Turbinado, Flu vence mais uma, volta à Libertadores e, com asterisco, está só a dois pontos da fase de grupos

Maior surpresa do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está de parabéns.

Com um elenco de fibra, mas tecnicamente aquém de suas tradições, era dado, no máximo, como um pretendente a uma vaga na Copa Sul-Americana, pela crônica esportiva.

Mas o time, sempre aguerrido, surpreendeu, primeiro, por só sair matematicamente da disputa pelo título na rodada 35, após o empate sem gols com o Galo, e depois por ter conquistado seu regresso à Libertadores, ainda a duas rodadas do fim, com uma vitória maiúscula no Castelão, embora a vaga estivesse assegurada desde a véspera, em decorrência dos resultados de seus concorrentes.

Em sua sétima participação na maior competição das Américas, o Tricolor quer ir longe. Mas o serviço pode ser feito ainda via Brasileirão: o time mira a quarta fase, a de grupos, que garante ao seu participante um mínimo de seis jogos e uma vaga na Sul-Americana, caso não se classifique mas fique em terceiro. Nas etapas anteriores, eliminatórias, o time decide a vida num mata-mata em dois jogos, e aí o risco é, de fato, maior. Por enquanto, o Flu jogará a segunda.

Mas o torcedor tricolor tem motivo para estar otimista: mais dois pontinhos nos dois jogos finais, contra Santos (F) e Fortaleza (C), serão suficientes para que o time não seja mais alcançado pelo Grêmio.

O que isso que dizer? Que, mesmo que o Flu não ultrapasse São Paulo ou Atlético-MG na corrida pelo G4, terá a vaga direta já na posição em que está (quinto), desde que o Palmeiras vença o time de Renato Gaúcho na final da Copa do Brasil. Neste caso, a vaga direta a que tem direito o campeão da CB (que já a teria via Libertadores) seria transferida ao quinto colocado no Brasileirão (ou sexto, em caso de só Palmeiras passar à frente do Fluminense).

Mas o Flu está embalado, chegou a sete partidas de invencibilidade e viu renascer na força de Xerém (John Kennedy, Martinelli e Samuel marcaram os gols da ótima vitória por 3 a 1 sobre o Ceará) a esperança para o futuro com que sonha e almeja.

E já sabemos também: luta é o que não faltará.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

188 thoughts on “Turbinado, Flu vence mais uma, volta à Libertadores e, com asterisco, está só a dois pontos da fase de grupos

  1. STT.

    Leio aqui no Blogue que tem comentaristas que querem que o Fluminense contrate um monte de gente para disputar a Libertadores. Tem problemas aí, os desse grupo, o Clube ainda não está forrado em dinheiro e jogadores que esse grupo desejam são caros, quer dizer, hoje em dia qualquer jogador razoável já pensa que é craque, tipo o Dodi. Então esse grupo que deseja vai ficar só nisso mesmo, não temos dinheiro, e mesmo com as vendas e o prêmio pelo posicionamento final do brasileiro, sobra muito pouco. No segundo grupo, os mais realistas, no qual me incluo, pensam em encarar a Libertadores com o que temos e algumas contratação bem coloquiais, as estritamente necessárias. Eu gostaria de dois meias de criação para se alternarem com o Nenê e serem acionados de acordo de como se apresenta o adversário. Palmeiras e Santos fizeram a final da Libertadores com a maioria de seus jogadores oriundos da Base. Falam tanto da nossa Base, elogiam mas na hora que eles tem que mostrar os seus valores o pessoal não leva fé neles. Não sou muito de gostar de presidentes de clubes, principalmente quando extrapolam as suas funções, mas quando ele disse (MB) que vamos com a Base para as competições, ganhou a minha confiança, tanto é que está dando certo. Verifiquem a nossa posição na tabela, é fruto desse raciocínio.

    Saudações Tricolores.

  2. Prezados Tricolores ! Como torcedores que somos fazemos, eventualmente, alguns graves erros de julgamento; Acredito que a maioria das agressões verbais que rolam por aqui sejam mais por gozação do que por vontade de ofender. Dito isto vamos pontuar algumas coisas: Peter Siensem me enganou muito tempo com a lorota que estava controlando as dívidas. No começo foi verdade porque em Dez 2010 dizia-se que o total da dívida era de 388M e ao final de 2013 estava do mesmo tamanho. Ou seja, considerando a inflação da época ( quase 10% ao ano ) estávamos num bom caminho e a situação parecia controlada neste aspecto. Porém no segundo mandato ele “chutou o pau da barraca” enxotou a UNIMED, renovou um monte de contratos por valores absurdos e o Abad continuou na mesma toada e a dívida voltou a crescer e ao que parece hoje é de de quase 700 M, ou seja, muito semelhante aos 388 M de Dez 2020 aplicando-se a inflação acumulada no período. Mario “pavão” assumiu um prédio pegando fogo e, apesar de vários erros, como não renovação de contratos e não obtenção de Patrocínio Master, tem também alguns bons acertos: o principal deles é um ambiente Harmônico entre jogadores e Comissão Técnica propiciando uma colocação digna ( embora muito abaixo de nossas aspirações ). Gostaria de saber se alguém tem uma solução para o caso do Miguel ( precisaria jogar no sub-20 e/ou sub-23 pra se desenvolver mas parece que o pai exigiu, em contrato, que ele não jogue nas categorias inferiores. Precisamos muito vencer o Santos e o Fortaleza pra ter chance de ir direto pra fase de grupos. ST 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

    1. Em tempo: 388 M em dez 2010 corrigidos pela inflação oficial dá aproximadamente 780 M em jan 2021; ou seja estamos no mesmo atoleiro. Espero que aproveitem bem a venda do Kaiky ( acho que só será um grande jogador se tiver um técnico como o Telê pra controlar a marra e desenvolver os fundamentos ) e do Metinho ( acho que será um grande jogador e se encaixaria perfeitamente com o Martinelli ) para tirar um pouquinho o pé do lodaçal. ST 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

  3. E o possante Fred deve voltar contra o Santos, time dos cara rápido e nojento. Vamos ter duas mulas velhas que em jogo grande só ficam em campo sem produzir rigorosamente NADA!!!!
    Fred e Nenê tem que deixar o Fluminense em paz, pelo amor de Deus acabou a época desses caras, parem de tirar vaga dos moleques, espero que esses dois não esteja no planejamento da libertadores, se não nós vamos ganhar é Hola.

  4. Pois é, pois é..

    Eu gostei da vitória contra o “Ciará”, é claro, mas não foi esse mar de rosas todo, não. Em momento algum o Flu respirou tranquilo com o jogo na mão e naquela de tocar só para esperar o tempo passar. Eles incomodaram muito. Entravam muito fácil pela nossa intermediária e foi aflitivo mesmo.

    Eu continuo querendo ver um leão de chácara ali à frente dos nossos dois ótimos zagueiros de área e digo, sem medo de errar, que é a melhor dupla de zaga dessas todas que disputam o campeonato, mas fica muito exposta a ataques inimigos, justamente porque os homens que têm que ajudar ali vão embora pro ataque, ficam por lá, e, quando o pau quebra na defesa, eles, em muitos casos, não estão “a postos”. Eu acho um desperdício enorme deixar Ferraz parado no banco.

    E o John Kenedy? Só apareceu em dois lances. No que furou feio, perdendo o primeiro gol, e no lance do gol em que chutou mal pra caramba ainda. Deu sorte que pegou na perna do cara e foi para a rede. Nem tinha que sair dizendo palavrões por que a bola entrou. Está muito verdinho ainda para entrar no comando do ataque. Tem que aprender muita coisa ainda. Mas qual o técnico que vai explicar certos macetes a ele?

    Quanto ao time disputar Libertadores, vejamos o que este presidente – que era a esperança do noventa e nove por cento do escribas do blog – vai faze efetivamente para que o time entre na disputa para não fazer besteiras. É lógico que tem que haver reforços.

    Para não perder a viagem, e lembrando o Iludido que sumiu do blog. O homem está mandando prender até deputado federal e todos acham normal porque o parlamentar “falou em AI 5”. E o que esse ato permitia que fosse feito na época? A mesma coisa que este ministro está fazendo agora, pô.
    (17/02/21)
    pppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppp

    . . .

    1. Tive a mesma leitura do jogo, o Fluminense foi eficiente nas chances que teve, não me lembro de uma defesa do goleiro cearense, já o Marcos Felipe fez duas ou três defesas importantes, fora os lances de perigo em que os cearenses colocaram a bola para fora e o lance de pimboll em que o Nino tirou a bola quase em cima da linha e o Claro afastou o perigo.
      Quanto ao John Kenedy, teve mais um lance importante, observe que no gol do Martinelli ele inteligentemente se coloca a frente do zagueiro impedindo que o mesmo consiga se deslocar para defender o chute.

    2. Boa PCA, também tô vendo muito oba-oba em um jogo que foi muito parelho…houve um momento em que a zaga pareceu os Trapalhões, nos melhores momentos.
      Quanto ao seu último parágrafo, alguém tem q parar esses lunáticos do ‘supremo’, principalmente o cabeça de cara…e o boca mole.

      1. Exatamente, Nando, é o milagre de uma vitória na casa do adversário, cumulada com a classificação para Libertadores.
        Aqui é assim… ninguém falou dá avenida no lado esquerdo.
        O Saulo Mineiro, viu, gostou e desfilou. (Lembrei do carioca, mesmos personagens, levamos de 3).
        Já pensou no gol q o Vina perdeu? O Egídio não deu nome de avenida, foi muito bem avaliado, teve nota 8. A galera gostou dos passes nos gols do Martineli e Samuel.
        Fazer o q? Melhor assim.

  5. Olhando a tabela nessa reta final do brasileiro, creio ser mais viável para o Fluminense conquistar a vaga direta na fase de grupos é secar o Atlético MG e em outra frente de batalha ganhar do Santos e Fortaleza.

    Essa perspectiva para o Fluminense se baseia no fato de facilitar a sua campanha na Libertadores que por si só já é difícil sua disputa pelos times que estão classificados e até com mais experiência que o próprio Fluminense.

    Outro fator muito importante será como a gestão vai lidar com possíveis propostas que surgirem no decorrer desse primeiro semestre em pleno andamento das competições que o Fluminense está disputando, pois diante dos eventos ocorridos com saídas inesperadas, vai comprometer a campanha do time em 2021.

    Veremos se a política do vender e vender está vivo.

    As premiações previstas para o ano de 2021 são até interessantes para o Fluminense caso faça campanhas consistentes nas competições a serem disputadas.

    Qual será a desculpa da gestão em vir a público vender jogador a, b ou c diante das perspectivas de premiações que o Fluminense pode conseguir?

    1. Com elenco que sabemos fraco, Marcão tem obtido – e não só desta vez – resultados que diversos treinadores, alhuns estrelafos, não conseguiram.

      1. Reconheço até uma.melhora no Marcão, mas ainda esta longe de ser considerado um treinador.
        Não acho o elenco fraco, nós faltam algumas peças, a principal um armador, o camisa 10, temos uma excelente defesa, zaga e goleiro, uma porrada de bons atacantes que não estavam sendo aproveitados em benefício de Caio Paulista e o outro centrovante que nunca lembro o nome e treinador estrelado faz tempo que não vejo um no Tricolor, só para se ter uma noção os três últimos foram Diniz, Oswaldo de Oliveira e o Helmans.
        E eu, opinião pessoal, continuo a achar que esse time não tem um padrão de jogo, a não ser aquele toque para o lado e para trás.
        Vide especialmente o primeiro tempo do jogo contra o Ceará, foi de um marasmo total, de dar sono ou fazer outra coisa.

        1. Sem polemizar, mas vc citou Oswaldo de Oliveira que dentre outros titulos tem os de campeão brasileiro e mundisl. Se isso não é um “treinador estrelado”, o que será?

          1. Polêmica nenhuma, diferenças de opinião, coisa normal entre torcedores. Não sei se é o caso do Oswaldo de Oliveira nesses dois títulos que você citou, creio que foram pelo Corinthians, mas na história do futebol tem alguns times que tem estrela e ganham títulos mesmo com um treinador mediano.
            Um exemplo disso é o Andrade campeão Brasileiro pelo Flamengo e desapareceu do futebol.
            Citei o Oswaldo porque nunca foi considerado o Top dos treinadores pela mídia e por mim.

  6. STT.

    A Ponte Preta na Série B tem patrocinador master e o Fluminense indo para a Libertadores ainda não tem? Levantem seus traseiros da cadeira e vão correr atrás de um patrocinador para a nossa gloriosa camisa seus paspalhos.

    Saudações Tricolores.

    1. Tudo depende do preço, Juarez.
      Claro que o valor pago por um espaço na camisa da Ponte – com todo respeito – é uma coisa.
      E o valor que o Flu pede (com justa razão) por espaço em sua camisa é outra história.

  7. Pois é! Depois dessa boa vitória contra o vovô, eu concordo que a galera faça uso de confetes e serpentinas…na boa mesmo, até por ser terça-feira de carnaval, que a turma do oba-oba se esbalde nos confetes e serpentinas (fogos não né?) pra comemorar a volta à libertadores (ufa, ufa!).

    Mas, embora seja muito difícil na minha opinião, seria ótimo tomar a posição da galinha de Minas. Essa pré-libertadores é traiçoeira.

    1. Só isso, Nando?
      Não tá esquecendo nada?
      Oh, você passou muito tempo esculachando o nosso Marcão, falando q o time não classificaria para Liberta, que o time não ganhava a mulambada.
      Pô, Nando, o Marcão, ganhou a mulambada, classificou para a Libertadores e vai tentar ficar entre os três ou quatro colocados.
      Acho que você deve desculpas ao nosso Marcão, né não?

      1. Eu acho que a principal marca dessa passagem do Marcão pelo comando do Flu,
        sem duvida alguma, foi recuperar o futebol do grande Egidio,
        e é inevitavel que venham propostas, e eu espero que o Mario aceite a primeira.

        VAZA

        1. Seria uma boa, Guilherme.
          Mas, tá falando isso, pq o MB emprestou vc para o Boavista?
          Aí, Guilherme, vai ser vizinho do amiguinho Nando, q luxo!

      2. Acho q tem seus méritos Oni… realmente a sequência é muito boa e tem q ser reconhecida, mas a torcida tricolor é que está de parabéns…por pedir a saída de alguns jogadores ‘legais’, mas sem condições de jogar no Flu, e a entrada dos garotos da base.

      1. Kkkkkkkkkkk só zoando Amaury. Eu não gosto de fogos, por razões óbvias (animais, idosos, doentes, etc…), mas os confetes , serpentinas e as plumas , lantejoulas e paetês que Oni tanto gosta, acho q hj fazem sentido.

  8. Grande atuação do Fluminense.
    Sólido na defesa e no meio-campo, o Fluminense só passou sustos em erros individuais.
    Eu fui um dos que não queria o Marcão como nosso treinador, mas estou gostando muito do trabalho que ele vem fazendo.
    É a hora de darmos um chance para ele? Ou será melhor trazer o Roger Machado?
    Eu realmente estou com essa dúvida.

    Vamos tentar conseguir essa vaga direta na Libertadores e quem sabe beliscar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
    A Pré-Libertadores é muito traiçoeira, então temos que tentar essa vaga direta.
    Isso influencia no planejamento, reforços…

    É um passo de cada vez, primeiramente devemos nos preocupar em vencer o Santos e o Fortaleza.

  9. STT.

    Gostaria de destacar aqui a grande atuação do lateral Egídio, vem jogando bem já alguns jogos, inclusive é o lateral da seleção do Cartola da rodada, o meia, que é equivocadamente escalado como volante também está nela. Foi seu o passe de assistência no gol do Martinelli, em uma pintura de articulação que se iniciou com o Martinelli, em uma virada de jogada de lado e Nenê. Bela jogada, uma das mais bonitas do campeonato. Não precisamos de laterais, não precisamos de centro avantes, precisamos de dois meias articuladores de jogadas para disputarem vaga. Apostar na Base é o melhor que a diretoria pode fazer nas outras posições.

    Saudações Tricolores.

  10. O Fluminense é, sem sombra de dúvidas, a grande surpresa do campeonato brasileiro. A duas rodadas do fim, e já classificado para a Pré Libertadores, ninguém poderia imaginar que um time formado por vários “bois cansados” (Fred, Ganso, Egídio, Luca, Pacheco etc) estaria a apenas 2 pontos do “poderoso Atlético MG”, que gastou uma verdadeira fortuna para montar o seu elenco e trazer o treinador argentino que não funciona em time nenhum.

    A verdade é que nós temos uma “mina de talentos” que nenhum outro clube tem. Ninguém revela tantos jogadores como Xerém, nem mesmo o Santos, que tb tem uma excelente categoria de base. Pena que os dirigentes tricolores tenham feito tantas cagadas ao longo dos anos, desperdiçando talentos a preço de banana e, em alguns casos, até mesmo de graça.

    O momento é de alegria, com certeza, mas tb é hora de ter os pés no chão. O elenco atual carece de peças de reposição para as posições- chave : meio campo, laterais e ataque. Libertadores é outro patamar de competitividade e o desgaste é enorme. Não dá para disputá-la com Egídio na lateral, Gansono como opção imediata ao Nenê e Luca inoperante no ataque. Será preciso encorpar o elenco.

    Clube grande tem que jogar torneio grande. É simples assim. A visibilidade da Libertadores é fundamental para atrair novos patrocínios e jogadores. É inadmissível um clube do tamanho do Fluminense ficar 7 anos seguidos sem jogar a Libertadores.

    Restam 2 jogos e a missão é ganhar o maior número de pontos. Penso que um empate contra o Santos e uma vitória contra o Fortaleza serão bons resultados. além de secar o SP e o Atlético MG ( com certeza).

    ST

    1. Sem dúvida nenhuma Rafa.

      Na Libertadores encarar certos times a catimba e a arbitragem são fatores que se encontra facilmente e o Fluminense não se pode dar ao luxo de colocar um time inexperiente em campo.

      A mescla com algum jogador cascudo terá de ser frequente e alguns que estão lá como Nenê e o Fred não podem ficar com essa exclusividade se em alguns jogos podem não aguentar o ritmo ou até mesmo estarem fora por problemas físicos.

      ST.

      1. Isso mesmo Washington. Eu tenho o maior respeito pela história do Fred no clube, mas não dá mais para contar com ele. Perdeu a explosão física e a velocidade. Claro que ainda sabe fazer gols, pois isso é o seu talento nato, mas não consegue mais ser o principal atacante do time, ainda mais em uma Libertadores. Nenê tem um condicionamento físico melhor, mas tb não vai aguentar jogar todos os jogos. É preciso contratar para reforçar o elenco.

        O futebol jogado hoje exige time bem organizado e com boa preparação física. Pode reparar o quanto o time do Fluminense melhorou, nas últimas partidas do brasileiro, justamente porque colocou sangue novo em campo. Não dá para entrar com Nenê, Egídio, Fred e Ganso e achar que vamos arrebentar na Libertadores. Será preciso novos jogadores para melhorar o elenco.
        O presidente pavão terá que abrir a carteira, caso contrário, faremos figuração nas Américas.

        ST

        1. A necessidade de fazer investimentos nesse sentido Rafa vai poder até dar mais experiência ao time.

          A gestão vai ter que trabalhar muito nessa garimpagem e ainda não encher de jogadores que só venham fazer figuração e tirar a oportunidade da molecada que também não pode ficar nas costas deles todas as responsabilidades ainda mais enfrentando equipes como venho chamando a atenção.

          Isso me faz lembrar aquela expulsão do Fred em 2009 que prejudicou o Fluminense naquela decisão da Sula contra a LDU.

          Incluo ainda algumas arbitragens que tem aqui na América do Sul que são muito tendenciosas mesmo tendo o VAR.

          ST

  11. STT.

    “Não sei de quem é a voz que fica zunindo no pé de ouvido do Marcão se é do
    bem ou do mau: “deixa o Lucca, não coloca o Michel Araújo”. Na minha
    opinião quem fala no Lucca como titular não quer o bem do Fluminense.
    Gol do Fluminense, JK. Sai Lucca, está atrapalhando!”

    Comentei isso no post errado. Olha a Base se destacando no time titular, ainda tem vaga para mais alguns. Precisamos de um meia clássico para jogar com eles, o Nenê não vai aguentar tantos jogos. A defesa já está pronta, laterais temos na Base. Falta liberar o Martinelli no lugar do Yago, André de volante. E o Miguel?

    Saudações Tricolores.

    1. O Lucca marca muito, talvez por isso o Marcão confia muito nele.
      Eu também vejo a função tática do Lucca como muito boa, mas o Michel Araújo também agrega muito.

      Falando agora da base, não é tão simples assim subir os garotos, pois o amadurecimento demora um certo tempo, então não podemos apenas depender da base, a não ser que não tenhamos outra opção.

      Dois jogadores que o Fluminense podia tentar contratar: Ramírez, do Bahia, e Viña, do Ceará.

      1. Caro Raul,
        Concordo que o Lucca tem feito um papel taticamente importante. Mas é só. E é pouco !

        Com a chegada do lateral Samuel Xavier eu escalaria esse na lateral direita, sua posição, e deslocaria o Calegari para a meiuca substituindo o Lucca, fazendo a ligação pelo flanco direito do campo, justo na região em que hoje está atuando o Lucca.
        Assim, ficariamos com o Callegari pela direita e o Luis Henrique pela esquerda, fazendo o papel de ‘assessores de lateral/meias’ pelos flancos, como se fossem alas avançados.
        Dá caldo !

      2. Penso, nobre Tricolor Raul Bismark, que o time tem que defender e atacar em bloco. Fazendo isso a função que o Lucca exerce deixa de agregar valor, o Michel Araújo é um atacante que tem precisão nos chutes e dificilmente erra passes. Ele era titular, é questão de tempo a volta dele ao time.

        Abraços.

  12. Ficamos aqui a debater sobre as questões do Fluminense e entre elas a questão do patrocínio mas também muito importante para o Clube.

    Mas já pararam para se perguntar do porquê o Fluminense não consegue um patrocínio estatal?

    Lá atrás na gestão do bad Abad recusou o patrocínio da caixa por razões que desconhecemos mas também pela pela falta de vontade na época.

    Enquanto isso, só para relembrar os fatos, o Flamengo se sustenta com um amparo estatal que cheira muito estranho.

    Tempos atrás eles tinham a Petrobrás, a caixa e agora um banco estatal daqui do DF que foi fechado pelo fato do governador daqui ser torcedor. Um verdadeiro absurdo as justificativas dadas para fecharem esse patrocínio.

    Se lá eles estivessem com os mesmos patrocínios pontuais que o Fluminense possui certamente não levariam os títulos que ganham.

    Lógico que outras benesses já tiveram ao seu lado como a imprensa.

    Talvez falta na gestão do Fluminense é se esforçar mais para buscar um parceiro no meio empresarial desde que associe a marca do Clube com transparência dos seus atos.

    1. Tem total razão, Was Luiz, isso é antigo, começou com a Lubrax.
      No Brasil, a única voz contrária, foi do falecido Eurico Miranda, o resto dos brasileiros… o gato comeu a língua, e as teclas de suas máquinas de escrever emperraram.
      O FLUMINENSE/Abad, não obteve o patrocínio da Caixa Econômica Federal, por NÃO possuir CND’s.
      Com a obtenção da Certidão Negativa de Débitos, além da idoneidade fiscal, existe a possibilidade do clube ser patrocinado por empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, que já estampou camisas de agremiações, como Flamengo, Vasco, Corinthians, Atlético-PR e Coritiba – entre outros.

  13. Caros,

    Não devemos esquecer que o time cresceu também no primeiro turno justamente nesta fase da tabela, o que inclusive foi previsto e comentado aqui no início do segundo turno. Tivemos grandes perdas e achados como este Martinelli, Luiz Henrique, JK, mas não podemos nos iludir: para disputar mesmo – pra valer – uma Libertadores vamos precisar de reforços. Reforços (bem) melhores que o zagueiro do Náutico ou o lateral do Ceará.

    SDs T

    1. Concordo com vc caro Carlos onde o Fluminense não pode perder a oportunidade de fazer uma boa campanha na Libertadores como a de 2008 e que vai precisar ter jogadores experientes que segurem o rojão.

      Tempos atrás falei sobre o Fluminense buscar o Benitez do Vasco que creio encaixaria nessa meiúca igual foi o Conca.

      Na reserva tem o Ganso, mas não aquele que surgiu no Santos, infelizmente.

      O Roger vindo vai precisar trabalhar o LH que tem futuro.

      O Martinelli tomou de conta na proteção da zaga e ainda se apresenta no ataque.

      Manter o Nino e o Claro dá mais segurança na zaga.

      ST.

      1. Caro Wash, …… caríssimo Wash, …….. dileto amigo Wash ……. !!!!!

        Sugere Ganso não, Wash.
        Deixe ele quietinho lá, no DM.
        Dá ideia não, caro Wash.

        1. A sugestão Amaury é no sentido de ter uma jogador do estilo dele lá do meados de 2012.

          O que está lá atualmente somente está a bater ponto no Fluminense.

          Mas que o Benitez cairia bem nesse time cairia sim.

          ST

        1. Referi-me aquele Ganso de 2012 conforme expliquei para o Amaury Aju.

          Como ele está só a bater ponto nas Laranjeiras, para mim já é carta fora do baralho.

          ST.

    2. Perfeito o seu comentário, Carlos ! O Flu precisará se reforçar sim se realmente quiser disputar a Libertadores. O elenco continua carente de posições chave, como meio de campo, laterais e ataque. Mesmo com a grata surpresa dos garotos da base que foram integrados ao time principal, ainda carecemos de boas peças de reposição para aguentar uma competição tão difícil e desgastante.

      ST

  14. Caros,

    Só para lembrar os esquecidos que com o Sr. Hellmann saímos precoce e vergonhosamente da Sulamericana, e que ele abandonou o barco no meio da guerra, ainda por cima falando mal da torcida.

    Quem “pira na maionese” esqueceu também como ele teimava com jogadores como Caio Paulista e Felippe Cardoso, e Hudson e Yuri, enquanto os que o criticavam pediam justamente mais chances pra garotada de Xerém, o que está acontecendo agora e fazendo o time render mais.

    Quanto ao Marcão, de fato, demorou a engrenar (depõe a seu favor o fato de Martinelli ter se contundido), mas assim como aconteceu no ano passado se mostra mais sensato nas escalações que aqueles a quem substituiu, tanto em 2019 quanto agora em 2020/2021.

    Recordar é viver!

    SDs T

  15. Se o Fluminense não tivesse perdido pontos que considero irrecuperáveis como aqueles empates contra Bota e Vasco, por exemplo, o time poderia até alcançar as posições do Atlético e SP.

    Parece ser essa a formação a ser mandada para para os 2 jogos restantes onde embora o jogo contra o Santos seja lá na casa deles, o Fluminense pode trazer os 3 pontos de lá se a arbitragem não atrapalhar como tem sido as últimas partidas realizadas na Vila.

    Atuação primorosa de muitos dos jogadores que entraram em campo contra o Ceará..

    Mais uma vez o Vilani e o PVC lembraram o quanto o Fluminense revela jogadores e a gestão deveria se tocar com tais comentários e procurar meios de segurar por mais tempo alguma das revelações para em campo renderem e posteriormente sairem mais valorizados.

    Não é possível que diante da classificação para a Libertadores, a gestão não consiga fechar com um patrocinador master que essa competição dá mais visibilidade e vai ser muito importante para ajudar as finanças.

    Claro também que o Fluminense vai ter que fazer uma senhora campanha para conquistar mais premiações nas próximas etapas da Libertadores.

    Obviamente o MB vai precisar abrir os cofres para trazer alguns jogadores mais experientes para compor com esse elenco até jovem a dura batalha da Libertadores que tem times muito experientes como o Boca e o River que dão muito trabalho e sabem como jogar essa competição.

    Aliás, olhando os times classificados para essa edição da Libertadores, tem muitos que sabem como disputar ainda mais com a célebre catimba que usam e isso pode desestabilizar um elenco como o do Fluminense se não tiver jogadores mais experientes para segurar a onda.

    O Fluminense tem tudo para fazer uma boa campanha nessa Libertadores, basta a gestão não atrapalhar com suas cacas.

    1. Boas observações l, prezado Washington. Libertadores é uma competição muito difícil e desgastante. É preciso ter elenco encorpado para conseguir disputa-lá com chances, é isso nós ainda não temos. Precisamos de um reserva para o Nenê (que não vai aguentar jogar todos os jogos), um bom atacante para balançar as redes adversárias ( Fred é perigoso mas se tornou lento e pesado. Luca nada acrescenta ao time) e laterais que saibam avançar e recompor em velocidade.

      O momento é de felicidade, mas é preciso ter a cabeça no lugar para a alegria não se transformar em frustração depois.

      ST

  16. Quem açodadamente criticou Marcão … Quem pejorativamente chamou Odair de “maionese” … O Fluminense perdeu seus potenciais melhores jogadores e obtém a melhor pontuação dos últimos sete anos. Bom pensar antes de se deixar levar só pela emoção e pagar a devida penitência

    1. Torcedor é isso, Tche : emoção.
      Pura emoção.
      E aqui no Blog, muita brincadeira.
      Não havia como perder aquela ‘piada pronta’, quando o Odair aparece com aquele sobrenome “Hellmann”.

  17. Xerém neles, Xerém neles, Xerém neles. Porra, será que nós entendemos tanto assim de futebol?
    Qual era a dificuldade de ver isso. Tivemos que implorar para barrar o Hudson e Yuri e subir o Martinelli.
    Os babá ovo do Nenê, vou repetir só jogam jogo mais ou menos fácil. Se tem o Fred hoje seria outro morto em campo. Vou repetir temos uma molecada faminta louca para nos dar uma libertadores. Mas vamos ter que aturar Caio Paulista, Hdson, Nenê, Fred, Ganso. A solução é os moleques de Xerém, tem que confiar. O sub 17 pedindo passagens, essa molecada com um estrategista vai encantar o mundo. Anotem.!!!!!

  18. Pois é, pois é, Fluzão 3 a1 no Vozão, tabu quebrado!
    Aviso a torcidinha:
    campanha do Marcão é superior a Odiar.
    Isso é verdade, isso é real, valeu Marcão!

    Caro Haguiar,
    O nosso Fluzão já carimbou passaporte para Libertadores!
    Agora, vamos fortalecer o T.G, manda mais um post daqueles!
    Oh, estamos no aguardo. Eu, e ampolas de Império!

    1. Tô entendendo nada !!!

      Querendo que o Haguiar, a quem vc chamou de burro, hipócrita e maledicente (Afinal vc fez essa acusação a todos do blog), escreva um texto para fortalecer a sua defesa cartoleira???

      Me poupe, Mundim….

      Depois reclama que sou grosso demais com vc…

      ST

      1. Desculpa Titio Jacques, não estou brincando com assunto seríssimo que afeta o mundo.
        Sabemos que o nosso bem maior é a nossa vida!
        Repito: não estou brincando!
        Todavia, após ler o seu post, kkk – acho que descobrimos mais um efeito colateral pós covid 19.
        Oh, valeu pela tentativa!
        Continua tentando! Kkk
        Como é… não vai pedir desculpas ao nosso Marcão?
        Que acha de fazer um desagravo, em nome de sua torcidinha?

  19. Boa vitória, segundo tempo melhor.
    Agora precisamos de um técnico mais forte e reforçar o elenco para a LA.
    Carioqueta tem que servir de laboratório para a garotada de xerem.

    Vamos que vamos.

    ST

    1. Andrei a conquista do carioca tem que vir de tabela para dar mais moral e confiança para essas revelações que mostram até aqui que merecem ser valorizados.

      ST

  20. Vitória espetacular, time jogou pra ca*alho!
    Defesa vai muito bem obrigado, incluindo o Marcos Felipe, que quase pegou o pênalti!
    Nenê resolveu ser garçom, ao invés de prender a bola, deu duas assistências sensacionais.
    E a molecada de Xerém arrepiando!
    Tenho a impressão de que o Marcão conseguiu dar ao time um padrão de jogo muito bom. Tanto na escalação, quanto nas substituições, tem sido inteligente e acertado.
    Deixou de ser o entregador de copo d´água, o torcedor presepeiro à beira do campo. Parabéns Marcão pra frente é que se anda.
    Feliz da vida com essa vitória, boto fé do Fluzão no G4. Se não conseguir, não importa! A gente entra pela cozinha, mas vai jantar na sala de cerimônias como donos da casa!

      1. E falta também seu quase-xará, o Metinho.
        Baita jogador.
        Vai voar mais alto do que todos os armadores que o Fluminense revelou até aqui.
        Eu acho que o Flu não deveria vender este moleque. É bom demais !!!

        1. Mas já vendeu, como também o Kaike, considerado o MELHOR DO MUNDO na sua categoria e idade. Mas só sairão em 2022. Até lá, que arrebentem em 2021 também nos profissionais. Vem aí a tão sonhada Libertadores! Seria simplesmente, MARAVILHOSO, ganhá-la tendo como time base, as crias de Xerém.

          ST

  21. Fim de jogo Ceará 1×3 Xerém.
    E viva os moleques.
    Mas o jogo foi feio, segundo tempo menos pior.
    Marcos Felipe mais uma vez fechando a meta Tricolor, mais um de Xerém.

    1. Egídio tem progredido. Hoje deu duas assistências formidáveis. Na defesa, é fraco. Sim! O que fazer? Colocar um volante para ficar na cobertura dele, ou um atacante rápido (para fugir depois) como assistente de lateral.
      É o que temos hoje, é com ele que vamos até o fim.

      1. Sem dúvida é o que temos, mas precisamos de um jogador melhor se quisermos algo na LA.
        Não dá para depender só de bola parada, vide o chutão que ele deu para trás armando o contra ataque….
        Mas vamos que vamos.

        ST

  22. Resposta do Mundim ao PCA no apagar das luzes do tópico passado:

    “Como alegar que os atletas jovens não tem compromisso pelos clubes formadores, se aqui no blog, vimos muitos torcedores esculhambando o Gum, Fred, Nenê?
    Hipocrisia, Desconhecimento, maledicência, burrice?”

    Ou seja, mesmo depois do Mundim ter tomado uma linda escovada do Amaury, ele ainda insiste em chamar os companheiros de blog de hipócritas, burros, maledicentes, etc.

    Toma tendência de homem, sujeito!!!

    ST

    1. Também tinha percebido isso. Ele esculhamba todo mundo que critica os cartolas…mas temos que entender q deve comentar movido à ampolas de Império e/ou Itaipava, e que é um sujeito totalmente sem noção 😁😁

      1. Kkk Não!
        O que faço é falar verdades!
        Ah, e, claro, bebericando algumas ampolas bem geladas de Império!
        Itaipava… tô fora!
        Oh, faltam duas rodadas para o final do brasileiro, a campanha do Marcão, é melhor q a do Odair.
        E agora, como fica a torcidinha q esculhambava o Marcão?

    2. Caro Titio Jacques,
      Você é uma comédia! Kkk
      Oh, o post do companheiro Haguiar, está cheio de coragem e verdades.
      A propósito, a nossa réplica, está como sempre, abarrotada de verdades!
      Isto posto, a carapuça está a disposição.
      O nosso compromisso é com a verdade.
      Tem gente que não gosta!

  23. Fim do primeiro tempo, 1×0 e mais um show de horrores.
    Como é deprimente assistir um jogo desse time, mesmo com a assistência continuo achando que o Nenê mata todos os contra ataques desse time, Lucca uma nulidade, Yago errando tudo, a zaga e o goleiro é o que se salva nesse time, eu quero ver futebol.
    Aguardo o segundo tempo.

  24. “Jogo esquisito, em banho maria..”.
    Boa definição do Vilani do primeiro tempo.
    Conseguimos um gol salvador.
    Agora yago e Egídio é duro, cada vez que pegam na bola é uma agonia…..
    Vamos buscar mais 3 pontinhos, tem que vencer um time como o Ceará se quer jogar uma LA.
    ST

  25. 30 minutos de zzzzzzzz……
    E o yago hein? Joga nada o gajo.

    Futebol slow motion de novo. Será que só tomando gol os caras entram no jogo?

    Muito devagar este time…

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *