Marcão resgata a paz

O Fluminense teve, por ora, os aparelhos retirados. Mesmo depois de ter conquistado sete dos últimos nove pontos disputados – dez dos últimos 15 –, o time está apenas três pontos acima do Z4, o que só mostra o tamanho da encrenca em que estava metido.

O triunfo tricolor no Clássico Vovô, que custou o emprego de Barroca do lado alvinegro – pela primeira vez, venceu duas seguidas no Brasileiro –, indica que o viés da equipe de Marcão é de alta.

Nesta quarta, no duelo com o Cruzeiro, agora de Abel, em Belo Horizonte, o Flu, desfalcado dos convocados Caio Henrique e Allan, precisa ao menos manter a vantagem de cinco pontos para o concorrente direto.

O time pega depois, na sequência, os entrosados Bahia e Athletico no Maracanã e sabe que não pode mais patinar.

Com o campeonato entrando em seu terço final, novo retorno ao CTI faria da situação ainda mais dramática, e das funções vitais do enfermo, dependentes apenas da esperança.

À beira do campo, o agora efetivado Marcão, eleito também pelos jogadores, distribuiu as cartas do baralho à feição do grupo que dirige.

Com ele, o Fluminense jogará como se habituou ao longo de sete meses, com saída de bola e transições rápidas, embora, contra o Botafogo, a má atuação de Ganso tenha brecado a evolução do meio de campo.

O gol de Yony González, ainda no primeiro tempo, deu fim a seu jejum particular de 11 partidas e trouxe mais tranquilidade ao time, que foi quem teve as principais oportunidades. Já o Botafogo, sem inspiração, técnica e confiança, só ameaçou nas bolas paradas.

0 1 a 0 foi justo e fez do apertado placar o mais repetido entre as sete vitórias do Flu.

Que clama por mais “problemas” assim.

(Foto: CBF)

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

106 thoughts on “Marcão resgata a paz

  1. Bem , então, fiquemos assim.

    Como este blog é como bolsa de valores onde nego vai da euforia ao pânico e vice versa em questão de segundos, eu imagino que, se ganhar, tudo lindo e florido pelo lado de Saquarema e adjacências. Se perder (toctoctoc), aí, virão trovoada, chuvarada, relâmpago e ventania, e isso poderá varrer tudo de esperançoso que esteja na mente de alguns.

    Mas é só imaginar que o time é inferior ao que tem jogado, e que jogou a última contra o Bota, pelas duas ausências sérias que terá, e que vai pegar um adversário que está mal, mas não está morto, e, diante disso, não se pode ficar cantando e querendo vitória limpa e certa contra ele.
    Se ganhar, maravilhoso. Se trouxer um ponto, ótimo. Se perder (uga uga, buga sabuga), não poderá ser mais esculhambado do que tem sido, nem acabará a esperança em alguns. Paciência…
    (09/10)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>!!!!!!!

    1. ” Menas critica, PCA, menas ” !
      A gente daremos tudo de si para alcançar o objetivo que é ….. a vitória !
      A gente seremos vencedores, PCA !
      A gente seremos !
      E, se não der, a gente seremos perdedores, PCA !

      Assim é a roda da vida destes sofridos torcedores, PCA !
      Dentre os quais você é um destaque, PCA !
      Teje certo, PCA, teje certo disso !

      A gente venceremos !!!!!!!

      Haha !!!!!

  2. E aí, o vice-presidente de futebol (CB) tem a coragem de jantar com o Abelão, técnico adversário no jogo de hoje e que nos esnobou solenemente, quando convidado à vaga de técnico.
    É muita babação de ovo !
    Pode ser que ele já tenha (também) marcado jantar com o Fred e o TNeves, os politiqueiros.
    Resta saber se ele já jantou com algum dos técnicos do Flu. Marcão, por exemplo ?
    O Flu não merece tanta tolice.

  3. Pois é! Entrei na página do cruzeiro e é impressionante a arrogância dos caras… torcedores, jogadores, etc…
    a impressão é de que querem ganhar o jogo à qualquer custo, na marra.
    Com toda sinceridade, o Cruzeiro era um dos últimos clubes grandes brasileiros que eu nutria alguma simpatia… não mais. Tomara que caia… pelo conjunto da obra e por ter dirigentes pra lá de ‘não confiáveis’.
    Presidente Mario, abra o olho, pq senão vão pegar o Flu atrás do armário. Estão tratando esse jogo como a ‘última chance’, vão fazer de TUDO para ganhar…
    o ambiente é muito parecido com aquele jogo contra o Goiás.

    Tenho quase certeza de que as abeletes e fredetes (comandadas pelo sr. OVNI), que torcem mais para homens do que para o clube, irão torcer para o azulão.
    Vamos FLUZÃO! Contra tudo e contra todos…

    1. Kkkk Tá mal acostumado? você é ótimo! Tá vendo? agora, entende o pq, não faço parte do seu modus operandi!? Nando, esse negócio de ficar esculhambando o time, atletas e cia., só no T.G.

  4. Em alguns programas de debates esportivos ao comentarem os times que estão no Z4, eles não admitem o Cruzeiro estar nessa situação e que nunca fora rebaixado para a série B. Por lá o caos administrativo está comendo solto e parte da imprensa se cala.

    Acontece que muitos deles comentam que o Fluminense já foi rebaixado e não vem tendo um ano regular com atrasos salariais.

    Alguns desses comentaristas que parecem ter bola de cristal e sofrem de miopia, esquecem que entre o Fluminense e o Cruzeiro tem o Ceará.

    Ou seja, se o brasileiro acabasse hoje, o Fluminense não seria um dos rebaixados.

    Claro que o campeonato não acabou, mas está chegando numa fase decisiva e que o Fluminense não pode se dar ao luxo de perder partidas de forma bisonha como ocorrera no passado recente e que o VAR não o prejudique. Mesmo assim, a direção tem que ficar atenta nesse quesito, pois o que vem acontecendo em alguns jogos como foram o Cruzeiro e CSA que tiveram marcações de penalidades que ajudaram as 2 equipes a reverterem os resultados que lhes desfavoreciam na última rodada.

    É também importante o Fluminense ao sair na frente do placar, não ficar com aquela estória de administrar resultados que dá chances para o adversário reagir. Isso ficou evidente no último jogo, o que pode custar pontos preciosos ao fim do brasileiro.

    1. Querido Washington,

      Não espere simpatia da mídia esportiva brasileira. São contrários ao Flu e sempre serão. Salvo raríssimas exceções, são um bando de puxa-sacos dos times de massa e não entendem nada de futebol. Comportam-se como torcedores e não como profissionais. Zero credibilidade para esse pessoal.

      ST

  5. Jogo importantíssimo por vários motivos. Primeiro, se ganharmos, damos tchau pro Z4; segundo, quero ver o desempenho dos substitutos do Caio e Alan; terceiro, quero ver a tal da união dos jogadores com o Marcão funcionando; quarto, quer ver o João Pedro mais uma vez, antes de pedir a saída dele; quinto, quero mais que o Cruzeiro se foda de azul mesmo que tá bom pra burro!

  6. Speed, Caio Henrique e Alan, alguma coisa em comum além de jogarem pelo mesmo Clube?
    O fato de nenhum dos três terem em seu contrato um percentual de vitrine para o Fluminense ou um valor definido pelo passe com prioridade do Tricolor.
    Resumindo, provavelmente antes do final do ano já terão assinado um pré contrato com outro Clube e o Fluzão que se F…..
    Mais um, aliás três exemplos da Administração FLUSOCIO.

    1. E quem vai lucrar com essa manobra? É certo que não será o clube, mas alguém já está fazendo compras com a grana que vai entrar.

  7. Vendo o vídeo do ‘antes, durante e depois’ da vitória tricolor diante do foguim, por um momento pensei se tratar de um time que havia acabado de conquistar o campeonato mundial de clubes, e não uma simples vitória contra o botinha. É óbvio que é bom comemorar, e dá uma sensação de alívio ganhar 2 seguidas (não ganha 3 desde 2016, pqp!) e se afastar um UM POUQUINHO da ZR…
    mas achei uma euforia desmesurada. Até mesmo o nosso querido presidente estava eufórico, distribuindo abraços e beijos…
    legal presidente, mas tem que aparecer nos maus momentos também.

    Bateu uma dúvida: Estariam os jogadores e dirigentes tricolores frequentando esse espaço e fazendo uso dos maravilhosos óculos rosados?
    É melhor manter os pés no chão pq ainda falta muito, amiguinhos!

    1. Acho que os jogadores preferem a escolinha do professor Raimundo, Nando.
      Caso contrário, imagine os atacantes lendo as bobagens que escrevem no blog com relação aos nossos defensores, principalmente quando não vencemos os jogos! O JP, tirando sarro da defesa, dizendo… pô…eu, perco um montão de gols, e os manés do blog, culpando os zagueiroskkkkkkkk Calma! Agora, vem o pior…as opiniões com relação ao Fernando Dinizkkkk fala sério Nando. Amanhã…a coisa é com o Abel… já, tô, vendo o seu chilique kkkk

  8. Eu quero acreditar que o Ganso está com algum problema ffísico. Ninguém pode ser tão sem sal como ele. O Gilberto pode estar mal, ser ruim de bola, mas ele tenta!
    Eu queria ver uma reportagem com o Ganso pra que ele explicasse qual o problema dele.

  9. O jogo contra o Cruzeiro vai ter como “reforço” a presença do Abel no comando técnico onde vejo que o problema está do lado de lá e ainda contar que o Fred não vai marcar gol contra o Fluminense.

    Quem sabe também não venha a ser a noite do JP para tirar a nhaca de estar a alguns jogos sem marcar gols?

    1. Abel disse que gostou do que viu na derrota do Cruzeiro pro Goiás, e que empatar com o Inter em casa é ‘normal’… tomara que ele considere normal perder pro Flu também (rsrs)

        1. ‘sou apaixonado por esse cara’, ‘estão todos de parabéns’, ‘ninguém vai arriar a calcinha (preferida de Oni)’, ‘sou apaixonado por esse clube (qualquer um)’, etc…

    2. Estou desconfiado que o futebol de JP acabou naquele gol de bicicleta. Depois disso o cara só quer saber de baladas. Falta orientação ou uma bela temporada no banco de reservas.

      1. O ‘ problema ‘ do João Pedro começa com ‘b’ e acaba com ‘a’ e tem as letras ‘ce’ no meio. Quem nunca comeu melado quando come se lambuza meu caro. O garoto acostumado com a ” 5 x 1″ e de repente começa a ouvir ‘plim plim ‘ nos ouvidos..

        1. Mas, ….. aí a baixa de rendimento no futebol estaria justificada, não é, Pedro ?

          Porque, admitamos, que a fruta é pra lá de gostosa não há qualquer dúvida.
          O garoto deve estar se deliciando.

  10. No jogo do turno contra o Bota, o Flu dominou totalmente o primeiro tempo, e teve chances claras de meter uns três gols por baixo. Houve momentos em que os jogadores da defesa deles ficavam atordoados, olhavam uns para os outros e pareciam dizer “era sua, você que tinha que ir nele”, e foi assim mesmo.

    No início do segundo tempo, o Flu diminuiu um pouco o ritmo, mas continuou muito mais senhor das ações, e, numa dessas sacanagens do futebol, perdeu o jogo em que os analistas disseram que cada um dominou um tempo. Não vi isso, pois, depois que tomou o gol, o Flu voltou a mandar no jogo e perdeu outras chances. .

    Ontem, o jogo foi igual, até porque o time pareceu entrar com dez, e é bonito ver o Allan jogar, ele tem total intimidade com a bola, num balanço de corpo, ele tira adversários da jogada e a deixa limpa para colegas, que nem sempre conseguem fazer o que ele faz e retribuir. Mas há o problema de envergadura que ele não tem para marcar no corpo a corpo como outros podem fazer.

    Pela minha ótica, o Yuri deve entrar nesse meio-campo, ficando ali por perto, e podendo até dar mais liberdade ao Allan, pois o Daniel não tem biotipo de marcador também, e ajudando a fechar um buraco que está ficando na nossa intermediária em que inimigos têm chegado na meia-lua sem combate.

    Ganso não disputa no pau a pau, não corre com a bola na frente, não dribla, não chuta de fora da área, e, do seu rosto, não jorra uma gota de suor. Lamentavelmente, este é um problema que pode atrapalhar o Marcão se a chefia deixar para ele resolver sozinho.

    No mais, se alguém quer que o goleiro e os zagueiros chutem todas as bolas que caiam lá atrás para o lado adversário do jeito que venham, sem esse negócio toques para trabalhar entre eles e com a turma do meio-campo, será “ótimo”, porque, em vez de três meios-campo, o técnico bota mais três zagueiros para fazer isso melhor e acabam os toques que assustam tanto. Não fica bom?
    ((07/10)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

  11. WN no lugar do nenê ou do falso 10 o time não ficaria mais veloz?
    Orinho na lateral e o CH no meio não ficaria melhor? Na hora do tiro de meta, se o goleiro der uma bicuda, não correríamos menos riscos?
    Porque o Marcão mexe tarde no time?
    Esse Fluminense só me faz fazer perguntas, não consigo entender certas coisas no clube. O que aconteceu com o MP? O moleque agora é preterido pelo Guilherme? O Digão será titular até quando?
    Callegari, Evanilson, André, Wallace, Luiz Fernando, Zé Ricardo, Miguel. Alguns moleque desses daria uma rejuvenescida no elenco e muita correria. Mas o FLU é um galinheiro que só serve pra vender os ovos antes de virar galo.

  12. Ontem um comentarista da ESPN disse que é uma tremenda sacanagem tirar jogadores que estão lutando contra o rebaixamento, para amistosos dessa porcaria de selixão brasileira (que praticamente ninguém mais liga). Se referiu principalmente às perdas financeiras que um time sofre caindo para a série B (principalmente a partir do ano que vem).
    E… falando sobre os próximos jogos, acho bom o Fluminense ficar de olhos bem abertos… o pênalti marcado para o Cruzeiro sábado foi vergonhoso. Muita atenção com essa porcaria de VAR.

    FORA PH Cágado… é um mero espectador com visão privilegiada, que me perdoem as gansetes.

    Escalaria o time com Muriel, Julião, Nino, Claro e Orinho; Yuri, Dodi, Daniel(zinho) e Nenê; Yoni e JP (outro que tá merecendo banco também, pq não vem jogando rigorosamente NADA.
    Tirando Muriel e Allan, os demais jogadores são substituíveis… não tem mais nenhum ‘imprescindível’.

    1. No jogo do CSA x Avai, o penâlti marcado pelo Daronco que culminou no segundo gol do time alagoano foi para lá de escandaloso Nando.

      E vez ou outra vai favorecendo diretamente as equipes que o Fluminense tem em seu calcanhar contra o Z4.

      ST.

      1. Se eu lhe contar que a CBF concordou que o Rehnier do Fla só se apresente NO DIA DO JOGO, você vai se rasgar de raiva, não ?
        Eu também fiquei furioso quando li isso na imprensa.
        Mas, ….. o jogo é este, meu caro Tinho !
        São crápulas.
        Como MUITOS que habitam o mundo da politica.

  13. O Marcão tem que ficar de olho no Digão e no Gilberto e preparar Frazan(ou Claro) e Julião para virarem titulares e Orinho para se preparar para assumir a lateral esquerda e ganhar o Caio Henrique no meio. De cara tem que botar Gonzales, Nem, Allan e Daniel treinar finalização. E tem que deixar o Agenor e o Marcos Felipe prontos para uma eventual ausência do Muriel. Como a CBF é, não estranharia a convocação do irmão do goleiro da seleção para um amistoso sem vergonha para a a federação faturar uns trocados.

    1. “tem que ficar de olho no Digão e no Gilberto…”

      é isso que eu chamo ‘rasgar dinheiro’
      pagar o salario dos dois aí, e ainda pagar um tecnico pra ficar de olho nos dois perebas

      é nóis no fundo do poço cavado pelos flusocios, PQP

  14. ” Fluminense sobrevive às falhas defensivas e vence com brilho de contestados “.

    Vejam a estupidez desta manchete do site Globoesporte.
    A defesa não cometeu falhas gritantes e tampouco os ‘contestados’ brilharam tanto assim. Penso eu !
    Ganso jogou (?) mal como sempre, Gilberto abriu avenida às suas costas …. como sempre, e João Pedro deixou seu futebol na Europa, como tem acontecido ultimamente.
    Well Nem tem medo de chances de gol. Treme ….. e perde o lance bizonhamente.
    Em suma, o time foi mais seguro na defesa do que vinha apresentando com o ” Mágico de OZ “.
    O meio – Allan, Daniel e Nenê jogou muita bola, por si e pelo Ganso, que ficava olhando, olhando !!!!!
    Em suma, o Fluminense venceu com suas mazelas habituais, exceto quanto ao ‘técnico’ que se foi.
    Esta foi a grande diferença : o técnico turrão que embolava todo o ambiente tático escafedeu-se.
    E entrou em seu lugar uma pessoa séria, que jogou bola e conhece o clube. E isso é o que basta.

    Mas, …. o que esperar da organização ” GloboFla ” ?
    Pura estupidez ! Isso é o que se pode esperar ‘daquilo’.

    1. “Sempre estive em alto nível”, diz Guilherme sobre treinamentos no Flu

      Esse Guilherme aí, é fake.

      Contratação padrão AbadFlusocio.
      Nem o Mundin defende.

      1. Vai ver que ele mora em um 20º andar !
        Agora, falando sério, na época do Atlético Mineiro ele jogava MUIIIIIIITO !
        Veloz, técnico e goleador.
        Não sei o que houve com o gajo, Guilherme.
        Pode ser a extrema dependência do desempenho físico, que com a idade …. já viu, né ?

  15. Também me assusta essa troca de passes em nossa intermediaria e próximo ao nosso gol, porém ela poderia surtir efeito, digo poderia se após a transição, a jogada fosse feita em velocidade.
    Observando uma dessas jogadas ontem, o Fluminense foi pressionado por quatro jogadores do Botafogo e saiu com a bola limpa, deixando os quatro para trás, porém a bola caiu no pé do Caio Henrique que não soube aproveitar o espaço deixado e não acelerou o lance permitindo a recuperação dos botafoguenses.
    Não sei se porque ele é ruim mesmo (explico mais abaixo) ou porque os outros jogadores não acompanharam o lance, ficando o mesmo sem opção a não ser retardar a jogada.
    Sobre Caio Henrique, é um jogador que se apresenta e já demonstrou ter futebol, mas ultimamente vem errando tudo, não sabe chutar e dificilmente faz um cruzamento, sempre devolve a bola para um jogador mais atrás, além de deixar uma Avenida a suas costas, estilo Gilberto..
    Não vai jogar contra o Cruzeiro e é uma boa oportunidade de ver o lateral Orinho, quem sabe não surpreende e então o Caio volta a sua posição de origem.
    ST.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *