Ares de revanche

O Fluminense começa a travar nesta quinta uma batalha com o Goiás, para chegar ao funil da Copa do Brasil.

O confronto, válido pela quarta fase da competição, classifica seu vencedor às oitavas de final.

Aos cinco classificados, juntam-se Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense, clubes brasileiros que disputam a Libertadores deste ano.

Além deles, entram diretamente também nas oitavas os campeões da Copa Verde (Paysandu), Copa do Nordeste (Santa Cruz) e do Brasileirão da Série B (Atlético-GO).

Equipe média, o Goiás não ocupa atualmente a elite do futebol brasileiro. Rebaixado em 2015, o Esmeraldino esteve longe de garantir o acesso no ano passado (terminou em 13º).

Contudo, já conquistou um vice-campeonato da Copa do Brasil, em 1990, logo em sua segunda edição.

Outro resultado expressivo do clube se deu em 2010, quando avançou até a decisão da Copa Sul-Americana.

Coincidentemente, foram nestas duas competições os últimos confrontos eliminatórios entre Fluminense e Goiás.

Pela competição nacional, em 2013, fase de oitavas, o Tricolor venceu no Rio por 1 a 0, mas perdeu por 2 a 0 no Serra Dourada.

No ano seguinte, ainda na primeira fase da Sul-Americana, vitória por 2 a 1 no Maracanã (sofreu um gol aos 48 do segundo tempo) e derrota por diferença mínima em Goiás.

O Flu levou a melhor só em 2009, quando dois empates (2 a 2, fora, e 1 a 1, em casa) classificaram o time às quartas de final da Copa do Brasil.

Apesar de ter mais vitórias que o adversário no confronto direto (20 a 14, em 46 duelos), o Fluminense amargou em tempos recentes duas desclassificações difíceis de serem engolidas para o Goiás, que tem o periquito-verde como mascote.

A ave, constata-se, anda dando voos mais rasantes nos últimos anos, mas nem por isso deixou de catar coquinhos, um de seus alimentos prediletos, lá pelas bandas das Laranjeiras.

Com objetivos mais ambiciosos em 2017, o Fluminense não pode cair na esparrela de olhar o Goiás de cima para baixo, como uma equipe de Segunda Divisão, se quiser mesmo se emparelhar com os outros 15 finalistas da Copa, cuja mudança de regulamento conferiu mais charme ao torneio, ainda mais difícil a partir deste ano.

Goiás x Fluminense será quinta, véspera do feriado, às 21h30, no Serra Dourada.

Vale muito a sua torcida!

***

Bota 3 x 1 Flu

Há uma semana, este Blog do Flu – Terno e Gravatinha escreveu:

“Para o Clássico Vovô do próximo fim de semana, Abel deve escalar reservas de novo.

“Além de fazer um jogo em Goiás quatro dias depois, o treinador não quer correr o risco de ter jogador suspenso na hora de a onça beber água.

“O empate talvez seja o resultado mais honroso ao Flu, que sairia à francesa do “torneio amistoso” e poderia se dedicar exclusivamente aos confrontos da quarta fase da Copa do Brasil, nos dois meios de semana subsequentes ao duelo pela Sul-Americana.”

O Flu saiu. Nem tão à francesa. Mas saiu.

O gol de Richarlison no fim deu ao menos um sopro de dignidade à derrota por 3 a 1.

***

Não será sempre que Abel escalará um time de reservas e o Flu terá sucesso.

Mas ao deixar de marcar pênalti claro em Marco Júnior e, dois minutos depois, confirmar gol de Dudu Cearense com cinco jogadores em impedimento (um recorde!), o árbitro Alexandre Vargas de Jesus interferiu diretamente no andamento e no resultado do jogo.

Não que o Flu merecesse melhor sorte. Jogou mal.

Fosse em sua área defensiva quanto na ofensiva, não ganhava uma pelo alto.

Sem lateral direito de origem, Abel improvisou Luiz Fernando na posição.

Na zaga, o inexperiente Frazan claudicou.

Estreando como titular, falhou em dois gols e se mostrou o tempo todo inseguro.

Outros como Marquinho e Osvaldo reiteradas vezes não se criam.

Abel vai fazendo a triagem e vendo com quem efetivamente contará no Brasileiro.

Sabidamente, tem um bom time.

Mas não, necessariamente, ainda um bom elenco.

E ele sabe disso. 

*** 
O lance do gol irregular de Dudu Cearense, em que cinco jogadores estavam em posição de impedimento, chama a atenção pela bizarrice, mas a realidade é que o Flu vinha jogando um Estadual como há muito não acontecia: sem problemas com a arbitragem, nem com a Federação.
 
O fato de um erro crasso ter acontecido justamente neste momento talvez até o “beneficie” na semifinal, contra o Vasco, já que o árbitro escalado entrará emocionalmente pressionado para não errar (sobretudo de maneira tão contundente) outra vez contra o Flu.
 
E com uma arbitragem isenta, sem interferência do trio, sou mais Flu!
_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

141 thoughts on “Ares de revanche

  1. Interessante esta análise que faz o blogueiro Gustavo Albuquerque da Globo, vale a pena ler:

    TORCEDOR DO FLUMINENSE
    VEJA TODOS OS POSTS
    Terça-feira, 11/04/2017 às 14:23 por Gustavo Albuquerque
    E aí? Temos elenco?

    Com as boas partidas que a equipe titular do Fluminense vem fazendo neste início de 2017, tenho notado nos torcedores duas sensações bem definidas: a primeira, a alegria de ver que aquele time tenebroso do ano passado virou uma equipe altamente competitiva e capaz de jogar um futebol de ótimo nível; a segunda, uma certa preocupação com o elenco para campeonatos mais fortes, como certamente serão o Brasileiro e as fases mais agudas da Sulamericana e Copa do Brasil.

    Certamente é difícil cravar se fulano ou beltrano renderão ao longo do ano. Não cabem nos dedos das duas mãos as análises equivocadas que todos nós fazemos quando nos deparamos com a missão de julgar os jogadores. De toda forma, passado o primeiro trimestre, a Flupress faz a análise dos principais jogadores do elenco e um prognóstico sobre o que precisamos para que se materializem alguns cenários até o fim do ano.

    Vamos lá, posição por posição, jogador por jogador:

    GOLEIROS:

    – Cavalieri: não é o mesmo jogador que fechou o gol em 2012. Cinco anos se passaram, afinal. Nosso titular talvez seja o goleiro mais bem pago do país e não tem jogado para tanto. Podemos colocar algumas falhas na conta do longo período de inatividade, mas o fato é que trata-se de um ponto de interrogação. Na minha análise é titular absoluto e está na média para cima dos goleiros dos times grandes, a despeito da fase não tão boa. Tem experiência, frieza e está acostumado a jogos grandes.

    – Julio Cesar: Abaixo do titular, indiscutivelmente. No entanto, a bem da verdade, não tem comprometido como tantos de nós achamos na época de sua contratação. Tem os defeitos do Cavalieri sem suas qualidades. Bom reserva.

    LATERAIS:

    – Lucas: Fui o crítico ácido de sua vinda. Teve um ano muito ruim em 2016. Mas vem jogando bem. Jogador inteligente, acima da média, com completo domínio da posição. Não é brilhante, mas tem sido muito eficiente. Titular absoluto

    – Renato: Fez um bom ano passado no Avaí. Jogando de meia. Uma decisão até certo ponto óbvia. O cara é voluntarioso, se projeta, vai sem medo, mas não tem o melhor dos raciocínios com a bola e marca muito mal. Ainda assim, não o aponto como um grande problema, até porque não será titular enquanto o Lucas estiver no grupo

    – Léo Pelé: Melhorou demais de um ano para o outro. Completo? Longe disso. Cruza mal, é afobado na definição do último passe, mas tem mostrado qualidades que dão a esperança de que pode vir a ser um jogador melhor com mais experiência. Se projeta bem sem abrir buracos, tem boa estatura e alguma habilidade. Num cenário de escassez de laterais, cumpre bem o papel.

    – Calazans: uma pena ver esse menino na lateral, o que só se explica pela falta de opções no setor e excesso de atacantes de lado no elenco. Evidentemente que é um jogador interessante. Abusado, sem medo de marcador, vai ao fundo com enorme facilidade e, mesmo ali, pode ser uma boa solução quando o jogo pedir que forcemos o adversário, principalmente entrando no segundo tempo. O menino é dos raros jogadores que pode desestruturar defesas fechadas. Espero que tenha oportunidades mais para frente, sem ter que marcar tanto.

    ZAGUEIROS:

    – Henrique: mudou da água para o vinho. Está mais ágil, com tempo de bola afiado, fazendo jus à toda a fama. Sabe se colocar, tem boa liderança e tem errado muito pouco, tanto no um contra um, quanto nas jogadas aéreas, o que o faz um oásis no meio de tanto zagueiro fraco que temos no elenco. Titular incontestável e com méritos.

    – Renato Chaves: Não dá. Desculpem a franqueza, mas não dá. Só é titular porque as opções restantes são ainda piores. Renato Chaves tem sido sofrível nas bolas aéreas – nem parece zagueiro – e muitos dos inúmeros gols que sofremos de bola alçada têm sua assinatura. Mas o pior é o mano a mano. Poucos zagueiros que conheço são driblados tão facilmente quanto ele. São inúmeros os exemplos. Um em especial, na vitória que tivemos contra o Botafogo, foi assustador. O atacante dos caras passou por ele como quis, passeando. É assustador.

    – Nogueira: tenho elogiado vários jogadores de Xerém. E faço isso com muita alegria. Mas não entro na esparrela de que é tudo igual. Não é. Esse menino foi incensado à condição de uma grande promessa. Não sei de onde tiraram isso. Tomara que vire um grande jogador. Por ora, está a quilômetros disso. Vacilante, fraco em cima e embaixo. Lembra o Luis Alberto. Tanto no campo, quanto nas entrevistas.

    – Reginaldo: Outro jogador bem fraco. Já errou demais nos jogos em que entrou. Tem a vantagem de ser alto, mas só a altura é muito pouco para jogar num time como o Fluminense. De todo modo, entre ele e o Nogueira, prefiro o primeiro.

    – Frazan: não dá para julgar pela terrível partida que fez. Mas dá para dizer que franzino daquele jeito ele só seria zagueiro se tivesse a categoria de um Thiago Silva. Como não tem nem perto disso, o que acho que tem que ser feito é fazer o trabalho de realimentação no menino e testá-lo de novo. Parecia um juvenil no clássico

    VOLANTES:

    – Orejuela: Caiu um pouco se comparado ao jogador do início do ano. Mas ainda assim sobra na turma. Excelente contratação. Jogador raro, cabeça em pé, passes simples. Tem que ver se está motivado porque às vezes me passa a imagem de uma certa indolência. Com a bola no pé é muito bom jogador. Excelente mesmo.

    – Douglas: forte, dinâmico, corajoso. Jogador com alto potencial de crescimento. Mas joga menos do que acha que joga e mais do que joga a maioria dos volantes brasileiros. Bate bem na bola, se posiciona bem, mas seu excesso de preciosismo às vezes nos coloca em situações ruins. Hoje é banco na minha avaliação.

    – Wendel: impressionante. Fico até com receio de escrever o que eu acho, pois ninguém o viu tantas vezes. Mas o cara parece um veterano. Joga fácil, limpa as jogadas, simplifica o passe, arranca com explosão, bate no gol, desarma com enorme eficiência. Volante ultra moderno. Potencial de virar craque. Tomara que tenha uma boa cabeça, porque visão de jogo e capacidade técnica ele tem de sobra.

    – Luiz Fernando: O melhor volante da segunda divisão eslovaca pode ser resumido como o melhor volante da segunda divisão eslovaca. Diz pouco, mas talvez defina muito bem. Forte, uma vaca premiada com as limitações comuns aos volantes-volantes.

    – Pierre: machucado, o Pierre é aquele cara que ninguém escala, mas que ainda pode ser útil para composição de elenco em jogos pegados que teremos ao longo do ano. Fez um ótimo Fla x Flu da Guanabara. Tem estrada. Mais estrada que futebol, mas ainda assim é uma peça importante em alguns momentos.

    MEIAS:

    Gustavo Scarpa: moleque é bom demais. Joga simples, erra pouco, tem uma cabeça diferente. Um motor, o cara que carimba as bolas de ataque e que enxerga muito bem os seus companheiros. Bate bem na bola e tem cobrado faltas como poucos. Está fazendo falta. Que volte logo e que não seja vendido na janela de meio de ano.

    Sornoza: Outro excelente jogador. Cerebral e eficiente. Dificilmente escolhe a jogada errada. Carrega pouco a bola, mas dá volume de jogo, faz os caras jogarem. Talvez seja a melhor batida na bola do time. Sinto falta apenas de mais passes verticais. Ele pode fazer isso. Precisa fazê-lo.

    Marquinho: ahhh. Porra….

    Marcos JR: Moleque é raçudo, participativo, não bota o galho dentro e parece um torcedor quando joga. Legal. Gosto de jogador com personalidade. O problema é que a fase não está boa. A bola não está entrando. Marcos Jr não disputa posição no ataque na minha opinião. Andou rendendo bem como meia no ano passado. Prefiro quando joga por ali. É um jogador que compõe bem o elenco

    ATACANTES DE LADO:

    – Wellington Silva: Está voando. Não parece aquele menino destemperado de quando surgiu pro futebol e que peregrinou pela Europa sem qualquer brilho. É fundamental para o time, o jogador que desmonta defesas com dribles e arrancadas desconcertantes. Tomara que se mantenha assim. Precisa melhorar na definição das jogadas, seja no último passe, seja nas finalizações, mas trata-se de um cara imprescindível para nosso time e para o esquema do Abel que precisa desse jogador agudo pelos lados do campo. Titular absoluto, com sobras. Queimou a língua de muita gente, inclusive a minha.

    – Richarlisson: talvez a maior surpresa da temporada. Aquele trombador irritante da temporada passada virou um jogador letal. O zagueiro treme quando ele vem com a bola dominada. Muito forte, sabe se colocar e fazer a diagonal como poucos. Tem sobrado na turma e no futebol brasileiro. Também está longe de ser completo, ainda faz muita bobagem por falta de experiência, mas em termos de potencial é o cara que mais pode crescer. Na minha opinião é o nome a ser vendido no meio do ano. Tem mercado. Uma pena. Se pudéssemos segurá-lo certamente teríamos retorno técnico e financeiro muito maiores do que o que viriam de uma venda precoce.

    – Lucas Fernandes: tem melhorado. Não está no nível dos titulares, que estão desequilibrando, mas tem mostrado recursos. Muito bom ter voltado ao grupo. Sabe jogar e tem personalidade.

    – Osvaldo: não

    – Maranhão: vão me jogar pedras, mas acho que pode crescer, ao contrário do Osvaldo. O problema é que escolhe muito mal as jogadas, parece meio pancada das ideias. Está, hoje, em furo muito abaixo dos titulares

    CENTROAVANTES:

    – Dourado: tecnicamente é um horror. Chama a bola de vossa santidade. É muita canela pra pouco jogador, mas, verdade seja dita, tem se esforçado demais e por isso merece aplausos. Não tem bola perdida e, o que lhe falta de técnica, sobra em posicionamento. Tem feitos gols importantes e cumpre seu papel num time com tantos garotos. Me surpreendeu demais, mas mesmo assim nem de longe é o centroavante ideal para nosso time.

    – Pedro: potencial e habilidade muito acima do Dourado. Muito. Mas ainda é menino e talvez mereça ser banco em função da inexperiência. Confesso ter dúvidas sobre quem escalaria por ali e acho que com a volta do Scarpa, por necessidade, quem ficará centralizado será o Richarlisson, mas, de todo modo, é um garoto promissor e uma alternativa nada desprezível.

    Na minha opinião – e sempre no campo da futurologia – esse time e elenco que estão aí não nos levarão a qualquer susto em 2017 enquanto o Abel estiver no comando e considerando que as questões extra-campo serão bem administradas. É evidente que temos carências grandes no elenco, mas estamos num nível acima do esperado para quem vai brigar na rabeira.

    Mas num cenário de brigar em cima, por títulos nas copas e vaga na Libertadores, acho que precisamos de, no mínimo, essas reposições:

    – um lateral direito para composição de elenco
    – um lateral esquerdo para composição de elenco
    – um zagueiro para ser titular
    – um meia armador com capacidade de entrar nos jogos e se aproximar do nível dos titulares
    – um centroavante para ser titular

    Para pensar em título nacional, num brasileirão de 38 rodadas duras, o buraco é mais embaixo. Além das peças acima seria importante um lateral esquerdo para ser titular e um centroavante de nível altíssimo.

    Difícil para o cenário econômico de penúria do clube.

    Mas como sonhar não custa…

    E você? Concorda? Discorda?

    Abraços tricolores

    CURTAS

    – Sobre Botafogo x Fluminense: Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    – Sobre Goiás x Fluminense: temos todas as condições de batermos nos caras lá no Serra Dourada. Temos mais time e vivemos um momento muito melhor. 3 x 1.

  2. Atualizando a lista de dispensas para a disputa do dificílimo campeonato brasileiro:

    – Julio Cesar mão de alface;
    – Gum, ex-jogador;
    – Naldo, ruim pra kct;
    – pierro;
    – Marquinho;
    – Mara não;
    – Osvardo.

    Presidente ‘abade’ e Abel ‘santeiro’, não precisam agradecer…

    1. Carissimo “Aguia de Saquarema”, faltam mais perebas nesta lista, alguns citados por voce tem “estabilidade” ate 2019 graças ao papai noel , o filantropico Peter Pan.

      Lamento muito pelo mal momento que vives, que o Altissimo continue a lhe dar muitas forças para superar as dificuldades que atravessas.

      1. Valeu amigo asa… Deus sempre está presente (até para quem não acredita). Ia colocar mais alguns nomes, mas ainda não estão de aviso prévio , rsrs.

    2. Amiguinho, saudações tricolores!! Apesar de seu DNA flamenguista. kkkkk – Amiguinho, antes de tudo! Muita saúde para você e sua família. Estamos na torcida pela franca recuperação do seu papai tricolor de quatro costados! Nando, não esqueça das orações! Ora que melhora. – Quanto ao futebol do nosso Fluzão, você relacionou 7 dispensáveis. Lamento, mas acho que todos vão participar do brasileiro 2017 pelo Fluzão. E vamos fazer muito bonito.

  3. Fiz um comentário neste blog ontem, logo acima da vaga do que o Nando fez, em que, entre outras coisas, falei de gente que execra jogadores que passam pelo Flu, especialmente se não são de seleção, e falei também que, quando o João fala de animais, a galera toda se assanha como defensora e amiga dos irracionais, mas tendo pouquíssima cortesia para com os racionais.
    Mas ele não apareceu, não creio que tenha sido censurado, pois censura não é aceita pela mídia, né não?
    ST/T
    (12/04 – 10:30)
    VVVVVVVVVVVVVVVVV

    .

      1. Ontem, pouco tempo depois do comentário do Nando, feito “há vinte e uma horas atrás”, João.
        Mas, realmente algumas mensagens têm desaparecido, como tantos aqui têm reclamado, afinal a máquina também erra.
        ST/T
        (12/04 – 13:43)
        flufluflufluflufluflufluflufluflu

          1. Valeu, prezado João.

            Apareceu aqui agora, acima do comentário do amiguinho, portanto bem próximo
            dele.
            Tudo nos conformes, portanto.
            Um abraço.
            (12/04 – 15:16)
            okokokokokokokokokokokokokokokok

  4. Pronto !
    Julio Cesar já foi barrado.
    Marquim já recebeu braçadeira de capitão.
    Agora, o alvo da imprensa marrom é promover a volta do Gum.

    Está armado o circo que quase nos levou à segundona nos últimos três anos.
    Haja !!!

    9:57 > 12/Abr.

  5. Só na rodada 16 o nense vai estrear a camisa….. a topper ja fez duas pro atletico galinacio, uma de tampão e kutra muito bonita com bastante agasalho camisas de passeio. Vai entender

  6. Oi amiguinhos, devido a problemas que todos já conhecem, estou sem muitas condições de colocar os meus costumeiros comentários fodões, sensatos e realistas (se é que me permitem uma brincadeirinha, só pra não perder o costume). Temos vivido uma luta diária e o cansaço físico e mental (principalmente), tem me ‘impedido’ de comentar aqui diariamente, como gostaria. Mas aqui não é local pra isso e está tudo nas mãos de Deus (como sempre)…

    Falando sobre o Fluminense, não consigo acreditar que tem gente que se preocupou com essa última derrota do Flu. Já falei aqui antes que os caras que fizeram esse regulamento (os 3 patetas e os trapalhões), com certeza não gostam de futebol e fizeram de tudo para esvaziar essa Taça Rio, com o regulamento mais bizarro de toda a história do futebol. A minha única preocupação era o Flu levar uma goleada história… tirando isso, não há como motivar um time que sabe que o jogo não vale absolutamente nada (em termos de classificação).
    Pelo menos está dando para ver que com esse elenco é praticamente nula a chance do Flu conseguir uma boa colocação (1° ao 4°) no campeonato brasileiro…
    Dito isso, deixo uma perguntinha aos usuários de óculos rosados que defendem todo jogador, apenas por vestir a camisa tricolor… pergunta aliás que não é minha, mas de outro participante:
    Reginaldo, meu Deus, o que é isso ?

    Abraços a todos os irmãos asas (em breve estaremos de volta)…
    e outros também aos amiguinhos Alices, especial ao Dr. Smith e ao disco voador (como esse amiguinho toca no meu nome… já estou até ‘avexado’) que se ‘multiplica’ nos teclados e no espaço sideral…

    1. Melhoras no geral por aí, caro Nando.
      Concordo com vc… carioquinha só serve para isto mesmo. Ainda mais um carioquinha onde o regulamento ferra mais ainda com ele.
      A única constatação é de que o time B do Bota é muuuuuuito melhor que o time B do Flu. O time do Bota jogou com vontade e o nosso somente para cumprir tabela. Parecia aquele time do Cone. A única coisa boa é que ele não estava em campo.
      Como sempre quis, estes jogos dos “excluídos” serve para mostrar para a torcida que de onde menos se espera é de onde nada vem.
      Porém… vamos dar um tempo para a garotada que tem entrado na defesa? Eles são muito novos e ainda falta cancha de jogos dos profissionais. Tem de cobrar é do treineiro, isto sim.
      Como pode uma equipe errar tantos cruzamentos e sua defesa ser tão ruim em bolas alçadas na área dela? Solução? Coloca uns para cruzar e outros para marcarem as bolas cruzadas exaustivamente.
      Espero que o Tapir saiba ler… vou repetir: coloca nossos laterais para cruzarem bolas contra nossa defesa dia e noite… ou o dia inteiro… ou a parte da tarde… ou por 3 horas no final da tarde… ou por meia hora no fim do treino… ou no FIFA, Win Eleven… se eles quiserem, porque parece que treino é o que menos existe por ali.
      SSTT

    2. Desejo que tudo volte a normalidade e Paz ao seu lar e seus familiares Nando!!!!

      Sobre essa derrota, alguns jogadores perderam uma boa oportunidade de mostrarem que podem dar um algo a mais para o time, mas infelizmente, foi o contrário e o resto sabemos.

      Que o Abel saiba com quem pode contar neste time do Fluminense para que não se perca todo um trabalho que alguns jogadores como Sornoza, Richarlison (apesar de precisar ser mais orientado em campo), etc estão a jogar muito e os resultados acontecendo.

      Força aí e para seus familiares Nado!!

      ST.

    3. Ai Nando,
      Espero do fundo do meu coração que você passe por esta fase da melhor maneira possível.
      Quanto ao nosso Fluminense o que eu questiono, seja no jogo passado, com reservas ou titulares são os gols infantis que tomamos.
      Qualquer bola alçada na área é um tormento.
      No mais, desejo que Deus abençoe vc e seus familiares.

        1. Tá complicadíssimo, João…mas eu converso com a minha irmã e até com ele próprio. Pela vida produtiva que teve, tem muito mais que agradecer à Deus do que se lamentar… mas como eu sou o mais próximo, acabo assimilando e ‘acusando o golpe’. Obrigado, cara (desculpa a liberdade, rs)… não esperava outra coisa de vc. Abração!

          1. Tem TODA, Nando, ora! Olha, penso sempre que devemos ser gratos pelas vivências e experiências acumuladas, boas ou ruins. Não podemos mudar o curso da vida, assim ela é. Mas ajuda muito olhá-la sob a ótica generosa do amor. Ser grato, colher os frutos de nossa estadia, é uma bênção, Nando! Esteja sempre à vontade, companheiro!

            1. Perfeito João! Dentro daquilo que eu acredito, acho que se vc passou dos 70 (ou 80, como alguns preferem), pode dizer que ‘viveu bem’. Não é querer que a pessoa morra, como pensam alguns ignorantes, mas apenas entender que essa estadia é um aprendizado com o objetivo de evoluir e que ‘não acaba aqui’. Mas entendo que é um assunto complexo e que causa muitas polêmicas, dependendo do ponto de vista e da crença de cada um.
              Mais uma vez obrigado pela força e pelo uso do espaço.

    4. Ai companheiro de Saquarema FORÇA NESTA HORA DIFÍCIL, sei que superará e seu pai vai ainda dar muitos passeios na praia de Itaúnas. Abç e boa sorte.

  7. Quem observar direitinho verificará que cada vez mais o futebol está importando as táticas do basquetebol.
    E uma das principais é a ‘parede de proteção’ a determinado jogador que subirá para a bola. Isso bem feito faz com que o cara venha de trás, na corrida, cheio de impulsão, e suba livre de marcação para o cabeceio, já que seus companheiros
    fizeram uma ‘muralha’ protegendo o ponto em que ele chegará.

    Então, a solução defensiva é ‘cortar’ o caminho do cara que irá cabecear, cruzando a trajetória que pretende fazer para cabecear. Basta isso !
    Porém, tal tática exige treinamento à exaustão e muita concentração na hora do jogo.

    Em suma, a questão não é (apenas) saltar mais alto que o adversário, mas impedi-lo de chegar na área com toda a velocidade e impulsão pretendida.

    Bem que o Abel poderia usar para este treinamento o tempo que tem dispendido com entrevistas e blablablás na imprensa. Seria melhor para todos nós.
    Fica a sugestão.

    16:01 > 11/abr.

  8. Essa globo é uma FDP mesmo, manda e desmanda no campeonato, quando foi para favorecer o framengo ela colocou o jogo deles no sábado, por causa da Libertadores.
    Agora nas semi eles jogam no horário da TV, e o Flu se ferra Sábado em um horário horrível, tem que parar de ser amiguinho de framengo, na festa de suruba com o fora, o Flu só entra com o c…..

  9. Galera, tá na cara que o time é bom. Isso a maioria já sabe, o que muitos aqui falam, é que não temos um elenco qualiquificado.
    e é verdade, contar com mister anão, Maranhão, Osvaldo, Marquin, Renato, Goleiros, o Kiko e o Chaves.
    não dá, precisamos qualificar o elenco.

    1. Rodrigo, a questão é que existe uma cobrança sobre o desempenho do time reserva quando é posto em campo (o time completo), comparativamente ao desempenho do time titular.
      Não há um só clube de futebol do mundo que tenha um ONZE reserva no nível do time titular.
      Claro que os reservas são … reservas … porque não são tão bons quanto os titulares.
      O fato de que um ONZE reserva não consegue jogar tão bem quanto um ONZE titular não implica em dizer que os reservas não servem para compor um bom elenco.
      Sim, porque para (apenas) compor, pressupõe-se que serão utilizados como substitutos eventuais de um ou dois titulares impedidos de jogar determinada partida.
      E para isso temos um bom elenco, penso eu. Salvo duas ou três posições, temos um bom elenco.
      Um elenco qualificado, penso eu.
      13:48 > 11/Abr.

  10. É bom debater as questões pertinentes ao Fluminense que nos levam a entender determinadas situações vividas por esse time até aqui.

    Considerando as últimas 6 partidas do Fluminense envolvendo o carioca e a Sulamericana, o time tomou 8 gols independente de ser o titular ou o alternativo o que está dando mais de 1 gol.

    No último confronto, o time tomou mais de 3 gols numa partida.

    Dito isso, o Abel e o Leomir já devem ter chegado a conclusão da necessidade de resolver tal questão o quanto antes.

    Pelo fato do time estar atuando num esquema ofensivo, a defesa esteja muito exposta e porque não plantar um cão de guarda deslocando o Henrique para essa função?

    Agora para isso vem o problema da inexperiência dos reservas atuais.

    Tal solução cabe o Abel como técnico resolver ao meu ver.

  11. Não se pode dar a desculpa de que o jogo não valia nada, porque se assim for, também não valia para o Botafogo, já que as semifinais estão definidas e o título do turno não dá vantagem.
    Para os torcedores que têm sangue nas veias e gostam de ganhar, qualquer jogo vale pelo resultado, quero que vença todos, principalmente os clássicos.
    E o que fez o Abel ?
    Expôs o time ao ridículo, sob o risco de tomar uma goleada para um timinho daquele.
    Se era para poupar, não pusesse em campo Orejuella e Douglas, que são titulares e importantes e, menos ainda, colocar o Richarlisson e o Sornoza com 3 a 0 foi de uma idiotice ímpar.

  12. Somente passei para dizer que li os comentários, mas nada direi porque o time perdeu e quando perde não se pode comentar porque… porque… é… por isto mesmo.
    SSTT

    1. Você não entendeu a questão, caro Ricolor.

      O que se discute aqui não é a enxurrada de comentários quando perdemos,
      mas …

      (1) o teor de criticas aos que acreditavam em uma vitória, como se fosse um grito tipo ” viu como você é um trouxa por acreditar no time ????? ” ,

      (2) aqueles que dedicam (quando muito) uma linha na vitória, geralmente para depreciar o adversário e com isso minimizar nosso feito e

      (3) trocentas linhas na derrota geralmente com o famoso e chatissimo ‘fora fulano, fora beltrano, fora todo mundo, etc., etc.’

      Estes companheiros ficam tão desconcertados quando o time vai bem que acabam por não participar em dias de vitória.
      Isso é o que acontece, penso eu.

      Basta um minimo de cuidado consultando os resultados deste ano para que se constate o absurdo desta onda de comentários adversários ao trabalho do Flu.

      Nem sei se você está nestes cenários.
      Acho que não.
      Mas, de qualquer forma, creio que colocou em si uma carapuça assim, …. de graça !
      10:23 > 11/Abr.

      ST !!!

  13. Este negócio de vencer ou perder, principalmente um clássico é coisa normal.
    O que não é normal é o número de gols tomados pelo Fluminense em bolas alçadas na área, principalmente em bolas paradas.
    Isto já vem desde o ano passado e nem o Abel conseguiu corrigir este problema.
    Fica difícil de entender, ainda mais considerando que nosso treinador foi um grande zagueiro.

  14. O episódio do gol irregular do Botafogo é uma marca registrada desse atualmente ridículo
    Campeonato Carioca.

    Igualmente ridículos foram os outros dois gols tomados.
    Já comentei sobre isso.O problema não é só do J.César,mas também do Cavalieri.

    Diante dos comentários já postados,desnecessário escrever sobre a escalação desse
    ou daquele jogador e questionamentos ao porquê de o Abel ter feito ou deixado de
    fazer isso ou aquilo.

    Ao menos,já quase no fim,”um sopro de dignidade” com o gol do Richarlison.

    Aguardemos os próximos embates,porque esse ficou muito aquém do que o
    Fluminense vem mostrando ser capaz de fazer.ST

    1. Verdade, Daniel.
      Marca registrada.
      E os episódios de bastidores que se seguiram – com elogios ao juizeco – é um reconhecimento de firma com autenticação.
      Carimbada até mesmo por nosso Abel, pelo simples fato de ser amigo do cego bandeirinha.

      13:55 > 11/Abr.

  15. Pois é o que vejo.
    Um bocado de ovelhinhas subindo e descendo caminhos, uma atrás da outra em fila, todas fazendo a mesma coisa, e nenhuma parece ter certeza para ondei ir.

    O Marquinho, ele mesmo, o Marquinho não foi culpado de porríssima nenhuma ontem, até esteve bem naquela função de homem do meio, até que ocupou aquele espaço todo, e jogou, ou não jogou, a mesmíssima coisa que os outros, acertou vários passes, e meteu aquele que deixou o MJ na cara do goleiro, que se fosse outro baixinho mais malandro teria tocando com o lado de fora do pé direito assim que o goleiro saiu em sua direção parecendo ter certeza que ele tentaria dribla-lo.

    Mas, falando mal de Abel, falo de todos os técnicos do mundo, todos esses fdps que se acham famosos, ou são apontados como tal por jornalistas baba ovo, cujos times tomam esses gols burros por falta de um treinamento simples da defesa, para que esses defensores não corram quase dezesseis metros para o lado do goleiro, quando podem dar um pulo de um metro para fora de área.

    o time tomou dois gols, com os idiotas todos fingindo que ficariam, mas correndo como uma manada de búfalos para o lado do seu gol. e levando outro bando junto.
    Vejo o Real Madrid fazer isso, o Barça, o Chelsea, e, principalmente o Fluminense, fazendo essa estupidez.

    Estarei mandando uns gráficos para Abel, mostrando a ele como fazer isso, e que, se ele fizer, logo todos estarão fazendo igual.

    Sem querer me passar por sabido demais nisso, mas é algo elementar, e é inadmissível que nenhum técnico aperfeiçoe esse antídoto forte contra esse lance sempre venenoso.

    Mas, em todos os setores, o mundo parece estar bem abestalhado hoje, a tecnologia já não deixa ninguém mais precisar parar para pensar em fazer algo, pois é só clicar aqui e ali e receber a solução do problema pronta, e é só ver que até Harvard está levando alguns e algumas antas para fazerem certas conferências lá. kkkkk
    ST/T
    (10/04 – 15:49)
    PQPPQPPQPPQPPQPPQPPQPPQPPQPPQPPQPPQPSEUS

    1. kkk
      o Marquim vai deixar o PCA doido,
      pô, defender essa coisa?

      Se sair do Flu vai seguir o caminho do L.Euzebio, o cara não joga nada!

    2. PCA, só por hipótese admita que caso o MJ tivesse driblado o goleiro e fizesse o gol. Como seria aqui no blog avaliado o nosso Marquinho? PCA, aqui no blog é assim mesmo alguém sempre será pego para Cristo. O jeito é sentar e rir rsrsrsrr Em tempo: vi o jogo como você viu. ST

        1. Concordo Amaury

          Se o atacante não perdesse gols,
          Se os laterais acertarem os cruzamentos,
          Se os zagueiros não falhassem
          Se os goleiros pegassem tudo….

          Receita para time campeão…kkkk

          Se o marco jr marcasse o marquinho seria rei…vai entender….

          ST

    3. Verdade, caro PCA “o Marquim não teve culpa de po**issima nenhuma” como bem concluiu você.

      Eu complementaria dizendo que este é o prêmio de quem não arriscou coisíssima alguma durante todo o jogo.
      Não fez nada de bom e nada de ruim.
      Simplesmente não existiu em campo.
      Como sempre !
      Não fez porque … desde 2009 não faz nada de bom !
      E por conta disso jogamos sempre com um a menos com ele em campo.

      Tenta defender o cara não, PCA, sob o risco de sair fumaça de seus ouvidos.
      Vai fundir a ignição eletrônica instalada sobre seu pescoço.
      Haha !!!

      14:17 > 11/Abr.

  16. Por mais que eu deteste de ficar a pegar no pé de jogador responsabilizando-o como se fosse o responsável pela derrota do Fluminense, não posso concordar como bem disse o amigo Garcez de alguns atletas que não conseguem se firmar no time em relação aos demais do elenco tricolor.

    Vejam o exemplo do Marquinhos e Osvaldo.

    O M. Jr. pode ser tricolor mas não é por isso que tenha que entrar todas as vezes como titular e até digo que está na hora dele ir respirar outros ares.

    O Maranhão não vi ele ainda atuar igual ao que jogou na Chape.

    O Gum por enquanto está no estaleiro e depois quando tiver recuperado, é dar a ele a oportunidade de procurar outro Clube para jogar.

    E creio que o Nogueira que teve suas oportunidades e o Frazan precisem ser emprestados para adquirir rodagem.

    Experimentos e improvisações acredito que o Abel não fará com muita frequência daqui pra frente já que as competições estão a se afunilar e mais do que nunca, o conjunto fará a diferença.

    Porém, como já está mais que debatido, o assunto contratações é sim importante para o Fluminense que não pode se sujeitar a achar que sairá na boa todas as vezes que for encarar os mais diversos adversários nos momentos cruciais nas competições que estão a se afunilar.

  17. Faaaaaala, João e galerinha tricolor!!!

    Vamos lá: passada a fase de ensaios e testes, já é possível fazer uma primeira avaliação sobre o que vi em nosso elenco. De novo: “do que eu vi”… São apenas opiniões, beleza?

    Não vou perder muito tempo falando da necessidade de reforços. É claro que precisamos. Mas não posso desconsiderar nosso orçamento e todas as dificuldades de caixa do clube.

    Primeiro, e julgo ser importante, registro a impressão de que existe uma gestão para o futebol. Isso é muito importante. Correções pontuais sempre farão parte do processo, mas quando se tem uma planejamento e um plano de ação, é mais fácil tomar decisões acertadas.

    O plano de ação para o futebol passa muito por Xerém e pela captação de jovens atletas. O clube evitará contratar por contratar e, pelo que foi noticiado, provavelmente outros dois ou três teriam deixado à Laranjeiras se a decisão fosse exclusiva do clube.

    Pelo que percebo, as contratações serão mais por ‘desempenho recente’ e ‘potencial de valorização’. Haverá poucas contratações pelo ‘nome’. Não dá para afirmar isso, claro, pois o tempo é de cofres vazios.

    Outra questão muito importante: a aposta em atletas novos pressupõe maior paciência. É bastante comum haver oscilações. Se há potencial nos jogadores, e se concordamos com isso, nossa cota de paciência precisa ser maior. Nosso time está sendo formado. E com muitos jogadores de 19, 20, 21 anos.

    Houve boas surpresas nesse período: Wendel (prontinho), Calazans (no meio, por favor), Pedro (muito potencial, mas não está pronto).

    Abaixo, mas com potencial, vi Luiz Fernando, os zagueiros Nogueira e Reginaldo. A meu ver, bem orientados e um pouco melhor trabalhados, serão suplentes confiáveis.

    Lucas Fernandes é um caso à parte. Não se encontrou, não dá sequência útil à maioria das jogadas, mas acredito em seu potencial. Por que? Sei lá, simplesmente acredito (risos). Mas não acompanhou, nem de longe, as boas performances de Richarlison e Welington Silva.

    Richarlison voltou voando, mas ainda precisa de orientação. Falta jogar um pouco mais para o time. A cada dez bolas que recebe, quer definir oito. Wellington Silva melhorou muito nesse quesito. Já não baixa a cabeça e parte pra cima em todas. Percebe melhor o momento de jogar simples e de partir
    pra cima. Jogador muito importante, porque é fortíssimo no um contra um.

    Douglas é outro que carece de mais orientação. Jogador forte, com bom chute de média distância e que se projeta bem nos espaços dados pela defesa adversária. Mas precisa ficar ligado o jogo todo. Tem errado passes bobos, normalmente quando o time está saindo. Justamente o tipo de passe que
    não se pode errar.

    Precisamos, com urgência, ajustar as bolas aéreas. Defensivamente, sofremos muito com isso. Ofensivamente, não incomodamos o adversário. Escanteio a favor do Fluminense dificilmente rende jogada de perigo.

    Na armação, sentimos muito a falta do Scarpa e do Sornoza. Abel insiste com Marquinhos. É uma carência do elenco sim, mas senti falta de oportunidades ao Daniel (que entrou, mal, em duas partidas, mas jogou pouco para uma conclusão). A outra opção a ser testada é Calazans. Se não é
    articulador, é mais um jogador que desmonta o adversário com dribles e infiltrações. Muito vertical.

    Sobre o elenco, por posição:

    – Goleiro: não há uma unanimidade no elenco. Tanto Cavalieri quanto Julio Cesar demonstraram acertos e falhas. Ainda não percebo aquele goleiro que passe segurança;

    – Zagueiro: Henrique está bem e é um ponto de experiência em campo. Chaves não me passa muita confiança, mas foi bem no jogo contra o Liverpool. Nogueira e Reginaldo compõem uma dupla reserva razoável. Quando o time esteve bem organizado, os zagueiros nunca foram O problema. Para mim,
    trazer um novo zagueiro não é uma contratação para ontem, mas vale monitorar o mercado. Para qualificar este elenco, e pensando não apenas em 2017, ainda nos falta um;

    – Laterais esquerdos: Leo demonstrou qualidades, mas ainda não está 100% pronto. Tem que jogar e treinar mais os cruzamentos. É novo e vai evoluir. Acharia muito bom se viesse o menino do Criciúma, mais uma vez especulado. Haveria a sombra de um especialista e liberaria o Calazans para atuar no meio;

    – Laterais direitos: Lucas superou as expectativas. Quando teve sequência, foi muito bem. Renato não me convence, mas não compromete. Vale monitorar o mercado, mas aqui rola carência mesmo. Não deu para avaliar o Matheus Norton;

    Para as duas laterais, acredito que devemos fazer um trabalho muito forte de formação em Xerém.

    – Volantes: aqui estamos tranquilos. Orejuela, Wendel e Douglas disputam duas vagas (hoje, Douglas é banco). Pierre tem outra característica. Quando solicitado, deu conta do recado. Há ainda Luiz Fernando que, se não está pedindo passagem (e não está), melhorou após um início preocupante;

    – Meias: os titulares, Scarpa e Sornoza, dispensam comentários. São ótimos. Mas Abel ainda não encontrou boas soluções para suas ausências. Marquinho e Marco Júnior não foram bem. Daniel não teve oportunidades. Robert está querendo voltar, mas não aposto nele como solução. Olho vivo no mercado. Seria ótimo garimparmos uma boa opção de armador, posição difícil;

    – Ataque: no geral, estamos bem servidos. Foram úteis Welington Silva, Richarlison, Pedro e Dourado. Com a volta do Scarpa, manteria Welington e Richarlison (esse de “9”). Acho que falta um centroavante mais confiável, mas não seria uma prioridade minha para este momento. Michael deve
    retornar, embora não acredite que se tornará um atleta de alto rendimento.

    Notinhas:

    – Marco Junior é um jogador útil ao elenco, mas não demonstrou bom rendimento quando iniciou as partidas. Vai ficando como ‘jogador de 2º tempo’. Uma pena para ele, mas não é algo ruim para a equipe;

    – Maranhão e Osvaldo agregam pouco;

    – Há ajustes que precisam ser feitos para realmente tornarmos o elenco confiável em termos de qualidade e quantidade. Mas reforço que estamos iniciando um novo projeto e uma nova gestão. Dificilmente teremos um elenco pronto em 2017. O trabalho está só começando. Os primeiros movimentos e os primeiros resultados foram bastante positivos;

    – Encontramos uma equipe titular boa e competitiva, com um ótimo meio de campo, e com alguns bons suplentes. Não posso afirmar que será o bastante para algum título ainda em 2017, mas já vejo uma equipe que não entra em campeonato para fazer número. Poderá nos faltar um pouco de experiência em torneios eliminatórios, assim como poderá nos faltar elenco para o Brasileiro de pontos corridos, mas nosso time não fará papelão em campo;

    – Olho vivo na janela de transferências do meio do ano. A meu ver, sairão dois jogadores. Isso sim é preocupante, porque estamos em formação.

    Saudações Tricolores!!!

    1. Mário,

      Como você foi bem prolixo (sem qualquer conotação pejorativa – apenas pela extensão do texto), temo não me lembrar de tudo.

      Mas fiquei impressionado pela concordância, se não em tudo, com boa parte do seu texto.

      Aliás, não foge muito da média do que a maioria vem dizendo por aqui, já há um bom tempo.

      ST

  18. O mais engraçado é que quando os reservas quase venceram o Flamengo, todo mundo achou bom!
    Galera, sei que era o Fluzão sendo representado contra o Bofafogo ontem, mas vamos com calma!
    Era um jogo que não valia nada, onde atuamos com reservas e ainda por cima com Marquinho de capitão!
    Sei que é ruim perder clássicos, mas eu pergunto: entrar com titulares para que? Correr o risco de perder jogador por contusão? Eu acho que o Abel fez certo sim em escalar os reservas, agora o time tem um final de semana pra descansar! Seria um desgaste desnecessário, já que o título não traria nenhuma vantagem para as finais “de verdade” do carioca (a não ser vantagem financeira, mas aí é outra história). Pra falar a verdade eu achei que foi arriscado colocar o Richarlison e o Sornoza ontem, até porque a vaca já tinha ido pro brejo.

    Vamos deixar para destilar o ódio para quando as coisas forem realmente significantes! É o famoso clichê: “perdemos quando podíamos”.

      1. Ricolor, acho que o Abelão continua fazendo laboratório para saber tuuuuudo da nossa turminha! Uh,uh vem que tem a molecada de xerém. rsrsrrs

    1. Fred, você está com toda razão! O cara tem que ter saco de filó para aguentar os argumentos de alguns aqui no blog. Ao final de cada jogo a depender do resultado, os caras vão de um extremo a outro na velocidade da luz. O negócio e sentar e rir kkkkkk

      1. Verdade, Oni.
        Eu já disse que torcedor tricolor deste blog é como o jogador de bolsa de valores, vai da euforia ao pânico, e vive versa, em questões de minutos.
        Como esses corações todos aguentam ?
        ST/T
        (21:09)
        YYYYYYYYYYYYYYYY

    2. Eu não reclamo da derrota, como já falei em outro comentário perder clássicos ou qualquer outro jogador é normal.
      O que me preocupa é o tipo de gols que andamos tomando, seja com os titulares ou reservas, bola alçada na área do Fluminense é meio gol.
      Outra coisa que me intrigou muito foram as substituições do Abel, a do Oswaldo no intervalo até dá de entender (apesar que pra mim este não deveria nem treinar mais no Fluminense), afinal não queria nenhum titular exposto, mas porque colocar o Da Lua e Sornoza quando o jogo já estava perdido?
      Esta fiquei sem entender, colocou os dois em risco de contusão ou até mesmo de suspensão por cartões, se bem que este regulamento é tão maluco que nem sei se os cartões serão zerados ou não.
      FUIIIIIIII

    3. Zaniti, se me permite chamá-lo assim,

      Mas não é sintomático você mesmo dizer “e ainda por cima com Marquinho de capitão”?

      Da mesma forma, você reparou que a argumentação de poupar jogador, que até acho razoável, não é compatível com as entradas de Sornoza e Richarlisson?

      Agora, concordo que a razão me parece com o Garcez e, em parte, com quem diz que o melhor era a saída com um empate. Talvez até uma derrota menor.

      Acho que está mais do que evidente a necessidade de reforços, nem que seja como opções que mantenham o nível em caso de saída de titulares ou lesões, até porque o próprio Abel acha o mesmo.

      O comentário do Mario foi extenso, mas destacou pontos interessantes, que, na média, refletem o que pensa boa parte da turma daqui.

      ST

  19. Frazan e Luiz Fernando são dois jogadores que eu cansei de criticar quando ainda estavam na base, nunca inspiraram confiança, não tem porque insistir com eles no profissional.
    Você falou do Marquinho e do Oswaldo, mas ontem quem irritou foram Marcos Junior e Douglas, o primeiro por não jogar nada e ainda ter perdido um gol feito, o segundo porque não marcou ninguém e nem ajudou nada no ataque, este, aliás, ratificou a posição de reserva do Wendel no time.
    O que me preocupou muito no jogo de ontem nem foi o resultado em si, mas constatar que, sejam titulares ou reservas, nossa zaga não consegue ganhar uma alçada na área, junte-se a isso a deficiência dos nossos dois goleiros em sair nestas bolas altas.
    Gum Guerreiro, sempre crucificado como responsável por tudo de ruim que acontecia lá atrás, mas, ruim com ele, tá pior sem ele.

    1. Concordo com vc….o único que tira as bolas aéreas se chama Gum…desde 2009..e faz gol de cabeça tb…. pode pegar os números de todos os concorrentes…ST

  20. Bem, gente, vejamos, vejamos.

    Ninguém aqui jamais disse que não gosta que todos comentem, pois é lógico que todos gostam que o blog bombe, principalmente o João, é bom é que o encham mesmo, mas, porém, contudo, todavia, que comentem nas vitórias e nas derrotas, porque nego só se inspira quando o time perde, e a prova está aqui, quando todos sabiam que Abel colocaria um time mesclado como fez no Fla x Flu, e que se houve até bem, e já há gente doida de raiva porque o técnico fez isso e aquilo, tinha que fazer outra coisa, e que já está mostrando que que não presta, e todos já querem gritar “fora Abel!”. .

    Ora, pombas, ontem, jogou um time que nem deve treinar junto com frequência, e todos os zangados de hoje e de sempre, que nem acreditavam no time titular que começou o ano, que diziam de boca cheia que esperariam 2018, porque este já estava perdido, agora exigem que ele vença todos os adversários, que dê aulas de futebol, seja com titulares, reservas ou com subquinze, e já querem gritar a sua sabedoria para o mundo todo.
    É claro que esse time não podia estar entrosado, e é ele e este técnico que temos aí, fazendo o que muitos sabidos diziam que não fariam, e já querem decretar que têm que ganhar tudo?

    Amaury, sobre o papo lá de trás, quando falei sobre o Wendel já estar no bolso do empresário, eu tenho consciência que escrevi aqui, em dezembro de 2016, algo sobre ele, e ninguém – ninguém mesmo – daqui disse que o conhecia, que já era manjado, e todos passaram a se manifestar depois que começaram a vê-lo jogar.

    Essa informação sua de que a “história do rapaz sempre esteve na internet à disposição de quem quisesse ver” , aí me deixa bem cabreiro com a “internet” que uso há tanto tempo, pois nunca vi nenhum menção a ele lá, e isso me faz pensar que sou bem “desinformado mesmo”.
    Também não fiz nenhum menção maldosa “à vida pregressa da joia”, até por não saber da existência dela até à metade do mês de dezembro do ano passado.

    Saudações tetra.
    (10/ 04 – 12:50)
    BBBBBBBBBBBBBBBBBBB

    1. Caramba !!!
      Fique frio, PCA.
      A persistirem os sintomas um médico deverá ser procurado.
      Haha !!!
      14:48 – 10/Abr.

      UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      1. Pois é, Amaury, eu gosto que as coisas que eu diga sejam bem esclarecidas, justamente para que não seja alvo de reprimendas depois, até porque há muitos críticos “construtivos” neste espaço, né não?

        Sobre procurar médico, cara, eles são escravos do computador hoje, e as receitas que dão são baseadas nas respostas que a máquina lhes dá.

        Do mesmo modo que o computa me explica por que o cachorro faz buracos no quintal, ou por que ele come grama em certos momentos, ele explica ao “doutor” por que o paciente dele sente dor no estômago, na coluna ou na nuca.
        Por isso a doutorada sabe de tudo e nem perde mais tempo com o cliente.
        Um abraço.
        (10/04 – 20: 50)
        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  21. Estou com a convicção de que o período de testes e mandar a campo time reserva está quase no fim, pois ainda tem a última partida pela Primeira Liga contra o Brasil de Pelotas/RS.

    Esse resultado ruim diante do foguim não pode retratar a realidade do que o time titular vem fazendo até aqui.

    Mas nem por isso, o Abel fique a se prender a utilizar alguns jogadores ditos reservas que não dão certo entrar nas partidas, que dá a impressão do time jogar com jogadores à menos.

    Ou será que alguém ainda acredita que eles terão condições de assumir a titularidade diante das fracas atuações que vem tendo até aqui?

    Até quando veremos sucessivos gols ocorrendo de falhas na marcação em bolas altas e o goleiro que estiver colaborando com o tento do adversário?

    Aquela estória que o Fluminense estava invicto de não tomar gols neste carioca camuflou uma realidade hoje que está escancarada e o Abel já tocou nesse assunto mas não consegue resolver com os jogadores que tem.

    Espero que a diretoria esteja ciente disso e procure resolver essa questão de reforçar o time, largando esse discurso único furado de só vender e vender que time mea boca não ganha títulos e nem trás recursos financeiros ao Clube.

  22. Alerta ao Abel :

    ° Sofremos um gol aos 2 minutos de jogo. Gol tolo !

    Fomos para o vestiário perdendo por 2×0.

    ° Não satisfeitos, sofremos OUTRO gol tolo, aos 3 minutos do segundo tempo.

    Pergunto : O que acontece com esta defesa que sempre entra sonolenta ?

    12:20 – 10/Abr.

  23. Onze horas da manhã de segunda feira.
    Dia seguinte a uma derrota do Fluminense.
    Com seu time reserva …. empobrecido por Marquim e uma salada de meninos.
    Por que Frazan e não Nogueira ?
    Por que Luiz Fernando na lateral direita e não o Norton, que jogou ali e agradou ?
    Por que a braçadeira de capitão ao jogador mais insípido do elenco ?

    E mesmo assim, diante de tanto motivo para uma derrota, 58 comentários já foram postados no Blog.

    Em contrapartida, á mesma hora do dia seguinte à vitória incontestável sobre o Liverpool, pela Sula, o blog Terno e Gravatinha havia recebido parcos 28 comentários.

    Por isso, sugiro renomearmos o espaço como Blog do Almeidinha até sexta-feira.

    Estou curtindo o Blog do Almeidinha.

  24. esse juiz fdp e esse pilantra safado -cego desse bandeirinha tinham que pegar um gancho mas a maldita ferj vai aliviar a barra dos caras.
    como explicar entrar com o equatoriano e o da lua depois de 3×0 , pirou abelanta ?
    como o professor asa branca falou , ha raras joias e muitissimas bijouterias em xerem.
    ano passado o flu abriu mao do mando de campo no brasileirao para ganhar merrecas em varios jogos fora do rj, agora abre mao de milhoes da taça rio para poupar o time completo contra “o poderoso foguinho.’
    temos dois frangueiros no elenco, e hora de por o terceiro goleiro pra jogar.
    e o maluco sou eu !

  25. Um problema que começa a me preocupar, é que, nos últimos jogos, exceto em raras ocasiões, o Flu demora para partir para o contra-ataque, dando tempo para que o adversário se organize na defesa. Também está havendo uma excessiva lateralização do jogo. Ontem, Orejuela, numa função mais atacante, se bem me lembro, lateralizou todas as bolas! Aliás, Orejuela é muito bom na proteção à defesa, mas fraco no ataque. De resto, continuo achando Lucas Fernandes uma barata tonta, que corre, corre, corre… sem saber para onde, nem por onde. Frazan é muito fraco. Espantei-me com Marquinhos, que, pela primeira vez, teve alguma utilidade…

  26. O Abel escalou o time pra perder, e deve ter feito preleção nesse sentido, só isso.
    Só o Fluminense tem ambiente propicio pra esse tipo de desrespeito à torcida.

    Pelo menos deu pra ver, em definitivo, quem não tem a menor condição de jogar no Fluzão.

  27. Concordo contigo, Pedro. Apesar da arbitragem tendenciosa, o Abel extrapolou. Entrar em campo com aquela bagaceira dá até depressão no torcedor. Marquinho e Osvaldo são verdadeiras nulidades. Quando os vejo no time dá vontade de tomar rivotril e só acordar bem depois do jogo. O Marco Jr., apesar de alguns golzinhos esparsos, é muito ruim também. E o goleiro hein….

  28. Bom dia…nada como um dia após o outro né João…

    O seu “preferido”, com o celular na mão ao final do jogo no vestiário, reconheceu a falha no 1º gol ao técnico Abel, que ficou contente com a sua postura… a bola foi de muito longe e lenta, dava pra fazer inúmeras coisas (fonte:materia globoesporte.com) … e vc não mencionou uma vírgula sobre ? qnd Cava “falhou” no Fla-flu, foi mais uma gritante né ….. como sempre digo, não tem a menor condição de brigar por titularidade, é nota 3,4…. ou contrata alguém do mesmo nível, ou superior… do contrário, Cava é muito superior aos que estão lá….

    Qnt ao jogo, não pode tomar um gol com 2 minutos, ja falei da falha do “glorioso” goleiro acima…

    M.junior não pode perder um gol desses…. e Frazan, nem sei com se escreve, é muito Júnior,muito verde,imaturo, tomou drible de menino…

    Arbitragem, normal..querem sempre os amigos da Ferj na final…

    Mas concordo em poupar..só valia grana mesmo…e claro a taça…mas quinta feira, o jogo será bem desgastante….

  29. Julio César falhou no primeiro gol (deu uma de Cavalieri) e no terceiro gol (goleiro não pode sair na bola virando o rostinho…).
    Afora isso, pênalti em marco júnior e gol com impedimento de quatro jogadores.E quase o quarto gol com um jogador totalmente impedido..
    Marco júnior, aliás, que não há desculpa para perder um gol daquele, sem nem sequer tentar chutar.
    Abel poderia ter mudado o jogo: bastava tirar Marquinho de campo. Da mesma forma que tirou MJ.

  30. A questão não é se você escala titulares ou reservas, mas a atitude de quem entra em campo.
    Quando vi a escalação com Marquinho e Marco Jr., já sabia que ia dar merda.
    Abel Braga, mesmo em um jogo que supostamente não vale nada, vale pelo menos a dignidade de não perder um clássico.
    Confesso que nos últimos minutos, torci para que o jogo acabasse logo, já imaginaram se aquela bola do Camilo entra?
    Erros à parte, o Fluminense jogou uma partida ridícula, indigna.
    A única coisa que vi de útil foi a expressão do Richarlison após o gol, claramente não concordando com a atitude dos outros.
    Reginaldo, meu Deus, o que é isso ?
    Marco Jr, que lixo de jogador!
    Marquinho, erra tudo, burocrático.
    Luís Fernando, quem inventou?
    Júlio César é sacanagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *