Marcão resgata a paz

O Fluminense teve, por ora, os aparelhos retirados. Mesmo depois de ter conquistado sete dos últimos nove pontos disputados – dez dos últimos 15 –, o time está apenas três pontos acima do Z4, o que só mostra o tamanho da encrenca em que estava metido.

O triunfo tricolor no Clássico Vovô, que custou o emprego de Barroca do lado alvinegro – pela primeira vez, venceu duas seguidas no Brasileiro –, indica que o viés da equipe de Marcão é de alta.

Nesta quarta, no duelo com o Cruzeiro, agora de Abel, em Belo Horizonte, o Flu, desfalcado dos convocados Caio Henrique e Allan, precisa ao menos manter a vantagem de cinco pontos para o concorrente direto.

O time pega depois, na sequência, os entrosados Bahia e Athletico no Maracanã e sabe que não pode mais patinar.

Com o campeonato entrando em seu terço final, novo retorno ao CTI faria da situação ainda mais dramática, e das funções vitais do enfermo, dependentes apenas da esperança.

À beira do campo, o agora efetivado Marcão, eleito também pelos jogadores, distribuiu as cartas do baralho à feição do grupo que dirige.

Com ele, o Fluminense jogará como se habituou ao longo de sete meses, com saída de bola e transições rápidas, embora, contra o Botafogo, a má atuação de Ganso tenha brecado a evolução do meio de campo.

O gol de Yony González, ainda no primeiro tempo, deu fim a seu jejum particular de 11 partidas e trouxe mais tranquilidade ao time, que foi quem teve as principais oportunidades. Já o Botafogo, sem inspiração, técnica e confiança, só ameaçou nas bolas paradas.

0 1 a 0 foi justo e fez do apertado placar o mais repetido entre as sete vitórias do Flu.

Que clama por mais “problemas” assim.

(Foto: CBF)

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

106 thoughts on “Marcão resgata a paz

  1. uma boa atuaçao no primeiro tempo por sorte fizemos o gol na frente mais uma vez que nos deu tranquilidade, no segundo caimos de produçao e recuamos muito mesmo assim poderiamos matar o jogo nos contra-ataques mas infelizmente nossos atacantes sao muito dispersivos, o w. nem parece que tem pe torto ,perdeu um gol de bobeira novamente como em outros jogos.
    nao sei se so eu tenha esta impressao como esse lateral Caio Henrique erra passes, Joao Pedro ta muito mal apesar de estar correndo muito , Ganso tava morto e demorou a sair, Nene e outro que virou pereba ate escanteio o cara bate errado,Gilberto a mesma bosta de sempre apesar do lançamento para o gol, juliao que entrou em seu lugar deu a sua entregada naquele lance da cabeçada que Muriel nos salvou.
    Quanto ao botinha, time pior que o nosso ,jogou no estilo que muitos defendem aqui ou seja bumba-meu-boi e rifaçao aerea, o simpatico Barroca dançou “mas tava tirando leite da pedra” como diriam os admiradores do Abelanta,
    Vamos pegar a raposa no desespero, garfaram o Inter la, abra o olho diretoria!
    Apesar da boa vitoria , eu nao me iludo mais com as atuaçoes de Gilberto, Juliao, Joao Pedro, Ganso e Nene.
    Ganso coisa nenhuma, AVE MARCAO !

  2. Pois é!
    O primeiro parágrafo da coluna do João diz bem o tamanho da enrascada em que o Fluminense havia se metido, e como é difícil sair do atoleiro em um campeonato tão equilibrado e nivelado (por baixo) como esse… 10 pontos em 5 jogos (complicados) e, mesmo assim, o time ainda está numa zona muito perigosa. O matemático Tristão gracinha (outro lunático que deve ter vindo do espaço), já chegou a dar 78% de chances de rebaixamento ao Flu… basta ganhar 2 jogos que essa possibilidade cai em mais de 50 pontos.
    Pelo menos no jogo de ontem, o time deu uma ‘espantada’ na síndrome de Robin Hood, … mas não caiamos na armadilha dos usuários de óculos rosados que, a qualquer vitória, soltam fogos, confetes e serpentinas.
    O caminho ainda é muito longo e, esses jogos de 6 pontos serão importantíssimos para afastar de vez a briga pelo rebaixamento.

    Mesmo com essas boas últimas vitórias, assim como o lúcido e sensato Tim Maia, eu não me iludo muito com Gilberto medonho, Digão desastrado, Ganso lesma, as ‘viúvas’ do Diniz, que dizem que quando o time ganha é por causa dele e quando perde é por causa do treinador atual (´raciocínio ‘brilhante’) e a dupla dinâmica que entende muito de trico e dominó, mas não entende rigorosamente NADA de futebol.

    1. Pois é, e pois é.

      O clube está abarrotado de dinheiro para trazer qualquer grande jogador para Laranjeiras, e pode mandar Gilberto, Digão, Nino, e outros tantos embora para atender pedidos da torcida apaixonada, o “maior patrimônio” do clube.

      Eu vejo tanta gente que se enquadra no raciocínio do Maradona querendo escalar e barrar jogadores. Não é assim, não, “turminha”.

      Mas, você é mais um que foi aluno ruim de História. nunca soube diferenciar as cartas de Dom João I das de Dom João II.
      (07/10)
      ururururururururururururururururrurorororororororororororororerererererererererererere:

      1. Pois é PCA, graças aos torcedores ‘críticos’ que vcs tanto criticam, conseguimos conquistar 10 pontos em 15 e, finalmente, 2 vitórias seguidas…
        se dependesse da vontade das Alices, Pollyanas, usuários de óculos rosados e habitantes do país das maravilhas que acham que futebol é um espetáculo de balé, teríamos o professor Pardal ainda no comando, o time teria conquistado no máximo 2 pontos nesses 5 jogos e estaria num honroso 18º lugar.
        Acorda, amiguinho… pare de andar com o disco voador, ou pelo menos pare de assistir jogos com essa droga de óculos rosados.

        1. KKK Nando, deixa de ser bobão! Cadê os torcedores críticos? sua bola de cristal é do Paraguai. O pessoal do São Paulo não conhece futebol, quem conhece é você Nando? deixa de ser cri cri aceita que dói menos…vamos ver o q vai acontecer no jogo da volta em sampa! Já tô até vendo o seu chilique…rsrsrs

          1. Pois é Oni! Estou ansioso para esse confronto. Aposto que vcs Alices vão torcer pro São Paulo, só para virem aqui e dizer:
            – Viram!? Isso sim é treinador. Quem homem espetacular. Volta pra sua ‘casa’, Diniz meu querido…

            Sai dessa, cara kkkkkkkkkkkkkk

            1. Nando, na moral, vou torcer como sempre para o Fluminense! Todavia, não nego, derrota para Abel e Diniz… Vcs vão ter que engolir by Zagalo. rsrs

    2. Não seja maldoso, Nando, o Fluminense não venceu pq tem ataque cardíaco. O centro avante JP faz gol de caju em caju.

  3. Na atual conjuntura, caro Amaury, me darei por satisfeito de distanciar da zona maldita. Mas se vier a Sula de quebra, não será, é claro, nada mal!

    ST

  4. Bora amassar o time de Abel. Contra o Cruzeiro é aquele tal jogo que valem 6 pontos. A sorte voltou a sorrir para nosso lado. Pegamos um Grêmio focado na Libertadores e fizemos a nossa parte. Agora o Botafogo. Renascemos das cinzas. Ganhamos confiança. Fechamos com Marcão. Lutaremos até o fim!

  5. STT.

    Vencemos mais uma com o estilo Diniz de jogar, a segunda seguida acontecendo pela primeira vez. Podem espernear, podem esbravejar, podem criticar, mas atualmente é a melhor tática de jogo, ficamos com a bola dominando o jogo. No tempo do Diniz, ficávamos com a bola dominávamos o jogo, perdendo gols em cima de gols, levávamos dois ou três ataques e … Perdíamos o jogo. Hoje o sistema defensivo está funcionando melhor, o calcanhar de Aquiles do Diniz, e estamos fazendo os gols. Deveremos vencer na quarta, perder para o Abel, vai ganhar de quem? Ave Muriel, “the wall”.

    Saudações Tricolores.

    1. Agora veja você, Franco.
      O Fluzão venceu um clássico !
      Folgou o ‘aperto’ da corda no pescoço !
      Você – com todo respeito – faz um comentário de 6 linhas em que cita por 3 vezes o nome do demitido, que não ganhava de ninguém e nos deixou na zona de rebaixamento, com 32%.
      E não fala uma vez sequer do Marcão, que mudou a cara do time.
      Com todo respeito, Franco, tira o ‘homem’ da cabeça, tira !

      1. Não mudou, Amaury, aperfeiçoou. Alias, o gol saiu depois de uma performance de 15 passes, do goleiro até a cabeçada vencedora do Yoni. É uma resposta aqueles que não gostam de passes trocados pela defesa. Quando ultrapassa a marcação adiantada é perigo eminente de gol.

        Abraços.

  6. Ótima semana com uma espetacular vitória, raça e nem precisamos tanto da sorte. Ainda com a corda no pescoço mas com ela mais folgada.

  7. Em determinados momentos da partida, os jogadores do sistema defensivo do Fluminense insistem naquela jogada de ficar trocando passes na defesa chamando o adversário.

    É o tipo de jogada que já custou alguns pontos para o Fluminense e que nem deveria ser tentado executar dada a qualidade técnica dos jogadores nesse setor.

    O Marcão tem é que alertar para que a equipe jogue o feijão com arroz, pois pegar uma equipe com jogadores velozes, toma essa bola e pode deixar o Fluminense na pior dentro da partida.

    1. Caro Washington, espero que não queiram ficar homenageando o ex-técnico encantador de torcida.
      Ontem fui a um show no Morumbi, a conversa com os tricolores locais é de que vai ser com sofrimento para eles, não gostam também deste estilo de jogo de toquinhos desnecessários. No sábado teve ensaio de vaia….
      Agora é foco 1000% no jogo contra o Cruzeiro, tem que jogar como final de LA.
      ST

      1. Sim Andrei, o SP quase que deixou escapar a vitória diante do Fortaleza.

        E se o Fluminense entrar em campo no jogo que vai ser no Morumbi com o foco na vitória mesmo por goleada de 1 x 0, vai estar de bom tamanho Andrei para desbancar a turma do Houdine.

  8. Excelente vitória do Flu ! Ganhar é sempre muito bom e o time precisava voltar a vencer clássicos. A defesa levou alguns sustos, mas creio que dê para corrigi-los com o decorrer do trabalho do Marcão. Ele tem a vantagem de estar desde o início do ano no clube e conhece tudo que aconteceu ao longo desses meses, passando pelo Diniz até a demissão do Oswaldo. Conhece o que deu certo e, principalmente, o que deu errado e como as coisas repercutiram lá dentro. Tem o meu voto de confiança.

    No meio da semana teremos a nossa final de Copa diante do adversário direto e mais difícil (Cruzeiro). Jogo decisivo para as nossas pretensões de permanência na série A, o famoso jogo de 6 pontos. A defesa tem que estar muito atenta e o ataque não pode perder as oportunidades que surgirem. Não há margem para erro. Tenho visto que, desde a demissão do ultrapassado ex-treinador, o time virou a chave em termos de postura dentro do campo. Tem corrido mais e buscado criar mais chances de gol, isso é muito bem vindo. Que diante da rapoza isso se repita e nós voltemos de BH com mais 3 pontos na nossa bagagem. Avante Flu !

  9. O Fluminense vence um jogo importante, mas ainda peca em perder gols que fazem falta.

    Caso tivesse convertido mais um, ultrapassava o Fortaleza na tabela.

    De toda a forma, não pode dar esse mole para o Cruzeiro que vai entrar desesperado e o Fluminense saindo na frente do placar, mais pressionados eles ficarão com a torcida cobrando a reação.

    E será mais outra partida importante para o Fluminense contra um adversário direto contra o rebaixamento.

    É também um jogo de afirmação para o Fluminense buscar reagir no brasileiro.

  10. Valeu pelos 3 pontos. E pelo jeito vai ser assim mesmo até o fim. Sem um lateral esquerdo de ofício em sua posição, Nenê jogando os 90 minutos e prendendo a bola. O Ganso eu já nem sei mais o que falar desse cara. E com Digão e Gilberto com muita oração. Será que ninguém consegue fazer esse time jogar em velocidade?
    O nenê puxando contra ataque me da vontade de rir. Se a gente não cair, vai ser na camisa. Não vai ser esses Perebas e muito menos um estagiário de técnico.
    Muito preocupado com o flaxflu. Os cara tem um bruxo de treinador e um excelente time.
    O time saindo tocando de dentro da nossa área é bizarro. Meu sonho é ver a gente jogar igual o Atlético PR. Da gosto de ver o futebol dos cara.

    1. Preocupa não Rodrigo, mais uma vez o Fluminense vai ser “beneficiado”. O Flamengo joga com o Flu no domingo, e na quarta-feira seguinte, fará o jogo de volta pela liberta contra o Grêmio – deve poupar alguém, além de estarem com o pensamento voltado para esse jogo – se ganharem, irão pra final.
      Foi assim contra Internacional, Corinthians, Grêmio e agora Flamengo. Quem sabe não sairá mais uma vitória!!!!

    2. Eu acho que o Fluzão deveria fazer um exame de fezes no Gilberto,
      pô, esse lateral da Fiorentina deve estar infestado,
      vai ser ruim assim lá do lado do Digão,
      PQP

  11. Concordo inteiramente, Souza… é inacreditável que ganso seja tão ‘endeusado’. Parece uma lesma com cãibras… não faz absolutamente nada.

    1. Ganso, é um dos Deuses do futebol, Nando. Lembra Ademir da Guia, faz a bola correr, conhece os caminhos e atalhos dos campos de futebol!
      Ganso é pop, Ganso é genial, Ganso é gênio. Tem que colocar os óculos amiguinho! De qualquer cor…

      1. O comentário não é para justificar o Ganso, o Daniel ou o Nenê, o que eu quis dizer é que enquanto o Fluminense tiver seus atacantes sem qualquer movimentação não será possível um passe “mágico”.
        Essa falta de deslocamentos e procura de espaços é, no meu entendimento, causada pela pobreza técnica do nosso atual treinador (dos anteriores também) e, principalmente, pelo medo dos atacantes de receberem passes em ótimas condições de marcarem gols e perderem.
        Aparentemente preferem estar sempre próximos de um defensor para evitar este risco.
        Dessa forma nem o Messi conseguiria o teu “passe decisivo”.
        Se os atacantes não querem o passe, não há milagre.

  12. Acho que já está na hora do Nem entrar no lugar do João Pedro.
    Muito mais ofensivo e rápido.
    Se apresenta mais para ser opção de último passe o para iniciar contra-ataque.
    Com ele em campo possivelmente Ganso vai aparecer mais porque terá alguém para enfiar bola, coisa que na escalação atual não existe.
    Ficou muito tempo parado e está perdendo gols por afobação.
    Me parece que se for efetivado e ganhar confiança vai ser muito útil, de novo.

  13. Ironia do destino, nada mais Fernando Diniz que o time do Marcão. HAHAHAHAHA!

    Se é que o time é mesmo do Marcão.

    Já me acostumei com essa pererebada do Fluminense.

    Digão e Gilberto que são a essência da burrice.

    Nenê e João Pedro que não jogam coletivamente e não tocam a bola para ninguém.

    Aliás, desde que João Pedro começou a namorar a teen Mel, seu futebol ficou em algum lugar do Projac.

    Substituições ruins do Marcão. Um time que sai da defesa trocando bola de pé em pé não combina com ferrolho defensivo para explorar contra-ataque, com um magro placar de 1 a 0 a favor.

    Ao alterar as duas peças do meio-campo com melhor toque de bola, Ganso e Daniel, colocando atacantes, (nada mais do que a fórmula dos treineiros brasileiros desatualizados) passamos a perder tudo na meia-cancha e só não sofremos o empate porque o time do Botafogo hoje é uma bagunça.

    Se alguém podia ter saído, este seria o Ganso, mas o certo teria sido colocar alguém da posição só que com mais fôlego, não atacantes.

    Nenê, como sempre pouco produtivo, não sai do time e Marcos Paulo parece ter sobrado na panela.

    Mas como disse no início, é com essa legião de problemas e limitações que teremos que fugir da tragédia.

    Achei o time razoavelmente organizado no primeiro tempo e bagunçado depois das substituições.

    Ainda assim criamos muito mais chances e merecemos a vitória.

    Se tivermos que permanecer na Série A terá de ser desse jeito : aos trancos e barrancos.

    Que assim seja.

    ST

  14. Na época do encantador da imprensa e de alguns torcedores: 15 jogos, 45 pontos disputados, 12 pontos obtidos, rendimento 26,6%.
    Após o encantador: 8 jogos, 24 pontos disputados, 13 pontos obtidos, rendimento 54,2%.
    Conclusão: em 8 jogos o Fluminense obteve mais pontos que nos 15 jogos em que o encantador foi o “técnico”.
    Os encantados podem continuar odiando os resultadistas. A caravana passa!

    1. Mas tem gente acha que o mérito é do Pardal kkkkk
      são teimosos, jamais irão dar o braço à torcer.
      Graças ao simplistas, aos resultadistas, aos ‘sofismistas’ sei lá…o Fluminense mais q dobrou os pontos q o cientista conseguiu em 15 jogos, em apenas 8.
      Vou torcer muito pro professor Pardal, já q o São Paulo vai pegar vários ‘adversários diretos’, mas ontem, quase complicou novamente um jogo fácil.
      Vamos FLUZÃO! Agora sim, vale a pena assistir…

      1. “Nando, Saquarema • um dia atrás • edited
        Preocupante essa escalação do Fluminense para o jogo de domingo…parece um time de peladas em q o suposto treineiro não manda rigorosamente NADA.
        A manutenção do Gilberto, q vive a pior fase da sua carreira, e a volta desse horror que é o atual Digão (ainda mais como capitão) nos faz ter a certeza absoluta de que Marcão é um fantoche, uma marionete nas mãos desses caras. Não sei não…”

        Pois é.
        Foi, por acaso, o amiguinho que disse isto ontem?
        É a antítese personificada do torcedor do Flu.
        Ó pobre torcedor atormentado, oscilante!
        (06/10)
        +-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-

        1. Ué??? Mas o que tem a ver o sul com as calças? Continuo achando q Gilberto está numa fase horrível e Digão é horrível naturalmente…e pode acrescentar Gansono, essa enganação q só joga por causa do nome.
          O que eu quis dizer é que basta fazer o básico que o time sai do atoleiro q o Pardal colocou.
          Tivesse qualquer pessoa (qualquer um mesmo) desde o início do campeonato, e o time teria vencido Goiás, CSA e outros…mas foram colocar um cientista fazendo experiências…

        2. Hahaha – PCA, esse cara é o nosso incorrigível amiguinho Nando, também conhecido por pai Nando de Saquarema. Tá mais perdido que cego em tiroteio; mais por fora que bunda de índio… Mas nós gostamos dele.

      2. Você chamou o simpático Marcão de fantoche! Portanto, o mérito é do Diniz.
        Ah, só perdemos tempo com o OO. Mesmo com o ataque cardíaco, comandado pelo JP (centro avante com produção de ano bissexto) mesmo assim, o Diniz fez o time jogar bonito! O problema do Fluminense é o seu ataque. Pedro, Yony, JP, Luciano e Everaldo disperdicaram mais de 30 oportunidades claras de gols, inclusive, pênalti.
        Avisa ao Rodrigo Guaratiba, que o último Flu x Fla foi empate e o OO já foi embora…Eu, sou mais Fluminense.
        Diz aí… já comeu ovo de ganso?

  15. Bom primeiro tempo, time bem posicionado e preenchendo todos os espaços do campo.
    Segundo tempo recuou demais e abriu espaços, apesar de ser neste tempo que tivemos as duas chances de matar o jogo, com Alan e Nem.
    Achei as substituições equivocadas e demoradas.
    O importante é que ganhamos e vi melhoras no time, o que me anima.
    Três pontos importantíssimos e que nos dão uma certa tranquilidade para o jogo contra o Cruzeiro.
    João Pedro merecendo banco, Speed voltando a jogar bola e sim, nós temos goleiro.
    ST.

  16. Eta incompetência pra matar o jogo!
    W Pé de Alface Nem… Todos os jogos perde gols feitos! Do que adianta colocá-lo?
    Marcão fez a primeira substituição errada, pois esse Guilherme é uma merda!
    Por que não por o Orinho e testar o Caio no lugar do Daniel?
    Nossa sorte na vida se chama MURIEL. Não fosse ele já estaríamos na série C !
    Mas foi uma boa vitoria: mais três pontos, mais distante do Z4.
    Se ganharmos do Cruzeiro, entramos na zona da Sula!

    1. O W Nem assim que surgiu no Fluminense após passagem pelo Figueirense sempre teve a finalização ao gol como seu ponto fraco onde seu forte era a velocidade para abrir a defesa adversária.

      E vemos que no futebol ucraniano não corrigiu essa deficiência.

      Ainda assim vamos ver se ele ajuda o time com sua velocidade e a chance de gol seja mais clara para o Fluminense.

      ST

  17. Sentado na arquibancada do Morumbi esperando show do iron maiden e acompanhando o placar.
    Ótima vitória, sei lá se jogou bem ou mal, não importa.
    Mais 3 pontinhos!.
    Vamos pro Rock agora!
    ST

  18. É claro que tem um acórdão entre Marcão e jogadores. Mas não sabia que o JPedro faz parte desse grupo. Que jogador estúpido.
    WNem perde um gol que só os incompetentes conseguem, e a culpa será do técnico. Como era antes.

  19. Fez o gol e recuou , se, pelo menos, usa-se o contra ataque mas o time joga com preguiça.
    E o Ganso?
    Craque do time. Gostaria de assistir um exame de sangue desse cara. Seringa vazia com certeza..

  20. É impressionante como o Fluminense tem um jogador inoperante, que não serve pra absolutamente NADA. O q faz Gansono em campo… além de agradar as gansetes?
    Com bebê e Gansoneca em campo, é questão de tempo pro fogão virar.

  21. Hoje, tivemos que torcer para o mengão dar um sacode na chape e…..percebi que não é tão ruim assim torcer pelo mengão.

    STR

  22. Hola Tricolores,
    E efetivamente tem início a “era Marcão”. O grupo tem que correr por ele, MAS ele também tem que se ajudar, não pode ser um kamikaze às cegas e que teria como causa a camaradagem. TEM que sacar do time quem está mal (alguns até mesmo já admitiram/confessaram que não estão bem); sem embargo ele nos vem com uma escalação dessas. A ver, a ver, nos resta torcer gente!
    ST

  23. Caros,

    Ainda me lembro no final do campeonato carioca de 2002 boicotado pela Globo, quando o Ximbica disse: “pelo menos continuamos com dois campeonatos a frente deles (o Flamengo)”. De lá pra cá todos conhecem a sequência de roubos de suas excelências – os juízes da federação – e a proporcional omissão das direções em peitar os Caixas D’águas, Rubinhos, etc., pois os donos do nosso futebol – Globo e o empresariado paulista – já começavam a definir o Brasileiro como “o campeonato” e o resto que se dane.

    Poizé… tanto se danou que hoje amargamos uma freguesia com Flamengo e Vasco. E só neste ano, na era Dinis – o “melhor técnico” do Brasil que tem também os piores resultados – uma única e magérrima vitória em clássicos regionais.

    Vamos torcer que hoje recomecemos uma trilha virtuosa de vitórias contra aqueles que são os nossos rivais originais.

    SDs T

    1. Infelizmente Carlos, depois que a Fluócio tomou o poder, o Fluminense perdeu sua hegemonia no RJ inclusive sua representividade na FERJ o que vai demorar a se reverter esse quadro.

      ST.

  24. Não sei se todos já notaram o racha que surge na diretoria do Flu : CB vs. MG e Angioni.
    Em todas as decisões importantes o CB tem se colocado em posição oposta à de Mário e Angioni.
    Como consequência, acaba prevalecendo a opinião do Presidente e de seu (do CB) Diretor de Futebol.
    O que significa que o CB acaba sofrendo um bypass, ficando fora da decisão.
    Depois, ameaçadoramente, programa um ‘jantar’ com um executivo do futebol concorrente do Angioni.
    Chega às raias do patético, o jogo de psicologia infantil promovido pelos três.
    Na minha opinião, o CB vaza do Flu não demora muito.
    Até porque quando consegue atuar só faz lambança.

  25. Na torcida por mais 3 pontinhos, ainda mais com os resultados até o momento.
    Espero que hoje o Flu não ressuscite o foguim.
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *