer, mas com política e eleição. Segundo rival político de Abad, a preocupação seria com o Profut.
“– Felizmente o Fluminense não foi exposto no ato eleitoreiro porque, ao contrário da hipótese levantada, as regras do Profut não estão sendo descumpridas pela atual gestão. Inclusive, se o Fluminense está no Profut, tendo sido o primeiro clube do Brasil a apresentar todas as certidões exigidas, o mérito é da atual gestão. O torcedor pode ficar tranquilo.
– O novo presidente vai receber um jogador que foi o grande destaque da última edição da Libertadores. É um atleta novo, que pode dar um ótimo resultado em campo e que, no futuro, depois de ganhar os títulos que dele se espera, pode ser vendido por um valor alto, uma vez que tem grande potencial de revenda. É o tipo de investimento que julgo adequado. Será muito bem recebido. Precisamos de um Fluminense com grandes atletas. Um time capaz de lutar por todos os títulos que disputar, à altura de sua tradição.
– Uma reflexão. Em 2010, Peter Siemsen recebeu como “herança” um clube que não pagava seus impostos, uma estrutura na divisão de base sucateada, apelidada pelos próprios atletas de Carandiru e um Fluminense praticamente ingovernável com receitas penhoradas. Faço parte da gestão desde o início e conheço bem o que estou falando. Peter Siemsen, com apoio da Flusócio desde os primeiros dias da campanha, construiu um Novo Fluminense que qualquer candidato deveria se orgulhar de receber. É um clube organizado financeiramente, com uma divisão de base estruturada, filosofia pedagógica, projeto internacional e um excelente trabalho comandado por Marcelo Teixeira. Isso sem citar o possivelmente melhor Centro de Treinamento do Brasil e a abertura política que foi implementada. Ficará faltando só o estádio, que é uma questão fundamental e uma das missões do novo presidente.
– Amanhã tem jogo importantíssimo. Vamos lotar mais uma vez o Giulite Coutinho, nossa nova casa, e empurrar o Time de Guerreiros para mais uma vitória.” “
Parabéns, Beto. Parabéns pela divulgação da matéria.l
Ela representa um veredito final às imorais intenções de quem criou aquele factoide e – pior- do veículo que – irresponsável e levianamente – o divulgou.
Tiro no pé – deram eles .
A postura do sr Abad representa agradável surpresa, já que eu estava com um pé atrás com ele, desde que lançou aquele comentário sugerindo transformar Laranjeiras em um Shopping Center.
Agora vejo que também isto pode ter sido outro factoide lançado pela imprensa marrom.
É isso que eles conseguem, com a falta de inteligência que os caracteriza : destruir a imagem de seus ‘candidatos’, de seus ‘patrocinadores’.
O tempo é o senhor da razão !
Valeu, Amaury!
Parabéns, Beto. Parabéns pela divulgação da matéria.
Ela representa um veredito final às imorais intenções de quem criou aquele factoide e – pior- do veículo que – irresponsável e levianamente – o divulgou.
Tiro no pé – deram eles .
A postura do sr Abad representa agradável surpresa, já que eu estava com um pé atrás com ele, desde que lançou aquele comentário sugerindo transformar Laranjeiras em um Shopping Center.
Agora vejo que também aquilo pode ter sido outro factoide lançado pela imprensa marrom.
É isso que eles conseguem, com a falta de inteligência que os caracteriza : destruir a imagem de seus ‘candidatos’, de seus ‘patrocinadores’.
O tempo é o senhor da razão, Beto !
Bravo tricolor Beto, parabenizo pela divulgação de tão importante matéria. Fico imaginando aqueles que se dizem TRICOLOR!! Mas, em verdade, torcem para o QUANTO PIOR MELHOR o que dirão após ler as impressões do presidente do conselho e candidato a presidência do FFC. Beto, vão botar fogo pelas ventas!! O tempo é o senhor de tudo. ST
Estar, de fato, bem informado é crucial para não sermos manipulados pelos jornalões, revistões, TVsões e sitesões dos barões da mídia.
Saudações Tricolores!
Bom dia, Garcez
Sabe se o jogo do Flu amanhã vai passar na TV aberta ou no SporTV ?
ST
Bom dia, Jacques! No pay-per-view somente. Bom fim de semana!
Obrigado. Igualmente.
ST