Isolamento político e descumprimento de acordos: as razões para o pedido de demissão de Abel

Nem o comprometido Abel Braga resistiu ao caos administrativo do Fluminense. Apesar de sempre ter mantido bom relacionamento com Pedro Abad, o agora ex-técnico tricolor andava insatisfeito com os muitos acordos descumpridas pelo presidente – financeiros, principalmente, verdadeiro motivo da saída de Paulo Autuori –, e já não aguentava mais servir de telhado de vidro para tanta desgovernança.

Dentro do clube, Pedro Abad está isolado. O mandatário tricolor, que não escuta ninguém, vem gerando indignação em efeito cascata. Há dois meses, com pedidos de demissão em massa, viu deixar a gestão do clube o Unido e Forte, grupo político com quem fez aliança para se eleger. E nem mesmo da Flusócio, sua base política, Abad tem mais a aprovação, encontrando-se, por isso, bastante fragmentada.

Para piorar, Abad, contra aprovação de todos, levou de volta às Laranjeiras o chamuscado Fernando Simone, que chegou a ficar 30 dias suspenso antes de ser demitido em 2016, para ocupar um cargo sem qualquer sentido, o de seu próprio assessor. Mantém ainda Marcelo Teixeira na base do Flu, quando todos pedem sua saída e uma administração mais transparente.

Famosa no mundo corporativo, o Fluminense pagou quase meio milhão de reais à consultoria Ernst & Young, que apresentou a Pedro Abad um modelo de gestão mais profissional para o clube. O presidente, porém, não cumpriu com nenhum dos itens sugeridos, optando por um modelo amador e solitário, com a criação de cargos de emergência à revelia.

Patrimonialmente, as coisas também vão de mal a pior. Há meses, pais se queixam de azulejos quebrados na piscina infantil, que ameaçam a integridade das crianças. Tomadas expostas, risco de curto-circuito e chuveiros com ralos entupidos também compõem o cenário da dura realidade tricolor. Nada disso, porém, é segredo entre os que frequentam o dia a dia das Laranjeiras.

Como nem mesmo o é o fato de o administrador geral da sede social ser torcedor fanático do Flamengo e praticamente nada saber sobre a história tricolor.

O divórcio da torcida com o futebol também faria parte dos planos da direção, para conduzir seus negócios sem pressão, como vender jogadores a toque de caixa.

Não à toa, a série de quatro derrotas consecutivas, que recrudesceu o desgaste de Abel, aconteceu logo após a saída de Autuori e da volta do atraso na folha de pagamento.

São muitas as situações que se acumulam, dia a dia, deixando o clube à beira de um colapso. O Projeto Flu Samorin, vilipendiado nas Laranjeiras, é ostentado com orgulho e vendido como projeto de internacionalização da marca.

Que, este sim, tem tudo para prosperar, no momento em que o Fluminense regressar às divisões inferiores do futebol brasileiro, passando sua história a ser mera fotografia na parede, e sua torcida, de espetáculos outrora memoráveis, apenas lembrada com dose elevada de melancolia.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

183 thoughts on “Isolamento político e descumprimento de acordos: as razões para o pedido de demissão de Abel

  1. Amiguinhos, as abeletes estão querendo me enfiar a porrada…dizem q eu sou burro, q não entendo nada de futebol, que o Flu não tem mais escapatória com a saída do ‘jênio’ e q não há ‘vida’ no tricolor sem Abel Braga. Kkkkkkkkkkkk

    1. Injustiça! kkk – você nada entende de futebol! Sequer conhece a regra 18. kkk Vc é o cara q toca fogo na nação e depois pergunta quem foi?
      A propósito, esse ano vc tem oportunidade de dar o troco no Ricolorzinho!

  2. Desde quando os flusocios chegaram,
    pegando um time campeão
    e o Peter começou a ‘administrar’, vendendo o Conca, dispensando o Emerson e perdendo o Muricy, tudo isso em 90 dias, criando ainda a figura do treinador pré-datado, esperando 90dd pelo Abel, durante uma Libertadores…

    foi aí que eu percebi que não tinham qualquer compromisso com a historia Tricolor e com a torcida Pó de Arroz,
    pô, depois de 24 anos de fila, chegar chutando o balde???

    Esse grupelho de flusocios, com essa pompa de ‘campo majoritario’, ia dar em que?

    Incompetencia, arrogancia, empreguismo, roubo, mentira e mais mentiras
    isso é um filme nacional repetido nas Laranjeiras.

    FORA CAMBADA!!!

  3. Em relação ao Fluminense, é a melhor notícia do ano.Na verdade, acho que deveria ter sido afastado desde aquele Fla x Flu da Sulamericana em que fomos eliminados após ele ter entregado o jogo de uma maneira absurda.A questão é que era tipo um braço direito do Abad.

    Não vou dar palpites de como o time poderá ficar daqui para a frente, pois o substituto ainda nem foi escolhido.Só espero que venha alguém cujo estilo não seja tão previsível para os adversários e que tenha cartas na manga para, caso precise fazer alterações, seja para melhorar, não piorar.Zé Ricardo é um bom nome na minha opinião.

    O problema é que o maior dos problemas continua lá na presidência.

  4. Bom dia a todos.

    Como a questão agora seria quem teria coragem de pegar este Flu em frangalhos.
    Alguns nomes foram ditos. Apostaria em Fernando Diniz e parece estar na corda bamba no Atlético Paranaense. Outra pessoa que acredito ser comprometido, saberia das dificuldades do clube e teria preparado-se para o cargo de técnico, Washington, nosso Coração Valente.
    Espero fervorosamente, que surja uma luz no fim do túnel.

    ST.

    1. Cara Mauriceia,

      Concordo com o relação ao Fernando Dinis, mas discordo quanto ao Washington. O problema é que seja quem for vai pegar o bonde ( já meio descarrilhado) andando. SDs T.

  5. Seu texto é perfeito, com exceção de uma única frase:

    “Não conheço nenhum tricolor que aguente mais esses caras no poder”

    Temos aqui no Blog dois exemplares:

    PCA (Prolixo Com Afinco) e a Hiena Coprófaga OVNIVALDO MARMUND.

    Esses 2 continuam satisfeitíssimos com o atual estado de coisas nas Laranjeiras…

  6. Caros,
    Entre Zé Ricardo e Dorival Júnior, eu apostaria no Dorival.
    Mas, desejo toda a sorte do mundo para quem quer que venha…
    Avante Fluzão, como a Phoenix vamos renascer das cinzas em 2018 e terminar o ano com a grandeza e protagonismo que este clube sempre teve.
    Antes que eu esqueça:
    Fora Marlon !
    Fora Abad!

    ST

  7. STT.
    “O pesadelo acabou!”
    Falta o Abad levar um grandíssimo pé na bunda. A realidade do Clube como demonstrado pela ótima materia acima, pede mudanças urgentes. Cadê a Assembléia Geral?
    Saudações Tricolores.

  8. Um dos dias mais felizes da minha vida!

    Abel pediu demissão!

    O capixaba prolixo e o bacharel baiano vão ficar loucos!!!

    ST e CB neles!!!

  9. Agora o Abad está isolado sem o seu porta-voz e fiel escudeiro.

    O que lamento é que esse presidente detesta enxergar o futebol do Fluminense como de suma importância e relega a um segundo plano.

    Essa gestão dá mostra clara que a incompetência é a marca deles.

    Até o espaço físico do laranjal eles estão colocando a pique.

    Mas falando do time, a vinda de um técnico como o Zé Ricardo pode ser positiva na medida que ele tenha condições de trabalhar com um elenco reforçado e que abandone essa de paizão de jogador.

    1. O problema caro Washington, é que pelo visto ele não privilegia nada! Tudo abandonado e mal cuidado, seja patrimônio ou gestão.
      Uma lástima.
      ST

  10. Caros,

    Estou pouco me lixando para o que o Abel fará agora: o que importa é saber logo quem vai assumir o pepino e como, se vão “Vender ou Vender” o pouco que se tem (Pedro e Ayrton) ou se vão trazer um ou dois para tentar suprir os buracos do elenco. Quem quiser perder tempo que entre numa “comemorar” a saída do Abel, mas o problema para mim agora é saber se poderei “comemorar” quem será o novo técnico do time. Talvez partam para uma solução doméstica tipo Leo Percovich, vamos ver…

    SDs T

    1. O Abel tem que parar, definitivamente, pro bem do futebol brasileiro,
      totalmente anacronico, nunca entendeu nada de tatica, não sabe substituir, preguiçoso, paneleiro, mentiroso(tem sempre um monte ofertas pra treinar grandes times)
      vive nessa de ‘paizão’, ‘gestor de vestiario’, nunca revelou jogador nenhum, não cobra preparação fisica da comissão…

      o Abel não passa de um Joel Santana que fala francês,
      é o retrato da atualidade do futebol no Brasil, um atraso impressionante em tudo.

      PARA ABEL!!!

      e se não tiver nada pra fazer, o CR-0Zero te indica um livro da idade media, pra voce se atualizar.

  11. Pois, é, galera que queria o Abel fora.
    Agora, está na hora de vocês, componentes dessa turma, indicarem um substituto imediatamente, porque devem saber onde está esse técnico perfeito que virá para ganhar tudo. Mãos à obra então.
    Eu torcerei por quem vier – menos o Levir – e quero ver o Flu novamente nas pontas.

    Mas, triste mesmo é esse tipo de “torcedor’ que imagina que manja do futebol, mas que dá mais valor ao técnico que aos jogadores, pois, assim, demonstra ser bem ceguinho sobre esse esporte onde quem decide é sempre o jogador.
    Técnico só leva a fama ou a culpa. Só.
    (16/06 – 20:00)
    yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    1. Lunatico, me diga o que vc acha do restante do texto do Garcez, sobre os descalabros da gestão A Bad.
      Seu comentário Ficar restrito somente a reação da torcida qto a demissão do Abel parece uma tentativa idiota / covarde de desviar o assunto das reais causas que levaram o técnico a pedir demissão.
      Os esforços esquizofrênicos que vc e a Hiena coprofaga empenham para tentar defender o indefensável já encheram o saco de todo mundo.

      1. São os 3 patetas…um fala , fala, fala e não diz nada… outro, está com vergonha por tantos vexames (disco voador)…e o último (haha) , deveria tomar vergonha na cara e se desculpar.

        1. Respondendo aos dois, logo.

          Eu desafio a vocês todos que achem um post meu onde eu teça elogios à diretoria do Flu, ou a qualquer outro que tenha aparecido lá em qualquer função, como vocês aqui fizeram e se ajoelharam ao pés do Pedro Antônio, dizendo que era o homem que queriam.
          O que eu disse e digo é que CB foi benéfico para o clube, o que alguns indigentes mentais acham que não.

          Nunca me preocupei com diretoria do clube, nem com técnicos, mas sempre com os jogadores, aos quais sempre respeitei como seres humanos, porque são eles que projetam o nome do clube, ou não. Só isso.

          O que o “restante do post do Garcez tem” que nós todos não saibamos de cor esse assunto já babado neste blog, mas que você se empolga por não ter competência para dizer nada parecido além de ataques a outros, por ser o verdadeiro lunático e esquizofrênico, que nunca muda esse discurso besta de achar que sua palavra é inquestionável, ter ódio contra tudo, e contra todos, e só bate nessa tecla.

          Quanto a você, amiguinho barraqueiro, é que fala pelos cotovelos quando escreve, mas que todos entendem porque sempre fala a mesma coisa, e, se redigisse corretamente, alguns textos seus teriam 40 cm de tela vertical, mas escreve tudo embolado, e eles ficam menores, e mais difíceis de ser entendidos. O que eu escrevo, só você não entende.

          Você muda de humor a cada situação, e imagino até como possa ser a sua convivência com outros torcedores com quem conversa, porque pessoas que não têm constância no modo de falar, revelam que não têm, também, em outros quesitos da vida.
          Mas vá treinando que você aprende a entender tudo, e que seu técnico, cujo dedo você sentia e gostava, o Levir, volte.
          (17/06 – 08:00)
          pmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmpmp

          1. Prolixo, vc gasta uma energia descomunal protegendo os jogadores (grande parte deles medíocre) e NUNCA escreveu uma linha sequer criticando a diretoria que os contratou.
            Vc é o tipo de cara que, ao cuidar do jardim de casa e se deparar com ervas daninhas no gramado, ao invés de arranca-las pela raiz, passa a proteger suas folhas por acha-las bonitinhas.
            Por isso que virou motivo de chacota geral.

  12. Estou muito feliz com a saída do Abel.
    Infelizmente nunca consegui acreditar em nada do que ele fala.
    Acho que está sempre representando um personagem que muda a máscara conforme a cena e é capaz de usar qualquer artifício para comover os mais sensíveis.
    Como treinador de um time de futebol, não me lembro se algum dia já foi eficiente.
    Independente disso, desejo boa sorte para ele.

  13. Caracas… até que enfim a notícia que eu esperava a tempos.
    Agora estou em dúvida… brindo com o que? Acho que abrirei uma Brüt… ou um single malt 18 anos? Ou um bom vinho francês?
    Até com água da bica eu brindo… poderei finalmente assistir ao Flu jogar, mesmo que o técnico seja o carinha dos juniores já será bem melhor.
    Eu falei no início que ele deixaria o barco indo em direção às pedras e sairia do mesmo e que se dane. Aí está.
    Falta agora sumirem com a diretoria e o grupo amador do capeta que estão afundando com o clube.
    SSTT

  14. Ora, ora, ora.
    A saída de Abel é coisa normal, sempre houve essas mudanças no Flu, e eram muito normais nos velhos tempos em que o clube podia ir ao mercado, vendedor, encontrar bons jogadores e, principalmente, podia compra-los e suprir suas necessidades momentâneas muito facilmente.

    Saía um técnico, entrava outro, as coisas melhoravam, continuavam na mesma, pioravam, melhoravam, mas sem comoção, e o clube não vivia de pires na mão como agora.

    Só fico espantado que alguns falem em vários nomes de técnicos que estão aí na berlinda, e que nunca foram nada de excepcionais, como se técnicos ganhassem e perdessem jogos, se isso não fosse inerente aos jogadores, como alguns deles já foram. Torcerei por qualquer técnico que vá para o Flu, como toda a vida fiz, e que quem vier agora não largue o barco logo, e segure as pontas com fé.

    Mas tenho certeza que o clube não tem como tirar nenhum “bonzão” que esteja empregado, e quem pode aceitar é um “bonzão” desses que estão desempregados mesmo sabendo que a situação do clube não esteja animando ninguém a enfrentar aquela barra onde não há grana.
    Bola para a frente, Fluzão!!!
    (16/06 – 18:00)
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  15. Essa informação não sei se é boa ou ruim , o clube está pré.falimentar e ele de certo modo segurava as pontas. Agora como realmente precisávamos mesmo de um TÉCNICO que não invente , que escale realmente os melhores e não escale GUM E RENATO CHAVES JUNTOS!!!! se fizer apenas isto , talvez não caiamos!!!!.

  16. O Abad tem que ser tirado da presidência na marra!
    A situação é insustentável!
    Precisamos de gente que entenda que o Fluminense é FC!
    Gente desqualificada, tacanha, gente que divide, uma gente arrogante!
    Botem esse cara prá fora de lá!
    Bittencourt, Celso Barros, Pedro Antonio, se unam, pelo amor de Deus, prá salvar o Fluminense!
    Que em 2019 o voto decida!
    Do contrário, nada restará!

  17. Garcez,

    O “quadro” trazido no seu texto é pior do que eu imaginava.

    Seria possível que forças políticas do Fluminense aceitassem uma gestão emergencial por um administrador apartidário e que se propusesse a pôr as coisas em ordem e depois saísse da vida política do clube?

    Eleições antecipadas, atualmente, não iriam resolver o problema, já que a cisão política e as opções existentes não sugerem esta como solução adequada.

    Somente consigo vislumbrar esta saída como sendo algo diferente é que pode trazer mais luz, já que, inclusive, passa a poder negociar dívidas e outras questões como gestão neutra, não responsável pelo problema.

    Não vejo união das oposições como solução, portanto. Há que se buscar um tempo para se realizar gestão pura, sem necessidade de projetos de poder político. As decisões devem ser para sanear a situação e preparar terreno para eleições novas e limpas, sem qualquer participação de alguém da gestão emergencial.

    ST

  18. Antes tarde do que nunca! Abel já deu no saco e o Fluminense já deu no dele. Temos de contratar um técnico feijão com arroz, chão de fábrica, que não invente escalações malucas, nem esquemas de jogo insustentáveis.
    Não sei quem, sinceramente.
    Vamos aguardar qual será a invenção abadiana.

    1. “Vanderlei Luxemburgo está expandindo os negócios. Em Arapiraca, tornou-se proprietário de uma cachaçaria…”

      Taí uma ideia pro Abel,
      Se bem que competir com o Luxemburgo não é a praia dele, nunca ganhou nenhuma.

  19. Sinceramente, não sei se é bom ou ruim esta saída do Abel.
    Se pensar em relação ao que o time vinha apresentando em Campo, parece que o tempo dele no Fluminense já estava com prazo vencido.
    Se pensar em relação ao elenco e comando do Tricolor, pode vir o Guardiola e mesmo assim o risco de rebaixamento é grande.
    Espero que esta diretoria de merd@ pelo menos já contrate o novo treinador antes da volta dos jogadores, mas pela incompetência já demonstrada por diversas vezes, não duvido que o Brasileiro retorne e ainda estejam negociando.
    Vou deixar minha previsão de quem será o novo treinador, não que eu queira ou que deixe de querer:
    Zé Ricardo.

  20. Se colocar o Gum de técnico é a mesma coisa, Abel só fez * durante 2 anos.
    O ponto positivo é que segurava a onda no vestiário, mas no campo era uma lástima. Traz o Zé Ricardo, 2 meias, 1 centroavante e vamos ganhar a Sula. E esquecer 3 zagueiros e 3 volantes.
    Confio na Sula agora. Com Abel, era impossível.

  21. Caros,

    Pode ser que eu me engane, mas a pedida será provavelmente a de um novo “Drury’s” “on the rocks”.

    E la nave va… por esta Terra Plana Flusócia, diretamente em direção ao abismo…

    STs T

    1. Carlos Rodrigues,

      Mas vou dizer-lhe uma coisa, já que entendo que um dos problemas do Drury’s estava em outro lugar. Aliás, no mesmo lugar que está agora.

      Para ser treinador de futebol no Brasil tem que manter boas relações com a direção, empresários, jogadores, tem administrar o caldo todo e ver se consegue fazer bons resultados.

      Não adianta você ter uma tática sensacional se os jogadores não se propõem a cumprir o que você planejou. Mas para o jogador cumprir há uma série de questões, que se iniciam no próprio clube, nas relações de mando, de poder e outras.

      Então, aqui no Brasil é que é importante esta estória de treinador conhecido, com uma história importante, campeão, que mande e os jogadores saibam que ele tem esse poder. Em verdade, a direção do clube deveria acompanhar e avaliar o trabalho do treinador e exigir que os valores do clube e comprometimento dos jogadores fossem sempre observados. Mas como? A própria direção já chegou a justificar campanhas em razão da quantidade de investimento, quando isso é apenas um ponto que repercute em uma campanha no futebol.

      Por isso treinador consegue ir bem em um clube e no outro não faz nada. Idem o jogador de futebol. O problema está, via de regra, na forma de gestão.

      ST

      1. Concordo plenamente. Por isso, tantos “novos treinadores” não deram certo no Fluminense, por isso os “Drury’s” estão aqui fadados ao fracasso. SDs T

      2. TT… muito bem dito. Concordo plenamente.
        As diretorias dos clubes de futebol brasileiros são uma lástima de tanto amadorismo e “pardalices” (alusivo ao Prof. Pardal).
        SSTT

  22. Caros,

    O que muita gente queria aconteceu: Abel já era. E o anúncio para o dia 15 prometido por Abad de um novo gerente do futebol não foi cumprido. Importante é colocar logo os substitutos de gerente e do técnico para trabalhar aproveitando a interrupção da Copa, mas duvido que Abad e Cia já saibam quem serão. Vamos ver o que vem por aí com estes Flusócios… Mas é cheiro de 2013 no ar.

    SDs T

  23. Torcida,

    Nunca foi o treinador da minha preferência. Vamos ver o que vai acontecer, porque a direção permanece a mesma e os problemas também.

    ST

    1. “O divórcio da torcida com o futebol também faria parte dos planos da direção, para conduzir seus negócios sem pressão, como vender jogadores a toque de caixa.”

      Dificil é conviver com uma diretoria com esse tipo de projeto,
      todos eles da Flusocio tem que ser expulsos e processados, isso aí não passa de uma quadrilha.

      FORA CAMBADA!!!
      Sindicato de ladrões

    2. Por que não aguarda o andamento da situação antes de vaticinar terra arrasada, que já existia desde o Peter, com a saída do fluxo de dinheiro para o futebol do Clube pela Unimed. Lembre se que fomos rebaixados em 2013.
      Abraços Tricolores.

  24. Já vai tarde!
    Se é pra cair, que a gente caia de pé, e não de quatro.
    Obrigado, Abel!
    Bons vinhos, Abel!
    Vai com Deus!
    ***
    Como de bobo ele só tem o rostinho, ele pediu pra sair para assumir o Corinthians.
    Anotem essa aí!

    1. Tô na torcida pra ele assumir o Corinthians, e fazer cara feia pra Fiel.

      Vou contar quantas entrevistas ele vai conseguir dar, elogiando o adversário após as derrotas.

    2. Acho que depois destes anos de sofrimento que passamos, cheio de fortes e perigosas emoções, ele merece ir para o Corinthians, apesar de que prefiro o Flamengo.
      Tem todo o meu apoio e minha torcida para que isso se concretize rapidamente.

  25. Não tinha mais como ele ficar, o time está precisando de mudanças .
    Agora vamos ver a competência dos gestores notáveis …. só não tragam outro drurys…..
    Avante Fluzão

    ST

  26. Tomara q o próximo técnico do Flu acabe com essas drogas de esquema 3-5-2, 3-6-1…principalmente não coloque mais 3 zagueiros.
    Abel, pelo seu passado, deveria assumir um cargo na diretoria….treinador nunca mais. Mas fica difícil acreditar num cara q enche o presidente de elogios em um dia e pede demissão no outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *