A segunda vitória de virada do Fluminense sobre o Botafogo no ano só foi possível porque o time tricolor levou para o Clássico Vovô o espírito do duelo de três dias antes pela Sul-Americana, sobretudo no segundo tempo, quando foi soberano.
O triunfo sobre o time de melhor campanha no returno e um dos brasileiros mais bem-sucedidos na atual edição da Libertadores reforça as convicções de que destacam-se hoje no nivelado futebol nacional as equipes que alocam em seu cardápio a tríade físico, força e vontade.
Quando tais quesitos são igualados, vence, geralmente, quem dispõe de talento(s) em seu elenco, raridade entre os grandes do país. No clássico do Engenhão, foi Gustavo Scarpa quem fez a diferença, anunciando com um chute no travessão, logo de cara, como se daria o andamento da partida na etapa final.
Desta vez, sobrou força mental ao Flu, que, vindo de uma eliminação dolorosa, ainda levou um gol antes do primeiro minuto, depois que Renato Chaves (redimiu-se depois no gol da virada, com desarme preciso) adiantou a bola na saída de jogo.
O time se superou, suou um litro certinho e buscou a virada na base do coração e das boas assistências de Henrique Dourado e Gustavo Scarpa para os gols de Marcos Júnior e do menino Matheus Alessandro, saído do banco.
O Fluminense está de parabéns pela aguerrida e importante vitória e tem suas últimas duas atuações como espelho para o que pretende fazer nos jogos restantes da temporada.
________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Para refletir…
No jogo de ontem Santos 1 x 2 Vasco em Vila Belmiro, em especial no lance do segundo gol do Vasco. Ocorreu algo parecido com o gol do Diego no Fla 3 x 3 Flu, falta na entrada da área em frete a meta do excelente goleiro do Santos Wanderlei, barreira armada, similar a do nosso Cava. O Nenê do Vasco cobrou a falta de modo similar a cobrança do Diego (chutou a bola por cima da barreira) e marcou o gol. Pq será q ninguém comentou que o Wanderlei falhou? no jogo do FFC pegaram o Cavalieri para Cristo. Jesus! kkk Sabem de nada inocentes.
Estatísticas do confronto com o próximo adversário
https://uploads.disquscdn.com/images/2d50f64234f9700fa7527182234b4d0d9ff45dc09e3a6bb9ea7c046ef2d9ff0c.jpg
Para quem gosta de debater gestão.
Nova diretoria do Cruzeiro herda ações na Fifa por dívidas com estrangeiros
Clube mineiro tem quase R$ 50 milhões em pendências só com clubes do exterior; confira detalhes das negociações – Em tempo: o Cruzeiro venceu 5 vezes a Copa do Brasil.
O bom de ter revisado uma parte da gramática de nossa língua máter foi de que agora pararei de chamar o Tapir Ruminante de treineiro. Agora ele passará a ser um “cistécnico”.
O prefixo ‘cis’ é equivalente a ‘aquém’. Portanto…
SSTT
Deco enche Abel de elogios: “Um dos melhores treinadores que já vi” E aí Ricolorzinho, Ricolorzão! Tá vendo quem tem opinião diferente da sua? – Vamos lá Abelão levar o FFC rumo ao G6. ST
Pois é, Oni.
Eu vi o Ricardo Rocha, no Troca de Passes, logo após o jogo de sábado, falando vibrantemente sobre o time tricolor, e sobre o Abel, lógico, e disse coisas como se fosse torcedor do Flu, dizendo que o time tem sido obrigado a usar jogadores jovens, e alguns acabam não rendendo, não tem cascudos etc etc.
Disse que a torcida tricolor não podia fazer esse negócio de esculhambar o time, ao contrário, incentivar. Citou contusões, queda de produção normal de alguns, venda de um bom valor, turdo, como determinante para altos e baixos do time. E disse, por fim, que Abel não está fazendo o que dá para fazer, ele tem esse material humano que todos sabem, e que se ele sair agora, outro nenhum conseguirá arrumar nada melhor em tão pouco tempo.
E os outros dois da mesa , onde um era o Roger, não discordaram do Ricardo, não, e o papo ficou nesse tom, em que todos demonstraram gostar da vitória tricolor, . .
Eu cito isso, porque o Ricardo Rocha foi um baita zagueiro, e não é um carinha que apareceu do nada falando em futebol agora,
Mas isso não significa que ele tenha tentado dizer que o time tricolor é um timaço, ou que eu acredite nisso. .
Também nunca vi jogadores falando que técnico nenhum os ensinou a jogar futebol, já que essa capacidade que alguém desenvolve para a prática desse esporte é inata, e um técnico nunca fará um jogador grosso conseguir fazer jogadas brilhantes.
Não existe esse técnico que pegue um jogador qualquer e lhe diga para fazer exatamente como Neymar faz, como o Messi, ir para cima do adversário e conseguir passar quase sempre como eles. Quem dera fosse possível fazer um jogador mediano virar um craque.
(08/11 – 21:00)
JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ
.
Corrigindo, segundo parágrafo: “E disse, por fim, que Abel está fazendo o que dá para fazer”.
(08/11 – 21:00)
ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
Pois é, PCA. A pergunta é: quem está com a razão: Ricardo Rocha, Roger e cia., ou os boquirrotos/corneteiros do blog? essa é fácil! Não precisa pedir ajuda aos universitários.
Bom dia…
Para o lugar do Richard, que o Abel coloque um outro jogador de frente (o que eu não acredito que ele faça) que não seja o Romarinho, ou entre com o Wendel.
Orejuela, NÃO!
Esquece o Norton de volante. O Norton é bom na lateral!
Lucas, BANCO!
***
Em relação ao Pedro, que eu vi jogar demais nos juniores, eu acho que ele é muito…mas muito melhor que o Dourado.
Naquele time Campeão Brasileiro Sub-20 de 2015, que era bom prá cacete, ele arrebentava.
É questão de tempo, e claro, ter um time melhor…para ele estourar!
***
Rodada importantíssima prá desembaçar a briga lá embaixo.
Caso Ponte, Avaí e Vitória percam ou empatem, com 45 ptos escapa.
Fluminense, com a vantagem de jogar sabendo os resultados de hj…se vencer, se livra.
PCA e Jacques Limonta…
Não deixem de ler o comentário que coloquei lá embaixo sobre o uso do advérbio ‘aquém’ e sua flexão bem como quando o mesmo é um substantivo… respondendo ao que ambos comentaram.
SSTT
Não entendi bem, Ricolor, essa sua “clareada” dada.
Você não disse onde ele é substantivo no Português. Está falando de língua de índios?
Neste caso que estamos comentando e como você usou, “aquém” é advérbio.
É claro que você sabia, mas teve um “branco”, né não?
Quanto ao “esclarecimento” do Limonta, ele só pode estar de sacanagem.
(08/11 – 09: 00)
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Parece que vc sabe as regras, mas continua com problemas de entendimento de texto.
Leia novamente, agora com calma que vc entenderá.
SSTT
Assisti a alguns pedaços de Corinthians 3 x 2 Palmeiras e vi como o Jô melhorou muito.
Ouso dizer que hoje ele é o melhor 9 atuando no Brasil. Ele marca saída de bola, quando recebe a mesma quadrada no meio do campo, por algum “estirão” da defesa, ele tem conseguido amaciar a pelota e tocar bem dando sequência às jogadas. Na área se posiciona bem e dá muito trabalho para os zagueiros. Sai da área para fazer triangulações com os meio campistas sem perder bolinhas fáceis. Protege muito bem a bola e tem velocidade (conseguiu o penalti do terceiro gol assim).
Jogou muito nesta partida. Foi um dos melhores em campo.
Ahhhhh… e correu até o final da partida sem ficar passeando em campo.
Mas acredito que tem muito a ver com o técnico isto de ficar paradão ou se movimentar bastante. É preciso treino e o time se adequar e saber utilizar isto.
Me impressionou como o Corinthians refazia seu sistema defensivo ao perder a bola. Muito rápidamente eles estavam em duas linhas de quatro e sempre com um na sobra.
Não é a toa que devem levar o campeonato.
SSTT
Gostaria de saber a opinião dos amigos Blog sobre um jogador que eu tinha a maior fé que iria se destacar no profissional mas que infelizmente esta decepcionando por enquanto, trata-se do Pedro.
Sempre acompanhei os resultados das categorias menores do Flu e ele sempre era o destaque com seus gols, o time ganhava de 1×0 o gol era dele, se goleava ele fazia a maioria dos gols.
Será que foi lançado muito cedo aos profissionais? Foi escalado de forma equivocada? Colocaram muita pressão em cima, ou será que o futebol que ele esta jogando é este mesmo?
Escalado de forma equivocada.Muito verde ainda.É claro que a lapidação da parte de um bom técnico ajudaria muito o desenvolvimento do seu futebol.
Veja o que o colunista Cezar Motta,do Sempre Flu,escreveu em um artigo sobre o jeito do Telê Santana de treinar um time:
” Eu me lembro do Telê Santana dando treinos coletivos, onze contra onze, e explicando como o time deveria jogar.
Telê não só orientava o time principal, como sair jogando, como defender, como também ensinava a função dos encarregados do contra-ataque, orientava o time reserva. E sabia como estavam técnica e fisicamente os suplentes, quem poderia substituir os titulares. Ele ficava de juiz nos coletivos e mandava repetir tudo.
Terminado o treino, ele pegava os jogadores em quem acreditava e tentava corrigir-lhes os defeitos. Se o cara cruzava ou chutava mal, tinha que repetir até aprender. Quem tinha potencial pra isso, ia cobrar faltas e escanteios até acertar tudo.
Quem faz coisa parecida com isso hoje é o Cuca. Nosso bom Abelão é só um motivador, um líder que assume o papel de pai, mesmo que o cara não saiba nem bater um lateral. Não se preocupa com a torcida ou o clube, mas com “o grupo”.”
É muita diferença.Aí nesse último Fla x Flu,com tudo já perdido,e sem estar preparado para isso,inventam de colocar esse rapaz para ver se sai um gol de última hora.
Não tem como dar certo.
Caro Daniel… vc exemplificou a diferença de um técnico e de um simples treineiro.
O futebol brasileiro precisa de técnicos. Caras com conhecimento de dentro do campo e com embasamento teórico com estudo e aprendizagem didáticos.
Telê tinha isto. O Tite saiu do Corinthians e foi se aperfeiçoar na teoria.
Me parece que o Mano tem algo do tipo. Não sei se o Carpegiani tem, mas me passa a impressão de que sim.
O cara ter somente a experiência de jogador vira o que o Tapir é: parado no tempo e seus times são presa fácil para treinadores novatos.
O cara ter somente embasamento teórico até pode dar certo, mas levará tempo para se fixar bem.
SSTT
Obrigado pelo retorno,Ricolor.Um abraço e ST.
O Abel é muito fraco, fraquissimo, e tem o péssimo de sair com frases idiotas se poupando o tempo da propria incompetencia, quando não joga a culpa nos proprios jogadores, tipo, ” foram eles que pediram pra jogar…” ridiculo
O Abel não sabe orientar jogador nenhum, nem rodado nem jovem
é só observar o horror que é a a zaga Tricolor com qualquer escalação.
VOU REPETIR
esse falastrão já teria sido demitido de qualquer time das quatro series do BR, com esse desempenho ridiculo do Fluzão,
só não foi no Tricolor, porque temos uma diretoria que não entende e nem prioriza futebol.
FORA ABEL
FORA ABAD FLUSOCIO
Obrigado pelo retorno,Guilherme.Um abraço e ST.
Eu iria responder diretamente ao jefferson lopes palma, mas você nobre Tricolor Daniel Gomes, respondeu da forma mais correta a respectiva pergunta: Porque o Pedro não está jogando no profissional como jogava nos sub? Ele teve o azar de encontrar um treineiro sem condições de moldar o jogador, que na minha opinião, é promissor. Espero que a incompetente diretoria não venda o Pedro ou o doe, será muito util para o nosso time, principalmente quando esse enganador sair do comando técnico. Mascarenhas, lateral esquerdo, entrou no time profissional, fez gol, ganhou confiança, e o que o treineiro fez com ele? Mandou de volta para o sub-20. Treinador que faz o lateral treinar lateral com as mãos ao invés de treinar cruzamentos. Um absurdo! Daniel, faço minhas as suas palavras.
Abraços Tricolores.
Obrigado pelo retorno,Juarez.Um abraço e ST.
Olá Jefferson,
Confesso que não acompanhei, como você, a carreira do Pedro na sua fase ainda “sub”. Vi alguns jogos e também achei que ele chegaria bem ao time profissional. Mas…
Acho que muitos são os fatores que podem levar um jovem jogador a não ter o mesmo desempenho no time profissional. Isto acontece até na mudança de time entre os jogadores profissionais.
Achei, isto sim, muito arriscado o planejamento da direção em deixá-lo como reserva do Henrique Dourado. Havendo necessidade de mudar o substituto teríamos que alterar a tática ou mesmo improvisar, porque ele não apresentou um futebol convincente.
Um dia ele pode render, mas ainda não dá para ser a nossa opção no caso de substituição.
ST
Compartilho da sua opinião TT e acrescento.
Pego o exemplo do Gabriel Jesus que jovem assumiu a titularidade da sua posição inclusive na Seleção.
Esse tem o faro do gol e os técnicos que o comandam fazem seus esquemas táticos voltado até para as características de explosão e o corpo-a-corpo como ele joga.
Voltando para o caso do Pedro, creio que ele necessita ainda de um “garçom” para jogar ao seu lado como a maioria dos centroavantes que atuam no futebol brasileiro.
Mas que está muito verde ainda está.
Amplio essa discussão lembrando do Michael, que por escolhas erradas, hoje nem se sabe aonde se meteu e a gestão ainda mantêm seu contrato vigente pelo visto.
ST.
Caro Washington,
O Michael surgiu bem. Mas depois …
ST
Jefferson, uma vez perguntei ao Felipe, ex-treinador dos juniores q foi mandado embora pelo presidente Peter Pan: e esse Pedro hein? É bom? E ele respondeu: pra caramba.
Mas pelo q eu tenho visto no profissional, é extremamente lento. Ele e o Dourado juntos, por exemplo…nem pensar.
Jefferson
Quando a coisa está complicada, a tendência é que se fique nivelado ao que ocorre. Exceto se se trata de jogador acima da média.
Pedro não tem demonstrado poder de conclusão, não ganha disputas pelo alto, não faz papel de pivô e não cerca a saída de bola com eficiência. Fica perdido em campo, sendo presa fácil dos adversários.
Precisa ganhar massa muscular para disputar no mano a mano, o que Dourado faz bem.
Em suma e postando pelo celular, em minha opiniao ele tem que melhorar em todos esses quesitos.
vi as respostas aqui e muitos sao da opniao q a culpa do Pedro nao esta jogando bem eh q ele eh verde ou do tecnico.
Eu tenho a opniao q a culpa eh menos do tecnico e mais do jogador. Sim ele eh verde, mas qdo esta em campo nao apresenta a vontade e o empenho d querer mostrar servico e roubar a posicao. Ele qdo subiu e entrava tinha essa vontade. O peu toda vez q entra apresenta isso, parecer “Querer mais a posicao ele”.
Jogadores jovem oscilam muito e muitos “craques” da divisao d base nunca dao certo nos profissionais, entao eh normal muitos sumirem apos subir e nunca “darem certo”, existem varios exemplos/casos, se quiser um recente o Lenny q era o “craque” na divisao d base e agora ta la sumido e nunca deu certo em nenhum clube.
Nao sei oq houve com o Pedro mas falta aquela gana d vencer, d nao se conformar com o q ta acontecendo, d querer algo mais. Dourado corre mais q ele e disputa mais bola q ele e isso nao eh experiencia ou mando do tecnico.
Peu qdo entrou mostrou mais vontade q ele.
Experiencia ajuda a se posicionar e escolher jogadas mas vontade nao eh algo q se ganha com experiencia.
Sou muito grato ao PEdro pelo gol contra LDU, mas hj se fosse escolher alguem para substituir Dourado, eu colocaria o Peu e nao o Pedro.
Hola tricolores,
Bom, segundo informações do tal do Nicola, by ESPN, o desejo de muitos está para realizar se : segundo o mesmo, um consenso entre diretoria e treinador já teria acertado a saída de Abel Braga do FLU.
ST
Bom presente para a torcida…
Se livrar o Flu do descenso já terá sido bom. Qualquer coisa acima disto refutarei como obra do acaso.
Lhe darei um obrigado e que vá curtir seu luto pela perda do filho.
SSTT
E lá vem você, demonstrando sua gigantesca capacidade de …. ser infeliz e insensível :
” ….. e que vá CURTIR seu luto pela perda do filho. ”
Ler tamanha prova de desumanidade chega a dar náuseas, sr. RIcolor.
Sinceramente, desisto de ler o que v. escreve.
Faz-me mal à alma !
18:12 > 07NOV
Isso é de doer!
(07/11 – 19: 40)
aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai
Náuseas me dá de vc não saber entender texto. Se vc não sabe… ele nem curtiu o luto do filho dele por ter trabalhado. E “curtir” não é ficar alegre somente não. É também ter seu momento solitário, seu tempo em paz, quieto nos seus domínios sem interferências externas.
Aprenda mais sobre as palavras antes de sair destilando bílis.
Curtir uma bebida é o que mesmo seu… bipolar. É deixar ela em repouso, sem interferências externas a não ser o meio ambiente em que ela esteja.
Transportando isto para o contexto que escrevi, seria ele ficar junto a sua família (seu meio ambiente) CURTINDOOOOOOOO o luto. Em repouso e sem outras interferências por causa do trabalho. Coisa que ele não pôde fazer.
E vc nem merece SSTT… vai para o planeta rosado destilar veneno por lá.
De cada trocentas vezes em que o termo ” curtir ” é utilizado pelos brasileiros, trocentas vezes menos uma (a sua) isso é feito com o sentido de ‘curtir um barato’.
Sacou ?
Talvez você não entenda que – postando sua perseguição implacável ao que chama de ‘Tapir ruminante’, todos os dias, em todos os comentários, você elimina qualquer possibilidade de leitura e entendimento do texto como algo amigo e solidário. Humano e respeitoso.
A maldade e a perseguição à pessoa estão estampados, chancelados, em seus textos.
Não venha querer ‘tirar da reta’.
Fica mais feio ainda !
Melhor pedir desculpas.
Mas isso é coisa de gente grande.
Estou fora de seus posts, a partir de agora.
E ignore os meus, igualmente, peço-lhe.
12:35 > 08NOV
Amaury, fica frio e relaxe! Sabemos q o Ricolor tem compulsão para sacanear o Abelão. E, com certeza exagerou na dose. ST
Ricolor, q horror! Meu rei precisa disso tudo? penso q divergir no campo das ideias é o nosso limite. ST
Ricolor, isso é compulsão para maledicência ou é a tal da badalhoca q vc tem com o Abelão?
Cariri FLU,
Prefiro um treinador que tenha um pouco das qualidades de figura aglutinadora, um líder, mas que, também, seja tático. Tomara que o Fluminense faça a sua parte ao estabelecer regras básicas de disciplina e rendimento, como valores do clube, para que o treinador tenha facilitada a sua tarefa, ao invés de ficar apagando incêndios e tentando angariar a boa relação com a equipe.
Nenhum clube ganha todos os títulos que disputa. Mas é importante que os jogadores saibam que deles se espera uma atuação em cada partida que seja comprometida com os valores do clube e de sua torcida.
Fora o Tite, você tem alguma sugestão? Por aqui já pensaram em Cuca.
ST
Bem primeiro e a ESPN q tem tantos furos quanto a revista “tititi” e a “noticia” ja foi desmentida pelo clube.
Agora no caso de o Abel nao querer continuar qual tecnico temos no mercado para substitui-lo?
Nao temos grana para pagar multa recissoria d nenhum tecnico empregado.
Temos Cuca “livre” mas o salario dele eh bem alto, nao sei se o clube teria condicao d pagar, mas seria minha primeira escolha.
Fora ele nao vejo ninguem… teria q ser um dos tecnicos “apostas”, “nova geracao” mas o Flu nunca deu certo com um desses.
Poderia tentar algum sulamericano, mas tb nao acho q tenhamos dinheiro para tal.
E se o flu conseguir beliscar uma vaga na pre libertadores, eu acho q o Flu tenha q em ir buscar d um treinador “cascudo”, se for so carioca pode ser um tecnico “nova geracao”,