Enfastiado com uma temporada em que teve muitos problemas e a irregularidade como ponto alto, o Fluminense parece torcer para que o tempo passe depressa até o dia 3 de dezembro, data da última rodada do Brasileiro. No confronto que deu o heptacampeonato ao Corinthians, a partida seguiu o mesmo roteiro de três dias antes, contra o outro campeão nacional de 2017, o Cruzeiro.
Em que pese o alarmante número de gols sofridos no jogo aéreo, o Tricolor padece de grave fragilidade emocional, intensificada agora com a reta final da maratona de jogos (mais de 70) e com a ainda não afastada possibilidade de não se manter na elite. Com 43 pontos, o Flu terá de juntar os cacos para o decisivo duelo contra a Ponte Preta (39), adversário direto, na próxima segunda-feira, às 17h, feriado da Consciência Negra.
O Fluminense sofreu também com a arbitragem tendenciosa de Bráulio da Silva Machado (SC), parcial desde os primeiros minutos no caldeirão corintiano. Viu ainda o principal perseguidor de Henrique Dourado na artilharia, Jô, marcar duas vezes e ultrapassá-lo na contagem (18 a 17). O terceiro do Corinthians, marcado por Jádson, sem qualquer aproximação, soou desrespeitoso à torcida.
O Flu tem premente necessidade de fechar para balanço ao fim do Brasileiro. Mas, antes disso, tem de se ligar que o ano ainda não acabou.
________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
” Flu ultrapassará rivais em média de público se colocar 22 mil pagantes nesta segunda-feira.”
……. e a caravana passa !!!
A torcida tricolor – esta linda e maravilhosa galera – está de parabéns.
Nossa média de público está apenas um pouquinho abaixo da dos três rivais cariocas.
E hoje poderemos ultrapassá-los, como aponta a manchete do NetFlu.
…….. e a caravana passa !!!
12:23 > 20NOV
Bom dia…
Pelo que está sendo dito, o Abel vai manter, prá esse jogo contra a Ponte, o fraco Marlon Freitas no meio, e o péssimo Renato Chaves ao lado do horroroso do Henrique!
É impressionante como ERRA, ERRA e ERRA!
***
Se o Fluminense perder esse jogo hj, com esses caras em campo, a responsabilidade será sua, Abel!
***
Não vejo logo que esse campeonato, esse ano, terminem logo prá gente ficar livre dessa turma!
LIMPA GERAL!
Ninguém aguenta mais isso!
A torcida do flamengo antes de começar o jogo cantando, vergonha time sem vergonha. A nossa hoje deve cantar guerreiro time de guerreiro.
O Fluminense que já passou por momentos difíceis em sua História como ser rebaixado para a Série C, perda de um título da Libertadores de 2008, a arrancada de 2009 e o rebaixamento de 2013, são exemplos clássicos que deveriam servir de lições para quem está no comando do Clube procurar evitar.
Porém, essa gestão parece que não liga para tais situações acontecerem nas Laranjeiras, haja vista o Fluminense passar nos últimos anos repetindo os mesmos erros tanto dentro como fora de campo.
Caros,
Se não ganhar amanhã, acho a coisa se complica, até porque temos menos vitórias do que a maioria.
SDs T
Caros,
Anos atrás chamei o pessoal que ficou chateado coam a saída do Parreira em 2009 de “Viúvas do Parreira” no site da Flusócio, hoje assumo tranquilamente que quero Fred de volta ao Fluminense, não porque esteja melhor do que o Dourado (apesar de ser, no melhor de sua forma, melhor do que este), mas porque é ídolo – fundamental, principalmente para a garotada; ocupa espaço na mídia; tem carisma e é uma liderança positiva no grupo de jogadores (desde que haja no comando quem saiba delimitar sua influência, o que os Flusócios nunca souberam fazer). Não é para mandar o Dourado embora mas ficar com os dois e o Pedro. Já o tal do Peu, poderia voltar para “brilhar” de novo no Samorin.
Mas é lógico que Fred só não adianta… Precisamos de um grande atacante de velocidade, um meia craque, um zagueiro descente, dois laterais competentes para serem titulares. E também um novo goleiro, mais jovem porém já tarimbado.
SDs T
Carlos,
Isso é fundamental: Saber impor os limites.
Neste ponto foi que o Levir disse que: Treinador, treina. Dirigente, dirige. E jogador… Joga.
ST
É mais o Levir foi um que extrapolou. Hoje não tenho dúvida de que foi contratado para justamente peitar o Fred, mas cabe ao treinador criar crises e depois ficar no deboche como ele fez.
ST
Carlos,
Não acredito que se contrate um treinador para tirar um jogador e depois se crie todo problema com o processo que gerou a indenização milionária justo ao treinador.
Acredito, então, que você tenha mais informações sobre isso.
ST
Eu não disse “tirar” mas “peitar”. Quem tirou, até porque já queria fazer mesmo, foi o “notável”.
SDs T
Carlão,
‘descente’, todos os zagueiros do Tricolor já são,
é morro abaixo mesmo.
Discordo descente só o Henrique, e, em forma, talvez o Gum. O resto está bem abaixo.
Andrei,
Acho bom decidirmos a nossa permanência antes do jogo com o Atlético GO.
A nossa esperança, contratado especialmente para isso, se lesionou novamente.
https://www.netflu.com.br/marquinho-se-lesiona-novamente/
ST
Caramba, mais um que se machuca sem jogar!!!
Então caro TT, vamos mesmo de marco jr, dourado, peu e pedro!
Em vez de pau é pau, pedra é pedra, vai ser peu é peue pedro é pedro!
Haja reza meu caro, haja reza.
ST
NetFlu publica o retorno de 15 jogadores que estão emprestados. É cada “joia” ….
A grande vantagem da nossa queda para segundona (aliás, merecidíssima) é que os flusócios serão obrigados pela torcida a largar o Fluminense e certamente, teremos alguém pelo menos próximo do nível de um Celso Barros para nos levar de volta aos tempos de glória.
ST
Aliás, Mundim
Vou ganhar a aposta!
ST
Jacques, sonhar não é proibido. kkkk Cotudo, tenha cuidado! Pode virar pesadelo.
O pior é que se formos para a série B, eles só se sentiráo realizados quando formos para a C.
Somos todos tricolores, queremos todos a mesma coisa — um time forte que possa conquistar tudo o que disputar — e a única coisa que nos separa, mas não nos torna adversários uns dos outros, é o caminho a ser percorrido.
“Método” é uma palavra de origem grega, “meta” significando “fim” e “odos”, caminho (isso eu aprendi no meu querido e saudoso Colégio Pedro II do Humaitá, no tempo que colégio público valia mais do que o particular).
Então é isso, nós divergimos no “odos”, não no “meta” rs
Importante não dispersarmos e não chutarmos uns as canelas dos outros!
Sábias palavras.
Epístola de Pedro do Rio aos tricolores.
13:35 > 19NOV
Plenamente de acordo.
De acordo.
Chegando o fim da temporada abre-se também muitas especulações.
Claro que a torcida tricolor está cansada de apostas e promessas e cobra com todo direito jogadores que venham a tornar o Fluminense competitivo.
Quando anunciaram o Diego Souza e por ser formado nas Laranjeiras, acreditei em sua redenção ainda mais com aquela atuação brilhante diante da raposa lá no Mineirão pela Primeira Liga.
O Walter também teria sido outra contratação que poderia dar certo baseado na performance que teve diante da goleada imposta ao SP no maraca.
Vejam bem.
Citei os 2 nomes acima, mas que infelizmente foram contratações que viraram abóbora no final.
Dificilmente viria algum jogador de nome que esteja atuando no exterior e ganhando o salário astronômico que recebe lá fora.
Vide o Mariano hoje no Sevilha.
Mas não tenho nenhuma dúvida que se no Fluminense tivesse aquele famoso olheiro que soubesse de informações de jogadores que atuam tanto aqui como no mercado sulamericano, daria para se montar uma excelente equipe que foi assim que surgiu aquele time tri carioca e brasileiro de 84 que tantas alegrias nos trouxe, principalmente em cima do mulambo e do vasquim. Lembrei ainda aquela grande vitória diante do curinga pela semi final de 1984 lá no Morumbi depois que eles atropelaram o mulambo e acharam que iriam fazer o mesmo com o Fluminense.
E o resto daquela estória com final feliz todos nós sabemos.
Ah, bons tempos eram aqueles…….
Não me passou desapercebida a presença do Fred nas Laranjeiras!
A alegria estampada no rosto dele e das pessoas (torcedores, funcionários) que o cercaram mostra que essa relação, no fundo, só se estragou, por contra daquele FDP do Levir Culpi, um encrenqueiro do caralho!
Com todos os defeitos de ordem pessoal, Fred era o líder do grupo e comandante do time em campo, todos os respeitavam, especialmente os mais novos, e vejo hoje que FRED É O QUE NOS FALTA.
Duvido que ele deixasse o time se acomodar, recuar e se acovardar, como só aconteceu este ano. Ia por o maçarico no rabo dos outros, não teriamos perdido os muitos gols que perdemos por individualidade egoísta dos Marco Junior da vida!
Claro, tinha a questão salarial, que certamente fez a direção aproveitar a oportunidade para deixá-lo ir embora, sem qualquer constrangimento ou remorso.
Agora já era, água que passa em baixo da ponte nunca mais volta, perdemos um cracaço e lider do time, querido pela maioria, ídolo da torcida.
Se fizerem uma pesquisa séria, perguntando se gostariam que o Fred voltasse, creio que a resposta seria um uníssono “sim”.
Sim, agora que essa merda de diretoria diz que precisa contratar jogadores mais cascudos para dar maturidade ao time, eu percebi que somos sim viúvas do Fred!
Peraí!
Voce é viuva do Fred, EU NÃO!!!
Como não?? você é a maior de todas.
Concordo, de cima a baixo, com o que você diz, Pedro.
Quem viu essas cenas do Fred nas Laranjeiras sentiu que ele estava muito feliz, mas foi embora de lá por ação direta desse FDP do Levir mesmo.
É só lembrar que nos escanteios, era Fred quem rebatia a maioria das bolas sempre bem postado ali atrás.
Só não concordo que o time tenha perdido muitos gols por conta do Marco Junior, até porque ele corre o que pode, faz bons toques, mas acaba saindo esborrachado de campo.
(18/11 – 22:00)
fdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdsfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfdfd.
Hahahahahahaha… contratem o Cone para zagueiro… pqp… eu vivi para ler isto… hahahahahahahahaha
SSTT
Ai, ui, help … !
Certamente que tem um QI um pouquinho menos rudimentar, sabe que eu fiz analogia inocente sobre os gols que sofremos hoje, e dos quais todos reclamam.
Mas, depois de ler uma reação desse tipo de tão nobre figura, não sinto nenhuma vontade de rir, até porque sempre tive por hábito não tripudiar sobre os que soltam certas golfadas em qualquer lugar, sem ver que podem atingir alguém em volta.
(19/11 – 09:00)
aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai
Pedro do Rio, faço a mesma leitura.
“Se fizerem uma pesquisa séria, perguntando se gostariam que o Fred voltasse, creio que a resposta seria um uníssono “sim”.”
Hahahahahahahahahahahahahaha… sua premissa está errada, pois eu diria um sonoro NÃO! Creio que o Guilherme não me deixaria gritar solitariamente nesta.
Passou o tempo do Cone. Foi bom enquanto durou e terminou naquele jogo contra o Palmeiras em 2012. Ali era para o Flu ter tratado de o vender, bem como ajeitar metade daquele time trocando uns 4 ou 5.
Não o fizeram, renovaram com todos e em 2013 sabemos o que aconteceu. Fomos salvos pela cangancha de Portuguesa e Flamengo.
E viúva do Cone? Tô fora… não sou nem espada… sou sabre ou facão. Só corto para um lado.
Assuma você esta paixão junto com vários outros que sentam no vaso do banheiro e choram copiosamente por onde tem saudades do Cone.
SSTT
Pedro
Dourado bem municiado pelas pontas emplaca. Sai mais para o meio do que Fred. Apesar de ser um jogador pesado tem raça para cercar a saída de bola (se cansa porque o time hoje é uma zorra em campo e se corre para lugar nenhum, além de poucos correrem como devem). Tem disposição no mano a mano.
Está pegando um time no momento com moral baixo, jovem e com um sistema (?) defensivo quebrado – saída de jogo também. É um cara de grupo e sem estrelismos.
Fred tem aguçado faro de gol, sem dúvida. Mas, não vimos como se portaria numa situação como a atual. Em 2009 tínhamos outros para dividirem a batalha.
Penso dessa forma.
Minha opinião sobre mudanças na direção do Depto de Futebol para 2018 :
º Passar a régua em todos do Depto de Futebol que estejam acima do Abel. TODOS !!!!!!
° Promover o Abel a Vice-Presidente de Futebol. Mais do que merecidamente !
° Trazer o Branco para Gerente do Depto de Futebol.
º Trazer um técnico da nova geração, tipo Mancini, Jair Ventura, José Ricardo, Fernando Diniz, etc.
° Contratar um goleiro tipo Douglas, um ótimo Central e um baita camisa 10, padrão Diego do Fla.
° Trazer de volta o Edson, volante do Bahia, que é nosso.
E recomeçar o trabalho, a partir do ” zero budget “.
Abel não pode deixar o Flu, pelo tanto que ele ama e se dedica ao clube.
Mas, em compensação, Abel não deve insistir no cargo de técnico, pois seu tempo passou, e se foi !
14:30 > 18NOV.
Caro Amaury, subscrevo, aplaudindo mais uma vez a lucidez do seu comentário. Muito bom.Ab.
Pera aí, Amaury, alguns senões.
O que o vice-presidente de futebol faria de diferente do gerente desse departamento?
Não haveria um choque de egos entre dois caras desses?
Sobre trazer esse goleiro Douglas, quem é ele mesmo? Sem sacanagem, não o conheço.
Um baita central dando sopa na praça, onde há, e será que aceitará o salário que a turma do blog aceitar lhe pagar?
Sobre Diego, rapaz, eu não o vejo com essa bola toda, não.
Trazer o Edson, eu acho bom, sim.
Mas, muito cético mesmo, confesso que não acredito mais que nenhum clube carioca venha montar um time para fazer o que eles faziam antigamente, em que eram atração enorme para os europeus principalmente.
Qual deles ganharia um Teresa Herrera ou um Ramon de Carranza hoje?
Este Corinthians ganha?
(18/11 – 22:15)
paraquechoraroquepassoulamentarperdidasilusões?
Meu caro amigo PCA, o vice e o gerente de futebol fariam exatamente o que NÃO fazem os dois que hoje ocupam este cargo.
Não conheço a descrição destes cargos em um clube de futebol, mas penso que o Vice de Futebol tenha atribuições voltadas para a área de estrategia, investimento e planejamento, ao passo que o Gerente de Futebol deve ter suas responsabilidades voltadas para a área operacional do departamento de futebol, como a gestão dos recursos humanos, a logística de viagens e a condução do ambiente no grupo.
Sobre o goleiro (que citei como exemplo) Douglas, está no Avai mas é do Curintia.
Baita goleiro. Está sendo oferecido ao Flamengo.
Sobre o Diego do Fla, é uma questão de opinião pessoal, parceiro. Mas só como reforço à minha admiração por seu futebol, o cara está convocado pelo Tite para a Seleçao Brasileira.
Sobre ‘ montar um time para fazer o que eles faziam antigamente ‘, concordo, PCA, mas isso não volta mais. Águas passadas que não movem moinho.
O futebol brasileiro não voltará a ser como antes, enquanto estiver nas mãos de larápios, como noticiado todo dia.
paraquechoraroquepassoulamentarperdidasilusões?
Haha !!!
23:47 > 18NOV
:>)
:>)
Curiosamente, mais uma vez concordo com você, o que é bom pois mostra que estamos todos chegando a alguns consensos. Concordo, inclusive no fato do Abel não sair, mas deixar de ser o técnico de campo. Pena que provavelmente já vão vender o Scarpa, que renderia muito bem ao lado de um meia cascudo e mais experiente. Branco é o cara, mas a Flusócio o detesta e o execrou em 2011. Acrescento a volta do Fred ( para desespero de alguns), mesmo que não seja para jogar direto como titular, pois é ídolo da garotada e cascudo. ST.
Fico feliz, exceto quanto à ideia de retorno do Cone.
Aparentemente o Flu tenta evitar que (apenas) UMA vaga (a 17ª posição da tabela) seja aberta para ele.
E, faltando três rodadas – nove pontos – parece que a disputa será com PON, SPO e VIT.
Findo o campeonato, um destes quatro clubes provavelmente estará rebaixado, na 17ª posição da tabela.
E, novamente, o Universo parece conspirar a favor do Fluminense.
Sim, porque teremos uma disputa direta contra dois destes três, jogando em casa contra a PON e o SPO.
E o Vitória, que não enfrentaremos mais, terá o CRU (c), a PON (f) e o FLA (c). Jogos mais difíceis.
Enquanto que nossa terceira (e última) partida será contra o AGO, possivelmente já rebaixado na ocasião.
Assim, rogo aos Deuses do Esporte que ponham um pouco de massa cinzenta na cabeça de nosso treinador e o inspirem a tomar as decisões corretas sobre a estratégia e a tática de cada um destes jogos.
Devo confessar que ………………………. penso ser este o nosso problema : falta de massa cinzenta.
Não só na Comissão Técnica como dentro de campo.
Além disso, diga-se de passagem, em outros lugares por aí !
E também por aqui !
Haha !!!
11:53 > 18NOV
Pois é, Amaury.
Falando dessa situação extremamente aflitiva do Flu, eu vejo que, honestamente, nem Abel pode fazer, nem outro técnico qualquer teria feito, muita coisa com este time que muitos o chamam dos piores nomes possíveis, e não acreditam nele de modo nenhum.
Mas vejo o Abel tentando fazer algo para melhorar, até com sugestões deste blog, com que tenho concordado, como o que ele faz de tirar o X, botar o Y, voltar com o Z, substituir o H pelo M, e ele tem feito isso demais, só que não há reação dentro do campo, e quem sugeriu o Y, se o time se deu mal, quer o V novamente, e entra de sola e o esculhamba de alto a baixo.
O que se sente que está faltando a Abel, e faltaria a qualquer outro que estivesse la, são jogadores mais cascudos, não tão fora de série, apenas com mais rodagem, porque ele já testou todos que foram indicados, e pode-se dizer que fez o que pôde, e nunca foi omisso nesse aspecto.
Eu sempre soube das limitações deste time do Flu, só que que nunca foi do meu feitio fazer ataques a jogadores, até porque se estão no clube é porque entraram de modo legal, e não existe esse negócio de que os que são escalados têm pessoas influentes que fazem pressão para que eles joguem em detrimento de outros muito melhores. Este papo é coisa de débil mental.
Agora, é esperar para ver o que dá, e lamentar também ter visto o Flu, logo ele tão infeliz neste anos, servir de agente passivo para a festa de arromba do adversário campeão.
Lembrando também que, em 2012, ganhamos o título do mesmo modo, com três rodadas de antecedência, mas não houve essa comemoração toda que a mídia está fazendo, e, pior, parece que não houve tanta festa por parte da torcida, e, muito pior ainda, certos escribas deste blog não acreditavam que o time seria campeão naquele ano, e vivem falando mal daquele título até hoje.
ST
(18/11/ – 17: 00)
wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
.
Caros,
Alguém aí já se deu conta da importância da liberdade para manifestar o pensamento como quiser?
Imaginem se não houvesse o blog do Garcez com o espaço generosa e planejadamente cedido para os seus leitores trocarem ideias? Ou se, havendo o blog, aqui se desse a censura sobre os comentários?
Por isso, ainda que se dircorde do conteúdo das mensagens, melhor com elas do que sem elas. Ainda que deselegantes às vezes, melhor é que cada um faça a sua avaliação sobre o que foi escrito.
O autoritarismo, que não é privilégio de uma só ideologia, representa sempre um retrocesso.
Então, o negócio é torcer para acabar o ano e também fazermos a autoavaliação a fim de sabermos se exageramos ou se pecamos pela condescendência com os responsáveis pelo que foi vivenciado no futebol do clube.
E segunda-feira é ganhar jogando com sabedoria.
ST
Isso, isso, isso, caro TT.
Liberdade ………………….. porém ……….. Com Responsabilidade.
Liberdade esta que acaba quando invade (ou desrespeita) o espaço (ou o texto) alheio.
Este é o tema.
14:19 > 18NOV
Amaury,
Sinto discordar de você. Mas a responsabilidade se dá justamente pela identificação do autor. No Brasil ainda discutimos as biografias não autorizadas, mas sem a convicção de que o certo é a censura.
Entendo este sentimento de moral e de direito de terceiro. Mas a solução em caso de conflito, salvo raríssimas exceções, não deve se resolver pela censura.
ST
Não me referia a ‘censura’, caro TT.
Censura nunca mais !!!!!!!
Não cabe na cultura contemporânea !!!
O que não implica em ‘é proibido não gostar’, ‘é permitido desrespeitar’, e daí em diante.
Refiro-me ao absoluto respeito ao espaço alheio.
Aliás, creio que este é um dos grandes desafios da sociedade ‘dita’ moderna :
voltar a reconhecer que ” O OUTRO É UM SER QUE EXISTE ”.
E que como tal deve ser respeitado, ter seu espaço reconhecido e preservado.
Não é censura, meu caro, mas ética, comportamento moral e socialmente adequado, agregador, educado, civilizado.
Dentro de nossa casa, em nossa intimidade, temos TODA a liberdade.
Quando passamos a porta de saída, convivendo com a comunidade, nosso espaço é limitado àquilo que moral e socialmente deve ser respeitado por todos. Nosso espaço é reduzido – para não dizer limitado – ao surgimento do espaço alheio.
É isso que digo, meu caro TT.
Isso não tem nada – absolutamente nada – a ver com censura, mas com desenvolvimento social e comunitário em que o foco seja o coletivo.
13:48 > 19NOV
Amaury,
Mas isto é regra de relacionamento que cada um define para si. Ou seja, cada um estabelece as regras para a reciprocidade. Aliás, como eu já havia dito.
Liberdade ou existe ou não existe, de acordo com o que é permitido onde se dá a expressão do pensamento.
ST
Palavras suas, aí acima, brother (^) :
” Liberdade ou existe ou não existe, DE ACORDO com o que é PERMITIDO onde se dá a expressão do pensamento “.
A expressão ‘permitido’ implica em regulação, em regras de comportamento social. Que poderia até mesmo ser confundida com ‘ censura ‘.
E eu nem cheguei a tanto, TT. Não falei em regras ou em permissões.
Falei em conscientização, em postura comportamental do individuo em sociedade, no coletivo, que é coisa de civilizados como povo e educados enquanto indivíduos.
Muros só existem para delimitar seu espaço privativo, onde você pode fazer o que quiser. É sua casa. V. pode viver como índio, pelado, se assim desejar. É o SEU espaço privativo. Entretanto, se o fizer com a janela aberta ou sair à rua naquelas condições provavelmente será detido por ‘atentado ao pudor’.
Por isso não o fazemos.
Não pelo risco de detenção, mas porque nossa educação nos impede, mediante o ‘pudor próprio’, a ‘vergonha’ por estar se expondo daquela forma.
Cito este exemplo bem precário, a titulo de ilustração, de analogia.
Dali para fora – no coletivo – há que ser respeitado um caldo cultural de comportamento espontâneo (pela educação e não imposto) para que o outro seja reconhecido e e tenha seu espaço definido, assim como eu quero o meu.
Não pretendo fazer uma ‘queda de braços’ sobre o assunto, caro TT.
É que há pessoas cujo nível nos anima a trocar ideias um pouco mais profundas sobre assuntos um tanto mais complexos, cultos, abrangentes.
E você é uma destas pessoas.
Abraço, parceiro !
11:05 > 20NOV
Amaury,
Sem dúvida! Também não faz meu gosto tentar impor a minha forma de pensar em qualquer circunstância.
Vejo que estamos por “detalhes” sobre o assunto. Mas o melhor é que sigamos com esta diversidade.
ST
:>)
Você se refere a ‘responsabilização’, penso eu, TT. O exemplo dado em relação às biografias não autorizadas deixa isso claro : responsabilização perante A LEI.
Enquanto eu me refiro à ‘responsabilidade’, isto é, ao requisito que nos torna socialmente responsáveis por nossas ações ou pelas ações de terceiros.
Vida em sociedade. Respeita-me e serás respeitado.
13:56 > 13:58
Amaury,
Mas isto não está em questão. Cada um se expõe socialmente como deseja, sendo mais ou menos aceito conforme os valores do meio onde se expressa.
Errado é impor a alguém o comportamento que se deseja, mas que não é objeto de nenhuma regra.
E essa imposição indesejável pode se dar de várias formas, inclusive alegando que a “lei” assim exige ou fazendo patrulhamento, por exemplo.
Basta dizer que não concorda ou que não gosta, e pronto!
ST
Concordo em gênero, número e grau.
ST
E VIVA A LIBERDADE
‘Opinião – A temporada de caça à Flusócio precisa começar. Mas não agora’ Marcos Caetano
é preciso caça-los IMEDIATAMENTE,
olhar com lupa todos os desvios, todos os contratos do Peter, que foram aprovados pelo Abad, olhar tudo que é esquema do pior Marketing da historia Tricolor,
vasculhar todas as vendas, olhar tudo que é safadeza, pilantragem, roubo, desvios de toda natureza onde esses cabras operaram o Fluzão.
OLHAR TUDO, E PROCESSA-LOS!!!
Guilherme,
Acredito que algum dia serão chamados para esclarecer esse projeto.
ST
Devemos ser bastante objetivos ao analisar as coisas, deixar de lado a paixão e colocar a razão antes de tudo. Sabemos de todos os problemas financeiros do Flu, da juventude e do bom time que tem, que comparado individualmente aos demais não justifica estar brigando para não cair. Enquanto isso, em janeiro a Chapecoense não tinha um time sequer, nem treinador, nem comissão técnica. Hoje a Chapecoense está brigando para jogar NOVAMENTE a Libertadores e o Flu com seu grande (1,90m) projeto Abel Rousseff Braga está NOVAMENTE brigando para não cair para a segundona.
Vamos insistir neste projeto??? Imagina se Scarpa jogasse na Chapecoense? Imagina se Dourado estivesse no lugar de Wellington Paulista? Acho que o titulo não seria do Corinthinas, estaria em Santa Catarina. Abel só reclama de juiz, fala de alma, sofrimento, dificuldades… Nada disso resolve. O que dá resultado é trabalhar com inteligência, coisa que está em falta na comissão técnica do Flu.
Eduardo,
Se é assim, basta contratar o treinador da Chapecoense.
Particularmente acho que não é exatamente isto, apesar de, obviamente, ele ter errado bastante e nem ser o treinador que eu contrataria.
ST
Caro TT… pelo que entendi o Eduardo quer dizer que tanto o técnico, uns 60%, como a diretoria foram omissos e incompetentes este ano.
Se fosse o caso, teríamos de trazer toda a diretoria da Chape.
Como pode um clube ter a perda que teve, juntar um monte de jogadores simples, utilizar jogadores da base, montar uma nova diretoria e… ser melhor do que o time do Flu?
Somente se explica por competência, determinação e profissionalismo. Coisas que estão em falta no Flu a muito tempo.
Nós já cansamos de dizer: podem trazer o Guardiola, o Zidane e o Sampaoli para juntos serem técnicos do Flu que não vai adiantar nada. Problema está na gestão. Ela é muito amadora e incompetente.
Então neste caso eu prefiro um treineiro novo que faça algo diferente. Chega deste Tapir Ruminante. Chega.
SSTT
Ricolor,
Então… Mas que o problema atual, eu disse atual, não é o treinador, não é mesmo. Ele é parte, apenas.
E esta diretoria sabe que se procurar um melhor nos treinamentos e táticas, por exemplo, vai faltar o controle dos jogadores que eles trouxeram para 2017.
E se segura, porque tem notícia de que o Abel e alguns jogadores querem o time mais experiente, com contratações.
Vamos ver se vão contratar ou usar os que vieram devolvidos ou do Samorim.
Se continuar assim, 2018 promete.
ST
Bom dia amigos !
Vamos vencer a Ponte e acabará o atormentado ano de 2017.
E, se por acaso não vencermos, será uma triste constatação do que merecemos para o próximo ano.
A despeito de qualquer possibilidade, vejo nosso time superior aos três últimos adversários, e o quê falta é equilíbrio emocional, além de um treinador que consiga montar um time minimamente organizado, que não sofra 2 ou 3 gols por jogo, porque o ataque sempre faz o seu, mas o sistema defensivo entrega a rapadura, e o culpado é um só: aquele que escala (mal), não enxerga as mazelas e ainda insiste no que está errado.
Lembrando mais uma vez, teremos na rodada seguinte Ponte x Vitória, que espero que já não tenha importância para nós, mas se for o caso, é um jogo onde ambos poderão morrer abraçados.
Por fim, 94 gols em 71 jogos é sacanagem.
Fora todos os zagueiros do elenco.
É bem provável que cheguemos a 100 gols sofridos na temporada, eventualmente um recorde para time grande. ST!
O que podemos esperar dessa partida decisiva e isolada da 36ª rodada para o Fluminense e sua torcida?
Eu desejaria que fosse uma atuação como aquela contra o Liverpool pela sula ou como foi no confronto com o galo no maraca no segundo turno do brasileiro!.
Porém, devemos levar em conta fatores que podem surgir no decorrer da partida como a bola começar a “queimar” nos pés de alguns dos jogadores, o nervosismo pela bola não entrar ou o pior delas que é o time tomar um gol em qualquer momento e não ter poder de reação.
Colabora ainda mais para o agravamento da situação as “jeniais” ideias que o Abel tem na partida colocando além do Dourado, a dupla Pedro e Peu, aí é mais que dose para mamute.
Não se pode esquecer o cara de preto caso surja algum lance que ele puna algum jogador ou deixe de marcar um penalti, por exemplo, que possa deixar o time nervoso em campo.
E não podemos esquecer as sucessivas falhas da zaga e o preparo físico desse time que parece estar ainda em início de temporada.
Que João de Deus esteja no maraca na próxima segunda que o Fluminense vai precisar muito!
Caros,
Em caso de vitória, logo depois do jogo de segunda temos de fazer com que mudanças para 2018 comecem imediatamente. Terá chegado a hora de botar pressão nesta diretoria.
SDs T
Olhem a diferença de pensamento de um dirigente que pensa grande:
https://sportv.globo.com/site/programas/selecao-sportv/noticia/presidente-promete-corinthians-mais-forte-em-2018-quatro-a-cinco-reforcos.ghtml
Agora voltemos no tempo em que a UNIMED ainda tinha grana sendo aplicada no futebol do Flu o que fizeram? Renovaram simplesmente com todos, não melhoraram o time e agora aqui estamos disputando ano a ano para não cairmos.
Era disto que sempre os “Asas” reclamavam. Tinha de ser buscada a melhora do time e não a acomodação. Se acomodaram… dormiram e agora estamos tendo pesadelos.
SSTT
Ricolor,
O Abadé e o Abel tem em comum as toscas declarações para a imprensa. O Abadé acabou de publicar uma nota em que estão juntos e misturados para levar o time ao topo. Só se for o topo da tabela da zona de rebaixamento. Um já é experiente no assunto.
Abraços Tricolores.
O Fluminense chegou nas últimas rodadas do atual brasileiro fruto de muitos erros de avaliações e decisões tomadas.
Uma gestão que não sabe como administrar o carro chefe do Clube e a prova foi não reforçar a altura o time.
As escolhas táticas (se é que teve uma mísera) e as diversas escalações equivocadas que o Abel fez ao longo do ano.
Preparação física que sinceramente soube dar gás para esse time que pareceu estar jogando em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia todas as partidas?
Contando com o WS com graves problemas no púbis e vão empurrando com a barriga o tratamento dele e não procurando uma solução clínica para o caso??
Diversos jogadores que nem como gandulas serviriam para o Fluminense.
Infelizmente esses são alguns dos problemas que nós torcedores sabemos e os que essa gestão esconde a 7 chaves que por vezes vemos o desabafo de certos jogadores como o Dourado como foi aquela eliminação para o mulambo???
E a confirmar a permanência do Fluminense na série A, a torcida deverá exercer seu papel na cobrança de mudanças radicais na política e ações essa gestão defende de forma inconsequente e que leva a esse estado atual de apequenamento do Clube.
Pro Corinthians se ferrar neste campeonato com aquele timinho deles,
bastava terem a diretoria presidida pelo Abad, assessorado pelos flusocios, o Abel como tecnico, só treinando à tarde nos rachões, o DM tricolor, que é o pior do país, e pelos preparadores fisicos do Tricolor, os reis da caimbra, um bando de picaretas.
Com esse pacote aí no Gambá, eles tavam fudidos.
Ganharam um campeonato com um timinho, que treina muito, que corre pra caramba, tocam muito a bola, falham muito pouco na defesa e a diretoria não passa o ano anunciando venda de jogador.
O Corinthians começou o ano sem dinheiro, e isso é notorio
e montou um time do jeito que dava, mas a diretoria deles é sempre focada, e sabe que o time deles existe pra ganhar titulos!!!
E ganharam.
Chama a atenção ainda Guilherme algumas curiosidades.
Elenco que não tem grandes craques. Pra mim o Jô e o Dourado se equivalem na técnica.
Souberam buscar pontos até fora de casa, apesar de ter tido alguns tropeços em casa principalmente para times do z4.
Fora que eles tem um dos melhores técnicos do brasileiro que faz seu trabalho no estilo feijão com arroz.
E ainda eles contam com trabalho do Alesandro, ex lateral que exerce o cargo de VP e que fala a linguagem dos jogadores.
ST.
Black Friday Flu começa hoje!!
2 goleiros, 3 laterais, 1 zagueiro, 1 volante importado com pouco uso e 2 atacantes nanicos!
Aproveitem!
Como a onda tem sido postar comentários de colunistas de fora, estou postando o que um colunista de O Globo escreveu sobre o árbitro hoje, embora ele seja carioca e possa ser visto como suspeito.
“Jogo sujo
O juiz Bráulio da Silva Machado, de Santa Catarina, não teve interferência no resultado do jogo, muito menos no título do Corinthians, que nada tem a ver com a má arbitragem brasileira e a má comissão do setor na CBF. Mas se revelou um juizinho caseiro, pelo menos num ponto: a distribuição de cartões.
Foi rigoroso (o que aliás não me desagrada muito) com os jogadores do visitante Fluminense e foi um doce de pessoa com os jogadores do anfitrião Corinthians. Era uma coisa de um lado, outra coisa do outro. Distribuiu seis cartões amarelos para o Fluminense, não digo que sem razão, e apenas um para o Corinthians, talvez em retribuição à hospitalidade que teve no estádio paulista.”
Fernando Calazans.
————————–
Hoje, mais calmo e prestando bem mais atenção ao jogo, por motivos óbvios, vi o VT, e posso afirmar que o grande momento da tragédia tricolor foram aqueles três minutos do início do segundo tempo, quando era para todos estarem plantados ali dentro da grande área superatentos a qualquer aproximação do inimigo, mas deram mole demais.
Eu, logo após o segundo gol, pensei que o time levaria a goleada humilhante pela qual tantos desejaram o ano todo, mas ninguém entrou em pânico total, e o Flu chegou a ter mais posse de bola em dado momento do segundo tempo, e o diferencial foram os dois gols rápidos demais que selaram a sorte.
Mais uma vez, discordo de alguns, porque digo que o time não foi colocado na roda, humilhado e escrachado pelo adversário na quarta, e se andou fazendo jogos em que parecia que todos estavam com peso extra nas costas, esteve bem no jogo do Cruzeiro, até a expulsão, e esteve bem contra o Corinthians, mas o diabo foi mesmo a essa insegurança que a tensão gera.
Sobre o papo do Calazans, eu vi que o fdp do árbitro deu cartões onde nem houve faltas, só trombadas normais de jogo.
Nesses próximos jogos não há esse negócio de “ter que vencer”; só se pode torcer para isso.
Mas e eu acho que a situação estará mais para “matar ou morrer”, e que o Flu fique vivo então.
(17/11 – 17:30)
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
Está diretoria é realmente brilhante, venderam o Da Lua para quitar dívidas, entre elas, salários atrasados.
O dinheiro acabou rapidamente, agora vendem o Wendel pelo mesmo motivo.
Daqui a dois meses estão devendo de novo.
Onde está o brilhantismo?
Horas, a continuar assim, venderão todos e não terão mais salários a pagar.
Genial.
É só pensar: de onde vem grana? Da torcida, oras.
Se a torcida não tem o que assistir… não vem grana.
Matemática simples. Vc tem de ofertar um produto que agrade quem tem grana.
SSTT
Perfeito !
É por isso que eu digo: enquanto o Fluminense tiver jogadores desse nível, o meu dinheiro não vão ver.
Flu, esse tipo de situação foi amplamente alertado aqui que iria acontecer entre elas a não aceitação de patrocínio da CEF que não seria lá essas coisas mas que ajudariam na folha de pagamentos a alguns meses atrás e ainda essa gestão banca a maioria dos salários de jogadores emprestados como foi o caso do W Paulista que marcou uns dos gols da vitória da Chape!
ST
Já disse: é a política do “Vender ou Vender”
Bom tarde…
Jogo de vida ou morte esse contra a Ponte.
Não tem que ficar olhando resultado de ninguém.
Tem é que vencer. Se vencer, escapa.
Chegaremos aos 46 ptos e nem Ponte nem Sport não nos alcançarão mais.
Se perder, embaça tudo e o troço vai ficar fora de controle.
***
E como tem que vencer a porra do jogo, o Abel, de cara, tem que entrar com o Alessandro no lugar do Lucas na direita…
Tem que manter o Reginaldo na zaga, voltar com Marlon na lateral e Wendel e o Douglas no meio…
Se insistir com Lucas, Renato Chaves, Pelé e Marlon Freitas, vai sofrer…e se perder o jogo, a culpa será sua.
***
Vou ver se eu consigo não assistir a nenhum jogo nesse fim de semana.
Até pq o Fluminense depende só dele e tem um monte de jogo que não vale nada.
Uma observação importante a ser feita é quanto ao aproveitamento das “jóias” de Xerėm na atual temporada.
Vejam e digam quais deles vieram a se destacar e que estão trazendo retorno esportivo dentro de campo para o Fluminense??
Somente o “ativo” Wendel no campo financeiro e que pelo julgar dos valores que ele será negociado não deva ser aquela fortuna, é que pode trazer uns caraminguados pros cofres tricolores.
O que fazer com muitos que hoje estão no elenco principal e estão “queimados pela campanha terrível de 2017???
A grande maioria das “bijuterias” vindas de Xerém, esses poderão ser mandados para o potente Samorin ou serem emprestados a times de segunda linha do futebol brasileiro.
Somente os iludidos ou os que pertencem ao canceroso Flusócio estão acreditando piamente que o Fluminense voltará a ser grande em 2018.
Washington,
Outra boa observação. As nossas jóias carecem de maior avaliação.
ST
Detalhe que pode passar despercebido mas é MUITO IMPORTANTE :
Os principais concorrentes na fuga ao Z4 jogam no domingo, enquanto o Flu jogará na segunda-feira.
Vitória x Cruzeiro e Sport x Bahia no domingo.
Fluminense x Ponte Preta na segunda.
Isto é, o Fluminense jogará conhecendo o resultado dos jogos de seus concorrentes diretos.
Só não dará a devida importância a isso quem não tiver cérebro para pensar, um pouquinho que seja !
12:59 > 17NOV
Se permite, acrescento a sua boa observação que na rodada seguinte, teremos Ponte x Vitória, onde um poderá atrasar o outro. ST !
:>)
Os treinadores têm o recurso do vídeo, para rever os lances em que seu time ‘deu mole’ e corrigi-los.
Assim, podemos ver que as falhas apresentadas pela defesa do Flu são recorrentes.
É goleiro Totó.
É lateral direito que mantém três metros de distância do atacante que vai cruzar.
E ainda assim, recua, e recua, com as mãos para trás.
É zagueiro de área que fica como bobo olhando a bola lá no alto, chegando e chegando.
Enquanto isso o adversário – que de bobo não tem nada – passa por detrás dele e …. pimba, gol !!!
Enquanto o Totó assiste a tudo e cai sentado dentro do gol.
Só não enxerga isso (1) quem não quer enxergar, ou (2) quem não tem olhos de ver.
No caso, creio que são as duas coisas.
Sim, porque fazer substituições de meias por volantes e colocar o time com três volantes e três CENTROAVANTES é coisa de quem não só não enxerga, como não quer ver e -se quer- não sabe ver.
E se insistirem com este slogan de ‘ entrar para vencer a Ponte Preta ‘ …. vamos perder mais uma !
Não temos cacife para isso.
Não temos cacife e tampouco cacique.
Na minha opinião o desespero (ainda) está do lado da Ponte.
Se entrarmos para jogar com o tempo a nosso favor poderemos obter um empate, que será lucro.
E como será lucro ! Ganharíamos um ponto e manteríamos a diferença para a Ponte.
Idem contra o Sport.
Idem contra o Atl.Go.
Com três empates estaríamos livres do G4.
Ao passo que se perdermos para a Ponte no próximo jogo o desespero (já) estará ao nosso lado.
Assim, o lema para segunda feira deveria ser : NÃO PODEMOS PERDER O JOGO.
Tudo o que vier além disso será lucro, benefício.
10:25 > 17NOV
Veja onde o time que gostamos está!
O fechamento da matéria tem o mesmo efeito, que a notícia para um enfermo, de que só lhe resta muita fé, e orações.
JR, veja como o técnico deles é esperto !
Dá declarações dizendo que ‘ com uma derrota (na segunda-feira) o Flu ‘entrará na briga’.
Querendo dizer na briga contra o rebaixamento.
O espertinho está sugerindo que nosso técnico compre esta ideia e parta para cima deles tentando vencer de qualquer maneira.
E, assim sendo, a Ponte estará à vontade para jogar como gosta, fechadinha e muito veloz nos contra-ataques.
Derrotando-nos e levando-nos a ” entrar na briga “, como insinua.
Tenho grande receio de que nosso técnico compre esta ‘tese’ de seu colega adversário.
Dado um afetuoso abraço no técnico vitorioso após o término da partida.
E daí sairá dando entrevistas e elogiando o trabalho do gajo.
Não estou inventando. Isso tem acontecido em todos os jogos.
11:05 > 18NOV
A rodada de ontem foi muito ruim para nós.
Se é que é possível, aumenta a responsabilidade para segunda feira.
É VENCER ou VENCER contra a ponte, não adianta vir com discursos de pressão nos jovens, que não sabemos da metade dos problemas, blá, blá, blá.
Tem um monte de gente que foi contratada para isso, para gerir o clube, gerir o futebol, planejar…..ou pelo menos deveriam estar fazendo, pois estão ganhando para isso.
O negócio é entrar com a faca nos dentes, não dar chances para o adversário.
Pelo menos neste jogo……
É como disse o JG, tem que se ligar pois o ano não acabou, e como disse o Albuquerque, vamos apoiar incondicionalmente o time durante o jogo contra a ponte. Depois do apito final quem quiser pode vaiar, quem quiser pode aplaudir, cada um se manifesta da maneira que achar que deve.
ST
Andrei,
Penso que os jogadores devem entender que o objetivo é vencer nem que seja de meio a zero. Para isso devem lutar do início ao fim por cada bola.
Agora… Inteligência e cautela é bom ter também. Tem que saber se defender.
A Ponte deve saber que somos seu adversário direto e terá que sair um pouco. Mas se não vencermos em casa, vamos deixar para vencer ou ficar nos defendendo para buscar um empate lá em Goiás ????
ST
Caro TT,
Este é o problema, quando se teme uma partida contra a ponte preta no Maracanã é sinal de que tem muita, mas muita coisa errada.
Sabemos de todos os problemas e limitações, mas também já vimos que este time pode render alguma coisa.
Minha opinião, se não vencer a ponte na segunda, vai correr um risco enorme.
Será que o marquinho poderá em goias??
ST
Andrei,
Marquinhos é a nossa arma secreta. Depois dizem que não tem planejamento. Espera só chegar o Atlético GO.
Só erraram o local da partida, porque não será no Couto Pereira.
ST
Se nosso Fluminense vencer no domingo a Ponte Preta, estaremos salvos.
Com duas rodadas de antecedência. Um feito!
E agora?
Estaremos a partir de segunda-feira ainda tensos e assustados, ou não?
Goncere,
Ao que sei, o jogo será na segunda.
ST