Altivez e fé na caminhada

O discurso consciente de Nino ao fim do Clássico Vovô e o mea-culpa de Diniz minutos depois, na coletiva, traduzem a maneira como o Fluminense recebeu o primeiro revés no Nilton Santos em mais de cinco anos.

Tanto o capitão quanto o comandante tiveram a altivez de reconhecer, em seus discursos, a má atuação tricolor e o mérito alvinegro no clássico, decidido com um lance confuso na área, que terminou com um chute sentado do zagueiro Victor Cuesta, quase sobre a linha.

Para Nino, o time pecou na tomada de decisões durante o jogo. Segundo o capitão, que voltou a sofrer com faltas sempre que tentava liderar a saída de bola, o Fluminense deveria ter optado por um jogo mais direto, com bolas longas, diversificando um pouco o padrão habitual, e acabou minado por erros individuais.

Já o comandante assumiu o equívoco da estratégia, tirando qualquer responsabilidade dos ombros dos atletas, já por demais sobrecarregados com a estafante maratona de jogos e viagens, como a que fará agora para La Paz (BOL), a 3.625 metros do nível do mar, para o confronto contra o The Strongest, pela Libertadores.

Ressalte-se que nem Nino nem Diniz, em nenhum momento, procuraram desculpas para o insucesso. O fato de o Fluminense estar jogando pela primeira vez no gramado sintético do Engenhão, as ausências significativas de jogadores como Marcelo, Alexsander e Keno, nada disso foi abordado em suas falas maduras e conscientes, de quem sabe que dias ruins acontecem na trajetória de qualquer um.

Em terceiro lugar na tabela, o Fluminense se mantém no pelotão de cima, agora a cinco pontos do Botafogo, que para chegar à vitória optou por subir as linhas de marcação e pressionar a saída de bola tricolor. A rigor, o bicampeão estadual só teve uma oportunidade clara, já quase no fim, quando Lelê, com o gol vazio, e já tendo vencido o goleiro Lucas Perri, não conseguiu alcançar a bola, que lhe escapou do domínio.

Do outro lado, Fábio, que apresentou a segurança habitual, não conseguiu interceptar escanteio batido por Marçal, no lance que determinou o gol único do Botafogo.

Que havia vencido o Fluminense pela última vez em Brasileiro na passagem anterior de Diniz, em 2019, também por 1 a 0, mas num duelo oposto a este, em que o Flu chegou ao ataque dezenas de vezes, e acabou derrotado numa escapada, aos 26 do segundo tempo, praticamente no mesmo minuto do clássico deste sábado — 29.

Vitória justa do time de Luís Castro, que disse que para ganhar atualmente do Fluminense é preciso desenvolver uma “obra forte”, dada a grande eficácia de seu adversário.

Isolado na liderança do Grupo D da Libertadores, com 100% de aproveitamento até aqui.

Mas na altitude, com ar rarefeito, tudo é bem diferente.

Que o Flu saiba jogar nessas condições e volte ao Brasil classificado.

***

Foto: Mailson Santana/FFC

72 thoughts on “Altivez e fé na caminhada

  1. Paulo C. Araújo – ES
    11 horas atrás edited
    “Eu sou torcedor do Fluminense… não de jogadores nem de cartolas…que vão pra pqp.
    Uma vergonha…”.

    Pois é, né, pois é!
    Esta afirmação do amiguinho de Saquiá foi feita no dia 20/05/23, sábado, algumas horas antes de mim que postei na manhã do dia 21, bem cedo, domingo, conforme registro no rodapé da minha postagem na qual discordo dele.
    Estão com ” vários dias atrás”.
    ????????????????????????????????????????
    Esta postagem eu a fiz já bem antes hoje, cinco da matina, e numa posição que não foi esta onde a copiei agora de novo, 16, 12 Hs. Tudo normal, no reino animal?
    25/03; 16,15 Hs
    ppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppp

  2. “ingressos esgotados” é uma descarada mentira. Quase todo jogo é assim, mas sempre há milhares de lugares desocupados no estádio e muitos ingressos com os cambistas. Comemorar isso é uma tolice.

  3. “Eu sou torcedor do Fluminense… não de jogadores nem de cartolas…que vão pra pqp.
    Uma vergonha…”.

    Pois é, né, pois é!
    Esta afirmação do amiguinho de Saquiá foi feita no dia 20/05/23, sábado, algumas horas antes de mim que postei na manhã do dia 21, bem cedo, domingo, conforme registro no rodapé da minha postagem na qual discordo dele.
    Estão com ” vários dias atrás”.
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  4. Pela relação dos jogadores que viajaram para a Bolívia, a comissão técnica acerta se escalar um time alternativo para encarar o The Strongest.

    Diante das notícias acerca das contratações que o Fluminense precisa para o restante da temporada, a dificuldade será para encontrar um para armação de jogadas e poder entrar nas partidas até quando o Ganso estiver mal numa determinada partida.

  5. Assisti o tem o jogo entre os atléticos, e é muito claro como esse time do Paraná se aproveita do estádio dele para conseguir as vitórias…quando sai, cai muito de produção.
    O foguim está utilizando a mesma estratégia com o Engenhão. Se eu não me engano, tirando o jogo contra a LDU, foram só vitórias.
    Praticamente o mesmo acontece com o Fortaleza, que tem um belo estádio para cerca de 64 mil pessoas.
    Uma pena q o Flu ainda não tenha o seu ‘alçapão’.

    Em relação ao jogo dos ‘fortes’ contra o mais forte, tendo em vista a quantidade de jogadores lesionados, não dá pra levar time inteiro titular nem reserva.
    Eu colocaria Fábio, SX, Braz, Manoel e Esquerdinha; André, Martinelli, Lima e Ganso; Árias e JK. Um time mais jovem, com só 3 mais veteranos.

    Lembrando q é só uma opinião, antes q o imperador do blog, que tá parecendo mais um certo ministro ‘supremo’, queira censurar.

    1. Você viu a escalação da galera no NETFLU, Nando?
      Fábio, SX, Nino, Manoel, Guga, André, Martinelli, Árias, Ganso, Jk e Lelê,
      Muito parecida com essa sua, três jogadores diferentes só.

  6. Pois é!
    Contra fatos não há argumentos!

    “Em menos de uma hora, tricolores esgotam um setor para Flu x Sporting Cristal; veja a parcial”

    Esse é o sentimento do verdadeiro Torcedor do Fluminense!

    Fluminense é para os fortes!!

  7. Pois é!
    Se
    Como cantou o poeta Paulinho da Viola,
    “Tá legal, eu aceito o argumento …”

    Mas, não rebaixe o Torcedor tanto assim.
    Olha que a rapaziada tá sentido falta de falar/escrever a verdade…

    Concordamos que o Torcedor é passional e q tem todo direito de opinar.

    Detalhe: opinar não se comunica com mentir.

    Se não tem conhecimento dos fatos, bola e
    campo, administração, contratos etc., creio que no mínimo devemos oferecer/corroborar com o benefício da dúvida!

    Sem esquecer que o fato de ser Torcedor, não significa ter prerrogativa para praticar crimes contra honra: injúria, difamação e calúnia!

    Idem atacar/banir demais Torcedores por não aderir a seita.

    Fluminense é para os fortes!!

  8. O torcedor age com paixão, não acompanhamos o dia a dia e os treinamentos do time, então as vezes criticamos o treinador por uma opção que achamos não ser a correta.
    No jogo contra o Botafogo, todos pedíamos o Lelê no lugar do Pirani.
    O que eu vi foi um primeiro tempo nosso ruim e com a entrada do Lelê no segundo tempo, piorou.
    Então, penso que devemos deixar o treinador escalar e a nós, resta torcer, contudo é nosso direito de opinar.
    ST.

    1. Caro TO, entendo sua narrativa, porém creio que é saudável e cabível que um torcedor dê sua opinião sobre escalação do time e coisas mais.
      Os mais lúcidos, entre os quais considero você, conseguem fazer isso em um clima de troca de opiniões e às vezes até mesmo umas gozações, espetadelas, …. sabe como é.
      Outros, em “outro patamá da evolução”, partem logo para o pessoa, as ofensas, adjetivações etc. e tal.
      Creio que o caldo cultural disso é dar tempo a que as pessoas excêntricas cheguem à conclusão que torcer educadamente é muito mais gostoso.
      Até porque, ao invés de confronto cria-se um ambiente de harmonia e camaradagem.
      Vamos nos manter ativos, meu caro. Este é o nosso papel.

  9. STT.

    Engraçado! O pessoal vem aqui e começa a malhar o Fluminense, seus próprios torcedores, diz que não tem elenco e que quando sai um titular começa a desandar, gente pedindo para abandonar o Campeonato Brasileiro e mesmo com todas essas críticas, mesmo perdendo jogadores importantes, continua como terceiro colocado no Brasileirão, a frente de muitos dos grandes favoritos. Vi uma Live ontem em que o Leandro Dias disse que o Fluminense vai perder para o Strongest, vai perder por que? Cara de madeira! A altitude não ganha jogo, quem ganha jogo são os jogadores dentro de campo e o Fluminense tem os melhores, o outro time é fraco. Tenham fé, torcedores de pouca fé, se não acreditam no time por que torcem? O Fluminense vai jogar quinta feira e vai vencer esse time, mesmo na altitude, vai por na roda, não precisa correr, a bola que vai correr.

    Saudações Tricolores.

  10. Uma derrota ja esperada tendo em vista a atuaçao do time nos 03 ultimos jogos onde os adversarios criaram varias situaçoes de perigo mas foram incompetentes nas finalizaçoes sem esquecer as defesas do Fabio e da ajuda da sorte , um dia a casa cai e foi o que aconteceu.
    Contratamos Jorge , um lateral veterano reserva no Palmeiras, altissimo salario que ” misteriosamente ” se lesiona, agora acontece o mesmo com Marcelo, azar ou erro de avaliaçao ?
    Tenho opniao que e melhor priorizar as competiçoes ” mais curtas ” que sao a Libertadores e Copa do Brasil e deixar o brasileirao de lado pois nao temos elenco para suportar as tres simultaneamente caso contrario esse time vai bater biela antes do tempo.

    Tem um tricolor la da Bahia que se acha muito forte pois quando jovem no colegio onde estudou por ser muito levado levou inumeras chibatadas do cruel professor mas nunca reclamou e ainda pedia mais .

    1. Luiz, só é forte aquele que não fala/escreve mentira!
      Você escreveu dizendo que jorge é veterano. Jorge, tem 26 anos, longe de ser veterano.

      Veja fragmentos notícias…
      “O Fluminense acertou a contratação do lateral-esquerdo Jorge. O jogador de 26 anos esteve nesta quinta-feira (22/12) no Centro de Treinamento Carlos Castilho para assinar contrato de empréstimo até dezembro de 2023 com opção de compra. O atleta vestirá a camisa número 6 no Tricolor.”

  11. O Fluminense tem um bom time, e não tem nenhum jogador que possa sair do banco para resolver o jogo, quando o Diniz começa a substituir, o Fluminense piora de uma forma constrangedora.
    Olha as opções: Pirani, Giovani, Thiago Santos, David Brás, Martinelli, Lelê, JK, Alan, Arthur, Isaac, Alexandre Jesus e Guga.
    Fábio, SX,Nino, Manoel, Marcelo, Alexander, André Ganso, Árias , Keno e Cano, se perder qualquer desses jogadores o time não existe. Ou vai no mercado e melhora esse elenco, ou tem que ser muito clubista em achar que vamos ganhar alguma coisa, precisa jogar com os titulares sempre, se mesclar o time não funcionar o banco é feio, o elenco montado é pra quem não quer ser campeão de nada. Continua um clube sem ambição.

  12. É inacreditável que as pessoas que montaram este time de masters ainda tenham tido a pretensão de escalar todos os “velhinhos” em todos os jogos desta maratona louca que lança três competições simultaneamente.
    Como resultado, não teremos Keno, Felipe Melo e Marcelo (e de quebra o jovem Alexander) no jogo contra o Strongest, em que jogaremos a vida na Libertadores.

    São todas pessoas do ramo, que sempre viveram do futebol .
    Que viveram, mas neste caso parece que não aprenderam.
    Embarcaram naquela onda do ” não tem que poupar ninguém !!!!!!!!! “, esquecendo que isso se aplica a atletas jovens, e nunca a veteranos.
    Enfim !!!!!!!
    Oremos !!!!!!!

    1. Tá vendo aí, Amaury, tá vendo como lhe cabe muito bem o “escalafobético “!?
      Rapaz, o Fluminense possui estrutura de primeiro mundo no seu departamento de futebol, físico/fisiológico.
      Amaury, quem é você para contestar o trabalho de excelência do competente Nilton Petroni, tbm conhecido por filé?
      Oh! Fluminense é para os fortes!!

    2. ” no jogo contra o Strongest, em que jogaremos a vida na Libertadores.”

      Putz, Amaury
      vou me atualizar, eu estou acompanhando outra tabela na LA,
      ou voce está se referindo à vida do Strongest?

      1. Kkkkkkkkkkkkkkkk !!!!
        Tche e Guilherme : até eu, torcedor, estou confundindo os regulamentos. Agora, imaginem os jogadores.
        Kkkkkkkkkkkkk !!!!!!

  13. Chateado com a derrota, mas muito mais pela postura do time.
    Já deu para perceber que esse time é dependente de alguns jogadores e que os adversários já sabem como anular nossas jogadas na falta deles.
    O Flamengo fez marcação alta e rodízio de faltas e o Botafogo se impôs fisicamente.
    Nos falta a válvula de escape que eram Keno e também Alexsander que sabe jogar mais a frente e tem habilidade para sair jogando.
    Mas não estou nessa de desespero como a maioria dos colegas desse espaço.
    Não vai ser a última derrota, virão outras e faz parte mesmo para quem almeja ser campeão.
    O que não pode é deixar o adversário ter mais garra que nós e que isso sirva de lição para o próximo jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil, tem de entrar com a faca nos dentes e se não der na tática vai na vontade.
    ST.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *