Seguindo em frente

A ampla superioridade do Fluminense – 3 a 0 no placar agregado – sobre um time que até há pouco disputava, na chave do Grêmio, a Taça Libertadores da América sublinha, sem sofisma, o discurso de nivelamento entre clubes do continente.

Em anos recentes, equipes como Santa Fe (COL), Huracan (ARG), Atlético Nacional (COL), Chapecoense, Nacional (PAR) e Independiente del Valle (EQU) foram algumas das finalistas das competições organizadas pela Conmebol, ilustrando o fundamento.

Mesmo se equilibrando em corda bamba, o Tricolor tem se saído bem na Sul-Americana. Contra times internacionais, no último biênio, venceu, sem sofrer gols, todos os confrontos que fez como mandante, no Maracanã.

Em 2017, foi quinto colocado e só não avançou mais porque sua vaga na semifinal lhe escapou depois de ter aberto 3 a 1 em confronto com o Flamengo.

Em 2018, já deixou para trás Nacional Potosí (BOL) e Defensor (URU) e tem boas chances no duelo contra o Deportivo Cuenca (EQU) nas oitavas de final, principalmente se Pedro, autor do gol da vitória em Montevidéu (foto), não for negociado ainda nesta janela de agosto.

Numa Copa em que a distância entre o melhor e o pior vem mostrando ser mínima, o torcedor tricolor, apesar da precariedade do seu elenco, tem todo o direito de ter esperança na conquista.

Até porque, ante a malfadada administração atual, é só o que lhe resta.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

94 thoughts on “Seguindo em frente

  1. Pois é! Para os entendidos de futebol do blog, a Sul-Americana só tem times ruins, aliás ruins não… péssimos. Enquanto isso, vale lembrar que o São Paulo, líder do brasileirão, foi eliminado pelo péssimo Colón! – Os caras são feras! Sabem e entendem de tuuuuddooo! kkkkk

    1. Bastou uma vitoriazinha mixuruca contra esse fraquíssimo time do Defensor para a Hiena sair da toca atrás de carniça … tá toda atiçada …

          1. Ricolorzinho, pelo q posta no blog, o misturado é o Luiz Antônio. Sugestão: falar menos!. Saudade de Chico Anísio…Nazareno… calaaaada.

  2. Cacete!. Parece blog de urubu. O Flu nem precisa de inimigo secando. Já tem “torcedor” que faz isso. Não existe adversario ruim ou fraco. Depende do adversário que neutraliza as jogadas, e cada jogo tem uma história. O “grande” Grémio sofreu contra o fraco, (time de 4 divisão ) Defensor na Liberta. No jogo fora sofreu pra empatar, e no jogo em casa cavou dez quilos pra fazer um gol. Cuidado que negativismo faz mal à saúde .

    1. jose roberto da fonseca,

      Respeito a sua “leitura” dos fatos. Mas não foi bem assim.

      Comemorei e muito esta vitória e quero ser campeão. Torneio mata-mata é assim mesmo. Podemos ser campeões.

      Mas há um histórico do time neste ano, que não vem bem no campeonato nacional e ontem não teve a apresentação que podia, com o time do Defensor tendo que sair para o ataque, o que não fez aqui no Rio.

      Este time do Defensor não é mesmo time que jogou contra o Grêmio há pouco tempo atrás, já que saiu quase todo time.

      É importante se reconhecer a realidade para que não se deixe de treinar e se preparar melhor para a dura realidade que teremos até o final do ano.

      Não é proibido comemorar a classificação. Mas é quase uma obrigação enxergar a nossa real situação. Só assim podemos corrigir e melhorar o que está errado. É assim em quase tudo que fazemos na vida.

      ST

  3. Jogo horroroso! Só mesmo tricolores fanáticos conseguiram aguentar aquilo até o final.

    Se tivéssemos um mínimo de organização ofensiva, mesmo com nossos jogadores limitados teríamos goleado aquele timeco uruguaio, que cansou de nos dar o contra-ataque.

    Esse Matheus Alessandro não tem corpo, não tem velocidade, não tem drible, não dá passes inteligentes, não sabe chutar a gol e, ainda por cima, é fominha. Um peladeiro que dificilmente terá futuro. Conseguiu me fazer sentir saudades de Marco Júnior.

    Jadson, de novo, péssimo. Gum, já era. Airton é até bom jogador mas está bichado. Richard é uma tortura e Marcelo Oliveira outra piada.

    Se Pedro for negociado agora é Caíque e segundona.

    ST

  4. Tite, versão piorada do picolé de chuchu: “o Brasil jogou melhor que a Bélgica”; “Neymar foi o jogador que mais correu na Copa” … pqp!
    Edu Gaspar: “o translado por 20 minutos para o treino, em ônibus de luxo, é estafante para os ‘atletas’ que não são máquinas” … pqpx2 (deve ter tomado o chá misterioso servido no Espírito Santo)
    A tal “comissão”, desfalca alguns clubes brasileiros em fases decisivas e convoca para jogos que nada valem e que ninguém vai assistir.
    Entre os convocados (pasmem!) o goleiro do sub-20 do Flamengo. Empresário competente, deve ter pago ótima comissão para a “comissão” …pqpx3.
    E a maioria da imprensa, aplaudindo e babando o ovo de Tite, Edu … pqpx4.

  5. Na boa, tem que rodar o elenco. Os volantes dos sub 17 e 20 são melhores que todos do elenco. Precisamos de meia armador, coloca alguns jogadores para testar o elenco, Marlon lateral esquerdo, Rodholfo, trás os dois moleque bom de bola do sub 17. Na hora que precisar já vai ter o reserva entrosado e bem fisicamente. JaDson e Richard me da náuseas vendo essas pestes com o nosso manto. Na zaga é ibanes e o nome de cantor. Gum e digão só entra em campo se tiver porrada tipo contra o cerro.

  6. Pois é! Com a saída do São paulo, pra mim o San Lorenzo (justamente o time que tem tudo para ser o próximo adversário do Flu, caso passe pelo Dep. Cueca) passa a ser o principal candidato ao título…
    Embora eu não veja como o Fluminense possa ser campeão, a gente tem que ‘se agarrar’ nessa possibilidade, já que realmente não há nenhum bicho papão. É impressionante a quantidade de times ruins, aliás ruins não… péssimos, que disputam a sula, e até a Libertadores. Tinha visto um pouco do jogo do botinha…ô time ruim aquele tal do Nacional.
    Não dá pra se iludir, o time é muito fraco, o goleiro é inseguro, a zaga erra o tempo todo e ninguém (além do Pedro) sabe fazer gol. Como chutam mal esses caras (fazem o que nos treinos?). Só o peso da camisa, a torcida, o ‘sobrenatural’, o Papa… pra fazer a gente acreditar em título.

    Me chamou a atenção mesmo essa frase do João…
    ‘Os tricolores contam os dias para a saída da malsucedida diretoria de Pedro Abad’…
    Eu conto os dias, as horas, os minutos…
    Acho que um eventual título (que eu não acredito) poderia iludir muita gente, menos a mim. Seria campeão apesar do ‘abade’ e da Flu ócio. O Fluminense parece ter ‘perdido’ 6 anos com esses caras. São dívidas, vendas de bons jogadores, calotes, cobranças, jogadores e técnicos recusando o clube…e o dinheiro não aparece, apesar de todas as vendas.
    O pior que pode acontecer é esse grupo eleger novamente o presidente. Mais 3 anos de Flu ócio, o clube não aguenta.
    Nem Voltaire explica kkk, pos é! pois é!

    1. Amiguinho, olha o q disse uma de suas fontes: “errei. Pedro não é o que eu vi no início deste ano. Matou algumas na canela. Por vezes, achei que o Flu atuava com um a menos e nas redes sociais, celeremente, fomos afincar sobre mais uma “enganação” de Xerém.
      Não só este carinha aqui, mas muitos duvidavam da qualidade do Pedro. Mas os absolvo. Me absolvo. Enquanto torcedor, não há qualquer obrigação de acerto numa análise individual. Na minha condição de jornalista, pois, não poderia me deixar contaminar pelo vírus que infesta o futebol brasileiro: o imediatismo”.

      Nando, a nossa sorte é q os CANALHAS tb envelhecem e morrem! Infelizmente, esse é o perfil dos formadores de opinião! Importante ressaltar q análise, opinião e bunda todo mundo tem. Né não?
      Mas, diz aí: o Pedro ainda é jogador de totó, como dito aqui no blog? e o Richarlison ainda é D’lua, como dito aqui no blog? e o Gustavo Scarpa ainda é Gustavo inútil, como dito aqui no blog? e o Marlon? e o Renato Gaúcho? e o Enderson Moreira ainda é estagiário?
      Deixem o Fluminense em paz!

      1. ‘Minhas fontes’ kkk…. amiguinho, não sou jornalista nem setorista…só torcedor. Se o cara jogar bem, reconhecerei com prazer, mas se jogar mal, vou ‘chutar o balde, porta, controle, etc…’. Não gosto, nem preciso ‘alisar a cabeça’ de quem quer que seja. Eu mesmo achava o Pedro extremamente lento, mas depois que ouvi da boca do próprio Felipe que se tratava de uma grande jogador, passei a pensar de maneira diferente. Ele (Felipe), conviveu com o Pedro por muito tempo, conhece bem o cara e não teria nenhum interesse ($$$) em elogiá-lo, pois se trata de um cara correto e nem no Flu estava mais. Vc foi injusto demais nas suas palavras… chega a ser risível. Colocou alguns nomes que ‘vingaram’ de alguma maneira (não sei o que o Renato tá fazendo aí), mas esqueceu de vários e vários jogadores medíocres que vestiram a camisa tricolor e tiveram passagens ‘desastrosas’. Quer que faça uma lista? Precisa não, né?
        Agora, me diz aí… vc está gostando das conclusões, arremates, chutes a gol dos atacantes do Flu (à exceção do Pedro?) O que esses caras fazem durante a semana? Rachão?

  7. Caros,

    Vou repostar aqui porque é o lugar adequado depois do jogo de ontem e da convocação de hoje.

    “É a tal história: não adianta só posar de moderno e responsável administrador, tem de saber mesmo administrar e ter um mínimo de visão estratégica de longo prazo. Você pode ter um jovem centroavante do seu time que em breve vai disputar titularidade na seleção brasileira.. Isso é bom? Óbvio Ululante que é: pois põe o seu time em evidência; chama a torcida pros jogos; oferece um ídolo para a garotada que já escolhendo por quem torcer (ampliando ou mesmo só mantendo o tamanho da torcida) e dá uma grande visibilidade internacional para a marca.
    Adivinhem quem não enxerga isso?
    Vale lembrar que um outro jogador – o Richarlison – também está cotado para a seleção, mas esse já não joga mais aqui. É o cavalo encilhado passando pela segunda vez, e Abad e seus miquinhos amestrados da Flusócio cobrindo os olhos pra não ver.
    E a luz no final de 2019, que parece estar a anos-luz”…
    SDs T

  8. Bom dia…
    Mais uma atuação sofrível, desta vez contra um time horroroso, de 5ª categoria, que disputaria Série D aqui…
    ***
    Gum Guerreiro completamente atabalhoado, chutando prá tudo que é lado, de qualquer jeito…
    Precisa de um descanso, de um sossega leão.
    ***
    J.César, ah o J.César! O homem dos chutões para lateral!
    “Ah, mas peraí, Luiz…ele fez duas ou três defesas, cacete…”
    Porra!
    Se essas tivessem entrado tb, fecha a conta!
    ***
    E o Richard…e o Richard?
    Tá lá trabalhando, decentemente, honestamente, merece respeito…mas não pode ser jogador do Fluminense…
    Nem desse Fluminense ai!
    ***
    Everaldo entrou bem…
    Ibañez, finalmente titular…
    Pedro, é o Pedro…
    E com os três zagueiros, o time parece que fica melhor…

  9. Cá pra nós, uma bosta de desempenho o do Fluminense!
    Esse time uruguaio é uma piada, não serve nem pra jogar fora! Ontem e no Maraca, devíamos ter atropelado, goleado, essa porcaria.
    Ocorre que o Fluminense de hoje é apenas um pouco melhor.
    Tenho gritado aqui que esse Jadson é horrível!
    Esse Matheus Alessandro, da mesma forma, é horrível. Deve pensar que é filho do Garrincha, quer driblar todo mundo, passar no meio de 3 como se fosse um “raio X”, não olha pros lados em busca de alguém melhor colocado, com o seu individualismo e egoísmo perdeu várias bolas e estragou várias jogadas.
    Abandonamos o lado direito praticamente o tempo todo. Teimamos em jogar pela esquerda, onde a “dupla” AL&MA jogava nada. E o gol saiu numa jogada do também horrível Gilberto pelo lado direito.
    Sinceramente, achei uma piada — mais uma vez — o nosso time
    Para ver como estamos mal, o melhor do nosso time foi o Chester, que nos salvou três vezes de perder para um time medonho.

  10. O Marcelo Oliveira poderia experimentar o Daniel no lugar do Jádson, já que este, definitivamente, já mostrou não ter as mínimas condições de ser titular do time, o Daniel já jogou como segundo volante no Oeste, quando o Fernando Diniz era seu treinador. Ademais, jogar menos do que essa bolinha que o Jádson vem jogando, para ser impossível.
    A “boa fase” do Jádson foi somente no Carioca, contra adversários reconhecimente mais fracos, aliás, não só ele, mas o Richard também, haja vista que o Airton, visivelmente fora de forma ainda, consegue jogar melhor do que os dois juntos.
    Saudações Tricolores!

  11. A minha opinião sobre a estratégia do técnico e do desempenho do time ontem já não é das melhores, pois Marcelo não podia ter mandado o time ficar lá atrás esperando esse adversário que se sabe que é muito fraquinho. Assim, tivemos uma vitória meio amarelada ontem, quando podia ter sido com cor mais forte.

    Eu sou adepto do 3. 5. 2, sim, pois vejo grande parte dos times europeus jogando com esse terceiro zagueiro disfarçado, vide o Real, com o Casemiro, e tantos outros fazendo o mesmo com um jogador ali do meio-campo, que nunca se manda lá para frente e está sempre de plantão quando a defesa é atacada.

    No caso do Flu, ele só tem mesmo o Gum, Digão, e o Ibañez ali para a defesa, e é bom que jogue com os três assim mesmo , só que Digão tem que ficar pela direita, o Gum, enquanto for ele, no centro, e o Ibañez pelo lado esquerdo pois ele se deu muito bem o com o Ayrton Lucas no tempo do Abel, e fará o mesmo outra vez se for o caso. E poderá contar ainda com o Airton que tem condição de jogar neste esquema.

    E neste esquema, o time ganha mais dois “atacantes” que são o Gilberto e o Ayrton, que parecem muito mais capacitados para atacar do que defender, e o técnico pode escalar o meio-campo leve e técnico sem os brucutus e quinhentos volantes que tantos reclamam que ele coloca.

    No mais, ontem, o ‘frangueiro” do Julio Cesar – que não foi apontado por nenhum jornalista de TV ou jornal, que eu tenha visto e lido, como culpado de algum gol do Inter -, não poderia ter defendido aquelas duas bolas como fez, que teriam que entrar, uma no canto alto esquerdo, e a outra no canto baixo direito, e levar o jogo para os pênaltis, já que tantos gostam de sofrer para ter “argumentos’ para esculhambar zagueiros e goleiros sempre que o time toma gols.
    (17/08 – 08:00)
    *********************************************************

    1. Se não joga com o regulamento é criticado se joga também é criticado, na boa o problema é que o time alem de não ser bom , esta acontecendo o que eu temia esta sem confiança , então acho que temos que jogar com vontade e com regulamento.
      Tem jogadores que não dá mais, tipo JADSON, RICHARD esses nem na reserva .
      saudações tricolores

    2. Sou critico de Julio Cesar , mais no primeiro gol do inter Jadson tinha dar um bicão e isolar a bola e no segundo o Gilberto era só jogar para linha de fundo e o terceiro Sornoza deveria fazer a falta no jogador do Inter simples assim , mais não querem jogar o que não sabem.

      1. Hahahahahahahahahahhahahahahaha… jura que vc concorda com tudo?
        Nooooossa… vou até ler o que ele vom… ops… escreveu já que vc gostou.
        SSTT

  12. Caro JG, perfeita análise.

    Frente ao caos instalado nas laranjeiras, só nos resta mesmo um fio de esperança por um titulo neste ano.
    Mas o Marcelo Oliveira bem que podia ajudar não escalando mais Jadson e Richard….. e repensar a situação do Gum, que vai fazendo o arroz com feijão, mas a todo momento parece que vai entregar a rapadura ….
    ST

  13. A realidade, é que quando enfrentarmos um time melhorzinho na sula, vamos sair. Jadson é jogador de futebol mesmo?
    Que cara sem sal pqp, não cria, não marca. Sem sangue nenhum.
    Só os deuses do futebol para ganhar essa sula, seria um tapa na cara do futebol, já que perdemos uma libertadores com um puta timaço.
    Vou torcer, mas estou preparado para sair a qualquer momento dessa competição, o time é sofrível.

    1. É por aí, vamos comemorando por etapas, mas vai afunilando e daqui a pouco vamos ter que encarar times muito melhores que esses…. aí vai ser complicado ….

      ST

  14. Primeiro tempo regular.
    Richard é pavoroso, não acerta nada!!!
    Gum é incorrigível, só pixotada….
    E o Jadson é um.zero a esquerda .

    Isso corrigido e o time seria muito melhor.
    Se não der bobeira a Vitória é nossa . Ouviu gum?

    ST

  15. 3 zagueiros ? Será? jadson entrando em campo….. não é bom sinal….
    Vamos Fluzão, vamos pelo menos arrancar um empate…..

    ST

  16. Como eu disse aqui antes … Marcelo como técnico é um match no Tinder com o Z4 …
    Técnico sem noção que saiu enxotado de tudo qto foi time que treinou nos últimos 4 anos …

    Hj ele me vem com a insanidade de mudar toda a escalação ,enchendo o time de zagueiros e volantes… Tem tudo para dar errado e passarmos pela vergonha de sermos eliminados …

    Aposto em sufoco e tensão o jogo inteiro que, possivelmente, redundarão em derrota e eliminação.

  17. Mais um, Ajuricaba: Marquinhos.
    Senha 141!
    ***
    Vou repetir: o que que está faltando acontecer para que esses PDPs desqualificados sejam tirados de lá?
    ***
    Defende aê, misturado?

    1. KKK Mas foi vc quem misturou tudo! Na ânsia para mentir e ser maledicente, disse q Guaraviton estava devendo ao FFC, e o Abad nada fazia. Mentira! Misturou tudo! – Fluminense faz acordo para receber dívida e encerra parceria …
      globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/…
      Diretoria aguarda o documentos assinados por Neville Proa para oficializar a saída. Novo uniforme deve ser lançado apenas com a marcas da Frescatto e da Voxx.
      Ah! disse tb q queria dar à luz. Lembra?
      Deixe o Fluminense em Paz! O Fluminense não precisa de torcedor marca bufa. Em tempo: avise o resto da sua turma.

  18. Com J. César, Gum e Jadson, perde o jogo e a classificação.
    Se entrar tb com o Richard, como estão dizendo, será goleado.
    Aí, camarada, vai ter que explicar!

  19. Senhores,

    Hoje será bem interessante para se ver que time é, verdadeiramente, o Defensor. Não vi qualidade para criar perigo ao nosso time quando jogaram aqui.

    Mas por vezes temos a impressão de que um time é muito superior ao outro e dominou o jogo, quando, em verdade, é o adversário que recuou demais. Optou pela tática errada.

    Em tese, é jogo para ganharmos fácil, já que aqui eles nem vieram para cima. Lá, com eles saindo da tática defensiva, teremos mais oportunidades de gol. Mas…

    Vamos ver o que acontecerá.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *