Primeiras impressões

No jogo que abriu o campeonato, sábado, o vice mundial Grêmio mostrou por que é um dos principais favoritos a sair da fila de 22 anos sem título brasileiro, ao vencer o campeão da Copa do Brasil, em terras mineiras.

Desfalcado de Luan e Geromel, coube ao estreante André marcar o primeiro gol do Brasileirão – e ao Cruzeiro, sofrer.

Uma hora após, o Flamengo penou para apenas empatar com um esforçado Vitória, em Salvador, depois que teve Éverton Ribeiro equivocadamente expulso nos primeiros minutos, lance que resultou no gol de pênalti do Vitória, o primeiro do empate em 2 a 2.

Dirigido por um técnico interino “efetivado”, o time rubro-negro, que teve também um gol em impedimento validado, entra na competição ainda em alta, mas com status inferior ao de anos anteriores.

Ainda no sábado, o Santos, do ex-botafoguense Jair Ventura, fez o dever de casa no Pacaembu, ao bater por 2 a 0 o Ceará, de volta à Série A.

Também de volta à elite, o Coelho, do experiente Enderson Moreira, ex-Flu, surpreendeu o Sport com uma goleada, no Independência. O técnico do América-MG está há quase dois anos no cargo, uma raridade no mercado brasileiro.

Mais tarde, o Vasco virou outra nos acréscimos. O Galo foi a vítima da vez, ao sofrer, aos 53, o gol de pênalti, cobrado por Yago Pikachu. Depois da decepção da perda dramática do título estadual, a equipe de Zé Ricardo começa bem o Brasileiro e faz agora jogo de vida e morte na Argentina, pela Libertadores.

Segundo grande clube do país há mais tempo sem ganhar o cobiçado troféu nacional, o Internacional, depois de jogar pela primeira vez a Série B em 2017, se apoia no veterano D’Alessandro para cumprir campanha digna nesta edição. O time venceu o modesto Bahia, no Beira-Rio, em seu retorno ao módulo principal.

No jogo que fechou o domingo, o Atlético-PR conquistou até aqui a vitória mais contundente da rodada inaugural, que será encerrada nesta segunda, com São Paulo x Paraná e Botafogo x Palmeiras.

Há quem aposte que o time dirigido por Fernando Diniz será uma das sensações do campeonato, podendo até surpreender na reta de chegada.

Richard comemora o gol de empate do Fluminense, na derrota por 2 a 1

Já o Fluminense não ficou nada a dever ao atual campeão brasileiro e bi paulista. Mesmo atuando em São Paulo, o time teve momentos de superioridade na etapa final, quando passou boa parte do tempo jogando dentro do campo do Corinthians.

Porém, o elenco mais encorpado do adversário, as falhas da defesa tricolor (nos dois gols de Rodriguinho, o meia estava livre para finalizar) e a síndrome dos gols sofridos depois dos 40, que custaram muitos pontos ao time em 2017 – e a desclassificação no último Estadual – decidiram a partida a favor dos mandantes. Antes, o Flu havia vencido suas últimas seis estreias na competição.

A adoção de tal padrão de comportamento, somada à organização que surpreendeu os paulistas, pode dar aos tricolores um ano bem menos difícil do que aquele que se imaginou.

A conferir.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

358 thoughts on “Primeiras impressões

  1. Vc está falando sério ??
    Vc Realmente acredita que se o Fluminense for rebaixado , será por causa de uma parte da torcida que critica uma diretoria incompetente e preguiçosa em um blog ???
    Em que planeta vc vive , sr ??

  2. Jogo parelho.
    A diferença que eu vi, foi o Corinthians jogando pra frente com vontade de vencer e o Fluminense recuado para empatar.
    As duas chances que eles tiveram, fizeram e nós não.
    Simples assim.

  3. Para uma estréia, contra o atual campeão brasileiro e bi paulista, até que o time teve um comportamento bem razoável, e por isso mesmo é que fiquei muito irritado com a derrota. Poderíamos ter vencido !
    Não sei se só eu é que vejo o quanto esse Gum é horrível, talvez transpareça como implicância, mas é inadmissível a atitude dele no primeiro gol do Corinthians. O Frazan já tinha vacilado, normal, garoto novo, tecnicamente muito fraco, mas após o cruzamento, observem a jogada pela tomada lateral.
    O Rodriguinho estava livre, o Gum não o marcava, e quando percebeu a cagada que estava fazendo, já era tarde.
    Voltamos muito melhores no segundo tempo, e isso é que me alenta. Um pouco menos de afobação, aliado à assertividade na escolha das jogadas, e teríamos vencido esse jogo até com certa facilidade, prova cabal do equilíbrio do CB, e que não há como fazer prognósticos neste momento.
    A despeito do que já pontuei anteriormente, o ponto negativo de maior preocupação foi a péssima atuação do Jádson, sob a inépcia do Abel, PQP !!!
    Não obstante, achei precipitada a substituição do Pedro, e nem é pelo fato do João Carlos ter entrado perdidíssimo, é que o Pedro não estava tão mal que merecesse a substituição. Lutou o quanto pôde, foi pivô, deu a assistência do gol, o quê queria o Abel com um esquema tão covarde ?

  4. Abel em capítulos:
    Jadson e Richard jogando porra nenhuma, em campo até o fim!
    E o Douglas, que no banco estava, e que no banco ficou?
    ***
    E o Reginaldo, que nem no banco ficou?!
    ***
    E o jogador, que mal chegou ou treinou, mas que tem padrinho e já estreiou?
    E o Pedro, que jogando sozinho, e que sozinho ficou, que dançou?
    ***
    Vc pode dar a explicação que vc quiser, Abel!
    Só não pode achar que somos otários!

  5. Gum é zagueiro de área titular do Fluminense há nove anos.
    Será que vai completar 10, 11, 12, …?
    Ele marcando e disputando bolas altas com o Emerson (36 anos) foi alguma coisa cômica menos futebol.

    1. Prezado Goncere, rogo a Deus que não.
      Já disse, reiteradas vezes, não irei ao Maracanã enquanto Gum estiver no Fluminense, e já estou há algum tempo sem frequentar estádios, razões dentre as quais, a presença dele em nosso elenco.
      Nada tenho contra a sua (dele) pessoa, só que não sou burro, e não vou pagar ingresso para assistir a um perna de pau ostentando nossa camisa, sendo certo que vi Edinho, Ricardo Gomes e Thiago Silva, cujas referências elevam o nível de minha exigência.

      1. Infelizmente os jogadores que batem recordes de permanência no Flu, não são por boas atuações. Ficam porque ninguém quer.
        Foi assim com Marcão e está sendo assim com Gum.
        Gum tem uma bonita história no Flu, mas para preservar essa história, está na hora de ir embora.

    2. Se o “Marcão é seleção ” (pereba toda vida) virou ídolo de muitos , imagine o bicampeão brasileiro Gum com seus 9 anos até aqui. Já até vejo um busto dele na porta das Laranjeiras em um futuro bem próximo e com uma placa assinada pelo Abad.

  6. Caros,

    Vinte minutos de um bom futebol. O resto…

    O Sornoza só rendeu no início do segundo tempo. Talvez o esquema do Abel, com três zagueiros, não o favoreça. O Jadson caiu bastante de rendimento. O Pablo perdeu jogadas por puro preciosismo, mas deu mais força ao ataque.

    Tem que esperar os próximos jogos. Mas tem que entrar em campo para jogar o tempo inteiro.

    ST

    1. Fluminense jogou bem até a substituição mágica do Abel.
      Entrou um desconhecido João Carlos e o time simplesmente acabou.
      O empresário deste jogador é o filho do Abel?

    2. Exatamente TT, o time não jogou assim.o tempo porque esse é o plano B do Abel.
      O plano A foi o que vimos no primeiro tempo….
      ST

        1. O plano B é correr atrás de um golzinho quando estiver perdendo…. só isso.
          O plano A é aquela lenga lenga de sempre.
          ST

  7. Amigos, acabo de sair do jogo em Itaquera (Lulão).
    Assistir em loco mostrou algumas pontuações a serem feitas:
    1) Time não é bem treinado . Falta compactação e intensidade (problema da maioria dos times do futebol brasileiro)
    2) Precisa de opções táticas. Engessar nesse esquema de três zagueiros não dá).
    3) liberdade aos alas é relativo (ao menos nesse jogo). Sempre um dos laterais ficava qdo o time saía) . Fluminense ataca num 4-3-3 e defende no 5-4-1. O sornoza é um terceiro atacante. Com isso o meio fica carente de alguém que acalme e pense o jogo. Nesse certame , achei o Jadson muito fraco.
    4) gum e rebato Chaves são ótimos rebatedores, mas muito fracos tecnicamente. E isso quando enfrenta um time que marca alto é um problema. Precisamos de UM ZAGUEIO MELHOR TECNICAMENTE.
    5) Precisa de alguém com mais tarimba no meio no lugar do Jadson (que é bom pra compor elenco)
    São minhas impressões
    Poderia ter empatado hj. Time deles tbem tem muitos problemas. Nível do brasileiro é baixo. Da pra fazer um papel digno

  8. Caros,

    Time sem CRAQUE NÃO GANHA NADA, NEM (disputa) TÍTULO, só cretinos arrogantes e babacas não percebem isso. É algo que também falta neste time: CRAQUE, pelo menos um que possa desequilibrar.

    No mais, Jadsom, bom jogador, hoje não jogou nada e Richard, que é muito ruim, fez gol mas não foi na bola do segundo gol deles.

    Há três times dos quais detesto perder mais do que outros: Flamengo, Vasco e Curintia. Hoje uma destas derrotas já foi.

    Começou a sina de 2018.

    SDs T

  9. Segundo tempo melhorou, mas não foi suficiente.
    Lembrando que ano passado só não caimos por causa das primeiras partidas, que conseguimos vencer, principalmente o galo em MG.
    A reza já pode comecar.

    ST

  10. Se fosse goleada seria muito ‘melhor’…mas aconteceu aquilo q eu previ. Esse time de *** é a cara do presidente e dos 3 bocós do blog.

  11. O time dos “cara” é feio para caramba!
    Se não houver intervenção da “imprensa marrom esportiva” como vem sendo feito a chamada “tentativa de espanhonabilização” do futebol brasileiro, veremos!

  12. O time do corintia é bem arrumado, os caras jogam com muita determinação e firmeza, disputam as bolas e propõem o jogo. Propor o jogo em função de ter um treinamento grande, isso é fácil de notar. Não há no elenco um “craque”, daqueles que os beocios tanto adoram. O tal do “craque” define jogo, desde que a bola chegue até ele.
    O time do Fluminense tem bons jogadores, nenhum “craque”, pra desespero dos beocios.
    Mas para um prazer insustentável do ser beocio, o Fluminense tem um excelente “treinador”.
    Vai ser muito complicado o 2018.

    1. Não assisti ao jogo. mas concordo com seu comentário.
      Time precisa é ser bem treinado. Assim ele joga de igual para com todos e superior aos mal treinados.
      Se tiver craque… fica melhor ainda. Se o adversário tiver craque e ele não… tratar de tentar anular o craque.
      Mas para tudo isto precisa ter um técnico.
      SSTT

  13. Duro ouvir dos comentaristas , a proposta do Fluminense. … jogar fechadinho e tentar um.contra ataque.
    Que desgraça.
    Realidade do quanto estamos encolhendo. Jogando como pequeno.
    3 zagueiros. Adversário não tem centroavante.
    La nave va…..

    ST

  14. Muito triste ver o meu Fluminense jogando com medo dos caras, acovardado, subjugado, jogando como um time pequeno, dando chutão, sem conseguir trocar dois passes!
    Muito triste!

  15. 1tp horroroso, e olha que esse time do Corinthians não tem nada demais, como pode um time de futebol não da um chute no gol? I time não consegue trocar três passes, jogar contra Potosi e contra esses times fracos do carioca é mole. Agora vamos ficar sofrendo e passando sufoco contra um time sem sal igual o do Corinthians. Precisamos de pelo menos 6 belas contratações, se vier refugos, estamos ferrado.
    Desaaaaaaaanina assistir um campeonato, sabendo que vai ser saco de pancada.

  16. Putz, levar gol desse timeco, jogador de um metro e meio de altura é sacanagem! Nao é pior do que ouvir narrador dizendo que o time deles ” é melhor, tecnicamente, do que o nosso”!
    Esperar o que dessa “imprensa marrom esportiva”?

      1. Ta doido irmão, sidcley, Romero, Rodriguinho, Henrique… Melhor???
        Putz?
        A única vantagem dos “caras” e jogar em casa!

        1. E nós temos Gilberto, Frazan, gum, renato chaves, marco jr, pedro….etc.
          E ainda perdemos com uma.jogada do Emerson.
          Se prepare que será um.ano sofrido .
          ST

        2. Atual campeão paulista e brasileiro …. e Rodriguinho que fez o gol do campeonato paulista, hoje marcou dois. O Corinthians é mesmo um timeco. O narrador está errado quando diz “o time deles é melhor, tecnicamente, que o nosso”, claro que não é. Nem chegamos à final do carioca e ficamos em 14º lugar no Brasileiro por culpa da imprensa, da torcida, da bola, do campo, do tempo, dos astros, do matinta perera.
          O certo é você, irmão, os outros é que são doidos.

          1. Amigão já estive dentro e fora das quatro linhas do futebol profissional, agora se você acha esse timeco dos gambás “seleção”, tenho nítida conotação que é só você!
            Concordaria se falasse que as estruturas dos gambás são melhores do que as nossas, principalmente, o setor de marketing, mas o time dos “caras” é brincadeira!
            Ganhar títulos depende de muitos fatores dentro do futebol profissional, inclusive, elenco/nivel tecnico e regularidade em campeonato longo como CB!
            Continuo dizendo que o time que jogou hoje é fraco, e o jogador rodriguinho é mediano, sequer tem porte físico para jogar em time de série A, todavia, está atravessando o seu melhor momento, mas é mediano!
            Queira me bem!

    1. Prezado Eraldo, com todo respeito, mas esse “jogador de um metro e meio de altura” já fez inúmeros gols contra o Fluminense, pelo América-MG, Grêmio e Corinthians.
      Duro, é ouvir em todos os jogos que o Fluminense joga no 3-5-2 a fim de dar mais segurança à zaga, que no ano passado sofreu muitos gols. Sofremos dois hoje, o primeiro foi ridículo. ST !

  17. É Abel, pode colocar 5 zagueiros que ainda assim não vai dar.
    Não estamos mais no Carioqueta .
    A verdade é que a sensação era de que eles iriam marcar a qualquer momento.
    Agora o Abel vai botar o time para a frente com 3 zagueiros e 3 volantes.
    Santa madalena protetora dos torcedores desamparados, tenha piedade…..
    Se não mudar a postura no segundo tempo, vai tomar mais gol.
    Todos aos botes .
    Gladiador não, jogador sim.
    Fora do Fluminense incompetentes .

    ST

  18. Previsão do dia…
    Curintcha foi o pior campeão brasileiro de todos os tempos…
    Fluminense é um time medíocre q não ataca.
    1×0 curintcha…Abel diz q jogou de igual pra igual e estão todos de parabéns.

  19. 39 min.
    A flusocio deve estar comemorando o desempenho da equipe.
    Milagres podem acontecer.
    É do que estamos precisando.
    ST

  20. Vamos que vamos, a instituição FFC merece respeito!
    Independente de quem esteja na direção, o FFC faz parte de muitas famílias brasileiras e até fora!
    Por mais que a imprensa tente espanhonabilizar o futebol brasileiro, não conseguirá!

  21. Bom jogo aos sofredores hoje.
    Lembro que até uns anos atrás (alguns vários anos mesmo) ao pensar em um jogo contra o Corinthians em Sampa vinha a mente um jogo difícil, amarrado, mas em que ambas equipes eram fortes e qualquer um poderia vencer.
    Hoje… o torcedor realista do Flu, não os que usam oclinhos róseos, imagina seu time entrar trancado em copas na defesa e rezar por um lance fortuito de contra ataque e/ou acertar um chute de fora da área e voltar para a defesa e se fechar.
    Típico de times pequenos… como transformaram meu antigo clube.
    SSTT

  22. “Guilherme – Jacques Limonta • 15 horas atrás

    Curiosidades automobilisticas

    Titio, voce que é um grande conhecedor da Maserati, poderia nos esclarecer se a maquina do Queens abre bem a porta traseira?”

    Guilherme, o Queens gosta mesmo é de Dodge. E prefere Dart.
    ST

  23. Jogo dificil, vamos precisar acertar a cozinha, e jogar por saídas rápidas, explorando a velocidade de Airton, M. Júnior e Pablo Diego. Força Fluzão. Vc é grande, Vc é Forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *