Herdeiros da emoção

Justamente quando Fernando Diniz conseguiu repetir a mesma formação por três partidas, o Fluminense emplacou a terceira vitória seguida na temporada, e jogando muita bola — desta vez, no Clássico Vovô.

Contra o Corinthians, sábado que vem, o festejado técnico tricolor já não poderá escalar o mesmo time, porque Nonato foi suspenso pelo terceiro amarelo e Luiz Henrique, depois de ter se despedido do Maracanã na quinta, fez agora seu último jogo pelo Flu (120), no Engenhão.

Como forma de homenagem a ambos, a joia de Xerém jogou, às costas, com o nome de Chico Guanabara, torcedor pioneiro do Fluminense.

O capoeirista negro, por sinal, dá nome a uma série documental extraordinária na Flu TV. “Herdeiros de Chico Guanabara”, de Dhaniel Cohen e Leandro Carvalho, é de uma preciosidade ímpar e valor histórico inquestionável. Se você ainda não viu, está perdendo.

Quem também anda perdendo — e muito — é o Botafogo, no mais antigo clássico do País: só nos últimos 12 confrontos, foram oito reveses e três empates — e, quando ganhou uma, foi o Flu quem avançou à decisão do Estadual.

Naquela semifinal, há três meses, Arias também foi o protagonista da primeira partida, ao marcar o gol da vitória no jogo de ida, no Engenhão. Já nesta, o meia colombiano foi além e sobrou, sendo eleito, por isso, o craque do jogo, pela equipe da TV.

Voaram ainda Nonato e Manoel, autor do bonito gol da vitória tricolor, depois de limpar a jogada, com calma, e finalizar com força, no alto, para estufar a rede de Gatito e fazer justiça ao amplo domínio tricolor no clássico — àquela altura, a nove minutos do fim, com 74% de posse de bola.

Com 21 pontos, o Flu se manteve no G6 do Brasileirão e, jogando o fino, não vem perdendo a viagem — a despeito da tentativa, por vândalos da torcida alvinegra, de frustrá-los, tacando pedra no ônibus do Fluminense quando este entrava no estádio.

Mas quem perdeu a viagem mesmo foi El Toro Erison, numa disputa de bola com Ganso. O meia tricolor, com um toque sutil, fez a bola parecer de isopor ao encobrir o atacante do Botafogo com um balão que lhe fez reacender a saudade do banco, onde estava havia pouco.

Luiz Henrique e Fred. Dupla tricolor em breve será saudade. Foto: Alexandre Loureiro / Reuters

E de onde não saiu Fred, pelo terceiro jogo seguido — mas, ainda assim, pé-quente, porque o time só ganhou desde que voltou aos treinos e a ser relacionado.

A duas partidas do fim da carreira, Fred parece estar curtindo cada minuto dos jogos, da atmosfera dos estádios e do carinho da torcida. O ídolo tricolor se despedirá oficialmente do futebol no próximo dia 9, diante do Ceará, no Maracanã.

E a torcida, que mal se despediu de Luiz Henrique, que se vire agora para suportar também a retirada definitiva de seu maior ídolo da história recente.

O primeiro semestre do Flu não caberia num livro.

121 thoughts on “Herdeiros da emoção

  1. O ponto, o foco do comentário era a falha do goleiro, ridícula, entregando um gol em jogo internacional, pela Libertadores.
    O adversário era o Olimpia, e não o citado Guarani, também paraguaio.
    O nome do adversário era irrelevante..
    Satisfeito, senhor ?

    1. Falhou também o árbitro quando anulou gol legítimo do David Brás; falhou tbm o André, qdo aos 42 do segundo tempo, placar favorável, com a bola dominada arrancou desesperadamente para o ataque, levando o Cris, q foi ajudar o André errou o passe, a bola foi nas costas do Cris e gol dos caras. Ah, errou tbm o Biel, cara a cara com o goleiro perdeu o gol. Como ver, culpar apenas o Fábio, não é ajusto e não ficamos satisfeitos.

  2. Flu 1 x 0 no sábado. O time de Itaquera é fraco, a mídia paulista que tá subindo eles de prateleira. Só não pode entrar Welligton e Picote. Jogar de verdade , por que toda vez que o Flu engrena, nesses últimos anos, vem uma apresentação de matar torcedor de raiva. Acredito na vitória. O cara entende de futebol, o que atrapalha é ter que escalar o time com alguma influência de empresários. Dinizismo é igual a jogar futebol bem jogado. O que o técnico precisa melhorar: Usa Xerém véio. E a demora em subir uns moleques de Xerém, já estamos em Junho. Quem subiu esse ano e se destacou? Os que estão se destacando já subiram há pelo menos 1 ano. Ajuda a gente aí Diniz!

  3. Pois é! O Fluminense tem agora a ótima oportunidade de conquistar mais 6 pontos e colar de vez no virtual campeão parmera. Muito provavelmente o curica e o Ceará irão escalar times mistos ou reservas nas 2 próximas rodadas, visto q estarão envolvidos nas copas do continente. Já q o time dos fortes não ganha rigorosamente NADA dessas copas, seria bom q pelo menos vencesse as 2 partidas contra esses times ‘alternativos’, da mesma maneira q ganhou honrosamente do mistão do Jhontex. 😬
    Tomara q um dia vejamos o Flu parar de se conformar com essas vitórias, colocações e eliminações ‘honrosas’ e voltar aos títulos.

      1. Caramba, Juarez!

        Você acha essas falas do “águia” otimistas? Que nada, ele está dizendo que não acredita nesses seis pontos mas fala para parecer que está incentivado o time.
        Junto a esse “otimismo” ele já vai dizendo que o time não ganha nada dessas competições internacionais e pensa que isso começou agora. Desinformado !
        Esse é caso perdido.
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  4. Vi um pouco do sub 20 entre Vasco e Fluminense, o camisa 5, Alexsander, joga muito, mesma coisa que ver o André jogando, em compensação observa-se que a deficiência de nossos jogadores em finalizações vem da base, uma pena.

  5. Poucas vezes vi o Fluminense dominar um clássico, de forma tão contundente, como ontem contra o Botafogo. O time alvinegro teve menos de 30 % de posse de bola no jogo inteiro. O time tricolor teve a bola nos pés, do início ao fim. ocorre que isso não se traduziu no placar (o mesmo já tinha ocorrido no jogo contra o Cruzeiro). O Flu tem extrema dificuldade para furar defesas retrancadas. Posse de bola é importante, mas não altera o placar.

    Diniz precisa treinar o time para chutar mais de fora da área. Não dá para querer entrar em defesa retrancada fazendo tabelinha, toda hora. Tem horas que o momento pede um chute de fora, até para forçar a retranca a se desmantelar. O Flu chuta pouco, e chuta mal. É preciso caprichar mais. Gatito quase não teve trabalho no gol botafoguense.

    Destaque para a bela finta de corpo, que o Manoel deu na defesa, no momento do nosso gol. Deixou o goleiro e o zagueiro caídos no chão, e meteu um balaço nas redes. Conquistou uma das vagas da zaga e, hoje, é titular absoluto. Atravessa um momento muito melhor que o Braz e o Luccas Claro.

    Luiz Henrique fez seu último jogo, infelizmente. Fará MUITA falta ao time ! Sua “doação” não pode ser esquecida pela torcida, e a resposta tem que vir nas próximas eleições. Já tô cansado de ver os cartolas incompetentes dando nossas principais promessas, a troca de meia mariola e uma jujuba. O Flu não sabe vender. Com o futebol que o LH joga, no fim do ano, valeria muito mais !

    Estamos em sexto, e teremos a semana toda para treinar o time para o jogo de sábado, contra o Corinthians. Bota essa galera para treinar finalização, Diniz !

  6. STT.

    O Gol do Manoel tem o dedo do Diniz, os jogadores falaram que ele joga como centro avante nos recreativos, certamente o técnico pediu para ele avançar e tentar o gol. Está sendo um prazer ver o Fluminense jogar com posse de bola não dando chance ao adversário de se criar em campo, amassando e tentando recuperar a bola no ataque quando a perde. Futebol moderno é isso. Boa semana a todos.

    “SAF do Botafogo: Sempre Apanha do Fluminense.”

    Saudações Tricolores.

  7. Contra o Inter não teremos o Nonato (3° cartão)
    e LH que nos deixou, doado ao Betis.
    Para a vaga do Nonato temos o Felipe Melo e o Yago Felipe. Já para a vaga do Luiz Henrique, …………….. sei não, turminha, sei não !!!!

    1. O próximo adversário é o Corinthians Amaury.

      O Fernando Diniz parece que encontrou a formação ideal depois dos 3 últimos jogos.

      De novo ele vai precisar ajustar o time com a entrada do substituto do LH.

      Tem essa semana para iniciar esse trabalho.

      ST.

    2. Estão esquecendo o Martinelli, né.

      Eu o acho mais elétrico que o Nonato, e já demonstrou ter mais coragem de entrar na defesa inimiga, marca bem , chuta bem e tem muito gás.
      Não estou excluindo o Nonato mas ele é emprestado, e, se começar a aparecer, o que vai ocorrer?
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. O Martinelli teve mais chances que o Nonato e não conseguiu se firmar, PCA. Também gosto do futebol dele, mas acho que o Pit e o Yago estão na frente dele.

  8. Mais uma Vitória graças a Deus. Zero saudades de Abel, ODAIR, Roger,
    Diniz Só precisa parar com esses toques inúteis. Tem que ser mais objetivo. Ontem foram 80% de posse de bola e nenhuma defesa do Gattito, ninguém chuta de fora da área, teve momentos que o Botafogo era mais perigoso que a gente.

    A hora que esse toque de bola for para frente vai ser muito útil, muito toque toque sem sentido.

  9. Feliz com mais uma vitória e o bom futebol apresentado, bom mas não eficiente.
    Apesar dos quase 80% de posse de bola, as finalizações dos dois times não tiveram essa diferença toda, o Botafogo deu alguns sustos que para nossa sorte os atacantes foram ineficientes.
    Algumas estatísticas de Botafogo x Fluminense:
    Finalizações 9 x 11
    Finalizações no alvo 1 x 3
    Finalizações para fora 4 x 6
    Finalizações bloqueadas 4 x 2
    Grandes chances perdidas 1 x 0
    Finalizações de dentro da área 5 x 7
    Finalizações de fora da área 4 x 4
    O time vem melhorando, mas ainda sofre para fazer gols e no sistema defensivo.

    1. Boa! Também achei isso…o insuportável ‘Toro’ poderia ter aberto o placar minutos antes do gol tricolor.

      1. Que timidez é essa? Kkk
        Seja sincero, tá esperando o Fluminense ficar mal pra chegar chegando né?
        Kkkk pode tirar o seu cavalinho da chuva!
        Fluminense é para os fortes!

    2. Exato, mas enquanto houver essa puxação de saco exagerada do Diniz por parte da imprensa isso não mudará.
      Ele precisa ter consciência de que necessita mudar um pouco, com mais velocidade e objetividade no toque de bola.
      ST

  10. E lá se foi nosso molequinho travesso. Doado.
    Vai deixar saudades.
    Sua pessoa e seu bonito futebol vão fazer falta.
    Assim como fizeram falta seus antecessores em despedidas precoces, Evanilson, Gerson, Pedro, Fabinho, Richarlison e uma penca de outros.
    Fazer o que, senão esperar as eleições ?

    1. Subscrevo com o coração apertado.
      Muita falta fará também o nosso Fred. Aquele que nos deu o tetra com um golaço!
      Le roi est mort, vive le roi ! Quem será?

  11. No primeiro tempo vi o time do Fluminense jogando muito pelo lado direito.

    No segundo, o time passou a jogar mais pelo lado esquerdo.

    E esse fato tenha sido determinante para a vitória tricolor.

    E tem que levado em conta que os líderes tropeçaram na rodada, possibilitando assim o Fluminense subir na tabela e encostando neles.

    Com semana livre para trabalhar, o Fluminense vai poder melhorar no item finalização e o Corinthians vai ser o teste para vermos o resultado acontecer.

  12. Caramba, muito digno de nota!!!!

    O time ganhou, eu fiquei impressionado com a apatia do Botafogo, aquele time que virou um jogo contra o Inter na semana passada, que, hoje, pareceu temer mesmo o tricolor.
    O time – “que tem em suas fileiras quatro ou cinco jogadores que possam valer alguma coisa podendo mandar o restante embora” – ganhou um jogo difícil até pelo encolhimento do adversário e do fato que bate desespero numa situação dessa em que só um joga e vai perdendo chances e acaba se desgastando.

    Mas o time está aí onde uma “turminha grande” jurava que não estaria, e noto que o animador dessa claque do “venceu, aplausos; perdeu, xingamentos” deve estar tentando mudar de cara porque ele jurou ali atrás que esse time “inqualificável” que ele considerava não sairia lá de baixo nunca e era só lhe cobrar depois, no que foi corroborado pela claque.

    É por isso que o torcedor verdadeiro ( né, Juarez?) tem que torcer sabendo do que o futebol reserva para quem se mete nele, que se deixa capturar por um sentimento de afeição até desmedida por um clube de futebol, da sua história, da sua cor de uniforme, do seu hino. Quem sente isso de verdade nunca vai abandonar o barco, não vai ficar fazendo terrorismo nas horas más, nem pilhérias e execração em jogos difíceis ou vitórias até. Então, torcedores verdadeiros existem mesmo mas não responsáveis por vitorias ou derrotas.
    Até agora, 21,40 momento que encerro “estas maus traçadas linhas”, só 14 comentes. Pois é.
    (26/06/22)
    “ponte que caiu !)

    1. Pois é, PCA, enquanto isso, seguimos fortes, firmes, dignos e altaneiros. Como manda o manual dos Verdadeiros Torcedores do Fluminense.
      Fluminense é para os fortes!!

    2. Torcedor verdadeiro é o cacete!

      Somos todos tricolores e todos temos os mesmos direitos de criticar e elogiar. Eu já disse aqui e repito, o Fluminense deu uma guinada e vem mostrando um futebol que dá orgulho de ver e o melhor, ganhando jogos apesar de ainda fazer poucos gols.
      Posso discordar de suas opiniões mas não aceito a arrogância de menosprezar os torcedores que criticam os erros que ocorrem no nosso Fluminense.

      Parabéns a todos os jogadores, felicidades ao nosso querido Luiz Henrique, obrigado ao ídolo Fred, Fernando Diniz ainda errando, mas no geral, dando forma ao time, e esperando uma correção nas ações da direção do clube.
      Sinto orgulho de fazer parte desse time de comentaristas torcedores do Fluminense, apesar da presença de um ou dois que não honram a nossa paixão pelo Flu.

      Saudações tricolores

      1. Kkkkkkkkkkk boa Maciel. Haja paciência pra aturar essa ba*aquice de ‘torcedor de verdade’. Parece um garotinho de 7 anos falando e não senhor de 69, 70 anos, sei lá…

        1. Hummm!
          Acaso quando você escreve (a culpa é da flusocio, MB, pavão e mimimimi) parece um homem de 50 anos e/ou um menino birrento de 7 anos?
          Tá reclamando o quê? Fluminense é para os fortes!

      2. Ora, ora, ora, torcedor das horas boas detectado.

        Confesso que não lembro muito de você dizendo nada significativo nas horas difíceis aqui. Mas demonstra ser daqueles que já começam a esculhambar jogadores, técnico e dirigentes mesmo antes de certas competições se iniciarem, prevendo o caos e dando opiniões que não apontam para solução nenhuma.

        Rompante besta este seu, querendo posar de porta-voz dos injustiçados e querendo chutar balde logo para cima de mim? A arrogância e a boçalidade são suas, pô.
        “Sinto orgulho de fazer parte desse time de comentaristas torcedores do Fluminense, apesar da presença de um ou dois que não honram a nossa paixão pelo Flu.”

        Reafirmo meu terceiro parágrafo lá de cima em que rabisco o torcedor verdadeiro, e eu nunca sentiria orgulho de fazer parte de um time de comentaristas que fosse diferente disso. Se o seu é diferente e vocês “honram a paixão pelo Flu” do modo “ganhou, palmas; perdeu, porrada”, pode ter certeza que sou um que está fora dessa orgia mesmo e muito orgulhosamente!
        Saudações tricolores limpas.
        27/06/22)
        ooooooooooooooooooooooo.ppppppppppppppppppppppppp.ccccccccccccccccccccc

        l

        1. Caro tricolor “verdadeiro”

          Seu primeiro parágrafo já demonstra a sua estupidez ao fazer uma afirmação mentirosa a respeito da minha opinião exposta no blog.
          No segundo parágrafo, sua arrogância mostra quem é o boçal e mal educado que distorce uma crítica para ofender quem discorda de sua opinião.
          O terceiro parágrafo mostra a sua atitude de falsa superioridade sobre os demais torcedores que comentam sobre o Fluminense no blog e distorce a minha opinião tendo em vista as críticas que leio e concordo, sem deixar de reconhecer quando o time honra a nossa bandeira e uniforme.
          O seu orgulho não é maior nem melhor do que o de todos aqui no blog e sua comparação com uma “orgia” só demonstra a sua intolerância e preconceito.
          Sei que não deveria responder à sua resposta, em face de sua antipatia pelos que você não reconhece como torcedores orgulhosos do Flu e porque claramente você vai se sentir mais empoderado para despejar a sua intolerância.
          Mas, não vou mais me dar ao trabalho de responder à você nem ao seu amigo de opinião. Ia terminar com o tradicional ST, mas diante de seu “limpas” no final de sua opinião, não tenho nada mais a comentar.

  13. Vi um Fluminense que encaixotou o Bota em toda a partida.

    O placar não reflete o amplo domínio que foi o clássico.

    À lamentar apenas a finalização do time, pois foi outra partida que o adversário pode levantar a mão para o céu de não ter sido goleado.

    Um quesito que precisa ser melhorado para manter a competividade até diante de adversários mais difíceis.

    Agora o Fernando Diniz vai ter que quebrar a cabeça para acertar o time com a saída do LH.

    Até a mudança no esquema de jogo pode acontecer.

    Que golaço foi o do Manoel.

    Espero que o Martinelli entre no lugar do Nonato para manter a pegada na marcação.

  14. Nunca confiei no Fábio goleiro. Não gosto dele, prefiro o M Felipe.
    Fabio tem saído muito mal do gol, às vezes não sai e tá indo atrasado nas bolas.
    Além disso, a reposição feita por ele é péssima e já nos causou dois gols de bobeira , que nos prejudicaram bastante
    Estou intuindo que Fábio logo logo vai fazer alguma m*rda muito grande.
    Quero MFelipe de volta ao nosso gol.

  15. Encurralamos o Flamengo, encurralamos o Cruzeiro e hoje encurralamos o Botafogo.
    Só faltam os gols!
    Jogamos muito hoje, difícil destacar alguém mas esse Nonato foi fantástico. Apanhou pra ca*alho e na única falta que fez levou um amarelo.
    Que venham os Gambás.
    Desejo boa sorte ao LH. E agradeço a dedicação e o respeito ao manto sagrado durante esses 10 anos.
    Quero vê -lo na Seleção e o verei brevemente.

  16. Que massacre!
    – Um tempo dominando o jogo pela direita e noutro pela esquerda;
    – Bola de pé em pé e todos firmando-se na posição de titular;
    – Luiz Henrique discreto hoje, mas será difícil um substituto à altura com o mesmo futebol e carisma no time;
    – Árias fez o que quis com a bola, achei merecido ser eleito o “melhor em campo”;
    – Fabio não fez lambança no jogo e isto é digno de registro;
    – Clássico é clássico e apesar do golaço, meio a zero já seria goleada;
    – Seguimos subindo na tabela do Brasileirão 2022, isto dá moral para o time e para a torcida;
    – Se continuar nessa pegada, vence o Fluminense! ✌️😎

  17. Valeu a pena colocar despertador e interromper a soneca de domingo.
    Partidaça fez o Fluminense.
    Nonato cresce a cada jogo, Nino e Manoel com uma saída de bola de primeira qualidade; André, Ganso e o excelente Arias … dá prazer vê-los jogando com a nossa camisa.
    Todos os demais estão incansáveis e se doando todo o tempo.
    Para o Cano é difícil jogar contra uma equipe muito fechada.
    Luiz Henrique … é uma pena, mas nunca mais.
    Desejo muito boa sorte para ele. Grande jogador.

  18. Caros,

    Amassou, este é o termo, amassou o Botafogo. Árias arrasando (à exceção dos chutes, mas é quem cruza melhor). O problema continua sendo a mira nas onze finalizações. O dia que acertarem metem uma goleada histórica, tomara que seja contra o Corinthians.

    LH mesmo enrolado já dá saudade. Agora é ver quem vai substituir o Nonato que dá uma dinâmica que não sei quem poderá substituí-lo.

    SDs T

  19. E vencemos o desfalcado e fechado foguim.
    Mas é muito sofrimento, que coisa, falta o diniz treinar isso!

    Tem que aproveitar a sequência em casa para somar pontinhos.

    ST

  20. E o manuel fez o que o ataque não conseguiu….

    1 a 0 no final, vamos torcer para vencer. E bate muito este misto do foguim…

    ST

  21. Rotina do dinizbol.

    Muito toque, pouca velocidade sempre achando que vai conseguir decidir em algum momento.
    É o tipico jogo onde numa bola marota o adversário vence a partida.
    Tem que ser mais objetivo e rápido, só assim aparecerão brechas do foguim.
    Contra time fechadinho jogar tocando 35.345 vezes não vai ajudar nada.

    É velocidade e objetividade.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *