Isolamento político e descumprimento de acordos: as razões para o pedido de demissão de Abel

Nem o comprometido Abel Braga resistiu ao caos administrativo do Fluminense. Apesar de sempre ter mantido bom relacionamento com Pedro Abad, o agora ex-técnico tricolor andava insatisfeito com os muitos acordos descumpridas pelo presidente – financeiros, principalmente, verdadeiro motivo da saída de Paulo Autuori –, e já não aguentava mais servir de telhado de vidro para tanta desgovernança.

Dentro do clube, Pedro Abad está isolado. O mandatário tricolor, que não escuta ninguém, vem gerando indignação em efeito cascata. Há dois meses, com pedidos de demissão em massa, viu deixar a gestão do clube o Unido e Forte, grupo político com quem fez aliança para se eleger. E nem mesmo da Flusócio, sua base política, Abad tem mais a aprovação, encontrando-se, por isso, bastante fragmentada.

Para piorar, Abad, contra aprovação de todos, levou de volta às Laranjeiras o chamuscado Fernando Simone, que chegou a ficar 30 dias suspenso antes de ser demitido em 2016, para ocupar um cargo sem qualquer sentido, o de seu próprio assessor. Mantém ainda Marcelo Teixeira na base do Flu, quando todos pedem sua saída e uma administração mais transparente.

Famosa no mundo corporativo, o Fluminense pagou quase meio milhão de reais à consultoria Ernst & Young, que apresentou a Pedro Abad um modelo de gestão mais profissional para o clube. O presidente, porém, não cumpriu com nenhum dos itens sugeridos, optando por um modelo amador e solitário, com a criação de cargos de emergência à revelia.

Patrimonialmente, as coisas também vão de mal a pior. Há meses, pais se queixam de azulejos quebrados na piscina infantil, que ameaçam a integridade das crianças. Tomadas expostas, risco de curto-circuito e chuveiros com ralos entupidos também compõem o cenário da dura realidade tricolor. Nada disso, porém, é segredo entre os que frequentam o dia a dia das Laranjeiras.

Como nem mesmo o é o fato de o administrador geral da sede social ser torcedor fanático do Flamengo e praticamente nada saber sobre a história tricolor.

O divórcio da torcida com o futebol também faria parte dos planos da direção, para conduzir seus negócios sem pressão, como vender jogadores a toque de caixa.

Não à toa, a série de quatro derrotas consecutivas, que recrudesceu o desgaste de Abel, aconteceu logo após a saída de Autuori e da volta do atraso na folha de pagamento.

São muitas as situações que se acumulam, dia a dia, deixando o clube à beira de um colapso. O Projeto Flu Samorin, vilipendiado nas Laranjeiras, é ostentado com orgulho e vendido como projeto de internacionalização da marca.

Que, este sim, tem tudo para prosperar, no momento em que o Fluminense regressar às divisões inferiores do futebol brasileiro, passando sua história a ser mera fotografia na parede, e sua torcida, de espetáculos outrora memoráveis, apenas lembrada com dose elevada de melancolia.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

183 thoughts on “Isolamento político e descumprimento de acordos: as razões para o pedido de demissão de Abel

  1. Ahaha! Pois é, o nosso amiguinho Nando, hein!? Continua pagando micos.

    Nando, Saquarema • 2 dias atrás
    Anotem ai…o Flu vai acabar contratando um técnico das séries c ou d. É a cara desse presidente e desse grupo de merda.

    RENUNCIA ‘ABADE’!

    A espera acabou. O Fluminense anunciou no fim da manhã desta sexta-feira a contratação de Marcelo Oliveira. Ex-treinador de Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG, entre outros, ele fechou com o Tricolor até o fim do ano.

    Marcelo Oliveira tem no currículo dois títulos brasileiros pelo Cruzeiro (2013 e 2014) – quando foi eleito melhor técnico da competição nas duas vezes -, e um da Copa do Brasil, pelo Palmeiras (2015). Deste último torneio, aliás, foi finalista outras quatro vezes (2011, 2012, 2014 e 2016). Além disso, foi bicampeão paranaense (2011 e 2012) e campeão mineiro (2014). O último trabalho foi à frente do Coritiba, no ano passado.

  2. MARCELO OLIVEIRA > excelente contratação!
    Entende de futebol, ganhou dois brasileiros e uma copa do Brasil, gente boa, cara tranquilo, discreto, não fala m*rda, nem faz.

    Os jogadores vão gostar, nós também vamos.
    BEM-VINDO, meu caro Marcelo!
    Boa sorte e conte conosco, pelo menos nos primeiros tempos rsrsrs

  3. Marcelo Oliveira assume o Flu.
    Taí, achei uma boa opção, vamos torcer para que dê muito certo.
    A propósito, fora Marlon !

    ST

  4. Sua argumentação é sempre pueril, tosca …
    E o pior é que vc martela essas excrescências por aqui todo sto dia , na vã esperança de que vai converter alguém . Chega a ser cômico. Não a toa é tido como café com leite.
    Nem devia perder meu tempo argumentando com vc , mas vou colocar 2 pontos elementares para ver se vc para de uma vez por todas de pagar mico.

    1) A diretoria atual é culpada pela falta de dinheiro no clube , ponto que vc considera a raiz de todos os problemas do Fluminense.

    2) Mesmo clubes extremamente endividados como Chorinthians, Flamengo, Patético MG e Bostafogo (só para citar alguns) conseguem de alguma forma equilibrar seus times e fazer campanhas dignas.

  5. Parece que a múmia (Abel) esqueceu tudo que aprendeu no passado, há muitos e muitos séculos. A sua dupla reserva de zagueiros, receberam propostas, até do exterior, e pularam fora. Enquanto que vamos ter que aturar a sua dupla titular até o fim do ano. Ele tira é leite azedo de pedra. O João de Deus nos deu uma graça ou melhor, um milagre, com a sua demissão.
    Saudações Tricolores.

  6. STT.
    O Fluminense se livrou de uma múmia (Abel), não é que por incrível que pareça, contratou outra múmia (Angione). O Abad deve ter vindo do passado, como gosta de peças de museu!
    Saudações Tricolores.

  7. Nathan e Luan zagueiros medianos porém bem melhores que o GUM e Renato Chaves estão sendo negociados.Pobre torcida tricolor NINGUÉM quer o GUM!!!!! E certamente serão titularissimos de novo.
    Putz.

  8. Mais um saindo: Nathan Ribeiro!
    ***
    Como para 2019 outros tantos sairão, ou seja, não estarão lá prá jogar a 2ª divisão caso o Fluminense caia, já podemos imaginar o que nos espera em 2018!
    ***
    E pensar que essa turma maldita que está lá, só vai sair no final de 2019.
    Sinceramente…eu não sei o que restará do Fluminense até lá!
    ***
    Renuncia, Abad!
    Pelo amor de Deus!

  9. Tudo o que debatido aqui para tornar o Fluminense a ser forte como no passado as últimas gestões trataram de destruir fazendo tudo ao contrário.

    Resta saber desse caos enraizado no Fluminense vai influenciar o time que está a 4 pontos do z4.

    O melhor hoje para o Fluminense seria a renúncia do Abad e a debandada da Fluócio do poder.

    Mas para isso acontecer, é querer que o Brasil se torne uma Noruega, Islândia, etc em termos de melhor padrão de vida.

  10. O Fluminense tá com uma moral hein?
    1) Zé Ricardo se recusa a treinar o Flu
    2) Dorival Jr. se recusa a treinar o Flu
    3) Luan Peres nem chegou e já tá saindo
    4) Patrocinador exalta rival em clássico, contrato com Flu é rescindido

    Fora os outros episódios do mesmo nipe:
    4) Roger Guedes se recusa a jogar no Flu
    5) Gilson Kleina (?), um zé ninguém, se recusa a treinar o Flu…

    Que dureza!!!! A que ponto chegamos!

    1. Parece que Nathan também. Em dez dias, Gum poderá assinar, sem custos, com outro clube.
      Todo mundo saindo. Só Abad que não.
      Sobre técnico, já falei aqui. Só algum interno do Pinel para aceitar o cargo. E o Pinel fica pertinho de Laranjeiras … baratinho de Uber.

    2. Anos de administração amadora dá nisto.
      É impressionante como clubes brasileiros passaram mais de século de existência e não buscaram aprender como se gerenciarem. Clubes americanos e europeus dão até aulas disto, mas a soberba dos dirigentes tupiniquins não permitem buscarem conhecimento fora.
      E não é primazia do Flu não… praticamente todos são assim.
      SSTT

  11. Fico a imaginar o que leva jogador e até treinador recusar prestar seus trabalhos num clube da envergadura do Fluminense.

    Muitos podem ser os motivos, mas no passado, a coisa não era bem assim.

    Lógico que o caos que a Fluócio implantou no Clube deve estar sendo levado em conta para que esses profissionais não venham para as Laranjeiras.

    Agora vem essa saída do Luan Peres que ia se firmando na zaga e decide rescindir seu contrato precocemente.

    E a nau tricolor segue seu destino incerto sem timoneiro e está aparecendo cada nome para treinador….

    1. Amigo, “um clube da envergadura do Fluminense”… O Fluminense FOI um GRANDE. Hoje, não passa de um nanico, que não cumpre contratos, caloteiro, gerido por incompetentes (e, no meu ponto de vista, MAL INTENCIONADOS), que nem sequer palavra têm e muito menos vergonha na cara! Esta é a dura realidade. O Fluminense, por muito que nos custe admitir, ACABOU como time de futebol!

    2. É Wash! Que situação que o Fluminense se meteu! Estamos sem treinador, o Luan Peres que de bobo não tem nada já vazou, culpa de uma diretoria incompetente, ridícula e acéfala! Nesse momento tem a notícia que se reforçaríamos com o zagueiro Darío Aimar e provavelmente esse deve ir pro Flamengo.

      É ridículo, é medonho a situação do Fluminense! É o que eu disse, esse cidadão chamado Pedro Abad não tem culhão para comandar e presidir esse clube centenário que é o Fluminense, a melhor escolha é renunciar e o Cacá Cardoso assumir. Lamentável e patético!

      A Benção João de Deus para o Fluminense, é muita incompetência! ST!

  12. Anotem ai…o Flu vai acabar contratando um técnico das séries c ou d. É a cara desse presidente e desse grupo de merda.

    RENUNCIA ‘ABADE’!

  13. Luan Peres rescinde seu contrato contrato com o Fluminense e deve jogar na Europa.
    Não seria o caso de pedir o Reginaldo de volta?
    ***
    Isso dá a noção do que se tornou o Fluminense hj, um time subjulgado, apequenado, rejeitado!
    Essa coisa do contrato ter uma cláusula de rescisão de contrato sem multa qdo aparece uma proposta, só é colocada qdo o cara está jogando num time de 2a divisão e aparece um time de 1a divisão interessado!
    Aceitaram isso qdo contrataram o cara?
    Pq?
    Quem?
    Muito triste tudo isso!

  14. Caros,

    E o tal Luan Peres, que parece que de bobo não tem nada… já se mandou.

    E para quem sonhava com o Zé Ricardo ou Dorival Jr. parece mesmo que vai sobrar um ARGH-EL. Taí o que vocês queriam: definitivamente estamos no caos.

    Em tempo: treinador fraco pode se dar bem, mas só com um time forte (o de 1983 a 1985 provou isso!), pois SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA!

    SDs T

    1. “…pois SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA!”

      Discordo e apresento exemplos: Corinthians foi um grande vencedor em passado recente sem ter nenhum craque no seu elenco e o Grêmio conquistou 3 campeonatos seguidos sem ter nenhum craque.
      O que, a meu ver, é necessário para ser um clube vencedor é ter infraestrutura de trabalho boa (tanto física como campos de treinamento e logística como gerencial com dirigentes atuantes e capazes) seguida de um time comprometido com sua Comissão Técnica e esta atualizada e com capacidade de gerenciar bem técnica e taticamente seus jogadores.
      Em todos estes quesitos estamos longe de termos e, mesmo trazendo uns 3 CRAQUES também seríamos fracos por não possuirmos capacidade gerencial em todos os níveis.
      Somos mais do mesmo. Um clube onde as politicagens são mais importantes do que a vida do clube e de seus torcedores. Onde existe claramente um descaso para com o futebol pelos que realmente ditam a vida orgânica do clube.
      Se os ditos “conselheiros” fossem comprometidos já teriam desvinculado o futebol para ser gerenciado por gente profissional e não como mais um penduricalho no todo do clube disputando com piscina, quadras, estacionamentos, etc…

      SSTT

      1. Não discordo quanto a necessidade de uma retarguarda adequada como sendo fundamental. Mas o que ganha jogo é time não dirigente, embora o extracampo, no caso do “Curintia” o “apoio” da CBF tenha sido muito importante inúmeras vezes. Quanto ao “Gaymio”, não sei porque não o acompanho, mas no time atual: Geromel, o goleiro e Luan são craques (sem ser supercraques). SDs T

  15. Sugestão para treinador do Fluzão…tipo 2 por 1.
    Ovni para ordenhador e tirador de leite, e a outra Alice para dar entrevistas sem sentido nos finais dos jogos, dizendo: o jogo foi complicado, não tem mais bobo, sao 11 contra 11.
    A torcida nem vai notar…kkk, pois é

    RENUNCIA ‘ABADE’.

  16. Caros,

    E o tal Luan Peres, que parece que de bobo não tem nada, já se mandou.

    E para quem sonhava com o Zé Ricardo ou Dorival Jr. parece mesmo que vai sobrar um ARGH-EL. Taí o que vocês queriam: definitivamente o caos.

    Em tempo: treinador fraco pode se dar bem, mas só com um time forte (o de 1983 a 1985 provou isso!), pois SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA!

  17. Caros,

    Acho que no futebol até um treinador fraco consegue sucesso, depende de vários fatores.

    Da mesma forma, um treinador bom pode não obter os resultados esperados. Vários problemas podem influenciar para que isto aconteça.

    No Fluminense já tivemos de tudo. Mas ultimamente temos tido problemas na gestão. E isto, para mim, vem, pelo menos, desde os três últimos gestores.

    Assim, a minha grande preocupação é saber se, mesmo vindo um treinador bom, os nossos problemas não irão atrapalha-lo.

    ST

    1. Nobre Tricolor.
      Penso que treinador nenhum vai resolver o problema do Fluminense.
      Temos um time mediano, um elenco fraco, uma diretoria ridícula e uma dívida monstruosa.
      Não vai ser um treinador que vai arrumar a casa.
      Infelizmente.

  18. Fala Garcez!

    É! Abel Braga saiu, gostava dele, desejo todo sucesso do mundo para ele, agora é pensar em achar um novo treinador, não vem Zé Ricardo que era uma boa opção e nem vem o Dorival Júnior que eu acho um bom técnico. Conhece o Fluminense pois comandou aquele time sofrível de 2013 para a permanência na Série A.

    Meu amigo, eu acho que o treinador do Fluminense deveria ser o Léo Percovich e se não vier reforços tinha que colocar o time do sub-20 todo no time profissional e mesclar com o que tem no time, se é pra jogador jovem pegar experiência é colocando aos poucos na equipe. Sobre o presidente Pedro Abad, não vou falar nada! Não me meto em política de clube, mas ele é totalmente despreparado para comandar a instituição Fluminense Football Club.

    É isso! Desejo boa sorte ao treinador que vier e se for o Léo Percovich desejo boa sorte a ele! E torcer para recuperarmos no Campeonato Brasileiro, pois quatro derrotas seguidas é demais! No jogo contra o Santos, eu estava assistindo um campeonato de pelada do meu primo vascaíno em Cavalcanti, bairro vizinho aonde eu moro, na hora do gol do Santos eu soltei um PQP bem alto que até os amigos dele se assustaram. Fiquei muito p#$* naquele dia.

    Vamos torcer, porque se piorar estraga! E acho que no Fluminense infelizmente estragou muito, mas o clube é maior do que tudo e todos! E espero que se puder entre uma diretoria correta e ajeite o Fluminense. Eu ainda vou esse ano no Maracanã assistir o Fluzão.

    ST sempre!

      1. OVNIVALDO MARMUND, Do alto da sabedoria e experiência adquirida em uma vida profissional forjada na majestosa / cosmopolita Lauro de Freitas, poderia assumir o comando do clube … mas antes precisa responder a pergunta que venho fazendo aqui ha dois meses …

        Por quais clubes , nosso bufão desfilou seu magnifico futebol ??

  19. Tudo bem que futebol nao deve ser levado a ferro e fogo, é diversão e tal, mas como o pessoal pode fazer apenas piadinhas , chacotas e o flu nesta M. Este ano se não cair tem que fazer uma missa

  20. Ora, ora, não entendo mesmo como “raciocinam” alguns.

    Viviam nervosos, agressivos, querendo expulsar o Abel do Flu, porque queriam um dos “muitos melhores que ele que estão por ai”, e que aceitaria logo o cargo, e botaria o time nos trilhos imediatamente para encarar o resto do campeonato.

    Então, o Abel foi embora, fizeram festa, nominaram os técnico feras que queriam, alguns que já “ganharam tudo e mais alguma coisa”, mas nenhum veio assim como previam, e continuam esculhambando a diretoria por isso, e já estão desesperados arrancando as perucas, os cílios postiços, e fazendo o barraco de sempre.
    Calminha, calminha; logo virá um técnico jovem, depois virá outro, outro e mais outro, e matará o desejo que vocês têm por técnico, esse que não ganha nem perde jogo.
    (19/06 – 19:30)
    fgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfg

    1. Pohaaaa… mas tu és um chato de galocha cinzenta mesmo… pqp.
      Faz um favorzinho? Vai procurar o morde e assopra, vai… e aproveita e se tranca com ele na caverna.
      SSTT

      1. Ricolorzinho, q horror! Respeita a ausência. Ademais, tudo q disse o nosso PCA é muito vero. Eu, sem fazer o mesmo barulho q vc, pedir o Fernando Diniz, não rolou! Ainda bem.

        1. Pois é, Oni, o Candango de Brasília sempre foi o chefe do “fora Abel’, dizendo que “não via” jogos do Flu enquanto ele estivesse lá, e ele e sua turma soltaram foguetes quando ele se foi, imaginando que vários deles fariam fila na porta do Flu querendo o cargo, e aceitando ganhar o salário que eles dizem que tem que ser pago.

          Mas eles entendem tanto de técnicos que citaram todos aqueles dos quais sabiam os nomes, e, pelo que se deduz, eles afirmam que qualquer um fará melhor que o Abel, e eu digo que a preferência do chefe deles é que seja jovem, alto e forte e bem armado de espada.
          (20/06 – 20:00)
          000000000000000000000000000000000

          1. Onde raios eu disse que técnicos fariam filas na porta do Flu?
            Sempre disse que prefiro um técnico da nova geração do que a b… do Tapir Pançudo e demais velharias. E continuo dizendo isto.
            Por mim efetivava o Leo mesmo e botava os jogadores para treinarem em dois períodos direto, de segunda a sexta e ainda com treinos sábados de manhã.
            Qualquer treinador novo é melhor do que aquele Tapir… qualquer um… menos os Luxemburros, Celsos Arrotos e outras coisas velhas e decadentes.
            E é claro que não querem vir para o Flu… um local onde se vende o almoço para pagar o jantar e não tem gerentes minimamente decentes… ora bolas.
            E um técnico do naipe que vc diz… hmmmm… só quem admira zagueiros assim pode falar… kkkkkkkkk
            Como não bastassem zagueiros agora vc também quer técnico alto, forte, espadaúdo?… Hmmmmm… o cavaleiro rosado ficou com a távola redonda em brasa? Pede para o alien trazer um pouco de leite que ele vai ordenhar no clube para vc.

            SSTT

            1. Botar jogador pra treinar em três turnos, diariamente, sábado…Tenho que começar de novo meu curso de medicina esportiva. não sei mais de nada…kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *