Driblando o Flu

De quinta retrasada, 19, data do duelo com o Vasco, no Rio, até este sábado, 28, quando enfrentou o Ceará, em Fortaleza, o Fluminense foi o único clube do país que jogou uma partida a cada 2,5 dias/média. Neste ínterim, só ele também teve de viajar duas vezes ao Nordeste, logisticamente, o maior deslocamento para times do Sudeste no campeonato.

Marcelo Oliveira já havia se queixado, depois da vitória sobre o Sport, em Recife, do cruel calendário imposto ao Fluminense, que só volta a campo agora na próxima quinta-feira, pela Sul-Americana, o que confirma que não era necessário que fosse submetido a tamanho sacrifício. Como disse Marcelo, ficou nítida na derrota para o Ceará a vantagem física do time da casa, que passou a semana em banho-maria, devido ao adiamento de seu duelo com o Vasco.

Já o Fluminense, após todo o desgaste que desprendeu na partida contra o Palmeiras, quarta à noite, teve de encarar uma viagem a Fortaleza e entrar em campo menos de 72 horas depois, prazo considerado ideal por médicos para a recuperação dos atletas.

No entanto, em dezembro do ano passado, a CBF incluiu em seu regulamento geral de competições o aumento do intervalo mínimo obrigatório entre jogos de 60 para 66 horas, respeitando acordo com o Sindicato dos Jogadores de Futebol (Fenapaf).

Mas entre o encerramento do confronto com o time paulista, às 22h30, e o apito inicial de Leandro Bizzio Marinho no Presidente Vargas, às 16h, o intervalo foi inferior ao acordado, sem que qualquer dirigente do Fluminense se queixasse da arbitrariedade, deixando a contestação solitária para o treinador, como, inclusive, já fazia com Abel. É ou não é formidável a capacidade de indignação desta diretoria?

Em campo, o Fluminense cumpriu sua pior atuação sob comando de Marcelo, que viveu, como todos os tricolores, a frustração de perder para o lanterna, agressivo durante todo o primeiro tempo, quando conseguiu o seu gol, com Leandro Carvalho.

Dos contratados Luciano (improdutivo), Everaldo (perdeu gol feito) e Junior Dutra (errou tudo que tentou), nenhum esteve bem, mas é injusto responsabilizar somente eles numa tarde em que até o artilheiro Pedro ficou devendo, embora tenha sofrido bastante com um meio de campo sem inspiração.

Derrota para ser lembrada, visando à manutenção da ascensão do time, que precisa sempre da confiança como aliada para cumprir sua travessia na temporada.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

142 thoughts on “Driblando o Flu

  1. O Marcelo disse que vai abandonar os três volantes.
    Faz bem!
    Além disso, tb sai o Richard e entra o Airton, né Marcelo?
    ***
    Pq, jogar com dois volantes e não tirar o horroroso do Richard, é assinar a sentença da eliminação já nesse jogo!

  2. Na decisão do sub 17, percebi que há alguns jogadores do Fluminense que poderão vir a render no time de cima desde que se tenha também o cuidado para a elaboração de contratos que não lesem o Clube com a ninharia que por vezes pagam pelos direitos federativos.

    Tomara que se esses jovens vierem amanhã integrar o time de cima não venham a cometer erros e atos de indisciplina igual cometeram o Michael e o Robert.

    O Clube deve ter um setor responsável por esse monitoramento para que amanhã essa jóia não vire bijuteria.

    E a pergunta que fica é porque alguns dos patrocínios do Fluminense não é extensivo para a base?

  3. Verdade tudo o que está sendo dito sobre este time de garotos do Flu, que ainda não têm dezessete anos, com relação ao futebol que todos demonstram saber jogar.
    Mas é necessário que alguns “conselheiros” do clube tenham sabedoria para aconselhar essa molecada para agir com modéstia, parando com certas atitudes antipáticas que acabarão virando contra quem faz isso.

    Vi o jogo com um sono descomunal que me bateu ontem mas prestei bem atenção nessa rapaziada que eu já tinha visto contra o Vasco, e é uma bela safra mesmo no sentido lato da palavra pois já deve haver nego esfregando as mão$.

    Se a coisa fosse como nos anos 70 do século passado, quando havia Rivelino sendo mandado embora do seu time e ninguém da Europa o queria, o Flu manteria esse plantel todo, esperaria a turma fazer dezenove, vinte anos e botaria todos eles no time principal, sem medo nenhum.

    Quanto ao clube manter esses jovens ferinhas hoje, como fazer se a família dele e o empresário pressionam, fortemente, e com as mamães doidas para morar numa cidade europeia de primeiro mundo como aguentar?
    (01/08 : 15:30)
    ************************************************************

    1. Como aguentar?

      Simples!!!

      Basta ter um presidente com visão empresarial e que entenda de futebol.

      Que tal um que já presidiu a maior empresa de saúde do Brasil?

      ST CB e P Ant

      1. Objeção: presidiu e quebrou a maior empresa de saúde do Brasil! Não satisfeito, rompeu contrato de modo UNILATERAL, deixando o parceiro em apuro financeiro, para honrar compromissos com os atletas.
        Com a sua visão empresarial, contratou atletas com salários a nível de Europa! Fora da realidade de quaisquer clube brasileiro.
        Detalhe 1: era responsável por cerca 90% dos vencimentos dos atletas contratados.
        Detalhe 2: com situação econômica/financeira frágil, o parceiro sequer conseguia honrar com os 10% restantes.
        Não, esse cabra não.

        1. Oni, vamos com calma.

          O Fluminense só ganhou uma copa Brasil, quase foi campeão da liberta e ganhou dois brasileiros porque o cara entrou lá botando grana por ser tricolor de verdade.

          Mas era claro que ele, botando grana e trazendo jogadores que ajudaram o Flu nessas conquistas, tinha que dizer algumas verdades lá dentro, fazer algumas exigências, afinal, era ele quem bancava a casa.

          Eu acho que foi uma tragédia o Flu perder esse patrocínio.
          Que bom que aparecesse outro cara desses dando esporro lá dentro. Né não? rsrsrs
          ST
          (01/08 – 20:00)
          sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

        2. Falou o advogado da Flu Ócio.
          OVNIVALDO MARMUND, esclareça pfvr , sem meias palavras ou tergiversações , quem seria o seu candidato ideal para ocupar a presidência do clube em 2019.

          Por acaso Vc apoia uma reeleição do A Bad ou a eleição de alguém indicado por ele ??

    2. Rapaz, concordo com você. Apesar de achar uns 3 ali com muita marra, ainda não ganharam nada, mas são bons jogadores, se subir essa galera junta da caldo. O menguinho na época de Zico foi assim, subiu uma turma juntos e deu no que deu.

    3. Árbitro safado e caseiro, nitidamente imbuído de favorecer a vitória da Galinhazinha Mineira, o que acabou conseguindo com marcações ridículas do pênalti e da falta que gerou a expulsão do nosso zagueiro.

      O Brasil nunca vai conseguir superar esse câncer cultural do favorecimento escuso e do apadrinhamento.

      Falando do time, a linha defensiva está abaixo em qualidade e força física de restante da equipe e, independentemente da atuação desastrosa do soprador de apito, deu chance ao Atlético de explorar seus erros de colocação e marcação individual (muito embora o caráter extremamente ofensivo do nosso meio-campo deixe a defesa muito exposta, também).

      Agora, do meio para frente, só temos de bons a ótimos jogadores.
      Se esses meninos não se perderem no caminho ou algo de trágico lhes atingir, terão todos um belo futuro.

      Parabéns ao Marcelo Teixeira e todos os demais profissionais de Xerém pelo ótimo trabalho!

      ST

  4. Vamos falar de coisa boa esse trio de atacantes do sub 17 hoje já tem que estar treinando nos profissionais entrarem em jogos pequenos no Maracanã e ano que vem pegaram cancha e quem todos serem titulares , acho que são muito bom jogadores e detalhe e se continuarem a evoluir pagam com certeza metade da dívida do clube .

  5. As vezes acho que estou na dimensão errada… nem falo mais do planeta errado.
    Reclamar de desgaste para os jogadores do Flu? PQP…
    O Flu saiu cedo de todos os torneios e campeonatos que podia. Atualmente só está jogando o brasileirão e a Sula, esta de vez em nunca e tem… desgaste?
    Então vamos olhar para o Grêmio? O time é láááá da ponta de baixo deste pequeno país chamado Brasil e precisa se deslocar mais do que a maioria para fazer seus jogos. Está em TODAS as competições possíveis neste ano tendo inclusive disputado o mundial de clubes enquanto todos estavam de férias.
    E os jogadores do Grêmio vem mantendo o pique.
    Então eles devem ser mágicos ou ilusionistas… só pode.

    Já cansei de falar… jogador pode não ser máquina, mas dirigente e Comissão Técnica não podem ser asnos. Jogador é atleta e precisa se portar como atleta se cuidando, tendo atenção a todos os preceitos para uma boa recuperação e sendo feito rodízio adequado de forma a manter o mesmo sempre na zona de desgaste e de produtividade boa.
    Como se faz isto? Treinos, treinos e mais treinos. Treinos físicos, puxados ou leves de acordo com o necessário, avaliações físicas ininterruptas, treinos técnicos e treinos táticos em profusão.

    Ahhhhh… não dá para fazer isto com este calendário exorbitante, dirá o Prolixo com Ardor… então que os dirigentes se virem porque eles aceitam e assinam tudo isto. Se virem de forma a montarem dois ou três times no mesmo naipe para que o treineiro possa fazer as trocas de acordo com a necessidade das partidas.

    Em suma… vão para a casa do Prolixo com esta patacoada de que… “ahhhh… meu jogador está estafado de tanto jogar”. Então tira ele e o coloca de gandula.
    SSTT

    1. E outra o Flu de 2009 desmente toda teoria de cansaço e concordo com vc ainda existe planejamento para evitar os que não se cuidam, e técnico tem que parar de falar de cansaço aí os jogadores tem a deixa que precisa e outra Richard e Sornoza não jogaram contra o Palmeiras.

      1. É muito mimimi Ramires. Os caras acordam para jogar bola, comem para jogar bola, dormem para jogar bola, tem massagista, médico, fisioterapeuta, piscinas de recuperação, saunas, equipamento de musculação próprio, refeições servidas por nutricionistas e equipes de cozinha treinadas (se não tem é problema da diretoria) e outras coisas mais e sem se preocuparem com mais nada do que treinar e jogar bola e ficam… cansados de jogar 2 vezes por semana?
        Cansado fiquei eu só de ver a Bélgica fazer isto três vezes na Copa e ainda jogar prorrogação em jogos de vida ou morte. E todos estão vivos e jogaram a final sem cairem de espasmos musculares.

        Esta desculpa é tudo que os jogadores querem para andarem em campo.
        SSTT

    2. Estafado de ganhar dinheiro e de noitadas nunca estão,não é mesmo????

      Ah se eu fosse presidente vcs não iam ver nenhum jogador ganhando mais de 10 mil reais.

      Quer ganhar mais?

      Ganhem títulos que eu pagarei por produtividade.

      Iria revolucionar o futebol brasileiro.

      ST CB e PA

      1. Além do que se eu trabalhasse em algo no time e tivesse poder eu colocava eles para correrem 8 Km todos os dias de treinos (vejam bem… dias de treinos e não de viagens e jogos) as 08h da manhã.

        Esta é a media alta dos que mais corriam mostrada na Copa do Mundo. Só livrava a cara dos que jogassem no dia anterior… os demais… 8 Km todo dia inclusive sábados, domingos e feriados que não tivessem jogos. Somente ficariam livres disto nas férias.
        Não gostassem… procurassem outro clube.
        Queria ver se esbaldarem na gandaia.
        SSTT

      2. Olhe aí, Candango.

        Pegue esta ideia brilhante desse seu seguidor e vá com ele lá nas Laranjeiras propor isso, porque os “pensamentos” de vocês se casam muito bem, e a diretoria ficará eufórica com uma coisa tão fácil e certa em que ela nunca havia pensado.

        Vão la, vocês se merecem, e ajudarão o clube a formar time para ganhar tudo o que disputar, pois jogadores de dez “mem reis” por mês treinarão todos os dias e correrão muito sem canseiras.

        Ufa, alguém merece isso?
        (01/08 – 20:00)
        IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    3. Você, pelo modo erudito como fala, nem precisa dizer muita coisa porque a gente percebe logo que é formado em medicina esportiva, com especialidade em púbis masculino de atletas “altos e fortes” de preferência etc,etc, e, por isso, tem tanta segurança para discorrer sobre esse assunto da fisiologia humana, pois você tem certeza que é um chip eletrônico único que comanda todos os atletas.

      Mas está tão desatualizado que nem sabe que todos esses times estão poupando os seus jogadores, sim, o Grêmio inclusive, e é tanto que ele andou lá por baixo, e já preocupando seus adeptos, e poupou os titulares contra a Chape para o jogo de hoje contra o Flamengo, e só você não soube disso.

      Mas, quem está dizendo que os jogadores do Flu sentem esses jogos todos, é o Marcelo, que já esteve lá dentro também, e que sabe como ele tinha que fazer para aguentar esse tranco, e quem tem QI bom sabe disso.

      Mas esse catatau que você fez falando de algo que já é lugar comum, clichê bobo, papo batido sem nada palpável, isso nem é prolixidade, e besteirol made in Brasília mesmo.
      (01/08 – 15:30)
      EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

      1. Cara… que novidade vc achar que eu falo asneiras e que os dirigentes e treineiros do Flu estão corretos. Me surpreeendeu… kkkkkkkkkkk
        E ainda diz que o Grêmio colocou o time reserva contra a Chape e eu não vi. É… e eu não falei que os dirigentes tem de se virar para ter dois ou três times para que o treineiro possa fazer exatamente o que o Grêmio fez…
        Pinça aí onde os gremistas ficam dando desculpas que estão cansados.

        Vc se supera… isto sim me impressiona.

    4. Ricolor.
      Foi uma desculpa pela derrota e comprova a própria incompetência. Se os jogadores estão cansados é porque ele não utiliza o elenco, que evidentemente evitaria tal problema. Na minha opinião, com dois ou três zagueiros, a visão tática e a não mudança geral de jogadores, começando com o goleiro, o time continua com os mesmos problemas de quando era comandado pelo treineiro anterior. Se não houver uma mudança substancial, de jogadores e filosofia de treinos e jogos, continuaremos como sempre.
      Abraços Tricolores.

  6. Um sopro de esperança, um alento, coisa linda de ver esse time Sub 17 do Fluminense, já considerada a melhor geração de todos os tempos de Xerém!
    Marcos Paulo, João Pedro, Luiz Henrique, Wallace, André, Martinelli, Gabriel, Kaká…jogam prá cacete!
    E uma beleza de técnico, Eduardo Oliveira, que faz o time jogar.
    ***
    Em relação ao técnico, que façam de tudo prá manter o cara pq, já já…vem em Palmeirinha, um Menguinho, um São Paulinho, um Cruzeirinho querendo tirar.
    Será mais um vexame na conta se isso acontecer.
    ***
    Juizinho pusilânime, pilantra, levou o jogo para onde interessava ao Atlético.
    Não deu penalti escandaloso, pendurou nosso time com cartões, em faltas idênticas para os caras não deu nenhum e ainda expulsou nosso zagueiro no início do segundo tempo qdo a gente estava prá empatar o jogo.
    Qdo o Atlético fez 3 x 1 nos acréscimos, só ai fez a sua compensação e começou a dar os cartões pros caras, que não deu durante o jogo.
    Uma vergonha!
    Caso de polícia.
    ***
    Imagine só o que essa turma desqualificada vai operar com o VAR!
    É preparar o lombo!

    1. “…jogam prá cacete!”
      Isso é um enorme problema, as vezes o cara arrebenta no sub-qualquer coisa mas chega no profissional e aquele projeto de craque some! Já aconteceu várias e várias vezes no Fluzão… há que se ter calma! Podemos contar nos dedos os que se tornaram alguma coisa ultimamente.

    2. Shhh Luiz, não fala isso, senão ‘abade o mercador das Laranjeiras’ vai botar o time inteiro pra vender por um punhado de dólares.

    3. Nos dois últimos jogos, um empate e uma derrota. Isso dá alento, esperança, é coisa linda e a melhor geração de todos os tempos?
      Boa piada. Valeu!

      1. Vc assistiu ou está falando pq ouviu dizer?
        ***
        Piada é achar que nada presta apenas pq não venceu.
        Principalmente em se tratando de base.

    4. Sem contar que até agora estou esperando o replay do pênalty marcado pelo árbitro safado. A curta distância e com uma velocidade daquelas a bola simplesmente carimbou o braço do jogador. O pênalty não marcado a favor do Flu foi realmente escandaloso. E me irritou bastante o babaquinha do comentarista do Sport TV que insistia em aprovar tudo o que era marcado pelo soprador de apito. O bandeirola também aproveitou para marcar um impedimento inexistente onde o atacante do Flu sairia na cara do gol. Tudo manipulado para dar o título para o time da casa.

  7. Pois é, não deu.
    Juiz safado, o pênalti deles foi extremamente duvidoso, tanto quanto o nosso foi claro, só que ele não deu.
    Hiper tendencioso, amarelou nosso time inteiro, e foi muito benevolente com os pintinhos.
    Independente disso, poderíamos ter vencido até com certa facilidade, pelo que produzimos no primeiro tempo.
    Realmente alguns meninos são muito firulentos, mas gostei muito do time.
    Além do novo casal 20, MP E JP, o André e o Walace são excelentes, este último lembra o Wendel.
    Futuro promissor para o Fluzão. ST !

  8. Caros,

    Juizinho caseiro em BH, com narração da TV idem. Mas independentemente do resultado, deu gosto ver os garotos, principalmente o 26 – Marcos Paulo, promete como o 9 – João Pedro. Se o “Vender ou Vender” do Abad e seus Flusócios não pegar eles antes, a próxima administração – a da reconstrução – vai ter uma base boa e jovem para montar um belo time, mesclando pontualmente com jogadores experientes de alta qualidade (não será esta a época da volta do Thiago Silva?). Apostar com o verde da esperança não custa nada.

    SDs T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *