Flu acha um caminho

Não deu a lógica.

A lógica, como imaginavam 99,9% dos amantes da bola, seria o Flamengo vencer com sobras os dois turnos, descartando os jogos envolvendo os campeões de cada um.

Mas a lógica passou longe, pois o Estadual de 2020 esteve aberto até a segundos do apito final de Grazianni Maciel Rocha.

Árbitro também do Fla-Flu da semifinal da Taça Guanabara, clássico em que faltou um sopro para o Fla cair.

A queda viria na decisão da Taça Rio, vencida pelo próprio Fluminense, já no pós-pandemia.

Nas partidas finais, uma ironia: o Flu perdeu justamente quando imprensou o Fla, no segundo tempo do jogo de ida.

Que levou a vantagem do empate – a qual soube explorar – para o Fla-Flu derradeiro, o mais pobre entre os três no intervalo de uma semana, transmitido em TV aberta (SBT).

Os tricolores lamentam os contra-ataques desperdiçados no primeiro tempo, duas vezes com Marcos Paulo e uma com Evanilson.

Mas, por mais comovente que tenha sido a entrega dos jogadores do Flu nessa reta final, o físico cobrou o preço de quem pouco se preparou na precipitada volta ao futebol.

O gol de Vitinho aos 49 causou uma explosão de alívio e alegria no banco rubro-negro, o que só comprovou a complexidade dos confrontos com o Fluminense, que valorizou o título do Fla.

Sejamos francos: antes da decisão da Taça Rio, era difícil imaginar que o time de Odair Hellmann estaria vivendo esse cenário uma semana depois.

A desconfiança tem a ver com a realidade evidente. Hoje, o Fla está muitos passos à frente técnica e financeiramente de seus adversários locais.

Como esteve o Flu alguns anos atrás, quando enfileirou títulos nacionais (2007, 2010 e 2012) e decisões internacionais (2008 e 2009).

Tem mérito o técnico tricolor, vacilante nas substituições, mas que nos jogos finais achou um caminho para a disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil.

A confiança de time e torcida inegavelmente aumentou.

O que não é pouco para este Flu em reconstrução, de grandes virtudes.

O Fluminense segue em frente, mais preparado, mais tarimbado, mais matreiro.

Em tempos estranhos, entre as poucas certezas, a de que o querido pavilhão estará a salvo.

Sempre, sempre!

***
Siga-nos no Instagram: @TernoeGravatinha

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Fanpage do Terno e Gravatinha no FB: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

169 thoughts on “Flu acha um caminho

  1. Pois é, né?

    Ha um papo de que J. Jesus teria falado em levar o Gilberto para o Benfica, e alguns ficam felizes da vida que o Gilberto vá embora, como se fosse ele o principal culpado pelas bolas que entraram pela lateral direita quando ele ia ao ataque tentar ajudar os colegas do time.

    Eu digo com certeza que o Gilberto dá certo no esquema 3. 5. 2, porque ele pode ir embora para atacar o adversário sem ter que voltar correndo para cobrir a lacuna que deixa quando faz isso.
    Como marcador, ele não é dos melhores, mas ele tem vocação para essa função de ataque, só que nunca esse esquema foi aprovado no Flu, isso que deveria ter sido feito há muito tempo, e poderíamos ter tido outros resultados bem melhores.
    (20/07/200)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  2. Parem as máquinas! Rufem os tambores!,,,

    Explosão tricolor informando que jorge jesus quer gilbertovich no benfica!!!
    MB! Não perca tempo meu caro, venda o gajo!!
    O JJ perdeu alguns pontinhos comigo….
    ST

  3. O Fluminense quitou hoje 50% dos direitos de imagem dos atletas, referente ao mês de fevereiro. Para não haver dúvida: estamos no fim de julho (JULHO) e foi pago a metade dos direitos de imagem dos atletas de fevereiro (FEVEREIRO).
    Ao retribuir trabalhadores com a esmola da cesta básica, dádiva que se oferece apenas às pessoas famélicas, e quitando metade dos direitos com o atraso de cinco meses, emerge a evidência inafastável e cruel de que o Fluminense ainda não achou caminho algum capaz de lhe salvar.
    Que vergonha, PQP!

  4. A instituição Fluminense ainda continua de pé vivendo ainda do seu passado glorioso.

    O triste é saber que existem os que querem ainda manter essa essa estrutura de poder aliado os vários problemas extra campo e também dentro dele onde mostram por si só como é raro a torcida ver a sala de troféus ser renovada com a entrada de um título que foi conquistado.

    O Fluminense nos últimos tempos tem se especializado em trazer ex jogador que fica parecendo aqueles clubes pequenos que fazem contratos curtos para campeonatos regionais e ali explorar via marketing o nome dele.

    Olha o preço que está custando ao Fluminense.

    E a insistência com o treinador que é o Odair?

    Podemos aqui relembrar vários treinadores escolhidos em tempos passados e o que eles causaram de estragos no futebol do Fluminense não está escrito no gibi. O drurys foi um deles.

    As diversas contratações não ficam para trás e muitos desses jogadores nem deveriam vestir a camisa tricolor e muitas das vezes, querem fazer sua independência financeira processando o Fluminense.

    Nem cito alguns processos como a aberração pedida pelo Pedro contra o Fluminense que o projetou para o futebol….

    Como diz o canhota, ler e ouvir as entrevistas que o MB e o Angione sobre algumas questões envolvendo jogador e treinador para o Fluminense “é dose para mamute”.

    1. Caro Was Luiz, quanto a renovação na sala de troféus, acho que toda torcida tricolor concorda.
      Importante lembrar que o passado grandioso do Fluminense, registra vitórias épicas, conquistas retumbantes etc. Também registra na década de 60, alcunha de ‘TIMINHO’ um presente da mídia esportiva, pq o clube NÃO tinha dinheiro para montar o seu elenco, valendo-se de jogadores desconhecidos. Detalhe: o timinho ganhou tudo, foi base para seleção e ajudou a formar o passado glorioso.
      Na década de 70, sem dinheiro, o presidente Horta, para montar o time, valeu-se do famoso troca troca. Detalhe: dessa feita, ganhou da mídia esportiva alcunha de ‘MÁQUINA’ time vencedor, ajudou formar o passado glorioso.
      Década de 80, mais uma vez, sem dinheiro para formar o time, o Flu vai buscar jogadores desconhecidos pelo Brasil, Aldo, Duílio, Branco, Jandir, Leomir, Renê, o casal 20, Tato, e no exterior o Romerito. Timaço… conquistas: tri carioca, brasileiro etc. Também ajudou formar passado glorioso. Mas, por vezes víamos e ouvíamos o nosso grande craque Romerito, cobrando dinheiro.
      Década de 90, de novo, sem dinheiro, o Fluminense contrata o ex jogador Renato Gaúcho, q banca, literalmente, do seu bolso o clube, faz gol de barriga e nos dá um título, depois de 10 anos de jejum! Sim, ajudou a formar o passado glorioso do time, como escreveu o momento mais triste…vem aí a série de rebaixamentos! Caímos 2 X na série A, caímos na série B, disputamos e vencemos a série C.
      Século XXI, ano 2000, Was Luiz, continuamos sem ter dinheiro, o nosso time era uma colcha de retalhos! Até chegar a Unimed, q nos bancou. Detalhe: no modelo de parceria, o Fluminense não conseguia honrar a sua parte, tb por falta de dinheiro! A Unimed quebrou… e o Flu voltou aos anos 60, tentando formar outro Timinho!
      A coisa não está pior graças a Xerém.
      Was Luiz, com sinceridade, qual é o jogador com vinte e poucos anos q o Fluminense pode contratar? Do futebol equatoriano, trouxe 2, e não pagou!
      Alguém vai dizer: mas comprou o Robinho por 7 milhões de reais, sim, é verdade. Detalhe: comprou e não pagou! E o Richard? Chegou de grátis…e o Ibanez? e o Richarlyson? Quanto o Flu lucrou?
      Já chegamos a 36 mil sócio torcedor?

      1. Complementando: pq o canhota não vem ajudar o Fluminense? O saudoso Nilton Santos, cansado dos insucessos do Botafogo, deixou de cornetar e foi ajudar o Fogão.
        Idem o Roberto Dinamite, no Vasco, o Zico no Flamengo.
        Resposta: pq o canhota, é um mixto de camaleão e boquirroto! Veja o q ele disse antes do Fla x Flu, final do turno! Veja o q ele disse qdo o Flu conquistou o turno! Veja o q ele disse antes do primeiro jogo da final! Veja o q ele disse depois do jogo! Festival de incoerência, verdadeiro camaleão/boquirroto.
        Em tempo: o MB tá no clube tentando arrumar; o Paulo Angioni, está a km e km de distância de todos nós. Está na função a anos. É um vencedor!

        1. Vc tem razão em quase tudo, exceto que Zico ajudou o flargh. Só se enquanto era jogador. Como diretor foi contratado com um salário astronômico e terminou expulso por fazer muita, muita mesmo, cruzeta na negociação de jogadores. Foram tantas cruzetas que o pessoal do flarg, especialistas no assunto, não toleraram a avalanche

  5. O Flu esta condenado a falir, ja arrecada pouco e de tempos em tempos ainda surgem jogadores mercenarios para aciona-lo na Justiça por dividas passadas. Dessa vez sao Jean, V( F))alencia e outros mais.Parece que ha um conluio entre empresarios, jogadores e dirigentes para fazerem contratos suspeitos que dao brecha la na frente para indenizaçoes milionarias com juros e correçao monetaria.Quando esta sangria desatada ira acabar, fala ahe Juca !

    Mudando de assunto , infelizmente caminhamos para 100 MIL MORTOS pelo covid 19, o SEMEADOR DE JOIO , aquele que vomitou expressoes tipo: ” e uma gripezinha ” , ” todos nos vamos morrer um dia “, ” sou Messias mas nao sou santo ” e o grotesco ” E DAI ” achou que ” fazendo arminha ” as coisas talvez melhorassem e se colocasse milico no ministerio da saude o virus sairia correndo.
    Enquanto isto o povao coitado vai CONTINUAR SEGURANDO o rojao e outros continuarao a mascar cloroquina com capim para ver se salvam .
    Brindo voces com esse balanço dançante que tem esse tema, do grande All Downing , prestem atençao no banjo, tempo bom da soul musica ,tempo que Ajuju ainda nao havia sido lobotomizada.
    Creio que o ilustre Goncere deva gostar..

    https://www.youtube.com/watch?v=4NKw3hiEszU

    1. A expressão ‘gripezinha’, é de autoria do Luladrão, por ocasião da pandemia H1 N1.
      A propósito, quantas pessoas morrem de fome no Brasil, Tim??

      1. O que mais se soube foi gente que só pegou uma gripezinha mesmo, pois saiu de letra logo depois e nem deu bolas para mais nada.

        Alguns “famosos”, alguns políticos, ou anônimos pegaram só a gripezinha que muitas outras pessoas pegaram, logo se curaram, mas o pessoal da estatística mantém os nomes delas como infectadas ainda já que ninguém vai lá pedir para tirar seu nome, nem os técnicos do Poder Público vão atrás deles para fazer isso.

        Mas foi o sábio STF que tomou a chefia do governo federal e deu para governadores e prefeitos agirem como quisessem para enfrentar o vírus chinês, e os que foram fechando tudo logo é que viram seus estados e municípios explodirem com essa peste. Ao governo federal, só coube entornar dinheiro nos cofres desses executivos, e já se está sabendo o que alguns fizeram com boa parte dessa grana toda.

        Mas a verdade é que prefeitos e governados, vários já estão gostando do general intendente no MS, porque é cargo de quem sabe gerir, fazer logística, dar ordens, e fazer a coisa andar no ritmo que tem que ser. Médico não aprende administração.

        Mas uma imprensa canalha tomou essa tragédia para fazer política de terra arrasada só para tentar destruir um governo que estancou a roubalheira da qual ela também levou a sua parte.
        (20/07/20)
        +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    2. Devo reconhecer que você tem um enorme talento para mentir e escrever idiotices e que é fantástica a capacidade de sua cabeça em conter tanto excremento

    3. Tim Maia, isso aí acima é a mais pura covardia.
      Começa falando (baboseiras) sobre o Flu para obter atenção do leitor. Então, sub repticiamente, entra na politica, desancando com a figura do Presidente da República, eleito por 57 milhões de votos e Presidente de fato e de direito.
      Este mesmo Presidente que tenta tirar o país da lama de corrupção descarada que o sapo barbudo e a líder de seu harém político implantaram nos mais de 12 anos de (des)governo.
      Fala sério, cara.
      Ponha seu nome verdadeiro aí, e crie coragem para mandar um papo reto, mesmo sobre política, que seja, e se a moderação assim o permitir.
      Você mudou muito, cara. E para pior !
      Está ‘usando’ algo mais forte ?

        1. Se preferir a OMS, tem aí
          Se não gostar nem do MS/SUS e nem da OMS, segue a receita do Bolsonaro.

          ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Tratamento da malária grave
          e complicada: guia de condutas práticas. 2. ed. Brasília: Gráfica e
          Editora Brasil, 2000. 60 p. Versão adaptada para a língua portuguesa.

          WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidelines for the treatment of
          malaria. Geneva, 2006. 256 p. (WHO/HTM/MAL/ 2006.1108).

          1. Tome sua cloroquina na boa, com mel , whisky, boldo ou qualquer outra coisa que o palhaço ou um daqueles aspones sem qualificação disser. E que aliás, ultimamente nem produzir mentiras que era o que faziam bem , eles conseguem mais.

  6. Há uma lista de jovens prontinhos para o profissional.
    Se vão vingar, se vão arrebentar, se serão craques ou não, …… só o tempo dirá.
    Então, vejamos estas ONZE jovens promessas :

    Pitaluga – goleiro.
    Calegari – LD e Vol.
    Luan – Zaga.
    Martinelli – LE.
    André – Vol.
    Wallace – Vol.
    Miguel – Meia.
    Fernando Pacheco – Meia atacante.
    Luiz Henrique – Atacante.
    Caio Paulista – Atacante.
    Evanilson – Centroavante.

    Se desta lista não despontarem quatro ou cinco ótimos profissionais, será o caso de passar a régua no trabalho em Xerém e começar tudo novamente.

    Eu acredito, turminha !
    Aproveitaria TODOS ESTES no profissionais e levantaria âncora da barca com outros onze, retirados do atual elenco de profissionais.

    1. O que e eu prepararia no período pré-Brasileirão :
      ……………..Muriel
      Calegari – Nino – Ferraz – Martinelli
      Hudson – Yago Felipe – Dodi
      …………… Miguel
      Evanilson ……. Fernando Pacheco

      1. Se, no dia do jogo, o Nino sofresse uma contusão leve mais não pode jogar, e o Ferraz sofresse uma indisposição, quem você tiraria da manga para suprir o
        miolo da zaga, Amaury?
        (19/07/20)
        dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

        1. Pô, assim também não !
          Se fosse apenas um, eu entraria com o Yuri na 4ª zaga. Mas, se v. insistir na contusão dos dois, eu poria o Frazan e o Yuri.

  7. PCA, segura essa!!

    Eu NÃO acredito!

    “A mobilização da torcida do Fluminense para angariar novos sócios está correndo contra o tempo para bater a primeira meta estipulada da campanha. De acordo com o grupo organizador, a ação “É Pelo Flu” tem o objetivo de alcançar 36 mil sócios até o próximo dia 21, quando o Tricolor completará 118 anos”.

    Quero ver…kkk – faltando 3 dias!! NÃO acredito em associação de 2.869 novos sócios.
    Atenção torcida tricolor!! Prova q estou errado.

  8. Vejam esta pérola da literatura erudita portuguesa, lançada pelo membro da ABL, nosso Diretor de Futebol, sr. dr. PHD em Literatura, Paulo Angioni :

    ” Angioni sobre Jesus: “ O melhor é aquele que ganha, mas nem sempre quem ganha é o melhor” “.

    Parem este bonde que eu quero saltar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Mas, como é seguidor daquela senhora que explicou que 30% não é 30%, é 7% de 30%, que é igual a 30% de 30%, ou seja, é 9% de 25%, está tudo muito claro para os que pegaram madeirada em 2018 e vão pegar, de novo, em 2022.

      1. Bem, eu não achei nada de mais no pensamento do Xará, Amaury.
        É mesma coisa que dizer: o time tal ganhou, e foi o melhor do torneio, mas todo mundo sabendo que havia times bem melhores nesse evento.
        Um jogador foi o artilheiro da competição, mas não era o cracaço.

        Mas, respondendo ao ONI, aí em cima, eu não vejo uma informação séria de como se associar, como pagar, em boleto bancário, se na conta corrente, no cartão,. como pagar isso sem complicações, com absoluta segurança?
        Eu não vejo, nunca vi o Fluminense em “campo” atrás dessa filiação dos seus torcedores. Parece até que esnoba essa merreca que o torcedor colocar lá no caixa dele. .
        (18/07/20)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    2. É uma charada, Amaury, tipo assim: entrega para o portuga o time do Bangu (com todo respeito) e vamos ver se será campeão!!
      Em tempo: pode ser o time do Fluminense. Hahaha o Angioni sabe muito.

      1. Mas, ora bolas, meus amigos PCA e Marmund.
        É claro que nem sempre ganha o melhor. Claro que não.
        Acontece que ele começa com esta AFIRMATIVA :

        ” O melhor é aquele que ganha !”
        Para logo em seguida entrar em contradição :

        Mas nem sempre quem ganha é o melhor.

        Mais ou menos a mesma coisa que dizer ” dois mais dois são quatro, mas nem sempre dois mais dois são quatro “.

        Coisa de doido !

    3. Amaury! O que ele quis dizer é que: “nem sempre o melhor é o que ganha”. Mas no futebol, quando você tem o melhor time e o melhor técnico, vai acontecer o que estava acontecendo com o Flamengo. O que se passa no Fluminense é um monte de equívocos, principalmente no departamento de futebol que tem pessoas como este senhor comandando. Deveriam contratar um profissional inteligente e gabaritado para o cargo.

      Abraços.

      1. Juarez, o equívoco do Fluminense, tem nome e sobrenome, NÃO é Paulo Angioni, é a ausência eterna de dinheiro, grana. Nas últimas quatro décadas, o Fluminense formou dois grandes times, década de 80, com Romerito, casal 20 e cia., nos anos 2000, com a Unimed.
        Detalhe: lembra do Romerito cobrando do Fluminense o seu dinheiro? Lembra do jogador Renato Gaúcho, pagando do próprio bolso, salário aos jogadores e funcionários?
        Lembra que só tivemos o patrocínio da Unimed, pq o Celso Barros é torcedor tricolor?
        Lembra q só temos CT, pq o Pedro Antônio, antecipou/emprestou grana, e o Fluminense ainda não quitou?
        O problema do Fluminense é falta de dinheiro, ainda bem que existe Xerém.
        Como é q é, já alcançamos 36 mil sócio torcedor??

        1. A falta de dinheiro da Instituição ou a sobra de dinheiro dos mentores das gestões? O que não entendo é que mesmo o Fluminense não tendo dinheiro, muitos saem no tapa para se candidatarem e serem presidente do Clube. Compra e venda de jogadores de futebol envolve muito dinheiro. Põe dinheiro nisso! Lembra do Diego Souza, da Base do Fluminense? Que se transferiu do Sport para o São Paulo, pelo valor de 5 milhões, o Clube só ficou com 1 milhão. É a estória que foi contada.

          Abraços.

          1. Selecionei interstício de 40 anos, Juarez, será que todos gestores do Fluminense, nos 40 anos, são os únicos culpados pela situação calamitosa do clube? Juarez, foi nos anos 60 q o Flu, ganhou o apelido de TIMINHO! Sabe o pq? Porque não tinha dinheiro para montar um time, sequer pagava às lavadeiras para lavar o uniforme!
            Juarez, sabe pq o Francisco Horta, anos 70, inventou o ‘troca troca’? Porque o Fluminense não tinha dinheiro para montar um time.
            Isto posto, agora, o interstício é de 60 anos, 1960 até 2020, Juarez, o meu voto é seu para ser o próximo presidente do Fluminense.
            Tenho certeza q vc
            vai levar ‘a mensagem ao Garcia’.

      2. Entendo, caro amigo, entendo !
        Isso é o que ele quis dizer.
        Mas …… o que ele de fato DISSE …. começou por uma afirmativa de que ” o melhor É AQUELE QUE GANHA “, para depois ficar correndo atrás do rabo, contrariando com o ” NEM SEMPRE QUEM GANHA É O MELHOR “.
        Ele pisou na bola feio, meu caro.
        Apontei o fato porque estes caras são formadores de opinião, e se todos aceitarem estes imbróglios passivamente nosso idioma enquanto comunicação vai para o brejo.
        Já nos bastou o ‘lazarones’ do passado, lembra-se ?
        E o inglês do Joel Santana com o ” I river of you “, querendo dizer (tal como o Angioni) ‘ Eu rio de você ‘.
        Ou o Abel com o famoso ‘ Melhor perder por 1×0 do que empatar por 1×1 “.

  9. Assim não há quem aguente !
    Vejam as ‘dívidas’ que surgiram esta semana, contra o Flu :

    ° Caixa Econômica – penhora de R$ 8,7 mm.
    ° Valencia (volante) – 1,8 mm.
    º Matheus Norton + Matheus Gonçalves – 1,2 mm.

    Só destas três, cerca de R$ 11 milhões. Em uma semana, largam estas dinamites no colo do Mário.

    E seguimos pagando para jogar (deficit de R$ 2 mm no carioquim), sendo processados pela FERJ e coisas mais.

    Estamos, decididamente, fazendo água e com a quilha já afundando.

    Brincadeira !

    1. Ah, e temos mais R$ 3,7 milhões devidos à Unimed, segundo a Justiça, por conta da venda do Jean.
      Assim, chegamos a cerca de R$ 15 milhões só esta semana.
      Não há empreendimento que resista a isso !

  10. Pois é, pois é Amaury e Marcelo Offredi, pintou mais um pedido de penhora contra o Flu, dessa vez, o credor é Caixa Econômica, o imbróglio data de 2003.
    Ou a torcida assume o Fluminense, ou …sei não, turminha!

    1. Caminhamos celeremente para o brejo, onde faremos companhia (com todo respeito a esses) ao América, Bangu, Madureira, Canto do Rio, Olaria, Bonsucesso, e outros mais.

      1. Essa é a elite do brejo, a serie A, aqueles que tem a merda na altura do queixo
        mas nessa sequencia de esqueletos redivivos, pode pintar uma serie B do brejo.

        O Conselho Deliberativo do Flu é tão util quanto o STF

  11. Pois é.
    Eu continuo querendo ver essa proposta para sócios torcedores do Flu bem explícita por parte do clube. Bem agressiva.

    Vejo uma no NetFlu que diz: 33.121 sócios adimplentes. Embaixo, pede nome e e-mail, Seja Sócio, e “prometemos não utilizar suas informações de contato para evitar qualquer tipo de SPAM”
    Ora, ora, ora, isso é o Fluminense que está fazendo ou quem?
    Alguém explique isso, porque, assim, não vejo interesse do Fluminense em conquistar sócios, pô.

    Estou vendo, agora, a Caixa pegando pesado com o clube por questões de dívidas.
    Como vai acabar esse martírio do Flu?
    (17/07/20)
    ??????????????????????????????????????????????????????????????

    1. PCA, o martírio é muito simples de responder: gestor honesto, competente e torcedor presente. Não existe milagre!
      No Palmeiras, o Paulo Nobre, presidente ricaço, tentou, tentou, NÃO teve resultado positivo.
      Colocou do próprio bolso 200 milhões, estancou as penhoras, o torcedor chegou junto e as coisas aconteceram.
      Trouxe o patrocínio da CREFISA, pegou os seus 200 milhões de volta, arrumou a casa e caiu fora.
      O Palmeiras tem mais de 100 sócio torcedor. E o nosso Flu 33 mil. Pode isso, PCA??

      1. Pois é, aqui o Pedro Antonio resolveu tirar do bolso, arregaçar as mangas e trabalhar,

        e foi escorraçado pelos dirigentes que sacaram a fundo perdido.

  12. STT.

    Escrevi aqui que o técnico do Flamengo estaria de saída para o Benfica, o que se confirmou. Gostaria que o Odair aprendesse e aproveitasse pelo menos uma lição do Portuga: colocar um meia como volante. Esquecer essa coisa ridícula de três atacantes com um centroavante e dois pontas, em todos os jogos os atacantes ficam um longe do outro. Tem que jogar com dois meias e dois atacantes, o Flamengo joga assim, ou jogava. A grande diferencia entre o Flamengo e os outros times, é o segundo volante e os laterais, estão acima da média. O Gerson também deve ir embora (Benfica), um meia com alguma qualidade que virou o melhor volante do Brasil. Aprenda Odair! Ainda tem tempo.

    Saudações Tricolores.

  13. Insisto em um ponto :
    ° Se cada um dos 500 mil tricolores inscritos no FluTV do Youtube contribuísse – cada um – com uma assinatura de apenas R$ 9,90 por mês no Sócio Futebol teríamos uma receita adicional de algo como R$ 5 MILHÕES por mês, turminha.
    Pô, é o preço de um picolé POR MÊS.
    Vamos fazer o Fluzão ainda melhor ?

    1. Exatamente, Amaury.
      Alguém precisa explicar o comportamento do nosso torcedor. Sinistro, muito sinistro! Veja, vamos tomar como base o nosso querido Terno e Gravatinha, o Fluminense vence, a coluna do blog, quando muito, chega a ter 30 comentários, inclusive, alguns desdenhando do adversário; o Fluminense empata e/ou perde, Jesus! Deus do céu, chove comentários na coluna 300 esculhambando o Fluminense.
      Amaury, o time de 80, tri carioca, campeão brasileiro é sempre lembrado como exemplo de um Flu gigante, lembra como foi formado o time? Aldo, Duílio, Vica, Branco, Jandir, Leomir, Renê, Romerito, o casal 20, Tato e cia., Chegaram ao Flu no 0800, (grátis) hoje, não é mais possível formar um time SEM grana.
      Sim, é verdade q tivemos um patrocínio forte, Unimed, anos 2000, mas, graças a HUM torcedor tricolor, refiro-me ao Dr. Celso Barros.
      Amaury, alguma dúvida quanto a escolha do Fluminense, pela Unimed, não fosse o Dr. Celso nosso torcedor?
      Amaury, cadê o nosso torcedor?
      Amaury, quem ama cuida!!
      Amaury, o Vasco tá na merda, bastou uma campanha junto aos seus torcedores, e… já são180 mil.
      E nós?
      Amaury, quando foi que a torcida do Flamengo passou a nossa?
      O q de fato aconteceu? Milhares dos nossos migraram para eles? Viraram a folha?
      Vamos ficar aguardando q apareça + 1 mecenas?
      Vamos aguardar Harry Potter, Aladim?
      Enquanto isso, o nosso dileto amiguinho Nando, fica
      dando chilique com problemas na calcinha de bolinha amarelinha!!

    2. Amaury, tem gente que não paga mais que 5,00 num picolé

      nesse caso o cara poderia contribuir com 02 picolés, ou é um pacote fechado?

    3. Amaury, tem gente que paga vários dólares por uma garrafa de vinho, mas não dá um real para os dirigentes que aparecem no Flu. A atitude de um Tricolor em relação aos dirigentes, é a mesma de um cachorro na proa de uma canoa. Desconfiado!

  14. ” Não vencemos, mas jogamos bem, de igual para igual “.
    ” Perdemos, mas criamos várias oportunidades de gol, como as duas do M Paulo “.
    ” Nosso time está crescendo estruturalmente, taticamente “.

    Afirmações como estas (feitas pelo técnico) é o que mais me preocupa.
    Significa a manutenção do atual estado de coisas, que só uma tragédia mudará.
    E de tragédias estamos cansados ! Todos nós estamos cansados de falácias !

    Sujeita a chuvas e trovoadas, minha impressão sobre nosso elenco é a seguinte :
    Teríamos 15 – isso mesmo, apenas 15 – jogadores que poderão ser úteis no BRão, sendo que grande parte deles para o banco de reservas.
    Seriam eles :
    Goleiros – Muriel e Marcos Felipe.
    Zagueiros de área – Nino e Ferraz.
    Laterais direitos – Gilberto, para a reserva de algum bom futuro contratado.
    Laterais esquerdos – nenhum.
    Volantes – Hudson, Yago Felipe e Dodi.
    Meias – Nenê, Marcos Paulo, Miguel e Michel Araujo.
    Atacantes – Evanilson, Fernando Pacheco e Caio Paulista.
    Obs 1 – Os demais que não estão nesta lista … em direção à Tesouraria, maaarche !
    Obs 2 – Iiso não considera jovens de Xerém que serão promovidos ao elenco.

    Assim sendo, considerando Xerém+novas contratações, precisaríamos de 15 bons
    jogadores para completar um elenco de 30 nomes em condições de disputar o BR
    com dignidade.

    Mas, considerando que TODO DIA o Net Flu aparece com algum ex-jogador a quem devemos milhões de Reais cobrados pela justiça, fica muito difícil, muito difícil mesmo, esperar alguma coisa de bom para 2020.
    Especialmente porque o técnico acha que ” está tudo bom, tudo muito bem “.

    1. Exatamente Amaury.
      Agora o jogador da vez é o volante valência. Quase 2 milhões de reais com juros e correção.
      14 ou 13 lugar, ai vamos nós novamente no brasileirão, lutando pela última vaga da sula. É desistimulante.

  15. Ficar aqui procurando entender qual o propósito e o objetivo do futebol profissional do Fluminense é chover no molhado.

    O elenco formado só pelos nomes de alguns como Nenê e outros era para ser forte na medida que muitos deles só estão aí para fazer número já que a idade está pesando e a direção que montou o elenco deve usar venda nos olhos que não observa isso.

    Aí perguntam sobre a base servir o elenco principal e quantos foram o que realmente vieram a ter um bom aproveitamento se precocemente são vendidos ou nem vem sendo utilizados com alguma constância?

    A direção compra briga com FERJ e sai perdendo dentro e fora de campo, pois nem um título consegue mais levantar.

    Antes havia no futebol nacional Clubes com sua importância como Coritiba, Portuguesa SP, América RJ, Bangu, etc.

    O que são hoje eles???

    E a posição do Fluminense nos últimos anos é diferente?

    Muitos não aceitam a realidade do que as más gestões fizeram e não são responsabilizados exemplo é o processo movido pela UNIMED pela venda do Jean.

    E sendo assim, mais um brasileiro vem aí para o Fluminense e será mais do mesmo.

    A sobrevivência na Copa do Brasil está na UTI.

    E vamos de Odair treinador para ser a cereja do bolo com as bênçãos do MB.

    1. Portuguesa, Coritiba, America.. Estamos a milimitros de nos tornarmos um deles… Tem quem acredite que o fato de termos 4 títulos nacionais + 1 C. Brasil nos impeça de nos tornarmos um desses…

  16. Precisamos de reforços para o segundo semestre.
    Barca de saida imediata:
    Gilbertovich
    Egidio
    Caio paulistinha
    Orinho
    Gansono
    Yuri gagarin

    Precisamos de tudo, dois laterais, meias, atacantes….

    Ah, e técnico novo.

    ST

    1. Caro Andrei, permita-me opinar.
      Gilberto – é um jogador muito dedicado, que tem características de ala, e não de lateral. Caberia ao técnico treinar um dos volantes para cobrir-lhe a retaguarda. Mas, eu não dispensaria ele , não !.
      Caio Paulista – Este rapaz tem qualidades. Bom futebol, muito veloz e com um físico privilegiado. Muito jovem, ainda pode ‘explodir’, no bom sentido, claro.
      Com o resto eu concordo, ressaltando que ainda há muita gente para entrar nesta barca, onde eu incluiria o Fred e o Digão.

      1. O Digão com certeza, mas o Fred deveria assumir o lugar do M.Bitencourt

        assim teriamos um presidente que entende de futebol, de contratos e distratos, atuando do lado do clube. E poderiamos ter um centroavante ainda na ativa. Uma mudança tatica, caseira.

      2. Permissão concedida! Rs.
        Rapaz, o gilberto para mim é candidato favorito ao pior lateral da história do time.
        Não marca, não avança, erra passes demais e não sabe cruzar. Um desastre.
        Caio paulista está usando o flu como trampolim, é sério candidato em ser mais um a processar o clube mais para frente.
        Concordo com Digão e don fredon, não encaixam mais no time.
        Mas sabemos que vamos com estas barangas mesmo.
        Que fase….

        ST

  17. É deprimente o Fluminense em duas finais Contra flamengo, Conseguir perder os 4 jogos. E o pior, Com técnicos horrorosos, Como Abel e Odair. Antes tínhamos orgulho de sermos os maiores vencedores do Estadual, Agora nós vamos perder a hegemonia de ter ganhado mais em finais. O Flu não pode em hipotese alguma enfrentar mais o Fla em finais enquanto não tiver um time para realmente bater neles. Temos que fugir deles daqui pra frente em finais.

  18. Depois do ultimo jogo onde fomos muito bem a torcida tinha esperanças de um bom resultado porem foi pura ilusao. A lamentar as duas otimas chances perdidas pelo jovem Marcos Paulo que de repente poderiam mudar a historia do jogo.
    Segundo tempo horroroso, nao criamos nenhuma jogada, Nene matava todas as jogadas no ataque com sua habitual lentidao e mania de prender a bola e por incivel que pareça ficou em campo ate o final, esse treinador e uma bosta.
    Tive a impressao que nos e que tinhamos a vantagem do empate tal a apatia, covardia mostrada em campo.Mais uma vez o tecnico prejudica o time com substituiçoes erradas e tardias, a insistencia com Ganso e com o extremamente fominha Caio e muito estranha, enquanto isto o Miguel continua marginalizado pelo tecnico retranqueiro.
    Vi o Inter com este mesmo tecnico jogar covardemente fora dos seus dominios , jogando por uma bola contra Atletico PR e Flamengo em duas semifinais de Copa do Brasil e Libertadores em ambos ser derrotado e ser eliminado no Beira Rio.
    O juiz careca parou em demasia o jogo por diversas vezes na maioria a favor do urubu.
    Vamos decidir nossa vaga na Copa do Brasil contra o Figueirense , eles jogam pelo empate, espero que ate la o tecnico mude seus conceitos ou vai entrar com os coroas e o3 volantes novamente ?
    EU NAO ME ILUDO MAIS com Egidio, Gilberto, Odair Hell, Nene , Ganso, 03 volantes, rifaçao de bola, etc.

  19. Não penso que foi achado um caminho.
    Tenho certeza que existe um caminho.
    Como o MB já disse que está “casado” com o treinador, que só sabe jogar do meio campo pra trás, o caminho existente nunca será trilhado por esse time.
    Os jogadores mostraram que tem um caminho, vi que mesmo com suas parcas possibilidades técnicas, jogaram até melhor que o melhor time do Brasil, mas esbarraram na falta de opção, do meio pra frente. E não foi por falta de jogadores, mas por falta de conhecimento técnico do treinador. Treinador que focou mais em não perder novamente, para o time treinado pelo portuga, do que em tentar ser campeão. O título foi perdido por vários motivos, mas essa falta de técnica e ambição, misturadas com covardia, ajudaram muito o outro a ganhar esse título ontem, sem muito esforço.
    O clube está sem dinheiro, toda oportunidade que o MB tem, fala disso. Não entendo porque manter um elenco recheado de jogadores que não agregam absolutamente nada, à possibilidade de fazer um campeonato minimamente decente e competitivo. Estes três jogos serviram pra mostrar os que devem, e os que não devem seguir no clube.
    Ainda tem tempo.

    1. Você tem toda razão, José Raimundo, como pode o Odair perder DOIS gols feitos? Aliás, no penúltimo jogo, quando estava 1a1, também perdeu.
      Em tempo: tem q avisar ao MB, q NÃO ter dinheiro, é situação CATIVA do Fluminense. Pergunta para Romerito, como era a coisa nos anos 80?

  20. Um treinador que após a volta, em 6 jogos não conseguiu ganhar um sequer, que em 6 jogos seu time fez 2 gols, achar que está no caminho certo, só pode ser piada.
    Dizer que ontem jogamos de igual para igual e que em determinados momentos fomos superiores, é brincadeira.
    Mais um ano brigando para não cair.
    Mário, temos quase 23 dias até o próximo jogo, manda esse Odair embora e contrata um treinador descente.

    1. Compreendo a sua crítica, Fluto, estamos no mesmo barco! Contudo, temos q dar ao Fluminense os meios!
      Veja, sequer temos 34 mil sócio torcedor! E olha, até poucos dias só tinhamos 25 mil.
      Enquanto isso, o Vasco, na maior seca de time, soma 180 mil S.T.
      Quem gosta, cuida! Aliás, nesse sentido, o torcedor mulambo é imbatível! Né não?

  21. Provavelmente, os jogadores do Flu, ontem, foram informados pela comissão técnica que o empate daria o título ao tricolor, e eles entraram com essa ideia na cabeça, e deu pra ver que o Muriel já fazia cera para devolver tiro de meta logo no início, jogadores caindo por trombadinhas bobas, ninguém apertava a marcação neles, nem vendo que eles começaram em cima da nossa defesa.

    Foi revoltante ver o time encurralado, chutando para onde dava pra se livrar da bola, errando passes ao ver adversário chegando, ninguém com capacidade e sangue frio de tocar a bola, deslocar-se para facilitar isso, dar um drible para limpar o adversário da frente, e só vendo os adversários jogarem.

    Mas esse joguinho desse jeito de ontem, bola pra frente sem saber o destino certo dela, era exigido por grande parte da torcida que tinha horror de ver o time sair tocando, não queria ver isso na defesa nem no meio-campo, e queria bola pra frente desde que fosse tirada dali da zaga.
    Então, o time voltou a fazer isso já faz tempo, para felicidade de muita gente, o goleiro não mais sai jogando com os seus, pega bola e dá um chutão nela que cai invariavelmente no domínio do adversário. Tá aí, o que alguns queriam.

    Aquele toque de bola que nossa defesa andou fazendo era bom e assustava adversários, que ficavam perdidos sem saber o que fazer na nossa intermediária, bolas chegavam redondinhas nos atacantes, que perderam gols embaixo das traves, e a culpa caia sobre a defesa e sobre o toque de bola em jogos que o time poderia ter saído no primeiro tempo com o jogo já bem ganho. Acrescento, ainda, que no tempo do toque de bola, nunca vi o time ser miseravelmente encurralado como foi ontem.

    Ainda estou a pensar como o time se portou bem nos dois jogos anteriores, muito melhor do que muitos esperavam, mas fez aquilo ontem, em que parecia um grupo que nunca se viu, que ninguém sabia o nome dos colegas, onde muitos nunca brincaram de bola na vida. .
    (16/07/20)
    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaiiii!

  22. Poizézézézézézézé!
    Farei um comentário mais longo e realista, ao contrário dos q faço sempre q o Fluminense perde pra esse lixo… e sem nenhum sentimento de ressaca, pois o resultado foi o que todos ‘já sabiam’

    Antes do primeiro dos 3 jogos contra o framerda, perguntei a um amigo, de onde vinha tanta arrogância por parte deles, visto que, nem na época do supertime de Zico e cia. se via isso.
    Ele matou a charada: – Fácil! Nos tempos antigos, todos os times tinham grandes elencos, até Bangu, América, etc…
    Hj não dá, o flamengo sobra.
    É exatamente isso! O flamengo está longe de ser imbatível, mas no Brasil não tem pra ninguém. Só perde pra ele mesmo.

    Quanto ao Fluminense, vai mais uma vez lutar pra não cair. Verifiquem a tabela do brasileiro…faz no máximo 10 pontos nas primeiras 10 rodadas…1 por jogo.
    Esse time se acostumou a perder, não é de hj.
    Me desculpe o João, mas eu discordo inteiramente dessa coluna de hj. No Facebook os caras estão curtindo e falando q jogaram o suficiente (30% do que sabem) e o Flu jogou 110%.
    Um time com veteranos enganadores como Egídio (todos sabiam), Ganso, Matheus Ferraz (é piada o Flu considerar esse zagueiro de 35 anos um grande jogador. Com todo respeito ao ser humano, olhem o currículo dele).

    Enfim, a grande realidade é que Flu , Vasco e Botafogo são os 3 patetas do futebol carioca atual … vão se revezar por muitos anos pra ver quem será vice e fazer os torcedores de palhaços. https://uploads.disquscdn.com/images/826eefeaf20b4cfd3c16fad5d8a3deb10fd951a39173b0e11717b14a26d5f352.jpg

    P.S.: Eu vou me afastar um pouco do futebol…essa torcida tricolor pós Flu ócio, é muito passiva e acomodada pro meu gosto. Sugiro que se crie a Flu barata e que tenha os ilustres torcedores ‘tanto faz, tanto fez’ Ovni e PCA como presidente e patrono, respectivamente.

    1. Nando…seus comentários são invariavelmente leves e com pitadas de humor…sua presença por aqui é importante ( pra mim é)como também os comentários do Amaury são relevantes….
      Nosso time deixou de ser Gigante isso é fato… tornou-se um time nota 5. Ou seja só participa !!!
      Abraço.

      1. Valeu Nelson! Tem muita gente boa aqui…Amaury, Tim, ajurica, Marcelo, J. Raimundo, Guilherme, Juarez, Nelson, … O blog do João é uma seleção.
        Só PCA que conhece muito de filmes, mas não sabe nada de futebol, e Oni que é um lunático completo que quer q a torcida aplauda os sucessivos vexames, é que destoam um pouco. São representantes da geração acomodada e ‘tanto faz tanto fez’, que a Flu ócio , ‘abade’, Peter Pan e agora o Mário transformaram o Flu. Infelizmente o Fluminense NUNCA mais ganhará um título de expressão com essa mentalidade, e pior… perderá também a hegemonia de títulos em decisões contra o framerda, e essas Alices acharão ‘normal’…

    2. Poi sé mané.
      No seu segundo parágrafo, você já demonstra todo o seu “conhecimento” sobre o futebol carioca e brasileiro. porque precisou seu amigo lhe dizer uma coisa lógica que todo torcedor de futebol tem que saber, isso que eu já disse várias vezes neste blog para você e quem mais quis ver.

      Naqueles tempos, um Maracanã lotado num clássico entre os quatro grande, e até contra Bangu e América, a divisão da renda dava para pagar o salário do mês aos jogadores e ainda sobrava para contratações boas que aparecessem, e outras coisinhas mais. .

      Então, não force muito seu cérebro, porque pode sair fumaça, e comece a pensar nisso que seu colega disse, que eu já disse há milhares de anos, “por que os nossos clubes não conseguem mais formar grandes elencos”?. Aí, dirão que o Flamengo formou um timaço, mas é só ver quais os craques dele interessaram aos estrangeiros nesse tempo todo?

      Sobre seu afastamento do futebol, ele durará até o momento em que que o Flu ganhar “umazinha” de modo bom, e vc voltará para dizer que é fogo de palha.
      Mas afaste-se desse negócio de torcedor mesmo, e faça a sua costumeira higiene mental junto com o seu amigo Iludido visitando WC de rodoviárias por aí e boas viagens. .
      (16/07/20)
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

      1. Puxa PCA , não sabia que vc tinha dito isso há milhares de anos. Vc faz comentários muito longos…tenho paciência não.

    3. Kkk Nando, o q passa companheiro? Diz aí? Quando foi que a torcida do Flamengo, ficou maior que a torcida do Flu?
      Não esqueça q nascemos no futebol muito antes q eles.
      Pode pedir ajuda para os universitários!!

    4. To contigo indignado e exigente Aguia de Saquarema, tambem estou pensando em dar um tempo.

      Mudando de assunto, domingo agora parei o meu possante Uno Mille para abastecer na Rio-Santos e de repente alguem me chama, olhei para para o cara , era um velho amigo de infancia que nao via ha varios anos, nao sei como me reconheceu, o cara sumiu da area ,era pedreiro, um verdadeiro peao de trecho e surge do nada, tambem estava abastecendo ,seu carro era uma reluzente Hilux preta.
      O nome dele e Joao, me disse que esteve na pior por muito tempo mas nas suas andanças pelo Espirito Santo encontrou um tal Malafaia la em Vila Velha que lhe deu uma ” luz” e o convenceu a fundar a sua propria igreja e dai entao teve muito sucesso , hoje ele e conhecido pelo rebanho como PASTOR JOAO.
      Antes de partir ele me deu o seu cartao entao perguntei qual era sua igreja, ele sorriu e me disse que era uma igreja INVISIVEL que nao era feita de tijolos e nao possuia paredes , era virtual.Voce gostaria de conhece-lo nobre Nando, ele disse que esta a procura de novas ovelhas para o seu rebanho.

      https://www.youtube.com/watch?v=YeMeCXAu3KA

  23. STT.

    Campeonato Carioca é passado, agora temos que pensar na próxima competição. A Globo por anos monopoliza o Campeonato Brasileiro, agora tiraram o direito exclusivo dela das transmissões. Não entendo porque ainda há clubes contra a Medida Provisória que dará ao mandante o direito de transmitir suas partidas, inclusive o Fluminense. Agora o mandante poderá vender suas partidas ou partida a emissora que pagar melhor, nada mais justo. O Flamengo, que antes era beneficiado com o maior bolo no contrato com a Globo, se exigir um alto preço nas suas partidas, poderá não ter contratante e ficar sem transmissão dos seus jogos. Acredito que com a quebra do monopólio a participação dos times no bolo ficará mais justa.

    Saudações Tricolores.

  24. É meus amigos mais um vice pros caras por pura covardia…As vezes fico me perguntando como uma pessoa com tão pouco conhecimento de futebol com o Odair pode ser alçado a treinador de time profissional… A necessidade do Mário de posar como inovador é grande demais como seu ego para perceber tamanho erro grosseiro de ter substituido Marcão por Odair… Sinceramente gostaria de ouvir as explicações do Odair pelas substituições mais absurdas que presenciei no meu tempo de futebol, porque já tentei de todas as maneiras buscar explicações mas todas sem sucesso… MB como sempre vai reagir somente após a eliminação pro Figueirense na copa do brasil dentro de casa, e aí meus amigos é menos um ano de títulos e mais uma briga contra o rebaixamento.

    1. Um clube que dá emprego pra Gilberto, Hudson, Egidio, Nene e Ganso, e que tem um tecnico que ousa colocar todos eles em campo ao mesmo tempo, não pode e não deve ganhar nada.

      Atuação lamentavel, mas coerente com o plantel e com a comissão tecnica que o Fluzão tem.

  25. Bom! O campeonato terminou… não conquistamos o título e blá blá blá mi mi ti ti.
    Venceu o time que a sua torcida não, não abandona! Tem mais de 100 mil sócio torcedor, consequência: tem grandes jogadores, melhor patrocínio, ajuda permanente de Ferj, CBF, juízes, bandeirinhas, VAR.
    Pergunta: o Fluminense já tem 33 mil sócio torcedor? Continuamos esperando por Aladim, Harry Potter, Riquinho, Tio Patinhas etc, etc. Vão matar o diabo!!

    1. Onivaldo bom dia.
      Cobvirdi que nossa parte é ajudar através da associação, eu sou sócio torcedor, mensalidade de 35 reais.
      Mas pergunto: a torcida deles se associa ( + de 100 mil) porque o time toda hora ganha títulos , ou o Flamengo ganha sempre títulos porque tem muitos sócios? Quem nasceu primeiro, os socios ou os titulos??

      1. Boa noite Marcelo.
        Resposta simples. Acho que podemos tomar o Vasco como parâmetro. Vamos cotejar o número de sócio torcedor, são 180 mil, está em primeiro lugar. Ah! O Flamengo é o segundo colocado com 130 mil.
        Marcelo, q diabos o Vasco ganhou nos últimos anos? Não vale mencionar os rebaixamentos. Kkk
        Marcelo, nossa torcida tem q cuidar do time. Caso contrário, vamos ver Fla, Corinthians, Grêmio de binóculo.

        1. Verdade Onivaldo, concordo que se fosse por conquistas recentes, o Vasco deveria ter menos de 33 mil sócios, número esse que nos já alcançamos. Mas cabe ressaltar que a torcida do vasco é muito maior que a nossa, e , se não me engano, havia planos de associação com valores bem mais baixos que o nosso, na casa de 15 reais, o que justifica, ao menos em parte, essa associação em massa dos vascaínos.
          Mas é isso mesmo, acho até que já estamos olhando faz tempo, grêmio, corinthians, palneiras ,cruzeiro e flamengo de binóculos.

      1. Não tenho certeza, Andrei, mas acho que sim.
        Veja, o Vasco tá na maior draga! Fizeram uma campanha junto ao torcedor, hoje, tem 180 mil sócio torcedor. E nós? Uma merreca de 33 mil. Detalhe: tem plano de R$ 9,90.

  26. Bom o time nós enganou com a conquista da Taça Rio e a derrota injusta no primeiro jogo.
    Voltou a mesmice de sempre, errando passes fáceis e com a mesma falta de criatividade de sempre.
    Parecia que o empate nós favorecia, tamanha lentidão e toques para traz.
    Infelizmente essa é nossa realidade.

    1. Boa noite.
      Não sou de entrar muito no blog mas gostaria de externar minha opinião. Nosso problema real existe faz muito tempo, muito mesmo, relata ló aqui seria cansativo , mas remonta ao finalzinho dos anos 80.
      Tivemos, e verdade, um período que, tivesse sido organizado e dirigido profissionalmente( 2000 a 2014) , época da UNIMED, teríamos conquistado no mínimo o dobro dos títulos
      conquistados naquele período ( 6).
      O mundo mudou, e muda hj numa velocidade muito maior que na década passada , e o fluminense é sim, o maior exemplo de como um clube pode parar no tempo
      Desculpem alguns torcedores, mas até nos paramos no tempo.. Ficamos aqui , a lembrar com ssudosismo , de Rivelino , Romerito , Assis , gol de barriga , etc..
      Nossa torcida já diminuiu a olhos vistos , não conseguimos com facilidade colocar 20 mil torcedores no Maracanã
      Hoje, admitamos, ver jogo do fluminense deixou de ser uma boa alternativa de entretenimento para ser de sofrimento.
      Não quero ser pessimista, mas cabe aqui uma reflexao: Entra ano , sai ano , a mesma novela, jogadores saem do flu para serem campeoes em outros como gerson e Pedro….A continuar assim , com cada vez menos torcida e a passos cada vez mais largos para sermos ( será que já somos? ) um América, vale encerrar de vez a participacao do fluminense nas atividades esportivas ,( futebol) , ficando para nos torcedores + velhos ( 54 anos) somente a lembrança dos tempos “romanticos”do futebol , e livrando essa geração mais nova ( menos de 30 anos) dessa situação cexatoria a qual somos submetidos há pelo menos , 3 décadas.
      A menos que tenhamos capacidade de mudar o Estatuto do clube , com novos( novas mentalidades) conselheiros e direção, jamais, digo , jamais voltaremosos a ser o fluminense que nos orgulhava num passado remoto.
      tenho 54 anos, vi o flu ser campeão a partir de 1975. graças a meu pai tricolor. não consegui fazer meu filho de 16 se interessar por futebol, menos mal, pelo menos não é flamenguista.
      Desculpem o longo e cansativo texto, é um desabafo e tambem uma reflexão sobre o fim do futebol no fluminense, que , na pratica, já existe.

      1. Muito bom, Marcelo. Muito bom que existam torcedores assim, pra destoar um pouco dos que vivem no país das maravilhas e se conformam com esse time horroroso e esse treinador maionese retranqueiro.

        1. obrigado nando , e nao se afaste do blog. Concordo com vc quando pensa que parte da nossa torcida se acostumou com esse “Espírito ” perdedor. Me atrevo até a discordar do nosso João marcelo quanto ao Flu ” ter encontrado um caminho”. Na verdade , acho que o Fluminense nessa final, “reencontrou ” se assim podemos dizer, o caminho que já segue há pelo menos 6 anos( 2015-2020) , caminho esse de completo distanciamento de qualquer prática desportiva voltada a conquista de títulos.
          Gostaria só de ressaltar que só acreditarei em futuras conquistas quando , e se, for mudada a mentalidade do clube, totalmente, com metas claras a serem alcançadas a curto e médio prazo, e que a comissão técnica e os jogadores, sejam eles quais forem, entendam e aceitem essa diretriz vinda de cima para baixo. Metas claras, colocações minimas no campeonato brasileiro , prêmios por vagas conquistadas , e , acima de tudo, entender a grandeza e a responsabilidade de vestir o manto tricolor.
          Adeus a mentalidade de ” vou jogar no flu sem pressão até arrumar time melhor”
          Fluminense é e sempre será maior que qualquer jogador.

      2. Excelentes comentários ! Parabéns pela sua lucidez. Infelizmente, o Flu vem se apequenando sim, tanto fora quanto dentro de campo. A torcida não se renovou, o número de sócios não decola e já deixamos de ser protagonistas dos principais títulos faz tempo (Copa do Brasil, Brasileirão etc).

        Toda atividade tem a sua característica própria, com o futebol não é diferente. Antes de ser um negócio que movimenta milhões, o futebol é, antes de tudo, paixão. É ela que impulsiona o clube e faz o torcedor querer ir ao estádio. Essa paixão é alimentada por títulos, que fazem com que aja atração de novos torcedores e patrocinadores. O Fluminense ficou muito distante das conquistas realmente importantes (Primeira Liga não é título) e perdeu espaço no cenário sul-americano (não disputamos a Libertadores a anos).

        Foram anos seguidos de péssimas administrações e escolhas extremamente danosas ao clube. A era Flusocio, por pouco, não acabou de falir a instituição de uma vez por todas, tamanho foi o seu amadorismo e incompetência. O presidente MB herdou uma herança maldita e de difícil equalização, mas é preciso entender que, sem time e sem grana para contratar jogadores realmente competitivos, não sairemos do lugar atual de mero coadjuvante das competições.

        1. Boa tarde Rafael, exatamente isso , futebol é acima de tudo paixão. A paixao pelo clube é que faz com que tenhamos novos torcedores e sócios.
          Não deixo de reconhecer que MB tem enorme desafio a frente do clube, depois das nefastas administrações de Peter e Pedro Abad. Rafael, não é de hoje que jogadores de futebol vem tirar “férias ” aqui no fluminense, sem qualquer compromisso com conquistas, e é até compreensível.
          Se um profissional de qualquer segmento econômico , vai trabalhar numa Empresa , e essa empresa não tem qualquer compromisso com resultados, metas a serem alcançadas, premiações por resultados alcançados, porque ele( profissional) vai se preocupar com isso, vai “lutar “para ter melhor desempenho , a não ser para “chamar a atençao” de uma empresa de maior porte com melhor remuneração..
          Pois é, essa empresa descompromissada , sem metas, sem ambição, diria eu, até sem propósito de existência, é o nisd9 fluminense , e esse ” profissional” interessado em ir pra empresa maior é Gerson, Scarpa, Ibanez, Ayrton Lucas, Marlon, João Pedro, Kennedy, wendell Pedro..só pra citar os dos últimos 5 anos.
          Assim, na minha visão, não adianta somente trocar treinador.. Sem querer defender qualquer um deles, Marcelo Oliveira foi mal aqui e bi campeao brasileiro no cruzeiro (2013/2014) , Renato Gaúcho oscilou muito aqui , mas foi campeão da Libertadores (2017) .
          Muricy , saiu queimado em 2011, para ser campeão no mesmo ano no Santos . Emerson sheik (jogador) mandado embora por supostamente ter cantado música do rival, e campeao da libertadores ano seguinte pelo corinthians(2012).
          Nosso problema não é a torcida, não é o treinador, Não são jogadores que vieram pra tirar férias aqui ( Edmundo, Romario, Ronaldinho Gaúcho,,agora o Fred), eles são o resultado , o efeito , a consequência de uma completa falta de compromisso com uma gestão eficiente e moderna, voltada sim, para cumprir uma missão social mas acima de tudo , manter acessa a chama , o tesão, o orgulho dessa maravilhisa torcida em dizer em alto e bom tom: Sou fluminense , sou do time tantas vezes campeão…
          Não acho que MB será esse profissional a conduzir o clube , mesmo reconhecendo todas as dificuldades, ao patamar desejado por todos nós.
          Abraços e saudações tricolores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *