Driblando o Flu

De quinta retrasada, 19, data do duelo com o Vasco, no Rio, até este sábado, 28, quando enfrentou o Ceará, em Fortaleza, o Fluminense foi o único clube do país que jogou uma partida a cada 2,5 dias/média. Neste ínterim, só ele também teve de viajar duas vezes ao Nordeste, logisticamente, o maior deslocamento para times do Sudeste no campeonato.

Marcelo Oliveira já havia se queixado, depois da vitória sobre o Sport, em Recife, do cruel calendário imposto ao Fluminense, que só volta a campo agora na próxima quinta-feira, pela Sul-Americana, o que confirma que não era necessário que fosse submetido a tamanho sacrifício. Como disse Marcelo, ficou nítida na derrota para o Ceará a vantagem física do time da casa, que passou a semana em banho-maria, devido ao adiamento de seu duelo com o Vasco.

Já o Fluminense, após todo o desgaste que desprendeu na partida contra o Palmeiras, quarta à noite, teve de encarar uma viagem a Fortaleza e entrar em campo menos de 72 horas depois, prazo considerado ideal por médicos para a recuperação dos atletas.

No entanto, em dezembro do ano passado, a CBF incluiu em seu regulamento geral de competições o aumento do intervalo mínimo obrigatório entre jogos de 60 para 66 horas, respeitando acordo com o Sindicato dos Jogadores de Futebol (Fenapaf).

Mas entre o encerramento do confronto com o time paulista, às 22h30, e o apito inicial de Leandro Bizzio Marinho no Presidente Vargas, às 16h, o intervalo foi inferior ao acordado, sem que qualquer dirigente do Fluminense se queixasse da arbitrariedade, deixando a contestação solitária para o treinador, como, inclusive, já fazia com Abel. É ou não é formidável a capacidade de indignação desta diretoria?

Em campo, o Fluminense cumpriu sua pior atuação sob comando de Marcelo, que viveu, como todos os tricolores, a frustração de perder para o lanterna, agressivo durante todo o primeiro tempo, quando conseguiu o seu gol, com Leandro Carvalho.

Dos contratados Luciano (improdutivo), Everaldo (perdeu gol feito) e Junior Dutra (errou tudo que tentou), nenhum esteve bem, mas é injusto responsabilizar somente eles numa tarde em que até o artilheiro Pedro ficou devendo, embora tenha sofrido bastante com um meio de campo sem inspiração.

Derrota para ser lembrada, visando à manutenção da ascensão do time, que precisa sempre da confiança como aliada para cumprir sua travessia na temporada.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

142 thoughts on “Driblando o Flu

  1. Caros,

    Recomendo que assistam ao vídeo noticiado no link abaixo (infelizmente tenho só no WhatsApp). Talvez alguém tenha o link do vídeo.

    Futebol é esporte de equipe. O treinador precisa poder comandar de forma que os jogadores não se sintam melindrados.

    Mas isto tem muito a ver como o clube ou direção estrutura o seu futebol. É a tal da “filosofia” adotada no clube, que todo jogador quando chega fica sabendo e tem que respeitar.

    Isso independe de presidente, diretor, jogador ou seja lá de quem for.

    A França venceu o jogo. Mas jogou mal. Vejam como foi a cobrança. E valia para qualquer um.

    https://www.google.com.br/amp/s/www.cmjornal.pt/desporto/amp/divulgado-video-da-descompustura-de-deschamps-a-franca-no-mundial-2018

    ST

  2. Parece ser uma mania essa solução que muitos treinadores fazem de nas substituições encher o time de atacantes quando o grande problema reside na criação de jogadas como a tabelinha para furar a defesa adversária e não ficar fazendo cruzamentos para a área como fazem os jogadores do Fluminense.

    Quem ontem ficou com o cargo de criação no segundo tempo???

    Não sei porque ainda esses treinadores não testaram o Airton Lucas nessa posição e não deixar a cargo de jogadores como M Norton e Richard.

    Quem sofre é a bola, os atacantes como o Pedro e a torcida vendo o show de horrores na criação das jogadas nos pés desse meio de campo que mencionei.

    1. Washington,

      Como vai? Tudo bem?

      Acho que o Ayrton Lucas não deve ser responsável pela criação de jogadas, como se fosse armador.

      Ele é muito novo e joga muito bem pela ala esquerda. Normalmente esse deslocamento se dá quando o ala habilidoso já não tem tanta velocidade para fazer o “vai e volta”.

      A direção tinha que ter montado o time no início do ano para as disputas que teríamos.

      Ter um quebra-galho é uma coisa. Mas planejar errado é completamente diferente. Cadê o meia para jogar com o Sornoza ou, ao menos, substituí-lo?

      ST

      1. Tudo bem e vc TT.

        A opção do Lucas seria para mudar o andamento da partida haja vista que o Sornoza a muito tempo vem mal sendo constantemente substituído.

        Tem o Luquinhas nessa função mas ao que parece, só faz número no laranjal.

        Esperar que essas gestões que passaram procurar resolver o problema do time quanto a reforçar devidamente já vimos que isso está muiiiiito longe.

        É bom debater as idéias do nosso Flu com o nobre tricolor.

        ST.

    2. Não é à toa que o Brasil nunca mais formou meias que jogam de uma intermediária à outra.

      Esses treineiros de quinta categoria que temos por aqui não dão a menor importância ao trabalho de meio-campo.

      Aí, na Copa, vemos países, antes periféricos no futebol, terem em suas seleções jogadores como Modrič, Raktič e DeBruyne e a gente aturando Paulinho porque não temos nenhum jogador com essas características.

      ST

  3. O argumento do técnico e do nosso querido João quanto ao desgaste do time é ponderável, mas não explica, nem justifica, alguns erros óbvios:
    (i) por que Richard voltou, se o Airton jogou bem e é muito mais qualificado na proteção da zaga, que passou a jogar com dois?
    (ii) por que insistir com o Jadson, que está numa péssima fase?
    (iii) por que colocar o Junior Dutra na esquerda, se ele rendeu na direita?
    (iv) por que não colocar o M Junior no lugar do Sornoza para armar o jogo?
    (v) por que não proibir os chuveirões sobre a área?

    Vejam que essas questões nada tem a ver com desgaste, mas com a forma de jogar.
    Eu não gosto do M Junior como atacante, mas acho que pode, sim, ser treinado e adaptado como meia, porque sabe servir razoavelmente bem e sua compleição física e estatura não atrapalham (o Conca também era meio anão).
    Minha conclusão é a de que TODOS OS TÉCNICOS são teimosos, empacam que nem burro em certas coisas e, principalmente, se fixam de modo patológico em certos jogadores.
    Marcelo não é uma exceção.
    Por isso, desgaste à parte, a verdade é que JOGAMOS MAL PRA CA*ALHO, tão mal quanto na época do Abel, isso é preocupante e desperta a indignação da já sofrida torcida tricolor.
    Ainda é cedo para meter o pau do Marcelo, mas tou de olho nele.

  4. Caros,

    O nosso treinador, que veio em substituição ao Abel, tem uma boa média entre acertos e erros ao longo da sua carreira.

    Mas o time, desequilibrado na sua montagem, ano após ano, não ajuda. E olha que vieram reforços.

    Na verdade, continuamos jogando mal, apesar da mudança de esquema tático.

    Ainda temos que resolver o problema de gestão do time. Vai ser o Marcelo Oliveira o responsável por isto?

    Quem é que analisa as razões extra-campo para a queda de rendimento de um jogador?

    O clube não parece exigir respostas para determinados resultados, quando em decorrência de atuações ruins.

    Equilibrando o time em todos os setores e estabelecendo e cobrando a observação de valores do clube pelos jogadores, pode botar o Drubscky, que não teremos jogos assim tão ruins.

    ST

  5. O que podemos perceber desse time sem um 10 que há tempos faz falta ao Fluminese e vendo que as substituições do Marcelo Oliveira colocando o time pra frente sem que tenha esse jogador de ofício dá nisso. Mais um defunto que o Fluminense ressuscitou.

    O Marcelo declarar ainda que o time sentiu o desgaste após 4 partidas em menos de 10 dias???

    Perai. E a parada para a Copa que a maioria desses jogadores ficaram de férias???

    Às vezes o treinador colocar a desculpa como essa camufla a realidade como a escolha errada nas substituições ou opção tática.

    Agora ver esse time do Fluminense ressuscitar os adversários como do z4 tornou-se coisa comum e assim tem sido.

  6. Mais uma previsão certa:

    “Previsão:

    Ceará 1 x 0 Flu”

    De 16 rodadas, só errei a passada.

    Mas com esse timeco é fácil prever derrotas.

    Mas daqui a pouco o alisador de cabeças vai dizer que perder para nordestino é normal.

    ST CB e P ANT

    1. Você errou todas! Já foi atender o nosso Carlos Rodrigues? Jacques Limonta • 21 horas atrás
      Jacques… faça-me o favor de sair de casa e ir lá na esquina ver se eu tô lá.

      1. Essa derrota para o Ceará não aconteceu … Foi só um factóide inventado pela mídia golpista para desestabilizar o ótimo ambiente das Laranjeiras …

  7. Vazou o áudio do Abel falando com o Marcelo oliveira.
    Abel: Marcelo, faz um favor amanhã?
    Marcelo: fala professor?
    Abel: cara faz bastante m*rda por favor, coloca 3 volantes, volta com Richard e escala errado.
    Marcelo: porque professor?
    Abel: pô estão falando que eu sou muito ultrapassado e que você sabe mais do que eu.
    Marcelo: OK, vou fazer tudo errado contra o Ceará.

    Abel falou tanta m*rda com inveja do cara, que ele abelantou.

      1. Inconsistência!? isso é bipolaridade! Em um mesmo dia, apresentam períodos de euforia e outros de apatia e baixa autoestima.
        Vide comentários após jogo c/ Palmeiras e Vitória.

  8. Quando perdemos para o poderoso Paraná antes da Copa do Mundo o pessoal do Ceará ficou ansioso por este jogo contra o Fluminense. Mais 3 pontos certos ….. não outra!!!!!!.

  9. Mundim,

    Vc que é recruta da fluócio, responda essas questões:

    – A valle (nada) express já pagou o que estava devendo do patrocínio?
    – A cryworld já pagou o que deve?
    – A guaraviton já pagou o que deve?

  10. Primeiro tropeço do Marcelo Oliveira e que uma hora iria acontecer, até porque ele não é infalível, mas tinha que ser justo contra o lanterna do campeonato?

    Escalou e mexeu mal.Espero que não seja teimoso de achar que está no caminho certo.

    Mas a causa disso mesmo é o apequenamento.

  11. E o namoro acabou? será? tô achando q a bola da vez é o Marcelo Oliveira! É a santa bipolaridade tricolor aflorada. O Marcelo Oliveira não é mais ASA!

    1. OVNIVALDO MARMUND, o Douglas vai ser vendido pro Chorinthians ou essa história não passa de factóide inventado pela mídia golpista para desestabilizar o bom ambiente da administração Flu Ócio ??

  12. Marcelo Oliveira, um desastre!
    Richard, de novo?
    Tirou o Sornoza e o Jadson e deixou o horroroso do Richard?
    Em vez do Alessandro, pq Everaldo?
    Luciano, com o time precisando de velocidade?
    E na hora que coloca o cara, em vez de tirar um dos volantes, tira o Dutra!
    Mudou porra nenhuma, sabia!?
    E mais dos mesmos!

  13. Gente,

    Fico imaginando o que, no clube, os dirigentes acham desta derrota para o Ceará, último colocado.

    Olha que chegaram reforços.

    ST

  14. Perdemos para o, até então, lanterna do campeonato.
    O problema não é exatamente perder, e sim como se perde.
    Atuação ridícula, lastimável, tipo de jogo que me deixa muito, mas muito, muito puto da vida, porque passa a clara sensação de que se tivesse mais uns 15 minutos de acréscimo, o time continuaria sem produzir nada.
    Mas o que esperar de um meio campo acéfalo ?
    Hoje, o Marcelo Oliveira, que eu admiro como treinador, cometeu a sua primeira “Abelice”, espero que seja a última.
    O Fluminense precisa decidir que time será no campeonato, o que venceu os 2 jogos anteriores ou o de hoje. O primeiro dá esperanças, o segundo preocupações.
    Gilberto, Jádson, Richard e principalmente Gum, horrorosos no jogo.
    Matheus Norton uma nulidade total, sem função, porém não tem culpa de ser escalado.
    “Sono”za além de estar mal, acho que andou vendo os jogos da seleção, porque toda falta ele fica fazendo carinha de dor e sacudindo a mão.
    Só o Pedro se salvou.

  15. STT.
    Não assisti ao primeiro tempo mas, lendo os comentários soube que iniciou o jogo com três volantes mais o Sornoza, contra o Ceara? Penso que o calor afetou o cérebro desse sujeito, depois de ganhar do Palmeiras joga tudo a perder com essa escalação de técnico que ainda está aprendendo o ofício? Logo contra o lanterna do Campeonato? Aprender não da mais, mas se repetir o erro, vira burro velho. Tínhamos a chance de subir na tabela, por que não veio no 4 x 3 x 3? Seria o ideal para este jogo. Por favor, não repita este erro simples que pode nos custar caro no final do Campeonato.
    Saudações Tricolores.

  16. E ainda colocou um jogador fora de ritmo é sem jogar há mais de três meses, Luciano.
    Quando um time é tecnicamente fraco, a raça pode superar a técnica e o jogador mais se doa em Campo nesse time, queiram ou não é o Marco Junior.
    A escalação inicial do Marcelo foi a de um treineiro de time pequeno, três volantes (horríveis) é um Sornoza apagado como sempre.
    Demonstra que todo treinador erra, nosso melhor volante no jogo passado foi Airton que dava saída de bola ao time e ficou no banco.
    Ao final Marcelo encheu o time de atacantes e quem ia sair para a entrada do Mateus Alessandro era o Norton, porém Junior Dutra sentiu é pediu pra sair.
    Tudo como Dantes no quartel de Abrantes.
    Que Merda.

  17. Caros,

    23’ Mexidas ineficazes e estranhas ( porque não Marco Junio? ). Até aqui, nada. Sornoza não é meia de criação, mas meia-atacante, mas deixar a armação das jogadas para Richard é uma piada de mau gosto. Ficar dando bico pra dentro da área não vai dar em nada.

    O sonho acabou: não temos elenco para avançar neste campeonato e esta derrota (até aqui) vai também pra conta deste Professô Marcelo.

    SDs T

    1. Luciano está sem jogar a mais de três meses e ele coloca o cara pra jogar em uma partida que precisamos de velocidade.
      Acabou o jogo e perdemos para o lanterna.
      Nada mudou.

  18. Alguém sabe decifrar qual a função do Matheus Norton em campo ?
    Sinceramente, não dá pra entender.
    Gilberto e Jadson, muito mal no jogo.
    Tem que mexer se quiser ganhar.

  19. Primeiro tempo horrível e o placar até nos ajuda, podia estar perdendo de mais.
    Perdemos um tempo jogando com três brucutus no meio campo e uma mosca tonta, Sornoza.
    Segundo tempo ele vai fazer o que tinha que ter feito desde o início, parece que treinador é tudo igual, foi pro Ceará pra trazer um ponto.
    Parece que o Marco Júnior é o único que joga com raça nessa merda.
    Por essas e outras que estamos apequenando.
    Vou torcer muito pra que o time mude de comportamento radicalmente e que ainda ganhemos o jogo.
    Mas tá FROID.
    PRA CIMA FLUZÃO.

  20. Caros,

    1×0 para o poderoso Ceará. Três volantes ruins que não dão saída de bola e nem marcam, depois no mano a mano a culpa fica pros zagueiros. Enquanto isso o Douglas, que tem passe melhor do que os três juntos, já saiu e recebemos um jogador emprestado que ainda não fez nada neste jogo, um dos que deveria ser dos mais fáceis do campeonato.

    Tem de mexer no intervalo, e bem. Três pontos hoje é obrigação.

    SDs T

  21. Tira essa merda do Richard, Marcelo!
    Não é possivel!
    Não marca ninguém, anda em campo, o cara entrou na posição dele e fez o gol!
    Porra!

    1. Também não gosto do Richard, mas o gol foi nas costas do Gilberto, que voltou igual a uma bichinha na jogada, e na sequencia do Gum, sempre ele, que levou um drible ridículo, coisa deprimente.

      1. O cara recebeu a bola na posição do Richard, que estava a dois metros dele.
        Aí, o Gilberto teve que sair na cobertura já vendido.

    1. Bom… será porque no Flu tem zuzentos deles e somente um meia?
      Acabei de ligar o computador e… fim do primeiro tempo e perdendo para o lanterna do campeonato.
      Muda técnico mas parece que já ficou impregnado o complexo de Jesus ressuscitador no time… esperemos o segundo tempo senão o Simonta vai acertar esta.

      SSTT

  22. Anotem esse nome: João Pedro.
    Camisa 9 do sub 17, o moleque é muito habilidoso e hoje vencemos o Vasco e agora é a final.
    Sobre Fluminense x Ceará, tá na hora de deixar de perder pontos para times pequenos .
    Escalação estranha, com três volantes e Sornoza, vamos ver no que dá.
    Pra cima deles Fluzāo.

  23. Vi a disputa Flu / Vasco na taça BH de juniores e gostei da molecada dos dois times, todos subdezessete, ao que parece, e vários levam jeito demais.

    Nos do Flu, que eu observei bem mais atento, já estão comparando dois com o “casal 20”, mas não acho isso legal, vai mascara-los mais do que já estão, e o que já tem multa rescisória altíssima que o diga, porque é bola mesmo.

    Não vi nenhum quebrador de bola dos dois lados, e o Flu ganhou nos pênaltis, o que prova que houve grande equilíbrio mesmo.

    Mas esses diretores de clubes e coordenadores de times de adolescentes têm que ter bem mais inteligência para tratar deles, não podem deixar que queiram ser mostrar já botando banca, com as mesmas pantominas de alguns otários, eles têm que aprender que quanto mais modestos mais valorizados serão.

    Mas é isso: pelo jeito, a feira será gorda, mas tomara que não seja “fim de feira”.
    (28/07 – 15:30)
    ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

  24. Hora de embalar …
    A defesa, apesar de algumas falhas, deu uma melhorada com a entrada do Digão, o ataque está bem servido, falta um meio campo mais consistente.
    Uma boa sequência de vitórias e poderemos sonhar com algo melhor.
    Palpite: 2 a 0 Fluzão.

  25. Caros,

    Que coisa pode ser melhor em termos de divulgação nacional e internacional de um time (marca) de futebol do que ter um jovem e promissor centroavante como titular da seleção brasileira? O que pode mesmo acontecer em breve.

    Tomara que alguma lucidez e visão estratégica “baixe” na consciência residual dos atuais dirigentes do “Vender ou vender” flusócio e que então mantenham o Pedro por mais algumas temporadas, entendendo o óbvio ululante que um ídolo destes – goleador de seleção – será fundamental para o “negócio”.

    SDs T

    1. Já está bêbado a esta hora?

      Achar que a fluócio não vai vender o pedro por dez reais?

      Sabe de nada, inocente!

      ST CB e P ANT

  26. Vamos ver se agora com um TÉCNICO de verdade, vamos dar mole para time pequeno. Obridado Marcelo, por fazer eu voltar a assistir o Flu jogar.
    Parabéns pela ousadia. Sucesso!!!! Quinta feira o mongolóide do Abad podia colocar todos os setores a 30,00 conto. Daria uns 50 mil fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *