Certa feita, em tempo tão remoto quanto essa expressão, hoje em desuso, um aluno do então professor da Unicamp Rubem Alves foi ter com ele em sua casa. Desejava saber como o mestre havia planejado a sua vida para que tivesse chegado aonde chegou. Rubem notou, então, que seu discípulo o admirava, tinha-o como referência, queria ser como ele. Contudo, respondeu de tal maneira que fez desmoronarem as expectativas do visitante. “Eu estou onde estou porque todos os meus planos deram errado”.
No decorrer de sua trajetória, Rubem percebeu-se obrigado a procurar caminhos não pensados, viu, uma a uma, as pontes que construía ruírem. Lutou para ser pianista. Queria ser como Nelson Freire. Para tanto, trabalhou duro por horas a fio. Não conseguiu, claro. “Pianista bom não precisa fazer força”, diz ele. “É dom de Deus”.
Rubem não se tornou pianista, mas, intelectual polivalente, fenômeno editorial, um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, além de cofundador da Teologia da Libertação. “A diferença entre nós é que, enquanto eu tentava colocar dentro de mim um piano que estava fora, o problema do Nelson era colocar para fora um piano que morava dentro dele desde o nascimento.”
A Teologia da Libertação talvez não tenha muitos adeptos entre o elenco de hoje do Fluminense, de muito credos. Mas há trajetórias que se confundem com a de Rubem Alves, como as de jogadores que só estão nas Laranjeiras porque seus planos pessoais deram errado, casos de Gerson (regresso da Itália, mas que já vai sair) e Robert (que acaba de voltar da Espanha).
Também entre os atletas há aqueles que tentam colocar dentro de si um piano que estava fora, e outros tantos que colocam para fora um piano já nascido com eles. Ou alguém duvida de que os meias tricolores Cícero e Gustavo Scarpa não sejam pianistas natos? Quando não lançam mão de sua arte, o Fluminense fica assim, insosso, sem imaginação, composto apenas por aqueles que tentam pôr o piano dentro de si.
Fred hoje é um destes. Tem saído mais da área para cooperar com o esquema de Levir. Contra a Chapecoense, o treinador disse ter sido circunstancial o recuo do atacante, para que não ficasse isolado na frente. Richarlison é aprendiz. Tem o piano dentro de si, ao que parece, mas falta-lhe elegância, pensar o jogo, e seu futebol, por vezes, acaba por se assemelhar ao do pianista esforçado.
Ao notar que o time não se comportava nem como pianista esforçado, mas como preguiçoso, sem ambição, Levir Culpi deveria ter feito outras tentativas, em vez de ter promovido só a substituição de Richarlison, que perdeu um gol feito, por Magno Alves.
Há outra categoria ainda no Flu, além das descritas por Rubem Alves – a de carregador de piano, representado por Edson, embora Douglas, mais técnico, o acompanhe nesta função. Foi um dos campeões de desarmes, facilitando o trabalho da defesa, que não chegou a sofrer.
Mesmo sendo Atlético-MG e Chapecoense adversários geralmente com ótimos aproveitamentos em seus campos, pela pouca inspiração dos mandantes, o segundo empate fora de casa deixou a sensação de que a excursão tricolor poderia ter sido bem mais proveitosa.
A Rubens Alves escritor, nunca faltou ambição, pecado fatal de quem perde o foco e não se concentra em seu objetivo final.
***
O torcedor tricolor que, ao fim de Chapecoense x Fluminense, se atreveu a assistir ainda a Brasil x Equador, pela Copa América Centenário, amargou mais um 0 a 0 de poucas emoções. Ao todo, foram 180 minutos sem um só gol na noite de sábado, embora, em duas ocasiões, as bolas tivessem entrado, com Cícero e Alisson (contra). Em ambas, porém, os bandeiras salvaram o time catarinense e a Seleção Brasileira, ao assinalarem, respectivamente, impedimento e saída pela linha de fundo – neste, um erro grosseiro.
***
Rubem Alves faleceu a 19 de julho de 2014. Por coincidência, foi neste dia que morreu o único peixe de que cuidei na vida, um beta. Foi deixado em minha casa por meu irmão, que viajaria com a família. Gustavo o ganhou numa destas festinhas de criança cujos temas trazem seres infantis do mar.
Um absurdo que “coisifiquem” um ser vivo pleno, tirando-o de seu habitat, para dá-lo a crianças, como se um brinde fosse!
Quantos pais, em casos assim, não devem se livrar dos peixinhos na primeira oportunidade, já que o recebem num pequeno saco plástico com água, dependendo, naturalmente, da aquisição de um aquário para conservá-lo em casa. Se não o fazem, descartam-no, ainda no asfalto ou no vaso sanitário, sabe-se lá.
“Deus criou os pássaros; e os homens, as gaiolas”, dizia Rubem Alves. No caso dos peixes, os aquários, o cativeiro dos peixinhos “sobreviventes” – alguns, minúsculos, sem espaço até para que movam suas nadadeiras ou barbatanas.
Godofredo viveu por quase um ano mais, depois que chegou à minha casa. Pedi ao Gustavo que o deixasse de vez. Meu irmão se ausentaria da cidade outras vezes, e achei que o peixinho estaria mais bem assistido comigo.
Sempre que o alimentava, observava-o. E me entristecia. (“Para haver compaixão, é preciso estar triste. Porque compaixão é sentir a tristeza de um outro.”) Gustavo colocara pedras e um túnel de madeira no aquário para simular o fundo do mar, numa tentativa de deixar sua “casa” minimamente acolhedora. Mas qual o quê. A solidão e o sofrimento de Godofredo eram indescritíveis. Jamais experienciaria a amplitude e a intensidade de um lago natural. Estava condenado a viver para sempre entre quatro paredes de vidro.
Quando morreu, finalmente experimentou a liberdade. Lembro de ter acariciado suas escamas e reparado como nunca antes em quanto era bonito. Mas sua beleza pertencia à Natureza – não a mim ou a qualquer dos homens. Enterrei-o com dignidade num vaso de plantas de minha varanda. Não sem antes mentalizar uma oração em sua homenagem.
Godofredo foi o primeiro peixe de minha vida. E o último também.
Desde então, quando quero encontrar outros Godofredos, vou a um lago natural. E percebo-os ainda mais belos. Estão felizes!
Agora, mesmo sem ter nenhum, tenho todos os peixes do mundo.
______________________________________________________________
Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br
Confirmado! Fred não é mais jogador do Fluminense. Sem amarras, livre de um encosto, se o presidente não atrapalhar, deixando o Levir trabalhar como na época do Cuca, veremos se ele realmente é um técnico de verdade. Desejo boa sorte a ele, claro! No seu recomeço como técnico do Fluminense.
Saudações Tricolores.
Acho que já estava mesmo no fim a Era Fred. Sua pedida salarial, seu ego inflado, sua condição física limitada e sua relação já em desgaste com o técnico foram fatores que o deixavam numa situação já difícil no clube. Pode ser bom para o clube e para ele. Já quanto à possível saída de Escarpa, gostaria que ele ficasse mais um tempo. Mas, pelo jeito, não está sendo fácil segurar um jogador como ele, que vem se destacando e atraindo a atenção de clubes no exterior. Tomara que ainda fique um mês ou dois para ajudar o Flu a vencer alguns jogos neste campeonato. Sua negociação e a saída de Fred poderão render um dinheiro interessante para o nosso tricolor, que poderá reduzir suas dívidas e ainda ter dinheiro em caixa para novas contratações. Lamento ver o Escarpa sair ainda este ano, mas desejo que ele faça sucesso lá fora e se for mesmo para a Rússia, que se destaque lá para ser contratado depois para um clube como Barcelona, Real Madri ou um grande clube da Itália, Inglaterra ou Alemanha, que são centros mais importantes no futebol.
O piano estava desafinado. Vamos ver se o maestro contrata um afinador para que a orquestra se apresente afinadíssima.
Abraços Tricolores.
O Fluminense fez um excepcional negocio:
vendeu o Fred por um preção – 5 milhões
e um negocinho meia boca
vai vender o Scarpa por um precinho – 45 milhões.
08.06.2016 esta é a data que o Fluminense deu uma arrancada para a modernidade.
DA-LHE FLUZÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dinheiro entrando. Tem que saber aproveitar e fazer ótimas contratações para fazer o time evoluir.
Estimado tricolor, voce acredita que o galo vai bancar o salario do cara ? ele ta indo de graça com o Flu bancando seu salario, o resto e pura encenaçao do Peter.
Quanto ao Scarpa vai vender baratinho a preço de banana para bancar Geovanis, Guns e Frangarellis da vida.
Sequer prestei atenção no jogo da Seleção Brasileira. Não há atrativos entreos jogadores e as jogadas. O Fluminense é maior que Fred e Peter. O Galo bem que poderia levar Peter Junto!
Perfeito.
Caracoles… Papai Noel demorou pacas mas me deu o melhor presente do ano. E já venho pedindo isto a tempos que até estava em duvidas se ele existia mesmo.
O I-Cone, Bibelô, Múmia, Íngua, Jotalhão, Boneco de Posto, Caneludo e outros adjetivos mais se foi do Flu.
Tenho a certeza de que irá se dedicar, treinar muito e até jogar bem e correr em campo. Coisas que não fazia muito no Spa das Laranjeiras.
Agora poderei voltar a assistir jogos do meu Flu.
Obrigado Papai Noel… sempre acreditei em vc.
SSTT
Começo a acreditar que os nossos comentários aqui são lidos e levadosém em conta.
Oswaldo saiu do time, M Junior nunca mais apareceu também.
E o Fred de malas prontas pro Atlético isso porque era cruzeirense desde pequenininho rs
Só não concordo com a ida do Scarpa.
É uma burrada sem precedentes. Queimando o menino por pouco.
O Marquinho do Curintia saiu por 12 milhões e hoje quem comprá-lo por 200. Tudo bem que foi pra vitrine européia, mas o Scarpa, se ficar mais 2 anos, será vendido pelo triplo.
E mais. Esse Diego é do tempo do Robinho, nunca se firmou como um craque, o Scarpa dá de 10 nele, que mais parece um Diguinho gordinho.
Vamos tentar uma ligação com Robert e Scarpa ! Quem sabe dá certo? Com a merda de bola que o Cícero tá jogando, vale a pena.
Fred fora, Richarlison e Pedro no comando do ataque.
Então: Julio Cesar, Jonathan, Gum, Marlon, William Matheus, Douglas, Edson, Scarpa, Robert, Richarlison e Pedro.
É correr pra por a mão na Taça
Meu amigo Garcez.
Naqueles tempos que o Fluminense praticava a política do bom e barato, conseguiu fazer bons times como os dos anos 80 que tanto nos orgulhou com as conquistas levantadas.
E agora vem uma notícia interessante:
http://www.netflu.com.br/mais-um-tecnico-com-passagem-recente-no-fluminense-e-demitido/
Fazendo uma apuração, com a política adotada pelo PS nos últimos 2 anos ao contratar técnicos inexpressivos, está aí a prova da fracassada dessa tentativa que a sua gestão praticou onde o Goiás dirigido pelo Enderson (demitido) e o Tupi comandado pelo Drubscky, estão hoje no z4 da série B do brasileiro.
E nisso, está comprovado que pela importância do Fluminense no cenário do futebol, tais políticas foram altamente nocivas com o carro chefe do Clube.
Ora, Washington, naqueles tempos não havia essa caça a jogadores brasileiros como agora.
Agora, não está dando para nem mais para fazer time bom e barato.
xxxxxxxxxxxxxx
Também acho que o Fred ganha muito. Fora da realidade. Mas vcs não estão percebendo que o Flu está se apequenando? Nossos jogadores de nome estão saindo aos poucos e as contratações são de baixo nível tecnico. Receio que estamos indo no mesmo caminho do botinha. Triste. Estamos perdendo o bonde
Eu acho que se o Fluminense mandar o Fred com o salario integral pago pelo Tricolor,
o Galo topa e pedimos como contrapartida que ele não volte nunca mais, aí é problema do Galo.
É um otimo negocio ele longe das Laranjeiras, não podemos perder essa chance, custe o que custar.
Acho melhor não ficarmos muito animadinhos com essa notícia sobre o Fred não. Afinal de contas, há pouco tempo o picareta anunciou que não jogaria mais com o Levir, nos encheu de esperanças, e continua lá até hoje. Além disso, será que pessoal do Galo não tá enxergando mais nada de futebol. Seja como for, vamos torcer pra dar certo. ST!
Amaury, Além do nosso Dante. Estão tb, sumido do blog o Drummonnd e o Timers, sem dúvidas os cabras são muito bons!! O que teria acontecido? Aí Dante, Drummonnd e Timers apareçam o blog precisa de vcs.
Além deles, tem muiiiiito mais cabras e ‘cabritas’ (kkkk) que desapareceram daqui!
Uma pena, né?!
ST
Então lá vai o coro de apoio, marmund :
!!!!!!!!! DRUuuuuuuuuuuMMOooooooooooNnnnnDddddddddddd !!!!!!!
!!!!!!!!! TIMeeeeeeeeeeeeeeRSssssssssssssss !!!!!!!
Onde estão vooocêèêêêèêêêèêêssssssssssssss !!!!!!!!!!!!!!!!
Deu certo no caso do Dante, marmund.
Vamos ver se damos sorte novamente.
Boa notícia essa negociação com o galo. O Fred seria um bom reforço, se tivesse salário de 100 paus, no máximo.
Talvez agora possamos revelar algum centro avante, que antes não tinham chance. O Pedro está próximo de ter vaga no time.
A vaga, penso eu, vai pro Richarlison.
Agora essa notícia deve ter fundamento mesmo, tem um monte de veículos de informação divulgando… vamos torcer!
Pois é Zanitti a notícia se concretizou! Que o Richarlison agora assuma de vez a 9 e mostre porque foi comprado por 10 milhões! Mesmo porque o Magnata estará por ali, fungando no cangote dele, doido para assumir essa camisa pela qual ele já fez um caminhão de gols pelo Fluzão!
A ver!
ST
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/na-base-da-bola/post/com-28-gols-pedro-do-fluminense-e-o-artilheiro-da-base-brasileira-em-2016.html
Esse aí também deverá ter maiores oportunidades agora nos profissionais e, se manter o faro da base, poderemos ter uma briga boa pela camisa 9 tricolor!
ST
Prezado Juca, bem que o Fred poderia levar junto com ele como contra-peso outras galinhas mortas tipo o Osvaldo, M. Junior, Pierre, Frangarelli e o Hagar,o horrivel Gun.
Parece que nem tudo está perdido neste ano!!
Dom fredom de malas para o galo! Aleluia!
Com certeza vai ser um atalho para terminar a carreira no Cruzeiro, mas isso é problema deles, kkk!
# frednogalo
ST
Rapaz, goste-se ou não do FRED, com erros (muitos) e acertos (muitos) tem uma história importante no clube.
Vejo o pessoal aqui falando do cara como um pária, com um desrespeito e ódio desproporcional, pra quê isso?
Também acho isso desnecessário. Ele teve um ciclo bom no clube, que agora terminou com a sua ida para o galo aqui de Minas Gerais. Boa sorte para ele e que uma nova era se inicie no Fluzão! Que o Richarlison assuma a 9 e mostre que ele não fora contratado por 10 milhões de reais por acaso!
ST
Vamos torcer para o Pelé não jogar sábado:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/06/flu-e-atletico-mg-negociam-e-fred-pode-deixar-laranjeiras-em-breve.html
Se ele jogar, acabam-se todas as esperanças para esse ano!
Cara, eu n vejo a hora desse cara ir embora do fluminense e nunca mais voltar!!
Tchau ‘querido’.
Kkk….tchau querido!!!
# frednogalo
ST
Aleluia!!!!
Vamos ficar na torcida! Os atleticanos já estão revoltados…kkkkkk
ST
EXTRA! EXTRA!
– Começou a contagem regressiva para a saída do Scarpa!
– O técnico e anão Dunga joga todas as suas fichas contra o Haiti, considerado por ele uma das potências do futebol do terceiro milênio. O presidente do Flu concordou: ‘não tem mais bobo no futebol…’
– Mais um ‘refugo’ volta pro Flu. O atacante Robert, fez lambança no Barça B e vai ser recebido de braços abertos no Flu, que é ‘PhD’ em receber jogadores problemáticos que não dão certo em nenhum lugar do mundo.
– Alec’agol (irmão do outro Ricky), aquele que adora tirar onda e fazer gol contra o Flu (grande coisa) foi pego no antidoping). Não se pode mais confiar em ninguém!
– Torcida do fogão em massa invade o treino e ameaça jogadores de entrarem na porrada…- ‘Foi horrível, disse um dos atletas do fogão. Todos os botafoguenses estavam presentes.’
– Prenderam o japonês da Federal. E agora, PCA? Quem poderá nos defender? Não se pode confiar mais em ninguém (2)?
Nando,
Bom humor.
ST
Muito bom Nando1965.
Caro “Aguia’ de Saquarema, sera que o falso “heroi ” japones ira cometer o haraquiri antes de ir ver o sol nascer quadrado preservando assim a sua honra como reza a tradiçao oriental ?
O meu heroi japones sempre sera o ‘”Nacional Kid “.
sds.
É, Amiguinho, prenderam esse japonês, sem choro nem vela, e há um procurador aí, dessa categoria muito em voga hoje, que não procura nada e só acha algo quando alguém mostra onde está, que está querendo prender meio senado também.
Será que vai mandar prender também um “casal”, muito citado nas “colunas” nesses últimos dias?
Quanto a ter essa sina receber jogadores problemáticos hoje, lembro que o Flu recebeu, no passado, Flavio, Galhardo e um tal Rivelino, todos três com problemas no Corinthians.
Haverá mais algum problemático desses dando sopa por aí?
mmmmmmmmmmmmmmm
Amiguinho, acaso, estavas a confiar no japa? – Amiguinho, é verdade que o vascaíno teria feito visita intima nos seus aposentos? e como ele ficou sabendo do Poster Gigante dos Menudos na parede do seu quarto? apostaria no pôster da Máquina do Flu !! Ah, quanto a calça boca de sino do nosso PC, eu acho que ficaria bom. Mas, ele já disse que passou longe. Agora, amiguinho, eu não vou mentir eu usei muito!! ST
Julio, temos que ter bom humor com esse time e esses dirigentes atuais;
Ivan, valeu! Não sei pq está saindo esse endereço ‘1965’, que é o ano em que eu comemorei as minhas ‘bodas de porcelana’;
Valdick camarada, não podemos esquecer também o nosso grande Ultraman. Agora mesmo conversava com um amigo no trabalho que se o agente fosse mesmo japonês, talvez cometesse o harakiri. Mas pra isso, a pessoa tem que ter o mínimo de honra, dignidade e caráter, o que parece não existir mais em 99% da população brasileira.
PCA, é impressão minha ou vc está querendo comparar aqueles jogadores com Roberts, Maicons, Gersons, etc…? Lembre-se que o ex-jogador do Barça B já esteve envolvido em um acidente em Rio das ostras com direito à perseguição da Guarda municipal local. Não tenho nada com a vida de ninguém, apenas acho que clube de futebol não é ‘casa de caridade’. Existem locais muito mais apropriados para isso;
Oni, amiguinho… a veroca é uma querida e simpática brincalhona. Sabe que o o meu gosto musical passa longe dos Menudos. Pelo menos vc admitiu o uso das calças boca de sino. Tá vendo, PCA? Não precisa se envergonhar…
Que é isso, eu não estou querendo comparar nada; decifre uma ironia pô.
Sobre aquelas calças, o Onivaldo admitiu que usou e abusou; mas eu não.
E você recebia mesmo essa gente que está falando de certas fotos no seu quarto?
Pode revelar as suas reminiscências da juventude. Não precisa se envergonhar..
hhhhhhhhhhhhhhh
Esta saindo este 1965 porque “nando1965” é o mail que vc usou no Gravatar para fazer seu Avatar.
E o blog puxa de lá isto e não deixa a gente trocar aqui. Foi um dos pedidos que fiz ao Garcez, permitir que coloquemos o nome aqui no blog.
Tive de usar um outro mail para por o nome Ricolor aqui.
SSTT
Estou vendo uma parte do blog – até porque não se pode indicar o número e a página, já que se acabaram as numerações – onde uns metem o cacete em tudo do Flu, porque ele não perdeu para o Atlético e para a Chape, e vêm com esse papo de “que são alguns torcedores bobocas que estão felizes e soltando rojões por conta desses empates mixurucas contra esses timecos tipo Santa Cruz”.
Antes desses jogos, eu li, aqui, gente boa dizendo que o time levaria carroça contra o Galinho e muito mais contra a Chape, e já antecipando o começo do desastre que vive sonhando que aconteça com o Flu, para poder soltar todos os rojões que tem estocado.
Então, há gente realmente zangada aqui no blog porque xinga tudo e todos do Flu e não recebe ovação de apoio, e repete uma ladainha enfadonha para dizer que não confia no time… mas, porém, contudo, todavia, fica exigindo e esperando que ele ganhe de goleada de qualquer adversário que cruze seu caminho. Ora, quem entende isso?
Estão desdenhando desses três empates que estão mantendo o time ali do meio da tabela para cima, que se fossem três derrotas o deixariam lá na boca poço, e já começam a traçar o caos que virá contra o Grêmio, como se isso já fosse macuco no bornal.
Só um cego de um olho e ruim do outro, e ainda meio lelé pode achar que o time está uma maravilha, e que a posição está ótima.
Mas só um cego dos dois olhos e totalmente lelé, pode querer que este time que está aí estivesse na ponta superior da tabela; e, como não está, achar que está tudo horrível.
Torcedor tricolor tem que ser mais sensato.
wwwwwwwwww
Um conselho aos dirigentes: Dêem uma parada rápida nas negociata$ (contratações estranhas de desconhecidos/sem currículo e venda do Scarpa) e, só pra disfarçar, façam uma contratação realmente “técnica”, voltada às necessidades do elenco.
O RENATO CAJÁ está dando sopa no Bahia (2ª divisão), é um camisa 10 barato e cairia como uma luva no time. Duas mariolas + uma paçoca + um YGOR JULIETA são suficientes pra tirar ele de lá.
GERSON: “O presidente (Peter Siemsen) fechou com o Barcelona, que tinha meu direito de compra. Mas ele achou melhor para o clube a minha vinda para a Roma. E eu e meus familiares também achamos que era melhor começar na Roma, e depois ir para outros clubes.”
Bom, pelo futebol que ele passou a jogar depois que foi vendido, o destino dele será sim, começar pela Roma e depois ir (perambular) por outros clubes, só que de menor expressão lá na Europa!
Presumindo que ele está falando de outros clubes desse país, é claro!
ST
“a intenção no Fluminense é de receber algo na casa dos 10 milhões de euros (cerca de R$ 39 milhões) por Scarpa.”
xx
com isso aí já tá garantido o pgto do Fred até 2018, viu Ricolor?
Dois empates fora de casa que para alguns foi muito “bom”, contra um “galo” totalmente depenado-desfalcado e outro contra a “potencia mundial” barriga-verde.
Agora vamos pegar o ‘”gamba” e o “imortal gaucho”, seguindo a linha de pensamento dos menos ambiciosos tricolores uma derrota sera totalmente aceitavel e “normal” pois conseguimos “otimos”resultados fora de casa e estamos com 50 % de performance.
Frangarelli falhou mais uma vez na bola aerea contra o galo e antes contra o porco palmeirense, quando Julio Cesar tera sua chance ?ainda tem trouxa que defende o caçador de borboletas que nao sabe sair do gol ate hoje.
O outrora peitudo Levir me surpreendeu contra o galo so tirou o Fred-Saque aos 42 do segundo tempo, perdeu a autoridade, se rendeu,so tem peito para tirar o jovem Rick.
Li uma repotagem recente, acho que da revista Epoca.globo.com, informando que a divida do Flu saltou de 258 para 350 milhoes de reais de 2014 a 2015, segundo o jornalista Rodrigo Capelo.
O Peter ta mesmo saneando as dividas do tricolor ?
Hahaha, meu prezado Valdick, acabo de descobrir outro atributo seu… além de ser um torcedor que não se conforma com a mediocridade e o conformismo dessa diretoria e dos torcedores usuários de óculos róseos, o amigo também tem o dom de ler as mentes das pessoas. Estava pensando EXATAMENTE isso… pela mentalidade e o raciocínio dessas pessoas, o empate contra o galo depenado e a grande Chape foram grandes resultados, portanto 2 derrotas nos 2 próximos jogos contra 2 favoritos ao título, serão absolutamente normais e aceitáveis… como não sou trouxa, vou ‘pular’ os 2 próximos jogos e esperar o jogo contra o leão da Ilha… se bem que o Sport lá em Recife… não sei não… acho melhor deixar pra 13ª rodada… não tem mais nenhum bobo no futebol.
Não esqueça do empate em casa, com o poderoso Santa Cruz.
Não sei quanto era a dívida em 2014, mas se está em “apenas” 350 milhões temos que aplaudir a Administração Peter pois era oficialmente 388 milhões em Dez 2010 (fora os esqueletos do Dr Horcades) e só pela inflação do período já seria de aproximadamente 600 milhões. Portanto a dívida foi reduzida em cerca de 40 por cento. Mas para ser reconhecido como um Grande Presidente precisa ganhar este Brasileiro ou pelo menos a Copa do Brasil. ST.
O que me deixa intrigado Garcez é o silêncio do PS quanto as notícias que pipocam já indicando até que clube estrangeiro vai contratar Scarpa e assim se deve mais um que vem jogando até mais que muitos jogadores do atual elenco e sem poder fazer uma carreira dentro do Fluminense. E também a se considerar que essa chance de ser negociado, pode mexer com a cabeça do Scarpa prejudicando seu futebol e consequentemente o time do Fluminense.
E caso venha a se concretizar a futura negociação, esses recursos logo logo virarão pó por motivos óbvios…
A impressão que tenho, Washington, é que o próprio Gustavo tem interesse em ser negociado, já que declarou ser “desejo de todos” jogar na Europa. Torço, contudo, para que não vá agora. Saudações tricolores!
Caro, pode esperar sentado, ele não é do tipo que dá satisfação…..
ST
Atenção, atenção, turminha :
O meia Robert foi reintegrado ao elenco do Flu.
O técnico Levir confessou que não conhece o futebol do garoto, mas que irá observa-lo nos treinamentos para então fazer uma avaliação.
O jogador já participará do treinamento de amanhã, juntamente com os demais atletas.
(Fonte : Site globoesporte.com).
Torço – e torço muito mesmo – para que ele encare esta oportunidade como se fosse o verdadeiro inicio de sua carreira como profissional, e que honre o clube que faz tudo para que ele consiga tornar-se um guerreiro.
Se encarar esta nova fase como um homem que quer crescer este jogador fará sucesso.
Ele retomará a carreira e o Flu completará o trabalho de formação de uma promessa de craque.
Agora, a bola está com ele, literalmente.
Resumindo: Agora dá ou desce!
ST
Quando alguns torcedores se contentam com empates contra o Santa Cruz, em casa, contra o Atlético Mineiro com 11 desfalques e a Chapecoense com uns 3 desfalques, é porque estamos nos tornando um time pequeno mesmo.
Blá, blá, blá, sobre o curto tempo do treinador no comando e que o Campeonato está apenas começando, esquecendo mais uma vez que fizemos uma pré-temporada que foi jogada no lixo, que os jogadores que aí se encontram tiveram seus contratos renovados por esta mesma diretoria que tanto elogiam e que os que chegaram (não os últimos três) foram indicados por treinadores que não se encontram mais no Clube.
O tempo que houve para o planejamento começou quando acabou o Campeonato do ano passado, as constantes trocas de treinador e as contratações absurdas tem nome e sobrenome.
ST.
What the fuck???
foi insolação, tomou gardenal vencido ou atrasou o jabá?
Sobre o jogo, não tem muito o que comentar, é a mesma história de sempre e o que tinha para falar, já disseram por aqui. Temos que nos contentar com um empate contra a enorme Chapecoense, pois, certamente, é um dos maiores clubes da história do futebol. Do jeito que o Fluminense está indo, não há nada para se preocupar. O resultado foi ótimo! Empate contra eles e também contra um Atlético-MG completamente desfalcado (11 jogos sem vencer do Galo, a última vez que o Flu venceu foi em 23 de setembro de 2010, na goleada por 5×1, no Engenhão); agora vamos ver o que vai dar contra Corinthians e Grêmio, que são dois timinhos que não têm nenhuma história e títulos.
Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique, Giovanni, Pierre, Marcos Júnior, Osvaldo e Fred podem continuar no Fluzão, para a alegria da nação. Só dão orgulho, nenhuma despesa futebolística e financeira e já conquistaram muitos títulos e vitórias pelo clube. Tomara que se aposentem no Flu. São ídolos eternos e craques de bola.
Lembrando que a freguesia continua contra a gigante Chapecoense, nunca na história vencemos essa potência do futebol…
Cuidado… vc será taxado de muita coisa por expor o que pensa, no que concordo.
Tem gente dando vivas porque temos 50% de aproveitamento…
Ou seja… ficaremos mesmo disputando com as potências do futebol como Sport, Chape, America, etc. Ahhh… e o Botafogo.
SSTT
Grato pelo conselho, mas não estou aqui para “alegrar” ninguém. Exponho o que penso e não me importo se estou agradando.
Realmente há torcedores que se contentam com pouquíssimas coisas, fico abismado com isso. Aliás, já tinha expressado anteriormente sobre esse tema em um outro comentário.
Esses caras devem ter ficado traumatizados com os rebaixamentos que o Fluminense teve no fim da década de 90, aí aceitam qualquer coisa, exceto cair para a Série C de novo. Não consigo entendê-los e muitos menos compactuar com as ideias deles. Talvez esses torcedores tenham até boas intenções e pensam que estão ajudando de alguma forma, sendo que fazem o inverso disso sem perceberem, pois estão contribuindo para o apequenamento do clube…
Bruno, tenho certeza que é isso aí, aliado ao fato do futebol hoje em dia ser mais ‘sujo’ do que política ou ‘pau de galinheiro’. É só ver como as pessoas não ligam mais para a selixão brasileira. Ninguém é trouxa (pensando bem, ainda existem muitos trouxas sim)… quem que vai perder tempo assistindo uma porcaria de selixão com jogadores que ninguém conhece (pegando a escalação do Brasil de hoje, pensei que fosse a seleção de hóquei da Grécia). E o pior é saber que tem gente preocupada com o Haiti… sem contar os ladrões da cbf e o fato do time ser dirigido pela dupla Dunga/Gilmar. Ninguém respeita mais o Brasil, e eu acharia o maior barato se ficasse fora da copa do mundo, sinceramente. O mesmo acontece com o Fluminense… depois daquele ‘simbólico’ jogo contra o time de bombeiros, o que vier é lucro, para a maior parte da torcida. Sem sacanagem, parecem verdadeiros bobos alegres, verdadeiras focas amestradas que aplaudem tudo, chamam esses caras de guerreiros e ‘idolatram’ e tratam como se fosse o maior jogador da história do futebol mundial de todos os tempos, um cara que há muito já ‘deu o que tinha que dar’ e hoje se ‘arrasta’ em campo, sem a menor condição de jogar todos os jogos por 90 minutos. Pode reparar… a hora que ele faz um golzinho, são orgasmos múltiplos espalhados por todos os cantos, e qualquer vitória do Flu contra adversários medíocres, são tratados por esses torcedores como se fosse a conquista de um título mundial. Enquanto isso, times como curintia, galo, Cruzeiro, vão ganhando títulos de expressão e até vários medianos do continente americano como LDU e San Lorenzo já conseguiram conquistar a Libertadores. Eu já me ‘acostumei’… não vejo como isso mudar, a não ser que se mude completamente a mentalidade de quem dirige o Fluminense… assisto aos jogos meio que já esperando por atuações insossas, patéticas e descompromissadas. Pelo menos isso foi uma coisa boa que essa diretoria atual e esse time fizeram… não me aborreço muito mais com os jogos do Flu, pois o ‘normal’ (lema do presidente tricolor) é perder.
Comentou exatamente o que penso. Gostei da comparação que fez.
Por coincidência, ontem, estava refletindo sobre todas essas coisas que aconteceram e estão ocorrendo com a Seleção Brasileira e concordo com tudo que você disse quando se referiu a ela. É impressionante como há certos brasileiros repugnantes! Vários deles conseguem destruir vidas, patrimônios históricos (não valorizam o que tem) e até mesmo a ética de um país. A terrível fase que o Brasil está passando já há alguns anos (não só no futebol), para mim, o verdadeiro responsável é a esmagadora maioria do povo, pois tem muita gente que aceita tudo calado, são acomodados, não têm conhecimento (e o pior que alguns não admitem que são ignorantes para não ferir o ego e insistem no erro como se fosse algo aceitável, preferem deixar de aprender por preguiça), muito menos educação, dignidade e solidariedade, ou seja, não têm vergonha na cara e acham tudo isso aí normal. Enfim, não buscam evoluir, parece que é o contrário, gostam de ser assim. O que os governantes/dirigentes pensam? “Vamos nos aproveitar dessa moleza, ganhar muito dinheiro e nadar em corrupção”. Quem não faz parte desse grupo de pessoas que não procuram melhorar como ser humano, sofre, se indigna e “luta” da forma que pode. Toda nação tem o governo que merece.
Sobre a parte que você falou dos torcedores, realmente é uma pena que alguns deles torcem mais para os jogadores do que para o próprio clube e se satisfazem com qualquer porcaria.
Apesar de achar que o Fred não é o único culpado por tudo que acontece no Fluminense (há uma série de fatores), também considero que já deu para ele. Suas atitudes, nos últimos anos, mostram isso, o cara já fez muita besteira. Não gostei nem um pouco quando os dirigentes renovaram o contrato dele até 2018.
Enquanto isso, alguns times vão aumentando o número de títulos, o Fluminense continua sem nenhuma Libertadores (até alguns clubes pequenos/medianos já conseguiram conquistá-la, muito bem lembrado por você) e desde 2012, com exceção da Primeira Liga, não vence campeonatos… Depois alguns ficam repetindo incessantemente que está tudo bem e não há nada para se preocupar, só pode ser sacanagem.
O melhor é o fundo musical: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/ct360.html
Show de bola!
O Abel foi despedido nas arabias, 5ª divisão do futebol mundial e considerado pela imprensa de lá o pior tecnico daquelas bandas.
Na China, o Luxemburgo conseguiu ser despedido de um time da 2ª divisão local e agora tambem o Mano Menezes é colocado na rua.
Esses 03 tecnicos de m*, todos cheios de marra, arrogantes e incompetentes representam exatamente o estagio em que se encontra o futebol brasileiro,
dominado hoje pela mafia de empresarios sem escrupulos, juntamente com dirigentes que se especializaram em assaltar os clubes centenarios e tradicionais que comandam.
Todos esses tecnicos ultrapassados e preguiçosos, que cobram uma fortuna pra não trabalhar, formam com jogadores tambem ultrapassados e preguiçosos, em fim de carreira e tambem carissimos,
o que de pior existe no futebol brasileiro, hoje no fundo poço, a caminho da fundo da fossa. Essa mistura de tecnicos que não tem trabalho em qualquer lugar fora do Brasil, com jogadores velhos, bichados e mancomunados com diretores é o retrato do Fluzão atual.
MUNDO 7 X 1 Brasil
Treinador nenhum, velho ou jovem, faz nada se não tiver bons jogadores.
Não existe técnico mágico com que certos torcedores sonham.
llllllllllllllllll
Sim, um ótimo técnico tem sua importância, sem dúvida. Mas se tiver certas dificuldades que estão além de suas possibilidades profissionais, aí não vai poder fazer milagres.
Guilherme, eu não acredito que esses caras – treinadores de merda e jogadores de bosta -, embolsem todo o dinheiro que dizem ter como salário. Acho que formam um quarteto junto aos “empresários” e alguns dirigentes, que conseguiram acabar com o futebol que eu aprendi a ver e gostar, como o meu pai me mostrou. Essa via é de mão única e não tem um ponto de retorno. Assim como o rock, o futebol acabou.
O que nós vemos hoje no chamado futebol profissional, nada mais é do que diversão empacotada. Assim como os filmes da marvel. A única diferença é sabermos de antes, que os filmes são mentiras que nos divertem. O futebol tem o agravante da paixão pelo time. Depois da expectativa por causa de uma boa atuação – jogo contra o Cruzeiro -, vem a decepção e nem tanto pelas derrotas – empates contra Atlético e Chapecó -, desempenhos ridículos de um time de futebol.
Aí vem os lorpas e os pascácios a defender dois grupos de charlatães: um que finge jogar e outro grupo de finge cobrar.
E nada de positivo em prol da evolução acontece.
Aí como no windows, você começa a buscar o ponto de recuperação. Onde é que posso inserir um novo roteiro para essa velha paixão. Descubro que não existe esse ponto. O tempo que não é pouco passou, o clube não tem um estádio decente, os times formados são de péssima qualidade embora os salários sejam em alguns casos os maiores do país, alguns dizem que o período de casamento com a UNIMED deveria ser de alto valor agregado.
E o que se viu?
Vieram vários dirigentes, executivos, jogadores e treinadores, da mesma forma eles se foram, e na maioria dos casos não lembro do nome da grande maioria deles. Porque a grande maioria deles não foi importante nem para o clube, imagina se vou lembrar o nome.
E qual foi o legado?
O quê?
Legado?
Aí você lembra que no seu time tem uma quantidade de jogadores que já deveriam ter ido desta para melhor, mas não vão, e ainda ganham um prêmio, com aumento no salário e na duração do contrato. Jogadores que como disse, já deveriam ter ido desta para melhor, faz muito tempo.
Então só me resta pensar em duas possibilidades: uma, isso tudo é uma grande farsa; e outra, o futebol como eu conhecia, acabou. Assim como o rock.
Vou ouvir os antigos e lembrar dos times do passado, porque a realidade é triste.
Mas não desista Guilherme, tem um atleta no time que vai levar esse grupo ao título do brasileirão!
ST.
Ele é um craque, mas tá desmotivado porque não teve o aumento atendido.
Fala Garcez!
Eu fiquei sabendo que por causa da briga esdrúxula entre torcedores de Flamengo e Palmeiras podem fazer o jogo Fluminense x Corinthians mudar de local, porque não manda para o Moacyrzão em Macaé ou no próprio Raulino de Oliveira em Volta Redonda, se tratando de um grande clássico pode ser que anime a torcida tricolor da Cidade do Aço e assisti um dia na Fox Sports não sei quem foi o repórter, mas um diretor do Macaé disse que se tem um clube que adora jogar naquele estádio é o Fluminense. Se bem que corintiano briga com qualquer um, inclusive com eles próprios.
Ou então porque não em Cariacica na Região Metropolitana de Vitória no Espírito Santo? Lá o que tem de tricolores não é pouco não. Enquanto não usarmos o Estádio Guilite Coutinho do America na Baixada Fluminense, bem que essas três opções podiam ser uma boa, se bem que melhoraram bastante o gramado do Mané Garrincha na bela Brasília.
Não seriam boas praças pra serem analisadas e quem sabe chamar a torcida tricolor, pois a do Corinthians com certeza vai! Mas antes pensar nesse jogo dificílimo contra o bom time do Grêmio. Esse sim vai ser um jogo bem osso duro de roer entre os tricolores carioca e o gaúcho.
Grande abraço, ST e muito boa noite e tenha uma ótima terça-feira meu prezado amigo João Garcez.
Retribuo seu carinho, Tadeu!
Amaury, por favor me da noticias do nosso DANTE!! Alô Dante cadê vc? Esta fazendo muita falta companheiro. ST
Sei não, marmund. Sei não.
O danadinho faz falta, não é verdade ?
Deve estar ‘desopilando’ o figado, diria minha querida vovó.
Vou engrossar o coro :
!!!!! DAAANNNNNNNNTEEEEEEEE !!!!!!!!
Fica a pergunta : os amigos já imaginaram onde poderá chegar este time depois de baixada toda esta poeirada, de superadas todas estas dificuldades ?
Uma pesquisa de clima no Blog demonstra clara atmosfera de pessimismo, de descrença.
Com rarissimas exceções, os comentários são de desencanto. Criticas a tudo e a todos.
Muda apenas o nome do vilão. O clima é de terra arrasada.
Alguns chegam ao deboche para falar das coisas de nosso querido e respeitável Fluzão.
Isso, apesar de nos lembrarmos de que o técnico tem apenas dois meses de trabalho.
E que o campeonato começou no dia 14 de Maio, há exatos 23 dias.
De cujo período pelo menos a metade foi desperdiçada por uma crise de histeria do xodó.
Que levou todo o trabalho a uma completa paralização e indefinição.
Assunto superado ? Não sei.
E que estavamos recebendo um zagueiro e buscando um lateral esquerdo.
Que trouxeramos o Gerson pensando que ganhariamos um meia. Tiro n’água.
Agora, já decorridos seis jogos, recebemos o William, o Dudu e o Mara.
Enquanto continuamos à busca de mais um meia, este para ser o dono da camisa 10.
E todo este turbilhão de ocorrências, de feitos e desfeitos, em apenas 23 dias.
Isso mesmo, amigos : vinte e três dias.
E o que houve de tão desastroso nos resultados ? Estamos na Z4 ?
Perdemos mais do que ganhamos ?
Fizemos vergonha ?
Fomos goleados ?
Nada disso.
Tivemos DUAS vitórias, três empates e uma (apenas) derrota .
Nove pontos conquistados em dezoito disputados.
Performance de cinquenta porcento.
Oitavo lugar na tabela.
Apenas cinco gols sofridos, diferentemente de quando éramos uma verdadeira peneira.
Nestes seis jogos tivemos apenas DOIS mandos de campo.
Todos os demais encarando pedreiras, contra juizes ‘caseiros’, para não dizer pior.
E perdemos apenas um jogo, na casa de um Palmeiras, que hoje está no G4.
Fica a pergunta : os queridos amigos já imaginaram onde poderá chegar este time depois de baixada toda esta poeirada, de superadas todas estas dificuldades ? De arrumada a casa ?
Vamos ter um pouquinho de paciência ? De otimismo ? De esperança ?
Sejamos razoaveis ! Usemos a inteligência, turminha.
Ah, faltou um detalhe importante querida turminha, a acrescentar quando digo:
” Nove pontos conquistados em dezoito disputados.
Performance de cinquenta porcento.
Oitavo lugar na tabela.”
… Com uma diferença de apenas três pontos para o quarto colocado, último do G4 … e
… de apenas mais um pontinho ( quatro pontos) para o líder do campeonato !
Sonhar … não custa nada !
E o mundo foi construído pelos sonhadores que – não sabendo que era impossível – foram lá e tornaram seus sonhos … realidade !
Simples assim, turminha !
E das seis partidas, o Flu teve apenas uma como mandante, já que Flu e Bota é campo neutro.
Acho que o Flu está fazendo um bom campeonato, melhor do que eu esperava e se tivesse um pouco mais de sorte estaria no G4.
Quanto a turminha pessimista, não representa a realidade dos torcedores que eu convivo que estão gostando, acompanhando e apoiando o Fluzão. Sabem que o nível do futebol brasileiro está nivelado por baixo e o Fluminense mesmo com as dificuldades do clube neste ano, não está devendo nada a ninguém.
Isso, isso, isso, Juan.
No momento em que baixar a poeirada nós vamos ter alegrias.
Não acho o elenco perfeito. Todos aqui sabem o que penso a respeito de alguns jogadores, mas estamos longe do clima de velório que se esperava ver no Flu depois da fuga do patrocinador.
E tem mais : quando encaixar um lateral esquerdo e dois bons meias o trabalho do Levir vai começar a dar mais frutos.
E aí o pessimismo vai ser substituído por aquela frase já manjada :
” Felizmente eu estava errado. Assinado : ex-pessimista de plantão”.
Haha !!!
Amaury,
Mas tem que estar alerta, porque há, no momento, o mesmo número de pontos, 4 (quatro) para a zona de rebaixamento.
Sabe de uma coisa? Se há algo com o que, no momento, não me preocupo é com o rebaixamento, porque se nada mudar – e a mudança pode ser de atitude do time, ficaremos por aí mesmo, no meio da tabela.
Ao contrário de tantos outros torcedores, acho que o time é bom e pode, com poucos reforços pontuais, até ser campeão. O negócio é fazer o pessoal “dar o que pode” em cada partida.
Claro que vamos continuar todos torcendo para que, apesar de tudo, tenhamos sucesso. Pelo menos naquilo que o Jonathan disse em uma entrevista: a vaguinha da Libertadores. Quem sabe a direção não convence o time de que dá para lutar pelo título?
ST
É vero, JC. A tabela ainda está embolada.
E considerando que estamos em ano de eleição no clube não duvido nada que haja gente torcendo para que tudo dê errado, que o Flu caia, pois só assim o ‘jênio’ encontrará matéria orgânica que o faça vencedor e – logo – presidente do clube.
Mas, tem nada não, parceiro. O tempo é o senhor da razão.
Xiiiiii, caro Amaury, parece que esta performance aí de 50% não está sendo bem digerida!
Acabo de ler um comentário…
Esperança? Otimismo? Paciência? Razoabilidade?
Vai ser difícil você despertar tudo isso numa ‘turminha’ aí hein?!
ST
Não pensava na ‘ala’ da torcida a que você se refere, caro Jota. Aquela não tem jeito.
Não vêm aqui para comentar futebol, mas para criticar companheiros de blog e gestores do clube, qualquer que seja a situação do momento.
Seria puro desperdício de tempo e massa cinzenta.
Aquela ‘ala’ faz um exercício permanente de autofagia com a imprensa marrom.
Ambos se merecem.
Lamento muito pela falta de autenticidade tricolor nos comentários que deixam no Blog.
Nosso blogueiro não merece isso.
Galera… como já disse, não assisto jogos em que o I-Cone, Íngua, Múmia, Poste e agora Jotalhão joga. Mas como sou torcedor do Flu (ou era) eu vejo as notícias e leio os comentários que publicam depois dos jogos.
Notei que nos últimos jogos o treineiro (cai no meu conceito e virou mais um) tira sempre o Richarlison e mantém o dito cujo, que continua “imexível” como nunca.
Perguntas:
– o Richarlison está tão mal assim?
– o Richarlison alguma vez jogou na sua posição, que acredito ser de centro avante e não jogador aberto?
– o I-Cone corre o jogo inteiro ou ele coloca a língua de fora lá pelos 15 minutos do segundo tempo como sempre o fez?
Caso duas ou mais respostas sejam negativas… deixem o tubo que nada mudou no reino das laranjinhas podres.
SSTT
Meu amigo Garcez, se já não bastasse o Fluminense ter um jogo difícil contra o Grêmio em VR, que pelo visto deve ser de pouco público de novo, agora a direção resolveu vender o mando contra o curinga para BSB, o que julgo ter sido uma bola fora pelo futebol que a equipe vem apresentando até aqui.
E mesmo diante dessa inconstante no futebol apresentado até aqui, a direção pouco se importou com isso levando em conta o fator financeiro que hoje deve ser o calcanhar de Áquiles do Clube por culpa exclusiva da gestão por praticar altos salários e contratações caríssimas (Henrique e Richarlison).
Fora isso, teremos também mais torcedores do curinga aqui do que a do nosso Fluminense com certeza.
Definitivamente, a falta do Maracanã está nos causando enormes transtornos em 2016. Meu abraço, Washington!
Se me garantirem que o I-Cone não joga eu vou ao estádio.
Mas como é um “imexível”, deverei fazer qualquer outra coisa no momento do jogo… nem que seja jogar “purrinha” com o porteiro do prédio que é um senhor muito gente boa.
SSTT
Está garantido Ricolor, ele deixou de ser imexível e não jogará mais pelo Flu. O time agora deverá ganhar de todo mundo daqui para a frente né? E o CAM despencará na tabela. Não teremos mais o I-Cone para frear as vitórias! Tomara que o tempo nos mostre que ele é que realmente atrapalhava esse time! A ver! Que venha um novo ciclo!
ST