Ferimentos leves

O Fluminense perdeu o Clássico Vovô porque lhe faltou ousadia, objetividade, organização e até uma pitada de sorte, se ao menos uma das bolas que chutou na trave tivesse entrado.

Afeito a repetição de escalações para dar padrão ao time, Levir tornou a mexer nos setores de meio de campo e ataque, optando, talvez com zelo excessivo, pela dupla de volantes Pierre e Edson e pela entrada de Samuel no lugar de Henrique Dourado, para preservar o esquema com um centroavante, embora isto não seja necessariamente fórmula de sucesso.

Com Samuel preso entre os zagueiros e a saída de bola comprometida, o time ficou travado, em que pese o campo da Ilha, ruim para os dois, ter contribuído para o empobrecimento do embate.

Num dia em que até Diego Cavalieri se machucou e que Júlio César fez enfim sua primeira partida oficial na temporada (aleluia!), o Fluminense só poderia mesmo chegar ao gol da forma que fez – com um cruzamento de Wellington que pegou no poste de Sidão – e ser vazado também de forma fortuita, depois que Bruno Silva ajeitou sem querer para Neílton marcar.

As opções por Douglas, no intervalo, e Magno Alves, só a 14 minutos do fim, oxigenaram a equipe, que só não chegou ao empate porque outra vez a trave, a má qualidade no passe e o excesso de cruzamentos para a área impediram.

fredO Tricolor reencontra o atacante Fred na próxima segunda-feira, em Edson Passos, num duelo cujo comportamento da torcida e do jogador por si só já serão chamarizes para despertar a curiosidade do público.

Apesar da vitória dos três primeiros colocados – Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG –, as derrotas de Grêmio, Ponte Preta e Atlético-PR mantiveram o Flu estacionado em oitavo e deixaram o time ao alcance da sexta posição (ou quinta, dependendo do resultado de Internacional x Santos, quinta) já na 24ª rodada.

Ferimentos leves.

_______________________________________________________________

Leia as colunas deste blogueiro também no portal NETFLU.

http://www.netflu.com.br/author/joao/

156 thoughts on “Ferimentos leves

  1. Flamengo, do técnico estagiário bate o Vitória e encosta no líder. Enquanto, no Fluminense o grande técnico Levir… : Levir justifica dificuldade dos atacantes em suprir a ausência de Fred no Flu

  2. Fala Garcez!

    É meu amigo, eu fiquei muito triste e chateado com a derrota do Fluminense para o Botafogo e mais uma vez perdemos por um lance bobo! Apesar que depois do gol do Botafogo, o Fluminense dominou toda a partida e ainda perdeu muitos gols! Inclusive o gol do Magno Alves no último minuto da partida lá no Estádio Luso-Brasileiro.

    Soube da lesão do Diego Cavalieri, torço pela sua recuperação mais agora é hora do Júlio César aproveitar a oportunidade, aliás desde o começo desse ano que você gostaria muito que esse goleiro tivesse oportunidade no gol tricolor. Que Júlio César tenha uma atuação tranquila no jogo de segunda-feira contra o Atlético-MG.

    No jogo de quarta só salvo o Wellington e o Magno Alves que mesmo esse último jogo quando perdeu um gol inacreditável, está mostrando serviço e não foge do serviço e está honrando a camisa tricolor. Até o Gustavo Scarpa conseguiu errar muitas coisas inclusive sua especialidade que são as cobranças de faltas.

    Agora para esse jogo de segunda-feira contra o Atlético-MG, jogo que marcará o reencontro do Fluminense com o Fred lá no caldeirão de Edson Passos. Meu amigo sempre gostei do Fred quando ele vestia a camisa tricolor. Cometeu muito erros, mais fez muitos gols! Agora ele não joga mais no Fluminense, joga no Atlético-MG! Eu vou torcer muito para que ele assim como Robinho, Lucas Pratto e outros jogadores do Galo estejam muito mal de pontaria. Que o Guilite Coutinho continue dando os 100% para o nosso tricolor e que também acabe com esse tabu de cinco anos que a gente não vence o Galo.

    Só posso agora para segunda-feira desejar boa sorte ao time do Fluminense, pois vamos encarar um time muito forte e que tem um ataque muito forte! Que segunda-feira a sorte esteja no nosso lado e que a gente consiga esses três pontos. Pois depois do Atlético-MG encararemos outro time enjoado que é a Chapecoense! Mais primeiro focar nesse jogo contra o Galo e ganhar os três pontos na segunda-feira lá no caldeirão.

    Grande abraço Garcez! Tenha um ótimo final de semana e segunda-feira como eu disse que a sorte esteja no nosso lado. Fluminense sempre! ST!

  3. Estamos vendo que o brasileiro começa a se afunilar.

    Segundo a matemática dos especialistas em estatística, as chances do Fluminense cair e a de ser campeão possuem os mesmos percentuais.

    Em 2009, ano da arrancada, o Fluminense derrubou muitos especialistas e se salvou do rebaixamento.

    Em resumo, dessa vez pelo que o Fluminense vem desempenhando neste brasileiro, será confirmado o que a maioria da torcida já tem uma noção que é esse time terminar este campeonato beliscando o meio da tabela.

  4. E ainda existe colega de Blog que considera como ‘desorientada’ a atual gestão do clube :

    “Contrato com o Fluminense :
    Internamente, do ponto de vista da atual gestão da concessionária, o acordo com o Fluminense foi um equívoco da administração anterior. O prejuízo por jogo é de milhares de reais e, por ano, de alguns milhões. Ainda assim, dentro dos valores totais, não é uma questão central. O clube fica com a venda de ingressos para os setores atrás dos gols, e a concessionária com as receitas de bares totais e as vendas de ingressos nos setores centrais, mas também todas as despesas. Em última análise, o Fluminense fica com um estádio para cerca de 40 mil pessoas praticamente a custo zero.”

    Isto está no site globoesporte.com, tratando da questão ‘concessão do Maracanã’.

    Quem os classifica como ‘desorientados’ não sabe o que fala.
    Sabem de nada, as crianças !

    1. Amaury, tem gente aqui no blog, que diz não haver cobrança da direção junto ao dpto de futebol. Hoje, o NETFLU, mostrou uma matéria falando que o Levir não deve continuar em 2017, em razão da direção e do próprio Levir acusar insatisfação com o trabalho. Sabem de nada inocentes!

    2. Prezado Amaury

      Eu tinha decidido jamais voltar a contradizer seus comentários, sabedor da dominância que você exerce aqui nesse blog, da fluência com que defende seus pontos de vista, e da idolatria que o
      ilustre desfruta de uma base de comentaristas daqui.

      No entanto, seu comentário despertou em mim a vontade de um comentário, demonstrando a minha discordância quanto às suas opiniões e dos demais que defendem intransigentemente
      a atual gestão do sr. presidente PS.

      Particularmente eu não acho que a atual gestão seja considerada “desorientada” (as aspas são suas), muito pelo contrário, acho o atual dirigente muito seguro de tudo o que faz, e nisso ele tem o apoio incondicional dos conselheiros do clube, ou pelo menos, de uma maioria silenciosa que
      dá respaldo à todas as ações, incluindo as decisões na atividade fim do clube, a saber o futebol
      profissional, motivo que levou à constituição do clube que eu, você, os dirigentes e toda a torcida somos torcedores.

      No episódio citado, em relação ao contrato com a concessionária que administraria o complexo do
      Maracanã, parece-me que não se trata de “esperteza” ( as aspas são minhas ) da atual gestão.
      Na verdade, o que a princípio parecia ser uma grande jogada à favor do clube, com a situação
      atual do imbróglio Concessionária/Estado e com a discordância do clube de regatas famoso, cuja pressão terá efeito sobre a mídia esportiva, o Fluminense não terá muita vantagem, pelo menos eu acredito que não. Acho que a situação é bastante confusa e no final, não haverá vantagem para um clube que pensou estar fazendo um grande negócio ao assinar o contrato longo com a concessionária vencedora.

      Caro Amaury, respeito muito a sua inteligência e perspicácia nas análises aqui no blog, nas quais demonstra uma flexibilidade interpretativa fantástica, parecendo ser capaz de calar as vozes discordantes. No entanto, como eu já falei em outras postagens, considero que os prejuízos morais a que a instituição FFC vem sendo submetida nas duas últimas gestões, com a dominância da vontade do sr presidente PS, com o apoio político interno e com a aquiescência de uma parte da torcida, muitos dos quais escrevem aqui e admiram a sua eloquência, são incalculáveis, porque não há parâmetros para medi-los.

      Diversos torcedores já escreveram por aqui que a transparência nas ações no campo administrativo/financeiro não foram capazes de demonstrar os acertos propalados, tendo alguns inclusive, mostrado que os gastos com jogadores contratados como soluções, a lista é extensa, são excessivos se considerados os resultados em campo. Não vou citar aqui porque as informações que tenho sobre salários são colhidas aleatoriamente nos sites de notícias, portanto, não posso afirmar com exatidão. Porém, salários de R$ 300.000,00, R$ 450.000,00, como devem
      ser os da zaga considerada titular não pagam o erros em campo, mesmo que alguns meios da mídia exaltem o desempenho de zaga menos vazada, etc, acerto do treinador nisso ou naquilo.

      O que vemos em campo no aspecto esportivo é um time mediano, com jogadores caros e de eficiência duvidosa, treinamentos ineficientes, teimosia exagerada nas escalações e substituições sucessivas, e resultados considerados pífios se considerarmos a tradição do Fluminense como time nascido para o futebol profissional.

      Não querendo polemizar, mas sabendo que meu comentário vai mexer com os brios do colega e mais ainda, atiçar a ira dos demais defensores dos dirigentes atuais, numa clara atitude de desavença com quem discorda do estado atual e causar sobre mim uma saraivada de deboches
      irados de alguns em particular.

      Gostaria apenas de contribuir com o debate sadio, mas vejo isso como impossível considerando-se
      o clima pré-eleitoral, em que uma grande parte dos dirigentes quer ver seu projeto coroado de êxito, num momento em que a torcida que sofre com os problemas é considerada apenas como
      inimigos querendo desestabilizar um trabalho considerado por muitos como excelente.

      Finalizando, ressalto uma ideia que já vi muitas vezes aqui comentada, a de que quem discorda tem interesses políticos num momento de eleições. A ingenuidade dessa afirmação é tamanha que me sinto até constrangido em desenhar. Afinal, são sim de cunho político toda opinião que discorda das ações POLÍTICAS (o destaque é meu) dos dirigentes, em especial do sr. presidente, já que o mesmo exerce o papel político para o qual foi eleito. Portanto, todas as atitudes que são
      tomadas no âmbito da presidência, das vice-presidências e diretorias, incluindo futebol e “marketing” são eminentemente políticas. Então, é notório que as discordâncias são realmente de caráter político, apesar de que de minha parte não tenho compromisso com nenhuma corrente ou facção. Esses mesmos argumentos são usados na política tradicional quando as divergências de opiniões são demonstradas nos discursos.

      Peço desculpas pela prolixidade, pelo tamanho exagerado do comentário, mas espero que tenham
      a paciência de ler e interpretar minha opinião como direito legítimo de me expressar diante das coisas que afetam o nosso querido Fluminense.

      Saudações tricolores

      1. Caro Maciel – BSB, de tudo o que v. relatou apenas uma coisa deixou-me perplexo : a afirmação de que minha ‘intransigencia’ o tenha levado a abster-se dos comentários.
        Juro que não me recordo de que tenhamos tido um embate de ideias. E ainda que houvéssemos tido … nada de mais nisso.
        Muito ao contrário, a luz se faz com a participação de dois polos opostos.

        Sobre defender o presidente, asseguro-lhe que não o conheço pessoalmente; nunca fui ao clube se não para assistir aos jogos, quando ainda eram realizados lá.
        Desde então, apenas uma vez fui à sede das Laranjeiras, para prestigiar o lançamento do primeiro livro do JMG. E nada mais. Nunca mais, asseguro-lhe.
        Portanto, não defendo pessoas, não faço politica partidária, pois não participo da gestão do clube.
        Defendo ideias e me oponho à agressão gratuita e infundada a quem quer que seja, aqui no Blog.
        O termo ‘desequilibrado’ é insistente e grosseiramente usado (não por você) para insultar a figura do presidente de nosso clube. Isso é inadmissível.
        Entretanto, não me recordo de ter lido algum comentário feito por você nestes termos.

        Parto do principio de que só devemos escrever aqui coisas que tivéssemos a coragem de repetir se o alvo de nossa ira estivesse diante de nós, olho no olho. E creio que muitos dos que vivem a insultar dirigentes aqui no Blog certamente gaguejariam se fossem intimados a o fazer.

        No mais, noto que você me dedicou alguns atributos pelo que agradeço, embora creia que não sou merecedor de nenhum deles, mormente aquele em que v. diz respeitosamente que eu exerço uma ‘dominância’ sobre meus companheiros, que – segundo v. – teriam uma verdadeira ‘idolatria’ por minha figura virtual.

        Desculpe-me, mas nada disto existe, caro Maciel. Nada disto !

        Venho aqui para exercitar minha mente, minha capacidade de digitação, de redação e para participar deste formidável grupo de torcedores de nosso amado Fluzão.

        No mais, creia-me, caro Maciel, concordo com a maior parte do que você cita em seu texto.
        Exceto, claro, as tais dúvidas sobre a lisura das transações financeiras e coisas do gênero.
        Não que eu assine embaixo delas, mas não costumo atirar lama na honra de pessoas, nem mesmo se eventualmente tivesse provas documentais.
        E se não as tenho, …. imagine, companheiro ! Aí mesmo é que não rola !

        Queira-me bem, Maciel. Não somos inimigos e tampouco adversários.

        1. A par de também não concordar com algumas colocações de Maciel, vejo o texto dele como absolutamente normal numa democracia. Bem escrito, respeitoso, concatenado… e com sua maneira de ver as coisas. Absolutamente oportuno.
          Tenho opinião semelhante a Amaury no que tange aos ataques sem fundamento (alguns caracterizando infrações ofensivas à honra). E quanto a estes, agressivos a pessoas de famílias tradicionais do Rio, de conduta pública e particular inatacável, é o que se critica.
          Afora as divergências, não se consegue chegar ao final de dois mandatos, passando por todo tipo de provação, com 70/80% das pessoas reconhecendo o trabalho feito, se de fato não haja no mínimo dedicação à causa.
          Considero Peter um dos poucos tricolores que teriam condições de atravessar o momento que o Fluminense atravessou, alavancando o Clube de várias formas. E não foram poucas as realizações.
          Essa também é a opinião de um tricolor, sem facções, que vota em Peter em toda em qualquer eleição. Tenho dito.

          1. Caro Amaury, gostaria de hipotecar-lhe a nossa solidariedade. Contudo, penso que muito do que foi dito pelo companheiro Maciel, sobretudo, correspondente ao time de futebol é legitimo, oportuno e necessário. Sobre a gestão Peter, francamente, sou suspeito para emitir quaisquer opinião. Pois, penso, que a exceção da gestão David Fischel, a do Peter é a melhor. Se as maravilhas publicadas com relação aos feitos do Peter são verdadeiras ou falsas, creio que saberemos em breve. Como sabemos, em novembro teremos eleições. E, com certeza, quem for eleito vai botar a boca no trombone caso algo esteja errado. É uma questão de paciência. No mais, apoio a gestão Peter e lembro aos companheiros, que o PETER NÃO FEZ ADIANTAMENTO CORRESPONDENTE AS COTAS DE TV. Fato muito importante para que o próximo presidente possa melhor planejar o clube. ST

          2. Caros Reis e Oni, estamos todos falando exatamente a mesma coisa, em sua essência.

            Inclusive sobre a gestão do Departamento de Futebol do Flu, inteiramente dominada pelo ex-patrô na gestão anterior.
            O Peter perdeu praticamente o primeiro mandato preparando-se para uma mudança radical, livrando-se de um patrocínio que é exemplo perfeito da famosa frase : ” que seja eterno enquanto dure ” do saudoso Vinicius.
            Foi importante nos três primeiros anos e depois – talvez por leniência dos presidentes na época – tomou ‘as rédeas nos dentes’, como se diz na roça e quase quebra o Fluminense, a exemplo do que aconteceu com a outra empresa da qual – aí sim – era presidente de fato e de direito.
            E o resultado todos conhecemos. Lamentável, o que aconteceu com a cooperativa.
            Não queríamos que ocorresse com o Fluminense.
            Quem teve a coragem de colocar a mão naquele pote foi o Peter.
            Louvo sua gestão por conta deste destemor e desta visão de empresa. Merece respeito !

            Quem critica a gestão que se despede do clube não percebeu que o primeiro mandato foi – todo ele – gasto em um ‘cabo de guerra’ que culminou com o rompimento unilateral do patrocinador. Foi o tempo necessário para que o Peter mostrasse que ELE era o presidente. Fim de festa !!!

            Enfrentar a tempestade no primeiro mandato foi vital para a sobrevivência do clube.
            E ainda assim tanto 2015 como este ano têm sido severamente prejudicados por ‘respingos’ da crise causada pelo ex-patrô.
            Jogador regiamente pago que resolve bater pezinho, patrocinador que dá graves declarações sobre governantes e logo depois abandona o clube dizendo que iria sair do país, etc. etc.

            A despeito de tudo isso, a área patrimonial e administrativa do clube só melhorou, todos sabem.
            O departamento de futebol tem sido o ‘calcanhar de Aquiles’ da atual gestão.
            Ninguém acertou ! Vice-Presidentes, Diretores, Técnicos e novos jogadores, … todos falharam !!!
            E, claro, no topo da pirâmide falhou também o presidente do Clube. Falhou na área do futebol.

            E, se algum dos parceiros leu com atenção o que escrevi aqui lembrará que critiquei fortemente a gestão do futebol, a sucessão de ‘experimentos’ com técnicos, a atuação dos Vice-Presidentes de Futebol, etc.
            Até mesmo a intromissão do Presidente na área do Vice de Futebol foi por mim criticada aqui !
            E – como devem se lembrar – na ocasião fui criticado por ‘mudar de lado a cada momento’.

            Amigos, penso de forma diferente da maioria que diz ‘o Flu é um clube de futebol’.
            Sim, claro que este é o ‘carro chefe’ do Fluminense. O Futebol é nossa razão de ser.
            Acontece que O CLUBE é quem sustenta o futebol , mediante boa gestão patrimonial e financeira.
            Se o Clube quebrar – como iria acontecer – o futebol desaparecerá em menos de uma década, como aconteceu com vários (e bota vários nisso) clubes de expressão no Rio.
            Penso que primeiro precisamos preservar o clube e fazer crescer seu patrimônio.
            Daí em diante ter sucesso no futebol passa a ser consequência natural.

            Abraços, parceiros Maciel, Reis e Oni.

            Em tempo : não desenvolvo ódio a nenhum colega do Blog.
            Luto diariamente contra estes impulsos.
            E o dia que não conseguir ‘segurar o ímpeto’ calarei meu teclado.
            Preferirei sair do Blog ante o triste papel de vir aqui despejar insultos em quem sequer conheço.
            Não me refiro a discordância de pontos de vista, mas a ataques que insultam pessoas.

  5. Caros,

    Saiu no clipping do Netflu:

    “Chegamos aqui e encontramos uma ótima a estrutura de trabalho. Tenho um bom apartamento, trouxe minha família e já me sinto bem adaptado. É tudo bem diferente do Brasil. A questão cultural, o comprometimento com o trabalho, a educação e cobrança dos jogadores, tudo isso é algo que não estamos acostumados no nosso país. O Brasil carece de cursos e investimentos para os profissionais evoluírem cada vez mais, em todas as áreas. A própria cobrança aos atletas, a intensidade e concentração dos treinos, algo cultural”
    Wesley Edson, ex-treinador do sub-17 do Fluminense, agora no Samorim.

    Destaque-se: “A questão cultural, o comprometimento com o trabalho, e a cobrança.”

    Cada um tem a sua opinião, até porque fazemos aqui algo parecido com o que fazem alguns jogadores e profissionais de outras categorias: Com raras exceções não aceitamos muito o que outros, que achamos iguais a nós, tem a nos dizer.

    E reparem que nem se trata de qualquer atividade profissional. É mero bate-papo sobre futebol. Pura paixão clubística.

    Não há qualquer novidade sobre o que vem nos acontecendo há tempos. A relação jogador x clube mudou quando entraram os empresários que colocam os jogadores lá, transformando os clubes em vitrines. Os dirigentes, em sua grande parte, não acharam saída, conformando-se em aceitar a vinda de alguns bons jogadores em troca da exposição deles para negócios dos empresários e em alguns míseros trocados, se muito.

    Isso repercute na forma como se cobra a prática do futebol em campo. O treinador tem que mostrar algo a mais para poder comandar um time. Não basta entender de futebol. Ele tem que entender como as coisas funcionam no clube e no próprio elenco, porque senão “perde a mão” do time e acabou tudo.

    Aqui cobram como deviam? E quando o treinador vai se impor no time, para poder cobrar mais facilmente, o que acontece, via de regra? E a escolha dos jogadores, como funciona?

    Por isso que no nosso país treinador bom é aquele que faz o que deveria ser feito pelo clube, independente de quem fosse o treinador. Cobrar, exigir respeito ao clube, exigir dedicação em campo (Nada de jogador desligado ou demoramos a entrar no jogo). Treinador ter a “mão do time” é outra coisa. Não é ficar preocupado se o jogador tal admite ser cobrado. Ou se este jogador vai render menos se for cobrado. Ainda, se ele vai ficar chateado se for para a reserva. Pior, como vai ficar o rendimento geral se tirarem a moral dele no comando do time.

    Depois ninguém sabe a razão para o que acontece na cara de todo mundo. Vai entender.

    ST

  6. Esse monte de jogador mais ou menos nas mãos de treinador de fato jogaria bem melhor. Não tem esquema algum.
    Todo jogo uma escalação diferente. E pior: no meio campo, que já não é lá essas coisas. Se fosse com base no jogo do adversário, até aceitável. Mas, desmontar um meio campo já deficiente, todo jogo, fundamentando-se em algo desconhecido, não tem como dar certo.
    Edson, pierre e cícero num meio campo só é retrato de que o time vai jogar do meio para trás. Fica até cômica a situação que se repete jogo após jogo: um meia toca de lado para outro, que toca meio para trás para outro, que devolve para um zagueiro, que bate meio para trás para gum sair jogando. Isso quando o último zagueiro não recua para cavalieri com cara de desesperado ao ver a bola dar um bicão para cima.
    Com um meio de campo composto de cícero, pierre e edson não precisa de zaga. Já são zagueiros.
    Desgaste total por falta de esquema de jogo. Falta de poder mínimo de fogo por falta de esquema.

    1. Concordo plenamente.
      E isto contra o grande time do Botafogo.
      Penso também que o Gustavo Scarpa não é o jogador para conduzir este meio de campo, pode ser um coadjuvante, nunca o ator principal.
      ST.

    2. Caros Reis e FLU/TO, normalmente, eu costumo concordar o com quase tudo que vcs postam. Contudo, gostaria de lembra-los que o Palmeiras, nos últimos dois anos contratou muito mais jogadores que o FFC. Detalhe, contratou também o técnico bicampeão pelo Cruzeiro, e não deu certo. Companheiros sabemos que contratar é sempre um risco. Mas, não vou entrar no mérito. O fato é que o bom trabalho do Cuca, fez com que as criticas aos responsáveis pelas contratações sumissem. Além do Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Atlético MG, Grêmio e Internacional contrataram nos últimos dois anos muito mais que o Fluminense. ST

      1. Onivaldo,
        Não sei quantas foram as contratações destes times por você citados.
        O que sei é que estamos penando há muito tempo, sem conseguir nada.
        O título da primeira Liga, vale mais historicamente do que por competitividade.
        Fala aí, companheiro, mas de coração, qual foi o último jogo que você viu e sentiu orgulho de ser Tricolor?

        1. FLU/TO, até por questão de curiosidade, penso que você deveria pesquisar para ficar sabendo sobre o quantitativo e qualitativo das contratações efetuadas por esses clubes. Tenho certeza que vc vai se surpreender negativamente. Mas, relaxe! Isso é coisa do futebol. Só peço, que, quando possível apure as nossas observações. – Quanto ao último jogo do FFC que senti orgulho de ser tricolor, vai ser necessário fazer uma grande introspecção, pois não tenho lembrança. ST

  7. Só repassando…

    xx

    “-RACA TRICOLOR – 9 de setembro de 2016 13:58 at 13:58
    Quem é Fred?
    Estava encostado lá fora, ninguém queria o Flu investiu e trouxe.
    Se foi campeão, porque o Flu investiu e pagou ele pra isso,
    Passou grande parte no dpt médico, e o Flu pagando em dia,
    Fazia um gol e pedia aumento de salário,
    Fazia panela e gosta de ser justiceiro,
    Quantos bons jogadores a torcida perdeu
    Quantos técnicos ele derrubou,
    Foi pra copa saiu humilhado
    A torcida do Fluzão deu apoio, reergueu,
    Voltou pro dpt médico,
    Saiu e voltou a derrubar técnico, jogadores e torcida
    Fez greve e não jogou com Levir
    O Flu te deu mais um título e nova chance,
    Como bom Judas e mercenário foi pro time de galinhas,.fazer pamelinha, se atrasar o salário reclama se faz um gol pede aumento,
    Galera o Fluzão é Magno Alves e mais dez,
    Quem é Fred?”

    1. Aí Guilherme,
      Neste comentário venho lhe pedir desculpas, só agora percebi se tratar de um adolescente, daqueles que ainda corre para o banheiro e se masturba.
      Bons tempos, já passei por isto também, logo você vai perceber que existem coisas melhores que isto.
      Interessante este texto da “Raça Tricolor”, sabe pra que ele serve?
      Para nada.
      Simplesmente a opinião de um grupo e que não deve te nortear a respeito de suas opiniões próprias.
      Abaixo, segue o texto do Blogueiro da Globo.com, que também expressa uma opinião própria dele, não significando ser verdade ou mentira, assim como os do nosso Nobre João Garçez cujo dom de escrever é sublime e nem por isto tenho que concordar com o que ele escreve.
      Gui, vou te falar mais uma verdade, talvez você tenha escutado o contrário, mas é sério:
      ELVIS, MORREU!

      Jogo feio, ruim, num campo horroroso e que ninguém efetivamente mereceu vencer. Tudo equilibrado e 12 finalizações pra cada time.
      Venceu quem não errou.
      Henrique, o zagueiro contratado a peso de ouro pelo Peter, que passou por cima do Departamento de Futebol que já havia contratado o Renato Chaves, errou ao subir naquela bola.
      Só se sobe naquela bola quando se tem a certeza de que você vai cabecear. Ali era pra deixar quicar, chegar pra trás e ir no corpo do atacante que teria mais dificuldade pra finalizar. Com o movimento errado, Henrique fica vendido e o gol sai.
      Mas o problema do Fluminense está longe de ser só ele. O Fluminense é um time inoperante.
      Os laterais, que ganharam liberdade com a escalação do Pierre, são fracos tecnicamente, Pierre não joga e nossa referência no ataque ontem foi o Samuel.
      A chance de incomodar o adversário é muito pequena. O Fluminense cria muito pouco e agora, com os laterais mais soltos, deu pra levar mais gol.
      Ontem foram 3 chances de gol. Um cruzamento que o Wellington errou e acertou a trave, um chute do William Matheus na trave e uma falta mal cobrada pelo Scarpa que o goleiro quase entrega com um rebote. Só.
      Muito pouco.
      Externei minha preocupação com a tabela difícil que vinha pela frente no meu último post. Foram dois jogos (Palmeiras e Botafogo) e já são duas derrotas.
      Lembrando que o jogo contra o Figueirense fazia parte do primeiro turno, numa seqüência de jogos menos complicados que tínhamos e que nos fizeram pontuar.
      Faltava performance. E continua faltando.
      Levir entrou em campo contra o Botafogo no primeiro turno com a seguinte escalação: Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique. Giovanni. Pierre (que saiu ainda no primeiro tempo pra entrada do Douglas), Edson, Cícero e Scarpa. Richarlisson e Fred.
      A vitória por 1 a 0, gol do Fred, não refletiu o que foi o jogo. Um verdadeiro massacre e um dos nossos melhores jogos na competição. O Fluminense, nesse jogo, roubou 35 bolas, teve 8 chances reais de gol contra apenas 2 do Botafogo. Finalizou 14 vezes e eles apenas 6.
      Levir foi coerente ontem. Formatou o time do mesmo jeito.
      Mudaram os laterais. Ontem jogaram William Matheus e Wellington Silva. Óbvio que não faz diferença.
      E mudaram os atacantes. Ontem jogaram Samuel e Welllington e no primeiro jogo Fred e Richarlisson. Eu preciso desenhar onde está a diferença?
      Logo depois, o Fred faz os 2 gols da vitória jogando num Atlético cheio de desfalque.
      Fred acumula pelo Atlético 15 jogos. Foram 7 gols e 4 passes pra gol.
      Sabe qual contratação do Fluminense vai chegar perto desses números excelentes?
      Aliás, ontem o jornalista Rica Perrone informou no twitter que o Fluminense tentou a contratação do Robinho, mas que Peter alegou falta de dinheiro.
      Mas olha só. Dourado, Henrique e Richarlisson custaram R$ 23 Milhões.
      Por esse valor você pega o Robinho e ainda leva um bom troco.
      O salário, que deve bater com o que o Fred ganhava aqui, se paga não contratando Henrique, William Matheus, Dourado, Maranhão, Dudu, Danilinho, Aquino. Soma aí e vê se não paga o Robinho.
      O Fluminense fez opções. Erradas, obviamente, quando se trata dessa gestão.
      Em vez de um elenco enxuto com 3 ou 4 grandes destaques e a molecada da base completando, optou por um elenco inchado repleto de jogadores medíocres e com salário alto.
      Resultado? Evolução zero a custo altíssimo.
      O Fluminense que teve um 2015 bem distante do que a torcida deseja, chegou a brigar em cima no primeiro turno do Brasileiro, foi a semifinal da Copa do Brasil e fez um segundo turno de brasileiro muito ruim.
      Liberou Jean e Fred (titulares nos seus clubes que disputam o título) e contratou muitos jogadores. O Fluminense em 2016, diferente de 2015, gastou dinheiro de forma completamente irresponsável, contratou um monte de jogadores e não conseguiu evoluir nada em relação ao ano passado.
      De novo um time de meio de tabela e que provavelmente vai cair antes na Copa do Brasil.
      A gestão Peter é indefensável na sua atividade fim, no core business do clube.
      Excetuando o futebol, essa gestão é ótima. Quem nunca ouviu esse argumento?
      Me preocupa porque muita gente repete essa sandice. Como se isso fosse possível. Como se o sucesso da atividade fim não fosse conseqüência de boas práticas nas atividades meio. Leiam “A bola não entra por acaso” e verão do que estou falando.
      A nossa bola não entra porque essa gestão não sabe fazer futebol. E não sabe, sequer, contratar quem saiba.
      O Fluminense que Peter entrega no fim de 2016 é pior do que aquele que eles pegaram no fim de 2010.

      1. Ihhh, e aí Flu/TO, tá pensando que as pessoas tem a noite inteira pra ler suas elucubrações?

        Como diria o Reis, até no campo das ideias é preciso ter mais concatenamento e pelo jeito temos aqui a adição de um elemento inteiramente novo, que conduz à esperança de uma resolução da dissociação traumática original entre os dois mundos: o do jardim encantado e o da realidade.

        Vixe mainha, e vamos pros finalmente o Mundin vive no jardim encantado do Peter e voce finalmente tá caindo na real, saravá!

      2. Nobre FLU /TO,

        Que análise sensata e que retrata o naufrágio da baixa qualificação na atividade-fim de qualquer time que pretenda jogar futebol de verdade.

  8. Abaixo uma relação de 18 jogadores contratados nesta gestão, apenas os mais recentes e que me lembrei:
    Renato Chaves, Henrique, Jonathan, Giovanni, Willian Matheus, Pierre, Claudio Aquino, Alexis Rojas, Danilinho, Dudu, Maranhão, Marquinho, Welington, Oswaldo, Richarlison, Felipe Amorin, Henrique Dourado.
    Considerando que três podem ser consideradas como boas: Renato Chaves, Henrique e Welington, que com algum esforço de boa vontade, Pierre , Willian Matheus e Marquinho, poderiam ser considerados mais ou menos, já que vem jogando constantemente.
    Tirando os dois gringos, que não tiveram oportunidade.
    Ficamos com 6 em 16, média de 37,5% de aproveitamento.
    Percebam a minha boa vontade em não considerar no total os dois argentinos, aceitar os três últimos e considerar apenas os jogadores que vieram a minha memória (tem muito mais), se não seria 3 em 18, ou 16,67%.
    Junte-se a isto os inúmeros treineiros contratados para comandar o time.
    Com um scoult destes, time nenhum vai pra frente
    .

    1. Caro Flu/TO!

      Só corrigindo, o Aquino é o único argentino do Fluminense, o Alexis Rojas é paraguaio! Grande abraço e Saudações Tricolores!

    2. Nobre FLU/TO,

      Você busca ser racional e analiticamente mostra como é baixo perfil de qualificação dos contratados por essa gestão de futebol que, aliás, declarou que o elenco está encorpado para todas as posições.. O que será que ele quis dizer para a torcida?????

  9. Caramba.
    Eu fiz um comentário de uns três parágrafos, por aí, e ao postar apareceu uma mensagem em letras pequeninas dizendo para indicar um endereço válido, mesmo com tudo nos conformes como quando o comentário vai.
    Eu pensei logo que ia dar galho, fui copiar para o world, e ai apagou tudo, a tela ficou preta e depois voltou limpa, e o comentário sumiu.
    Tá feia a coisa. Socorro, João e Priscila!
    hhhhhhhhhhhhhh .

  10. Mais uma para os sabichões explicarem. Especialmente quem diz que não há cobrança da direção em relação ao dep. de futebol.

    Levir deixará o Fluminense no fim do ano, crava jornalista
    Treinador não terá o contrato renovado
    Por Redação –
    9 de setembro de 2016 10:00
    O Fluminense terá um novo treinador em 2017. O jornalista Bruno Voloch, do portal Yahoo, informa que Levir Culpi não terá seu contrato renovado. O compromisso do experiente profissional termina em dezembro.

    Segundo Voloch, apenas uma improvável classificação do Fluminense para a Libertadores poderia mudar o destino já traçado de Levir. O blogueiro afirma que não há crise, mas um descontentamento dos dois lados. De acordo com o jornalista, “Levir tem sido sistematicamente cobrado. A diretoria exige regularidade e padrão de jogo. A torcida pede por resultados”.

    COMPANHEIROS FIQUEM CERTOS DE QUE NO VOU RIR. ST

  11. A próxima partida do Fluminense neste brasileiro será justamente contra o galo que está ali no g4 com méritos por ter um elenco qualificado.

    Cada partida tem sua história.

    No primeiro turno, o confronto foi lá no Horto e lembrando que o galo tinha um time inteiro de jogadores ausentes naquela partida e o Fluminense não conseguiu a vitória o que o impediu de chegar no g4!

    Agora vem mais uma partida contra o galo que vem muito diferente do que foi no primeiro turno e acredito que virá pra jogar em busca da vitória também.

    Agora a torcida do Fluminense poderá ver o quão será importante o fator casa e torcida para ver se há a possibilidade de ganhar do time mineiro.

    O grande problema não será a participação da torcida e o fator casa nessa partida. Será sim esse time do Fluminense que passados mais da metade do brasileiro, o Levir até hoje nem sabe qual o time titular.

    Queria muito ver o Fluminense vencer o galo coisa que não acontece desde 2011, mas ao que parece, pelo nível de atuação desse time no brasileiro, creio que essa torcida ficará para uma próxima oportunidade.

      1. Guilherme, qual é a sua? Pô, se sabe pq não bota em campo? E, aquele papo furado, que muito circulou aqui no blog, “jogador joga, treinador treina e dirigente dirige”?

  12. Ficou bem nítido para quem viu a partida o que faz a falta de ritmo faz com os jogadores.

    O Edson em muitos momentos perdia o tempo da bola.

    O J Cesar tb teve suas dificuldades.

    Agora entender essa opção do Levir pelo Samuel, essa foi de no meio da canela do torcedor tricolor.

  13. Pois é, pessoal. .
    Eu posso dizer que não perco, nunca perdi tempo com Surf, alpinismo, bodyboard, bodybuilder, taekwondo, esgrima, sumo etc etc, mas já perdi tempo e continuo perdendo com futebol, até porque já entrei num fusquinha cheio, numa kombi lotada, num ônibus caindo aos pedaços para viajar três horas, mais ou menos, para jogar futebol, chegar em casa dez horas da noite, alegre, tendo ganho ou perdido o jogo, e levantando cedo no outro dia para trabalhar.

    Já gastei também muitas horas com cinema, onde vi filmes bons, inesquecíveis, e outros nem tanto, mas isso nunca me fez dizer que perdi meu tempo, e o amiguinho Nando e tantos outros devem pensar o mesmo.

    Então, alguém dizer que torce por um time mas não perde outras coisas por causa de futebol, não gosta do esporte, nem torce por clube nenhum.

    Há uma turma que diz que não torce por jogador: torce pelo clube de “glórias mil”, e sendo assim, aí é que tem que acompanhar a vida do clube que diz amar,cujo destino está nos pés de jogadores, bons ou nem tanto. porque são eles que projetam a imagem do clube numa direção ou outra.
    . .
    Torcer por time de futebol, é uma cachaça, e se o cara gostou do clube verdadeiramente, da sua história, do hino, das cores, ele nunca renegará isso e perderá tempo, sim, feliz ou amuado, mas não abandonará o barco.
    Que diz que não liga, nunca torceu sinceramente ou está mentindo.
    hhhhhhhhhhhhhh

    1. PC, mais uma vez, o amigo abrilhanta o blog com um EXCELENTE texto! Enquanto fazia a leitura, não sei o pq, lembrava do nosso companheiro Nando Amiguinho. Acho, que ele vai gostar. Oxalá faça bom proveito. ST

    2. Verdade PCA, o Flu pode estar a draga que for, mas eu sempre estou lá para sofrer (ou não) vendo o jogo rsrs… aqui em casa minhas saídas e programas são condicionados a não ter jogo do Flu no horário… a esposa fica “braba”, mas fazer o que né? Ela já sabia da minha paixão antes de casar, agora aguenta rsrs

      1. Eu também já fui assim Zanitti, na sua idade (pela sua foto vê-se que és bem mais novo do que eu) minha agenda social era sempre feita, condicionada aos jogos do Flu, tivesse ele a draga que fosse, como você disse. Ele sempre vinha em primeiro lugar. Hoje já não faço mais isso, mas não é por isso que deixei de ter paixão pelo clube. Hoje, entre um compromisso familiar, por exemplo, e um jogo do Flu, fico sempre com a primeira opção. O meu amor e minha paixão por ela com certeza suplanta a que eu tenho pelo nosso Fluzão. Acho que nos meus 58 anos de vida, já passei dessa fase de colocar o futebol em primeiro lugar. Constituí uma maravilhosa família que me faz vê-la sempre em primeiro lugar de qualquer coisa, não só do futebol. Se eu posso conciliar as duas coisas ótimo, se não, fico com ela que é a razão maior da minha vida. Agora cada um é cada um e não devemos recriminar os outros por posturas diferentes das nossas. Pelo contrário, aprendi que temos que respeitar o livre arbítrio de cada um!

        Abçs, JB!

        1. Jotabê, não sou tão novo quanto pareço… a foto aí é antiga, já tenho meus 40 anos e também tenho uma família que amo, mas dependendo da ocasião, 1h30 a mais ou menos não fará tanta diferença rsrs… mas claro, dependendo da importância do ato familiar, ele sempre será mais importante que o nosso Fluzão (aí dá pra acompanhar pelo celular mesmo)

  14. Minha impressão sobre o jogo de ontem :

    ° O Levir cometeu dois erros na escalação :

    1) Entrar com o Edson na função de segundo volante tendo o Pierre como cão de guarda e o Ciço como apoiador.
    Pierre é um marcador, o cara que preenche as lacunas que a defesa oferece ao adversário.
    E ponto ! O melhor (e único) que temos nesta função.
    Com estes três jogadores Pierre – Edson e Ciço – o time ficou extremamente lento, abandonando o Scarpa às traças tomando bordoadas à vontade enquanto esperava alguém que o tirasse do sufoco. Alguém que não chegava nunca.
    Por isto o Botafogo dominou nosso meio-campo.
    Este negócio de cronometrar o tempo em que a bola esteve conosco é balela. A bola ficou com o Well > Gum (perigo !!!!!!!) > Henrique> Will, que passava para o Henrique… e caminho de volta.

    Não dominamos o meio de campo sob o aspecto qualitativo, incisivo, agudo, agressivo, criativo.

    Na minha opinião, se você coloca (e deve fazer isso) o Pierre, não pode colocar outro cão de guarda como segundo volante. Precisará compensar a ênfase na destruição – de um – com um pouco de técnica de outro, ou seja, Pierre + Douglas ou Pierre + Ciço, considerando que ambos – Douglas e Ciço – são tecnicamente melhores que o Edson.
    Por mim, como segundo volante entraria o Douglas.
    Mas, aí, começa a inhaca : teria que deixar o Ciço no banco.
    Sim, porque para jogar como meia-atacante o Ciço é lento e sente seus 33 anos de idade.
    Mas, eu faria isto : Pierre + Douglas como volantes.
    E Scarpa + Marquinhos como meias. Este segundo sujeito a perder a vaga para o Aquino.

    2) O segundo erro do Levir foi entrar com o Samuel. Este rapaz fez uma (só uma) boa partida pelos profissionais, quando jogou como atacante de flanco, pela esquerda. Cheguei a imaginar que o cara fosse emplacar. Mas, qual nada ! Nunca mais fez nada de bom. Erra tudo o que tenta. Simplesmente tudo !
    Aí vem a questão : Pedro ? Dourado ? Richarlison ?
    Eu insistiria com o terceiro. É jovem, forte, possui técnica razoável e está babando na gravata à espera de uma chance para estourar. Eu entraria com o Richarlison no próximo jogo. Tem mostrado pouca massa cinzenta, mas isso pode ser consequência da ansiedade.

    Assim, meu time seria :
    Julio Cesar –
    Well – Gum – Henrique – Will
    Pierre – Douglas
    Scarpa – Marquim
    Richarlison – Wellington

    Vejam bem, esta é apenas a opinião de um torcedor que faz questão de (1) tratar apenas de futebol e (2) insistir em dar aos demais o direito de pensar de forma diferente.

    Em caso de cólera, doses cavalares de Isordil deverão ser ministradas ao paciente.

    1. eu concordo com seu comentario dos erros de levir. Samuca eh duro d aguentar.

      MAs eu nao estraria com escalacao “padrao” dos ultimos anos. Acho a formacao muito engessada e desperdicando alguns talentos e forcas q temos no time. Entra treinador e sai treinado mantemos um padrao d jogo q nao me agrada em nada (padrao modinha) 4 – 2 – 3 – 1

      Eu iria com:

      Julio Cesar

      Gum – Renato Chaves – Henrique

      Pierre

      Well – Douglas – Scarpa – Marquim

      Richarlison – Wellington

      – Richarlison mais fixo no meio. Welligton flutuando no ataque, abrindo espaco com velocidade e dribles

      – Well com liberdade de subir pro ataque sem tanta necessidade de voltar de lateral para lateral, compondo lado direito

      – Scapa flutuando pelo meio

      – Marquim compodo lado esquerdo

      – Douglas fazendo cobertura e podendo subir para o ataque qdo o time precisa

      – Pierra la cao d guarda protendo a zaga

      1. É uma boa variante, Contursi.

        Sai o Ciço e entra o Chaves.
        Sai o Will e entra o Marquim como ala esquerdo.
        Em síntese, esquema 3x5x2, com um cão de guarda adicional na cabeça de área.
        Pode dar certo.
        Apenas uma ressalva : tenho lido que esquemas com três zagueiros têm que ser muito bem treinados, ensaiados à exaustão.
        Acho que vale a pena tentar.

        1. sim tem q ser treinado bastante, pelo q ouvi falar. Mas acredito q pelas caracteristicas dos jogadores seria melhor opcao.

          Nao entendo o flu q nao importa o jogador ou treinado sempre vai com o esquema 4-2-3-1

          Acredito q escalacao deva ser definida pelo elenco q se possui e/ou adversario q enfrenta.

          Td claro depende d muito treinamento

      2. Eu concordo com três zagueiros, Ernani, mas penso no Gum como central, e Henrique e Renato um de cada lado a escolher, isso porque na hora de dar combate numa lateral, o Gum é o menos veloz que os dois.
        W S e WM ficam onde estão, Douglas à frente dos zagueiros, com treinamento para penetrar na defesa adversária, havendo chance, e os outros quatro a escolher entre tantos que estão la, de preferência a turma mais leve e com jeito de saber driblar, como Welington, Maranhão, Scarpa, Marco júnior etc, porque é o que há no Flu, e pode-se imaginar que eles não fiquem fixos, o que ajuda a perturbar os defensores, e, o mais importante, é que os salários deles não devem ser de causar raiva em nenhum torcedor do blog para torcer contra.
        ST
        qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

        1. boa sugestao, ja q gum eh o mais lento.

          Eu pensei no chaves para ser o da cobertura, podendo para marcar ou recuar, quase como libero. Mas gostei da sua sugestao.

          Eu acho q o WM eh um lateral mais defensivo, eu tenho preferencia por alguem mais ofensivo, por isso optei por marquim na ala esquerda. Ideia seria dos alas terem liberdade para subirem sem se precupar tanto com defesa.

          Para segundo tempo pode entar o MJr,maranhao conforme cansaco ou necessidade e ate dourado.

          Se quiser ataque mais fixo poe dourado e wellington, se quer algo mais movel, p or richarlyson.

    2. Amaury, sarava meu rei! Hoje, você chegou botando para quebrar! O que houve pensador? Olha, eu, também vi o jogo como o nosso FLU/TO. Penso, que ter aposse de bola é bom e de preferência no campo do adversário. O interessante é que o nosso PC, mito atento, já havia chamado atenção para esse tipo de jogo perigoso e improdutivo. Onde um zagueiro toca para o outro e vice versa. Nesse ponto, tb, concordo com o FLU/TO. Mas, vc está correto quando cita a necessidade de ganhar o meio de campo. Amaury, será que o Levir está com problema de visão? ou é teimosia? ST

    3. O problema é que o Richarlison é afobado e se enrola com a bola, seu futebol não convenceu ninguém ainda, O Dourado ainda está jogando um futebol mais para bronze. Minha esperança num futuro próximo é o Pedro.

  15. Brunão,

    Não é só você, o Pedro do Rio e o Luiz Antônio que concordam com o texto abaixo:

    ““E a torcida do Fluminense hj, e me permita, temos uma boa amostragem dela representada aqui, é a imagem e semelhança desse time sem vergonha.
    Temos o que somos e o que merecemos.
    Vcs conseguiram!
    Vcs se merecem!”

    Estou totalmente de acordo com essa parte do seu comentário, foi muito boa!”

    Aqui mesmo no blog, de todos que postam seus comentários, somente três não concordam:

    – Aquele que posta há muito tempo, o fake que posta logo depois elogiando a postagem e aquele que acha o máximo o time empatar ou perder. porque faz parte do futebol.

    ST

  16. Prezado João e amigos tricolores,

    Como tricolor, fico irritado quando o Fluminense perde, mas não fico nem um pouco quando este time perde. Pode parecer paradoxal, mas este time que está aí, não é o meu Fluminense, ele veste a camisa do meu time, mas não é o meu time.
    Lá pela metade do turno, dei meus pitacos dizendo que nosso time era de meio de tabela, não via a mínima possibilidade de rebaixamento, também não almejava nada além de uma sul-americana. Estando a apenas 3 pontos do G-4, mesmo que entre, não tem elenco para se manter lá. Mas, para mim, a grande surpresa negativa tem sido nosso técnico. Na época da sua contratação, quando se especulava entre ele e o Cuca, me manifestei a favor dele. Raciocinei que a personalidade do Levir era mais forte para imprimir uma nova ordem no futebol e que a diferença técnica não era tão grande. Quanto ao primeiro pensamento, acho que realmente aconteceu, mas quanto ao segundo… errei por muito. O Levir do Fluminense, parece um clone mal acabado daquele do Atlético.
    Enfim, da frase que deu título ao seu livro, até agora ele só fez confirmar a primeira afirmativa. Como tricolor, adoraria que a segunda, também se concretizasse.

    ST!!!

  17. O Inacreditavel futebol clube sempre mostra um jogador em dia de cabeça de bagre
    perdendo um gol feito,

    ontem apareceu um cabeça de bagre perdendo logo 02 gols feitos.

    1. Gui, está pensando o mesmo que eu? – Olha, eu assisti o jogo do galo com o Vitória. Será uma mera coincidência? Oxalá o cara não acerte contra nós. Que a sorte esteja do nosso lado e o destino não seja caprichoso. ST

  18. Como não perco mais tempo assistindo futebol e somente o faço quando estiver sem nada para fazer, este final de semana nem vi os gols no Fantástico ou em algum programa esportivo. Somente li que o Flu estava perdendo e no final… perdeu mesmo.
    Agora a pouco vi os melhores(????) momentos, ou seria falta de…, e notei algo que a tempos eu via no lance do gol deles.
    Vejam que ao fazer o cruzamento o jogador do Bota (o que chutou no chão e encobriu o Henrique) veio do meio de campo sozinho. O Henrique (acho que era ele) estava marcando o jogador que fez o gol quando vê a bola sendo cruzada nas suas costas e um jogador entrando sozinho. Ficou vendido.
    Não sei quem estava com o jogador do Bota, acho que era o Cicero, e este corre para a área e ele faz que nem era com ele. Nem se mexe e o cara entra sozinho.
    Vários e vários gols ocorrem assim na defesa do Flu. O Cicero é um dos que mais fazem disto. Me lembrou daquele jogador ajeitando a meia na Copa do Mundo…

    E relaxem galera… o objetivo é fugir do rebaixamento, o que por si só já será um lucro grande. O que vier depois será enorme.
    SSTT

  19. Julio, discordo sobre os seus dois primeiros parágrafos do comentário de ontem às 22:27. Levir está usando a formação 4-2-3-1 há muito tempo e todos sabem que o ataque tem dificuldades de produzir gols, o que chega a ser óbvio, pois, jogar com com um atacante sozinho na frente, é evidente que não dará certo. O esquema tático tem que ser 3-5-2, 4-3-3 ou 4-4-2. Simples. Qual a necessidade do Levir complicar algo tão fácil de resolver? E tem mais: Alguns jogadores precisam ser barrados imediatamente e ele não faz nada a respeito disso, mesmo sabendo que vários torcedores querem mudanças no time.

    Em relação ao resto de seu texto, concordo com tudo.

    Sim, Magno Alves entra melhor sempre na segunda etapa. Já tem quase 41 anos, não aguenta os dois tempos. Acho que ele não deve ser titular, mas, no momento, deveria entrar nas partidas, porque já mostrou ter condições de ser útil.

    Sabemos, Julio, que nunca houve, na gestão Peter, um homem de verdade que cobrasse dos jogadores e não os desse tanta liberdade. Faltou pulso firme e mais cuidado com o departamento de futebol. Este negócio dos jogadores dizerem que estavam desligados e/ou aprenderam as lições, é papo furado. Se tivéssemos um dirigente corajoso e que entendesse de futebol, rapidamente iria cortar essa babaquice e não teria permitido ocorrer muitas outras coisas que acontecem no clube, desde 2013.

  20. Meu caro João Garcez e todos os outros amigos do blog,

    Estive ausente por um longo período por conta de falta de tempo. Mas, espiritualmente, estou sempre presente junto a voces. Como tudo que é novo na vida, a gente demora a se adaptar ao novo ambiente. este blog(novo), no início, me acusou uma certa dificuldade em acessá-lo. Espero que todos estejam bem junto a seus familiares.
    Sobre os últimos jogos do nosso FLU, não tenho muito do que falar. Ficaria muito repetitivo eu falar que a impressão que me passa é que o time não treina nunca. Sem falar que as contratações foram muito mal selecionadas. Ontem, quando me lembrei que teria jogo(lá pelas 17:15) liguei a tv. Não demorou muito para que me arrependesse. Desliguei a tv às 15:30. Não tem como ter tesão em assistir aquilo.

    Um abraço a todos!

  21. Estou de acordo com todos os torcedores que criticam estes que entram em campo ja se borrando de medo de perder o jogo. Aí fica fácil para qualquer adversário que joga contra o flu. Esse Bostafogo mesmo é um time que quando joga contra o flu vem pra cima, eles sabem que o time e covarde e vai tremer.

    Todos nós vimos isso ontem. Quando o time mesmo perdendo so jogava pra trás ate perderem a bola, ai era aquele sufoco terrível. Não sei por que quase todos os jogadores que vem pro flu jogam sem muito esforço, fazem corpo mole e não se esforçam ao extremo para que a gente consiga reverter alguns resultados. Bastava um pouquinho mais de doação de cada jogador pra gente sair vencedor da partida.

    Mas ao contrario eles se acovardam, e o medo toma de conta. Aí o resultado disso! Já tivemos muito guerreiros em campos como conca, coração valente, Euso, Romerito, e nao vou nem citar todos os guerreiros que ja passaram no nosso time. Sao muitos, mas ultimamente temos um monte de lesmas e tartarugas em que ninguém se doa nada a favor do time. Entram em campo, mas jogar com garra, isso jamais o fizeram!

    O time parece que nunca treinou junto. Os laterais nao conseguem fazer um cruzamento, centravante e os demais jogadores nao conseguem dar um chute nem uma cabeçada. Time que nao treina e nao chuta a gol também nao ganha jogo. A culpa disso e inteiramente do técnico, que parece mais uma mosca. Ele tinha mesmo era que colocar esses pernas de paus para treinar chutes a gol pelo menos umas mil vezes por dia.

  22. O time do Fluminense é de mediano para baixo, assim como quase todos os outros times deste campeonato, acima estão Palmeiras, Atlético Mineiro e talvez mais um.
    A gestão de Peter é muito ruim em relação ao futebol, não vê quem não quer, mas cada um tem a opinião que quiser.
    Dizem que ele arrumou as finanças do Clube, eu tenho minhas dúvidas, não existe transparências nas negociações, ou seriam negociatas, do Tricolor?
    O CT devemos a Pedro Antônio, que conforme divulgado, receberá tudo de volta.
    Levir foi mais um engano, em mais de seis meses no comando, ainda não tem nem um time titular, quanto mais um esquema de jogo.
    Escala mal e substitui pior ainda (esta frase eu tenho dito e lido faz tempo).
    O time do Fluminense não tem criatividade nenhuma, basta o adversário se fechar e pronto.
    Como disse Levir, tivemos maior posse de bola, isto ele está certo, ontem marquei dos 20 minutos do segundo tempo até os 30 minutos e nestes 10 minutos, a posse foi nossa em 90%, sempre em nosso campo, bola pro Gum que toca pro Henrique, este para Cícero que devolve para o Gum, que lança (um metro) para Scarpa, que devolve para o Pierre e este para o Henrique.
    Esta é a posse de bola que o Levir tanto se gaba e estávamos perdendo o jogo.
    Mais um jogo medíocre de dois times medíocres.
    FUI..

    1. E não é que concordo contigo? Viu como nem sempre precisamos ser antagonistas?
      Somente sei que ainda precisa uma faxina geral no setor de futebol do Flu… algo como uma… reengenharia?
      SSTT

    2. Pois é, rapaz
      o texto foi todo bom, até que enfim, cheguei a duvidar da autoria, pra mim era um hacker/TO.

      E o final então, foi apoteótico

      FUI…!

    3. Caro FLU/TO, com todo respeito, gostaria de lembra-lo, que logo, logo saberemos se estamos sendo enganados. Pois, assim que que o novo presidente assumir, se tiver algo errado, deve botar a boca no trombone. Mas, acho, que não teremos surpresa. Para desespero dos invejosos, tudo estará na mais completa ordem. ST

  23. Com a palavra os sabichões do blog!! afinal o cara é jogador ou ex-jogador? o ex vice entende ou não da materia? – por gentileza expliquem o que ocorre. – a bola é toda de vocês!! podem, se quiserem pedir ajuda aos universitários/confraria. fiquem tranquilos prometo que não vou rir!

    Fred e Robinho poderiam estar no Flu: Jornalista revela que Bittencourt tentou
    Rica Perrone conta, porém, que faltou dinheiro ao clube na época
    Por Redação –
    8 de setembro de 2016 8:31

    O sonho vivido pela torcida do Atlético-MG atualmente, que conta com dois dos grandes artilheiros do Brasileirão, Fred e Robinho, poderia ter sido vivido pelo Fluminense. De acordo com informações do jornalista Rica Perrone, enquanto ainda era vice-presidente de futebol do clube das Laranjeiras, Mário Bittencourt abriu negociação com o atacante revelado pelo Santos.

    1. Onivaldo,
      Com todo respeito.
      Mario Bittencourt trouxe o ex-jogador de futebol (Ronaldinho Gaúcho) para o Fluminense e deu no que todos vimos, mas não tinha dinheiro para trazer o Robinho?
      Outra coisa é que o Robinho foi levado para o Atlético pela Dryworld (é o que foi noticiado), mesma patrocinadora das camisa do Fluminense, então será que os dirigentes do Atlético, que também levaram o Fred, não administram melhor o futebol do que os nossos?

      1. Oni e FLU/TO.

        A gente está vendo o Flamengo que se reforçou bem, e sabe que a CAIXA o patrocina como a outros clubes que ela escolhe, e isso deve botar uma boa grana no caixa deles.
        Então, como esse negócio de dar dinheiro a amigos deve acabar, espera-se, a gente deve esperar que o Flu e os outros clubes façam algo para ver se a CAIXA, empresa totalmente pública, bote uma grana nos cofres deles também.
        O Flamengo estava podre de grana, mas desandou a pegar jogadores, e o time está aí correndo no meio dos quatro de cima.
        Mas eu gostaria de saber como um clube tem que fazer para receber patrocínio do governo federal limpamente, porque esses patrocínios que têm sido feitos até aqui, estão parecendo coisa de amizade entre as partes, ação entre amigos.
        Quem sabe como fazer?
        ST
        xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      2. FLU/TO, a noticia é do Rica Perrone. Penso, que isso está claro. O que gostaria de saber é: afinal o cara é jogador ou ex-jogador? – O Ronaldinho Gaúcho, não deu certo, como outros tantos jogadores não deram certo aqui no FFC, e outros times. Ex. Thiago Neves segunda passagem, Bellet.etc. Lembra do Luiz Henrique. – Nesse sentido, podemos citar o nosso treinador deu certo no galo. Mas, aqui, até então, quase 8 meses, TÁ MUITO DIFICIL. Agua e óleo rsrsr

    2. Pois é, Oni.

      Vi grande parte do jogo Atlético e Vitória, e os baianos não deram mole, partiram para cima, o jogo foi pau a pau, mas o Atlético ganhou com dois de Fred, que poderia ter feito mais dois.
      Mas, veja bem; o cara é tão desagregador, chupa sangue, que correu feito doido ali na frente e voltando até lá atrás para marcar, e todas as situações claríssimas de gol ele esteve nelas.
      E tem mais: os caras lá dizendo que ele já é uma liderança no clube, e o técnico até lhe deu uma faixa que ele usa enrolada no braço, que eu nem sei o que significa.
      ST
      mmmmmmmmmmm

      1. PC, eu vi o jogo todo! De fato, foi um bom jogo. PC, deve ser muito triste para algumas pessoas, não aceitar o sucesso alheio. Nossa, os caras devem tá numa de HORROR!! Uma vez eu li num parachoque de caminhão uma frase que vem muito oportuna. Dizia assim: A INVEJA É UMA MERDA!! – PC, isso é a sabedoria popular. ST

    3. Citar o Rica Perrone como referencia é brincadeira, o cara tá fazendo campanha pro fracassado do Bitencourt,

      o Flu trouxe varios jogadores e o Fred rifou todos, só não tá fazendo isso no Galo porque chegou depois de todos, e lá tem Diretoria profissional.

      O Fred tá jogando muito pouco, como sempre, tanto que tá no mercado pra quem quiser levar, na primeira oferta razoavel, ele vai.

      Esse Bitencourt é um oportunista de quinta categoria e o Perrone go$$$ta.

      1. Guilherme, eu prometi não rir! Acredite não estou rindo. Mas, Gui, tem uma coisa que não está batendo. Seguinte: como pode um ex-jogador ser um dos artilheiros do campeonato e do time, mesmo sendo um dos últimos a chegar? E, aquela faixa que ele usa no braço é de capitão? como pode ser um ex-jogador que foi o último a chegar já ser o capitão do time? Capaz de ser coisa desse Rica Perrone!! ST

        1. Ptz, Onivaldo.
          E você ainda dá trela para o Guilherme.
          Esta dor de corno dele não sara nunca.
          Se quiser mesmo fazer um favor para o rapaz, paga uma passagem de avião, só de ida para BH.

  24. Acho que Levir fora de campo dá o respeito que Fred dava ao time em campo, agora barrar os dois cabeças de área (Douglas e Cicero) para colocar Pierre e Edson não entendi, e outra colocar Samuel(tem que ser a ultima opção) , tendo Magno Alves, Henrique, Oswaldo , Marcos Jr (para jogar de atacante nessa ordem mesmo) foi no mínimo curioso da parte de Levir.
    O nosso time e fraco , mais mostrou ontem que não é treinado , pois o Botafogo foi mais time , e mesmo antes , a maioria dos tricolores sabia que vitória seria muito difícil.
    A barca tem que sair com os seguintes tripulantes: Jonathan , Weliton Silva , William Mateus, Giovany, Airton, Pierre, Edson, Dudu, Maranhão, Oswaldo, Samuel, Marcos Jr, Magno Alves,
    Contratar LATERAL DIREITO E ESQUERDO(Igor Julião e Leonardo reservas)
    Contratar Cabeça de área um e dois(Douglas e Marlon Freitas reservas)
    Contratar um camisa 10(Aquino reserva) Cicero reserva do meio para frente
    Contratar dois atacantes um de velocidade e centro avante(Weliton e Henrique reservas)

  25. O estádio Giulite Coutinho em Edson Passos, infelizmente, dependendo do horário e tipo de transporte utilizado, não seria para todos de fácil comparecimento. Estive lá por duas vezes, nos horários das 16:00 e 11:00. A estação de trem fica aproximadamente a cerca de 200 metros da entrada do estádio, nestes dias na volta as plataformas lotadas de torcedores e filas nas escadarias. O acesso de carro na chegada e saída mistura-se com torcedores a pé, não seria dos mais tranquilos, além da lentidão. Sem falar, que para aqueles que pretendem ter seus carros aparentemente bem guardados, teriam que desembolsar R$30,00, no estacionamento do estádio. Para mim, o mais preocupante, seria um ambiente nada amistoso que seria vivenciado atualmente na baixada, com relatos de violência aumentados, por isso, o horário influenciaria sobre o aspecto da segurança. Para quem não é da baixada fluminense, não saberia rotas mais seguras a serem utilizadas. Um sacrifício para o torcedor a ser pensado na atual conjuntura.

    Levir Culpi, continua pecando na teimosia de achar que temos laterais e meio de campo que provam ser ofensivos para serem titulares insubstituíveis.
    Chegou ao clube no dia 04 de março de 2016, em seis meses , não conseguiu ainda passar para os torcedores a certeza de que teria o elenco em suas mãos. A impressão seria de que estaria sempre em cima do muro, não se comprometendo com nada.

    1. Mauriceia, concordo com você. Não temos laterais e no meio não temos de ligação rápida, fica aquela jogo modorrento de toque para cá e toque para lá.
      Apesar de não ser fã do Levir (Alô Levir!!) acho ele muito melhor que as últimas apostas da diretoria.
      Agora é torcer para meter 3 a 0 no galo de dom fredom.

      ST

  26. O Levir está de sacanagem com o Fluminense, onde já se viu escalar um time para jogar sem sequer ter treinado com esta formação. Nós, tricolores, já estamos de saco cheio com a lentidão do Cícero, tanto na marcação quanto no apoio.
    Por que o Levir muda o time a toda hora e só o Cícero permanece intocável, se é ele o principal responsável pela nossa lenta e horrorosa saída de bola? Habilidade não é sinônimo de eficiência, precisamos de mais garra, aplicação, volume de jogo e verticalidade nas jogadas, e isto com o Cícero é impossível.
    Por que o Samuel e não o Magno Alves, se é o Magnata que tem decidido os jogos quando entra? Será que é preconceito com a idade dele?
    Saudações Tricolores!

  27. E isso sempre.
    Ninguém confia no time; “é um bando, ficará sempre nas últimas posições, com sorte pode fugir do rebaixamento, a maioria dos jogadores não tem condições nem de vestir a camisa tricolor, e que consiga os pontos necessários para se manter na primeira”; e por aí vai. Mas é só o time perder, que aparece todo mundo repetindo isso que já se sabe de cor, e parece atender ao chamado de Nelson Rodrigues – contrário – que pedia que “até os mortos saiam de suas tumbas!” para apoiar,não para esculachar.
    .
    Ora, quem sabe que o time é isso tudo de ruim, por que ficar criando expectativa de que ele possa ganhar, ou exigir que ele ganhe? Não é falta de noção?

    Nosso time é este que está aí, como tantos outros, e nele há jogadores que, saindo do Flu, entram em qualquer desses times que estão disputando a primeira, até porque temos exemplo disso, pelos vários que passaram na Laranjeiras estão bem em outros lugares. Assim, não parece que todos os jogadores sejam culpados únicos do momento instável do time.

    Mas há uma turma que vive reclamando que o presidente não compra jogadores bons para compor o time, mas vive reclamando que os atuais ganham muito dinheiro, e assim fica difícil imaginar que o clube encontre jogadores de gabarito para formar um Fluminense imbatível com o qual tantos sonham – que aceitem ganhar dez mil por mês mais sesta básica – sonho até bem ingênuo porque todos já sabem, à exaustão, que se surgir um cobra na base, ou se vier um cobra até meio desinteressado que aceite esse salário, e que se reanime no clube, logo os seus empresários aparecem.

    Então não dá para fazer ideia do que os dirigentes do futebol brasileiro possam ter para pôr em prática para que os jovens craques brasileiros, que começam a engatinhar no esporte, fiquem por aqui para melhorar o nível dos clubes e do nosso futebol, e essa rapaziada da elite possa se interessar por isso de verdade, vendo vantagens em ficar no país.

    Hoje, o time sofreu uma derrota injusta, e todos correram sem senões, e esse tipo de derrota realmente faz ódio, mas não se pode viver cassando bruxas todas as vezes que ela ocorre, até porque foi visto o desespero de todo o time nas bolas que ameaçaram o gol adversário, mas não entraram.

    O único jogador que pareceu meio travado foi o Edson, e não era para menos, pois está há muito tempo se jogar, e isso acarreta falta de ritmo mesmo, e isso tem ocorrido com outros, que ficam fora do time, e entram estranhamente num jogo difícil.

    Quanto a certos jogadores culpados e condenados pelo tribunal do blog, há um, Willian Matheus, que já é símbolo do fracasso, mas eu tenho visto esse rapaz sempre pronto a atacar pelo seu lado, e hoje ele ficava sempre além da divisória quando o Flu tinha a bola, perto o Wellington, e eu, sentado na cadeira da minha sala, o vi fazendo isso, quase como o verdadeiro ponta esquerda, e ele sempre faz isso muito, mas há alguns que reclamam que ele não sobe direito como querem, mas, da minha sala, eu o via sempre lá em cima… no ataque.
    Quanto a deixar buraco lá atrás, o técnico, que manda que ele vá à frente, é que tem que ter uma jogada pronta no seu esquema para que outro jogador cubra o espaço deixado por ele quando ataca.

    Pode-se dizer que o time ‘morreu em cima” ontem, mas nota-se como falta alguém que saiba dar um drible curto para matar uma jogada , e um cara que bote as bolas lá dentro, porque o time parece mais preparado fisicamente

    Scarpa, depois de vários escanteios contra o time, recebeu uma em que só tinha um adversário pela frente, e madurinho para ser ultrapassado, mas, por afobação, tentou tocar para o colega ao seu lado, e perdeu de ir na cara do gol. Mas poderia fazer ou não..
    .
    Quanto a esse negócio de gritar “torcidinha de merda”, de um “time de merda”, eu vejo aquelas pessoas ali em todos os jogos, vestindo a camisa tricolor, com muito repeito mudam as pessoas mas é a mesma torcida em qualquer local, e considero esses poucos torcedores que comparecem aos jogos do Flu como a elite da torcida, que riem nas horas boas, sofrem nas más, sob sol, chuva, trovoadas e o escambau, saem sacaneados com derrotas, mas no próximo jogo estarão lá, vestindo a camisa.
    É essa a verdadeira torcida de ouro, que apoia o time na boa e na podre.
    Então, a torcida de merda de um time de merda, é outra bem identificada por si mesma. .
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    1. Concordei com você em vários aspectos. Contudo quando você fala em saber que o time é ruim e ficar criando expectativas… Gostaria de lhe dizer que é disso que vive o futebol; de expectativas, se não insistirmos em torcer mesmo com esse time medíocre ( que vem de mediano). Vamos desistir de ser torcedores e sermos apenas críticos.
      Toda semana, eu reclamo e digo:
      Eu?
      Dar 60 contos prá essa merda jogar!!
      Não vou mais!
      Chega semana seguinte estou eu lá como um idiota, criando expectativas!
      Xingo WS, que nunca soube cruzar uma bola mas fiz questão de chegar o mais próximo possível dele no jogo com o Figueirense para gritar sorrindo:
      – Queimou minha língua seu filho da…
      Quando ele acertou o cruzamento na cabeça do Magno e nos livrou de mais uma decepção.
      E é disso que é feito o futebol de expectativas, alegrias e decepções.

      Também não concordo com o “torcida de merda” do coleguinha…
      Mas sem querer baixar o nível e ofender quem quer que seja. É o opinião dele. Ele se inclui nessa torcida.
      E opinião é que nem bumbum todo mundo tem. Agora dá quem quiser
      E viva a liberdade!!!

    2. Concordo com praticamente tudo. Especialmente o lateral esquerdo que tem sido MUITO injustiçado: dificilmente perde um lance no 1 contra 1; e o Wellington que é muito bom nos dribles raramente passa a bola quando ele se projeta. Se o Wellington passar a bola pra ele de vez em quando vai, inclusive, ficar mais fácil pra ele mesmo. Precisam treinar. Infelizmente parece que o Levir está no piloto automático. Renato Chaves é Titular mas não é escalado. Cícero é um bom reserva, mas nunca é barrado. Maranhão, que foi a melhor contratação do primeiro pacote não fica nem no banco. Marcos JR, que é meio maluquinho mas sabe fazer gol e se mata pelo time nem sempre é escalado. O Magnata que sempre joga bem quando entra ficou 6 jogos sem entrar. Parece o samba do crioulo doido. Ou do burro com sorte ensandecido. ST.

      1. Confere, Luiz, tudo isso aí que você diz.
        Então nós vimos o W M correr livre em condições de receber, e não lhe deram a bola em certos casos, mas que ele seja esse desastre que alguns botam na cabeça que é, isso não é verdade.
        Ele tem que ser bem entrosado com o Wellington pelo técnico, e pode criar uma grande força de ataque por aquele lado.
        Eu e tantos temos visto que o time parece mesmo não ter um esquema definido, e a turma se perde em vários momentos.
        Eu, pela minha opinião pura e simples, acho que a nossa defesa deve jogar com três zagueiros, e isso fechara´muito mais a entrada da nossa área, e vamos considerar que o time esteja numa emergência.
        ST
        ppppppppppppppppppp

    3. PC, show de bola! Assino. – Detalhe: os estagiários do Botafogo e Flamengo estão fazendo MUITO bonito. Principalmente o do Bota. Acho, que esse foi o único jogo do FFC comandado por Levir em que o adversário não foi superior no quesito chances de gols. Merecíamos uma melhor sorte. – Estou aguardando, ansioso, o post do nosso Nando Amiguinho. ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *