Marca registrada

Fosse um roteirista, o Fluminense padeceria no mínimo de falta de imaginação. O clube repetiu o mesmo script em todos os desafios que teve contra as equipes que lutam diretamente com ele pela permanência na Série A.

Diante do Ceará, o Tricolor mais uma vez encontrou espaços para criar, principalmente pelo lado esquerdo, mas se fartou de perder gols, até ver cristalizar outra derrota amarga, porém não injusta.

Porque o time de Adilson Batista também teve chance de matar ainda no primeiro tempo, não tivesse desperdiçado, na pequena área, chances tão risíveis, que chegaram até a lembrar o gol perdido por Nenê, sábado passado.

Ao escalar Ganso e Nenê juntos no meio de campo e tirar, ainda no intervalo, Marcos Paulo, o melhor do time no primeiro tempo, Marcão extrapolou a sua cota de erros na rodada, corrigida depois na etapa final, com as entradas de Wellington Nem e João Pedro, que, mesmo em má fase, não pode ser reserva.

A nove rodadas do fim, resta à torcida lotar o Setor Sul do Maracanã, sábado, no clássico com o Vasco, e empurrar, da forma mais entusiasta possível, o time à vitória.

As limitações já são manjadas, conhecidas, e as vaias a Gilberto, Ganso, Digão e companhia devem agora esperar.

Com 52% de risco de queda, o que não pode ser retardada em nem mais uma partida sequer é a subida tricolor na tabela.

***

Força, Romerito!

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

211 thoughts on “Marca registrada

  1. 2019 brigando para nao ser rebaixado, 2009 brigando para não ser rebaixado, 1999 saindo campeão só que da série c. Tomara que se repita e saímos aliviados deste 2019.

  2. Opa! Amaury, passando para dizer-te
    obrigado! E a certeza que tenho companheiros ilustres! Saravá!
    Amaury, bom caráter, personalidade, firmesa, coragem, são características que todo ser humano deveria ter e usar. Infelizmente, privilégio de poucos!
    Nesse sentido, importante registrar que o nosso folclórico, companheiro Guilherme, é um sujeito de boas e oportunas ideias! O mega-estádio do Fluminense, ‘Guilhermão’ é prova cabal.
    Todavia, o fato do nosso Gui, ter boas ideias, não significa que seja covarde! Se, tem conhecimento de Ilícitos praticados por dirigentes, tem que vestir a calça de homem, procurar autoridades e denunciar. Aliás, poderia o Gui, fazer um litisconsórcio com os companheiros maledicentes, e preparar a denúncia.
    Amaury, mais uma vez, obrigado! Acredite…o nosso folclórico companheiro Gui, não é páreo! Precisa comer muito feijão e linguiça!

  3. O LUTO DE UMA MORTE ANUNCIADA!
    O Fluminense NÃO ENTENDEU o recado que o TIME DE GUERREIROS, sob o comando do formidável CUCA, e a TORCIDA TRICOLOR, aquela da faixa “Lutem até o fim”, deixaram em 2009, quando escapamos do rebaixamento no último jogo contra o Coritiba.
    Recado de organização, disciplina tática, espírito de união, liderança, determinação, garra, empenho e aliança com a arquibancada.
    Passaram-se 10 anos e a mensagem se perdeu completamente.
    Mais uma vez, estamos na iminência de ‘beijar a lona’ , sermos rebaixados, ou melhor, sermos reclassificados como time pequeno que nos tornamos.
    Sim, hoje, o Fluminense é um time pequeno, time da série ‘ b ‘ com ‘b’ de boa vontade, muito boa vontade. Temos de admitir e assumir essa realidade.
    Não temos condição alguma de continuar na série A. Um pé tamanho 38 não pode calçar um sapato 42 que vai perder o pisante.
    Não adianta discutir se quem nos fodeu foi o Abel, o Diniz, o Oswaldo, o Marcão, a contusão do zagueiro, a venda do Pedro, ou a rebimboca da parafuseta.
    Nelson Rodrigues não teria palavras para definir o que aconteceu, ainda bem que se foi deste mundo.
    Chegou a hora de assumirmos o rebaixamento como uma consequência natural do apequenamento, do sucateamento, da mediocrização do futebol das Laranjeiras.
    Na verdade, é importante que sejamos rebaixados, sim, para, primeiro, vivermos o luto dessa morte anunciada; segundo, após sentirmos o gosto amargo do fundo do poço repleto de merda, deixarmos a soberba de lado e começarmos a nos reconstruir das cinzas do nosso fracasso.
    Que saiam os falastrões do time, os ditos “experientes”, com nome e fama, mas sem futebol jogado.
    Que saiam os que arrastam os pés em campo, os negligentes com a bola, os que perdem gols feitos, sempre chutam por cima ou pra fora, individualistas e egoístas.
    Que saim os nervosinhos, campeões de expulsões e cartões amarelos, os que baixam a porrada nos adversários, cometendo faltas toscas.
    Que saiam os que chegam atrasados nas jogadas, não correm atrás da bola perdida, não pulam para cabecear.
    Que saiam logo os que forem vendidos e perambulam no time principal como alma penada e a cabeça no além.
    Que saiam as contratações bizarras dessa constelação de pernas de pau, que se apropriou do Fluminense.
    Precisamos de um projeto de time de futebol partindo do zero, após uma limpeza total, uma verdadeira curetagem.
    Corinthians e Grêmio se reconstruíram a partir de um descenso.Chegou a nossa vez.
    Eu estou tranquilo e aguardo com muita serenidade a desclassificação do Fluminense: de Fluzão para Fluzinho.
    A esperança é a de que possamos recuar agora para depois avançar novamente.

    1. Disse tudo com muita lucidez. O meu medo é que para fazer como Gambás e Grêmio fizeram, fiquemos anos na série B. Nos últimos anos, homens de culhões parece que fogem das Laranjeiras, como o diabo foge da cruz. Só tem aparecido por lá, corvos e hienas.

      ST

  4. Vendo as notícias do Fluminense, é inacreditável como cada um que entra é pior do que o outro. Mario & Celso parecem um casal onde o marido quer comprar uma tv de plasma e a mulher uma geladeira. Pensei que NADA poderia ser pior do que Peter pan e abade, mas essa dupla aí é exatamente a mesma coisa. Os caras não chegam a um consenso, é uma bagunça generalizada e o Flu caminha a passos mais do que largos para o ‘remake’ dos anos 90.
    Nessa nova ‘queda de braços’, eu estou com o Celso… continuar com Marcão vai ser jogar outra rodada ‘fora’. O simpático churrasqueiro e paneleiro não tem peito de barrar o quarteto dos horrores Giba, Digão, Ganso e Nenê. É evidente que o Fluminense já entra derrotado contra o asco.

    Enquanto alguns soltavam fogos, confetes e serpentinas (lembram disso?) , eu sempre afirmei que o Cruzeiro não cairia (time grande). Abel, um dos maiores retranqueiros do Brasil, está armando o time ‘fechando a casinha’ e contando com a sorte como sempre, e o Fluminense continua jogando nesse ‘maldito’ estilo Diniz, com jogadores abaixo da crítica querendo sair jogando como se fossem Beckenbauer, Iniesta e Zidane.

    Aquilo que muitos alertaram, está MUITO prestes a se concretizar… o Fluminense vai ser rebaixado com 400% de posse de bola em todos os jogos, perdendo 5.000 gols, levando gols em todos os jogos (pq joga sem proteção nenhuma para um time tão ruim) e jogando o famoso titicaca.

    1. Uai, sô
      depois que esse Mario sugeriu e essa aberração de Conselho Deliberativo mudou o nome do Centro de Treinamento,
      eu pensei que estava tudo resolvido na adm. do Tricolor.

      Não tô entendendo porque não deu certo.

    1. Ora, ora,

      Eu aceito qualquer discordância do que digo, e você, se souber escrever umas cinco linhas, pode dizer o que pensa sem nenhum problema, desde que eu consiga entender.
      Mas, sobre levar uma voadora no peito, é coisa para homens numa luta profissional, ou não, de frente um para o outro. .
      Mas você, pelo jeito, deve gostar de umas “voadoras” pelas costas de montão, né não?
      Mal apareceu aqui, já veio querendo “dar” pistas. Calma, filhota.
      ( 01/11)
      vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

  5. O Fluminense apoia o Outubro Rosa – Cancer de Mama – .
    O Fluminense apoiará o Novembro Azul – Cancer de Próstata -.
    O Fluminense apoiará o Dezembro Negro – Queda para a Serie B do Brasileiro -.

  6. “-(Sinto) Vergonha. Não preciso olhar como torcedor, não. Tenho que olhar como comissão e ser ciente daquilo. Vergonhoso, não parece um time treinado, parece que se junta no vestiário e vai para o jogo. Você passa informações e depois está na beira do campo e isso não é feito. Não está faltando raça, mas tecnicamente a gente tem que ser melhor – afirmou.”

    Entrevista do Fábio Carille até confirmar sua permanência no Corinthians.

    Bem que se poderia pegar essa declaração e fazer um big cartaz e prender no vestiário para o Marcão e jogadores verem, lerem, refletirem e serem cobrados pelo que estão fazendo com o Fluminense que é quem paga seus salários, mesmo com atraso, mas recebem.

    1. Eles esculhambam (cobram) a tudo e a todos… no Flu, se alguém critica uma lesma como o Ganso, os próprios torcedores fazem beicinho kkkkkkkkkkkkkkkkkk O Fluminense é bizarro, Wash.

  7. Que clube de Futebol somos nós, se nossos ‘Presidentes’ assumem com declarações tais como ………..
    ” O Fluminense é um clube vendedor “.

    Aí está o resultado : Venderam – muito mal vendidos, por sinal – os bons valores e ficaram com a tralha.
    Agora, segurem a trolha !

    1. Deixa que o Mundin segura a trolha, nos beiços.

      Ele sempre afirma que o Peter Larapio ‘arrumou’ Xerem foi pra isso mesmo, vender vender…pagar as contas
      é esse o conceito que ele tem de clube de futebol.

      E agora ele tá muito orgulhoso, cheio de razão
      porque voce foi solidario a ele no quesito ‘relevancia de opinião’, representando a incrivel marca de 0,00317% de apoio dos internautas do T&G.

      “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota.” Nelson Rodrigues

      De onde Nelsão tirou isso, ele nem conhecia o Mundin,
      putz, premonição em estado puro.

      1. Hahahahahaha !!!!!
        Caro Guilherme, não declaro assim – tão facilmente – a qualquer um os elogios que dedico ao amigo Marmund, carinhosamente batizado por você como Mundim.
        Sei que entre vocês dois rola uma zoação sadia e bem-humorada.
        Por isso admiro muito a relação entre vocês.
        Não entro nessa porque não sei trabalhar neste ramo. Não é a minha praia.
        Mas, ….. gostaria de saber fazer zoação.
        Palmas procês, e votos de que sejam vistos – abraçados – comemorando alguma conquista tricolor por este mundão afora.
        Procurem harmonizar-se – minimamente (haha !!!) – pois contribuem muito para o Blog.

      2. Ora, quantas Bobagens, Guilherme. Não fica cansado?
        O Nelson não conhecia o Mundin, e daí… qual é o problema? O Nelson, conhecia o Guilherme! O pai da ideia – construir o mega – estádio do Fluminense, desde já, batizado de Guilhermão! E quando resolver ser macho, vai vestir a calça de homem, e dununciar os Ilícitos praticados contra o Fluminense, na justiça!
        Quanto ao quesito relevância de opinião, algumas considerações… teria vc moral, importância para tanto? relevância? tiro saiu pela
        culatra?
        Você pediu, e foi devidamente atendido, inclusive, no percentual.
        Ah, eu, só afirmo o q sei. Foi o Peter quem arrumou Xerém! Aliás, esse assunto é de domínio público.
        Você precisa tirar o seu rabinho de cima da trolha, procurar autoridades e denunciar os Ilícitos, Gui.

  8. Vejo muitas contas, já fiz algumas mas desanimei quando lembrei que não vencemos em casa avai e csa, perdemos facilmente para ceara e goias. Nao vencemos a chapecueca em casa. Fora o fato de que quando vence se peida todo e sofre até o último segundo. Alguém apostaria dinheiro sábado contra o vasco? Galera o milagre deste ano é mil vezes mais difícil de acontecer do que em 2009. Fortaleza ceara cruzeiro vem melhor e com a torcida mais inflamada que a nossa. Sábado necessitaremos a bênção do Papa JP e de sobrenatural de Almeida, raça e menos idéias idotas do marcao.
    Mas acho que não cai kkkkkkkkk.

  9. O caos que assola o Fluminense em todas as áreas está tirando o foco na luta contra o rebaixamento.

    O MB foi eleito sabendo dos abacaxis plantados no laranjal e tem que se virar para colher eles.

    Ele não deve estar avaliando que não é a hora de trazer um treinador para assumir o time.

    Mesmo o Fluminense vencendo hipoteticamente o Vasco, quem pode garantir se não volta a fracassar diante do SP e Internacional diminuindo ainda mais as chances de lutar contra o rebaixamento?

    Parece que o prejuízo na queda das receitas ano que vem não tem nenhum peso nas decisões desses dirigentes.

  10. Já fiz as possibilidades dos próximos 9 jogos de Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, CSA, Atlético MG, Fortaleza e Ceará.
    Fluminense fará entre 11 e 14 ptos. Consirando os 11: 30+11= 41 ptos
    CSA, 8 ptos. 29+8= 37 ptos
    Botafogo, 11 ptos. 33+11= 44 ptos
    Fortaleza, 9 ptos. 35+9= 44 ptos
    Cruzeiro, 12 ptos. 32+12= 44 ptos
    CAM, 10 ptos 35+10= 45 ptos, e
    Ceará, 7 ptos. 33+7= 40 ptos.
    Caem então: Avaí, Chapecoense, CSA e Ceará.
    Façam suas apostas!

      1. Abços, Andrei.
        Olha só como eu cheguei aos 11 ptos:
        Empata com o Vasco = 1 pto
        Perde de SP e Inter
        Empata com o Galo = 1 pto
        Empata com o CSA = 1 ptos
        Empata com o Palmeiras = 1 pto
        Vence o Avaí = 3 ptos
        Vence o Fortaleza = 3 ptos
        Empata com o Corinthians = 1 pto.
        Resultados sofríveis, concorda?
        Fica bom qdo vc vê que o Ceará não fará mais que 7 ptos até o final.
        Nem o CSA mais que 8.
        Otimismo seria fazer 14 ptos: ganhar do Diniz, em SP e chegar aos 44 ptos.
        Tamo junto!

    1. Eu vejo que alguns desses times ainda vai estourar a condição física da equipe e não vai aguentar o pique e o CSA deverá ser essa equipe.

      O Ceará também tem uns jogos meio difíceis e isso pode levar a não ter a performance que teve diante do Fluminense.

      Vamos torcer Tinho.

      ST.

  11. É sério que o presidente MB, o vice CB e diretoria pretendem se salvar mantendo Marcão, Ganso, Gilberto e Digão até o fim ? Não dá para colocar o Francisco Horta de presidente? Vou te contar viu, eita galera perdida ! Tá certo que o elenco é uma bosta mas um time necessita de um TREINADOR de verdade não um cara gente fina, mas que não tem nenhuma ascendência sobre os jogadores e é encarado como o “amigão da galera”. Se não enxergarem isso, em 2020, é segundona na cabeça !

    OBS : Com a vitória do Cruzeiro ontem – clube que já iniciou a sua reação – o Flu entrou no Z4, muito merecidamente, diga-se de passagem. Faltam 9 jogos e o sinal vermelho já explodiu, tamanha é a pressão nas Laranjeiras. Quem poderá nos salvar ? Acho que nem o Chapolin colorado…

  12. Caros,

    E a imprensa publicando que o futuro de Marcão está em jogo contra o Vasco. Erro… não é futuro do Marcão mas o do Fluminense.

    Não sei se o Cuca virá (cem anos luz a frente de Marcão), mas não se iludam: se vier pode dar certo ou não. Basta lembrar sua péssima primeira passagem em 2009 antes de retornar e participar do milagre no final. Terá de chegar muito motivado e passar esta motivação para os jogadores.

    Pena termos deixado ao longo dos últimos anos chegar a isso…

    SDs T

      1. Caro Washington Luiz

        O problema é que se o Fluminense cair não há qualquer planejamento sobre o que deve ser feito. Vão ficar no mesmo amadorismo de anos atrás na série A. Neste caso, tudo será bem empírico. Vai na tentativa do erro e do acerto.

        Acredite que assim não será uma viagem segura sobre o retorno.

        Reflita: Eu, particularmente, acho que a queda de série em uma time grande não deve alterar significativamente a formação e a preparação do time para o ano seguinte. O clube não pode viver um ano inteiro apenas voltado a voltar para a série A, que, para um clube grande, é mais do que obrigação. Há, por exemplo, a Copa do Brasil.

        Mas… A queda importa em menos dinheiro para a formação do elenco. Logo, o time será fraco. Pior! estaremos formando um time de série B sem Know How e apenas no final do campeonato da série A, tendo um péssima situação financeira e fama de não ser bons pagadores de salários.

        Imagine o que virá por aí se acharem que basta formar qualquer time, tudo catado por aí, porque dá para “voltar” facilmente?

        Vai se preparando para só voltar a disputar algo a sério daqui a uns dois ou três anos.

        Ah! Quando você for na página de esportes do G1, lembre-se de que o escudo do clube na série B não é na mesma página daqueles de série A, e isto muda logo no dia seguinte ao final do campeonato. Os jogos mudam de dia na semana ou até de horário. Até as notícias rareiam na página de esportes.

        Vai ser duro.

        ST

  13. Epístola ao capixaba PCA.

    Pena que o colega não tenha entendido o texto.
    E – mais pesaroso ainda – que o colega tenha ‘aberto a caixa de ferramentas’ para criticar colegas de Blog.
    Isso que v. escreveu é de um nível de sandice que não tem mais tamanho :

    ” É asqueroso que seja tratados por tantos pejorativos por pessoas que se dizem normais e integradas à sociedade decente. Uma pessoa que se acha normal não pode chamar um ser humano de lixo. Um cidadão que nunca lhe deu prejuízo, material físico ou moral, e tem que pensar se esse lixo não vive muito mais horadamente que ele. .”

    Sugiro que faça uma aula de reforço na matéria ” Leitura e Interpretação de Textos ” meu colega.

    1) ” Um cidadão que nunca lhe deu prejuizo, material físico ou moral (referindo-se ao atleta do futebol).
    ° Não falo da pessoa. Não conheço o gajo pessoalmente – e nem quero que isso aconteça -.
    Aulinha de reforço :
    Falo do futebol que ele(s) joga(m) atualmente. E ratifico minha opinião : é um lixo. O FUTEBOL é lixo.
    Entendeu agora ?
    Falo do resultado do trabalho dele, e não da dignissima pessoa a quem v. tanto defende. E sendo uma pessoa pública, como é o caso de jogadores de futebol, está sujeito a tais avaliações de desempenho..

    2) ” É asqueroso que seja tratados por tantos pejorativos por pessoas que se dizem normais e integradas à sociedade decente. Uma pessoa que se acha normal não pode chamar um ser humano de lixo. Um cidadão que nunca lhe deu prejuízo, material físico ou moral, e tem que pensar se esse lixo não vive muito mais horadamente que ele. .
    Aulinha de reforço (2) :
    ° Outra vez : não falo da pessoa, do ser humano, mas do resultado de seu trabalho, que é, sim, um lixo.
    ° Muito cuidado quando fizer insinuações sobre a honradez das pessoas. Principalmente daquelas a quem você não conhece, como é o meu caso, e que espero continue sendo.

    Você só leva as coisas para o lado pessoal, PCA. E veja que eu nem estava de zoação . Estava falando sério, aqui no blog onde se fala de futebol e do Fluminense, criticando o desempenho do time de futebol.

    Creio que, na realidade, você está tentando desviar o foco do tema principal : o mico que você pagou ao defender com unhas e dentes O DESEMPENHO do jogador Digão para, logo no jogo seguinte, ele -Digão – ‘entregar o ouro’, como acontece em todos os jogos.
    Agora, banca, meu caro !
    Segura a onda do Digão até o final do campeonato, e vá junto com ele em 2020, na segundona.

    3) Um sugestão : escreva aqui no Blog ANTES de virar aquele(s) trago(s) da manguaça. É mais bonito.

    Fala sério, PCA.

    1. Não corra do pau, não, Amaury.

      Mas você tem mania de achar que tudo que eu digo é dirigido a você. Muita gente chamava e continua chamando jogadores de lixo, bem antes de você entrar nesta onda agora, você não fazia isso, mas deve ter visto que eu sempre repudiei isso neste blog e todo mundo sabe. .
      Continuo me dirigindo a todos que fazem isso com muito nojo, nem me interesso citar nomes pois são muitos, mas, já que você aderiu a esse palavreado e quer defender essa atitude infame, então você entrou no bolo, sim.

      Para que reproduzir meus parágrafos, se eles estão lá atrás , e quem quis ver já o fez, e são expressão do meu desabafo odiento contra todo torcedor que não consegue separar sua paixão clubística, isso que é supérfluo, da sua responsabilidade de cidadão, que não deve usar termos que não aceita para si, mas acha que os outros têm que aceitar. Qualquer colega de blog que pense a haja assim, pode ter certeza do meu desprezo.

      Por que a encheção de linguiça que você fez, se não derrubou nada, nada do que disse? Só me chamou de sandeu, coisa que você e todos que me conhecem neste blog sabem que não sou. Então, para reproduzir texto de alguém, deve-se fazê-lo para bota-lo abaixo, ou para querer mais explicações, ou concordar com tudo. Com os meus, você não fez nada disso, e eles estão de pé, sim, e intatos.

      Por que eu haveria de querer desviar foco de algo que eu tenha dito sobre vários jogadores que são pegos para judas no meio de vários? Eu não fui o agente de nenhum jogador que tenha vindo para o Flu, e nunca demonstrei euforia por qualquer um. e fui contra a vinda do Dentuço e do Ganso.

      Sobre o Digão, nunca disse que seja um cracaço. Eu só quero mostrar que ele tem sido responsabilizado por erros dos outros também, e só ele e colegas da defesa são execrados. Na frente, todos podem errar que ninguém reclama, e isso eu acho covardia. E você quer dizer que só chamou o futebol que ele joga de lixo? Retifica ou ratifica?

      Mas falei sobre o Gilberto também, ali atrás num post do Washington, leia lá e destrua todo o pensamento que coloquei, aproveita o embalo porque ele tem sido alvo de caça de alguns que só entendem quando é gol num lado ou no outro.

      Mas, sem mais delongas, você é mestre em estender tapete vermelho para profissionais que vêm para o Flu, e, logo depois, puxar o tapete. Cavalieri, Julio César, Rodolfo, Muriel, até o momento que não tomar certos gols. Estendeu um baita tapete para Diniz, né.

      Então, sobre a aulinha para aprender interpretação de textos que você me sugere, acho que vou fazer, sim, pois quero saber o que significam certas frases que escrevem aqui, como aquela que dizia que você era “morde e assopra”. Nunca consegui saber o significado dessa frase.
      Saudações tricolores e muita sorte para nós contra o Vasco.
      ( 01/11)
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. De boa, PCA.
        Tem ninguém ” correndo do pau ” não, PCA.
        Outra vez ….. engano seu.
        Mas tudo bem, colega.
        Você quis bater e eu tratei de me defender.
        Sou pessoa muito honrada, homem. Muito honrada mesmo, e não posso calar-me se alguém – seja quem for – puser isso em dúvida.
        Mesmo com a atenuante de que não me conhece pessoalmente – porque senão JAMAIS sequer insinuaria aquilo.
        Se não conhece e insulta,está mesmo querendo ofender barato, no escuro, no vasio, no desconhecimento.
        Tá feito !
        Sem grilo, homem ! Sem grilo.

      2. Não se ataca pessoalmente qualquer colega de blog, PCA.
        E, se por descuido isso é feito, devemos ter a fleugma de aceitar a réplica educadamente.
        Não se põe na mesa coisas como duvidar da honradez de colegas daqui, PCA.
        E, se por descuido isso é feito, caberia – no mínimo – um educado pedido de desculpas.
        E mais : não se sugere que uma pessoa a quem não se conhece esteja ‘fugindo do pau’.
        Eu pensei, eu redigi, eu editei e ….. está feito, sem tirar uma vírgula.
        Sem resquicios de ordem pessoal, PCA.
        Pelo menos de minha parte.

        Ah, e cuide do Digão hoje, para que – excepcionalmente – ele não faça merd@.

  14. Garcez,

    Imagino que você contabilize como gols perdidos os chutes que foram lmuitos he do gol e a mera perspectiva de que uma jogada se desenvolvesse chegar ao gol.

    Eu não lembro de grandes riscos da defesa do Ceará, apenas na chance do Yony.

    Vi, sim, uma paixão pelo toque de bola improdutivo, include piorado na versão Marcão.

    Vi, também, uma defesa horrorosa, que parece não terem os zagueiros nunca jogado juntos. E um meio de campo que é pouco decisivo, porque nem carrega a bola e entra na área, aumentando o número de jogadores no ataque, para ajudar a romper as barreiras defensivas, e nem consegue meter a bola para a conclusão ao gol.

    O ataque recebe poucas bolas em condições de concluir, mas também está mal escalado e com jogadores em má-fase ou baixa produtividade.

    Continuo achando que o time tem que evitar a queda, porque, agora, não vejo condição alguma de a gestão reconduzir o clube à série A.

    Teremos menos dinheiro, mais dívidas, mais desânimo, e total falta de projetos, já que durante a eleição nada foi apresentado pelo candidatos. Caso não me falhe a memória, acho que o atual presidente chegou a falar de planejamento a curto, médio e longo prazo, o que eu sempre pedi que houvesse no clube, mas ele não chegou a explicar exatamente o que faria.

    O nosso modelo de gestão permanece antigo e não profissional voltado não futebol.

    No nosso futebol em si dá medo de pensar em que estarão pensando agora os dirigentes do clube. Acho que deve estar uma “batida de cabeças” misturada com orações.

    ST

    1. Imaginando o pior dos cenários TT, essa gestão vai montar uma equipe com jogadores mais ruins em relação aos que estão lá para fazer frente a Flamengo e demais rivais.

      O estrago ainda será maior com uma queda bruta no número de torcida aonde ironicamente, não vai encher nem uma Kombi como já acontece com ex clubes tradicionais do RJ como o América.

      Está muito nublado o céu nas Laranjeiras caro TT.

      ST

      1. Washington Luiz,

        E isto porque amor ou paixão pelo clube não podem permitir que se fique cego ao que está acontecendo. É que quem está predisposto a ver a realidade consegue agir mais rapidamente para evitar o pior.

        Não há competição para ver quem é o torcedor mais fanático ou para ver quem é mais otimista ou pessimista. O negócio é ser competente na gestão do futebol. Para isso não basta achar que entende. Tem que entender mesmo de finanças e de futebol. É uma gestão bem específica, porque lida com aspectos distintos de uma empresa.

        Faltam, ainda, rodadas suficientes para sairmos do Z4. O problema é que não apostamos que o time reúna estas condições por inúmeras razões, já que vem rendendo muito mal e não se enxerga qualquer condição para ele melhorar tão repentinamente.

        Diga-me, você ou quem desejar responder: Alguém imagina que de quarta para sábado o time tenha uma melhora significativa e passe segurança de que está adquirindo consistência para vencer adversários que são difíceis? Vejam que o próprio CSA tem rendido muito bem nesta reta final.

        Não é questão de trocar um ou outro jogador. O esquema está péssimo. O time tem jogado errado. Está preso a sistema de jogo que apresentava falhas na época do Diniz, e, até agora, nem mudou para outro sistema e nem corrigiu o que tínhamos.

        O negócio é torcer para ganharmos com gol contra, falha de goleiro, penalti por interpretação em chamada de VAR ou até milagre,

        Lembrei-me de uma frase do filme Procurando Nemo: Se você não deixar nada acontecer a ele, daí nada vai acontecer a ele.

        Como as coisas vão mudar se nada for feito?

        ST

  15. Assisti ao primeiro tempo do jogo raposa foguim.
    Tive a triste constatação de que o risco do Flu cair é acima de 90%… sim, ainda pode acontecer o acaso…
    Apesar de não estarem bem, é nitido como jogam melhor que o Flu, sem contar no empenho e comprometimento.
    Vi também alguns minutos de Goiás e coisa ruim.
    Deu gosto ver a dedicação do Goiás, encarando o Flamengo com dois gols na frente! Se tivesse mais 10 minutos o Goiás venceria.
    Já com o time do laranjal, a impressão é de que vai passar horas jogando e não fará gol.
    Quero dizer com isso que não é só elenco e treinador, tem muito mais coisas…., planejamento, seriedade para compor elenco (05 anos ganso???) E principalmente coragem para colocar em campo o que for menos pior.
    Na enquete da fox ontem à noite, entre os que irão lutar para não cair, o público elegeu o flu como já rebaixado, 58% dos votos.
    A nossa imagem foi pro saco.
    ST

    1. “o público elegeu o flu como já rebaixado, 58% dos votos.”

      57,999% de torcedores de outros times e o Mundin, representando
      a gangue do Flu Minimo, uma utopia inversa.

      1. KKK Não é mais covarde por falta de espaço, Guilherme, essa presepada de percentual de rebaixamento, é coisa de maledicentes!
        Já escolheu no terreno para erguer o Guilhermão?

    2. Andrei, estive a ver alguns comentários e o PVC foi um que me chamou a atenção quanto ao fato do Atlético MG e Botafogo estarem numa queda assustadora e que o Fluminense ainda pode se aproveitar, pois o caso do segundo vai ter confrontos ainda mais difíceis.

      O próprio Fluminense tem ainda um confronto direto com o galo.

      Aí você pega e ver que esses jogadores do Fluminense fazem dentro de campo até parece que alguns estão cometendo erros bisonhos e o Marcão ainda colabora com o erro.

      A areia da ampulheta está caindo Andrei.

      ST

      1. Esse é o problema Washington, temos idéia do que se pode esperar do nosso elenco.
        Gostaria muito de ser surpreendido por uma atuação digna, comprometida e organizada. Afinal de contas é um time profissional.
        O Marcão poderia passar para eles os jogos de CSA e Goias contra os mulambos para verem bons exemplos de como se comportar em campo.
        Espero que a areia da ampulheta não nos soterre…rs
        ST

  16. Guilherme, tá confundindo conceito com opinião!
    Deveria deixar de ser covarde, procurar autoridades competentes, e fazer suas denúncias. É a minha opinião.

    1. E essa é a minha OPINIÃO

      Guilherme Onivaldo Marmund da Silva • 10 horas atrás
      “Defendo o Fluminense, sempre! Dirigentes?? Não”

      A afirmação em si, é uma piada, um deboche.

      Mas pensando de uma forma objetiva, que diferença faz a sua opinião, Mundin?

      Se tiver uma unica pessoa neste blog que acha que sua opinião é relevante, que se manifeste agora ou cale-se para sempre.

      No aguardo…

      1. Faz isso com o Mundin não, Guilherme.
        Mundin é super gente-boa aqui do Blog, caro colega Guilherme.
        Até batizou o novo mega-estádio do Flu com o seu nome : Guilhermão !
        Não foi ?
        Mundim gosta muito de uma zoação, Guilherme.
        Você deve ter notado que eu nem entro muito nessa de zoação, porque não é minha praia.
        Mas ele gosta e é muito bom nisso. Tem jogo de cintura. Tem criatividade. É engraçado !
        Em suma, a presença do Mundin aqui no Blog é – em muito – participativa e interessante.
        Pega leve com o Mundim, Guilherme.
        Pronto : já me manifestei a respeito, como sugerido !

      2. Mas pensando de uma forma objetiva, Gui, é muita covardia, vc não formalizar suas denúncias contra os dirigentes!
        Quem acusa tem o ônus da prova!

  17. Se o Marcão colocasse a massa cinzenta dele para funcionar, já escalaria o Fluminense mudando algumas peças no time para lutar pela vitória já contra o Vasco.

    Muriel
    Julião
    Nino
    Luccas Claro
    Caio Henrique
    Yuri
    Allan
    Daniel
    Marcos Paulo (meiúca)
    João Pedro (na área)
    Yone

    Resta saber se ele vai ter a coragem de mudar a estrutura e postura da equipe, pois a batata dele está mais que tostada.

    1. É um escalação com a qual eu concordo, Wash BSB.
      Mas, ……………………. cadê comando e peito nas Laranjeiras, para fazer isso ?

    2. Concordo com você sobre a escalação e dúvida sobre a mudança, e concordo com o Amaury que ninguém vai chancelar isso…..
      ST

  18. Atherhicho campeão sulamericana e copa do brasil ninho do urubu campeão brasileiro libertadores. Série B. Pq tanta desgraça? Pedi tanto para abad peter sair e mario celso vão nos rebaixar. Mais uma péssima noite. Todos resultados foram contra e jogamos como se nao vale se nada contra o ceara.

  19. Tomara que sejamos rebaixados logo, to dr saco cheio, e podíamos mesmo é fechar o departamento de futebol. Saco cheio desta mer… futebol é para ser passatempo mas no meu caso é passaraiva. Abel tneves fred diniz everaldo luciano nao vao cair.

    1. Junior, vamos fortalecer essa campanha. Pare e pense um pouco… todo ano o Fluminense luta para não cair, virou saco de pancadas de framengo e asco (não há mais rivalidade), em termos regionais, é a quarta força. Até o CSA dá alegrias à torcida, pois pelo menos ganha campeonatos estaduais. Em termos nacionais, virou chacota… é um massacre. É inferior até à times como Avaí, CSA, Ceará, Fortaleza, Goiás, etc…
      A torcida tricolor tem que ficar secando todo mundo e ‘torcendo’ para framengo, botafogo…
      Pra que continuar nesse sofrimento?
      ACABEM (oficialmente) com o futebol do Fluminense.

  20. Cruzeiro 1 a 0 no foguim…
    Que desastre.
    Ainda tem o segundo tempo, mas depender do foguim…. é fogo!
    ” o acaso vai nos proteger, enquanto não estivermos caindo…” by Titãs.
    Dá-lhe acaso!!
    ST

    1. Final 2 x 0 Cruzeiro Andrei.

      O Fluminense não pode ficar encostado e contando com a ajuda dos rivais se não faz o dever de casa.

      Talvez a briga do Fluminense vai ser contra os 2 times mineiros, o Botafogo e o CSA para escapar do rebaixamento.

      É o que estou começando a enxergar até o final do brasileiro.

      ST.

      1. Eu também Washington. Creio que será por aí. Mas creio que, pelos elencos, os times aqui de MG conseguirão se safar.

        ST

      2. Nem me fale caro Washington, o acaso não apareceu….
        confesso que só vi o primeiro tempo, fui dormir e fiquei sabendo agora de manhã.
        Sexta começou ruim, espero que amanhã, finados, não seja pior….
        ST

  21. Refaço aqui um questionamento muito importante e que não há ninguém falando do assunto nas Laranjeiras.

    Diante do que estamos vendo vendo esse elenco atual do Fluminense se comportar em campo com alguns jogadores mal física e tecnicamente.

    A lista ao meu ver é considerável onde se pegarmos as atuações do Gilberto, Digão, Ganso, Nenê e W. Nem, ou seja, quase meio time.

    No banco de reservas tem o Luccas Claro que ainda não foi testado e será que não daria mais confiança nesse setor defensivo que é vazado mais que uma peneira?

    Aí não vou entrar no mérito de alguns outros reservas que estão lá e que nem devem ficar para o ano que vem.

    Aí nesse momento entra um novo treinador, ele vai mexer no esquema tático e barrar alguns titulares como fez o Cuca em 2009 e ao lançar os olhos para a base do sub 20, quem ali ele poderia contar para ser titular de imediato nas funções que mencionei acima?

    Alguns nomes como o Callegari, Zé Ricardo (que faz parte do elenco principal) e Evanilson poderiam segurar esse rojão em assumir a posição de titulares nesse momento ruim do Fluminense?

    Seria uma faca de 2 gumes que somente os treinos e o entrosamento é que dariam as respostas para que essas e outras mudanças dessem certo.

    Por alguma razão os treinadores que por lá passaram mais o Marcão não foram capazes de fazer esse aproveitamento e alguma razão há para esse fato.

    Das 2 uma. Essa safra atual do sub 20 não deve passar essa confiança toda de que pode se contar com ela, pois essa garotada não conseguiu fazer uma boa campanha nas competições que participaram nesse ano.

    Vai ser preciso que a direção veja o que se passa nessa base do sub 20 para que se avalie o do porquê não se consegue fazer um melhor aproveitamento de jogadores como num momento difícil como o Fluminense vem passando no brasileiro.

    1. Caro Washington Luiz,

      A base foi trabalhada para fazer caixa. Não era isso? Havia a expectativa de alguns deles subir para a equipe principal, mas não trabalhavam para as competições de base. Quantas vencemos?

      Aí eu não sei se estavam preparados e bem formados.

      ST

  22. Valeu Goiás!
    Assistindo jogos de outros times, já q o meu destruíram, é impressionante como a gente percebe que o Fluminense não tem jogada ensaiada, escanteio, falta, lateral…
    O framengo acaba de fazer 2 gols em cobrança de escanteio, e ganhou do Fortaleza com um gol de lateral.
    Pessoal, o melhor time do Brasil faz gol de cobrança de lateral…e o Flu???

    1. Acho que um dos principais erros do Marcão foi a efetivação do Nenê e o uso do Nem, sem que esse tivessem assimilado a troca de passes da tática Fernando Diniz. Assim você tem jogadores veteranos que querem resolver o jogo misturado com jogadores que preferem trocar passes. Claro, se tirar Digão e Gilberto parte da fragilidade do sistema defensivo diminui.

      1. Xará, a zaga é fraca demais, não dá para jogar com Alan Ganso, Nenê, Nem, MP, JP, Guilherme, Lucão, etc… a primeira coisa a ser feita é colocar um volantão para evitar aquele rombo ali no meio. Cada ataque adversário de qualquer time que seja, deixa a torcida arrepiada e com sensação de gol do time adversário o tempo todo. Sei que cada um tem uma opinião diferente, mas acho isso tão claro que chega a assustar..
        Algumas coisas são de simples resolução… não importa quem vai entrar, mas Gilberto e Digão tem que ser barrados, e Nenê e ganso não podem jogar juntos. Isso tá mais do que claro.

    1. Pelo visto Júnior uma das vagas para o rebaixamento será disputada entre os dois medíocres cariocas. Só com muita sorte para pelo menos 1 deles não cair.

      ST

  23. Qdo o Marcão tirou o MP, deixando em campo o o horroroso do Yony matando na canela o jogo inteiro, e quase desliguei a TV e fui dormir.
    Gente boa o Marcão! Mas a gente tá precisando é de um técnico.
    Outra questão que ele tem que resolver é o Gilberto. Ele mal consegue correr! Certeza absoluta que aquele joelho dele ainda dói. Ele corre, se entrega, mas está mal. Insistir é uma loucura.
    Insisto aqui: como não temos laterais, coloca um terceiro zagueiro ali, leva o Caio Henrique pro meio junto com o Allan, Ganso, Daniel e MP, e na frente JP e mais um, ou Nenê ou Yony.
    Tá foda!

  24. STT.

    Algo muito estranho está acontecendo, ou o Marcão tem problemas de raciocínio ou tem comissão comendo solta. Todo torcedor do Fluminense sabe que João Pedro e Marcos Paulo jogam juntos desde criança. O que o treineiro faz, quando coloca um barra o outro. A insistência com Digão e Gilberto beira a insanidade, os caras falham sistematicamente todos os jogos e não são barrados. Deve ser falta de conhecimento de tática, jogador que sempre erra nas partidas tem que dar a vaga a outro, um rodízio faria bem ao time. Esse cara tem que sair agora, senão estaremos rebaixados em 2020. Se ele é gente boa, não importa, o que quero ver é o Fluminense sendo bem treinado, bem escalado e vencendo seus jogos.

    Saudações Tricolores.

    1. De plano acordo Juarez.

      E outra coisa que observo é o time não ser cobrado para acertar nas finalizações das jogadas criadas.

      E todo jogador profissional que se preza deve ser cobrado inclusive o JP que querem passar a mão na cabeça dele por ser ainda jovem.

      É nessas que o time está tomando na cabeça e a direção tem se fazer sua parte que é cobrar os resultados ou se implantar uma SA, o Fluminense vai continuar sendo gente boa com os jogadores e comissão técnica?

      ST

      1. Concordo com vc nessa questão do MP e JP juntos! Impressionante não perceberem isso!
        Concordo tb com a questão do Digão e Gilberto: beira, realmente, a insanidade!
        E por fim, tb concordo com a questão do Marcão. Inclusive disse exatamente isso na minha postagem, posterior a sua, e sem ler a sua!
        Resumindo: concordo com vc em tudo.
        ST

  25. Próximos jogos do Fluminense:

    Vasco (casa);
    São Paulo (fora);
    Internacional (fora);
    Atlético (casa);
    CSA (fora);
    Palmeiras (casa);
    Avai (fora);
    Fortaleza (casa);
    Corinthians (fora).

    Em todos os programas esportivos em que se fazem enquetes e pegando os comentários dos especialistas, vemos que o Fluminense é um forte candidato ao rebaixamento diante dos confrontos que ainda tem pela frente aonde a obrigação é ganhar 5 jogos dos 9 restantes para reverter o rebaixamento.

    O Fluminense tem que vencer todos os jogos em casa e ainda buscar uma vitória fora.

    Como também poderá recorrer em buscar as vitórias fora de casa na hipótese de empatar algum jogo em casa.

    Ainda assim, está em suas mãos a permanência na série A de 2020.

    Mas o time e o Marcão tem condições de conseguirem mudar o quadro atual?

    É notório que não pelo fato de que a falta de confiança e o rebaixamento chegando faz com que o ambiente fique tumultuado com as constantes confusões que tomara conta até em treinos e jogos.

    Não estou de acordo com as críticas que muitos desses comentaristas esportivos estão fazendo sobre o fato da direção tomar providências de trazer o Cuca ou o Enderson ou outro nome que possa fazer algo enquanto há tempo.

    A direção tem que queimar o cartucho que ainda resta para trazer um treinador que mude o que puder mudar enquanto ainda resta chances.

    Os prejuízos são enormes em todos os sentidos para o Clube e sua existência.

    Pela incompetência dos que estão ostentando as 3 cores dentro e fora de campo, o Fluminense merece ser punido, mas ainda assim, eu como a maioria da torcida não quer que tudo termine assim. E não vai acabar assim.

    O momento ainda é de apoiar com as forças que ainda restam na torcida.

    O que vai precisar é mudanças profundas no futebol do Fluminense, e isso não pode ser jogado para debaixo do tapete.

    1. Comentaristas todos malas Washington. Todos os adversários diretos tem pedreiras pela frente, mas parece que só o Flu tem….
      Todos tem má vontade quando se trata do fluminense.
      Qualquer coisa pode acontecer.
      Torcendo pelo acaso dar certo.
      ST

  26. Falando de tática, esquema, arrumação de time, eu vejo jogos e noto isso tudo sozinho sempre, mas falo pra cacete, dou esporro, canto jogada, xingo, e me revolto com coisas absurdas que vejo.

    O Gilberto vai à frente, tem gana para isso, fica até parado lá na linha divisória esperando a bola, se recebe vai ao ataque, mas recebe marcação severa e tenta tabelar, é desarmado, às vezes, toca para trás, se passa, corre para a frente para receber. Aí, não recebe, pois tocam para outro lado, ou perdem a bola e o inimigo a mete para colega na avenida que ele deixa deserta porque é obrigado ajudar seus colegas no ataque. Se não faz, é xingado.

    Mas é assim mesmo que um time tem que jogar? O Gilberto é obrigado a fazer papel de ponta a todo momento, correr mais de cinquenta mts para lá, mas nenhum colega tem a missão de cobrir a avenida que ele deixa, e tem que correr mais cinquenta para trás? Técnico não vê isso, colegas não veem e não cobrem , jornalistas não veem e lhe dão nota zero, torcedores, muito sabidos nessas questões, também não veem, mas todos afirmam que ele é o culpado único da existência dessa avenida. O atleta não está muito bem tecnicamente, mas é justo ser o judas sozinho? .

    Ontem, havia buracos absurdos no nosso campo, parecendo que o Flu só tinha oito em campo. Eu pensei que o Yuri ia jogar ali na frente da zaga fazendo o triângulo, mas ele saia muito, e, nesse primeiro gol, ele e todos tinham abandoando a zaga, estavam perto da meia-lua dos caras, um bolo por ali, e nem o CH, nem o homem de meio-campo desse lado estava onde deviam pois, se estivessem, poderiam ter abafado o cara que lançou a bola, e que deu toda a sorte possível porque matou dois zagueiros e ela foi no ponto certo em que o colega estava. Todos já vimos desse lance .

    No mais, essa turma não está recebendo salários, como combinado, é claro que grande parte deles devem ter famílias, devem ter feito investimentos, imóveis, carros, etc, e podem até estar com dificuldades de saldar esses compromissos, são pressionados, ficam aborrecidos, desconcentrados, e perdem rendimento, sim. É asqueroso que seja tratados por tantos pejorativos por pessoas que se dizem normais e integradas à sociedade decente. Uma pessoa que se acha normal não pode chamar um ser humano de lixo. Um cidadão que nunca lhe deu prejuízo, material físico ou moral, e tem que pensar se esse lixo não vive muito mais horadamente que ele. .
    (31/10)
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    1. PCA, em determinados momentos da partida, vc pode observar que o time estava povoando mais o lado esquerdo e a direita só havia o Gilberto sozinho.

      No lance do primeiro gol, a liberdade dada para o jogador do Ceará lançar a bola, o atacante do adversário correr, dominar e finalizar foi um erro que desde a base é ensinado a não se cometer isso. O Digão no lance é quem deveria estar perto do atacante e o Nino fazendo a sobra.

      No segundo, o Digão abandona o jogador que ele marcava e foi querer dar o bote atrasado. O Caio Henrique possui o defeito na marcação e permitiu o atacante do Ceará avançar e escolher o canto.

      Temos que admitir que esse time está mal treinado e escalado. E acrescento que joga muito aberto.

      ST.

      1. Os dois, Washington, estava exatamente na mesma linha, e é tanto que foram batidos inapelavelmente na jogada pelo lançamento do cara. Mas por que não poderia ser o Nino que teria que ir na bola? Por que não havia mais um homem por perto?

        No segundo, ele não abandonou ninguém, não. Ele estava perto do cara que recebeu na lateral, e tinha que ir para cima dele, sim, mas o cara tocou rápido para o outro que fez o gol. Por que outros não tinham que estar já prontos para conter esse carinha ali atrás? Onde estavam os outros todos que não se apresentaram como Digão fez? Só há ele na defesa? Por que os do ataque não recebem essas críticas sujas todas ao perderam gols?

        Quanto ao Gilberto, é isso que eu vejo e que ninguém mais vê ao que parece, ou vê e não entende o que está vendo.
        No segundo tempo, ele foi ponta o tempo todo ali junto com o Nem. Caramba, se ele está ajudando lá na frente, como não há um esquema certo para que o ajudem nas suas saídas la detrás ? Isso nem precisa técnico mandar, por intuição, os próprios jogadores têm que fazer.
        (01/11)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

  27. Sem diversionismos, o Fluminense se tornou um negócio inviável ao longo de décadas.

    Quando caímos para a Série C, se fôssemos uma instituição viável, teríamos ressugido dali como uma potência esportiva, com os grandes tricolores se reunindo, traçando um plano de reestruturação de longo prazo, preparando o clube para a profissionalização integral e a transformação em empresa.

    Entretanto, o que se deu foi a mera junção da ajuda financeira de um mecenas/bicheiro e a ajuda de um treinador, na época, consagrado e competente. Ou seja, um remendozinho no casco para que o barco continuasse a navegar como sempre houvera navegado.

    A partir daí, o de sempre: a torcida exigindo times fortes, disputando campeonatos, pouco importando a realidade financeira do clube; e dirigentes espertalhões se aproveitando disso para fazer demagogia barata e tirar o deles por fora.

    No modelo atual, de associação esportiva, o futebol do Fluminense é inviável, mas o que mais me enoja é constatar que ainda existam vermes em cima da carcaça.

    Talvez até se consiga arrumar um jeito de se continuar na série A , mas isso não passará de mais outro remendo no casco.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *