Time paga a conta

Ao se submeter ao insano calendário que lhe foi imposto, o Fluminense, que tenta sobreviver à desastrada administração atual, expõe também inegável fragilidade em sua representação política. Nenhum outro time do país – quiçá do mundo – passou por tamanha exposição de ter de atuar cinco vezes seguidas com apenas dois dias de descanso, em risível intervalo de 12 dias.

Para arredondar ainda mais os números: de 13 a 25 de agosto, a equipe tricolor foi a campo uma vez a cada 2,4 dias, um atentado contra a saúde dos jogadores, ainda submetidos a uma viagem interestadual e internacional neste período.

Um acinte, um descalabro, contra o qual nenhum voz da cúpula tricolor se levantou para protestar, optando por “botar o galho dentro”, uma vez que, fora, está enrolada até o pescoço, com centenas de credores batendo à porta – o último, o Consórcio Maracanã S.A., que tornou a ameaçar o clube, conforme esta coluna bateu de primeira há cinco meses, pouco antes do início do Campeonato Brasileiro (relembre, clicando aqui).

Diante de tamanho esforço, foi até bastante digna a participação dos atletas sábado à noite, no Mineirão. O Fluminense, de elenco reconhecidamente reduzido, em nenhum momento foi envolvido pelo Cruzeiro, jogando, inclusive, de igual para igual com a equipe mineira, que encontrou muita resistência para superar os tricolores. Embora os times quase não tenham finalizado, ambos procuraram o campo adversário na base do toque de bola, que agradou.

As falhas defensivas de Gum, Henrique e Ayrton Lucas determinaram o placar de 2 a 1 a favor do Cruzeiro (os dois últimos, marcaram contra). As do Flu, estritamente, acabaram também com uma boa invencibilidade de 330 minutos (mais de três partidas e meia) sem bola na rede de Júlio César, uma boa marca para uma defesa sempre tão contestada. O zagueiro Digão, registre-se, não pôde jogar, por força do contrato de empréstimo do jogador do Cruzeiro ao Fluminense.

Que foi exaltado por Mano Menezes, em sua coletiva, com uma declaração contestada até pelos próprios torcedores tricolores. “O meio de campo do Fluminense joga muito futebol”.

A nota triste da noite ficou por conta da lesão no joelho direito de Pedro, cuja extensão será conhecida nas próximas horas. Queixando-se muito de dores, o artilheiro do Brasileirão teve de sair no intervalo, sem conseguir caminhar. Mas sua situação, felizmente, já parecia menos grave mais tarde, quando deixou o estádio.

Depois da cruel batida, o Fluminense tem agora uma semana de preparação até o clássico, contra o São Paulo, jogo em que não deverá contar nem com Pedro nem com Gum, suspenso, com três amarelos.

O elenco agradece. Apesar da diretoria.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

178 thoughts on “Time paga a conta

  1. Caro JG,

    Estas duas ultimas gestões são verdadeiros desastres, dignas de serem esquecidas, apagadas da história do clube.
    Vamos torcer para mais um milagre tricolor e não cair.
    2018 foi como previmos, só não enxerga quem não quer .
    ST

    1. Os desastres, me permita, não devem ser esquecidos nem apagados. Ao contrário, os autores de tais condutas devem ser responsabilizados e punidos.

      1. Sem duvida, quando digo esquecer é para que sejam apagadas da história do clube. A única referência seria para as punições, que devem ser mesmo exemplares.
        ST

    1. Lastimo a contusão de Pedro. Prejuízo ao Fluminense. Mas o prejuízo já estava consolidado com sua convocação para jogos esdrúxulos, sem qualquer proveito ou necessidade contra EUA e El Salvador, um ridículo caça-níqueis do qual só a CBF se beneficiará.
      O problema é o departamento médico do Clube. Para esse casos, no molde temporal Tricolor, cada semanas pode ter 10, 20 dias, ou mais.

  2. Fica repetitivo, mas não tem outro jeito. enquanto não saírem do time, esse horroroso do Jadson e o horripilante do Richard, vamos tomar porrada de quase todo mundo, tem que avisar o Aírton Lucas e o Matheus Alessandro, que quando chegar na linha de fundo é para cruzar a pohha da bola, ficam igual dois mariquinhas, tem que testar esse Paulo Ricardo na zaga junto com Ibanes,tem obrigação de trazer um volante da base que estou cansado de falar o nome de um deles, Júlio César tem que esquentar um banquinho, além de fraco, se for para uma decisão de penalty estamos perdido com ele, lembra o muralha, pega nada!!!! já viram que se depender do Danielzinho estamos fod…. né?
    o tal do Cabezas tem que ser testado também, Matheus Alessandro só pra jogar 15 minutos finais e com um jogador a mais, Calazans também tem vaga, agora o crucial é barrar Jadson, Richard e Gum. o Pablo Dyego deve ter comido a Mulher do MO,não é possível, entra até o papa menos o cara, tem jogador na base que supre a necessidade desse elenco maldito, basta ter coragem, Fernando Neto é outro que tem que ter uma chance, tem algumas peças para serem testada, basta esse Abel mais velho ter coragem.

  3. O mais inacreditável é que todos que tem o mínimo de bom senso, sabem o quanto é desastrada essa administração e, de quebra, todo o famigerado grupo FLU ÓCIO…menos a hiena alucinada…essa não tem jeito.
    A sorte do Fluminense é q os times grandes vão fazer o serviço pra gente (ganhando dos times que estão abaixo)…pq se depender desses notáveis da Flu ÓCIO … já era.

    1. Inacreditável é isso: Nando, Saquarema • 18 horas atrás
      “Melhorou um pouco…acho q o Marcelo fica vendo as minhas postagens e colocou pouco de sangue dos asas nesses caras.
      Temos q esquecer o problema do Pedro e dedicar essa vitória à ele”.
      Vale dizer q o jogo estava 1 x 1, e vc acreditava na vitória. Inclusive, dedicando-a ao Pedro.
      Explico abaixo:
      “Para o filósofo francês Jean Paul Sartre, a angústia nasce da escolha. O homem é um ser da liberdade. É aquele que deseja e escolhe o que deseja. O homem contemporâneo sofre de idéias antitéticas. Ele não sabe o que quer e o que deseja. Ele sofre porque não sabe o que escolher. Seus sentimentos são ambivalentes. Isso quer dizer que ora ele quer uma coisa, ora ele quer outra. Ora ele quer ser solteiro, ora ele quer ser casado. Ora ele quer morar na cidade, ora ele quer morar no campo. Ora ele quer estudar computação, ora ele quer ser filósofo. Ora ele quer ser católico, ora ele quer ser budista. Ora ele acredita em Deus, ora ele nega Deus. O indivíduo moderno vive entre a mania e a depressão, por não saber escolher. Ele assume compromissos que não pode cumprir. Ele faz escolhas que não deseja. As idéias antagônicas passam a fazer parte de seu dia-a-dia. Seu pensamento torna-se bipolar”.
      Amiguinho como diria Roberto Carlos, esses caras são vocês!
      Alguma dúvida?

      1. Psicólogo, filósofo, pastor … Toda semana OVNIMUND MARMALDO aparece com uma persona diferente … No fundo (com trocadilho) , todos sabemos qual é a sua verdadeira face … bobo da corte

      2. Misericórdia! O q está acontecendo com vc, amiguinho? Acha mesmo q eu acreditava q esse arremedo de time iria vencer o time que meteu 2×0 no mengão? A nossa briga é com Ceará, Paraná, Vitória e Sport.

        1. kkkk Acreditava, sim. Tanto q escreveu! Não esqueça q no primeiro turno, o arremedo de time meteu 1×0 no Maraca. Ah! a nossa briga é com todos.

  4. João, antes o problema fosse o calendário.Outras equipes possuem uma agenda ainda mais cheia e vêm fazendo uma campanha melhor do que a nossa.

    Diretoria medíocre e pobreza técnica, isso explica a nossa situação.O técnico, por sua vez, parece querer acabar com a carreira do Pablo Dyego, insiste com quem merece banco e não considera se há alternativas na base.

    Até quando vai dar para sustentar esse 9º lugar?

  5. O lado bom do jogo de ontem, é que o Gum não jogará a próxima partida por estar suspenso. Agora o elenco é fraco sabemos disso, entretanto jogadores como Richard e Jadson não podem ser titulares de modo algum. Jogamos praticamente com menos 3. Dá pra escolher melhor !!!!
    Faltam 20 pontos.
    ST.

  6. Senhores,

    Não pude assistir ao jogo ontem em razão de compromissos. Mas percebo que não foi um grande jogo.

    Não sei se a quantidade de jogos e o pequeno intervalo entre eles é a principal causa das atuações ruins da nossa equipe.

    Afinal, por inúmeras vezes o time estava descansado e sem jogar há mais tempo do que o adversário, mas, ainda assim, jogou mal e, ainda, perdeu.

    Deixo aqui uma pergunta: Seria possível que um time não fosse o espelho da gestão do clube no futebol?

    Ou seja, mesmo com brios dos profissionais, até onde, realmente, a situação político-administrativa não influencia no jogador?

    ST

    1. TT a resposta pode ter suas variantes no sentido de que o time quase num todo reflete sim o que é essa gestão.

      Até na cobrança de faltas como a que Sornoza teve no segundo tempo mostra o quanto não se aproveitam dessa e de muitas outras jogadas.

      O esquema que o Marcelo Oliveira adota que é a deixar o Pedro isolado entre a zaga adversária está errada e ele somente consegue jogar quando um colega está perto dele.

      Enfim, o Fluminense em campo reflete o que é essa gestão e incluo a pontuação na tabela.

      ST

  7. Com relação ao PAVOROSO Richard, lembro que, ha exatamente 1 ano atrás, o Gustavo Albuquerque, em seu finado Blog do Torcedor no Globo Esporte, fez um magistral trabalho de pesquisa , levantando os nros absolutamente medíocres que o jogador possuía qdo ainda estava sendo contratado.

    Peço licença ao Garcez para colar o link aqui para que os amigos vejam o quão ridículo era o curriculo do tal do Richard :

    http://globoesporte.globo.com/rj/blogs/especial-blog/torcedor-do-fluminense/post/uma-estatua-para-bernardo.html

    Na época, o Albuquerque questionava o que poderia justificar a contratação de um volante que sequer era relacionado para o banco no minúsculo Atlético Sorocaba e , depois, ficava a maior parte do tempo no banco do inexpressivo Atibaia.

    O Albuquerque não foi explicito em seu texto , mas pra bom entendedor meia palavra basta.

    Só uma coisa justificaria a contratação de um jogador com uma carreira patética como a do Richard. Propina.

      1. Nando, não sei se vc chegou a ler o link que enviei, mas é realmente inacreditável que um dirigente minimamente capacitado contratasse um jogador com o retrospecto esportivo do tal do Richard …
        Parece que o empresário dele é o mesmo do Robinho , aí vc vê … pra nos empurrar um jogador fraco como o Robinho, o safado Ainda exige que a Flu Ócio pegue um zero à esquerda como esse Richard … e o que é o pior … a Flu Ócio ACEITA !!!! E o que é pior ainda … O TÉCNICO DO TIME AINDA ESCALA ESSE ESTRUPÍCIO DE TITULAR !!!

        1. Vi sim…mas depois q esses caras contrataram um jogador de time de pelada daqui de Saquá, nada mais me surpreende…
          Por sinal, dizem q esse cara também é muito legalzinho e gente boa.

  8. STT.
    Quem leu a atual coluna do Peron na arquibancada (por menos externos e mais mobilidade), entenderá por que o futebol brasileiro está decadente, não ganha nem sul-americano de seleções. Esse esquema tático famoso atualmente e que quase todos os times do Brasil jogam atualmente, 4 x 3 x 1 x 2 é o principal culpado pela decadência do nosso futebol. O Fluminense jogou assim ontem, perdeu? Nenhuma novidade! Em 1958, o Brasil jogou no esquema 4 x 2 x 4, o dois eram Zito e Didi (um volante e um meia), foi campeão. Em 1962, O Brasil repetiu o mesmo esquema, com Zito e Didi na meia, foi campeão. Em 1970, mesmo esquema, com Clodoaldo e Gerson na meia, foi campeão. Em 1982, mesmo esquema, com Cerezo e Falcão na meia, surpreendemos o mundo. Em 1994, mudou o esquema para 4 x 4 x 2, dois volantes e dois meias. Fomos campeões. Em 2002, mudou o esquema, 3 x 5 x 2, como variante o 3 x 4 x 1 x 2. Três zagueiros, dois volantes, dois alas, um meia (Ronaldinho Gaúcho) e dois atacantes, a dupla R & R (Rivaldo e Ronaldo), a variante era adiantar o Ronaldinho no contra ataque (o interessante é que este mesmo esquema foi aplicado pelo Tite, agora em 2018, só que ele não tinha um Ronaldinho). Fomos campeões. Não sei dizer qual é o melhor esquema, mas com certeza, seja ele qual for, tem que ter jogador qualificado. No Fluminense, para melhorar o time, os dois volantes tem que serem trocados, e, é dito pela grande maioria dos torcedores que precisamos de mais um meia no time titular, ou seja, 4 x 4 x 2, pelo elenco que temos. Prefiro que o segundo atacante não seja um que jogue pelos lados, mas aquele centro avante que jogue fora da área, estilo Bebeto.
    Saudações Tricolores.

  9. O Fluminense, após o super recesso de 36 dias, terá outro,agora de oito dias. Nada justifica falar de cansaço pelo número de jogos ou viagens.
    Ao meio desta semana, Santos, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio jogarão pela Libertadores. Partidas difíceis, eliminatórias. E o Fluminense folgadão.
    Sobre viagens: dos 38 jogos do Brasileiro, o Fluminense faz apenas 16 fora do Rio, muitas com duração inferior a duas horas. Nessa linha, coitados dos times que jogam 19 ou 20 vezes fora, ou os que a maioria das viagens dura mais que três horas.
    A diretoria do Fluminense é uma aberração, assim como também é dizer que viagens e cansaço são as razões para a carência técnica e tática, de ninguém saber cobrar uma falta, da defesa frágil, do meio-campo que nada cria com seus monótonos passes laterais e para trás, dos cruzamentos ridículos, do temos de chutar a gol ou de serem titulares figuras como M. Alessandro e Richard.

  10. Acabei de chegar de uma noite de encontros de amigos onde rolou vinhos e massas… e foi… massa.
    Liguei o computador e fui ver os resultados… e o Flu perdeu… bahhhh
    Novidade? Nenhuma… afinal de contas o que esperar deste planejumento? Vitórias?
    SSTT

    1. Huuummm! Tá bom! Entendi! “… noite de encontros de amigos onde rolou vinhos e massas… e foi… massa.” KKKK Qualquer semelhança com o “encontro suruba” do nosso FLUTO é mera coincidência! Né não?
      A preocupação fica por conta das reticências.
      Explico: é q na produção textual, três pontos, dispostos paralelamente à linha e ao lado, fim, inicio ou meio de alguma palavra, us. para marcar uma pausa no enunciado, podendo indicar omissão de alguma coisa que não se quer revelar, emoção demasiada, insinuação etc. E tem a história do seu ídolo Clô. Assim como vc, muito chegado a encontros! Oportunidade que dizia: “Não me importo com o que falam pelas minhas costas. Meu traseiro não tem ouvido.” Tal fã, tal ídolo, será?

  11. Posso aqui listar quais foram as causas que o Fluminense perdeu a partida de hoje da forma como foi inclusive com as bênçãos do Marcelo Oliveira.

    A começar da escalação de jogadores que vem tendo péssimas atuações.

    A forma de jogo acovardada que no primeiro tempo não teve nenhum chute ao gol e na outra etapa, começou a fazer cera querendo segurar o empate.

    Ainda no segundo tempo, tem um chute a gol dado pelo Dodi e só.

    Existe uma característica comum nesse fraco time do Fluminense que é como jogadores se mantém tão afastado do colega deixando-o o isolado como é ocaso típico do Mateus Alessandro que deveria jogar encostado ao Pedro.

    Isso facilita a marcação adversária inexistindo com isso a possibilidade do ataque marcar gols e isso tem sido constante no Fluminense que tem saldo negativo na tabela.

    Por falar em tabela, o Atlético-PR e o Santos que estavam lá embaixo, estão a vencer seus jogos fora outras equipes que tem jogos a menos o que só aumenta os riscos do Fluminense nesse brasileiro.

    Hoje o Fluminense está 50% dos pontos necessários para fugir da degola. O próximo jogo será daqueles que é encarar a colméia cheia de abelhas e se o time arrancar um empate lá em SP, a torcida pode levantar as mãos pro Céu.

    1. Caro Washington,
      Concordo 100% com o seu comentário.
      O cenário para mim é trágico, pois depender de jadson, Richard, gum & cia é se chorar .
      Todos aos botes.
      ST

  12. Sério, ter que assistir Jadson, Richard, Gum. Tem que amar muito o Fluminense, esses caras não tem condição nenhuma de serem jogadores de futebol, o que erra esse jadson é sacanagem. Richard não tem vaga em time grande nenhum, o cara é horrível. Gum obrigado pelo amor ao Flu, mas ja deu cara. Para que esta feio. Não desejo mal a ninguém,mas essa contusão do Pedro era para ser no Jadson. Se a cabeça de area for sempre Jadson e Richard eu vou torcer contra. Trás o Zé Ricardo e o André, improvisa o Ibanez ou o Paulo Ricardo, mas some com esses dois demônio do Fluminense.

    1. É duro mesmo este trio.
      Para mim Jadson e Richard nunca jogaram nada, quem contratou deve ter feito aquele scout sem vergonha. E o Gum já deu, coloca nos 5min finais até completar os 400 jogos e tchau…..
      ST

  13. Fomos mal de novo!
    Até no gol contra — um golaço — o Cruzeiro foi melhor! O nosso, uma “coxada” na bola de mal jeito.

    No primeiro tempo, eu acho que confundimos o gol, porque jogávamos da frente pra trás, só atrasando bolas na direção do nosso e não indo na direção do deles.
    Novamente, abandonamos o lado direito, só usamos o esquerdo naquela jogada manjada e estúpida, porque começa sempre espremida na lateral — fácil de marcar — e termina na entrada da área — sempre congestionada — ou seja, só pode dar em nada.
    Teimoso o Marcelo com as duas maiores porcarias do plantel — Matheus Alessandro e Jadson –, nas quais insiste não sei porque.
    Não dá pra avaliarmos o Kayque, nem o Junior Dutra, nem o Daniel, que entraram num time desestruturado tática, técnica e emocionalmente, se jogando no chão pro jogo passar e acabar logo.
    E o nosso Gum voltou a ser o Pum de sempre, perdendo uma jogada besta de fácil, fazendo a falta e depois deixando o cara entrar livre pra cabecear.
    Meus amigos, nosso time é UMA BOSTA e o técnico FRAQUIM, FRAQUIM!
    Agora, é separar o Hipoglós pra enrabada que o São Paulo nos dará.
    Que Deus proteja o Pedro e faça ele se recuperar total e brevemente!

  14. É um absurdo o que esse Jadson erra durante o jogo, e nada acontece, seu lugar é cativo.
    Gum, nem é digno de comentários, só está no time pela teimosia daqueles que acham que gratidão ganha jogo.
    E o Richard, o que quis fazer esse animal no lance do segundo gol ?
    Ponto positivo, a atuação do Dodi, acho que não sai mais do time.
    E seu Marcelo Oliveira, gostaria que o senhor explicasse qual o problema com o Pablo Dyego, por que ele não tem chance ?
    Prefere botar o morto do Júnior Dutra, jogador pra lá de improdutivo.
    Por fim, graças a Deus o guerreiro está suspenso para a próxima rodada.
    Tá difícil, mas vamos em frente. ST !

  15. Caros,

    Resultado previsível tal a diferença técnica entre os dois times. Agora é torcer para que a contusão do Pedro não seja nada de grave ( impressionante como narrador do SporTv é incompetente: ficou falando na “contusão na perna esquerda” o tempo todo contra o que aparecia na imagem sendo obviamente a perna direita ) e tentar entender porque é proibido o Fluminense jogar com dois meias de criação em campo, i.e. porque Sornoza não ficou quando entrou o Daniel.

    No mais, Caikes, Dodis, Juniors Dutras, etc. mais da mesma m*.

    Faltam cerca de vinte pontos para o ano acabar sem que sejam ainda maiores os prejuízos.

    SDs T

  16. Parei de ver, show de horror.
    Ficamos com inveja do gol.contra deles.
    Se não tivermos reforços vai ser uma luta eterna contra o rebaixamento.
    Vou aproveitar o fim do sabadão
    ST

  17. Agora… é difícil torcer pela sorte. Um monte de acéfalo jogando junto. Tem gente que vai ver o lance do Ayrton Lucas na hora do gol como uma grande jogada. Na verdade ele cruzou à moda caráio sem olhar e deu sorte. A especialidade dos nossos laterais e deste tal de Matheus Alessandro também , etc… é rifar a bola par a área quando não nas pernas dos adversários porque têm preguiça de levantar a cabeça. E como há tempos não comento nada , já vou atirar no tal do Ibanez que joga nada.. deixa pra lá… Vamos ao segundo tempo continuar torcendo para dar sorte , nem que seja a sorte do Cruzeiro nos dar a vitória de mão beijada.

  18. Melhorou um pouco…acho q o Marcelo fica vendo as minhas postagens e colocou pouco de sangue dos asas nesses caras.
    Temos q esquecer o problema do Pedro e dedicar essa vitória à ele.

  19. Intervalo, 1×1. Posso estar enganado ,não quero secar, mas acho que perdemos o único jogador que pensa corretamente e consegue executar com certa regularidade o que pensa. Tá com cara de rompimento de ligamento do joelho.

  20. Segundo tempo será tenso…
    2 zagueiros amarelados, Jadson e Richard em campo e parece que o Pedro se machucou e não volta…
    Ah sobrenatural de Almeida, cadê vc??
    Na busca de um milagre!!
    ST

  21. Richard e Jadson são absurdamente fracos, impressionante como ainda tem espaço no time .
    vamos conseguir a façanha de terminar o primeiro tempo sem nenhuma finalização! Mas com gol de empate!!
    É muita limitação num time só ….
    E o Matheus Alessandro heim? Meo Deus…..
    Milagres acontecem, torçamos por isso.
    Ah lá! Primeira finalização !!!!
    ST

    1. Bola em cima da linha lateral e o tal do Jadson dá um carrinho e toma amarelo. Gostaria sinceramente de saber o que ele imaginou que conseguiria de diferente ali…

  22. O Cruzeiro voando e o time das das donzelas que não podem ser contestadas andando…por enquanto jogo de time grande contra o time da FLU ÓCIO.

  23. Começamos mal, trocando bola na defesa. Gum erra mais uma vez e tomamos o gol.
    Jadson e richard em campo é derrota, já falei várias vezes.
    A bola nunca vai chegar no Pedro com esses malas em campo.
    Torcendo por mais um milagre.
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *